Sunteți pe pagina 1din 20

VERSO DO PROFESSOR

D I S C I P L I N A

Organizao do Espao

Territrio e territorialidade: abordagens conceituais


Autoras
Eugnia Maria Dantas Ione Rodrigues Diniz Morais

aula

07
Material APROVADO (contedo e imagens)

Data: ___/___/___

Nome:_______________________________________

Governo Federal Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia SEED Carlos Eduardo Bielschowsky

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Reitor Jos Ivonildo do Rgo Vice-Reitora ngela Maria Paiva Cruz Secretria de Educao a Distncia Vera Lcia do Amaral
Coordenadora da Produo dos Materiais Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Projeto Grco Ivana Lima (UFRN) Revisores de Estrutura e Linguagem Eugenio Tavares Borges (UFRN) Janio Gustavo Barbosa (UFRN) Thalyta Mabel Nobre Barbosa (UFRN) Revisora das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva (UFRN) Revisoras de Lngua Portuguesa Janaina Tomaz Capistrano (UFRN) Sandra Cristinne Xavier da Cmara (UFRN)

Universidade Estadual da Paraba Reitora Marlene Alves Sousa Luna Vice-Reitor Aldo Bezerra Maciel Coordenadora Institucional de Programas Especiais - CIPE Eliane de Moura Silva
Revisor Tcnico Leonardo Chagas da Silva (UFRN) Revisora Tipogrca Nouraide Queiroz (UFRN) Ilustradora Carolina Costa (UFRN) Editorao de Imagens Adauto Harley (UFRN) Carolina Costa (UFRN) Diagramadores Bruno de Souza Melo (UFRN) Mariana Arajo (UFRN) Ivana Lima (UFRN) Johann Jean Evangelista de Melo (UFRN)

Diviso de Servios Tcnicos Catalogao da publicao na Fonte. UFRN/Biblioteca Central Zila Mamede

Copyright 2008 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser utilizada ou reproduzida sem a autorizao expressa da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da UEPB - Universidade Estadual da Paraba.

Apresentao

ontinuando a busca pela compreenso dos aportes conceituais da Geograa, estudaremos, nesta aula, a noo de territrio. A trajetria de anlise pretende contemplar territrio e territorialidade sob diferentes perspectivas da Cincia, enfatizando aquelas que se difundem no mbito da Geograa. Priorizaremos, agora, o enfoque materialista por meio das concepes naturalista, econmica e jurdico-poltica. Para uma melhor compreenso do conceito de territrio, ser necessrio reler as aulas de Introduo Cincia Geogrca.

Objetivos
1 2 3
Entender o conceito de territrio nas perspectivas materialistas. Estabelecer a relao entre o conceito de territrio e o processo de territorialidade nas abordagens estudadas. Aplicar o conhecimento em situaes-problemas, apresentados nas propostas de atividades.

Aula 07
Material APROVADO (contedo e imagens)

Organizao do Espao

Data: ___/___/___ Nome:______________________

Territrio: notas introdutrias


Certamente, voc j ouviu, de alguma forma, a denio do termo territrio ou j vivenciou uma dada situao que remete a ele. Veja algumas situaes em que esse conceito veiculado e que remetem ao nosso dia-a-dia.

Meios de comunicao
Ao assistir a televiso, diariamente, voc deve ter acompanhado as notcias sobre a invaso dos Estados Unidos ao Afeganisto, no ano de 2000, ou os conitos que ocorrem nas favelas do Rio de Janeiro, para carmos em apenas dois exemplos amplamente focalizados pela mdia. Veja, ento, que essas situaes conituosas se estabelecem em uma base espacial geogrca que pode ser compreendida a partir da noo de territrio, na medida em que envolvem uma disputa entre agentes/atores sociais que divergem e lutam pela posse, domnio ou ocupao de uma frao do espao.

Trabalho
Voc professor e est inserido no ambiente escolar. Muito bem, a escola tambm pode ser vista pela tica do territrio. Por exemplo, a atuao de cada um dos prossionais envolvidos no processo de funcionamento bem denida e demarcada, inclusive

Aula 07

Organizao do Espao
Material APROVADO (contedo e imagens)

Data: ___/___/___ Nome:______________________

espacialmente. A direo, a secretaria, a coordenao, entre outros, no tm apenas especicidades quanto s funes que cada agente assume no processo educativo, mas ocupam espaos denidos no ambiente escolar. Desse modo, a sala de aula, como o espao destinado ao exerccio da prtica docente, tambm pode ser entendida como um territrio, na medida em que o professor atua na coordenao do processo ensino-aprendizagem em um espao com limites denidos que interferem nos horizontes de sua ao. A sala de aula vizinha j tem o seu domnio e controle sob a responsabilidade de um outro professor.

Habitar
Se avanarmos um pouco mais em busca de referncias vinculadas noo de territrio, certamente, iremos nos deparar com algumas situaes emblemticas que instigaram a reexo terica e exigem novas formulaes sobre o tema. Estamos falando de processos que conduzem perda e/ou reconstruo de territrios. Por exemplo, a transferncia de populaes citadinas para um outro local, em funo da construo de barragens. No Rio Grande do Norte, essa experincia foi vivida pelos moradores da cidade de So Rafael, em 1983, quando tiveram de deixar o seu ambiente de moradia devido construo da Barragem Armando Ribeiro Gonalves no Vale do Au. A antiga cidade foi inundada pelas guas e os habitantes foram transferidos para uma nova cidade, construda especialmente para esse m. O exemplo revela que o antigo territrio urbano foi perdido, embora uma reconstruo territorial tenha sido ensejada na nova So Rafael. Os desdobramentos de situaes como essas sero analisados adiante, porm, a inteno alertar para as diferentes nuances nas quais a questo do territrio pode emergir.

A sociedade em rede
Na atualidade, a discusso sobre territrio est associada ao contexto do meio tcnicocientco-informacional, ou seja, da sociedade em rede. Neste, a leitura dos processos scio-espaciais permite a discusso sobre a noo de territrio como unidade geogrca xa, colocando a coexistncia de aes como uma teia das complexas relaes que se estabelecem, ampliando os horizontes de leitura e reconhecimento da existncia das modalidades espaciais que colocam em contato a realidade multifacetada da sociedade em sua relao com o espao. Nesse contexto, o territrio vai ser discutido na interface da dinmica social, que capaz de articular, a partir de pontos distintos, relaes de trocas, sejam elas simblicas, materiais, econmicas, polticas.... O territrio dene-se a partir de sua rede de interaes, seus limites e fronteiras so estabelecidos de forma mais exvel, sua compreenso torna-se mais complexa.

Aula 07
Material APROVADO (contedo e imagens)

Organizao do Espao

Data: ___/___/___ Nome:______________________

Atividade 1
Foram citados alguns exemplos em que o termo territrio pode ser empregado. Voc professor de Geograa, identique um contedo em que o territrio pode ser trabalhado como categoria de anlise geogrca. Justique como ele abordado.

Aula 07

sua resposta
Organizao do Espao
Material APROVADO (contedo e imagens)

Data: ___/___/___ Nome:______________________

Territrio, territorialidades: de que estamos falando?

s exemplos que iniciam nossa aula esto colocados no nvel de aplicao cotidiana, de apropriao social que serve para contextualizar a explicao e/ou divulgao de um fato ou acontecimento. No entanto, h mais coisas por traz dessa evidncia. Voc vai percorrer o territrio dos conceitos e, nesse aspecto, encontrar a amplitude que ele assume ao adentrar as distintas disciplinas que alimentam o conhecimento cientco. A discusso sobre territrio est presente em diferentes reas do conhecimento cientco, desde a Etologia, da qual surgiram as formulaes iniciais sobre territorialidade, passando pela Histria, Cincia Poltica, Antropologia e Sociologia, at aportar na Geograa, na qual se constitui um dos conceitos bsicos. Ao perpassar esses diferentes campos, o conceito assume uma enorme polissemia, posto que cada rea sintetiza um enfoque a partir de uma determinada perspectiva. No mbito da prpria Geograa, as diferentes denies de territrio atestam essa condio, cujos sentidos variam de uma abordagem jurdica, social e cultural, e mesmo afetiva, cuja problematizao se ancora em aspectos vinculados a relaes que a sociedade estabelece com a natureza, mediadas por mecanismos de apropriao, dominao, ocupao ou posse de uma frao do espao. Dessa relao, emerge a fragmentao do espao com distintas funes, cuja organizao, gesto, manuteno ou, mesmo, reorganizao conjugaro interesses dos atores envolvidos.
Aula 07
Material APROVADO (contedo e imagens)

Organizao do Espao

Data: ___/___/___ Nome:______________________

Voc sabe qual a etimologia da palavra territrio? Vamos aprender?

Territrio deriva do vocbulo latino terra e, nessa lngua, corresponde a territorium. Conforme Di Mo (1998, p. 47 apud HAESBAERT, 2004, p. 43), o jus terrendi confundia-se com o direito de aterrorizar. Embora no ocorrendo consenso sobre essa origem etimolgica, importante ressaltar que, direta ou indiretamente, o que se propagou sobre territrio diz respeito a um duplo sentido: terra, o territrio como materialidade, e aos sentimentos que o territrio inspira, por exemplo, medo (para quem dele excludo) e satisfao (para quem dele usufrui ou com ele se identica).

Agora, que voc j sabe a origem da palavra Territrio, que tal aprofundarmos nosso conhecimento na perspectiva tericoconceitual?

O conceito de territrio tem assumido grande relevncia no campo da Geograa. Dentre os gegrafos que vm se dedicando, atualmente, aos estudos desse tema, destacase Rogrio Haesbaert, professor da UFRJ. Para ele (2001; 2002; 2004), possvel agrupar as vrias concepes de territrio em quatro vertentes bsicas: poltica, cultural, econmica e natural. Mas, ele tambm chama a ateno para o fato de que essa separao ocorre apenas para ns de anlise, pois a dinmica territorial, muitas vezes, conjuga vrias dimenses. Vejamos o que nos diz o autor sobre cada uma delas.

Territrio Dimenso poltica


Refere-se s relaes espao-poder, em geral, ou jurdico-poltico, que dizem respeito s relaes espaciais que se estabelecem na esfera do Estado-Nao. Nestas, o territrio visto como um espao delimitado e controlado, atravs do qual se exerce um determinado poder, na maioria das vezes, mas no exclusivamente, relacionado ao poder poltico do Estado.

Territrio Dimenso cultural


Nessa concepo, o contedo cultural ou simblico-cultural delimitam o territrio a partir da teia de representaes e subjetividades que se enrazam em poro do espao territrio, dando-lhe identidade. Nesse sentido, o territrio visto como produto da apropriao/valorizao simblica de um grupo em relao ao seu espao vivido.
6 Aula 07 Organizao do Espao
Material APROVADO (contedo e imagens)

Data: ___/___/___ Nome:______________________

Territrio Dimenso econmica


A vertente econmica focaliza o espao como fonte de recursos e/ou incorporado no embate entre classes sociais; e na relao capital-trabalho, como produto da diviso territorial do trabalho.

Territrio Dimenso natural


A perspectiva naturalista emprega uma noo de territrio baseada nas relaes entre sociedade e natureza, especialmente no que se refere ao comportamento natural dos homens em seu ambiente fsico. Essa uma noo antiga e pouco difundida nas Cincias Sociais, atualmente. No que se refere territorialidade ou contextualizao territorial, tem-se que esta inerente condio humana. Alm da concepo genrica, na qual vista como a simples qualidade de ser territrio, muitas vezes entendida no mbito da dimenso simblica do territrio. Todavia, assim como territrio, um termo polissmico, de forma que a compreenso de seu sentido estar vinculada s perspectivas tericas.

Atividade 2
A partir de uma das denies de territrio, apresente e justique um exemplo que voc considera estar a elas vinculado.

Aula 07
Material APROVADO (contedo e imagens)

Organizao do Espao

Data: ___/___/___ Nome:______________________

O territrio: uma teia terica


As quatro dimenses anteriormente mencionadas esto vinculadas a um conjunto de perspectivas tericas, atravs das quais o conceito de territrio discutido. De modo geral, podemos agrup-las da seguinte forma:
n n n n

perspectiva materialista concepes naturalistas, econmicas e jurdico-polticas; perspectiva idealista concepo simblico-cultural; perspectiva integradora; perspectiva relacional.

Vejamos como tecida a teia terica que nos permite entender o conceito de territrio e sua vinculao noo de territorialidade a partir dessas diferentes abordagens...

Territrio na perspectiva do materialismo


a)
As concepes naturalistas As concepes naturalistas de territrio reduzem a territorialidade ao seu carter biolgico; consideram a prpria territorialidade humana como moldada por um comportamento instintivo ou geneticamente determinado. Nesse sentido, importante reetir at que ponto possvel conceber uma denio naturalista de territrio. possvel pensar o territrio restrito ao mundo animal ou sob a tica de um comportamento natural dos homens, portanto, no mbito do comportamento dos animais? possvel apreender o territrio na relao sociedade x natureza, sendo este denido a partir da relao com a dinmica e/ou poder natural do mundo? Dentre as concepes mais primitivas de territrio, encontra-se a que corresponde a um espao defendido por todo animal confrontado com a necessidade de se proteger (DI MO, 1998, p. 42 apud HAESBAERT, 2004, p. 45). A tese de que a territorialidade animal pode ser estendida ao comportamento humano foi fervorosamente defendida por Robert Ardrey (1969, p. 10 apud HAESBAERT, 2004, p. 44) que, em sua leitura neodarwinista sobre territorialidade, arma que no s o homem uma espcie territorial, mas que esse comportamento territorial corresponde ao mesmo percebido entre os animais. Para esse autor, o territrio uma rea do espao que um animal ou grupo de animais defende como uma reserva exclusiva; pode tambm descrever a compulso interior em seres animados de possuir e defender tal espao. Embora sendo reconhecveis as possibilidades de encontrar analogias entre a territorialidade animal e a humana, no campo da Geograa, as discusses pouco ou nada se referem primeira
8 Aula 07 Organizao do Espao
Material APROVADO (contedo e imagens)

Data: ___/___/___ Nome:______________________

delas. Contudo, faz-se mister ressaltar que a relao sociedade/natureza se coloca no centro do debate geogrco. Entre os gegrafos anglo-saxes, emergem estudos sobre Geograas Animais, que discutem as formas de incorporao dos animais ao espao social. E, apesar das crticas, as teses que tratam das semelhanas entre as territorialidades animal e humana apresentam uma tendncia ascendente, especialmente a partir dos avanos da biogentica. No atual cenrio, em que coexistem diferentes vises, chama-se a ateno para o risco que o de secundarizar a anlise sobre a relao sociedade-natureza e submergir em um naturalismo que tudo atribui ao campo biolgico ou natural, o que na Geograa corresponderia a um retorno ao determinismo geogrco; ou, em um outro extremo, imergir em um antropocentrismo, que tudo atribui ao homem. Os fenmenos atuais, como os conitos pelo domnio de recursos naturais, no deixam dvidas sobre a necessidade de articular natureza e sociedade, comportamento biolgico e social. At mesmo na delimitao das chamadas reservas ecolgicas, uma espcie de territrio natural, em que so vedadas a interveno e a mobilidade humanas em seu interior, encontram-se imbricadas questes de ordem poltica, econmica e/ou cultural. Dessa forma, no que diz respeito perspectiva material do territrio, preciso considerar a sua dimenso natural, que em alguns casos se revela como um de seus elementos fundadores, embora nunca dissociada das relaes sociais.

Atividade 3
Releia as aulas da disciplina Introduo Cincia Geogrca, principalmente as que se referem ao determinismo geogrco, e estabelea relaes com o conceito de territrio que est sendo estudado. Reita sobre a seguinte questo: faz sentido, nos dias atuais, pensar o territrio como sendo denido a partir do comportamento natural do homem, como se a territorialidade humana fosse moldada por um comportamento instintivo ou biolgico? Justique sua resposta.

Aula 07
Material APROVADO (contedo e imagens)

Organizao do Espao

Data: ___/___/___ Nome:______________________

b)

As concepes econmicas

As concepes materialistas de territrio, sob o enfoque econmico, esto presentes em diferentes reas do conhecimento, assumindo certas especicidades. Estudos antropolgicos priorizam o mundo simblico, porm, ao se reportar dimenso material, utilizam a noo de territrio. Uma referncia dessa abordagem pode ser encontrada em Godelier (1984, p. 112) que designa territrio como
uma poro da natureza e, portanto, do espao sobre o qual uma determinada sociedade reivindica e garante a todos, ou parte de seus membros, direitos estveis de acesso, de controle e de uso com respeito totalidade ou parte dos recursos que a se encontram e que ela deseja e capaz de explorar.

Nessa denio, h uma forte referncia natureza e ao territrio como fonte de recursos, cuja importncia est no seu acesso, controle e uso. Trabalhos recentes no campo da Antropologia ainda mantm essa idia de territrio sob a tica econmico-materialista como rea defendida em funo da disponibilidade e garantia de recursos necessrios reproduo material de um grupo (HAESBAERTH, 2004, p. 56). Na atualidade, a maioria dos lugares encontra-se cada vez mais distante da noo de territrio como fonte de recursos ou como simples apropriao da natureza, o que no signica dizer que essas caractersticas esto superadas. importante ressaltar que dependendo das bases tecnolgicas do grupo social, sua territorialidade pode remeter a profundas ligaes com a terra, no sentido fsico do termo. Alm disso, h reas em que a sociedade tem sua vida inuenciada por fenmenos naturais (por exemplo, vulcanismos e furaces) ou est submetida a um contnuo clima de tenso em funo de problemas ambientais que levam a uma crescente valorizao dos recursos naturais e de seu controle (por exemplo, Sahel africano e Bacia do Tigre e do Eufrates). Segundo Haesbaerth (2004, p. 58), na Geograa, o territrio sob o enfoque econmico tem em Milton Santos et al (2000) sua concepo mais relevante e teoricamente mais consistente. Segundo Santos, o uso (econmico, sobretudo) o denidor por excelncia do territrio. Dessa forma, O territrio usado constitui-se como um todo complexo onde se tece uma trama de relaes complementares e conitantes. Da o vigor do conceito, convidando a pensar processualmente as relaes estabelecidas entre o lugar, a formao scio-espacial e o mundo (SANTOS et al, 2000, p. 3). Na concepo de Santos et al (2000), a expresso territrio usado correlata a espao geogrco, podendo ser visto, distintamente, como recurso e como abrigo. Segundo o autor, para os atores hegemnicos o territrio usado um recurso, garantia de realizao de seus interesses particulares e para os atores hegemonizados corresponde a um abrigo, no qual buscam constantemente se adaptar ao meio geogrco local, ao mesmo tempo em que recriam estratgias que garantam sua sobrevivncia nos lugares (SANTOS et al, 2000, p. 12-13). Essa perspectiva de pensar o territrio a partir do seu uso torna explcita a priorizao da dimenso econmica, porm, no remete apenas a uma lgica zonal (territrio-zona), mas tambm a uma lgica de relaes em rede, que se estabelecem material e virtualmente (territrio-rede). Conforme os escritos de Santos et al (1994, p. 16), o territrio, hoje, pode ser formado de lugares contguos e de lugares em rede.

10

Aula 07

Organizao do Espao
Material APROVADO (contedo e imagens)

Data: ___/___/___ Nome:______________________

No contexto atual, a informao, instrumento de interligao entre as diversas partes do mundo, assume um papel fundamental na construo do territrio. Este rene informaes local e externamente denidas, vinculadas a um contedo tcnico e a um contedo poltico. O comando local do territrio depende de sua densidade tcnica e/ou funcional/informacional, enquanto o comando global, a escala da poltica, distante e completamente dissociado, o que acirra os conitos entre um espao local, vivido por todos os vizinhos, e um espao global, racionalizador e em rede, vinculado a formas e normas a servio de alguns. Na obra de Santos, o espao geogrco, sinnimo de territrio usado, denido como resultante da interao entre um sistema de objetos e um sistema de aes, e a anlise do territrio enfatiza a sua funcionalizao e o seu contedo tcnico. Tais aspectos explicitam a base materialista de fundamentao econmica presente em sua concepo de territrio.

Importante
A obra de Milton Santos no se restringe a formulaes de base econmica, embora esta tenha prevalecido. O autor ampliou e complexicou suas elaboraes tericas, fazendo associaes entre territorialidade e cultura e territorialidade e memria, desenhando um outro horizonte de leitura e interpretao do territrio.

Atividade 4
Voc deve acompanhar muitas notcias que dizem respeito apropriao do espao geogrco por atores sociais distintos. Pesquise em jornais, revistas e na Internet um fato que esteja relacionado a essa dinmica. Descreva-o e explique-o de acordo com a noo de territrio em sua acepo econmica.

Aula 07
Material APROVADO (contedo e imagens)

Organizao do Espao

11

Data: ___/___/___ Nome:______________________

A vertente jurdico-poltica de territrio

temtica espacial bastante ampla, repercutindo em termos de conceitos geogrcos, os quais so levados a priorizar um determinado tipo de questo e uma especca dimenso social, por exemplo, o tratamento das questes polticas por meio do conceito de territrio. No segmento da Geograa Poltica, territrio e territorialidade so tidos como conceitos fundamentais. Inclusive, a origem etimolgica dos referidos vocbulos est associada idia de apropriao ou dominao (poltica) do espao pelos homens. Segundo Haesbaerth (2004, p. 62), o vnculo mais tradicional na denio de territrio aquele que faz a associao entre territrio e os fundamentos materiais do Estado. Dentre os gegrafos que se destacam nessa perspectiva, encontra-se Ratzel, que dene o territrio como um espao qualicado pelo domnio de um grupo humano, sendo denido pelo controle poltico de um mbito espacial (apud MORAES, 2000, p. 19). Para Ratzel, no mundo moderno h reas de dominao estatal e, mais recentemente, estatal nacional, sendo impossvel compreender o incremento da potncia e da solidez do Estado sem considerar o territrio. Ressalta-se que a distncia entre as vises naturalista e poltica do territrio nem sempre foram claramente evidenciadas, de modo que as teorizaes zeram pontes, s vezes inusitadas, entre as construes poltica e biolgica de territrio. Dentre as referncias que fazem analogias entre a territorialidade animal e a humana, destaca-se a premissa de
12 Aula 07 Organizao do Espao
Material APROVADO (contedo e imagens)

Data: ___/___/___ Nome:______________________

que a sociedade teria o direito natural a um espao ou mesmo a uma propriedade privada da terra, quase dever, na medida em que corresponderia ao espao vital, imprescindvel ao progresso social. Os adeptos dessa armao, em maior ou menor grau, desenvolveram a associao que fez do territrio poltico principalmente o territrio do Estado uma extenso da dinmica do mundo biolgico (animal). Verica-se a transposio dos espaos vitais da Biogeograa para a realidade territorial do Estado, sendo este tambm uma forma de propagao da vida na superfcie da Terra. Ratzel foi o elaborador do conceito de espao vital como sendo o espao timo para a reproduo de um grupo social, considerados os recursos disponveis que devem ter uma relao de correspondncia com as dimenses do agrupamento humano nele existente. Dessa forma, possvel inferir que, em Ratzel, o territrio se dene atravs do elo entre uma dimenso natural (fsica) e uma dimenso poltica (que se confunde com o Estado). Essa concepo aproxima-se daquela que valoriza a dimenso econmica e percebe o territrio como fonte de recursos para a reproduo social, j que Ratzel usa a disponibilidade de recursos como parmetro para sua formulao conceitual. Na Geograa Poltica, uma outra importante contribuio ao debate sobre territrio proveniente da concepo de Gottman (1952), que amplia o conceito para alm do Estado-Nao, embora mantenha seu carter jurdico-administrativo. Para ele, no mundo compartimentado da Geograa, a unidade poltica o territrio, denido como o conjunto de terras agrupadas em uma unidade que depende de uma autoridade comum e que goza de um determinado regime (GOTTMAN, 1952, p. 71). O autor tambm incorpora uma dimenso mais idealista ao analisar o territrio atravs dos sistemas de movimento, ligados a tudo o que envolve a circulao no espao, e os sistemas de resistncia ao movimento ou iconograas, constitudos por uma srie de smbolos. Nessa concepo, verica-se uma vinculao entre mundo material e ideal e a perspectiva de compreender o territrio ligado idia de movimento, e no apenas de enraizamento ou estabilidade. Para ele, as divises mais importantes esto nos espritos, mais do que nas fronteiras fsicas (GOTTMAN, 1952, p. 220). Entre autores clssicos e recentes, parece haver um consenso de que a dimenso poltica, para alm da perspectiva jurdica e estatal, a que melhor expressa a conceituao de territrio. Em decorrncia dessa importncia, e a partir do sentido relacional atribudo ao conceito de poder, a anlise da dimenso poltica do territrio ser retomada adiante por meio do pensamento de Sack e Raffestin.

Aula 07
Material APROVADO (contedo e imagens)

Organizao do Espao

13

Data: ___/___/___ Nome:______________________

Atividade 5
Vamos imaginar como a perspectiva jurdico-poltica do territrio pode ser apreendida a partir de uma situao concreta? Nos primeiros meses de 2008, criouse uma polmica em torno da questo da soberania e das fronteiras territoriais do Brasil, em decorrncia da demarcao da reserva indgena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Dessa forma, analise a questo do territrio e da territorialidade atravs da poltica de demarcao de reservas indgenas na fronteira amaznica, procurando observar o papel dos atores sociais envolvidos nessa trama e a relao entre as fronteiras do Brasil e os limites das reservas. Para fundamentar sua resposta, pesquise em revistas e na Internet sobre o tema.

14

Aula 07

Organizao do Espao
Material APROVADO (contedo e imagens)

Data: ___/___/___ Nome:______________________

Chegamos ao nal da aula na qual analisamos o territrio atravs da viso materialista, que focaliza a dimenso natural, econmica e poltica. Porm, o assunto no terminou. O aprofundamento do estudo se dar por meio das perspectivas idealista, integradora e relacional, tpicos da prxima aula. At l!

Resumo
Nesta aula, o foco da reexo foi a noo de territrio. Para isso, problematizamos a polissemia desse conceito a partir da perspectiva materialista, quando procuramos aproximar as teorias a noes de territrio em uma abordagem geogrca. Assim, esta aula objetivou apresentar, discutir e problematizar o territrio em uma perspectiva de construo conceitual, levando voc a compreender o cenrio geogrco como uma organizao que se revela pela interface sociedade-natureza, delimitando fronteiras e limites espaciais.

Auto-avaliao
Agora, demonstre o que voc aprendeu sobre territrio segundo as perspectivas materialistas. Construa uma sntese dos conceitos de territrio, levando em considerao as distintas abordagens tericas apresentadas nesta aula; identique e cite um exemplo que permita vinculao a estas.

Aula 07
Material APROVADO (contedo e imagens)

Organizao do Espao

15

Data: ___/___/___ Nome:______________________

Referncias
ARDREY, R. The territorial imperative: a personal inquiry int the animal origins of porperty and nations. Londres: Collins, 1969. DI MO, G. Geographie sociale et territoires. Paris: Nathan, 1998. GODELIER, M. Lidel et le materiel. Paris: Fayard, 1984. GOTTMAN, J. La polituque des tats et as geographie. Paris: Armand Colin, 1952. HAESBAERT, R. O mito da desterritorializao: do m dos territrios multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. ______. Territrios alternativos. So Paul: Contexto, 2002. HAESBAERT, R.. Territrio, cultura e des-teritorialziao. In.: ROSENDAHL, Z.; CORREA, R L. Religio , identidade e territrio. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. MORAES, A. C. Bases da formao territorial do Brasil: o territrio colonial brasileiro no longo sculo XVI. So Paulo: Hucitec, 2000. ROSENDAHL, Z.; CORREA, R. L.. Religio , identidade e territrio. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. SANTOS, M. et al. O retorno do territrio. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A. de; SILVEIRA, M. L. (Org.). Territrio: globalizao e fragmentao. So Paulo: HUCITEC/ANPUR, 1994. ______. O papel ativo da geograa: um manifesto. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEGRAFOS, 12., 2000. Florianpolis. Anais... Florianpolis: 2000. ______. Territrio, territrios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. SOUZA, M. J. L. de. O territrio: sobre espao e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C.; CORRA, R. L. Geograa: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 77-140.

16

Aula 07

Organizao do Espao
Material APROVADO (contedo e imagens)

Data: ___/___/___ Nome:______________________

Organizao do Espao GEOGRAFIA

EMENTA

Objeto de estudo da geograa; as correntes loscas que embasam o pensamento geogrco; espao, territrio,lugar, regio e paisagem nas diversas abordagens geogrcas; a importncia das redes no estudo geogrco do mundo globalizado; a cincia geogrca na sociedade ps-moderna:paradigmas, perspectivas e diculdades; as formas de abordagens dos temas geogrcos no Ensino de geograa; atividades prticas voltadas para a resoluo de problemas referentes ao espao geogrco em situaes de ensino
AUTORAS
n n

Eugnia Maria Dantas Ione Rodrigues Diniz Morais

AULAS
01 Despertando para a leitura do espao 02 Aprofundando o conceito de espao 03 A Organizao do Espao: um desao inter-trans-disciplinar? 04 A dinmica entre o global e o local na globalizao 05 Paisagem como categoria da anlise geogrca 06 Lugar e (des) identidade 07 Territrio e territorialidade: abordagens conceituais 08 Territrio e territorialidade: abordagens conceituais (parte II)
Impresso por: Grca xxxxxx 1 Semestre de 2008

09 Por entre territrios e redes: mltiplas leituras 10 Regio e a Geograa tradicional 11 Regio no contexto da renovao da geograa 12 Organizao do espao: do universo conceitual ao ensino da Geograa

S-ar putea să vă placă și