Sunteți pe pagina 1din 3

IGREJA PRESBITERIANA EM SO RAIMUNDO NONATO PI. Estudos na Confisso de F de Westminster. Professor Rev. Joo Ricardo Ferreira de Frana. DA JUSTIFICAO.

. CAPTULO 11. Seo IV: Deus, desde toda a eternidade, decretou justificar todos os eleitos; E Cristo, na Plenitude do tempo, morreu pelos pecados deles e ressuscitou pela justificao deles. No !stante, no so justificados at" #ue o Esp$rito %anto, no devido tempo, realmente l&es apli#ue Cristo.
Ref. Gal. 3:8; I Ped. 1:2, 1 !2"; Gal. #:#; I $im. 2:%; &om. #:2'; I Ped. 1:21; Col. 1:21!22; $ito 3:#!(.

Introduo: )*s temos +isto ,omo a doutrina da -ustifi,a.o /ela f realmente uma doutrina ,onfortadora na +ida da I0re-a. 1 a doutrina /ela 2ual a I0re-a realmente se mantm de / ou ,ai. 3 I0re-a fi,a firme se ela /rofessa essa doutrina; mas, se esta doutrina ne0ada ela sim/lesmente ,ai. 30ora fo,ali4aremos esta doutrina dentro de tr5s /ro/osi.6es ,laras e fundamentais /ara um entendimento mais a,urado dela; esta se.o /ode ser es7o.ada na se0uinte ordem: 1. 3 8ustifi,a.o fruto do de,reto eterno de 9eus 7aseado em sua +ontade. 2. :ue este de,reto se ,on,reti4a tem/oralmente na morte e ressurrei.o de Cristo.

3. 3/enas o Es/;rito <anto /ode a/li,ar Cristo aos /e,adores /ara a -ustifi,a.o deles. Ento, ,onsideremos estas tr5s /ro/osi.6es 7=si,as desta nossa se.o: I A JUSTIFICAO FRUTO DO DECRETO ETERNO DE DEUS

BASEADO EM SUA !ONTADE. Esta se.o da Confisso de F ,ome.a ,om uma de,lara.o realmente estu/enda, realmente di0na de nossa aten.o, di0a de nosso estudo, /ois, uma de,lara.o 2ue nos dei>a /ensati+os so7re o de,erto a7soluto de 9eus em todas as ,oisas ,riadas neste mundo neste uni+erso.

3 de,lara.o a2ui enun,ia e>atamente esta tem=ti,a fundamental /ara a doutrina da -ustifi,a.o, /ois, os te*lo0os de Westminster disseram: ? Deus, desde toda a eternidade, decretou justificar todos os eleitos@. Essa /ro/osi.o a2ui im/ortante, /or2ue antes de tudo, a,ima de tudo ,ome.a ,om ?9eus...@ um su7stanti+o sim/les, mas neste ,onte>to a2ui e>/ressa mais 2ue a ideia do su7stanti+o, e>/ressa a identidade da2uele 2ue fe4 todas as ,oisas. 3ssim, a/rendemos a2ui 2ue toda a doutrina 2uando enun,iada de+e ,ome.ar /ela di+indade, /or2ue se ,om/reendemos determinada doutrina, isto s* /oss;+el /or ,ausa de 9eus. A se0undo, as/e,to introdut*rio 2ue toda a doutrina 2ue a/rendemos de+eria nos le+ar at ?9eus...@ B e se uma doutrina no nos ,ondu4 a 9eus, ento de+emos re/ensar so7re o nosso ,ristianismo e o 2ue entendemos /ela di+indade. 3 Confisso de f ,ontinua di4endo 2ue ?9eus, desde toda a eternidadeC...D@ B 9eus no a0e no momento, ele no a0e de forma im/re+is;+el, ele a0e ,om um /lano. :uando sur0iu este /lanoE )a eternidade. Au se-a, ele desde os tem/os eternos de,idiu tomar uma de,iso em rela.o a minFa +ida 2ue no /oderia a,onte,er de outro modo. 3 de,iso do eterno 9eus foi de,retar a -ustifi,a.o de todos os eleitos. Isso /ressu/osto a/artir dos te>tos da Pala+ra de 9eus, onde somos ensinados 2ue 9eus re+elado a sua +ontade se,reta em -ustifi,ar os 0entios ,onforme a/rendemos em G=latas 3. . A a/*stolo Pedro es,re+e sua /rimeira ,arta men,ionando 2ue os ,rentes foram eleitos se0undo esse ,onFe,imento eterno /ara a as/erso do san0ue de Cristo, san0ue este 2ue foi ,onFe,ido, ,om efeito, antes da funda.o do mundo G1 Pedro 1.2,1 !2"H. )a e/;stola aos &omanos o a/*stolo Paulo re/ete esta tIni,a de um de,reto eterno so7 o 2ual a e>/ia.o e -ustifi,a.o so demonstradas ,omo frutos deste de,reto G&omanos 8.3"H II O DECERTO PARA JUSTIFICAR OS PECADORES SE CONCRETI"A TEMPORA#MENTE NA MORTE E RESSURREIO DE CRISTO: A se0undo as/e,to a ser ,onsiderado nesta 2uarta se.o est= no fato de 2ue ?Cristo, na Plenitude do tempo, morreu pelos pecados deles e ressuscitou pela

justificao deles@. As te*lo0os de Jestminster re,onFe,em 2ue o de,erto s* tem lu0ar no tem/o ,om a morte e ressurrei.o de Cristo. <omos informados 2ue 2uando ,Fe0ou o tem/o de+ido do res0ate dos /e,adores Cristo +eio nas,ido de mulFer, nas,ido so7 a lei /ara efetuar a reden.o dos /e,adores ,onforme lemos em G=latas #.#. E ao entrar no tem/o Cristo se entre0ou em res0ate do todo o seu /o+o /ara redimir e tra45!lo a ,omunFo ,om 9eus isto n*s a/rendemos em 1 $im*teo 2.% e uma +e4 os nossos /e,ados sendo /erdoados e -ul0ados na ,ru4 do ,al+=rio ,om a morte de Cristo, ele le+anta!se dentro os mortos /ara a nossa -ustifi,a.o ,omo nos di4 o <anto 3/*stolo Paulo em &omanos #.2'. III APENSA O ESP$RITO SANTO PODE AP#ICAR CRISTO AOS PECADORES PARA A JUSTIFICAO DE#ES. 3l0umas /essoas i0noram o /a/el do Es/;rito <anto na o7ra da reden.o. Kale salientar 2ue sem o Es/;rito a/li,ar a o7ra da reden.o L +ida dos eleitos no F= reden.oM Au se-a, a o7ra de Cristo efeti+ada /ela a.o so7erana do Es/;rito <anto. 1 e>atamente isso 2ue n*s a/rendemos na Pala+ra de 9eus. Cristo nos re,on,ilia ,om 9eus GCol.1.21!22H, mas a/enas o Es/;rito <anto a/li,a toda a.o da morte de Cristo na +ida dos eleitos de 9eus G$ito 3.#!(H.

S-ar putea să vă placă și