Sunteți pe pagina 1din 2

A HISTRIA E O FARDO DA VIDA: DEPOIS DO GENOCIDIO, ANTES DO PSCOLONIAL - O objetivo aqui seria, portanto, apresentar a crtica ao anacronismo de perscrutar

a origem dos direitos humanos antes do genocdio racial e da revoluo sexual, vale dizer, antes dos julgamentos de Nuremberg, das guerras de libertao da frica e da sia e do patriarcado de classe ser deslocado da sua hegemonia cultural pela descolonizao e pelo feminismo. - Parece haver muita confuso entre humanismo e direitos humanos, a tal ponto que alguns estudiosos, presos ao mito das origens e ao historicismo ocidental, chegam a buscar indcios de direitos humanos na tradio greco-romana, um claro etnocentrismo. - O objetivo deste ensaio construir um sentido de historicidade aos direitos humanos a partir de uma anlise cuidadosa da primeira temporalidade que, a rigor, se condensa nos seguintes processos: os julgamentos de Nuremberg e a nomeao dos crimes de genocdio; a criao da UNESCO e a Declarao Universal dos Direitos Humanos; a refutao cientfica do racismo e das intolerncias tnico-raciais; a teoria dos trs mundos e a descoberta dos povos colonizados e racializados; os movimentos pelos direitos civis, direitos dos povos e protestos contra a Guerra do Vietn; e, por ltimo, na cronologia dos fatos, a crise do paradigma da educao humanista e da modernidade revolucionria; a transio do colonial para o ps-colonial e a profilaxia dos direitos humanos na distenso da Guerra Fria. - No ano de 1945: nomear o crime apenas o primeiro passo para puni-lo, pois a prpria histria demonstra que no se pode jamais dizer que tal crime est extinto. Pois o crime com nome, Genocdio, foi inventado antes mesmo de sua punio, quando, por presso de Raphael Lemkin, um jovem jurista judeu-polons, conseguiu convencer o conselho editorial do jornal Washington Post a usar a palavra para caracterizar os atos nazistas que, entre abril de 1942 e abril de 1944, levaram ao crematrio de AuschwitzBirkenau quase dois milhes de judeus. - A carta de Nuremberg levou a julgamento crimes contra a humanidade. - A Conveno sobre Preveno e Punio do Crime de Genocdio foi aprovada e apresentada para assinatura e ratificao ou acesso por resoluo da Assemblia Geral das Naes Unidas, no dia 09 de dezembro de 1948, entrando formalmente em vigor no dia 12 de janeiro de 1951, com os pases signatrios exigidos. A declarao, com nove artigos, define que genocdio um crime praticado em tempo de paz e de guerra perante o direito internacional que as partes contratantes se comprometem a impedir e punir, tipificado como: matar membros de grupo nacional, tnico, racial ou religioso; causar grave dano fsico ou mental aos membros do grupo; infligir destruio fsica no todo ou em parte; transferir forosamente crianas de um grupo para outro. De forma que os atos imputveis so: genocdio; conspirao para cometer genocdio; incitamento direto e pblico a que se cometa genocdio; tentativa de cometer genocdio e, finalmente, cumplicidade em genocdio.

- Ainda em 1945, o Ato Constitutivo de criao da UNESCO (Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura) sustentava a tese de que as guerras comeam antes nas mentes dos homens e, por isso mesmo, as defesas da paz e a manuteno da tolerncia deveriam tambm ser buscadas nas mentes humanas. Para isso a Organizao propugnava a compreenso mtua das naes, a livre circulao das idias pela palavra e pela imagem, apoios vigorosos educao popular e difuso da cultura e, entre outros difusionismos, mtodos de educao para preparar as crianas do mundo inteiro para as responsabilidades do homem livre. Essas esperanas de um mundo novo ressoavam evidentemente, desde o incio, como uma espcie de supremacia e contradies do poder ocidental. - A prpria Declarao Universal dos Direitos Humanos (DUDH), de 10 de dezembro de 1948, no seu artigo 26, procura ratificar os procedimentos anteriores, universalizando uma educao especfica, a educao laica e republicana processada em pases que viveram plenamente a modernidade ocidental. Talvez seja imprescindvel a sua referncia - No por acaso, um dos grandes debates, nas dcadas de 1950 e 1960, foi a questo cultural pelo vis tnico-racial. Essa preocupao, abraada pela UNESCO que, por sua vez, tentava responder, com pesquisas e projetos educacionais, gigantesca tarefa de polticos, intelectuais e educadores progressistas no sentido de promover os princpios universalistas da declarao de 1948. - No homem, os obstculos aos cruzamentos so tanto de natureza social e cultural quanto geogrfica. (UNESCO, 1972, p. 289)

S-ar putea să vă placă și