Sunteți pe pagina 1din 18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

Este texto foi publicado no site Jus Navigandi no endereo http://jus.com.br/artigos/8838 Para ver outras publicaes como esta, acesse http://jus.com.br

Voc est imprimindo a pgina 1 de 2 desta publicao. Caso queira imprimir o texto completo acesse: http://jus.com.br/imprimir/8838

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego


Rodolfo Pamplona Filho Publicado em 08/2006. Elaborado em 07/2006.

O assdio moral pode ser conceituado como uma conduta abusiva, de natureza psicolgica, que atenta contra a dignidade psquica do indivduo, de forma reiterada, tendo por efeito a sensao de excluso do ambiente e do convvio social.
Sumrio: 01. Introduo. 02. Conceito e denominao. 03. Importncia do Tema. 04. Distino do Assdio Moral para o Assdio Sexual e o Dano Moral. 05. Classificao. 06. Elementos caracterizadores. 06.01. Conduta abusiva. 06.02. Natureza Psicolgica do Atentado Dignidade Psquica do Indivduo. 06.03. Reiterao da Conduta. 06.04. Finalidade de Excluso. 06.05. Algumas palavras sobre a Necessidade ou no de Dano Psquico-Emocional. 07. Casustica. 08. Conseqncias do Assdio Moral. 08.01. Do ponto de vista da vtima. 08.01.01. Seqelas Fsicas e Psicolgicas. 08.01.02. Caracterizao da despedida indireta. 08.01.03. O dano moral e sua reparao. 08.02. Do ponto de vista do assediante. 08.02.01. Justa causa. 08.02.02. Responsabilidade patrimonial. 08.02.03. Conseqncias criminais. 08.03. Do ponto de vista do empregador. 08.03.01. Conseqncias pecunirias diretas. a) Custo do absentesmo. b) Queda de produtividade. c) Rotatividade da mo-de-obra. 08.03.02. Responsabilidade civil. a) Responsabilidade Civil do Empregado em Face do Empregador. b) O Litisconsrcio Facultativo e a Denunciao da Lide. c) Responsabilidade Civil do Empregador por Dano ao Empregado. 09. Combate. 10. Consideraes Finais. 11. Referncias.

01. INTRODUO.

http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1

1/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

Falar sobre assdio moral , em verdade, dissertar sobre um tema que remonta a tempos imemoriais e que, h bem pouco tempo, poderia ser encarado como um exagero ou uma suscetibilidade exacerbada. De fato, encarar seriamente o assdio moral como um problema da modernidade assumir que os valores de hoje no podem ser colocados na mesma barema de outrora, uma vez que a sociedade mudou muito a viso da tutela dos direitos da personalidade. E disso mesmo que se trata o assdio moral: uma violao ao um interesse juridicamente tutelado, sem contedo pecunirio, mas que deve ser preservado como um dos direitos mais importantes da humanidade: o direito dignidade.

02. CONCEITO E DENOMINAO.


O assdio moral pode ser conceituado como uma conduta abusiva, de natureza psicolgica, que atenta contra a dignidade psquica do indivduo, de forma reiterada, tendo por efeito a sensao de excluso do ambiente e do convvio social. Este nosso conceito busca um sentido de generalidade, pois o assdio moral no um "privilgio" da relao de emprego, podendo ser praticado em qualquer ambiente onde haja uma coletividade, como, por exemplo, em escolas, comunidades eclesisticas, corporaes militares, entre outros. Na relao de trabalho subordinado, porm, este "cerco" recebe tons mais dramticos, por fora da prpria hipossuficincia de um dos seus sujeitos, em que a possibilidade de perda do posto de trabalho que lhe d a subsistncia faz com que o empregado acabe se submetendo aos mais terrveis caprichos e desvarios, no somente de seu empregador, mas at mesmo de seus prprios colegas de trabalho. Por isso mesmo, os autores que tm se debruado sobre a questo acabam sempre conceituando o fenmeno dentro do campo das relaes de trabalho. Neste sentido, Marie-France Hirigoyen entende o assdio moral como sendo "toda e qualquer conduta abusiva manifestando-se sobretudo por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano personalidade, dignidade ou integridade fsica ou psquica de uma pessoa, por em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho" [01 ] . No mesmo diapaso, o conceito elaborado por Snia Aparecida Costa Mascaro Nascimento, que afirma que o "assdio moral se caracteriza por ser uma conduta abusiva, de natureza psicolgica, que atenta contra a dignidade psquica, de forma repetitiva e prolongada, e que expe o trabalhador a situaes humilhantes e constrangedoras, capazes de causar ofensa personalidade, dignidade ou integridade psquica, e que tenha por efeito excluir a posio do empregado no emprego ou deteriorar o ambiente de trabalho, durante a jornada de trabalho e no exerccio de suas funes" [02 ] . Por fim, vale registrar que a expresso "assdio moral" , sem sombra de dvida, a mais conhecida. Todavia, a ttulo de informao, saliente-se que tal fenmeno tambm denominado como mobbing [03 ] (Itlia, Alemanha e pases escandinavos), bullying
http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1 2/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

(Inglaterra), harassment (Estados Unidos), harclement moral (Frana), ijime (Japo), psicoterror laboral ou acoso moral (em pases de lngua espanhola), terror psicolgico, tortura psicolgica ou humilhaes no trabalho (em pases de lngua portuguesa).

03. IMPORTNCIA DO TEMA.


O tema do assdio moral se encontra na "crista da onda". De fato, o enorme interesse despertado sobre o tema, na contemporaneidade, se revela na imensa quantidade de publicaes destinadas ao esclarecimento e estudo da matria. A prpria Organizao Internacional do Trabalho, em seus peridicos mais recentes, tem reservado grande espao para a anlise deste complexo fenmeno que pulula em diversos pases. Independentemente disso, vale salientar que a prpria preocupao mundial com o problema , por si s, um grande sinal de sua importncia, uma vez que mostra que a ateno dos juslaboralistas modernos no se resume ao contedo patrimonializado da relao trabalhista, mas sim a uma efetiva tutela dos interesses das pessoas envolvidas nesta "eltrica" relao jurdica.

04. DISTINO DO ASSDIO MORAL PARA O ASSDIO SEXUAL E O DANO MORAL.


Um ponto extremamente relevante, na viso introdutria sobre o assdio moral, a sua distino para o assdio sexual e para o dano moral. De fato, qualquer uma das formas de assdio (tanto sexual, quanto moral) traz, em seu contedo, a idia de cerco. Todavia, a diferena essencial entre as duas modalidades reside na esfera de interesses tutelados, uma vez que o assdio sexual atenta contra a liberdade sexual do indivduo, enquanto o assdio moral fere a dignidade psquica do ser humano. Embora ambos os interesses violados sejam direitos da personalidade, no h que se confundir as duas condutas lesivas, embora seja possvel visualizar, na conduta reiterada do assdio sexual, a prtica de atos que tambm atentam contra a integridade psicolgica da vtima. J a noo de dano moral, definitivamente, no pode ser confundida com o assdio. De fato, o assdio, seja sexual ou moral, uma conduta humana, como elemento caracterizador indispensvel da responsabilidade civil, que gera potencialmente danos, que podem ser tanto materializados, quanto extrapatrimoniais. O dano moral justamente este dano extrapatrimonial que pode ser gerado pelo assdio, ou seja, a violao de um direito da personalidade, causada pela conduta reprovvel ora analisada.
http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1 3/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

05. CLASSIFICAO.
Toda classificao varia de acordo com a viso metodolgica de cada autor. Todavia, no campo do assdio moral, possvel se visualizar trs modalidades bsicas, a saber o assdio moral vertical, horizontal ou misto. O assdio vertical aquele praticado entre sujeitos de diferentes nveis hierrquicos, envolvidos em uma relao jurdica de subordinao. Trata-se da modalidade mais comumemente admitida de assdio moral, dada a desigualdade entre os sujeitos envolvidos. Quando praticado pelo hierarquicamente superior, com intuito de atingir o seu subordinado, denomina-se vertical descendente, em razo do sentido adotado pela conduta. Por sua vez, vertical ascendente ser, quando o hierarquicamente inferior agir com intuito de assediar o seu superior. Esta violncia de "baixo para cima" no to rara como se possa imaginar, a primeira vista. Como exemplos, podemos citar situaes em que algum designado para um cargo de confiana, sem a cincia de seus novos subordinados (que, muitas vezes, esperavam a promoo de um colega para tal posto). No servio pblico, em especial, em que os trabalhadores, em muitos casos, gozam de estabilidade no posto de trabalho, esta modalidade se d com maior freqncia do que na iniciativa privada. J o assdio horizontal aquele praticado entre sujeitos que estejam no mesmo nvel hierrquico, sem nenhuma relao de subordinao entre si. Frise-se que, assim como no vertical, a conduta assediadora pode ser exercida por uma ou mais pessoas contra um trabalhador ou um grupo destes, desde que, seja este grupo determinado ou determinvel, no se admitindo a indeterminabilidade subjetiva (exemplo: toda a coletividade). Afinal, a conduta hostil e excludente do assdio moral, diante de sua caracterstica danosa, ser sempre dirigida a um funcionrio especfico ou a um grupo determinado para atingir sua finalidade. J o assdio moral misto exige a presena de pelo menos trs sujeitos: o assediador vertical, o assediador horizontal e a vtima. Pode-se dizer que o assediado atingido por "todos os lados", situao esta que, por certo, em condies normais, se torna insustentvel em tempo reduzido.

06. ELEMENTOS CARACTERIZADORES.


Na falta de uma previso legal genrica sobre assdio moral no ordenamento jurdico brasileiro, uma adequada viso metodolgica da matria impe, para a fixao de claros limites para a sua caracterizao, o destrinchar do conceito doutrinrio propugnado, de forma a permitir uma efetiva compreenso do instituto.

http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1

4/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

Como conceituamos assdio moral como "uma conduta abusiva, de natureza psicolgica, que atenta contra a dignidade psquica do indivduo, de forma reiterada, tendo por efeito a sensao de excluso do ambiente e do convvio social", podemos extrair quatro elementos, a saber: a)Conduta abusiva; b)Natureza psicolgica do atentado dignidade psquica do indivduo; c)Reiterao da Conduta; d)Finalidade de excluso. Alguns autores insistem em colocar a necessidade de um dano psquico-emocional como imprescindvel para a caracterizao do assdio moral. Embora no concordemos com tal concepo, faremos algumas breves observaes sobre a necessidade ou no de tal demonstrao. 06.01. Conduta abusiva. A concepo de conduta abusiva aqui utilizada se refere ao abuso de direito como ato ilcito, na forma propugnada pelo art. 187 do vigente Cdigo Civil brasileiro. Isto porque o convvio humano enseja o estabelecimento de laos de amizade e camaradagem, em que brincadeiras podem ser feitas de forma livre. Todavia, quando tais gracejos extrapolam os limites do aceitvel, adentra-se ao campo do abuso de direito, que deve ser duramente reprimido, como ato ilcito que efetivamente . 06.02. Natureza Psicolgica do Atentado Dignidade Psquica do Indivduo. O campo de investigao do assdio moral reside na violao a direitos da personalidade do indivduo, com prtica de atos atentatrios sua dignidade psquica. Quando a conduta afeta tambm aspectos corpreos do ser humano, pode-se verificar a ocorrncia de algum outro tipo de ato ilcito, qual seja, a agresso fsica ou o esbulho patrimonial, entre outros. Este um elemento bastante relevante, pois poder delimitar o campo de alcance da eventual reparao que se pretender em juzo. 06.03. Reiterao da Conduta. O assdio moral se caracteriza, visivelmente, atravs da prtica de condutas repetitivas e prolongadas, de contedo ofensivo e/ou humilhante. Como regra geral, tanto o assdio moral, quanto o sexual depende, para a sua configurao, de que a conduta do assediante seja reiterada. sempre importante mencionar que a idia de assdio lembra "cerco", o que, normalmente, no algo tpico ou espordico...
http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1 5/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

Um ato isolado geralmente no tem o condo de caracterizar, doutrinariamente, tal doena social. Na situao do assdio sexual, h, de fato, precedentes jurisprudenciais no Direito Comparado que entendem que se a conduta de conotao sexual do assediante se revestir de uma gravidade insupervel (como, por exemplo, em casos de contatos fsicos de intensa intimidade no aceitvel socialmente), possvel o afastamento deste requisito. Como nos informa, com sua autoridade peculiar, Alice Monteiro de Barros, "o Tribunal do Reino Unido, no caso Bracebridge Engineering Ltd. x Darby, entendeu que um s incidente suficientemente grave para se aplicar a lei contra discriminao sexual. A propsito, a legislao da Costa Rica assegura a possibilidade do assdio sexual configurar-se pela prtica de uma nica conduta, desde que seja grave." [04 ] Apesar deste "desprezo jurisprudencial" por este requisito, a sua meno nos parece fundamental, uma vez que, salvo eventual divergncia fundamentada em direito positivo (em que valer o brocardo dura lex, sede lex), sintomtica a observao de que o afastamento deste requisito se d sempre como exceo. Isto no implica, por certo, que o dano decorrente de nico ato ofensivo no venha a ser reparado. O que se quer dizer que, em sntese, tal conduta danosa no deve ser tida como assdio moral. 06.04. Finalidade de Excluso. O elemento anmico, no assdio moral, no pode ser desprezado. Com efeito, a conduta abusiva e reiterada, atentatria dignidade psquica do indivduo, deve ter por finalidade a excluso da vtima do ambiente. Ressalte-se que essa finalidade pode ser implcita ou explcita, pois, em verdade, se a manifestao expressa no sentido de afastar a vtima do ambiente social, nenhuma dificuldade se tem na verificao da ocorrncia do assdio moral. Todavia, a questo muito mais profunda do que se possa imaginar, primeira vista, uma vez que tal finalidade pode ser extrada dos fatos postos em juzo, mesmo quando a inteno declarada ao pblico diametralmente oposta. o caso, por exemplo, das campanhas motivacionais to incensadas no meio empresarial, notadamente nos ramos destinados a vendas. Se h a inteno de motivar o trabalhador para o alcance de metas, que se estimule ou premie os melhores, de forma a fazer com que aqueles, que no tiveram o mesmo xito, busquem lograr tal galardo. Contudo, inaceitvel a imposio de "brincadeiras" que exponham a vtima ao ridculo. Algumas dessas situaes sero abordadas no tpico de casustica deste artigo. 06.05. Algumas palavras sobre a Necessidade ou no de Dano PsquicoEmocional.
http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1 6/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

Sendo o assdio moral a conduta lesiva; o dano psquico-emocional deve ser entendido como a conseqncia natural da violao aos direitos da personalidade da vtima. Note-se, portanto, que a necessidade do dano no um elemento da caracterizao do assdio moral, mas, sim, da responsabilidade civil decorrente de tal conduta. Neste ponto, discordamos da ilustre e culta colega Snia A. C. Mascaro Nascimento, ao afirmar que "a configurao do assdio moral depende de prvia constatao da existncia do dano, no caso, a doena psquico-emocional. Para tanto, necessria a percia feita por psiquiatra ou outro especialista da rea para que, por meio de um laudo tcnico, informe o magistrado, que no poderia chegar a tal concluso sem uma opinio profissional, sobre a existncia desse dano, inclusive fazendo a aferio do nexo causal" [05] De fato, a doena psquico-emocional, como patologia, pode advir do assdio, mas no necessariamente ocorrer, nem elemento indispensvel, pois o que relevante, na caracterizao do mobbing, a violao do direito da personalidade, cuja materializao ou prova depender do caso concreto.

07. CASUSTICA.
Nossa atuao profissional tem nos permitido conhecer situaes de assdio moral nos mais diversos rinces do pas. Embora tenhamos, em nossos arquivos, cpias de sentenas e de outras peas processuais comprovadores dos fatos que a seguir sero relacionados, optamos por omitir as fontes, preservando a intimidade dos envolvidos. O elemento comum, porm, em todos os processos, que pululam em pontos diversos da jurisdio nacional, que a finalidade de excluso era apenas implicitamente reconhecida, pois todas se travestiam de campanhas motivacionais de alcance de metas empresariais. No estado da Bahia, por exemplo, em diversos processos judiciais, foi constatada a ocorrncia de uma campanha motivacional em que os empregados que no alcanavam a meta tinham de ficar, em um auditrio, posicionados nas ltimas cadeiras, sendo taxados de "morceges", "vampiros" ou "sanguessugas", pois estariam, supostamente, "tirando o sangue da equipe", ao no alcanar a meta pretendida. Ainda no mesmo estado, o Ministrio Pblico do Trabalho ajuizou uma ao civil pblica em face de uma indstria local de bebidas, pois a conduta assediadora do seu gerente de vendas, em relao a seus colegas de trabalho chegou ao cmulo de queimar as ndegas de uma funcionria, que foi pasmem! oferecida como "prmio" aos vendedores que a atingissem determinada cota mensal de vendas ou a clientes que adquirissem os produtos da empresa. No estado de Sergipe, uma conhecida empresa fazia pequenos quadros do seus vendedores menos produtivos, segurando um "excremento de brinquedo", para destac-los como os funcionrios que foram uma "m...", como consta no depoimento do prprio preposto da empresa reclamada.

http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1

7/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

No estado de Santa Catarina, a "brincadeira" era mais "ingnua"... Os vendedores que no alcanassem a meta deveriam danar a conhecida cano "Na Boquinha da Garrafa" perante todos os seus colegas... Em So Paulo, a exposio ao ridculo, em determinada empresa, variava entre desfilar de saias (para os vendedores do sexo masculino) at mesmo se submeter "brincadeira" (brincadeira s tem graa quando todos se divertem...) do "corredor polons" (todos os vendedores se posicionavam em duas filas e as vtimas passavam correndo entre eles, sob pauladas...) Definitivamente, no h limites para a criatividade humana quando quer violentar direitos...

08. CONSEQNCIAS DO ASSDIO MORAL.


O estudo das conseqncias do assdio moral, assim como do sexual, na relao de emprego deve ser procedido de forma sistemtica, de acordo com o protagonista envolvido. Isto porque, sem sombra de dvida, as conseqncias sero diferenciadas para a vtima (empregado assediado), para o assediador (caso este no seja o empregador pessoa fsica) e para a empresa envolvida com o assdio moral. Neste tpico, esclarecemos que estamos abordando as conseqncias genricas da ocorrncia do assdio, tomando como base a idia de ser um empregado assediado por um colega de trabalho, o que acarretar conseqncias tambm para a empresa empregadora. Vale destacar, porm, que possvel uma variao dessas conseqncias nas hipteses do assediador ser o prprio empregador ou, em situao excepcional extrema, o assdio partir do empregado contra o empregador. Vejamos, portanto, estas conseqncias, de acordo com as peculiaridades de cada ator desta tragdia social, que o assdio moral. 08.01. Do ponto de vista da vtima As conseqncias mais dramticas do assdio so reservadas, sem sombra de qualquer dvida, para a vtima da conduta abusiva reiterada (e rejeitada) de natureza psicolgica. De fato, em primeiro lugar, a prpria interferncia na relao de trabalho em si gera, quase sempre, um evidente prejuzo no rendimento do(a) trabalhador(a), pois cria um ambiente laboral inadequado, com extrema presso psicolgica. Alm disso, a divulgao do fato, ainda que de forma restrita ao mbito da empresa, no deixa de afetar a intimidade da vtima, seja pelos comentrios dos colegas de trabalho, seja atravs das prprias investigaes internas sobre o caso. Isto sem falar em eventuais represlias (tambm caracterizadoras de reparao de danos morais e materiais), como, por exemplo, recusa de promoes, transferncia de funo ou de locais de trabalho ou, at mesmo, a despedida direta.

http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1

8/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

preciso ter em mente, portanto, que o assdio , em qualquer uma de suas espcies, uma ofensa para a vtima, na sua dignidade como pessoa. 08.01.01. Seqelas Fsicas e Psicolgicas O assdio pode ser encarado como um trauma na vida do indivduo. Isto porque gera, muitas vezes, seqelas fsicas e psicolgicas de tal ordem na vtima, que lembram cicatrizes, pois podem at no doer tanto no futuro, mas ficaro indelevelmente marcadas na histria daqueles indivduos. Dentre estas seqelas, tem-se observado que a maioria das pessoas ofendidas passou a padecer das formas mais graves de tenso, ansiedade, cansao e depresso, com a necessidade mdica de tratamentos, particularmente de natureza psicolgica. Uma investigao realizada pela Confederao Internacional de Organizaes Sindicais Livres (CIOSL) concluiu, em relao ao assdio sexual, que o mesmo produzia um meio de trabalho tenso e hostil, observando-se nas vtimas, por meio dos estudos mdicos realizados, dores de cabea, pescoo, estmago e costas, com uma diminuio considervel da concentrao e um manifesto desinteresse pelo trabalho, com o surgimento/aprofundamento de sintomas como insnia, indiferena e depresso [06 ] , o que demonstra a correlao desta figura com a segurana, sade, integridade fsica e moral das pessoas. 08.01.02. Caracterizao da despedida indireta O assdio tambm caracteriza, do ponto de vista do direito positivo brasileiro, uma hiptese de despedida indireta (ou demisso forada, como prefere denomin-la Jos Martins Catharino) do(a) trabalhador(a). Seu enquadramento se dar, em regra, na alnea "e" ("praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra e boa fama") do artigo 483 da Consolidao das Leis do Trabalho. A depender, porm, da situao ftica correspondente, o enquadramento poder se dar na alnea "c" ("correr perigo manifesto de mal considervel"), caso seja admitida, pelo direito positivo brasileiro, a hiptese de tentativa de assdio moral. Ressalte-se, porm, que a despedida indireta sempre uma situao de extrema delicadeza, pois significa, em ltima anlise, que a situao laboral se deteriorou de tal forma que o trabalhador prefere abrir mo de seu posto de trabalho fonte normalmente nica de sua subsistncia a continuar se submetendo s condutas que lhe so impostas pelo empregador ou seus prepostos. 08.01.03. O dano moral e sua reparao A esfera extra patrimonial dos indivduos profundamente violentada com a prtica do assdio. De fato, o cerceamento dos valores da dignidade e da liberdade fere profundamente um mbito da personalidade do ser humano que no pode ser reduzido pecuniariamente.
http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1 9/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

A frmula encontrada pelo ordenamento jurdico para reparar tal dano foi a possibilidade jurdica de estipulao de uma compensao, no necessariamente pecuniria (apesar de ser, frequentemente, a mais adotada), para tentar amenizar a dor sofrida pela vtima. Esta sano pelo dano moral poder, inclusive, consistir em uma retratao ou desagravo pblico, o que, de certa forma, tambm compensa a dor sentida pela vtima. Assim sendo, a reparao civil por danos morais constantemente invocada quando se fala em assdio moral, havendo, inclusive, quem denuncie a existncia de uma "indstria" de milionrias indenizaes por danos morais. Vale destacar, porm, que o pleito poder versar tanto pelo dano moral, quanto o material, com fundamento em violao do direito intimidade, assegurado no art. 5, X, da Constituio Federal de 1988 [07 ] . Destacamos o sub-tpico do dano moral em relao aos itens anteriores, pelo fato de que o mesmo pode decorrer no somente do assdio moral em si, mas tambm das eventuais represlias perpetradas pela recusa da vtima (tais como recusa de promoes, transferncias de funo ou local de trabalho, despedida etc.), o que ainda mais agravado quando, em que pese ser denunciada a conduta indesejada e reiterada de natureza psicolgica, no so adotadas, em troca, quaisquer medidas, durante a vigncia da relao de direito material, contra o ofensor. 08.02. Do ponto de vista do assediante O ordenamento jurdico no pode, nem deve deixar que o assediante, violentador da dignidade da vtima, fique impune pelos atos praticados. As conseqencias para o assediante podem ser analisadas sob trs ordens: trabalhista (caracterizao de justa causa para a extino do vnculo empregatcio), civil (responsabilidade patrimonial direta pelo dano causado) e criminal (aplicao de sanes penais, caso os atos praticados se enquadrem em tipo previamente existente). Vejamos, pois, estas conseqncias. 08.02.01. Justa causa No assdio moral praticado por empregado contra colega de trabalho, a hiptese , visivelmente, de justa causa para a extino do contrato de trabalho, com fundamento no artigo 482, alnea "j" ("ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no servio contra qualquer pessoa, ou ofensas fsicas, nas mesmas condies, salvo em legtima defesa, prpria ou de outrem") da Consolidao das Leis do Trabalho. 08.02.02. Responsabilidade patrimonial Em matria de assdio (tanto sexual, quanto moral), alguns ordenamentos jurdicos, no Direito Comparado, albergam previses de responsabilidade patrimonial do empregado assediador, independentemente da responsabilidade patrimonial da empresa [08] .

http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1

10/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

Esta uma medida das mais louvveis, uma vez que o efetivo violador da moralidade mdia foi o empregado, e no diretamente a empresa empregadora. Todavia, tal disciplina muitas vezes impossibilita a efetiva reparao dos danos, por falta de condies financeiras do agente assediante. No Brasil, a sistemtica do direito positivo trouxe previso de responsabilidade civil objetiva do empregador pelos atos dos seus prepostos, independentemente e sem prejuzo da possibilidade de responsabilizao direta do agente causador do dano, conforme verificaremos em tpico posterior, em que esmiuaremos a matria. Todavia, isto no exclui, a possibilidade de uma ao prpria, ainda que regressiva, do empregador contra o empregado assediante/assediador, para ressarcimento dos gastos que teve pelo ato imputvel a este empregado. Acreditamos que possvel, inclusive, a denunciao da lide do empregado assediante, na ao ajuizada pelo empregado assediado contra a empresa, de forma a verificar especificamente a delimitao de responsabilidades pelo ato discutido em juzo. Este nosso posicionamento, inclusive, nos parece respaldado pela previso do 1 do art.462 consolidado - que traz a regra geral sobre a possibilidade de descontos no salrio do trabalhador ("Ao empregador vedado efetuar qualquer desconto nos salrios do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositvos de lei ou de contrato coletivo.") que expressamente preceitua: "Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto ser lcito, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrncia de dolo do empregado." No se deve erigir a grau absoluto a responsabilidade objetiva do empregador quanto ao assdio praticado nas relaes de trabalho por seus agentes ou prepostos, pois isto seria instituir um enorme risco atividade empresarial, estimulando uma verdadeira febre de indenizaes, sem responsabilizar os autores diretos do atos considerados ilcitos, sob a perspectiva da dignidade psquica. Estas idias sero melhor trabalhadas em tpico posterior. 08.02.03. Conseqncias criminais Alm das conseqncias trabalhistas (justa causa) e civil (responsabilidade patrimonial) do empregado assediador, possvel existir, ainda, uma responsabilizao criminal, caso a conduta ou os atos praticados se enquadrem em alguma das previses tipificadas no vigente Cdigo Penal brasileiro. 08.03. Do ponto de vista do empregador O assdio prejudica tambm, e de vrios modos, a empresa empregadora, ocasionando absentesmo, queda de produtividade e substituio de pessoal, alm da possibilidade concreta de responsabilizao patrimonial em condenaes judiciais por danos morais e materiais por fora dos atos de seus empregados (assediadores).

http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1

11/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

08.03.01. Conseqncias pecunirias diretas Em termos de organizao empresarial, o assdio gera, normalmente, diversas conseqncias peculiares diretas, a saber, o custo do absentesmo, a queda de produtividade e a rotatividade da mo-de-obra. Analisemos, ainda que rapidamente, estas trs conseqncias. a) Custo do absentesmo Os empregados assediados tendem a faltar ao servio, ainda que muitas vezes formalmente sem justificao, como uma forma de "escapar" do comportamento assediador de seus algozes. De fato, no raro tambm o afastamento, com a suspenso do contrato de trabalho, mediante a apresentao de atestados mdicos, demonstrando/comprovando situaes em que o os empregados (assediados) necessitam de afastamento do local de trabalho. Ressalte-se que no se trata aqui de falsificao de atestados mdicos, mas sim a manifestao direta das seqelas fsicas e psicolgicas a que os assediados esto sujeitos, levando-os somatizao de suas apreenses, com o surgimento de doenas que justificam o afastamento do trabalho. Esta ausncia dos trabalhadores bastante grave para a empresa, principalmente se o trabalhador for especializado na sua atividade, no havendo como substitu-lo imediatamente, o que leva a uma concluso apriorstica de que o assdio moral de empregados que exercem funes com conhecimento especializado muito mais danoso empresa do que o relativo a outras situaes. b) Queda de produtividade Ainda que o trabalhador permanea laborando no seu local habitual de trabalho, apesar do assdio, perfeitamente natural - e, por isso, dentro das expectativas mdias sobre o problema - que a sua produtividade caia visivelmente. Isto porque no h como se exigir, razoavelmente, que um empregado, vtima de assdio, possa ter a tranqilidade e a paz de esprito necessrias para o regular desempenho de suas atividades laborais. Desta forma, novamente, o assdio gera uma conseqncia pecuniria danosa direta ao empregador, pois a queda da produtividade do empregado diminuir, certamente, sua expectativa de ganho, o que ainda mais dramtico em uma economia globalizada como a contempornea. Como se isso no bastasse, o conhecimento, pelos demais empregados, da existncia de um caso de assdio no apurado ou no punido gera uma insegurana e intranqilidade no ambiente de trabalho, notadamente naqueles operrios que estejam em situao pessoal e funcional semelhante da vtima, levando tambm a uma queda geral de produtividade, onerando excessivamente a organizao empresarial. c) Rotatividade da mo-de-obra
http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1 12/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

Chegando situao limite dramtica de impossibilidade da continuidade do vnculo empregatcio, mais uma conseqncia pecuniria terrvel surgir para o empregador. De fato, alm do pagamento das verbas rescisrias devidas pela extino do vnculo empregatcio (o que, segundo os apstolos do combate ao denunciado "custo Brasil", j um valor elevado para a maioria dos pequenos e mdios empresrios), o trabalho decorrente em da rotatividade da mo-de-obra tambm gera custos. Com efeito, ter que treinar novos trabalhadores para a funo outrora exercida pelo empregado assediado afastado, gerar um custo financeiro no previsto, originalmente, na programao oramentria de qualquer empresa. Alm disso, uma grande rotatividade da mo-de-obra gera insegurana dentro da organizao (notadamente para aqueles que desconhecem os fatos geradores desta dispensa), pelo temor de dispensas em massa, o que afeta tambm a produtividade, como tpico anterior. Como se isto no bastasse, vale lembrar que esta rotatividade no ocorre somente em funo de extines de vnculos empregatcios, mas tambm em funo de transferncias de local de trabalho ocorridas para evitar novos contatos entre assediante e assediado no ambiente laboral. 08.03.02. Responsabilidade civil De acordo com o novo ordenamento jurdico, a responsabilidade civil do empregador por ato causado por empregado, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele, deixou de ser uma hiptese de responsabilidade civil subjetiva, com presuno de culpa (Smula 341 do Supremo Tribunal Federal), para se transformar em uma hiptese legal de responsabilidade civil objetiva. A idia de culpa, na modalidade in eligendo, tornou-se legalmente irrelevante para se aferir a responsabilizao civil do empregador, propugnando-se pela mais ampla ressarcibilidade da vtima, o que se mostra perfeitamente compatvel com a vocao de que o empregador deve responder pelos riscos econmicos da atividade exercida. E essa responsabilidade objetiva, independentemente de quem seja o sujeito vitimado pela conduta do empregado, pouco importando que seja um outro empregado [09 ] ou um terceiro ao ambiente laboral (fornecedor, cliente, transeunte etc). Todavia, essa responsabilizao civil do empregador, de forma objetiva, pode ensejar quem sustente que isso poderia estimular conluios entre o empregado e a vtima, com o intuito de lesionar o empregador. Se a tentao para o mal uma marca humana, o Direito no deve se quedar inerte diante de tal condio. E demonstraremos isso nos prximos dois tpicos. a) Responsabilidade Civil do Empregado em Face do Empregador.

http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1

13/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

A redao do art.934 do Cdigo Civil brasileiro de 2002 (art.1.524, CC-16) enseja o direito de regresso daquele que ressarciu o dano causado por outrem [1 0] . No campo das relaes de trabalho, contudo, o dispositivo deve ser interpretado em consonncia com o j mencionado art.462 da Consolidao das Leis do Trabalho, que dispe, in verbis: " Art. 462. Ao empregador vedado efetuar qualquer desconto nos salrios do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo. 1. Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto ser lcito, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrncia de dolo do empregado." Assim, para que o empregador possa descontar valores referentes a danos causados culposamente pelo empregado, ser necessria a pactuao especfica, seja prvia, seja quando da ocorrncia do evento danoso, o que dispensvel, por medida da mais lidima justia, no caso de dolo, o que evidente no caso de assdio moral. Da mesma forma, o elemento anmico dever ser comprovado pelo empregador, evitando abusos que importariam na transferncia do risco da atividade econmica para o empregado. Mais importante, porm, o fato de que essa regra compatibiliza o carter tuitivo que deve disciplinar toda norma trabalhista com a rgida regra de direito de que a ningum se deve lesar, no se chancelando, pela via estatal, a irresponsabilidade de trabalhadores, enquanto cidados, pelos atos danosos eventualmente praticados. E se o dano causado pelo empregado seja justamente o resultado patrimonial de um ato, praticado por ele, lesando direitos de terceiros, que o empregador teve de responder objetivamente? o que enfrentaremos no prximo tpico. b) O Litisconsrcio Facultativo e a Denunciao da Lide. Se decorre da novel regra legal que o empregador responde objetivamente pelos danos causados pelo empregado, no h bice para que a pretenso indenizatria seja direcionada em face do empregado, fulcrada na idia de responsabilidade civil subjetiva, ou, melhor ainda, diretamente contra os dois sujeitos, propugnando por uma soluo integral da lide. Trata-se de medida de economia processual, pois permite verificar, desde j, todos os campos de responsabilizao em uma nica lide, evitando sentenas contraditrias. E se a pretenso for deduzida somente contra o empregador, caberia a interveno de terceiros conhecida por denunciao da lide? A denunciao da lide, conforme ensina Manoel Antonio Teixeira Filho, "traduz a ao incidental, ajuizada pelo autor ou pelo ru, em carter obrigatrio, perante terceiro, com o objetivo de fazer com que este seja condenado a ressarcir os prejuzos que o denunciante vier
http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1 14/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

a sofrer, em decorrncia da sentena, pela evico, ou para evitar posterior exerccio da ao regressiva, que lhe assegura a norma legal ou disposio do contrato" [1 1 ] . Esta forma de interveno de terceiros est prevista no art. 70 do vigente Cdigo de Processo Civil brasileiro, que dispe, in verbis: "Art. 70 - A denunciao da lide obrigatria: I - ao alienante, na ao em que terceiro reivindica a coisa, cujo domnio foi transferido parte, a fim de que esta possa exercer o direito que da evico Ihe resulta; II - ao proprietrio ou ao possuidor indireto quando, por fora de obrigao ou direito, em casos como o do usufruturio, do credor pignoratcio, do locatrio, o ru, citado em nome prprio, exera a posse direta da coisa demandada; III - quele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ao regressiva, o prejuzo do que perder a demanda." As duas primeiras previses no interessam, por certo, ao campo das relaes de trabalho, uma vez que muito pouco provvel que o direito material discutido em um processo de tal natureza se refira aos temas ali tratados. Todavia, a terceira hiptese (obrigao, pela lei ou pelo contrato, de indenizar, em ao regressiva, o prejuzo do que perder a demanda) pode ser perfeitamente aplicvel em um litgio dessa natureza. Imagine-se, por exemplo, que o empregador esteja sendo acionado, sob a alegao de que uma empregada tenha sido assediada sexual ou moralmente por um colega de trabalho [1 2 ] . Em funo dos danos materiais e morais causados por tal empregado, na sua atividade laboral, deve a empresa empregadora responder objetivamente, se provados todos os trs elementos indispensveis para a caracterizao da responsabilidade civil, sem quebra do nexo causal. Nesse caso, baseando-se no j mencionado art. 462 da Consolidao das Leis do Trabalho, plenamente cabvel a responsabilizao regressiva do empregado. Por que no faz-la nos mesmos autos da ao principal? Poder-se-ia argumentar que isso faria demorar o ressarcimento da vtima, por ser gerada uma nova lide entre dois sujeitos, no tendo ela interesse jurdico em discutir a culpa, pela previso legal de responsabilizao objetiva. Essa no nos parece, porm, a melhor soluo. Imagine, por exemplo, que no seja deferida a denunciao da lide, sob tal fundamento muito comum, inclusive, em aes de responsabilidade civil do Estado - mas, na ao regressiva, o suposto assediador NEGA a autoria e materialidade do fato. Haveria, sem sombra de dvida, a possibilidade jurdica de sentenas contraditrias, que desprestigiariam a atividade jurisdicional.

http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1

15/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

Assim sendo, consideramos no somente possvel a formao do litisconsrcio passivo, mas principalmente recomendvel o eventual deferimento da denunciao da lide, garantindo-se, assim, uma resoluo integral da demanda, possibilitando uma maior celeridade na efetiva soluo do litgio e uma economia processual no sentido macro da expresso. At mesmo se tal ao foi ajuizada na Justia do Trabalho, no haver motivo razovel para se afastar a interveno de terceiros, pois a regra de competncia material do art. 114 da Constituio Federal de 1988 estar sendo estritamente observada, uma vez que teremos, sempre, demandas entre trabalhadores e empregadores (no exemplo dado, empregada assediada X empregadora responsabilizada e empregadora responsabilizada X empregado assediador). c) Responsabilidade Civil do Empregador por Dano ao Empregado. Uma questo interessante sobre o tema da Responsabilidade civil nas relaes de trabalho se refere no aos danos causados pelo empregado, mas sim aos danos causados ao empregado. Trata-se de uma diferena relevante. No primeiro caso, como visto, o sistema positivado adotou a teoria da responsabilidade civil objetiva. No segundo, porm, no h uma norma expressa a disciplinar o problema, pelo que a resposta deve ser encontrada dentro do sistema normativo. E, sendo assim, a resposta depender das circunstncias em que esse dano for causado. Se esse dano decorrer de ato de outro empregado, a responsabilizao, como j explicitado, ser objetiva, cabendo ao regressiva contra o agente, nos casos de dolo ou culpa. E se o dano, porm, for causado por um terceiro, ainda que no ambiente de trabalho? No temos dvida em afirmar que, na regra geral, a responsabilidade civil continua a ser subjetiva. E isso somente quando no houver a quebra do nexo causal! Exemplifiquemos, para que nos tornemos mais claros. Imagine-se, por exemplo, que um cliente do empregador, ao manobrar seu prprio carro, colida com o carro estacionado do empregado, no estacionamento da empresa. bvio que esse dano patrimonial no deve ser exigido do empregador, ainda que o trabalhador esteja em seu horrio de trabalho, disposio da empresa, pois, nesse caso, o ato imputvel somente ao cliente. Diferente a situao em que o prprio empregador colide o seu carro com o automvel do empregado, nas mesmas circunstncias. Nesse caso, embora razoavelmente fcil de provar, o elemento anmico (dolo ou culpa) deve ser demonstrado em juzo.

http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1

16/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

Com isso, queremos dizer que a responsabilidade civil do empregador por danos causados ao empregado ser sempre subjetiva? No foi isso que dissemos. Em verdade, acreditamos que, em condies normais, a responsabilidade civil, nesses casos, , sim, subjetiva, salvo alguma previso legal especfica de objetivao da responsabilidade, como a do Estado ou decorrente de ato de empregado. Todavia, no podemos descurar da nova regra da parte final do pargrafo nico do art. 927 do CC-2002, que estabelece uma responsabilidade civil objetiva, quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. A regra parece ser feita sob medida para relaes empregatcias, pois, como j exposto, o empregador que deve assumir os riscos da atividade econmica. lgico que o risco a que se refere a disposio celetista o risco/proveito, ou seja, a potencial runa pelo insucesso da atividade econmica com que se pretendeu obter lucro. Mas e quando essa prpria atividade econmica pode, por si s, gerar um risco maior de dano aos direitos do empregado? A, sim, como uma situao supostamente excepcional, possvel, sim, responsabilizar objetivamente o empregador. Note-se, inclusive, que, por fora de normas regulamentares, h uma srie de atividades lcitas que so consideradas de risco para a higidez fsica dos trabalhadores, parecendo-nos despiciendo imaginar que, provados os trs elementos essenciais para a responsabilidade civil e ausente qualquer excludente de responsabilidade ainda tenha o empregado lesionado de provar a culpa do empregador, quando aquele dano j era potencialmente esperado... O raciocnio, aqui desenvolvido genericamente, pode ser aplicado, mutatis mutandi, para o assdio moral, a depender da atividade exercida pelo empregador.

Pgina anterior

1 (#)

2 (/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/2) Prxima pgina (/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-deemprego/2)

Autor Rodolfo Pamplona Filho (http://jus.com.br/952536-rodolfopamplona-filho/publicacoes)

http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1

17/18

9/4/2014

Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego - Jus Navigandi - O site com tudo de Direito

juiz do Trabalho na Bahia, professor titular de Direito Civil e Direito Processual do Trabalho da Universidade Salvador (UNIFACS), coordenador do Curso de Especializao Lato Sensu em Direito Civil da UNIFACS, mestre e doutor em Direito do Trabalho pela PUC/SP, especialista em Direito Civil pela Fundao Faculdade de Direito da Bahia autor de diversas obras e co-autor da coleo "Novo Curso de Direito Civil", com Pablo Stolze Gagliano, publicado pela Editora Saraiva. tambm membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, do Instituto dos Advogados da Bahia, do Instituto Baiano de Direito do Trabalho e do Instituto Goiano de Direito do Trabalho.

Informaes sobre o texto


Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT)
PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Noes conceituais sobre o assdio moral na relao de emprego. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1149, 24 ago. 2006. Disponvel em: <http://jus.com.br/artigos/8838>. Acesso em: 9 abr. 2014.

Publique no Jus Navigandi (/publique)


Artigos, monografias, notcias, peties, pareceres, jurisprudncia etc. (/publique)

http://jus.com.br/artigos/8838/nocoes-conceituais-sobre-o-assedio-moral-na-relacao-de-emprego/1

18/18

S-ar putea să vă placă și