Sunteți pe pagina 1din 39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3. INTRODUO.

Neste trabalho procuramos enfocar os efeitos dos incndios e exploses que acontecem com poeiras em suspenso ou acumuladas ao longo das jornadas de trabalho. Inicialmente, daremos um enfoque tcnico, abrangendo os materiais objeto de nosso trabalho. Como nossa atividade est bastante vinculada agroindstria e indstria de MDF e MDP, nossos exemplos so destas reas. Porm, lembramos que situaes to ou mais graves com poeiras explosivas acontecem tambm nas indstrias qumica, farmacutica e metal mecnica, dentre outras.

Eng. Ary de S Especialista em controle de poeiras explosivas, higiene ocupacional e ventilao industrial End. arysa@cpovo.net. Fones 51 3212 3427 / 9982 6564

Atualmente, com a implementao da NR 33, bem como das reas classificadas, temos sido consultados com frequncia sobre os efeitos das poeiras explosivas nos Espaos Confinados, e nas reas classificadas bem como sobre os efeitos das substncias txicas ali presentes ou formadas durante trabalhos realizados nestes espaos. Resolvemos incrementar nosso trabalho, destacando o item 12 para abordar estes temas sob nosso ponto de vista na segurana e sade do trabalho. Temas por demais importantes, pois, em funo das dificuldades existentes para uma evacuao rpida, a ocorrncia de situaes de risco provocadas podem redundar em eventos fatais para os ocupantes, como tem sido noticiado na mdia nos ltimos tempos. Ainda sobre os questionamentos, podemos asseverar, sem sombra de dvidas, que estes episdios, quando ocorrem em espaos confinados, tm efeitos largamente ampliados, em face da resistncia oferecida ao crescimento dos fenmenos causados pelo aumento das presses internas geradas pela expanso gasosa dos combustveis na forma de poeiras, gases ou vapores combustveis. Isto ocorre em virtude da resistncia oferecida pelos materiais usados em sua construo, culminando em destruies que podem inviabilizar o empreendimento. Ver imagens abaixo referentes a acidente em uma agroindstria no item 4.3. destrutividade de exploses com poeiras deste trabalho. O porqu destas situaes: partculas de poeiras decantadas e em combusto (fogo sem chama), ou com um foco de calor presente, em um espao confinado, se evolucionadas por qualquer ocorrncia, como um movimento brusco no ambiente que provoque agitao na zona e que seja suficiente para coloc-las em suspenso e contato intimo. Por j haver, no Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net fl. 1/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


ambiente, os trs elementos necessrios para a exploso, esta ocorrer inicialmente como uma micro exploso, de pequena proporo, mas suficiente para provocar agitao nas cercanias, onde mais material depositado colocado em suspenso. Ento, ocorrero exploses sucessivas e que percorrero os elementos de transferncia e movimentao da carga, efetuando exploses cada vez mais rigorosas, com um crescimento passvel de provocar a destruio das construes atravs dos elementos de interligao das instalaes (transportadores de esteiras, redlers, roscas transportadoras e tubulaes de ventilao). Abaixo, grficos de sinistros com poeiras ocorridos em todo o mundo e sua principais causas. Trabalho elaborado por empresa especializada nesta rea.

Fontes da revista STAHL

Neste grfico, atualizado, podemos verificar as ocorrncias, registradas em todo o planeta, de exploso de gros, sendo cada parcela referente a um tipo de poeira explosiva. As poeiras de madeira lideram os eventos, sendo seguidas pelas de origem vegetal: os gros alimentcios.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 2/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.

Fontes da revista STAHL

Neste grfico, podemos verificar os fatores responsveis pelos eventos, que tm sua predominncia nas situaes de fascas mecnicas, isto , fascas provocadas nas ocorrncias de paradas de manuteno onde o uso de ferramentas de corte, solda, esmerilhamento, etc., so comuns. Os demais fatores so de menor proporo, porm, compem o cenrio atual no planeta.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 3/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3. DEFINIES.


Em um complexo industrial, no qual se processam produtos na forma de gros, durante os processamentos podem ser geradas finas poeiras pelo atrito entre eles. Se os gros tiverem propriedades combustveis, estas poeiras podem ser explosivas. Um teste prtico exposto neste trabalho, no Item 3., poder ajudar a definir suas propriedades. Caso estas poeiras produzidas entrem em suspenso ou fiquem depositadas sobre estruturas ou locais de difcil acesso, elas podero se transformar em elementos combustveis, isto , que podem entrar em combusto quando atendido o tringulo do fogo: material combustvel, oxignio e foco calorfico. Na sequncia, apresentamos, de forma sucinta, os fenmenos de incndios e exploses, bem como a interao entre eles.

1. INCNDIOS
Os incndios ocorrem com quaisquer materiais combustveis; porm, para que isso acontea, necessrio que a quantidade de material combustvel seja muito grande e que as partculas tenham pouco espao entre si, impedindo um contato direto e abundante com o oxignio do ar. As partculas devem, entretanto, estar afastadas entre si, de maneira que, apesar da existncia da fonte de ignio e da consequente combusto local, no seja permitida a propagao instantnea do calor de combusto s partculas localizadas nas camadas mais internas, devido insuficincia de ar. Desta forma, a queima se d por camadas, em locais onde as poeiras estejam depositadas ao longo das jornadas de trabalho, ou em uma das seguintes formas: Empilhadas. Armazenadas em tulha. Depsitos. Outros. A ignio que ocorre em camadas deve ser controlada com cuidado, para evitar que o material depositado em estruturas, tubulaes e locais de difcil visualizao e limpeza seja colocado em suspenso, formando a nuvem de poeira, que evoluir para exploso, pois h, no ambiente, os fatores de deflagrao da mesma, isto , fogo e energia. O incndio por camadas, outrossim, de difcil extino, podendo se prolongar por vrias horas aps sua extino.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 4/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3. 2. EXPLOSES


Ocorrem frequentemente em unidades processadoras em referncia, onde as poeiras tenham propriedades combustveis; necessrio, porm, que as mesmas estejam dispersas no ar e em concentraes adequadas. Isto ocorre em pontos das instalaes onde haja moagem, descarga, movimentao, transporte, etc., desde que sem controle de exausto e que, obviamente, existam os fatores desencadeantes. Geralmente, ocorrem em instalaes onde so processados: Farinhas de: trigo, milho, soja, cereais, e mais uma grande gama de produtos agrcolas, sendo alguns destacados no item 6.5.1. Ainda particulados: acar, arroz, ch, cacau, couro, carvo, madeira, enxofre, magnsio, eletro metal (ligas). Gases: inflamveis, dentro dos limites preconizados na NR.16. LIE (limite inferior de explosividade) e LSE (limite superior de explosividade). Devem merecer cuidados semelhantes aos das poeiras, observando-se que as suas reaes so mais rpidas e devastadoras do que as das poeiras.

2.1. EXPLOSES PRIMRIAS E SECUNDRIAS


A poeira depositada ao longo do tempo nos mais diversos locais da planta industrial, quando agitada ou colocada em suspenso e na presena de uma fonte de ignio com energia suficiente para a primeira deflagrao, poder explodir, causando vibraes subsequentes pela onda de choque. Isto far com que mais p depositado entre em suspenso e mais exploses aconteam, cada qual mais devastadora do que a anterior, causando prejuzos irreversveis ao patrimnio, paradas no processo produtivo... E, o que pior, vidas so ceifadas ou ficam alijadas de sua capacidade laborativa, com as consequncias por todos conhecidas (incapacidades totais e permanentes).

3. TRANSFORMAO DE INCNDIO EM EXPLOSO


A mudana de incndio para exploso pode ocorrer facilmente, desde que poeiras depositadas nas cercanias do fogo sejam agitadas, entrem em suspenso e ganhem concentrao mnima. Como o local j contm os ingredientes necessrios, o prximo passo o desencadeamento das subsequentes exploses. Ao contrrio, se as poeiras em suspenso causam uma exploso, as partculas de poeira que esto queimando saem da suspenso e espalham o fogo. Nestes termos, os danos podem ser consideravelmente maiores, evoluindo,

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 5/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


ainda, para incndios aps a destruio dos elementos resistentes, das maquinarias e dos condutos de movimentao do gro. Fruto de nosso trabalho, durante um levantamento em que ocorreu exploso com poeiras, onde fomos contratados para investigar as causas, efetuamos o ensaio abaixo, a fim de averiguar a quantidade de poeira gerada durante o processo, uma vez que, nestas condies, houve o acidente com grande destruio. A amostra tomada esquerda, em quantidade de 500 gr., foi passada por peneiras, resultando na quantidade de 70 gr. Portanto, a gerao de poeira corresponde a (70/500)x 100=14%. Posteriormente, testamos sua combustividade, no que obtivemos xito. Portanto, trata-se de uma poeira explosiva e com quantidade significativa de p gerada na movimentao.

ENSAIO DE COMBUSTIVIDADE COM POEIRAS.


Este ensaio visa qualificar e quantificar, em caso de urgncia, o p em uma amostra, bem como demonstrar suas caractersticas inflamveis. um teste prtico, que nos fornece parmetros em quantidade de material por unidade de volume e informa se o produto inflamvel. O exemplo ilustrado foi obtido em uma de nossas avaliaes. Em um caso de exploso de silos de armazenagem de malte, ocorrida longe de centros tecnolgicos, precisvamos conferir se o p teria propriedades inflamveis, pois, se tivesse, seria o elemento responsvel pela exploso, o que se confirmou.

O material no prato esquerda, com 500g de gros de malte, aps passar por uma peneira resultou em 70g de p ( direita), poeira esta de propriedades inflamveis, obtida em laboratrio para ensaio, para fins de testes de explosividade.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 6/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.

Teste de combustividade do material. Embora no haja contato entre a chama e o material depositado no disco de amianto, o p libera seus volteis que, com um fator inicializante adequado, podem entrar em combusto, ou, em ambientes confinados, resultar em exploses.

As misturas combustveis finamente pulverizadas so, em geral, muito perigosas. Os depsitos de poeiras combustveis sobre vigas e mquinas em torno dos locais de transferncia no transporte so suscetveis de incendiar com chamas. Ao entrarem em ignio, as poeiras combustveis suspensas no ar podem produzir fortes exploses. Por outra parte, se as poeiras so agentes oxidantes e se acumulam sobre superfcies combustveis, o processo de combusto se acelera consideravelmente no caso de incndio. Se um agente oxidante finamente pulverizado misturado com outras poeiras combustveis, a violncia da exploso resultante ser muito mais grave do que se faltasse tal agente oxidante. Para sufocar ou deter os incndios ou deflagraes de poeiras combustveis se empregam materiais inertes, tais como a pedra cal, gases inertes, etc. Embora as exploses de poeiras tenham se contabilizado desde 1795 e os mtodos para control-las tenham sido publicados, ainda hoje elas seguem produzindo graves acidentes. Em menos de uma semana, no ms de dezembro de 1977, produziram-se importantes exploses em armazns de gros, com 54 vtimas fatais. Nos meses seguintes, foram contabilizadas outras exploses, com nmero adicional de mortes. O ensaio acima serve como parmetro para quantificao do material que gerado em uma planta, durante sua movimentao e processamento. As imagens foram feitas durante uma anlise que efetuamos em indstria que sofreu processos de exploso. Assim, pudemos definir as concentraes de poeiras passveis de se formar e, no caso das exploses, quantificar seus efeitos destruidores, como se fosse uma carga explosiva previamente definida para implodir um prdio, uma ponte, etc.

3.1. FATORES QUE INFLUEM SOBRE A EXPLOSO DE P


A possibilidade da exploso de uma nuvem de p est condicionada dimenso de suas partculas e sua concentrao, s impurezas, concentrao de oxignio e potncia da fonte de ignio. Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net fl. 7/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


As exploses de p se produzem frequentemente em srie. Muitas vezes, a deflagrao inicial muito pequena em quantidade; porm, possui suficiente intensidade para colocar o p das cercanias em suspenso ou romper peas de mquinas ou instalaes dentro do edifcio, como os coletores de p, com o que se criam nuvens cada vez maiores, atravs das quais podem se propagar exploses secundrias e tercirias, cada qual mais devastadora do que a anterior. No raro produzir-se uma srie de exploses, as quais se propaguem de um edifcio a outro, desde que haja comunicao por elementos de transporte entre eles, como esteiras, tubulaes, elevadores de canecas, roscas transportadoras, dentre outros. O perigo de uma classe determinada de poeira est relacionado com sua facilidade de ignio e com a gravidade da exploso resultante. Para tal, foi desenvolvido nos EUA um equipamento experimental para testar poeiras explosivas, com sensores diversos que permitem conhecer as caractersticas das poeiras explosivas. A sensibilidade de ignio se d em funo da temperatura de ignio e da energia necessria, enquanto que a gravidade da exploso vem determinada pela presso mxima de exploso e pela mxima velocidade de crescimento da presso. Para facilitar as comparaes dos dados de explosividade derivados dos ensaios mencionados, todos os resultados se relacionam com uma poeira de carvo conhecida como Pittsburg, tomando-se uma amostra com concentrao de 0,5 kg/m3 (kg de p de carvo por m3 de ar), exceto nos ps metlicos. 3.1.1. DIMENSES DA PARTCULA. Quanto menor for a dimenso da partcula de p, torna-se mais fcil para a nuvem entrar em ignio, visto ser maior a superfcie exposta por unidade de peso da matria (superfcie especfica). As dimenses da partcula influem tambm sobre a velocidade de crescimento da presso: para uma dada concentrao de p em peso, um p formado por partculas grossas mostra uma velocidade de aumento de presso mais baixa do que o mesmo p fino. A concentrao mnima necessria para que haja exploso, a temperatura de ignio e a energia necessria para a ignio, por sua vez, diminuem conforme se reduz a dimenso da partcula de p. Numerosos estudos indicam este efeito em grande variedade de poeiras. A dimenso da partcula faz aumentar tambm a capacidade eltrica das nuvens de p, ou seja, o tamanho das cargas eltricas que podem se acumular na partcula da nuvem. Como a capacidade eltrica dos slidos se d em funo de sua superfcie, a possibilidade que se produzam descargas eletrostticas de suficiente intensidade para colocar em ignio a nuvem de p aumenta ao se reduzir a dimenso mdia da partcula. Porm, para que se produzam descargas eletrostticas, so requeridas, dentre outros, considerveis quantidades de p em grandes volumes, com foras dieltricas relativamente altas, e, consequentemente, longos perodos de relaxao. A causa de uma exploso de p tambm pode ser atribuda a outros fatores, a no ser que existam provas definitivas a demonstrar ter sido esta a causa provvel. Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net fl. 8/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


3.1.2. CONCENTRAO. Como acontece com os vapores e os gases inflamveis, existe uma margem especfica de concentrao de p dentro da qual pode ocorrer a exploso. Os valores da concentrao podem se expressar em peso por unidade de volume, embora, ao no se conhecer a dimenso da partcula da amostra, esta expresso seja pouco significativa. Os valores apresentados no ensaio acima foram obtidos na passagem do p atravs de uma peneira com malha de 200 mesh, que corresponde a partculas ou = a 74 microns, tamanho ideal para o fenmeno de exploses. A pureza da amostra, a concentrao de O2, a potncia da fonte de ignio, a turbulncia da nuvem e a uniformidade da disperso influem tambm nos limites inferiores de explosividade da nuvem (LIE). O limite superior de explosividade (LSE) das nuvens de p no foi determinado devido a dificuldades experimentais; tambm se questiona se ele existe para poeiras e, do ponto de vista prtico, sua utilidade duvidosa. As curvas que se obtm ao relacionar graficamente a Pmp. e a Vmp. com a concentrao demonstram que estes valores so mnimos no limite inferior de explosividade e que, depois, aumentam at seu valor mximo, ao dar-se a concentrao tima, em cujo ponto comeam a diminuir lentamente. Igualmente se verifica que a Pmp. e a Vmp. no se do precisamente em igual concentrao. O efeito destrutivo se determina em primeiro lugar pela Vmp. Observa-se que as exploses mais violentas se produzem com uma concentrao ligeiramente superior necessria para que se tenha a reao com todo o oxignio existente na atmosfera. As concentraes menores geram menos calor e criam menores presses de ponta. Com concentraes maiores das que causam exploses violentas, a absoro do calor pela poeira no queimada devido ao excesso presente no ambiente, bem como seu grau de umidade, podem ser as razes para que se produzam presses menores de exploso do que as indicadas nas tabelas em referncia (item 6.5.4). 3.1.3. UMIDADE A umidade contida nas partculas de p faz com que seja necessrio aumentar a temperatura de ignio, devido ao calor absorvido, para a vaporizao da gua contida nelas. A umidade do ar tem pouco efeito sobre a deflagrao. Depois que se produz a ignio, existe, porm, uma relao direta entre o contedo de umidade, a energia mnima necessria para a ignio, a concentrao de exploso mnima, a Pmp. e a Vmp. Por exemplo, a temperatura de ignio do amido de milho pode aumentar at 50 C. com um aumento de umidade de 1,6 a 12,5%. Do ponto de vista prtico, a umidade no pode ser considerada como meio efetivo de preveno contra exploses, pois a maior parte das fontes de ignio proporciona energia suficiente para Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net fl. 9/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


aquecer e evaporar a umidade que pode estar presente no p. Para que a umidade seja um meio de proteo provisrio, ela deve ser extremamente alta (a partcula dever estar encharcada), a fim de que o a energia convencional no seja suficiente para a evaporao, volatilizao e inflamao da mesma. 3.1.4. MATERIAIS INERTES. A presena de um slido inerte no p reduz a combustividade do mesmo, pois absorve calor. Porm, a quantidade necessria para impedir a exploso considerada maior do que as concentraes que podem ser encontradas ou toleradas como corpos estranhos ao processo. A adio de corpos inertes reduz a Vmp. e aumenta a concentrao mnima de p necessria para a exploso. Um exemplo a pulverizao de rocha nas minas de carvo para impedir as exploses dos ps combustveis. Geralmente a pulverizao se faz na entrada das minas com uma concentrao de poeira de rocha de 65% da quantidade total do p. O gs inerte eficaz na preveno das exploses de ps, uma vez que dilui o O2 a uma concentrao muito baixa. Ao selecionar o gs inerte mais adequado, deve-se cuidar para que este no reacione com o p; o caso de certas poeiras metlicas que reacionam com o CO2 ou com o N2. Neste caso, deve se usar o Hlio(He) ou Argnio (A). 3.1.5. CONCENTRAO DE O2, TURBULNCIA E EFEITO DE GASES INFLAMVEIS. As variaes da concentrao do O2 afetam a facilidade de ignio das nuvens de p e suas presses de exploso. Ao diminuir a presso parcial de O2, a energia necessria para exploso aumenta; a temperatura, tambm; e as Pmp., diminuem. O tipo de gs inerte empregado como diluente para reduzir a concentrao do O2 tem um efeito aparentemente relacionado com a capacidade molar. A combusto do p se produz na superfcie das partculas. A velocidade de reao, portanto, depende do ntimo contato do p com o O2. Por este motivo, o fator turbulncia propicia exploses mais violentas do que as ocorridas em atmosferas mais tranquilas. A adio de uma pequena quantidade de gs inflamvel nuvem de p pe em ignio o aerossol resultante, reforando a violncia da exploso, sobretudo a baixas concentraes. As Vmp. resultantes so mais altas do que as previsveis em condies normais. Sem contar o p, a frao restante do total do combustvel suspenso no ar, representada pelo vapor inflamvel, estaria, por si s, abaixo de seu (LIE). Em algumas operaes de secagem que impliquem na evaporao de uma substncia inflamvel extrada da poeira combustvel, se produzem exploses muito mais violentas do que as consideradas apenas pelo vapor inflamvel. Tm acontecido, ainda, exploses em misturas de vapor inflamvel-p combustvel-ar em que a proporo da mistura de ar vapor estava abaixo do (LIE). Ante tal situao, necessrio prever Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net fl. 10/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


medidas de proteo especial, tal como a diluio com gs inerte, utilizao de supressores de exploso, instalao de elementos de ventilao de grandes dimenses e adoo de mtodos cuidadosamente estudados de eliminao da eletricidade esttica (aterramento). 3.1.6. FONTES DE IGNIO DAS NUVENS DE POEIRA As nuvens de poeira podem incendiar-se pela ao de chamas abertas, luzes, produtos defumadores, arcos eltricos, filamentos incandescentes, fascas de frico, condutos de vapor de alta presso e outras superfcies quentes, fascas eletrostticas, aquecimento espontneo, solda e corte oxi-acetilnico e fascas procedentes destas operaes. A maior parte das temperaturas necessrias para pr em ignio as nuvens de p, que est nas tabelas, situa-se entre 300 e 600 C. e a grande maioria das potncias est entre 10 e 40 milijoules. Comparando-se estes dados com as energias de ignio necessrias para inflamar vapores, que so de 0,2 a 10 milijoules, verifica-se que as poeiras necessitam de 20 a 50 vezes mais energia do que os gases. Como a temperatura e a fonte de ignio necessrias para explodir poeiras so muito mais baixas do que as produzidas pela maior parte das fontes de ignio comuns, a eliminao de todas as fontes um principio bsico na preveno de acidentes por exploso. Estas fontes esto identificadas e descritas nas normas NFPA. 3.2. EFEITOS DA VELOCIDADE DE AUMENTO DE PRESSO. A Vmp. pode definir-se como a relao entre o aumento de presso de exploso e o perodo de tempo em que sucede. o fator mais importante para avaliar os riscos de uma poeira e determinar a gravidade da sua deflagrao. Tambm importante como dado para calcular as dimenses dos elementos de ventilao para casos de exploso. Uma Vmp. (velocidade mxima de aumento de presso) demasiadamente alta indica, com frequncia, que a instalao dos elementos de ventilao so ineficientes. Os dados empricos de ge. (gravidade de exploso) tabelados acima so indicadores de grande valor na anlise do projeto. ndices entre 2 e 4 demonstram a necessidade de elementos de ventilao muito grandes, alm de cuidado da resistncia do edifcio e dos equipamentos das mquinas. Um ndice maior do que 4 exclui, na maioria dos casos, a possibilidade de projetar-se um sistema de alvio de exploses e exige o emprego de dispositivos de proteo com o uso de gases inertes e outros sistemas de supresso de exploses.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 11/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


3.2.1. PRESSES INTERNAS. As presses mostradas nas tabelas acima so, em sua grande maioria, maiores do que 3,5 kg/cm2 e, em alguns casos, chegam a 7 kg/cm2. Considerando que uma parede comum projetada para resistir a presses de 0,07 kg/cm2, fica evidente que no seria prtico construir edifcios que pudessem resistir a tais fenmenos. Uma das razes pelas quais o grau de destruio de muitas exploses de p no chega a ser maior reside no fato de que o p no se encontra dispersado uniformemente atravs do volume circundante. Raras vezes se incendeia uma nuvem de p em condies ideais para a formao de presses observadas empiricamente. 3.2.2. EFEITOS DA DURAO DA SOBREPRESSO O tempo durante o qual a sobre presso atua sobre o espao circundante est intimamente relacionado com a presso mxima e com a velocidade mxima de aumento de presso. A rea que fica abaixo da curva de presso-tempo determina o impulso total exercido. O impulso total, e no a fora exercida em um dado momento, que determina a grandeza da destruio. A relao entre a destrutividade e o impulso total demonstra, em parte, porque as exploses de p, que, em geral, tm velocidades de aumento de presso mais baixas do que as exploses de gases, podem ser mais destrutivas. 4. DEFLAGRAO E DETONAO 4.1. DEFLAGRAO o fenmeno de exploso que ocorre com velocidade de chama de 1 a 100 m/s e o que acontece com maior freqncia nas indstrias. 4.2. DETONAO o fenmeno de exploso em que a velocidade da chama igual ou superior velocidade do som, chegando aos 1000 m/s. No caso das exploses em cadeia, a deflagrao inicial evolui para detonao nas fases posteriores.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 12/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


4.3. DESTRUTIVIDADE DAS EXPLOSES DE POEIRAS. Embora a destrutividade das exploses de poeiras dependa fundamentalmente da Vmp., outros fatores intervm, como a presso mxima desenvolvida durante a sobre presso, o grau de confinamento do volume da exploso e a concentrao de oxignio.

Exploses recentes causadas por poeiras de cereais. Neste caso, os danos provocados foram aos pavilhes, aos equipamentos de beneficiamento e aos elementos transportadores, o que evidencia que a exploso iniciou dentro, internamente, ganhando propagao e aumentando seus efeitos at atingir os pavilhes, que foram os ltimos atingidos pela exploso.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 13/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3. 5. GASES TXICOS.
As chamas e os efeitos do aumento de presso numa exploso no so os nicos problemas a enfrentar. Na atmosfera do evento ocorre uma deficincia de oxignio e a formao de gases txicos em virtude da combusto, particularmente o CO. A concentrao de gases pode ser suficientemente alta durante alguns momentos e, assim causar inconscincia, ainda que momentnea, s pessoas presentes e conduzi-las morte por asfixia. Desta feita, o ingresso nestes locais s deve acontecer por pessoas treinadas e com equipamento autnomo de ar mandado.

6. ANLISE DE UM MODELO SIMULADO:


Um dos locais mais suscetveis a eventos desastrosos nas plantas de gros so os tneis subterrneos, com a movimentao e transporte dos cereais sob as moegas de gros. Nestes, esto localizados os transportadores responsveis pelo recolhimento do cereal e seu destino planta. Durante a movimentao e as mudanas de direo, os gros se fragmentam, gerando, pelo atrito entre eles, uma poeira muito fina e muito inflamvel. Este o local onde mais ocorrem acidentes com exploses nas plantas da agroindstria. Isto ocorre porque tais indstrias no esto providas de equipamentos de controle de emisses areas localizadas, e o p gerado com o tempo vai se depositando sobre as estruturas, o piso e as paredes. Quando movimentado e em presena de calor, pode evoluir para exploses. 6.1. Simulao de uma exploso com poeiras de cereais. Este exemplo visa levar ao leigo o conhecimento de situaes que, quando ocorrem, provocam estragos imensos e at a morte de ocupantes. O modelo testado representa um tnel de moega de gros com dimenses usuais. A concluso deste exemplo visa conduzir o leitor aos valores das exploses causadas pelo crescimento das ondas geradas e contidas pelo tnel. Como dimenses, adotaremos um tnel de movimentao com 2 m de altura por 1,5 m de largura por 30 m de comprimento, localizado sob as moegas, a uma profundidade que varia de 6 a 20 m. Para caracterizar bem nosso exemplo e suas conseqncias, adotaremos quatro tipos de poeiras, comuns nestas plantas da agroindstria: arroz, milho, soja e trigo. Os dados informados na tabela N. I, em negrito, foram retirados das tabelas anexas a este trabalho, da NFPA no item 6.5.4. tabela de poeiras explosivas.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 14/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


Dados: Tnel de descarga da moega com: Volume interno do tnel rea interna das paredes do tnel arroz milho soja trigo 2 x 1,5 x 30 m. = 90 m3 = 210 m2

Peso de Mat. = Material necessrio para uma exploso =Conc. x v. = 50,3 x 90 = 4527grs. ou 5,57 kg. de p por exploso. = 25 x 90 = 2250 grs. ou 2,25 kg. de p por exploso. = 35,5 x 90 = 3195grs. ou 3,195 kg. de p por exploso. = 65 x 90 = 5850grs. ou 5,87 kg. de p por exploso.

P.Int. = Presso interna exercida no sistema pela exploso = Pmp. x 10 = Kg/m2 P.par. = Presso exercida nas paredes durante a exploso = Pmp. x S/1000 = Toneladas Fora sobre a superfcie do tnel P.h. = Presso da exploso sobre o homem com S=1m2 = Pmp./1000 = Toneladas Fora exercida sobre um operrio envolvido no evento. 6.2. Tabelas de referncia do fenmeno causado pelos trs gros testados.
Tipo de p Arroz Milho Soja Trigo Tabela I Ie 0,3 6,9 0,7 2,6 Si 0,5 2,3 0,6 1,0 Ge 0,5 3,9 1,1 2,6 Kg/cm2 Pmp 3,3 5,27 6,6 6,43 Kg/cm2 Vmp 49 218,15 56 154,8 C T 510 480 550 500 Joules E 0,10 0,04 0,10 0,06 Gr./m3 Conc. 50,3 25 35,5 65

Kg. kg./m2 Tipo de p P.mat. P.int. Arroz 5,6 33 Milho 2,25 52,7 Soja 3,2 66 Trigo 5,9 64,3 Tabela II Efeito das exploses do exemplo

Ton. P. par 6930 11067 13860 13503

Ton. P.h. 33 74 66 68

ie M F M F

si M F M F

ge. M MF F MF

Tipo da Exploso ie. si (P) Pequena 0,1 0,2 (M) Moderada 0,1 - 1,0 0,2 - 1,0 (F) Forte 1,0 - 10 1,0 - 5,0 (MF) Muito forte 10 5,0 Tabela III, Reatados para anlise comparativa, parmetros de comparao.

ge. 0,5 0,5 - 1,0 1,0 - 2,0 2,0

6.4. Concluses: 6.4.1. Ordem de grandeza dos produtos. Comparando os nossos valores com os ndices da tabela parmetro, temos que: ie (ndice de explosividade) seqncia em ordem crescente: arroz, soja, trigo e milho. si (sensibilidade de ignio) seqncia em ordem crescente: arroz, soja, trigo e milho. ge (grau de explosividade) seqncia em ordem crescente: arroz, soja, trigo e milho.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 15/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


Concluindo que o p de milho o que produz efeitos mais catastrficos no tnel analisado, seguido pelo trigo, pela soja e pelo arroz (menor ndice), os quais tambm provocam resultados danosos. A tabela I apresenta a compilao dos dados conforme as tabelas de propriedades dos cereais, anexas a este trabalho (item 6.5.4); a tabela II retrata nosso exemplo para as situaes adotadas; e a tabela III compara os dados e indica, para cada produto, seu grau de segurana, a ser observado na proteo. 6.4.2. Efeitos nos operrios envolvidos. Antes de tecermos nossos comentrios, anexamos a esta um quadro resumo dos efeitos das exploses nos elementos envolvidos em sinistros: 6.4.3. Efeito de exploses em seres humanos PRESSO ( bar ) 0,35 0,70/0,85 1,05/1,4 2,11/2,95 2,95/4,00 4,0/5,0 PARA PESSOAS 3500 mmca 7000 a 8500 mmCa 10500 a 14000 mmCa 21100 a 29500 mmCa 29500 a 40000 mmCa 40000 a 50000 Limite ruptura tmpano Limite danos nos pulmes Ruptura tmpano 50% casos Limite mortal Morte 50% dos casos Morte 100% dos casos

6.5. Conseqncias. Em nosso exemplo, com presses internas de at 3,3 kg/cm ou 30000 mmCa, teramos a morte de 50% dos envolvido na planta de arroz; nas demais, todos morreriam. 6.5.1. Danos ao patrimnio. EFEITO DE EXPLOSES EM ESTRUTURAS PRESSO ( bar ) <0,07 0,07/0,150 0,15/0,250 0,20/0,30 0,35/0,50 0,50/0,90 0,90/2,00 Efeito em 700 mmCa 500 a 1500 mmCa 1500 a 2500 mmCa 2500 a 3000 mmCa 3000 a 5000 mm 5000 a 9000 mmCa 9000 a 20000 Quebra de vidros Destruio de galpes Remoo de batentes Esmagamento de tanques Ruptura de estruturas de madeira Destruio de prdios Ruptura de estruturas de concreto

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 16/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


6.5.2. Processos e origens de acidentes recentes. PROCESSO Armazenagem Moagem Transport. mecnicos Filtragem Secagem Combusto Mistura Polimento, Revto. Outros Total 6.5.3. Da Simulao. No nosso exemplo prtico, todos os materiais analisados seriam catastrficos para as edificaes, equipamentos e participantes do evento. % 21,3 13,1 11 11 8,6 6,2 5,2 5,2 18,6 100% FONTE Fasca metlica Ptos. incandescentes Desc. eletrosttica Frico Chama aberta Superfcies aquecidas Autocombusto Soldagem, equt. ele. Outros total % 29,6 9,3 9,3 8,9 8,2 6,5 5,8 8,2 14,1 100%

6.5.4. Tabela de algumas poeiras explosivas ensaiadas nos laboratrios da NFPA.


6.5.4.1. POEIRAS AGRCOLAS

Poeira
Acar em p Algodo bruto Alho desidratado Amido de milho Amido de milho malha 325 Amido de trigo Amido de trigo tratado Arroz Cacau 19% gordura Caf Instantneo Caf torrado Canela Casca de amndoa Casca de amendoim Casca de arroz Casca de coco Casca de noz de cacau Casca de semente de pssego Casca noz preta Cebola desidratada

Ie. 9,6 0,1 0,2 9,5 23,2 17,7 35 0,3 0,6 0,1 0,1 5,8 0,3 4 2,7 4,2 13,7 7,1 5,1 0,1

Si. 4 0,1 0,2 2,8 4,3 5,2 10,6 0,5 0,5 0,1 0,2 2,5 0,9 2 1,6 2 3,6 3,1 3 0,1

Ge. 2,4 0,1 1,2 3,4 5,4 3,4 3,3 0,5 1,1 0,1 0,1 2,3 0,3 2 1,7 2,1 3,8 2,3 1,7 0,1

Pmp

7,6 5,1 4 7,4 10 7 8,2 3,3 4,8 4,8 2,7 8,5 7,1 8,2 7,6 8,1 5,4 8,1 7,9 2,5

Vmp 350 28 91 525 665 455 455 49 84 35 10,5 273 98 560 280 2,9 231 329 280 35

T1 370 520 360 400 390 430 380 510 510 410 720 440 450 460 450 470 470 440 450 410

T2 400(3) 350 450 240 350 270 230 210 210 220 220 370 210 220 -

E 0,03 1,9 0,24 0,04 0,03 0,03 0,03 0,1 0,1 0,2 0,03 0,08 0,05 0,05 0,06 0,03 0,05 0,05 -

C 46,7 519 104 46,7 41,5 46,7 31,1 88,2 77,8 290 88,2 62,2 67,4 46,7 57 36,3 41,5 31,1 31,1 135
fl. 17/39

P C21 C11 C12 C17 -

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


Celulose Celulose alfa Ch seco Clara de ovo Dextrina de milho cru Erva de cereais Farinha de alfafa Farinha de ervilha Farinha de pinho branco Farinha de soja Farinha de trigo Farinha semente de algodo Fcula de batata dextrinada Folhas de crisntemo moda Goma arbica Goma de glten de trigo Gro de caf Leite desnatado Linho verde Malte de cevada Milho Musgo de turfa secado ao sol Musgo irlands Palha de trigo Pectina Pele de ctricos Pelugem de celulose P cereal trigo inverno, milho e aveia P de cortia Protena de soja Sacarose Sacarose pura Semente erva azul Semente cereja semente de damasco Smola de espiga de milho Talo tabaco Trigo bruto

2,8 10 0,1 0,1 12,1 0,1 0,1(4) 4 9,9 0,7 4,1 1,1 20,9 0,4 1,1 0,1 1,4 0,2 5,5 6,9 2 0,1 5 10,3 0,6 8,7 9,2 -10 4 9,6 3,3 0,1 4,4 1,9 5,5 0,1 2,6

1 2,7 0,1 0,1 3,1 0,1 0,1(4) 1,8 3,1 0,6 1,5 0,9 5,1 0,6 0,7 1 0,1 1,6 0,7 2,6 2,3 2 0,1 1,6 2,2 0,7 2,3 2,8 3,6 1,2 4 1,1 0,1 2 1,6 2,5 0,1 1

2,8 4 =0,1 0,2 3,9 0,1 1,2 2,2 3,2 1,1 2,7 1,2 4,1 0,6 1,6 0,1 0,9 0,3 2,1 3 1 0,1 3,1 4,7 0,9 3,8 3,3 3,3 3,3 2,4 3 0,1 2,2 1,2 2,2 0,1 2,6

9,1 8,2 3,4 4,1 8,7 4,6 4,6 4,8 7,9 6,6 6,8 7,3 8,4 6,7 5,9 2,3 6,7 7,6 6,7 7,9 7,3 2,5 8,2 9,2 3,6 7,8 9,2 6,7 6,9 7,6 5,3 3,6 7,9 7,6 8,9 3,7 5

315 560 28 35 385 28 77 133 385 56 196 154 560 105 105 10,5 161 105 308 420 154 28 420 560 84 490 490 525 455 350 175 28 308 280 259 28 154

480 410 580 610 410 620 530 560 470 550 440 540 440 460 500 520 650 490 430 400 400 460 480 470 410 500 460 430 460 540 370 420 490 430 440 450 420 500

270 300 340 390 230 260 260 340 440 210 260 280 200 230 250 250 240 230 220 200 330 260 230 210 400(3) 470(3) 180 220 230 240 230 220

0,08 0,04 (2) 0,7 0,04 0,8 0,3 0,04 0,04 0,1 0,06 0,08 0,03 0,08 0,1 0,08 0,3 0,05 0,08 0,04 0,04 0,05 0,05 0,04 0,1 0,04 0,03 0,04 0,06 0,03 0,1 0,3 0,08 0,08 0,05 (2) 0,06

57,4 46,7 145 41,5 208 109 51,9 36,3 62,2 51,9 57,4 46,7 104 62,2 51,9 156 51,9 81 57 57 46,7 57 77,8 62,2 57 57 36,3 51,9 46,7 46,7 301 31,1 36,3 46,7 67,4

C13 C15 C15 C17 N15 C13 C15 -

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 18/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


6.5.4.2. POEIRAS CARBONFERAS

Poeira
Alcatro Alcatro carvo betuminoso Asfalto de petrleo Carvo antracita Carvo betuminoso Carvo de Pittsburgh (mina experimental) Carvo vegetal lignito ativado Carvo de mistura de madeiras Carvo ativado de lodos cidos de petrleo Coque de petrleo Eletrodo de carbono Clisolita de Utah Grafite Lignito da Califrnia Negro de fumo

Ie. 4 10 6,2 0,1 4,1 1 0,1(4) 1,3 0,1(4) 0,1(4) 0,1(4) 1,1 0,1(4) 10 0,1(4)

Si. 2,8 4 2,8 0,1 2,2 1 0,1(4) 1,4 0,1(4) 0,1(4) 0,1(4) 6,9 0,1 5 0,1

Ge. 1,4 2,8 2,2 1,8 1 0,9 2,2 1,5 3,8 -

Pmp

5,8 6,2 6 7,1 6,3 2,9 5,8 5,5 6,6 -

Vmp 266 420 350 280 161 7 91 14 315 560 -

T1 630 710 510 730 610 610 670 530 760 670 580 (5) 450 730

T2 550 180 170 370 180 490 710 500 580 200 -

E 0,03 0,02 0,04 0,1 0,03 0,06 0,02 0,03 0,03 -

C 46,7 36,3 36,3 67,4 51,9 57 2074 145 1037 20,7 31,1 -

P -

(1) Os valores desta coluna indicam a porcentagem de oxignio, enquanto que o prefixo lateral indica o gs diluente. Ex.: C13 = diluio de at 13% de O2 com CO2. Os prefixos so: C= CO2, N= N2, A= Argnio, H= Hlio. (2) No se produz ignio a 8,3 J. (3) A ignio sobrevm com chama. (4) Designao de riscos por incndio.

7. MTODOS DE PROTEO CONTRA EXPLOSES DE POEIRAS.


7.1. MEDIDAS DE SEGURANA. Industrialmente, precaues devem ser tomadas na presena de fontes de ignio. Em alguns casos, as mesmas esto presentes por fazerem parte do processo, como o caso dos secadores de cereal que usam o fogo direto na secagem. A proteo no poder ser obtida aps o incio de uma exploso ou incndio. Portanto, conclui-se que no pode ser feita uma generalizao de mtodos de proteo em relao ao risco de exploso, porque tais mtodos dependero das propriedades da poeira, tipo de projeto, planta industrial, equipamentos existentes, risco de instalaes vizinhas e valor do equipamento em risco. Por estes motivos, os mtodos so agrupados em seis categorias, mas os mesmos no so todos alternativos: alguns, se usados em conjunto, podem conferir mais segurana indstria foco.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 19/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


7.1.1. CONFINAMENTO. Quando se produz uma exploso de p, se formam produtos gasosos e se libera calor, que faz aumentar a temperatura do ar contido no recinto. Como os gases expandem-se ao aquecerem, exercem presses destrutivas no espao circundante, a no ser que se proporcionem reas de alvio suficientes para evacuar os gases quentes antes que atinjam nveis de presso perigosos. Desta forma, um sistema de alvio adequado deve ser previsto, para aliviar os gases formados no incio, evitando danos maiores. Em algumas situaes, estas medidas no so prticas, sendo aconselhado processar estas operaes em ambientes abertos, atmosferas inertes ou supressores automticos. Os supressores consistem em um sistema formado por detectores de presso ou de chamas e um agente extintor, que deve atuar rapidamente na fase incipiente de exploso. 7.1.2. INERTIZAO. Uma das medidas adotadas para reduzir os efeitos das exploses a inertizao, isto , reduo da quantidade de oxignio no espao. Os ensaios levantados indicam que a reduo do O2 na atmosfera de trabalho e uma mistura de poeira inerte ou a umidificao no p combustvel reduzem a Pmp. e a Vmp., como pode ser visto nas curvas abaixo. Elas mostram poeiras de amido de milho concentrado a 0,5 kg/m3 de ar. Em relao presso de exploso, uma ligeira reduo na concentrao de O2, a adio de uma pequena quantidade de p inerte ou a umidade reduzem os efeitos.

7.1.3. MINIMIZAO DA FORMAO DE NUVENS. Deve ser dada ateno eliminao completa das poeiras dos edifcios que compe a planta industrial, pois as exploses secundrias nos prdios vizinhos so potencialmente mais destruidoras. A acumulao de poeira pode ser prevenida combinando-se um bom projeto de limpeza. Quando h formao de depsitos de poeira, a limpeza deve ser feita tanto mais cedo quanto possvel. Quando ps se acumulam com exceo das unidades previstas para o seu armazenamento, tais como silos , os depsitos destes ps devem ser removidos regularmente. Esta exigncia se aplica tambm para unidades de despoeiramento como: filtros, ciclones, precipitadores, cmaras inerciais, etc., que recebem e acumulam as poeiras coletadas. Estas devem ser retiradas nos intervalos definidos para no causarem entupimento e consequente vazamento das poeiras para o ambiente.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 20/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


7.1.4. SUPERDIMENSIONAMENTO Face ao alto custo inicial e s peridicas manutenes exigidas por um superdimensionamento estrutural e dos equipamentos, esse mtodo somente recomendvel em situaes onde outros mtodos alternativos no so interessantes, pela localizao particular de certas unidades.

7.1.5. ESTANQUEIDADE. Uma exploso de p pode gerar presses na ordem de at 7 kg/cm2 em recintos fechados, como em linhas de transporte pneumtico, redlers, silos, roscas transportadoras, etc. Portanto, para evitar danos maiores, estes elementos devem prover vlvulas de alvio contra aumento de presses. Um recinto fabril raramente resistiria a tal presso; as mximas de edificaes so da ordem de 0,07 kg/cm2, portanto, devem ter telhados, aberturas, portas e outros itens de resistncia inferior aos da construo, sob pena de haver perdas totais em tais eventos. 7.1.6. ATMOSFERAS INERTES As exploses de poeiras podem ser prevenidas com o emprego de gases ou poeiras inertes, os quais reduzem a concentrao de oxignio no interior do prdio, de maneira que no haja propagao de chama atravs da nuvem de p.

8. EQUIPAMENTOS DE CONTROLE.
8.1. SUPRESSO AUTOMTICA Existem no mercado empresas especializadas em sistemas de controle de riscos por poeiras explosivas. Estes sistemas possuem um sensor de chama em um ponto localizado em regies de risco, que, quando identifica uma chama ou fasca, aciona um dispositivo que libera substncias adequadas ou gua na linha ou equipamento, interferindo na propagao do foco. O mecanismo de disperso do agente supressor deve funcionar a alta velocidade, para chegar a milsimos de segundos ao recinto. A atuao do equipamento deve ser inicializada pelo prprio sensor, para evitar defasamento. O agente supressor deve ser disperso em forma de neblina ou p muito fino, com grande rapidez, aproveitando a prpria fora da exploso inicial. Dois tipos so conhecidos: 8.1.1. FRGEIS. So constitudos por depsitos de fina parede, nos quais se introduz uma carga explosiva, que detonada por um sensor. Como o recipiente no pressurizado, a carga explosiva rompe as paredes do depsito, liberando substncias adequadas interrupo do processo.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 21/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


8.1.2. PRESSURIZADOS. Extintores de grande velocidade de descarga contm agente supressor sob presso de nitrognio. A abertura por carga explosiva e mais lenta do que o agente frgil, porm, adequada para presses mdias ou lentas. O agente supressor deve apresentar as seguintes caractersticas: lquido compatvel com o processo de combusto, ps especficos ou agentes halogenados. Esta substncia dever estar dentro de um recipiente selado, colocado na parte superior do pavilho, e deve descarregar rapidamente seu contedo atravs de detonador acionado eletricamente em presena de fogo.

8.2. ALGUMAS VANTAGENS DESTE PROCESSO: A exploso pode ser evitada. A atmosfera inerte pode ser empregada para controle e extino de incndios os quais podem se desenvolver na poeira. Pode ser usado onde o mtodo de ventilao ineficiente.

8.3. ALGUMAS DESVANTAGENS: Rgido controle para a manuteno da composio do gs e dos sensores e custo mais elevado do que para a implantao do sistema de ventilao local exaustora.

9. VENTILAO
INTRODUO. A ventilao de operaes, processos e equipamentos dos quais emanam contaminantes tem se tornado, mais modernamente, uma importante ferramenta no campo de controle da poluio do ar e da segurana patrimonial. O controle adequado da poluio do ar tem incio com uma adequada ventilao das operaes e dos processos poluidores da atmosfera, que tambm concorrem com os riscos de explosividade, no caso das poeiras. Segue-se a escolha adequada de um equipamento para a coleta dos poluentes captados pelo sistema de ventilao. A ventilao tem sido utilizada tradicionalmente no campo da higiene do trabalho, no s para evitar a disperso de contaminantes no ambiente industrial, como tambm para promover a diluio das concentraes de poluentes e para a manuteno e promoo do conforto trmico. Em qualquer dos campos de utilizao, a importncia da ventilao industrial de grande amplitude, e seus conceitos bsicos devem ser bem conhecidos e sedimentados para possibilitar sua adequada utilizao.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 22/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


9.1. VGL, VENTILAO GERAL DILUIDORA. A ventilao geral diluidora o mtodo de insuflar ou exaurir ar em um ambiente ocupacional, a fim de promover uma reduo na concentrao de poluentes nocivos. Essa reduo ocorre uma vez que, ao introduzirmos ar limpo, e no poludo, em um ambiente contendo certa massa de um determinado poluente, faremos com que essa massa seja dispersa ou diluda em um volume maior de ar, reduzindo, portanto, a concentrao desses poluentes. A primeira observao a ser feita a de que esse mtodo de ventilao no impede a emisso dos poluentes para o ambiente de trabalho, mas simplesmente os dilui a valores adequados. Existem empresas que, na busca de uma soluo de menor custo, executam sistemas de injeo de ar nos locais poeirentos. Porm, esta medida no efetiva no aspecto segurana, uma vez que locais de difcil acesso no so ventiladas e ali poder ocorrer um evento danoso. Ainda, por serem sistemas a baixas velocidades, em funo de reas grandes para a passagem do ar, acabam no arrastando as poeiras que sedimentam em locais diversos e que, se acionadas, podem evoluir para as indesejveis exploses.

9.2. VLE, VENTILAO LOCAL EXAUSTORA. As medidas de ventilao local exautora nos processos de gerao de p, alm de usarem menores vazes, evitam que o p se disperse no ambiente, formando depsitos indesejveis sobre estruturas, tubulaes e muitos outros locais de difcil acesso, porm, com enorme potencial de incndio e exploses. Desta forma, medidas devem ser observadas no sentido de se adequar um eficiente sistema exaustor para os locais onde haja formao de p. Estas medidas, quando tomadas na fase projeto, so as que melhor satisfazem, alm de minimizar o custo de implantao, pois evitam arranjos improvisados e pouco eficientes. Entretanto, em uma planta existente, um bom projetista poder, com bom senso, conciliar sistemas seguros.

9.3. CUIDADOS NO PROJETO importante a observao de medidas de orientao na anlise das situaes para a implementao das medidas de proteo coletivas nas instalaes com poeiras explosivas. 9.3.1. ESTADO FSICO DO POLUENTE Para a coleta de gases e vapores, os equipamentos de controle mais usualmente utilizados so as torres de absoro, os leitos de adsoro, os condensadores e os incineradores. A coleta de material particulado, slido ou lquido, , em geral, feita com coletores inerciais, coletores centrfugos, filtros de mangas e lavadores.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 23/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


9.3.1.1. GRAU DE LIMPEZA DESEJADO A eficincia de coleta a ser atendida pelo elemento de separao do ar carreador definido pelos rgos controladores dos estados e da unio, e devem ser observados quando da definio do equipamento pois, se as emisses areas estiverem acima do limites, podero ocorrer interdies em face do aumento das emisses interferindo na qualidade do ar. A eficincia dos equipamentos de controle depende de vrias propriedades do poluente e do gs carreador. A escolha deve ser feita em funo do que requerido em termos de eficincia final do sistema abaixo elencados. 9.3.1.2. COMPOSIO QUMICA S merece considerao quando afeta as propriedades fsicas e qumicas do gs carreador. As propriedades qumicas so importantes quando h a possibilidade de ocorrerem reaes qumicas entre o gs carreador, o contaminante e o coletor. 9.3.1.3. TEMPERATURA As principais influncias da temperatura so sobre o volume do gs carreador e sobre os materiais de construo do coletor. O volume tem consequncias sobre o tamanho do coletor que, dessa forma, provocar alteraes no custo do equipamento. A temperatura tambm afetar a viscosidade e a umidade da poeira. 9.3.1.4. VISCOSIDADE As principais influncias da viscosidade se relacionam com o aumento da potncia requerida para ignio e com a alterao que provocar na eficincia em coletar o material particulado, empastando o equipamento e tornando difcil sua manuteno. 9.3.1.5. UMIDADE A alta umidade contribui para o empastamento das partculas sobre o coletor, principalmente nos coletores inerciais, centrfugos e filtros, provocando seu entupimento. Pode, ainda, agravar os problemas de corroso, alm de ter grande influncia sobre a resistividade eltrica das partculas e, portanto, em sua precipitao eletrosttica. Em adsorso, pode agir como fator limitante da capacidade do leito, se este absorver vapor de gua. 9.3.1.6. COMBUSTIVIDADE Quando um gs carreador inflamvel ou explosivo, algumas precaues especiais devem ser tomadas. A principal assegurar que se esteja acima do limite superior de explosividade ou abaixo do limite inferior de explosividade da mistura. Nesses casos, lavadores so preferidos para a captura e separao dos poluentes, e precipitadores eletrostticos raramente so usados.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 24/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


Importante, tambm, existir a possibilidade de se eliminar os poluentes por incinerao, sendo, portanto, mais um fator a considerar a fim de serem evitados os riscos de exploso. 9.3.1.7. REATIVIDADE QUMICA A reatividade qumica importante em alguns casos, como, por exemplo, quando se filtra um gs contendo compostos de flor com filtros de l de vidro, o que danifica os mesmos. Em geral, deve se evitar que haja reao entre o gs e o coletor, de forma a no danific-lo. A reatividade qumica se constitui em um fator que pode ser utilizado na coleta do contaminante, por exemplo, na absoro qumica. Contudo, pode criar problemas quando o contaminante reage com o material de construo do coletor, danificando o mesmo. 9.3.1.8. CARGA A carga eltrica, ou a concentrao do poluente no gs carreador, afetam diferentemente os diversos tipos de coletor. Assim que a eficincia de coleta de ciclones aumenta com a carga, mas cresce tambm a possibilidade de entupimento daqueles. Alguns equipamentos exigem at mesmo a presena de pr-separadores, para evitar a sobrecarga na operao. 9.3.1.9. HIGROSCOPICIDADE importante por influir na possibilidade de entupimento (principalmente em coletores inerciais, centrfugos e filtros) por formao de pasta devido absoro de umidade pelas partculas.

9.4. CAPTADORES Um bom captador aquele que consegue aspirar o mximo de substncias com a menor vazo de ar. Isto depende do porte do equipamento, da potncia absorvida e do tamanho dos dutos de transporte, sendo, entretanto, indispensvel que capture o mximo de substncias indesejveis. Deve tambm ser projetado para no prejudicar a operao, manuteno e visibilidade do operador, observando-se, porm, que as concentraes fiquem fora dos limites de explosividade. Os captores podem ser: 9.4.1. Enclausurantes: este tipo possui todos os lados fechados, inclusive o teto, tendo apenas a sada dos poluentes por duto. O ambiente vedado por uma cabine ampla. 9.4.2. Cabinas fechadas: semelhantes aos enclausurantes, porm, nestas o operrio trabalha confinado dentro da cabina. o caso de cabines de jatos de areia e granalha de ao, onde o trabalhador fica confinado dentro delas. 9.4.3. Captores locais: situados em locais onde as emisses sejam fortes. Podem ser envolventes (rebolos) ou externos, onde a captao por frestas. Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net fl. 25/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


A vazo do ar exaurida pelo captor deve ser capaz de arrastar todos os poluentes gerados pela fonte, mas no to elevada a ponto de arrastar a matria prima do processo. 9.5. REDE DE DUTOS: A tubulao condutora de ar, dos pontos ao sistema de separao, deve ser bem dimensionada, para que no haja depsitos de material ao longo da mesma, nem formao de eletricidade esttica. Deve ser provida de janelas de segurana e portas de inspeo. As velocidades de controle devem ser bem definidas para no se usar potncia em demasia, mas tambm no poder ser to baixas que impliquem na ocupao de grandes reas. Devem ser resistentes aos esforos mecnicos das presses envolvidas, s dilataes, ao aterramento, etc.

9.6. EQUIPAMENTOS DE SEPARAO : No item 9.3.1. (estado fsico do poluente), chamamos a ateno para os elementos do projeto relativos ao comportamento de materiais que so capturados em um sistema de ventilao local exaustora. As mesmas recomendaes so vlidas para o projeto dos separadores ou coletores dos poluentes: deve ser compatvel e seguro quanto ao produto em questo, estar localizado fora do ambiente fabril e ser seguro contra exploses e incndios. Os poluentes exauridos do ambiente de trabalho necessitam, algumas vezes, ser coletados, para evitar sua emisso na atmosfera, criando problemas como a poluio area. A coleta do poluente pode ser feita por uma srie de equipamentos projetados especificamente para este fim. A escolha do equipamento de controle que melhor atenda ao processo depender das propriedades do poluente (ver item 9.3.1), e tradicionalmente definido pelo bom senso do projetista, que verificar se tal equipamento se adequa no s a realidade econmico-financeira da empresa, mas tambm se compatvel com o momento em que o pas vive, sem esquecer das emisses, que so controladas por rgos ambientais. 9.6.1. Via seca.: Os equipamentos via seca visam capturar o resduo em sua forma original para posterior aproveitamento. Na indstria de raes e transformao de gros, h interesse em captur-los na forma seca, devido ao custo da matria prima envolvida, com equipamentos mais simples como as cmaras inerciais, os ciclones separadores, etc. Em casos mais sofisticados, onde o benefcio justifique, pode se usar equipamentos mais nobres, como os precipitadores eletrostticos, os filtros de mangas com limpeza a jato pulsante, etc. A literatura tcnica, bem como os fabricantes destes equipamentos, tm recomendaes e experincia para defini-los quanto eficincia de coleta, suas caractersticas fsico-qumicas e outros itens de interesse da planta.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 26/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


9.6.2. Via mista: Materiais de fina granulometria e de baixa densidade apresentam dificuldade de separao nos equipamentos tradicionais, deixando passar atmosfera externa grandes quantidades de particulados finos, causando indesejveis emisses. Nestes casos, nossa recomendao abater o mximo via seca, que ser recuperado para o processo. O resduo final tratado via mida para atender aos padres de emisso dos rgos ambientais. 9.6.3. Via mida: Materiais finamente pulverizados ou gasosos, que no apresentem interesse comercial de aproveitamento, devem ser, sempre que possvel, em funo de suas caractersticas fsicoqumicas, tratados com lavagem. Para tal, a literatura clssica possui uma vasta gama destes equipamentos, que so os de menor custo inicial e operacional.

10. OBSERVNCIA DAS EMISSES EXTERNAS.


A preocupao final atender aos padres fixados pelas autoridades competentes, descartando, no mnimo, o valor teto atmosfera externa ao processo, e se evitando, deste modo, as demandas judiciais que hoje inundam os tribunais. Estas simplesmente deixaro de existir porque no haver fundamento legal para embasar o pedido. Conforme legislao federal, estadual e municipal e orientaes do Ministrio do Trabalho, os ambientes internos tm que ser salubres, e os externos, preservados contra emisses indesejveis. No ambiente interno, onde esto os trabalhadores expostos, devem ser observadas as Normas Regulamentadoras, especificamente a NR 15, que define os limites mximos aos quais podem estar expostos os trabalhadores do posto de trabalho.

10.1. Destinao dos resduos. Este item de vital importncia e deve ser analisado levando-se em considerao o risco/benefcio (uma exploso ou incndio, em troca do aproveitamento de um pouco de material), pois o reaproveitamento implicar em sistemas secos, equipamentos estes mais suscetveis de riscos de incndio e exploso, os quais, portanto, devero prever sistemas de extino de incndios e sensores de exploso. Por outro lado, algumas plantas vendem estes resduos para os agricultores vizinhos, que fazem compostagem orgnica, reduzindo a quantidade de insumos necessrios para o desenvolvimento de suas lavouras. Outra destinao que est se desenvolvendo em plantas as quais disponham de tratamento de efluentes lquidos consiste em usar este material orgnico, rico em seus biodigestores, para a

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 27/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


gerao de gs combustvel, limpo e impoluvel, que queimado nas caldeiras de gerao de vapor. Atualmente, o melhor aproveitamento para os resduos slidos gerados nas unidades de armazenamento e processamento de gros a utilizao da biomassa como fonte energtica. Isto, alm de reduzir os resduos, os transforma em fonte alternativa de energia e ainda gera recursos advindos de programas de reduo do efeito estufa.

11. PROCESSO DA MANUTENO DOS EQUIPAMENTOS.


Os trabalhos de manuteno devero sempre obedecer ao sistema preventivo. Nas paradas que so efetuados os trabalhos de trocas de componentes sujeitos a desgaste ou de vida til definida. Nestes trabalhos, sempre providencial o uso de equipes, onde os locais devem, antes, ser evacuados de seus resduos. Deve se ventilar os locais atravs de equipamentos portteis e molhar bem o local onde se fizer necessrio efetuar trabalhos com abraso ou soldas diversas. Lembrar sempre que os maiores acidentes em plantas de cereais ocorreram nos perodos de trabalhos de manuteno, e tambm que as poeiras molhadas no so passveis de incndio e exploso.

12. ESPAOS CONFINADOS NR 33.


12.1. Definies. Neste item, focaremos nossa ateno a alguns locais das agroindstrias e dos portos de movimentao de gros diversos, onde existem locais subterrneos para movimentao dos gros. Nestes locais, h elementos transportadores, transferncias de gros, elevadores de canecas e descarga de moegas. So locais para um grande nmero de instalaes desse gnero, projetadas para ocupao humana. Estes locais necessitam ser acessados muitas vezes ao dia, para verificao de fluxo do material, abertura ou fechamento manual das comportas de descarga dos silos, verificaes constantes, para rotinas muito breves, que, s vezes, levam apenas alguns minutos, etc. Desta feita, analisando a NR 33 e a NBR 14787, que definem o Espao Confinado como qualquer rea ou ambiente no projetado para ocupao humana contnua, que possua meios limitados de entrada e sada, cuja ventilao existente insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net fl. 28/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


deficincia ou enriquecimento de oxignio. Nesta imagem, v-se um tnel de movimentao de gros em uma agroindstria, com uma esteira transportadora a granel, recebendo o material de bicas de descarga. Observe-se a gaveta de abertura da moega: este elemento pode ser de acionamento manual ou pneumtico, com controle remoto ou com comando manual. Esta gaveta movimentada pelo operador que acessa o tnel, em um tempo mximo de cinco minutos. Seria uma incoerncia considerar este local como um Espao Confinado, pois ele tem espao amplo de movimentao, iluminao, sistemas de exausto de particulados e sistema de ventilao geral. Portanto, o ingresso do operrio no deve ser considerado como em um Espao Confinado, para o qual necessrio, alm da permisso de entrada, todo um conjunto de equipamentos de salvamento e proteo dos trabalhadores. Temos, ainda, na definio dos EC, os meios de acesso, que so amplos e formados por escadas de acesso tambm amplas. A ventilao existente deve ser adequada, em trocas por hora, conforme normas vigentes e seguras, para que a renovao atenda s necessidades humanas e, ainda, elimine gases txicos formados por decomposio bacteriana. O elemento combustvel (o p gerado na movimentao dos gros de cereal), na forma de poeiras finamente pulverizadas, que normalmente evolui nas descargas do silo e nas transferncias, se no capturado, passa para o ambiente, enriquecendo a mistura em suspenso, e, nesse caso, o risco eminente. Porm, se houver um sistema de controle adequado, conforme item 9.2. VLE (ventilao local exaustora) deste trabalho, onde os particulados gerados sejam continuamente retirados do local e conduzidos a filtros externos ao processo, o ambiente no possuir o combustvel e o risco de incndio e exploso estar descartado. 12.2. reas Classificadas. 12.2.1. Definio. rea classificada uma rea (espao tridimensional) na qual uma atmosfera potencialmente explosiva estar presente ou na qual provvel sua ocorrncia, a ponto de exigir precaues especiais para a construo instalao e utilizao de equipamentos eltricos. No caso deste item, os riscos presentes, quando bem equacionados e eliminados, por sistemas adequados de controle ambiental, estaremos eliminando os riscos presentes e quando isto ocorrer de forma segura e continua, estaremos eliminando os mesmos e conseqente,mente mudando a gradao do risco presente, podendo usar equipamentos adequados a classe.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 29/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


No item 16.4, apresentamos alguns aspectos desta rea ainda pouco conhecida dos projetistas e de grande responsabilidade na segurana patrimonial. 12.3. Identificao dos riscos. o processo pelo qual os riscos aos quais os trabalhadores possam estar expostos num espao confinado ou rea classificada, so identificados e avaliados. Avaliao de um espao confinado inclui o levantamento quantitativo das concentraes das substncias prejudiciais ao homem, concentrao do percentual de oxignio, bem como a especificao dos testes que devem ser realizados e os critrios que devem ser utilizados. Dois elementos comuns nestes espaos merecem ateno especial, em funo de seu risco invisvel, aos quais nos deteremos adiante, que so os SH 2. (sulfeto de hidrognio)e o Co (monxido de carbono), Ambas fatalmente perigosos e letais. 12.3.1. Gradao dos riscos. 12.3.1.1. Nvel 1 IPVS (atmosfera iminentemente perigosa a sade ou a vida o espao confinado ou area classificada que possui uma condio IPVS, isso inclui, mas no est limitado a: deficincia de oxignio, atmosfera inflamvel ou explosiva e/ou concentrao de substncias txicas ou mortais para o trabalhador. Sendo exigido emisso de PT especfica para a entrada de pessoas e execuo de trabalhos no seu interior. 12.3.1.2. Nivel 2 no IPVS o espao confinado que em funo da natureza dos trabalhos, configurao e atmosfera interna tem potencialidade para provocar leso ou qualquer tipo de enfermidade no trabalhador se no forem adotadas medidas de controle adequadas. No apresenta qualquer condio IPVS. Sendo exigido emisso de PT especfica par a liberao de entrada de pessoas e execuo de trabalhos em seu interior. 12.3.1.3. Nivel 3 eliminados todos rsicos um espao confinado em que o perigo potencial no requer nenhuma alterao especfica no procedimento normal de trabalho. A entrada de pessoas e execuo de trabalhos em seu interior pode ser liberada atravs de emisso de PT, no requer medidas especficas com relao a restrio do nmero de pessoas no seu interior, nem tampouco obriga os trabalhadores realizao de exame mdico antes da entrada. 12.4. Sulfeto de hidrognio. Outro problema comum nas plantas com EC ou de acesso restrito a formao do sulfeto de hidrognio, uma das atmosferas txicas mais perigosas aos trabalhadores, geradas nos processos ou provenientes de degradao bacteriana oriunda de animais mortos em decomposio, que fazem surgir os sulfetos de hidrognio. comum nas plantas em face da abundncia de alimentos, dos quais se servem, e acabam as infestando, sendo necessria sua eliminao em face dos diversos problemas que podem gerar para a unidade. Em curtumes, nas ETE, os tanques de homogeneizao se tornam espaos confinados, uma vez que geram estes gases, os quais so mais pesados do que o ar, e, assim, ficam no fundo dos tanques. Caso, inadvertidamente, se adentre nestes espaos, em face da elevada Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net fl. 30/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


concentrao e de no haver odor caracterstico de ovo podre, como ocorre em baixas concentraes, a parada respiratria imediata, caso em que os socorristas somente podero acessar o local com respirador artificial, seno, haver outras mortes. Na agroindstria, temos duas circunstncias atenuadoras. A primeira a VGD, ou seja, a renovao de ar constante, nos locais abaixo do nvel de movimentao, onde so comuns os ps de elevadores de canecas. Caso haja, ali, a formao do gs, este no ser renovado, devido sua densidade ser maior do que o ar. Neste local, quando em trabalhos de manuteno, a atmosfera dever ser monitorada antes do acesso. Em nossos sistemas, dotamos os elevadores de canecas, cuja exausto feita no corpo e cria uma presso negativa. Previmos uma entrada de ar no fundo deste elevador, retirando continuamente quaisquer gases ali formados, na medida em que so gerados. 12.5. Caractersticas do sulfeto de hidrognio. Abaixo, informamos as caractersticas deste gs, que o resultado da decomposio bacteriana e que se faz presente em ambientes. Por ser mais pesado do que o ar e, em algumas concentraes, inodoro, costuma ser fatal quando inalado sem precauo. 12.5.1. Exposio contnua a baixas concentraes Concentraes de (50 - 100 ppm) geralmente causam irritao das membranas mucosa e conjuntiva dos olhos e fadiga; tem odor de ovo podre. 12.5.2. Concentraes medianas. Nas concentraes entre (200 - 300 ppm) podem causar dificuldades respiratrias, levando ao desmaio ou coma; tem odor adocicado agradvel. 12.5.3. Concentraes perigosas. Nas concentraes entre (500 a 700 ppm) causam inconscincia e, caso perdure por mais de 30, pode levar a bito; no detectado pelo olfato, pois inodoro. 12.5.4. Concentraes Fatais. Concentraes acima de (700 ppm) causam morte sbita em face de parada respiratria; no detectado pelo olfato, pois inodoro. Observamos que este gs apenas um dos mais perigosamente fatais. Porm, muitos outros podem intervir na ocupao dos EC. Sugerimos a leitura de nosso trabalho, publicado no site da ANEST (Associao Nacional dos Engenheiros de Segurana do Trabalho) e intitulado MEIO
AMBIENTE DO TRABALHO, CONCEITUAO E PREVENO DE RISCOS.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 31/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


12.6. Monxido de carbono. To critico como o sulfeto de hidrognio nos espaos confinados ou de acesso restrito, temos o monxido de carbono, que sendo inodoro no percebido no acesso e que tambm pode ser rapidamente fatal, e ao qual dedicamos este espao para a conscientizao do leitor. Este produto quando em local fechado, sem ventilao, no qual o oxignio exaurido, um produto perigoso e em altas concentraes, fatal, nos espaos confinados como o sulfeto de hidrognio pode ser formado pelo processo de respirao de animais presentes o aps incndios e devem ser bem caracterizados em face de suas conseqncias para o ser humano. 12.6.1. Exposio contnua a baixas concentraes 12.6.1.1. Limite de tolerncia (LT) = 39 ppm 12.6.1.2. Exposio a baixas concentraes. Concentraes de (>200 ppm) geralmente causam dor de cabea e mal estar. 12.6.1.3. Exposio a concentraes medianas. Concentraes de (1000 a 2000 ppm) geralmente causam palpitao, taquicardia. 12.6.1.4. Exposio a concentraes perigosas. Concentraes entre ( 2000 a 2500 ppm) :geralmente causam inconscincia 12.6.1.5. Exposio a concentraes fatais.. Concentraes acima de (4000 ppm) :geralmente levam a morte 12.7. Ventilao dos EC. Nos Espaos Confinados, durante o trabalho em seu interior, a ventilao de vital importncia e deve ser introduzida no escopo das permisses de acesso. Nos locais acima descritos, a ventilao deve ser contnua para evitar a formao de gases perigosos e para o conforto metablico, mantendo os padres normais de qualidade do ar. O sistema de ventilao imprescindvel, como agente de diluio e renovao do ar ou de exausto localizada, capturando as poeiras na sua gerao. Como estes locais so de grandes dimenses e de construo reforada, que pode suportar altas presses, em caso de acidentes com fogo, a destruio torna-se crtica. O dimensionamento destas medidas deve ser objeto de estudo pormenorizado em funo dos elementos presentes ou gerados nos procedimentos. Para tal, devem ser consultadas as normas da ACGIH, ASRAE e outras normas em vigor. No item 9 deste trabalho, descrevemos de maneira bastante ampla os processos de aveltilao em ambientes sujeitos a poeiras explosivas.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 32/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


12.7.1. VGE Ventilao geral exaustora. O tnel serve como conduto de ar, com o exaustor de um lado e a entrada do ar do lado oposto. Desta forma, em funo da capacidade de ar exaurido pelo exaustor, criada uma renovao constante do ar interior dos tneis, onde so eliminados os componentes de risco respiratrio presena humana. No item 9 deste trabalho, descrevemos de maneira bastante ampla os processos de aveltilao em ambientes sujeitos a poeiras explosivas. 12.7.2. VLE Ventilao local exaustora. A ventilao local exaustora se faz necessria simultaneamente geral ventiladora, pois, com esta, poderemos capturar na fonte e com pouca vazo os particulados, medida que se geram nos pontos de transferncia e descarga do material. Assim, os particulados so transferidos para fora do local atravs de rede de dutos, interligando todas as tomadas e terminando no filtro de mangas, onde separado do ar carreador e descartado na atmosfera, isento das partculas e com ndices de emisso conforme estabelece a legislao em vigor, para no comprometer as reas lindeiras e a qualidade do ar.

13. PROCESSOS DE MANUTENO.


Todas as plantas que processam com poeiras explosivas, devem em seus procedimentos de manuteno adotarem os preventivos nunca os corretivos, em primeiro lugar para evitar paradas desnecessrias que implicam em perdas da produo e em segundo lugar nas programadas so substitudas todas as peas e equipamentos cuja vida til recomendada pelo seus fabricantes esteja expirada. Inspeo: verificar, em plano especfico, o estado geral dos equipamentos, com cronogramas previamente definidos, substituindo peas sujeitas a desgaste antes do trmino de sua vida til. Desta forma, em paradas programadas, este trabalho antecede problemas que possam ocorrer, comprometendo o equipamento e gerando riscos desnecessrios. Lembramos que grande parte dos eventos envolvendo poeiras ocorreu em perodos de manuteno, conforme pode ser verificado nas tabelas anexas, no incio deste trabalho, quando eram utilizadas ferramentas de corte, desbaste ou soldagem eltrica, confirmando a necessidade de se optar pela preventiva.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 33/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3. 14. INCNDIOS
Pequenos focos eventuais de fogo, iniciando em locais de atrito eventual, esteiras, redlers, etc., quando em locais de muita poeira, no devem ser extintos com gua ou extintores convencionais, nem abafados. Sempre usar gases inertes, pois a movimentao, em atmosfera normal, pode causar turbulncia, levantar nuvem e iniciar exploses. Pequenos incndios, como vimos, podem gerar grandes exploses. Portanto, a verificao constante das instalaes, os atritos de partes mveis e principalmente a ausncia de poeiras em suspenso so medidas que podem evitar tragdias, e todos que operam com estes elementos devem estar avisados e sempre alertas enquanto nas instalaes.

15. MTODOS DE PROTEO AO TRABALHADOR


Os trabalhadores, em funo de suas atividades, devero estar protegidos por EPI, em conformidade com as NR. Os Equipamentos de Proteo Individual devero ser especificados em funo da atividade, por profissionais conhecedores de suas caractersticas e normas regulamentadoras. Em instalaes que possuam os sistemas de exausto localizada, como nas descargas de caminhes, os EPI respiratrios so dispensados. Em situaes de descidas a ambientes confinados, os cuidados devem sempre ser repetidos: no descer sem expurgo, descer sempre com acompanhante e com EPI autnomo e dispor de equipamento de iamento. IDENTIFICAO DOS RISCOS NFPA NVEIS DE RISCOS Os sistemas de informao de riscos estabelecem quatro classes ou nveis de materiais perigosos: 15.1. MATERIAIS EXTREMAMENTE PERIGOSOS. So os que podem causar a morte ou leses permanentes como consequncia de uma breve exposio a eles. So os lquidos volteis inflamveis, gases inflamveis ou materiais detonveis. Por sua vez, se classificam em: 15.1.1. Explosivos e materiais explosivos instveis. 15.1.2. Materiais com altos nveis de radioatividade. 15.1.3. Gases muito inflamveis e materiais que emitem vapores extremamente inflamveis. Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net fl. 34/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


15.1.4 Materiais extremamente txicos, to venenosos que no devem, em nenhum momento, entrar em contato com o corpo, por exemplo, o cianureto de hidrognio. 15.1.5. Materiais extremamente corrosivos para os tecidos vivos, como o bromo, que pode causar leses instantaneamente, e o cido hidrofluordrico, que pode penetrar na pele e causar queimaduras de recuperao muito lenta nos tecidos mais profundos. Tambm se incluem nesta classificao os materiais que podem causar graves leses nos olhos. 15.1.6. Todos os materiais cujos produtos de combusto ou de decomposio coincidam com as descries anteriores. 15.2. MATERIAIS PERIGOSOS Aqueles que, por seus efeitos nocivos, podem causar leses por exposio ou contato, retardando o tempo de cura: 15.2.1. Lquidos e slidos inflamveis. 15.2.2. Materiais muito txicos que podem causar leses e enfermidades, mas no causam a morte, se houver uma exposio moderada a eles. 15.2.3. Materiais que podem causar a destruio de tecidos, especialmente dos olhos, se no eliminados do corpo em prazo muito breve. 15.2.4. Materiais moderadamente radioativos. Os materiais perigosos deste grupo, em casos extremos, podem causar alguma leso permanente, contudo, no incapacitante. 15.3. MATERIAIS MENOS PERIGOSOS Podem causar uma leso ou incapacitao temporria, que presumivelmente podem se transformar em leses permanentes. So moderadamente combustveis ou auto-reativos e incluem: 15.3.1. Gases lacrimogneos. 15.3.2. Irritantes fortes. 15.3.3. Materiais no extremamente txicos. 15.3.4. Materiais combustveis que necessitam pr-aquecimento para entrar em ignio. Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net fl. 35/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


15.4. MATERIAIS DE EFEITOS NOCIVOS Podem causar uma irritao ou incmodo temporrio, que desaparece ao cessar a exposio; so ligeiramente combustveis. Observe-se que os materiais classificados como perigosos so os que podem provocar uma situao de emergncia; os materiais classificados como menos perigosos tm menos probabilidade de provocar uma situao de emergncia, porm, poderiam complicar seriamente uma situao de emergncia. Claramente, um lquido combustvel pode no se incendiar e, portanto, no causar uma situao de perigo; porm, em presena de um fogo originado por outra causa, pode entrar em ignio e aumentar a gravidade da situao existente. Nas prticas atuais de etiquetao dos produtos de consumo, os materiais que podem causar uma situao de emergncia levam a palavra PERIGO. Os materiais que podem agravar uma situao de emergncia geralmente levam as palavras PRECAUO ou ATENO. Nota-se, em troca, que os lquidos inflamveis cujos pontos de inflamabilidade se encontram entre 10 e 30 C levam o sinal de PRECAUO. Os sistemas de informao de riscos constituem um compromisso entre as exigncias em conflito: a necessidade de uma informao imediata e os detalhes adequados da dita informao. Um smbolo de risco, com a caveira e as tbias que se emprega nos venenos, pode ser compreendido simples vista; de interpretao imediata. Porm, no explica o grau de ameaa do material perigoso, nem se atua por penetrao no corpo pela pele, atravs dos pulmes ou por meio do sistema digestivo. Faltam detalhes. Uma folha de dados de risco anexa pode proporcionar informao adequada e detalhada; porm, sua leitura requer tempo e boa iluminao e deve ser feita antes do acesso.

16. RECOMENDAES.
Segundo nossas concluses e vivncia em relao a estes fenmenos, colocamos aqui nossas recomendaes para que sejam evitados futuros acidentes com poeiras explosivas. So recomendaes genricas, que devem ser observadas quando no existirem. 16.1. MQUINAS E EQUIPAMENTO 16.1.1. Enclausuramento eltrico (cabos/ interruptores/ iluminao/ motores/ ferramentas/ ap. eltricos). 16.1.2. Monitor de velocidade em elevadores e correias. 16.1.3. Sensores de movimento em redler e gruas. 16.1.4. Sensores de temperatura. 16.1.4. Sensores de alinhamento/temperatura de rolamento. 16.1.5. Detectores de embuchamento/ fumaa e gases. Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net fl. 36/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


16.1.6 Ampermetros com alarme de sobrecarga. 16.1.7. Proibio de fumar. 16.1.7. Manuteno preventiva dos rolamentos/ mquinas/ correias/ etc. 16.1.8. Instalao eltrica classe II diviso I. 16.1.9. Correias transportadoras resistentes a fogo e antiesttica. 16.1.10. Inibio de combusto espontnea. 16.1.11. Pressurizao de painis/ cabine de fora. 16.2. PROJETOS E SISTEMAS. 16.2.1. Projetos adequados edificaes, para-raios, inst. eltricas. 16.2.2. Instalao de sistemas captores / exaustores tneis, galerias, pontos de carga e descarga, elevadores e tubulaes. 16.2.3. Manuteno preventiva transportadores, instalaes eltricas. 16.2.4. Instalao de detectores de metais elevador caneca, moinhos. 16.2.5. Elaborao de normas de segurana acesso, operao, manuteno, tipos de instalaes eltricas. 16.3. MEDIDAS GERAIS. 16.3.1. Limpeza dos ambientes, remoo do p sobre equipamentos. 16.3.2. Aterramento eltrico dos componentes eletromecnicos e pontos geradores de cargas eletrostticas. 16.3.3. Treinamento pessoal. 16.3.4. Controle da umidade relativa do ar abaixo de 50% se caracteriza a faixa crtica de risco. 16.3.5. Controle da eletricidade esttica, atravs de sistema de aterramento. 16.4. CLASSIFICAO DE REAS. No que tange classificao, estas reas merecem estudo multidisciplinar quanto definio de equipamentos de segurana constantes da NR10. Como estes equipamentos so de difcil aquisio e, muitas vezes, nem podem ser adquiridos no Brasil, faz-se necessrio uma avaliao isenta da sua real necessidade, isto , averiguar se so realmente necessrios para os locais onde se encontram. 16.4.1. A definio para reas classificadas, segundo conveno. A rea Classificada uma rea de espao tridimensional na qual uma atmosfera potencialmente explosiva estar presente ou na qual provvel a sua ocorrncia, a ponto de exigir precaues especiais para construo, instalao e utilizao de equipamentos eltricos.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 37/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3.


16.4.2. Pronunciamento do Imetro DI 2146 - Atmosferas explosivas assunto "quente" O ideal seria evitar qualquer possibilidade de formao de atmosferas explosivas, e, para isto, a primeira medida analisar a real necessidade de utilizao de um produto inflamvel e, se possvel, substitu-lo por outro que no forme uma atmosfera potencialmente explosiva. Porm, se no se puder evitar esta situao, pode-se eliminar fontes de ignio. Quando o perigo a parte eltrica, aplicam-se equipamentos eltricos que atendam s especificaes de um ou mais tipos de proteo normalizados. No artigo, especialistas, como os eng. Estellito Rangel Jr. e Rdger Rpke, falam sobre o assunto.

16.4.3. Concluso. Quanto s reas classificadas, devem merecer os mesmos cuidados em relao aos equipamentos eltricos em espaos confinados. O projetista deve especificar apenas os equipamentos, conforme item 16.4, quanto aos riscos inerentes. Porm, aqui tambm se pode errar por excesso, quando se definirem equipamentos de alta complexibilidade e de difcil aquisio no pas, caso os locais confinados sejam considerados como reas classificadas. Se o complexo possuir todo o controle inerente formao dos itens que possam comprometer a segurana do local (isto , se no houver a formao de atmosferas com deficincia ou enriquecimento de oxignio e no houver particulados em suspenso, faltar, no tringulo do fogo, o elemento combustvel, sem o qual no haver o risco. Da mesma forma, equipamentos bem mantidos no apresentaro os locais de aquecimento e os riscos eltricos, eliminando tambm o segundo agente do tringulo de fogo (foco calorfico) e dispensando os equipamentos citados. Porm, esta situao vlida para as poeiras explosivas. Outros elementos, como os gases inflamveis, devem ser bem observados quanto aos elementos eletroeletrnicos, quando de sua definio, pois os riscos so mais severos e de difcil qualificao e quantificao.

16.4.4. Exigncias a seguir. Caso inexista a possibilidade de se eliminar um dos agentes do tringulo de fogo, as recomendaes abaixo devero ser implantadas. 16.21. Estudo de classificao reas AE / adequao instalaes. 16.22. Programa de inspees de risco. 16.23. Controle de temperatura material armazenado. 16.24. Plano de emergncia. 16.25. Sistema de alvio de presso. 16.26. Sistema de combate a incndio. 16.27. Substituio de elementos metlicos por plsticos caambas dos elevadores e ps dos transportadores. Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net fl. 38/39

Preveno e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas R3. 17. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 30. Klaassen C.D. (1991), Bases Farmacolgicas da Teraputica Toxicologia, Editora Guanabara Koogan SA., 8a. edio. Mesquita A. L. S., Guimares F. A ., Nefussi N., (1985), Engenharia de Ventilao Industrial, 1a. Reimpresso, Editora W. Roth Cia. Ltda. Buffalo New York (1970), Fan Engeenering Buffalo Forge, Editora Wm. J. Keller, Inc. 17a. edio. Macintyre A . J. (1990), Engenharia de Ventilao Industrial, Editora Guanabara Koogan S.A., 2a. edio. Fire Protection Handbook, Editora Mapfre S. A., 2a. edio trad. da 15a. ed., USA. ACGIH (1970) Industrial Ventilation, Editora Edwards Brothers Inc., 11a. edio. Nascimento E.S. (1991), Segurana e Medicina do Trabalho, Editora Grfica Fundacentro, 31a. edio. Engenharia de Segurana do Trabalho, Notas de aula. Preveno e Controle de Riscos em mquinas e equipamentos. Higiene do trabalho. Proteo do Meio Ambiente. Proteo contra Incndios e Exploses. Doenas do Trabalho. Legislao e Normas Tcnicas. Revista Proteo (N. 52, 53, 55, 58, 59, 60, 64 e 65), Editora MPF Publicaes Ltda. Jornal Zero Hora (19/03/97, pg. 58; 16/07/97, pg.61). Revista Proteo nossas publicaes. Nmero: 52 Abril 1996. Nmero: 53 Maio 1996. Nmero: 55 Junho 1996. Nmero: 58 Outubro 1996. Nmero: 59 Novembro 1996. Nmero: 60 Dezembro 1996. Nmero: 64 Abril 1997. Nmero: 65 Maio 1997. Revista O Laudo Nmero: 3 Setembro 1981. Segurana Qumica, Fundamentos de Toxicologia Aplicada. Revista Proteo 181.

Eng. Ary de S CREA SP 69064 fone (051) 9982 6564 e-mail arysa@cpovo.net

fl. 39/39

S-ar putea să vă placă și