Sunteți pe pagina 1din 25

Introduo Economia MICROECONOMIA

Introduo Economia Apontamentos Parte 1 MICROECONOMIA

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

Introduo Economia MICROECONOMIA

1.1. Anlise positiva versus anlise normativa

1.2. Microeconomia versus macroeconomia Podemos dividir a Economia (cincia econmica) em dois ramos principais: A Microeconomia que estuda o comportamento ou desempenho de entidades individuais como as empresas, famlias e mercado. A Macroeconomia que estuda o desempenho ou comportamento da Economia como um todo e analisa as polticas (relativas inflao, emprego, etc.) do governo para melhorar o desempenho da Economia.

2. Oferta e Procura 2.1. Definio de mercado Nas economias de mercado, as questes Produzir o qu?, Como produzir? e Para quem produzir?, so da responsabilidade dos indivduos que integram o mercado. Mercado (de um bem ou recurso) o conjunto de todos os compradores e vendedores desse bem/recurso, que interagem para determinar o preo e a quantidade (comprada e vendida) desse bem/recurso. Notas:
i. Definio do bem Exemplo: - mercado de produtos agrcolas - mercado de produtos hortcolas - mercado de couves de Bruxelas ii. Definio da dimenso geogrfica Exemplo: - mercado mundial de produtos agrcolas - mercado nacional de produtos agrcolas - mercado de produtos agrcolas dos Aores iii. Definio temporal (perodo de tempo em que decorrem as transaces) Exemplo: - mercado de produtos agrcolas de 2004 - mercado de produtos agrcolas hoje

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

Introduo Economia MICROECONOMIA

Questo: Como que os compradores e vendedores interagem no mercado? PREOS

(reflectem a escassez dos recursos)


ento necessrio: i. relativamente formao dos preos: quais os factores que determinam o preo de mercado de um bem/recurso? ii. explicar e prever variaes nos preos

Adam Smith e Karl Marx afirmavam que a formao dos preos era determinada pelos custos de produo. Ex.: Um fato Dior mais caro que um fato idntico feito numa alfaiataria da cidade do Porto. Apesar de terem custos de produo iguais o preo diferente, o que nos leva a concluir que esta teoria no est completamente certa. H outros factores que influenciam o preo.
Outros economistas argumentam que os preos variam consoante o valor para o utilizador (preo de reserva). Ex.: gua versus diamantes Por exemplo, algum que ficasse privado de gua no deserto morreria em poucas horas, e, no entanto, o metro cbico de gua vende-se por poucos cntimos (in Princpios de Economia, p.77). Em contrapartida, os seres humanos podem viver perfeitamente bem sem diamantes, e, no entanto, os diamantes so vendidos a preos exorbitantes.

Alfred Marshall afirma que os custos de produo e o valor para o utilizador determinam o preo de mercado de um bem/recurso e elabora o modelo da oferta e da procura.
Mercados de concorrncia perfeita so mercados em que existem muitos compradores e vendedores e em que nenhum comprador e vendedor tem capacidade de, atravs de compras e vendas, alterar o preo de mercado.

2.2. Procura 2.2.1. A curva de procura de mercado Funo (curva) procura de um bem a relao entre o preo desse bem e a quantidade procurada desse bem, mantendo-se o resto constante/ceteris paribus. Notas: i.

Quantidade procurada a quantidade que os consumidores esto dispostos a comprar e podem pagar. Podemos dizer que se trata da quantidade desejada apoiada no poder de compra. mantendo-se o resto constante/ceteris paribus: No convm esquecer que, para alm do preo, h um conjunto de factores que influenciam a quantidade procurada de um bem, que neste caso consideramos que no se alteram, isto , todas as determinantes da procura do bem no se alteram.

ii.

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

Introduo Economia MICROECONOMIA

iii.

Funo (curva) procura de um bem tem por base a Lei da Procura ou Lei da procura com inclinao negativa, que nos diz que quando o preo de um bem aumenta, ceteris paribus, a quantidade procurada diminui, verificando-se tambm a situao inversa. Sendo assim, temos que:

[Qd Quantidade Procurada; P Preo] Funo procura de mercado de um bem: Qd = f ( P, conjunto de outros factores )

Inversa da funo procura de mercado de um bem: P = f ( Qd, conjunto de outros factores )

Questo: Qual a razo econmica para a Lei da Procura? Resposta: Os consumidores j existentes passam a consumir mais do bem/recurso, uma vez que o facto de o preo do bem/recurso diminuir o torna relativamente mais barato (efeito de substituio) Surgem novos consumidores desse bem/recurso (efeito rendimento)

2.2.2. Determinantes da Procura 1. Gastos/preferncias dos consumidores, que podem provocar deslocaes da curva de procura de mercado para a esquerda (caso a Quantidade Procurada diminua) ou para a direita (caso a Quantidade Procurada aumente).

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

Introduo Economia MICROECONOMIA

2. Rendimento per capita (rendimento mdio dos consumidores) que, caso aumente, acompanhado de uma tendncia a adquirir maior quantidade de quase todos os bens.

3. Dimenso do mercado (nmero de consumidores) que medido, por exemplo, atravs da populao.

4. Os preos e a disponibilidade de bens relacionados i. Bens substitutos, podendo um bem ser substitudo por outro bem na satisfao de uma determinada necessidade ou desejo do consumidor. Sejam A e B dois bens substitutos: ento a procura do Bem A aumenta quando o preo do Bem B aumenta, verificando-se tambm a situao inversa.
Ex.: manteiga e margarina; leo e azeite; carne de frango e carne de vaca.

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

Introduo Economia MICROECONOMIA

ii. Bens complementares que so aqueles bens que tendem a ser utilizados conjuntamente na satisfao de uma dada necessidade ou desejo dos consumidores. Sejam A e B dois bens complementares: ento a procura do Bem A aumenta quando o preo do Bem B diminui, verificando-se tambm a situao inversa.
Ex.: quadro preto e giz; caf e acar; automveis e gasolina.

5. Influncias especficas, como por exemplo, as condies meteorolgicas.


Ex.: A procura de aparelhos de ar condicionado aumenta durante o Vero.

6. Expectativas sobre as condies econmicas futuras.

Variao na Procura versus variao na Quantidade Procurada

A Variao na Procura - que surge associada a alteraes de numa ou vrias determinantes da procura, excepto alteraes no preo do bem traduz-se na deslocao da curva de procura de mercado: Quando se verifica um aumento na procura, h uma deslocao para a direita da curva da procura. Quando se verifica uma diminuio na procura, h uma deslocao para a esquerda da curva da procura.

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

Introduo Economia MICROECONOMIA

A Variao da Quantidade Procurada que surge associada variao do preo do bem, ceteris paribus traduz-se no movimento ao longo da curva de procura de mercado. Quando o preo diminui h uma deslocao na curva da procura do ponto A para o ponto B. Quando o preo aumenta h uma deslocao na curva da procura do ponto B para o ponto A.

2.3. Oferta 2.3.1. A curva da oferta de mercado Funo (curva) oferta de um bem a relao entre o preo desse bem e a quantidade oferecida desse bem, mantendo-se o resto constante/ceteris paribus. Notas: i.

Quantidade oferecida a quantidade que os produtores esto dispostos a produzir e a vender, dado o preo do bem. mantendo-se o resto constante/ceteris paribus: No convm esquecer que, para alm do preo, h um conjunto de factores que influenciam a quantidade oferecida de um bem, que neste caso consideramos que no se alteram, isto , todas as determinantes da oferta do bem no se alteram. Funo (curva) oferta de um bem tem por base a Lei da Oferta, que nos diz que quando o preo de um bem aumenta, ceteris paribus, a quantidade oferecida aumenta, verificando-se tambm a situao inversa. Sendo assim, temos que:

ii.

iii.

[Qs Quantidade Oferecida; P Preo] Funo oferta de mercado de um bem: conjunto de outros factores Qs = f ( P,

Inversa da funo oferta de mercado de um bem: conjunto de outros factores P = f ( Q s, )

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

Introduo Economia MICROECONOMIA

Questo: Por que razo a curva da oferta tem inclinao positiva? Resposta: Quando a procura aumenta, aumenta tambm a Quantidade oferecida, isto , aumenta a produo do bem, o que supe o aumento da utilizao dos factores produtivos, pelo que o custo destes factores superior/maior. Sendo assim, e apoiados no principio dos Custos de Oportunidade Crescentes, podemos dizer que a curva da oferta tem inclinao positiva porque ela reflecte o facto de o custo marginal de produzir um bem aumentar medida que produzimos mais desse mesmo bem (in Princpios de Economia, p.78).

2.3.2. Determinantes da oferta necessrio atender ao facto de que objectivo das empresas a maximizao do lucro 1. Custos de produo (preo dos factores produtivos e dos progressos tecnolgicos), que podem provocar deslocaes da curva de oferta para a esquerda (caso os custos de produo aumentem) ou para a direita (caso os custos de produo diminuam).

2. Preo dos bens relacionados que, no contexto da produo, so bens que utilizam os mesmos activos de produo ou o mesmo processo de produo. Exemplo: Numa empresa que produz autocarros e camies, quando se verifica o aumento do preo dos camies, a curva da oferta de autocarros (que utilizam os mesmos activos de produo) sofre uma deslocao para a esquerda, isto , reduz a quantidade oferecida de autocarros. 3. Poltica Governamental 4. Influncias especficas, como por exemplo, as condies meteorolgicas.
Ex.: A reduo da produo agrcola por causa do mau tempo.

5. Expectativas sobre as condies econmicas futuras

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

Introduo Economia MICROECONOMIA

Variao na Oferta versus variao na Quantidade Oferecida A Variao na Oferta - que surge associada a alteraes de numa ou vrias determinantes da oferta, excepto alteraes no preo do bem traduz-se na deslocao da curva da oferta: Quando se verifica um aumento na oferta, h uma deslocao para a direita da curva da oferta. Quando se verifica uma diminuio na oferta, h uma deslocao para a esquerda da curva da oferta.

A Variao da Quantidade Oferecida que surge associada variao do preo do bem, ceteris paribus traduz-se no movimento ao longo da curva de oferta. Quando o preo aumenta h uma deslocao na curva da procura do ponto A para o ponto B. Quando o preo diminui h uma deslocao na curva da procura do ponto B para o ponto A.

2.4. Equilbrio e estabilidade do equilbrio Oferta e Procura produzem o Equilbrio de Mercado, que nos dado pelo Preo de equilbrio (Pe) e pala Quantidade de equilbrio (Qe) (Pe, Qe). Pe: Qs(Pe)=Qd(Pe)=Qe

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

Introduo Economia MICROECONOMIA

Anlise: No ponto E, no existe qualquer incentivo para os consumidores e os produtores alterarem o seu comportamento, ceteris paribus. Isto quer dizer que um mercado est em equilbrio quando os participantes nesse mercado no tm qualquer razo para alterar o seu comportamento, pelo que no existe qualquer tendncia para que a produo ou os preos desse mercado se alterem (in Princpios de Economia, p.79). No ponto E, vigora a Lei do Preo nico. P=P0: Qd(P0)=Qd0<Qs(P0)=Qs0 Excesso de Oferta [Qd0=QT(Qt .Transaccionada)] P=P1: Qs(P1)=Qs1<Qd(P1)=Qd1 Excesso de Procura [Qs1=QT] Desta anlise, inferimos: - a Unicidade do Equilbrio de Mercado (o Equilbrio de Mercado nico) - a Estabilidade do Equilbrio de Mercado (quando o Mercado no est
em equilbrio, tende sempre para ele)

2.5. Conceito de Elasticidade 2.5.1 Elasticidade preo da Procura Elasticidade preo da Procura a variao percentual da quantidade procurada quando o preo do bem varia 1%, ceteris paribus. EQdp=EPD = Variao percentual na quantidade procurada Variao percentual no preo do bem

EPD=0 Procura perfeitamente rgida ou inelstica - Ex.: curva D0 D 0< EP <1 Procura rgida ou inelstica - Ex.: curva D1 EPD=1 Procura com elasticidade unitria Procura elstica - Ex.: curva D2 1< EPD< D EP = Procura perfeitamente elstica - Ex.: curva D3

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

10

Introduo Economia MICROECONOMIA

2.5.1. A elasticidade arco e a elasticidade num ponto Questo: Como calcular a elasticidade preo da procura? Resposta: Atravs da elasticidade arco, que utiliza dois pontos distintos da curva da procura. Atravs da elasticidade num ponto, que calculada num ponto partcula da curva da procura. Elasticidade arco:
[DT= Despesa Total]

i. Vamos supor que P=P1=10 e Qd1=100 (ponto A): A B: O preo diminui de 10 para 5, ou seja o preo diminui 50%. A quantidade procurada aumenta de 100 para 200, isto , aumenta 100%. Pela definio de elasticidade preo da procura: Epd (A B)= 100% = 2 50% ii. Vamos supor que P=P2=5 e Qd2=200 (ponto B): B A; O preo aumenta de 5 para 10, ou seja, aumenta 100%. A quantidade procurada diminui de 200 para 100, isto , diminui 50%. Pela definio de elasticidade preo da procura: 50% = 0,5 Epd (B A)= 100% Como EPD(A B) EPD (B A), estamos perante uma INCOERNCIA! Para evitar este problema h que calcular ambas as variaes percentuais da seguinte forma: P Variao percentual no preo = (P1+P2)/2 Qd (Qd +Qd2)/2
1

Variao percentual na quantidade procurada =

E assim temos que a Elasticidade arco

P (P1+P2)/2 Qd 1 (Qd +Qd2)/2

Qd (P1+P2) * P (Qd1+Qd2)

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

11

Introduo Economia MICROECONOMIA

Elasticidade num ponto:

Partindo do conceito de elasticidade arco, vamos chegar a uma definio de elasticidade num ponto. Elasticidade arco (P+P)/2 (Qd+Qd)/2 P 0 e Qd = Qd P * (P+P)/2 (Qd+Qd)/2

(P+P)/2 = P (Qd+Qd)/2 = Qd 0

Qd/P

?(indefinio)

Qd/P = 1/P/Qd = 1/(inclinao do segmento AB) 1/(inclinao do segmento AB) 1/(inclinao da recta CE) = 1/dP/dQd

E assim temos que a Elasticidade num ponto

dQd dP *

P Qd

Podemos concluir que a Elasticidade num ponto o limite da Elasticidade arco medida que o arco se torna cada vez mais pequeno, na vizinhana de um ponto.

2.5.1.2. Inclinao da curva da procura versus elasticidade preo da procura AVISOS: 1. Elasticidade preo da procura Inclinao da curva da procura: EPD = Variao percentual na quantidade procurada Variao percentual no preo do bem

A EPD no depende das unidades de medida de P e Qd, uma vez que utiliza valores relativos (percentuais), o que j no acontece com a inclinao da curva da procura = dQd dP

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

12

Introduo Economia MICROECONOMIA

2. A elasticidade preo da procura diminui constantemente medida que nos movemos para baixo ao longo da curva da procura: Exemplo: Qd=4-P; P=4-Qd

EPD(A) =|dQd/dP| * P(A)/Qd(A) = 1 * 4/0 = EPD(B) =|dQd/dP| * P(B)/Qd(B) = 1 * 3/1 = 3 EPD(C) =|dQd/dP| * P(C)/Qd(C) = 1 * 2/2 = 1 EPD(E) =|dQd/dP| * P(E)/Qd(E) = 1 * 1/3 = 1/3 EPD(F) =|dQd/dP| * P(F)/Qd(F) = 1 * 0/4 = 0

Procura elstica Procura elstica Ponto mdio da curva Procura inelstica/rgida

Procura inelstica/rgida

Questo: Por que razo a EPD no constante? Resposta: EPD(num ponto) = |dQd/dP| * P/Qd constante variao ao longo da curva e como P/Qd diminui ao longo da curva D, a EPD tambm vai diminuir ao longo da curva. 3. No devemos tirar concluses sobre a elasticidade a partir da anlise da inclinao da curva: Dependendo da escala que usarmos poderemos obter representaes de uma mesma recta com inclinaes diferentes. Assim, vejamos o exemplo:

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

13

Introduo Economia MICROECONOMIA

4. H que atender, ainda, a alguns casos particulares: i. A elasticidade preo da procura de D1 no ponto A maior que a elasticidade preo da procura de D0 no ponto A. Porqu? EPD(A) = |dQd/dP| * P(A)/Qd(A) EPD0(A) = |dQd0/dP| * P(A)/Qd(A) < =

EPD1(A) = |dQd1/dP| * P(A)/Qd(A) Como |dQd0/dP|<|dQd1/dP|: EPD1(A)>EPD0(A), isto , a elasticidade preo da procura no ponto A da curva D1 maior do que a da curva D0.

ii. Casos em que o valor da EPD se mantm constante ao longo de toda a curva da procura.

dP/dQ = e EPD=0, em qualquer pt. da curva

dP/dQ = 0 e EPD=, em qualquer pt. da curva

iii. Neste caso:

EPD(A0)= |dQd/dP| * PA/QA0 = EPD(A1) = |dQd/dP| * PA/QA1 Como(PA/QA0)>(PA/QA1):EPD(D0)>EPD(D1), isto , a curva da procura D0 mais elstica em relao ao preo que a curva D1. >

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

14

Introduo Economia MICROECONOMIA

Determinantes da elasticidade preo da procura: a. Disponibilidade de bens substitutos: Quando se d um aumento significativo no preo de um bem os consumidores tm tendncia a procurara qualquer outro bem que possa mais ou menos desempenhar o mesmo papel, mas por menos dinheiro (in Princpios de Economia, p.124). Caso exista esse bem substituto os consumidores passam a consumir mais desse bem, caso contrrio continuam a consumir o bem cujo preo sofreu um aumento. Tudo isto sugere que a elasticidade preo da procura tender a ser mais elevada para produtos para os quais sucedneos prximos estejam facilmente disponveis (in Princpios de Economia, p.124). Exemplos: O sal e a gua so bens sem substituto directo, pelo que a sua elasticidade ser muito reduzida. Se uma marca de sal subisse significativamente o preo do seu sal, as pessoas mudariam simplesmente para outra marca qualquer (in Princpios de Economia, p.124), nunca deixando de consumir sal. Um fumador fuma os cigarros da marca X. Quando o preo dos cigarros da marca X sobe significativamente ele no deixa de consumir o bem cigarros, uma vez que tende a substituir o consumo de cigarros da marca X por outro cigarros de uma marca com preo inferior que lhe satisfaam a sua necessidade de fumar. b. Natureza do Bem Bens de 1. necessidade: tm uma menor elasticidade preo da procura

versus
Bens de luxo: tm uma maior elasticidade preo da procura Exemplos: Quando aumenta o preo do arroz, os consumidores no tendem a reduzir substancialmente o seu consumo, uma vez que sendo bem de 1. necessidade, ele imprescindvel para a satisfao das necessidades bsicas de alimentao. Quando aumenta o preo do ouro a sua procura revela-se elstica, uma vez que, no sendo este um bem essencial para os consumidores, eles tendem a consumir menos ou, at, a deixar de consumir. c. Peso no oramento Quanto maior for a percentagem do oramento que um dado artigo representa, tanto maior o seu incentivo para procurar sucedneos quando o preo desse artigo sobe. Portanto, os bens de luxo tendem a ter elasticidades preo da procura mais elevadas. (in Princpios de Economia, p.125) Assim, a procura de um bem tende a ser mais elstica em relao ao preo, quando a despesa neste bem, expressa em percentagem da despesa total ou do rendimento do consumidor, elevada.

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

15

Introduo Economia MICROECONOMIA

Exemplos: O preo dos porta-chaves duplica. Em princpio, este aumento no afecta o nmero de porta-chaves que os consumidores to dispostos a compra, uma vez que a duplicao de um item de 25 cntimos que compra uma vez por ano ou uma vez de dois em dois anos no qualquer motivo de preocupao. (in Princpios de Economia, p.125). Portanto, para os bens cujo peso no oramento baixo, a elasticidade preo da procura muito reduzida. O preo de um carro duplica de repente. Qualquer consumidor, muito provavelmente quereria ponderar a aquisio de possveis sucedneos, tais como um carro usado ou um novo modelo, mais pequeno. Tambm poderia considerar a hiptese de ficar com o carro que tem actualmente durante mais algum tempo. (in Princpios de Economia, p.125). Portanto, para os bens cujo peso no oramento mais elevado (como os bens de luxo), a elasticidade preo da procura elevada. d. Tempo A elasticidade preo da procura de um bem no longo prazo tende a ser maior que a elasticidade preo da procura no curto prazo, porque a substituio de um bem ou de um servio por outro demora tempo (in Princpios de Economia, p.125). Exemplo: Se fosse comprar um novo aparelho de ar condicionado, e o preo da electricidade, de repente, subisse drasticamente, seria do seu interesse comprar um aparelho mais eficiente do que tinha originalmente planeado. Mas imagine que j tinha comprado o aparelho antes de saber do aumento da electricidade. Muito provavelmente, no compensaria deitar imediatamente fora o aparelho e substitu-lo por um modelo mais eficiente. Em vez disso, esperaria at que o aparelho se gastasse, ou at mudar de casam antes de fazer a troca. (in Princpios de Economia, p.125).

2.5.1.3. A elasticidade preo da procura e a despesa total Despesa Total (DT) = Receita Total (RT) A quantia, em unidades monetrias, que os consumidores gastam num produto igual quantia, em unidades monetrias, que os vendedores recebem. DT a despesa que os consumidores, no seu conjunto, esto dispostos a fazer para adquirir dada quantidade do bem DT=RT=P*Q A Despesa Total igual ao produto entre o preo e a quantidade transaccionada a esse preo. Para comearmos a analisar a relao entre a DT e a Elasticidade preo da procura, vamos analisar o grfico da seguinte curva da procura: Qd=100-10P, cuja inversa P=10- 0,1Qd e verificar se quando h variao no Preo e Quantidade h ou no variao na DT.

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

16

Introduo Economia MICROECONOMIA

Da anlise grfica conclumos: i) Quando a procura elstica, uma diminuio (aumento) no preo do bem aumenta (diminui) a DT ou RT. ii) Quando a procura inelstica, uma diminuio (aumento) no preo do bem implica uma diminuio (aumento) da DT ou RT. iii) A DT ou RT mxima quando a EPD=1.
DT=RT=P*Q=(10-0,1Q)Q DT=RT=10Q-0,1Q2

Genericamente: DT=RT=P*Q DT=RT=P*Q+Q*P

dDT=dRT=dP*Q+dQ*P dDT=dRT=P*Q*[(dP/P)+ (dQ/Q)] ><=0

Variao Variao percentual percentual no preo na quantidade

Caso se verifique - dRT>0 - dRT<0 - dRT=0

uma diminuio no preo [(dP/P)<0]: (dQ/Q)>|(dP/P)| EPD>1 procura elstica em relao ao preo (dQ/Q)<|(dP/P)| EPD<1 procura rgida em relao ao preo (dQ/Q)=|(dP/P)| EPD=1 procura unitria em relao ao preo

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

17

Introduo Economia MICROECONOMIA

2.5.2. Elasticidade rendimento da procura Elasticidade rendimento da procura a variao percentual da quantidade procurada de um bem quando o rendimento varia um por cento (1%), ceteris parinus. ERD= ERD>0 ERD<0 Variao percentual na quantidade procurada Variao percentual no rendimento dos consumidores Bem normal Bem inferior

Elasticidade arco = [R>R ]

Qd (Qd+Qd)/2 R (R+R)/2

Elasticidade num ponto =

dQd dR *

R Qd

2.5.3. Elasticidade preo cruzada da procura Elasticidade preo cruzada de um bem X a variao percentual na quantidade procurada do bem X, quando o preo do bem Y varia um por cento (1%), ceteris paribus. EPyDx = Variao percentual na quantidade procurada do bem X Variao percentual no preo do bem Y X e Y so bens substitutos X e Y so bens independentes X e Y so bens complementares

EPyDx >0 EPyDx =0 EPyDx <0

Elasticidade arco = [Py> Py]

Qdx (Qdx+Qdx)/2 Py ( Py + Py)/2

Elasticidade num ponto

dQdx dPy *

Py Qdx

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

18

Introduo Economia MICROECONOMIA

2.5.4. A elasticidade preo da oferta Elasticidade preo da oferta a variao percentual na quantidade oferecida de um bem quando o preo desse bem varia um por cento (1%), ceteris paribus. EPS = Variao percentual na quantidade oferecida Variao percentual no preo do bem e Qs : P>0 e Qs>0 e Qs : P<0 e Qs<0 >0

P P

Elasticidade arco =

Qs (Qs+Qs)/2 P ( P + P)/2

Elasticidade num ponto

dQs dP

P Qs

EPS=0 Oferta perfeitamente rgida ou inelstica - Ex.: curva S0 0<EPS<1 Oferta rgida ou inelstica - Ex.: curva S1 S 1<EP < Oferta elstica - Ex.: curva S2 EPS= Oferta perfeitamente elstica - Ex.: curva S3

AVISO: No confundir EPS com inclinao da curva da oferta!

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

19

Introduo Economia MICROECONOMIA

2.6. Perturbaes ao equilbrio de mercado Como j podemos verificar, No ponto E (ponto de equilbrio de mercado), no existe qualquer incentivo para os consumidores e os produtores alterarem o seu comportamento, ceteris paribus. Isto quer dizer que um mercado est em equilbrio quando os participantes nesse mercado no tm qualquer razo para alterar o seu comportamento, pelo que no existe qualquer tendncia para que a produo ou os preos desse mercado se alterem (in Princpios de Economia, p.79). Este equilbrio sofre, por vezes, perturbaes. Atravs da esttica comparada podemos analisar o efeito da variao numa varivel exgena (qualquer determinante da procura e da oferta, excepto o preo do bem), nos valores de equilbrio das variveis endgenas (Qe e Pe). VARIAES DO LADO DA PROCURA:
(assumindo que no h variaes na oferta de um bem)

Ao analisarmos o grfico do lado direito, conclumos: Aumento na procura aumento nos valores de equilbrio do preo e da quantidade, pelo que: Pe>Pe e Qe>Qe. Diminuio na procura diminuio nos valores de equilbrio do preo e da quantidade, pelo que: Pe<Pe e Qe<Qe.

Notas: a. Quando se verifica uma variao na procura, Pe e Qe tm o mesmo sinal.

Porqu?
E, E e E esto sobre a curva da oferta (S) que tem inclinao positiva. b. Poderemos ainda atender magnitude da deslocao da curva da procura, que quanto maior for, maiores sero Pe e Qe.

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

20

Introduo Economia MICROECONOMIA

VARIAES DO LADO DA OFERTA:


(assumindo que no h variaes na procura de um bem)

Ao analisarmos o grfico do lado direito, conclumos: Aumento na oferta diminuio nos valores de equilbrio do preo e da quantidade, pelo que: Pe<Pe e Qe<Qe. Diminuio na procura aumento nos valores de equilbrio do preo e da quantidade, pelo que: Pe>Pe e Qe>Qe.

Notas: a. Quando se verifica uma variao na procura, Pe e Qe tm sinal contrrio.

Porqu?
E, E e E esto sobre a curva da procura (D) que tem inclinao negativa. b. Poderemos ainda atender magnitude da deslocao da curva da oferta, que quanto maior for, maiores sero Pe e Qe.

VARIAO DA PROCURA E DA OFERTA E ELASTICIDADE: CASO 1: Vamos supor uma variao na procura de um bem, assumindo que a oferta no varia. Exemplo: aumento da procura Pe1=Pe0 Pe=0 ; Qe1>Qe0 Qe>0 e Qe>Pe S2: Pe2>Pe0 ; Qe2>Qe0 e Qe>Pe S3: Pe3>Pe0 ; Qe3>Qe0 e Pe >Qe S4: Pe4>Pe0 ; Qe4=Qe0 e Pe >Qe Um aumento na procura, assumindo que a oferta no varia, provoca uma variao substancial na quantidade de equilbrio (preo de equilbrio) se a elasticidade preo da oferta for elevada (reduzida). S1:

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

21

Introduo Economia MICROECONOMIA

CASO 2: Vamos supor uma variao na oferta do bem, assumindo que a procura de mercado do bem no varia. Exemplo: diminuio da oferta Pe1=Pe0 Pe=0 ; Qe1<Qe0 Qe<0 e |Qe|>Pe D 2: Pe2>Pe0 ; Qe2<Qe0 e |Qe|>Pe D 3: Pe3>Pe0 ; Qe3<Qe0 e Pe >|Qe| D 4: Pe4>Pe0 ; Qe4=Qe0 e Pe >|Qe| Uma diminuio na oferta de um bem, assumindo que a procura no varia, provoca uma variao substancial no preo de equilbrio (quantidade de equilbrio) se a elasticidade preo da procura for reduzida (elevada). D 1:

CONCLUSES: a. Variao na procura assumindo que no h variaes na oferta Uma variao na procura de um bem provoca uma variao substancial no preo de equilbrio se a elasticidade preo da

procura for reduzida e a elasticidade preo da oferta for tambm reduzida.


Uma variao na procura de um bem provoca uma variao substancial na quantidade de equilbrio se a elasticidade preo da oferta for elevada e a elasticidade preo da procura for reduzida. b. Variao na oferta, assumindo que no h variaes na procura Uma variao na oferta de um bem provoca uma variao substancial no preo de equilbrio se a elasticidade preo da

procura for reduzida e a elasticidade preo da oferta for tambm reduzida.


Uma variao na oferta de um bem provoca uma variao substancial na quantidade de equilbrio se a elasticidade preo da procura for elevada e a elasticidade preo da oferta for reduzida.

3. Oferta, Procura e Governo Os Governos podem utilizar vrios meios para influenciar a Oferta e Procura de bens e servios: Controlo dos Preos (Fixao de preo mximo e preo mnimo) Impostos e Subsdios Quotas de Produo A utilizao destes meios por parte dos Governos tem: Efeitos sobre o equilbrio de mercado, isto , sobre o preo de mercado e a quantidade transaccionada Outros efeitos econmicos (eficincia, bem-estar, etc.)

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

22

Introduo Economia MICROECONOMIA

3.1. Controlo de Preos Preo mximo um preo fixado administrativamente pelo Governo como limite superior dos preos de mercado possveis. Assim sendo, considera-se ILEGAL toda a transaco em que o preo seja superior ao preo mximo fixado. Exemplo: Mercado da Habitao

Ao analisarmos este grfico do mercado de arrendamento de habitaes na cidade do Porto, quando imposta uma determinada renda mxima (Pmx), podemos concluir: 1. H excesso de procura: Qd(Pmx)>Qs(Pmx)=QT H falta de casas no mercado, isto , h potenciais inquilinos que no conseguem arrendar casa e que por sua vez vo, por exemplo procurar casa fora do Porto ou, no caso dos casais mais jovens, ficam a viver com os pais e sogros. 2. H uma reduo no nmero de casas arrendadas: QT<Qe H menos casas para arrendar porque, por exemplo, h menos senhorios dispostos a arrendar casas a um preo mais baixo que o preo de equilbrio. 3. O preo mximo (Pmx) mais baixo que o preo que alguns consumidores esto dispostos a pagar para arrendar uma casa (PR), o que pode conduzir a situaes de arrendamento ilegal. 4. H uma diminuio da qualidade das casas, ligada ao facto de as rendas serem de valor reduzido e no aumentarem ao longo do tempo, o que no permite aos senhorios efectuar obras de conservao. 5. H uma distribuio ineficiente das casas, o que d origem a situaes em que h, por exemplo, idosos a viver ss em grandes casas com rendas baixas e, em contrapartida h casais jovens e com filhos a viver em casas pequenas e com rendas elevadas.

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

23

Introduo Economia MICROECONOMIA

Partindo deste caso particular do mercado da Habitao, podemos dizer que, em geral a fixao do preo mximo conduz: Ao excesso de procura; reduo da quantidade transaccionada (QT); Ao aparecimento do mercado negro; diminuio da qualidade do produto; s filas de espera (consequncia da ineficincia).

Preo mnimo um preo fixado administrativamente pelo Governo como limite mnimo dos preos de mercado possveis. Assim sendo, considera-se ILEGAL toda a transaco em que o preo seja inferior ao preo mnimo fixado. Exemplos: Mercado de bens agrcolas Mercado de trabalho (Lei do salrio mnimo)

Mercado de bens agrcolas

Ao analisarmos este grfico do mercado de bens agrcolas, quando imposto um determinado preo mnimo (Pmn), podemos concluir: 1. H excesso de oferta: Qs(Pmn)>Qd(Pmn)=QT Que traduz um excesso de produo e ao sucessivo acumular de bens em stock. Nesta situao os Governos optam por comprar e armazenar este excesso produtivo, que de pois ser destrudo (situao de desperdcio) ou ser entregue sob forma de ajuda aos pases do 3. Mundo. 2. Reduo na quantidade transaccionada no mercado: QT< Qe H menos consumidores dispostos a consumir o bem, uma vez que o preo mnimo superior ao preo de equilbrio.

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

24

Introduo Economia MICROECONOMIA

Mercado de trabalho (Lei do salrio mnimo)

Ao analisarmos este grfico do mercado de trabalho, quando imposto um determinado preo mnimo (Pmn), neste caso o salrio mnimo, podemos concluir: 1. H excesso de oferta: Qs(Salriomn)>Qd(Salriomn)=QT Que traduz um excesso de trabalhadores, isto , desemprego(U). 2. Reduo no nmero de empregos: QT< Qe Uma vez que a quantidade de trabalhadores empregada (QT) inferior quantidade de equilbrio (Qe).

IMPORTANTE Estes apontamentos foram elaborados com base nos apontamentos de Microeconomia I da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, de Artur Vieira e Joo Frutuoso (ano lectivo 2005/06). A leitura dos apontamentos no dispensa a consulta da bibliografia da disciplina de Introduo Economia. Apesar do cuidado depositado na realizao dos mesmos, os autores so alheios a qualquer erro ou omisso.

Bom estudo!

UFP Outubro de 2008 Cincia Poltica e Relaes Internacionais

25

S-ar putea să vă placă și