Sunteți pe pagina 1din 2

A Educao e o Mercado de Trabalho

Vivemos em uma poca onde as coisas acontecem de forma rpida e constante. Vivemos numa disputa acirrada por uma vaga no mercado de trabalho que atenda as nossas necessidades. A escola tem como funo social formar o cidado, isto , construir conhecimentos, atitudes e valores que permitam ao estudante ouvir, pensar, analisar, questionar, opinar, entender, decidir, resolver, ser tico, solidrio e participativo, o que lhe permitir ir de encontro aos seus anseios futuros. O papel da escola na vida e na formao das pessoas crucial e nessa perspectiva necessrio valorizar a construo da cidadania, a aprendizagem, a cultura e o saber do estudante e da comunidade e o aproveitamento significativo do tempo pedaggico. Sem considerar estas questes, a educao na escola continuar formando pessoas para uma sociedade e um mercado que no existem mais. Quando o jovem conclui o Ensino Mdio, descobre que o mercado quer pessoas qualificadas e que as suas competncias no so exatamente o que este mercado procura. Alm da distncia entre a escola e o mercado de trabalho, percebe que saber que o Brasil est na Amrica do Sul ou que balano se escreve com cedilha no o ajuda muito. No. No estou dizendo que o conhecimento escolar no importante. Sim, . Apenas que preciso aproxim-lo do mercado de trabalho e desenvolver competncias para esta realidade. Formar o cidado uma grande responsabilidade e precisamos pensar para alm do currculo. Como so processadas as informaes (conhecimento)? Quais so os canais de recepo dessas informaes? Qual a importncia destes canais na aprendizagem? E a aula? didaticamente criativa? Diferenciada? Utiliza-se a tecnologia? E a pesquisa? Prioriza a resoluo de problemas? H um comprometimento com uma educao empreendedora? Educao empreendedora? Sim. Alm da preocupao com as competncias escolares preciso coloc-las em sinergia com situaes reais. O educando acumula amplo conhecimento, passa em concursos, consegue bons empregos, mas no mobiliza o que aprendeu nas situaes reais, no consegue usar o que aprendeu no cotidiano. Esta aproximao deve acontecer, afinal cidado aquele que ouve, pensa, analisa, questiona, opina, entende, decide e resolve. Em 2002, o Jornalista Gilberto Dimenstein, numa entrevista para a CBN, descreveu o perfil do profissional para o mercado atual: 1- orientado por resultados; 2- capacidade de trabalho em equipe;

www.claudineicosta.com | contato@claudineicosta.com

Correio do Estado Pgina 2 Outras Opinies em 08/11/2013 34 Rodobens Consrcio Revista edio 96/2013/jan/fev

3- liderana; 4- perfil empreendedor; 5- viso de futuro; 6- capacidade para inovar; 7- facilidade de comunicar e expor ideias; . . . -conhecimento tcnico.

Estas competncias esto aqum da valorizao ideal por parte da escola, mas o mercado precisa de profissionais que faam o que precisa ser feito. Alm do conhecimento tcnico, preciso pesquisar, preparar-se, estar atento s mudanas, inovar, ser criativo, empreendedor e buscar resultados. Este o perfil que o mercado precisa e que deve ser trabalhado para que o jovem possa exercer a sua cidadania.

www.claudineicosta.com | contato@claudineicosta.com

Correio do Estado Pgina 2 Outras Opinies em 08/11/2013 34 Rodobens Consrcio Revista edio 96/2013/jan/fev

S-ar putea să vă placă și