Sunteți pe pagina 1din 11

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo

Registro: 2012.0000328926

ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelao n 000611332.2009.8.26.0526, da Comarca de Salto, em que apelante MARIA CLENEUDE GONZAGA PEREIRA, apelado INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS. ACORDAM, em 16 Cmara de Direito Pblico do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "Negaram provimento ao recurso. V. U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acrdo. O julgamento teve a participao dos Exmos. Desembargadores VALDECIR JOS DO NASCIMENTO (Presidente sem voto), VALTER ALEXANDRE MENA E LUIZ DE LORENZI.

So Paulo, 19 de junho de 2012 FLORA MARIA NESI TOSSI SILVA RELATOR Assinatura Eletrnica

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo

VOTO N 1002 APELAO N 0006113-32.2009.8.26.0526 (n. antigo 990.10.511734-1) N. NA ORIGEM: 526.01.2009.006113-9 COMARCA: SALTO 3. Vara Judicial APTE: MARIA CLENEUDE GONZAGA PEREIRA APDO: INSS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

ACIDENTE DO TRABALHO. DOENAS PROFISSIONAIS. TENOSSINOVITE, SNDROME DO TNEL DO CARPO E L.E.R. PRETENDIDA CONCESSO DE BENEFCIO ACIDENTRIO. LAUDO MDICO-PERICIAL CONCLUI PELA INEXISTNCIA DE INCAPACIDADE LABORATIVA BENEFCIO ACIDENTRIO INDEVIDO. ATRASADOS INDEVIDOS ANTE A NO CONFIGURAO DA INCAPACIDADE DE ORIGEM LABORAL. APELO DA SEGURADA IMPROVIDO.

Vistos. Cuida-se de ao acidentria movida contra o INSS Instituto Nacional do Seguro Social, aduzindo a autora operadora de

mquinas -, sucintamente, que em setembro de 2002 sofreu acidente de trabalho que consistiu em corte em seu pulso. Recebeu auxlio-doena em diversas oportunidades, tendo ficado vrios perodos afastada. O ltimo auxlio-doena concedido perdurou at 17/10/2006, quando ocorreu alta mdica indevida, pois a autora ainda no havia se recuperado de sua leso. Requereu. Liminarmente, o restabelecimento do auxlio-doena ou a concesso de auxlio-acidente at deciso final. Pugnou pela concesso do auxlio doena ou aposentadoria por invalidez, ou ainda, se o caso, de auxlio-acidente. Requereu, outrossim, o pagamento dos atrasados, inclusive os relativos aos perodos

Apelao n 0006113-32.2009.8.26.0526 - Salto - VOTO N 2/11

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo em que se deram as altas mdicas indevidas. Indeferida a antecipao de tutela (fls. 213). A r. deciso foi objeto de agravo de instrumento, ao qual foi negado provimento por v. Acrdo, cuja cpia se encontra s fls. 310/315. A autarquia r foi regularmente citada e apresentou sua contestao (fls. 231/237), pugnando pela improcedncia da contenda, tendo alegado, em suma, a falta de qualidade de segurado da obreira, e que a autora no preenche o requisito necessrio para o amparo infortunstico, qual seja, a existncia do binmio reduo da capacidade laborativa/nexo causal. Na eventualidade de condenao contrria ao INSS, requereu que o termo inicial, a correo monetria, honorrios advocatcios e os juros fossem estabelecidos nos moldes apontados. Requereu a final improcedncia da demanda. O laudo pericial se encontra s fls. 262/263, e foi impugnado pela autora s fls. 265/268. Vieram esclarecimentos do perito judicial nomeado nos presentes autos (fls. 274/275), seguido de nova impugnao (fls. 277/280), ocasio em que requereu nova percia, por entender haver contradies na prova tcnica realizada. Sobreveio a r. sentena, cujo relatrio adotado, que julgou improcedente a demanda, na forma preconizada s fls. 283/284. Apelou a segurada alegando, de modo sinttico, que: a) a integridade fsica da autora foi violada de modo que merece o amparo da infortunstica; b) as demais provas do processo, especialmente as provas documentais juntadas pela autora so robustas

Apelao n 0006113-32.2009.8.26.0526 - Salto - VOTO N 3/11

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo e comprovam a incapacidade laborativa; c) o laudo mdico se afigura acoimado de contradies, pois o perito em dado momento teria se contradito ao recomendar que a autora trabalhe com menor exigncia de ritmos, observando pausas e alternncias, do que entende ter o prprio vistor oficial reconhecido que a autora no possuiria plena higidez para o trabalho; d) o laudo foi elaborado de forma padronizada e genrica. Requereu seja declarada a nulidade da r. sentena para o regresso dos autos ao primeiro grau, aguardando-se o julgamento do agravo de instrumento, para repetir totalmente a percia. Pugnou, alternativamente, seja a r. sentena reformada para que seja concedido o auxlio-doena, ou aposentadoria por invalidez. Recurso tempestivo, devidamente recebido,

processado e desacompanhado de contrarrazes. O Ministrio Pblico deixa de atuar no feito, em virtude de atos normativos. o relatrio. Anoto, inicialmente, que as impugnaes ao laudo pericial no podem ser acolhidas. Com efeito, no h obscuridade, contradio ou impreciso no laudo pericial (fls. 262/263 e complementao de fls. 274/275). O perito judicial apreciou e ponderou todos os pontos relevantes. Cumpre acrescentar que as crticas ao laudo pericial no conseguiram alterar a slida concluso do perito judicial nomeado nos presentes autos.

Alis,

excluda

impugnao

feita

pela

hipossuficiente, nenhum parecer crtico por assistente tcnico foi


Apelao n 0006113-32.2009.8.26.0526 - Salto - VOTO N 4/11

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo juntado aos autos, que demonstrasse o desacerto da concluso do perito judicial, o que, evidentemente, retira a fora da tese ento sustentada pela apelante, questionando, at mesmo, a especialidade do perito de confiana do Juzo.

Sobre este ponto, o culto Magistrado muito bem se pronunciou:


O perito apresentou avaliao tcnica, pois se trata de mdico qualificado, com vasta experincia na realizao de percias mdicas, conforme se pode constatar de seu currculo, disponvel em cartrio. Avaliou adequadamente a autora, indicando os achados mdicos encontrados e avaliando suas consequncias na sua capacidade laborativa. O inconformismo despido de fundamentos outros que no a concluso contrria pretenso inicial(fls. 283)

Com efeito, o simples fato do laudo no ter sido favorvel apelante no autorizaria, por si s, a realizao de nova percia mdica, de forma que o inconformismo da autora no basta para tanto.

Com efeito, o laudo pericial elaborado nos presentes autos apontou que a autora apresenta:
Bom estado geral e nutricional. (..) MMMSSS: cicatriz antiga de cerca de 4cm na regio do punho direito, face medial, sem retraes. Boa e ampla mobilidade dos punhos, cotovelos, e ombros. Testes de Tinnel, Phalen, Jobe, Neer e Patt negativos. Fora Motora e coordenao simtricas e normais. (..) (Fls. 263, negritei).

Concluiu o Sr. Perito judicial nomeado nos presentes autos, Dr. Eliezr Molchansky, que:
Sndrome carpal bilateral, sem radiculopatia e sem repercusses motoras, Depresso leve, poliartralgias, tendinose nos ombros e

Apelao n 0006113-32.2009.8.26.0526 - Salto - VOTO N 5/11

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


tornozelos, sem rupturas msculo tendneas. No apresenta incapacidade laboral para sua funo habitual, cabendo, em funo de seus quadros, trabalhar com menor exigncia de ritmos, observar pausas, alternncias, a cargo do mdico da empresa, conforme preconiza a Resoluo 1488 do Conselho Federal de Medicina (fls. 263, negritei)

E neste sentido foram os esclarecimentos do Sr. Perito judicial nomeado nos presentes autos:
(...) 2. Tendo em vista que a requerente no tem estudo para outras atividades, possvel concluir que a melhor opo para o caso em tela seria mant-la em afastamento at sua recuperao total, ou at aposentadoria por invalidez? R: No. (...) 4. Caso a Requerente retorne ao trabalho de Operadora de Mquinas de Encordoamento de Violes, isso no afetaria o trabalho da requerente, bem como implicaria no agravamento da doena, pois a mesma realizar esforos alm de sua capacidade como ficar muitas horas na mesma posio durante o dia? R: No, J expressei claramente as condies em que a mesma dever retornar, inclusive com acompanhamento do mdico da empresa, afim de no sobrecarregar suas estruturas ou exceder seus limites. (fls. 275, negritei).

Observo que no h contradio nos dizeres do perito, e sua meno Resoluo 1488 do Conselho Federal de Medicina ou sua recomendao de que a obreira labore com acompanhamento do mdico da empresa, afim de no sobrecarregar suas estruturas ou exceder seus limites. Ora, isto no implica em dizer que a capacidade laborativa da obreira esteja diminuda, pois trata-se de uma prescrio genrica que visa a proteo da trabalhadora. Alis, sobre o assunto, vale conferir o contedo da referida Resoluo do Conselho Federal de Medicina, verbis:
Artigo 1 - Aos mdicos que prestam assistncia ao trabalhador, independentemente de sua especialidade ou local em que atuem, cabe:

Apelao n 0006113-32.2009.8.26.0526 - Salto - VOTO N 6/11

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


I - assistir ao trabalhador, elaborar seu pronturio mdico e fazer todos os encaminha mentos devidos; II - fornecer atestados e pareceres para o afastamento do trabalho sempre que necessrio, CONSIDERANDO que o repouso, o acesso a terapias ou o afastamento de determinados agentes agressivos faz parte do tratamento; III - fornecer laudos, pareceres e relatrios de exame mdico e dar encaminhamento, sempre que necessrio, para beneficio do paciente e dentro dos preceitos ticos, quanto aos dados do diagnostico, prognostico e tempo previsto de tratamento. Quando requerido pelo paciente deve o mdico por sua disposio tudo que se refira ao seu atendimento, em especial cpia dos exames e pronturio mdico. (...) Artigo 4 - So deveres dos mdicos de empresa, que atendem ao trabalhador, independentemente de sua especialidade: I - Atuar junto empresa para eliminar ou atenuar a nocividade dos processos de produo e organizao do trabalho, sempre que haja risco de agresso sade. Atuar, visando essencialmente a promoo da sade e preveno da doena, conhecendo, para isto, os processos produtivos e ambientes de trabalho da empresa; II - Promover o acesso ao trabalho de portadores de afees e deficincias para o trabalho, desde que este no agrave ou ponha em risco sua vida Atual, visando essencialmente a promoo da sade e preveno da doena, conhecendo, para isto, os processos produtivos e ambientes de trabalho da empresa; III - Opor-se a qualquer ato discriminatrio impeditivo de acesso ou permanncia da gestante no trabalho, preservando-a, e ao feto, de possveis agravos ou riscos decorrentes de suas funes, tarefas e condies

ambientais.(negrite)

Assim, como visto, as cautelas recomendadas pelo Perito judicial no so indcios de incapacidade laborativa da autora,
Apelao n 0006113-32.2009.8.26.0526 - Salto - VOTO N 7/11

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo como argumentado por esta, mas sim prescries genricas que constituem deveres do profissional da Medicina que atua na empresa em que a autora trabalhava, para evitar eventuais problemas futuros ou agravamentos de problemas de sade da autora . Ademais, cumpre salientar que, em que pese o saber jurdico do procurador da obreira, este no possui o saber tcnico em medicina para averiguar a necessidade desta ou daquela diligncia. Assim, se o Sr. perito nomeado nos autos entendeu no serem necessrias novas provas, s um parecer contrrio de assistente tcnico serviria como impugnao hbil a dar ensejo a tal diligncia. Neste sentido foi a bem lanada r. deciso de fls. 272.

A prova documental produzida nos autos tambm no teve o condo de afastar as concluses do perito judicial, em seu escorreito laudo, no qual detalhou a condio fsica da obreira.

Lembre-se que a prova pericial o principal meio de prova nas aes acidentrias, com o que concordam ANTONIO LOPES MONTEIRO e de ROBERTO FLEURY DE SOUZA BERTAGNI:
A prova pericial est para o processo acidentrio como a confisso para o processo penal: a rainha das provas. ela indispensvel no s confirmao do nexo com o trabalho, mas sobretudo quanto constatao ou no da incapacidade laborativa e seu grau. (Acidente do Trabalho e Doenas Ocupacionais, 6 ed., So Paulo, Ed. Saraiva, 2010, p. 163 - negritei).

Saliente-se, ainda, que para a obreira fazer jus ao benefcio invocado, no basta a existncia de leso, sendo indispensvel, porm, que seja decorrente do exerccio laboral e cause
Apelao n 0006113-32.2009.8.26.0526 - Salto - VOTO N 8/11

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo incapacidade, parcial ou total, para o trabalho, o que, entretanto, no ocorre, no caso em anlise, pois segundo o expert do Juzo, est ausente qualquer incapacidade sob a tica da infortunstica.

Ressalto, no particular, inexistir qualquer equvoco da nobre Julgadora de primeiro grau, em relao anlise das provas acostadas nos autos - inclusive a pericial -, as quais foram suficientes para a convico necessria e o desate da contenda, encontrando-se devidamente fundamentada a r. sentena com os motivos pelos quais se julgou a ao improcedente. Assim, o inconformismo da autora com o deslinde da prova tcnica no autoriza a repetio da percia ou diligncias adicionais, pois perfeitamente vlido o trabalho pericial produzido nos presentes autos. Ex positis, ausente efetiva comprovao da sequela incapacitante, considerando a prova realizada, no h que se falar em incapacidade laborativa e, assim, em indenizabilidade por acidente do trabalho. Nesse sentido: Em matria acidentria o que se indeniza no a leso em si, mas a perda definitiva, parcial ou total, da capacidade laborativa dela resultante, relacionada ao exerccio da atividade laboral. Portanto, como no preenchidos os referidos requisitos, fica afastada a possibilidade de reparao no campo infortunstico. (Ap. s/ Rev. 766.057-00/8, 3 Cm. - Rel. Juiz Carlos Giarusso Santos - J. 14.12.2004). Ausentes a incapacidade laborativa e o nexo causal, que integram o binmio indispensvel para a concesso do amparo infortunstico, de rigor a improcedncia da

Apelao n 0006113-32.2009.8.26.0526 - Salto - VOTO N 9/11

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo ao. Ap. s/ Rev. 714.264-00/3, 3 Cm. - Rel. Juiz Ferraz Felisardo - J. 10.6.2003 (quanto a aprendiz de fundidor e fundidor ceramista).

No caso em tela, como visto, as crticas ao laudo pericial no conseguiram afastar as slidas concluses do perito especializado e de confiana do Juzo de modo que, no havendo comprovao real, concreta e induvidosa de qualquer incapacidade parcial ou total para o trabalho, o decreto de improcedncia da ao encontra-se escorreito.

Acerca do pedido de recebimento de parcelas atrasadas dos benefcios anteriormente concedidos, no caracterizada a incapacidade laborativa, invivel o reconhecimento de tal pleito.

Isto porque no foi identificada leso de cunho permanente, no havendo que se falar que a obreira estava incapacitada nos perodos de alta entre os auxlios-doena a ela concedidos. Tais perodos em que suas leses se agudizaram foram acobertados pelo auxlio-doena, mas no h outros perodos a indenizar. Assim sendo, no h verbas em atraso para a obreira receber.

Diante

do

exposto,

pelo

meu

voto,

NEGO

PROVIMENTO ao recurso, mantendo-se a r. sentena por seus prprios e jurdicos fundamentos e pelos aqui acrescidos.

FLORA MARIA NESI TOSSI SILVA Relatora


Apelao n 0006113-32.2009.8.26.0526 - Salto - VOTO N 1 0/11

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo

Apelao n 0006113-32.2009.8.26.0526 - Salto - VOTO N 1 1/11

S-ar putea să vă placă și