Sunteți pe pagina 1din 24

PROCESSO SELETIVO INTERNO

001. PROVA DE CONHECIMENTOS

CURSO SUpERIOR

DE

TECNLOGO

DE

ADMINISTRaO POLICIaL-MILITaR 2013

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 100 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. A durao da prova de 4 horas e 30 minutos, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridas 3 horas e 40 minutos da prova. Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas, podendo levar este caderno e o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUaRDE

a ORDEM DO FISCaL paRa aBRIR ESTE CaDERNO DE QUESTES.

13.01.2013 | manh

CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS

03. Nos termos da Constituio Federal, com relao segurana pblica, polcia ostensiva e polcia judiciria, assinale a alternativa correta. (A) O Municpio est autorizado a criar guarda municipal com objetivo de proteger seus bens, servios e instalaes, bem como suprir eventual omisso do Estado em matria de segurana pblica. (B) A segurana pblica dever da Unio, direito e responsabilidade de todos e exercida para preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio. (C) A polcia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, fora auxiliar e reserva do Exrcito, subordinam-se, juntamente com a polcia civil, ao chefe de governo da Unio. (D) A segurana pblica exercida pela polcia federal, polcia rodoviria federal, polcia ferroviria federal, polcias civis, polcias militares e corpos de bombeiros militares. (E) As funes de polcia judiciria da Unio podero ser exercidas de forma concorrente pela polcia federal e pelas polcias civis estaduais, para prevenir e reprimir o trfico ilcito de entorpecentes, o contrabando e o descaminho. 04. Compete ao 2. Grau de jurisdio da Justia Militar do Estado de So Paulo processar e julgar, originariamente, (A) o Comandante Geral da Polcia Militar, nos crimes militares definidos em lei. (B) os Juzes de Direito do juzo militar, nas infraes penais comuns. (C) o Chefe da Casa Militar, nas infraes penais comuns. (D) os militares do Estado, nos crimes dolosos contra a vida de civis. (E) as aes judiciais contra atos disciplinares militares. 05. De acordo com a Constituio Federal, em relao Administrao Pblica, correto afirmar que (A) o prazo de validade do concurso pblico ser de at trs anos, prorrogvel uma vez, por dois anos. (B) as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao dependem de aprovao prvia em concurso pblico de provas e ttulos. (C) os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, bem como aos estrangeiros, na forma da lei. (D) permitida a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto a de dois cargos de professor e a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas. (E) a lei reservar percentual de cargos e empregos pblicos para negros, pardos ou indgenas e definir os critrios de admisso.

DIREITO CONSTITUcIONAL 01. No tocante matria criminal, o artigo 5. da Constituio Federal determina que (A) a prtica de crime definido como hediondo constitui crime imprescritvel e insuscetvel de graa, nos termos da lei. (B) a prtica de crime de racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, nos termos da lei. (C) a prtica de crime de tortura e de racismo constitui crimes inafianveis e imprescritveis, nos termos da lei. (D) a prtica de trfico ilcito de entorpecente constitui crime imprescritvel, nos termos da lei. (E) a prtica de crime de terrorismo e de tortura constitui crimes inafianveis, imprescritveis e insuscetveis de anistia, nos termos da lei.

02. A Constituio Federal estabelece como objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: (A) a prevalncia dos direitos humanos, a garantia do desenvolvimento nacional e a erradicao da pobreza. (B) a garantia do desenvolvimento nacional, a reduo das desigualdades sociais e a igualdade entre os Estados. (C) a promoo da dignidade da pessoa humana, a garantia do desenvolvimento nacional e a construo de uma sociedade livre, justa e solidria. (D) a prevalncia dos direitos humanos, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a difuso dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. (E) a garantia do desenvolvimento nacional, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a erradicao da pobreza.

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

DIREITO PENAL E PROcESSUAL PENAL 06. Em face do princpio da irretroatividade da lei penal, correto afirmar que (A) a lei penal no retroagir para beneficiar o agente no caso concreto. (B) a lei penal retroagir quando trouxer algum benefcio para o agente no caso concreto. (C) a lei penal mais grave poder retroagir de acordo com o entendimento do Juiz de Direito. (D) a lei penal mais grave poder retroagir por pedido fundamentado do membro do Ministrio Pblico. (E) a lei penal benfica no retroagir quando o agente for reincidente em crime doloso.

09. No tocante s prises provisrias reguladas pelo Cdigo de Processo Penal, correto afirmar que: (A) a priso preventiva ser determinada pelo prazo de 30 (trinta) dias, improrrogveis, e, aps decurso desse prazo, ser substituda por outra medida cautelar. (B) a priso no curso da investigao ou do processo ser efetuada em dias teis e no perodo da manh, respeitadas as restries relativas inviolabilidade do domiclio. (C) ao receber o auto de priso em flagrante delito, o juiz dever, fundamentadamente, convert-la em priso preventiva, quando presentes os seus requisitos e se revelarem inadequadas ou insuficientes as medidas cautelares diversas da priso. (D) o militar preso em flagrante delito, aps a lavratura dos procedimentos legais, ser recolhido a uma unidade prisional comum, onde ficar preso disposio das autoridades competentes. (E) em qualquer fase da investigao policial, caber a priso preventiva decretada pelo juiz, de ofcio, ou a requerimento do Ministrio Pblico, do querelante ou do assistente, ou por representao da autoridade policial.

07. Assinale a alternativa que contm somente causas extin tivas da punibilidade. (A) Prescrio; perdo judicial nos casos previstos em lei; embriaguez completa proveniente de caso fortuito ou fora maior. (B) Morte do agente; menoridade penal; reparao do dano, antes da sentena irrecorrvel, no delito de peculato culposo. (C) Indulto; menoridade penal; legtima defesa. (D) Arrependimento posterior; renncia do direito de queixa; retratao do agente, nos casos em que a lei a admite. (E) Prescrio; anistia; reparao do dano, antes da sentena irrecorrvel, no delito de peculato culposo.

10. Quanto Lei Federal n. 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais Cveis e Criminais), alterada pelas Leis Federais nmeros 9.839/99, 10.455/02 e 11.313/06, assinale a alternativa correta. (A) Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, excetuando os casos em que a lei preveja procedimento especial. (B) A autoridade policial que tomar conhecimento da prtica de uma infrao penal de menor potencial ofensivo lavrar o auto de priso em flagrante delito e o encaminhar imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vtima, providenciando-se as requisies dos exames periciais necessrios. (C) Nas infraes penais de menor potencial ofensivo em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, o Juiz de Direito poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos. (D) A aplicao de pena restritiva de direitos ou multa no importar em reincidncia, sendo registrada apenas para impedir novamente o mesmo benefcio no prazo de cinco anos. (E) As disposies referentes a transao penal e suspenso condicional do processo se aplicam no mbito da Justia Militar do Estado de So Paulo.

08. No tocante aos crimes contra a Administrao Pblica, assinale a alternativa correta. (A) Pratica crime de concusso o funcionrio pblico que exige, para si ou para outrem, vantagem indevida em razo do exerccio da funo pblica. (B) Pratica crime de corrupo passiva quem oferece ou promete vantagem indevida a funcionrio pblico, para retardar ato de ofcio. (C) Pratica crime de corrupo ativa o funcionrio pblico que solicita ou recebe, para si ou para outrem, vantagem indevida ou aceita promessa de tal vantagem, em razo do exerccio da funo pblica. (D) Pratica crime de prevaricao o funcionrio pblico que, em razo do exerccio da funo, apropria-se de dinheiro ou valor pblico ou particular, em proveito prprio. (E) Pratica crime de peculato o funcionrio pblico que devassa o sigilo de proposta de concorrncia pblica, em proveito prprio ou alheio.
3

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

DIREITO PENAL MILITAR E PROcESSUAL PENAL MILITAR 11. Para o fim da aplicao da lei penal militar, nos termos do artigo 9. do Cdigo Penal Militar, a expresso militar em situao de atividade refere-se a (A) militar atuando em razo da funo. (B) militar em servio. (C) militar da ativa. (D) militar da reserva. (E) militar reformado. 12. Diz o artigo 187 do Cdigo Penal Militar, Ausentar-se o militar, sem licena, da sua unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias. Com base na descrio do tipo penal militar, correto afirmar que: (A) sua consumao ocorre no oitavo dia de ausncia ilegal. (B) a objetividade jurdica do tipo penal so o servio e o dever militares. (C) admite as modalidades dolosa e culposa como elemento subjetivo. (D) o sujeito ativo pode ser o militar da ativa, da reserva ou reformado. (E) admite-se a tentativa se a ausncia cessar durante o perodo de graa. 13. No tocante ao Inqurito Policial Militar, assinale a alternativa correta. (A) Dever terminar em 30 (trinta) dias, quando o indiciado estiver solto, contados a partir da data de sua instaurao. (B) Ser encerrado com minucioso relatrio, em que o encarregado mencionar as diligncias feitas e se h indcios de crime militar, no podendo se manifestar quanto existncia de transgresso disciplinar. (C) A autoridade militar competente pela instaurao do Inqurito Policial Militar poder determinar o seu arquivamento, caso as diligncias concluam pela inexistncia de crime. (D) Ser iniciado mediante portaria, quando, ao final de sindicncia, resultar indcio da existncia de crime militar que necessite arrecadar elementos de autoria e materialidade, necessrios propositura da ao penal. (E) O encarregado ser, sempre que possvel, um Oficial Superior, se o indiciado for Oficial e, nos demais casos, Oficial intermedirio.

14. No que tange ao penal militar, correto afirmar que: (A) o Cdigo de Processo Penal Militar prev que a ao penal militar pblica e somente pode ser promovida por denncia do Ministrio Pblico. (B) nos crimes militares contra a honra, a ao penal militar depender de representao do ofendido para ser iniciada pelo Ministrio Pblico. (C) nos crimes militares, no cabvel ao penal militar privada subsidiria da pblica. (D) nos crimes militares sexuais, a ao penal militar privada e somente pode ser promovida por queixa do ofendido. (E) no crime de desero praticado por Oficial, a ao penal militar pblica e ser promovida por denncia do Ministrio Pblico, oferecida aps a captura ou apresentao voluntria do desertor.

15. Considerando as medidas para proteo de vtimas e testemunhas de IPM e Processos da Justia Militar do Estado de So Paulo, assinale a alternativa correta. (A) As medidas protetivas no se aplicam quando vtimas ou testemunhas do IPM ou do Processo forem policiais militares. (B) Os dados e endereos das vtimas ou testemunhas protegidas, anotados em impresso distinto pela Autoridade de Polcia Judiciria Militar, no seguiro com os autos do IPM Justia Militar, devendo ficar arquivados no Setor de Justia e Disciplina da Unidade Policial Militar responsvel pela instaurao do procedimento. (C) Na capa do feito sero lanadas duas tarjas pretas, que identificam tratar-se de investigao criminal em que vtimas ou testemunhas postularam o sigilo de seus dados e endereos. (D) O ato de no lanar o endereo e os dados de qualificao das vtimas ou testemunhas de IPM, nos termos de depoimentos, depende de deciso do Juiz de Direito do juzo militar (reserva de jurisdio), que analisar o pedido por meio de representao formulada pelo encarregado do procedimento. (E) Os Oficiais da Polcia Militar, no exerccio da funo de polcia judiciria militar, esto autorizados a deixar de lanar, nos termos de depoimentos, o endereo e os dados de qualificao das vtimas ou testemunhas coagidas ou submetidas a grave ameaa que assim desejarem.

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

DIREITO AdmINISTRATIVO

19. Representa as circunstncias de fato e o fundamento jurdico que provocam e precedem a edio de um ato administrativo. Essa assertiva corresponde ao requisito do ato administrativo denominado (A) finalidade. (B) motivo. (C) forma. (D) objeto. (E) competncia.

16. O artigo 37, 1., da Constituio Federal estabelece que A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. O referido dispositivo est relacionado ao princpio da Administrao Pblica da (A) convenincia e oportunidade. (B) moralidade. (C) publicidade. (D) impessoalidade. (E) razoabilidade.

20. No que diz respeito responsabilidade administrativa, penal e civil dos militares do Estado, correto afirmar que: (A) enquanto pendente de deciso na seara criminal, a infrao penal praticada pelo militar do Estado, prevista tambm como transgresso disciplinar, no poder ser apurada pela Administrao Pblica, em face do princpio da presuno de inocncia administrativa. (B) a absolvio do fato na seara penal, por insuficincia de provas, repercute na seara administrativa e na seara civil, uma vez que a responsabilidade criminal prevalece sobre as demais. (C) a condenao criminal pela prtica de infrao penal militar impede a Administrao de apurar o fato no mbito disciplinar, uma vez que, pela mesma conduta, permite-se uma nica punio, sob pena de afronta ao princpio do non bis in idem. (D) a absolvio do fato na seara penal, por qualquer fundamento, no impossibilita a apurao e punio na esfera administrativa, uma vez que os atos da Administrao Pblica esto lastreados na Supremacia do Interesse Pblico. (E) a absolvio na seara penal, com fundamento na inexistncia do fato, repercute na esfera administrativa, impedindo a Administrao Pblica de apurar a conduta do militar do Estado, sob o aspecto disciplinar.

17. As prerrogativas de delegar, avocar atribuies, dar ordens e fiscalizar atividades de rgos subordinados, bem como o dever de apurar infraes funcionais e aplicar sanes administrativas aos agentes pblicos decorrem, respectivamente, dos poderes administrativos denominados (A) poder disciplinar e poder hierrquico. (B) poder de regulamentar e poder de polcia. (C) poder hierrquico e poder disciplinar. (D) poder de polcia e poder disciplinar. (E) poder hierrquico e poder normativo.

18. No tocante aos atributos dos Atos Administrativos, assinale a alternativa correta. (A) Imperatividade cria obrigaes para terceiros, independentemente de sua concordncia. (B) Autoexecutoriedade a Administrao, aps prvia autorizao do rgo judicial, alcana autonomia para executar seus atos. (C) Finalidade a Administrao pratica o ato com vistas ao alcance do interesse pblico. (D) Presuno de legitimidade impe a necessidade de presumir que o agente rene competncia legal ou regulamentar para a prtica do ato. (E) Forma a Administrao pratica o ato com vistas a produzir um efeito imediato, na forma estabelecida em lei.

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

LEGISLAO COmpLEmENTAR 21. Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito: (A) celebrar contrato de rateio de consrcio pblico sem suficiente e prvia dotao oramentria, ou sem observar as formalidades previstas na lei. (B) receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofcio, providncia ou declarao a que esteja obrigado. (C) agir negligentemente na arrecadao de tributo ou renda, bem como no que diz respeito conservao do patrimnio pblico. (D) permitir ou facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao de mercado. (E) praticar ato visando a fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia.

24. Com relao ao Sistema de Ensino da Polcia Militar do Estado de So Paulo, correto afirmar que (A) o curso sequencial de graduao especfica destinado a formar, com solidez terica e prtica, a praa da Polcia Militar. (B) os diplomas e os certificados dos cursos e dos estgios no sero expedidos pelo prprio estabelecimento de ensino que os ministrar. (C) os policiais militares que conclurem os cursos de especializao da Polcia Militar tero suas designaes estabelecidas em regulamento. (D) compete ao rgo de Direo Setorial elaborar estratgias de ensino e pesquisa. (E) o registro dos diplomas e dos certificados de concluso dos cursos e dos estgios ser feito pelo Subcomandante PM.

25. Assinale a alternativa correta. 22. Com relao aos crimes de tortura e de abuso de autoridade, correto afirmar que: (A) no caso de abuso de autoridade, a sano penal poder consistir em perda do cargo e a inabilitao para o exerccio de qualquer outra funo pblica por prazo at trs anos. (B) o crime de tortura afianvel e insuscetvel de graa ou anistia. (C) no caso de abuso de autoridade, poder ser aplicada a sano administrativa de indisponibilidade a bem do servio pblico. (D) a condenao do policial militar por crime de tortura poder acarretar a interdio para o exerccio de cargo, mas, em hipotese alguma, ser decretada a perda da funo ou emprego pblico. (E) constitui abuso de autoridade qualquer atentado violao de sigilo funcional. (A) A legislao que dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente contempla como crime o abate de animal, mesmo quando destinado a saciar a fome do agente em estado de necessidade. (B) Constitui crime conduzir veculo automotor, na via pblica ou no, estando com concentrao de lcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas. (C) Aquele que adquirir, para consumo pessoal, drogas sem autorizao ou em desacordo com determinao legal fica sujeito pena de admoestao e, na reincidncia, de deteno. (D) Constitui crime apenado com deteno utilizar arma de brinquedo, simulacro de arma capaz de atemorizar outrem, para o fim de cometer crimes. (E) O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional ser, desde logo, encaminhado autoridade policial competente.

23. Em caso de violncia domstica e familiar contra a mulher: (A) as medidas protetivas de urgncia podero ser concedidas pelo Ministrio Pblico, a requerimento da ofendida. (B) condenado o agressor, o juiz poder aplicar penas de cesta bsica ou outras de prestao pecuniria. (C) a priso preventiva do agressor somente ser decretada a requerimento do Ministrio Pblico. (D) a autoridade policial dever, entre outras providncias, se necessrio, acompanhar a ofendida para assegurar a retirada de seus pertences do local da ocorrncia. (E) as medidas protetivas de urgncia podero ser concedidas pela Autoridade Policial, a requerimento do Ministrio Pblico.
ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

NORmAS AdmINISTRATIVAS dE INTERESSE POLIcIAL-MILITAR 26. No policiamento com bicicletas, (A) os pelotes ou grupos sero constitudos de seis (mnimo) a doze (mximo) patrulhas. (B) em princpio, o somatrio de horas de patrulhamento no dever exceder a 08 (oito), sempre intercaladas por perodos de descanso. (C) a velocidade recomendvel de patrulhamento ciclstico ser de 15 (quinze) a 20 (vinte) km/h. (D) os policiais devero manter-se sempre do lado esquerdo da via, podendo, em vias longas e de grande visibilidade, postar-se um retaguarda do outro. (E) a cada grupo ser destinada uma guarnio com viatura de quatro rodas, que atuar no mesmo subsetor, para apoio na conduo de detidos e aes policiais de maior risco. 27. Considerando o contido nas Instrues para o atendimento de ocorrncia em que haja o cometimento de infrao penal praticada por Policial Militar (I-40-PM), correto afirmar que: (A) a autoridade de polcia judiciria militar originria superior quela que realizou a instaurao do Inqurito Policial Militar ou que determinou a sua instaurao poder avocar esse procedimento. (B) a confeco do Termo de Desero poder ser delegada para o exerccio das atribuies de polcia judiciria militar. (C) o Inqurito Policial Militar no poder ser arquivado, porm h a possibilidade de transform-lo em outra espcie de apurao. (D) o Oficial em servio no PPJM ter como equipe de apoio um Sgt PM ou Cb PM escrivo e um auxiliar (Cb PM ou Sd PM) que tambm exercer as funes de motorista. (E) as atribuies de polcia judiciria militar podem ser delegadas a Oficiais da ativa e inativos, para fins especificados e por tempo limitado. 28. Considerando o contido na Instruo para o atendimento de requisies de apresentao de militares (I-43-PM), correto afirmar que: (A) as requisies de militares do Estado para comparecimento em juzo ou em reparties policiais ou congneres sero canalizadas para a Corregedoria PM. (B) o policial militar quando comparecer em prprio pblico para participar de ato processual dever faz-lo somente com o uniforme B-3. (C) se o policial militar estiver na condio de ru em razo de crime comum dever utilizar traje social civil. (D) caso a requisio seja endereada autoridade policial militar que no comande o requisitado, dever ela ser encaminhada imediatamente Diretoria de Pessoal. (E) as apresentaes dos Oficiais nos Conselhos Permanentes de Justia sero feitas pela Corregedoria PM diretamente ao Juiz Corregedor Geral da Justia Militar Estadual.
7

29. Na Polcia Militar, (A) entende-se como viatura baixada aquela que, temporariamente ou definitivamente, no apresenta condies de operao. (B) a frota ser fixada por regio (grupo de municpios), de acordo com o efetivo planejado. (C) o completamento da frota consistir sempre na remessa de veculos novos por municpio/OPM. (D) as viaturas que sofreram acidentes graves (grande monta) tero prioridade na reposio. (E) o completamento linear da frota constitui-se na remessa de quantidades diferenciadas de veculos para cada local, considerando a frota fixada e a existente, de maneira a equilibrar defasagens. 30. No tocante administrao de materiais, correto afirmar que: (A) compete aos provedores estabelecer a poltica de distribuio dos materiais em cada OPM. (B) a incluso em carga, por recebimento do material, obriga a sua contabilizao, seja para incluso em estoque, seja na contabilidade patrimonial. (C) considera-se material permanente somente aquele que pode ser identificado atravs do nmero de controle patrimonial. (D) a aprovao do Quadro de Codificao de Material (QCM), contendo classificao, codificao, tempo de durao e discriminao, compete ao Provedor. (E) todo processo de aquisio de material de consumo dever ser encerrado com prova documental de sua incluso em carga. 31. Com relao Bandeira Nacional e Bandeira Paulista, correto afirmar que: (A) qualquer policial militar de servio poder hastear o Pavilho Paulista. (B) obrigatoriamente, faz-se o hasteamento da Bandeira Nacional no mastro principal s 08 h e a arriao s 18 h ou ao pr do sol. (C) no dia 19 de novembro, dia da Bandeira, o hasteamento da Bandeira Paulista ser realizado s 08 h e, posteriormente, s 12 h juntamente com a Bandeira Nacional. (D) a Bandeira Paulista ser abatida quando conduzida por tropa em continncia ao Presidente da Repblica. (E) a Bandeira Nacional no poder ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite.

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

32. Pode-se afirmar, com relao ao Sistema de Administrao e Controle de Bens Imveis, que: (A) consideram-se imveis sob administrao policial-militar somente os prprios do Estado incorporados ao patrimnio pblico por compra e adjudicao. (B) a 4.a EM/PM o rgo Tcnico do Sistema de Administrao e Controle de Bens Imveis. (C) as OPM que possuam dentro de sua estrutura uma Unidade Gestora Executora (UGE) integrada Unidade Oramentria (UO) PM so rgos Setoriais do Sistema. (D) os projetos na rea de imveis, que busquem recursos de convnios com outras Secretarias ou rgos do Estado, sero encaminhados Diretoria de Logstica, objetivando complementao da instruo e controle. (E) o rgo Setorial de Logstica na Unidade Oramentria PM a Diretoria de Logstica. 33. Os convnios, na Polcia Militar, (A) devero ser firmados, como regra geral, com prazo de vigncia de at dez anos, contados da data de sua assinatura, o que constar de clusula especfica. (B) firmados com a Unio e entidades pblicas por ela mantidas, devero possuir o Superior Tribunal de Justia como foro eleito com a finalidade de dirimir conflitos decorrentes de sua execuo. (C) contemplam a resciso como ato unilateral de um dos partcipes que decorre somente de descumprimento das obrigaes assumidas (previstas no prprio convnio). (D) devero possuir clusulas obrigatrias da denncia e da resciso disciplinando o trmino antecipado do convnio. (E) celebrados entre entidades estrangeiras e o Governador do Estado, podero ser assinados, por delegao, pelo Secretrio da Segurana Pblica. 34. Na correspondncia da Polcia Militar, (A) com autoridades estrangeiras, usar-se- o idioma do respectivo destinatrio, fazendo-a acompanhar, quando possvel, de verso em Portugus. (B) o verso dos documentos oficiais, de trmite exclusivamente interno, poder ser utilizado para continuao do texto. (C) classificam-se os documentos quanto ao trnsito em normal ou urgente. (D) classifica-se como funcional aquela destinada exclusivamente ao conhecimento da autoridade que esteja no exerccio efetivo do cargo ou funo do rgo destinatrio. (E) o verso da folha nica ou da ltima do documento no poder ser utilizado para os despachos manuscritos ou carimbos.

35. Na Operao de Fiscalizao do Comrcio Ambulante (Op FCA), (A) poder participar o policial militar, durante o perodo de realizao, matriculado em curso de habilitao desenvolvido pela Polcia Militar. (B) podero ser empregados, extraordinariamente, policiais militares de servio. (C) vedado o emprego de policial militar selecionado a frequentar o EAP Desenvolvimento Psicoemocional. (D) o CPA, em cuja regio ser desenvolvida, dever organizar, por intermdio do COPOM, a rede de comunicaes de forma a propiciar os apoios que se fizerem necessrios ao efetivo empregado. (E) a execuo no poder ser suspensa em situaes de grave perturbao da ordem pblica. 36. Nos casos de extravio ou furto de armamento ou munio de patrimnio da Polcia Militar, a autoridade policial militar competente, na anlise do caso concreto, dever: (A) autuar o detentor usurio em flagrante pelo crime de desaparecimento, consuno ou extravio de armamento. (B) de ofcio, instaurar sindicncia, para delimitar a responsabilidade civil do Militar do Estado detentor usurio e, somente quando constatar responsabilidade penal, instaurar Inqurito Policial Militar. (C) de ofcio, instaurar inqurito policial para delimitar a responsabilidade penal do Militar do Estado detentor usurio. (D) autuar o detentor usurio em flagrante pelo crime de peculato desvio. (E) de ofcio, instaurar sindicncia, para delimitar a responsabilidade civil e penal do Militar do Estado detentor usurio, remetendo o procedimento Justia Militar. 37. Com relao ao Sistema de Computao Embarcada e Porttil, correto afirmar que: (A) somente as viaturas operacionais sero equipadas com Terminais Mveis de Dados (TMD). (B) o Relatrio de Viaturas pode ser definido como uma resenha eletrnica disponibilizada nos Terminais Mveis de Dados (TMD), discriminando em nica tela todas as Unidades de Servio (US). (C) os Pontos de Interesse (POI) devero ser fixados pelo Cmt Cia e atendidos pelo policial militar escalado. (D) os Terminais Portteis de Dados (TPD) se destinam utilizao direta do Sistema pelo policial militar usurio, a p ou no. (E) o rastro permite visualizar o trajeto que a viatura efetuou nas ltimas 24 horas, porm no h possibilidade de acompanhamento em tempo real.

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

38. Pode-se afirmar, com relao ao Sistema de Informaes Operacionais da Polcia Militar (SIOPM), que: (A) o SIOPM Corp compreende, dentre outras, as funcionalidades de gerao, encerramento e auditoria de ocorrncias, alm da elaborao de mapa-fora. (B) a DTel ser responsvel pela administrao dos usurios no SIOPM Corp, como criao, liberao de acesso e troca de senhas. (C) o encerramento das ocorrncias pelo Sv Dia ou equivalente dever ocorrer at 48 horas aps o seu fechamento (ou para encerramento). (D) o Mdulo de Segurana a menor frao de recursos humanos, composta por um ou mais profissionais, a p ou embarcado. (E) os encerramentos de ocorrncias realizados pelas OPM sero auditados pelos gestores das unidades (Cmt Cia ou SGB), os quais detm a responsabilidade pelos dados registrados. 39. A pesquisa de clima organizacional on-line da Polcia Militar (PCOPM On-Line) ser aplicada (A) exclusivamente por meio de questionrios existentes no Portal da Internet da PMESP a serem preenchidos por todos os policiais militares nos meses de julho e dezembro. (B) ao policial militar convidado a participar da pesquisa com o preenchimento de um formulrio eletrnico, por ocasio do recadastramento anual. (C) anualmente, nos meses de outubro e novembro, e compreender qualquer policial militar do servio ativo. (D) mensalmente e compreender todos os policiais militares que fizerem aniversrio no ms. (E) por meio de entrevista, com perguntas fechadas que compreendam trs respostas alternativas: sim, mais ou menos e no. 40. Fica vedado, sob pena de responsabilidade, o uso de algemas em presas gestantes (A) desde o comprovado conhecimento do estado de gravidez pela Administrao, salvo se demonstrada a inexistncia de outros meios menos gravosos de conteno. (B) presumindo-se o conhecimento do estado de gestao a partir do 7.o ms. (C) no perodo de at 180 dias aps o parto, salvo se demonstrada a inexistncia de outros meios menos gravosos de conteno. (D) independentemente de comprovao do estado de gravidez pela Administrao. (E) em qualquer hiptese, no podendo ser tambm utilizado qualquer outro meio menos gravoso de conteno.

41. O Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF) das armas de fogo (A) pertencentes a policial militar colecionador, atirador ou caador ser expedido pelo Departamento de Polcia Federal. (B) de uso restrito, pertencentes a policial militar, adquiridas diretamente na indstria por intermdio do CSM/AM, ser expedido pela prpria PMESP, por delegao do Comando da 2.a Regio Militar do Exrcito. (C) pertencentes a policial militar colecionador, atirador ou caador ser expedido pela prpria PMESP, por delegao do Comando da 2.a Regio Militar do Exrcito. (D) de uso permitido, pertencentes aos policiais militares ativos e inativos, adquiridas no Comrcio ou na Indstria, ser expedido com base no cadastro da 4.a EM/PM. (E) de uso restrito, pertencentes a policial militar, adquiridas diretamente na indstria por intermdio do CSM/AM, ser expedido, sem delegao, pelo Servio de Fiscalizao de Produtos Controlados da 2.a Regio Militar (SFPC/2.a RM). 42. No tocante avaliao psicolgica para manuteno da posse e do porte de arma de fogo por policiais militares da ativa, e para aquisio de armas de fogo e obteno da autorizao de porte para policiais militares inativos, correto afirmar que: (A) somente ser submetido avaliao psicolgica o policial militar da ativa que, em servio, envolver-se em ocorrncia de gravidade. (B) contra o resultado das avaliaes psicolgicas, no caber qualquer recurso por parte do policial militar inativo, por se tratar de avaliao profissional. (C) se o motivo de ordem psquica que ensejou o impedimento do uso de arma de fogo persistir por mais de 30 (trinta) dias, o policial militar ser submetido Junta de Sade n.o 2 (JS-2). (D) a prescrio de impedimento do uso de arma de fogo dever ser encaminhada pelo psiclogo ou Oficial mdico ao Comandante, Diretor ou Chefe do policial militar e, caso seja inativo, sua ltima OPM ou quela detentora de seu Assentamento Individual. (E) contra o resultado das avaliaes psicolgicas, o policial militar inativo, considerado inapto na avaliao psicolgica realizada na PMESP, poder interpor recurso administrativo endereado ao Subcomandante PM.

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

43. Pode-se afirmar, com relao ao Servio Auxiliar Voluntrio (SAV), que: (A) o integrante estar impedido de inscrever-se em novo processo seletivo se mantiver a condio de Sd PM Temp a menos de 1 (um) ano e 9 (nove) meses. (B) o Sd PM Temp sujeitar-se- jornada de 40 (quarenta) horas de trabalho semanal, executando atividades administrativas, de sade e de defesa civil e, eventualmente, no FUSSESP. (C) curso Especfico de Treinamento ministrado nas OPM dar-se- em carter de estgio inicial de 60 (sessenta) dias de treinamento, destinado a adaptao, conhecimento da Instituio e formao profissional. (D) o Sd PM Temp, no desenvolvimento da atividade de atendimento ao pblico, poder ser empregado nos Postos Policiais e Bases Comunitrias. (E) o Cmt, Dir ou Ch onde o Sd PM Temp estiver exercendo suas atividades autoridade competente para praticar o ato de seu desligamento em caso de conduta incompatvel. 44. No relacionamento com a mdia, (A) a entrevista o meio principal de resposta a pedido de informao, dependente de processamento com participao da 5.a EM/PM e autorizao do Comando Geral. (B) poder o policial militar porta-voz, desde que autorizado pelo Cmt da OPM, servir de reprter e ou membro de equipe jornalstica, mesmo que no se trate de produo de programas da Instituio. (C) o pedido de informao pode ser formulado por ofcio, fax e e-mail, no sendo admitida a sua apresentao verbal. (D) o servio de porta-voz dever ser fixado, no sendo permitido o regime de rodzio. (E) a nota de imprensa utilizada exclusivamente como forma escrita no exerccio de direito de resposta, por meio da qual o porta-voz emite a posio institucional. 45. No tocante concesso de lurea de mrito pessoal (LMP), correto afirmar que: (A) o Cmt Cia PM e o Ch Div podem conceder lureas de 4.o grau. (B) somente os Oficiais podero indicar policiais militares para serem agraciados com a LMP ou para receberem um grau superior. (C) podero ser indicados ou agraciados os policiais militares que estejam respondendo a procedimento disciplinar (PD). (D) nos casos de aes meritrias envolvendo mais de um policial militar, ser admitida a sntese histrica padro (sntese histrica que contemple a mesma descrio da ao para policiais militares diferentes). (E) todos os oficiais e graduados podem indicar policiais militares, subordinados hierarquicamente, para serem agraciados com a LMP ou para receberem um grau superior.
ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

46. Considere o contido no art. 85 do Regulamento Disciplinar da Polcia Militar: Artigo 85 A ao disciplinar da Administrao prescrever em 5 (cinco) anos, contados da data do cometimento da transgresso disciplinar. 1.o A punibilidade da transgresso disciplinar tambm prevista como crime prescreve nos prazos estabelecidos para o tipo previsto na legislao penal, salvo se esta prescrio ocorrer em prazo inferior a 5 (cinco) anos. 2.o A interposio de recurso disciplinar interrompe a prescrio da punibilidade at a soluo final do recurso. Assinale a alternativa correta. (A) A interrupo da prescrio dever gerar o reincio da contagem do prazo prescricional. (B) A instaurao de procedimento disciplinar ou sindicncia interrompe a prescrio da punibilidade. (C) A instaurao de processo regular interrompe a prescrio da punibilidade. (D) A interrupo da prescrio ter efeito de suspenso do prazo prescricional at a deciso final do recurso. (E) A Representao sobre sano disciplinar no tem efeitos de recurso disciplinar, portanto, no interrompe a prescrio da punibilidade. 47. No que se refere movimentao por convenincia prpria, correto afirmar que: (A) a praa dever estar, no mnimo, no regular comportamento. (B) o Aspirante a Oficial somente poder ser movimentado aps decorrido o prazo mnimo de 3 meses na OPM. (C) o Policial Militar movimentado no poder estar respondendo a Procedimento Disciplinar. (D) a opo de OPM, quando do trmino de curso, no considerada como pedido do interessado. (E) a movimentao independe do parecer favorvel do Comandante da OPM de destino. 48. A Nota de Servio (A) tem como caracterstica bsica a antecipao a outro documento de EM que regular oportunamente todas as atividades a serem desenvolvidas. (B) empregada por Comandantes, Diretores ou Chefes de qualquer frao de tropa, a partir do escalo Companhia PM (Cia PM). (C) pode tratar de assunto de natureza operacional ou administrativa da Instituio. (D) tem como caracterstica bsica esclarecer ou instruir a aplicao de leis, decretos e resolues. (E) empregada pelos Comandantes, Diretores ou Chefes, a partir do escalo Batalho PM.

10

49. Durante a fase de informao e deliberao das operaes de reintegrao de posse, o Cmt da OPM responsvel pela rea territorial onde ser desencadeada a operao, de posse da requisio judicial, dever (A) analisar a legalidade da ordem, uma vez que tambm incumbe ao Cmt da OPM o dever de proteger o direito a propriedade e liberdade de todos os cidados. (B) comparecer, imediatamente, ao juzo emitente da ordem, a fim de confirmar a veracidade da determinao judicial, certificando o fato na prpria requisio. (C) informar o Coord Op PM acerca do pedido de reintegrao de posse, imediatamente, utilizando-se dos canais de comunicao convencionais (fax, e-mail, notes etc). (D) avaliar se a requisio guarda afinidade com as misses policial-militares e, caso constate desvio de finalidade, oficiar imediatamente a autoridade judiciria superior a responsvel pela lavratura do ato. (E) encaminhar, utilizando-se dos canais de comunicao convencionais (fax, e-mail, notes etc), cpia da ordem judicial ao Subcomandante PM (Via Coord Op PM) solicitando autorizao para desencadear a operao. 50. Com relao s armas portteis, correto afirmar que (A) os fuzis no podero ser utilizados na guarda de presdios. (B) somente o Chefe do EM/PM poder autorizar a carga pessoal de arma de fogo porttil. (C) as carabinas CT-30 Taurus no podero ser utilizadas nas atividades de radiopatrulhamento areo. (D) os Alunos-Oficiais no podero utilizar armamentos portteis. (E) proibida, aos integrantes da Instituio, a autorizao para a carga pessoal de arma de fogo porttil pertencente ao patrimnio da PMESP.

CONHECIMENTOS GERAIS MATEmTIcA 51. Um caminho tanque de uma distribuidora abastece regularmente o reservatrio de combustvel de uma unidade motorizada. Com uma vazo constante, ele preenche 5 da capa9 cidade do reservatrio, inicialmente vazio, em x minutos. Nessas condies, o tempo necessrio para preencher a capacidade restante desse reservatrio pode ser corretamente expresso, em minutos, por (A) 4 x 9 (B) 2 x 3 (C) 3 x 4 (D) 7 x 9 (E) 4 x 5 52. Numa aula prtica de tiro, ganha-se ou perde-se pontos em funo da preciso dos disparos efetuados. Terminada a penltima bateria de uma srie, verificou-se que Tiago tinha 20 pontos a mais que Marcelo. Na ltima bateria, Marcelo 1 dos pontos que tinha, e ganhou 10 pontos e Tiago perdeu 10 ambos terminaram a srie com o mesmo nmero de pontos. Terminada a penltima bateria, a razo entre os nmeros de pontos de Marcelo e de Tiago, nessa ordem, era de (A) 4:5. (B) 3:4. (C) 2:3. (D) 2:5. (E) 3:20. 53. Em um Teste de Aptido Fsica (TAF) para ingresso em uma Academia Militar, 20% dos candidatos participantes foram eliminados na 1.a fase (avaliao de velocidade). Sabendo que a 2.a fase (avaliao de equilbrio e deciso) qualificou apenas 70% dos restantes para a 3.a fase (avaliao de potncia muscular e resistncia), pode-se afirmar que, dos candidatos participantes desse TAF, as duas primeiras fases eliminaram, no total, (A) 44%. (B) 50%. (C) 56%. (D) 58%. (E) 60%.
11
ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

54. A localizao de cada uma das 4 equipes que fazem o patrulhamento em certa regio fornecida ao comando central via satlite. O posicionamento dado, em uma tela, por luzes que acendem em intervalos regulares. A luz que indica a posio da equipe A acende a cada 15 segundos; a da equipe B, a cada 20 segundos; a da equipe C, a cada 30 segundos, e a da equipe D, a cada 35 segundos. As luzes que indicam a posio das quatro equipes acendem simultaneamente na tela a cada (A) 9 min 10 s. (B) 8 min. (C) 7 min 20 s. (D) 7 min. (E) 6 min 30 s. 55. Numa instruo de Ordem Unida, um grupo de policiais militares estava disposto em n linhas, tendo cada linha n soldados. Esse grupo foi aumentado com a incorporao de outros soldados, de modo que a formao passou a ter 8 linhas a mais que a formao inicial, e um total de 105 soldados. Sabendo que o nmero de policiais por linha continuou a ser n, pode-se afirmar que o nmero de soldados em cada linha era (A) 13. (B) 12. (C) 9. (D) 8. (E) 7.

57. Parte de uma verba de R$ 800.000,00 recebida pelo Servio de Inteligncia foi destinada ao Projeto A, e o restante foi destinado ao Projeto B. Posteriormente, aditivos aumentaram os valores inicialmente destinados aos projeto A e B em 10% e 20%, respectivamente. Sabendo que a soma dos valores de ambas as dotaes, aps os acrscimos, foi igual a R$ 910.000,00, pode-se afirmar que o valor inicial destinado ao Projeto A foi acrescido em (A) R$ 36.000,00. (B) R$ 40.000,00. (C) R$ 50.000,00. (D) R$ 56.000,00. (E) R$ 60.000,00. 58. No seu treinamento dirio, Bruno parte do ponto A e, caminhando sempre em linha reta, segue o percurso indicado na figura, at retornar ao ponto de partida. Em seguida, repete o percurso inicial at atingir o ponto D, onde encerra a caminhada.
A

1,8 km D

0,6 km

56. Um oficial foi designado para comandar o policiamento ostensivo em uma regio de formato triangular, mostrada na figura.
B

C 0,9 km

A distncia percorrida diariamente por Bruno, na sua caminhada, , em metros, igual a (A) 8100. (B) 7800.
A D 5 km C

(C) 7200. (D) 6600. (E) 4800.

Formou duas equipes, tendo uma 4 e a outra 7 viaturas, e dividiu a rea total dessa regio de forma diretamente proporcional ao nmero de viaturas de cada equipe. Sabendo que a equipe com 7 viaturas dever executar o trabalho em uma rea de 5,25 km2, pode-se afirmar que a distncia em linha reta entre os pontos B e D , em quilmetros, igual a (A) 2,25. (B) 2,70. (C) 3,15. (D) 3,30. (E) 3,45.

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

12

59. Para um treinamento ttico, uma unidade da Polcia Militar designada para fazer a segurana de delegaes estrangeiras na Copa do Mundo evacuou uma regio (S) adjacente a uma pequena praa quadrada (PQ), conforme mostra a figura, cujas dimenses indicadas esto em metros.
30

62. Os n alunos de uma turma fizeram uma prova valendo 10 pontos. Sabe-se que a nota mdia desse grupo foi 7 pontos, e que apenas 6 alunos conseguiram a nota mxima. Se a nota mdia dos alunos que no obtiveram a nota mxima foi 6,25 pontos, ento n igual a (A) 28. (B) 30.

25 S PQ 25

(C) 35. (D) 40. (E) 42.


40

Sabendo que a praa tem rea de 400 m2, pode-se afirmar que a rea total da regio evacuada , em metros quadrados, igual a (A) 2400. (B) 2000. (C) 1800. (D) 1750. (E) 1600. 60. Aproveitando a reduo do IPI e os descontos adicionais, Paulo comprou um carro vista por R$ 40.000,00. Se tivesse optado por um dos planos oferecidos para pagamento a prazo, teria dado uma entrada de 30%, no ato da compra, e uma parcela de R$ 34.300,00 aps 5 meses. A taxa mensal de juros simples deste financiamento de (A) 3,15%. (B) 4%. (C) 4,25%. (D) 4,50%. (E) 5%. 61. O tanque de combustvel de certo veculo blindado utilizado pela Tropa de Choque tem o formato de um prisma reto de base quadrada, e de altura igual a 30 cm. Sabe-se que em determinada operao esse veculo consumiu 30000 cm3 de combustvel, e assim a altura do nvel do combustvel no tanque baixou 12 cm. Desse modo, pode-se afirmar que o volume total desse tanque , em centmetros cbicos, igual a (A) 50000. (B) 55000. (C) 60000. (D) 70000. (E) 75000.
13

63. Para a concluso de um curso, os alunos tiveram que apresentar um trabalho, cuja nota mxima era 5 pontos. O grfico relaciona o nmero de alunos s notas obtidas por eles nesse trabalho:
10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 1 2 3 4 5 NOTAS OBTIDAS PELOS ALUNOS

NMERO DE ALUNOS

Observando o grfico, pode-se concluir corretamente que (A) o nmero de alunos era igual a 15. (B) 20% dos alunos obtiveram nota 2. (C) mais da metade dos alunos obteve nota 3. (D) 3 em cada 5 alunos obtiveram nota 3 ou 4. (E) a soma de todas as notas foi menor que 90 pontos.

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

64. Dois policiais que fazem patrulhamento com motocicletas esto realizando um treinamento em uma pista. Sabe-se que Pedro completa cada volta em x segundos, enquanto Vtor completa cada volta em x + 8 segundos. Assim, quando Pedro completar a volta de nmero 50, Vtor estar completando a volta de nmero 40. Nessas condies, correto afirmar que para completar 50 voltas Vtor ir demorar, a mais que Pedro, (A) 5 min 45 s. (B) 6 min 8 s. (C) 6 min 40 s. (D) 7 min 18 s. (E) 7 min 25 s.

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 66 a 68. A lngua frouxa O poeta Ezra Pound dizia que era preciso manter a lngua eficiente. Palavras corrompidas, usadas fora de contexto, e a substituio arbitrria e compulsria de umas por outras tornam a lngua pobre, imprecisa, ineficiente. Com isso, produzem pensamentos frouxos, e a vida vai para o belelu. Ao agradecer, por exemplo, quase ningum mais diz Obrigado. O gato comeu o primeiro o. Milhes agora gorgolejam um excruciante Brigado. No que isso seja novidade apenas tornou-se uma regra no escrita. Naturalmente, o mesmo empo brecimento que produz o brigado impede que, se for uma mulher, ela diga Obrigada. Da mesma forma, quando algum hoje nos lisonjeia com um Obrigado (ou seu correspondente Obrigada), abandonamos a resposta clssica, sbria e elegante, De nada ou Por nada. Em vez disso, cacarejamos Imagina! como se ficssemos sinceramente ofendidos por algum estar nos agradecendo. H casos em que, no contente, a pessoa solta: Magina!. Proponho o seguinte: se algum nos diz Brigado!, fica liberado o uso de Magina! uma elocuo merece a outra. E o que dizer do Com certeza!? H anos, mandou para o limbo uma variedade de opes, como Claro!, Sem dvida!, Evidente! ou Certo!, alm do melhor e to mais simples Sim!. Jogadores de futebol, nas torturantes entrevistas que concedem ao fim da partida, so os grandes abonadores do Com certeza!. Quase sempre, sem saber o que significa. O locutor pergunta: Fulaninho, vocs perderam por 10 a 0. Como ser o prximo jogo?. O craque responde: Com certeza. Agora levantar a cabea e trabalhar duro para vencer o prximo jogo e conquistar nossos objetivos. O locutor s pode agradecer: Brigado!. E o craque, retrucar: Magina!.
(Ruy Castro, Folha de S.Paulo, 01.11.2008. Adaptado)

65. Com base na classificao, os aprovados em um concurso pblico devem optar por uma, e somente uma, das trs unidades com vagas em aberto. O grfico representa a distribuio das 90 vagas disponveis entre as unidades A, B e C:

C
B

Considerando que o ngulo central do setor circular que representa o nmero de vagas disponveis na unidade A mede 252, e que existem apenas 9 vagas disponveis na unidade C, pode-se afirmar que o ngulo do setor correspondente ao nmero de vagas da unidade B , em graus, igual a (A) 72. (B) 78. (C) 86. (D) 94. (E) 110.

66. Para defender a ideia de que a lngua precisa manter-se eficiente, o autor argumenta que (A) a supresso de fonemas em algumas palavras, como magina, reflete a preferncia dos falantes por vocbulos mais sintticos e pouco usuais. (B) as regras no escritas, isto , as no abonadas pelos gramticos, so transitrias e levam as pessoas a formular frases sem sentido. (C) os falantes devem prestigiar a linguagem informal, pois sua estrutura precisa e elegante favorece a comunicao. (D) a formulao de perguntas complexas por parte dos locutores esportivos impede que os jogadores respondam usando clichs. (E) o prejuzo articulao e consistncia dos pensamentos que se desejam expressar decorrncia da falta de elaborao da linguagem.
14

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

67. Na frase A senhora disse obrigada ao motorista que lhe cedeu a passagem. , percebe-se a correta concordncia entre os termos em destaque, pois ambos esto flexionados no feminino. Baseando-se no exemplo, tambm est correta a concordncia nominal em: (A) No e-mail, seguem os dados bancrios necessrio para a efetivao do depsito. (B) Organizados sobre a mesa havia os boletins de ocorrncia do dia. (C) Elas mesmos revisaram o texto que continha erros de grafia. (D) A casa venda possua jardim e varanda belssimas. (E) Enviou, anexada carta, as ltimas fotos da viagem.

69. Leia o trecho do conto Fatalidade, de Guimares Rosa. Na data e hora, estava-se em seu fundo de quintal, exercitando ao alvo, com carabinas e revlveres, revezadamente. Meu Amigo, a bom seguro que, no mundo ningum, jamais, atirou quanto ele to bem no agudo da pontaria e rapidez em sacar arma; gostava disso, por dia, caixas de balas. Sucedeu nesse comenos que o vieram chamar, que o homenzinho o procurava. O qual, vendo-se que caipira, ar e traje. Dava-se de entre vinte-e-muitos e trinta anos; devia de ter bem menos, portanto. Mido, modo. Mas concreto como uma anta, e carregado o rosto, gravado, to submetido, o coitado; as mos calosas, de enxadachim. Meu Amigo, mandando-lhe sentar e esperar, continuou, baixo, a conversa; fio que, apenas, para poder melhor observar o outro, vez a vez, com o rabo-do-olho, aprontando-lhe a avaliao. Do que disse: Se o destino so componentes consecutivas alm das circunstncias gerais de pessoa, tempo, lugar e o karma Ponto que o Meu Amigo existia, muito; no se fornecia somente figura fabulvel, entenda-se. O homenzinho se sentara na ponta da cadeira, os ps e joelhos juntos, segurando com as duas mos o chapu; tudo limpinho pobre. Convidado a dizer-se, declinou que de nome Jos de Tal, mas, com perdo, por apelido Z Centeralfe. Sentia-se que era um sujeito j arrumado de si, mas embrulhava-se a falar, por gravidade: Sou homem de muita lei Tenho um primo oficial-de-justia Mas no me abrange socorro Sou muito amante da ordem Meu Amigo murmurou mais ou menos: No estamos debaixo da lei, mas da graa O homenzinho, posto em cruz comprida, e porque se achasse rebaixado, quase desonrado e ameaado viera dar parte. Representou: que era casado, em face do civil e da igreja, sem filhos, morador no arraial do Pai-do-Padre. Vivia to bem, com a mulher, que tirava divertimento do comum e no trabalho no compunha desgosto. Mas, de mandado do mal, se deu que foi infernar l um desordeiro, vindio, se engraou desbrioso com a mulher, olhou para ela com olho quente Qual era o nome? Meu Amigo o interrompeu. um Herculino, cujo sobrenome Soc explicou o homenzinho.
(Joo Guimares Rosa. Primeiras Estrias. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1978. Adaptado)

68. Em H anos, mandou para o limbo uma variedade de opes , o verbo haver contribui para marcar a passagem do tempo. Assinale a alternativa em que o verbo em destaque exerce a mesma funo e foi empregado de acordo com a norma-padro. (A) Foi uma alegria quando se encontraram, pois faziam anos que no se viam. (B) Passou-se meses antes que ele tivesse coragem para fazer a cirurgia. (C) Os policiais procuravam o grupo de turistas perdido na mata j haviam dias. (D) De janeiro at hoje, vo-se meses e a reforma do edifcio no avana. (E) Tm dcadas que esta comunidade espera por saneamento bsico para a regio.

Pela leitura do texto, correto afirmar que (A) o amigo do narrador irritou-se quando o vieram chamar, pois foi interrompido no momento em que, costumeiramente, exercitava sua habilidade com as armas. (B) Z Centeralfe aparentava aproximadamente trinta anos, o que no coincida com seu jeito grave, aptico e com as mos calosas de enxadachim. (C) o amigo do narrador, a princpio, tratou o visitante com descaso, pois observou que ele era um caipira mido, limpo, forte como uma anta, mas pobre. (D) o homenzinho, apesar de um pouco constrangido ao se dirigir ao anfitrio, explicou-lhe que o motivo da visita era a interveno de Herculino em sua vida, at ento pacata e regrada no arraial do Pai-do-Padre. (E) Z Centeralfe, sabendo que o amigo do narrador era homem culto e que se expressava com objetividade, procurou-o para que este convencesse Herculino a deixar a cidade e a esposa do visitante.
15
ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

Leia o captulo XX de Memrias Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis, para responder s questes de nmeros 70 a 72. Bacharelo-me Um grande futuro! Enquanto esta palavra me batia no ouvido, devolvia eu os olhos, ao longe, no horizonte misterioso e vago. Uma ideia expelia outra, a ambio desmontava Marcela. Grande futuro? Talvez naturalista, literato, arquelogo, banqueiro, poltico ou at bispo, bispo que fosse, uma vez que fosse um cargo, uma preeminncia, uma grande reputao, uma posio superior. A ambio, dado que fosse guia, quebrou nessa ocasio o ovo, e desvendou a pupila fulva e penetrante. Adeus, amores! adeus, Marcela! dias de delrio, joias sem preo, vida sem regime, adeus! C me vou s fadigas e glria; deixo-vos com as calcinhas da primeira idade. E foi assim que desembarquei em Lisboa e segui para Coimbra. A Universidade esperava-me com as suas matrias rduas; estudei-as muito mediocremente, e nem por isso perdi o grau de bacharel; deram-mo com a solenidade do estilo, aps os anos da lei; uma bela festa que me encheu de orgulho e de saudades, principalmente de saudades. Tinha eu conquistado em Coimbra uma grande nomeada de folio; era um acadmico estroina, superficial, tumulturio e petulante, dado s aventuras, fazendo romantismo prtico e liberalismo terico, vivendo na pura f dos olhos pretos e das constituies escritas. No dia em que a Universidade me atestou, em pergaminho, uma cincia que eu estava longe de trazer arraigada no crebro, confesso que me achei de algum modo logrado, ainda que orgulhoso. Explico-me: o diploma era uma carta de alforria; se me dava a liberdade, dava-me a responsabilidade. Guardei-o, deixei as margens do Mondego, e vim por ali fora assaz desconsolado, mas sentindo j uns mpetos, uma curiosidade, um desejo de acotovelar os outros, de influir, de gozar, de viver, de prolongar a Universidade pela vida adiante
(Machado de Assis. Memrias Pstumas de Brs Cubas. So Paulo: tica, 1997)

71. Pela leitura do captulo Bacharelo-me, correto concluir que (A) a narrao feita em 1. pessoa, pois a inteno do protagonista relatar, de forma dissimulada, eventos autobiogrficos significativos. (B) Memrias Pstumas de Brs Cubas pertence esttica do Realismo, visto que, entre outros aspectos, h uma apresentao idealizada do protagonista. (C) a narrativa no percorre um tempo cronolgico, pois o narrador, j falecido, recorda sua vida e lamenta no ter se casado com Marcela, que o amou profundamente. (D) o autor, na construo do texto, serviu-se de vrias expres ses metafricas, como se nota em A ambio, dado que fosse guia, quebrou nessa ocasio o ovo (E) o protagonista, para passar uma imagem positiva ao leitor, omite seu cinismo, como se comprova em poltico ou at bispo, bispo que fosse, uma vez que fosse um cargo, uma preeminncia

72. A norma-padro determina que, havendo partcula atrativa, o pronome deve vir antes do verbo, isto , deve-se utilizar a prclise. Sabendo-se que as conjunes subordinativas so partculas atrativas, assinale o trecho do texto que exemplifica essa norma gramatical. (A) Enquanto esta palavra me batia no ouvido, devolvia eu os olhos (B) C me vou s fadigas e glria; deixo-vos com as calcinhas da primeira idade. (C) uma bela festa que me encheu de orgulho e de saudades, principalmente de saudades. (D) No dia em que a Universidade me atestou, em pergaminho (E) o diploma era uma carta de alforria; se me dava a liberdade, dava-me a responsabilidade.

70. Com base nas informaes do texto, correto afirmar que o narrador sentia-se (A) feliz por poder estudar em Coimbra, pois um curso superior lhe daria condies de superar as dificuldades financeiras. (B) confiante e estudara com afinco, pois sabia que a universidade tinha prestgio e que exigia estudos rduos de seus alunos. (C) desconsolado, em parte, por deixar a universidade, pois lhe incomodava o fato de ter de enfrentar os compromissos da vida adulta. (D) indeciso e hesitante por no saber qual rea de estudos seguir em Coimbra, embora possusse variadas aptides e talentos. (E) logrado pelas circunstncias, visto que sua vida em Portugal mostrou-se radicalmente oposta quela vivida no Rio de Janeiro.

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

16

Considere a tirinha para responder s questes de nmeros 73 e 74.


ELDER SEMPRE TEVE TINO PARA NEGCIOS.
QUANDO CRIANA NO PERDIA UMA PARTIDA DE BANCO IMOBILIRIO.

Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade, publicado no livro Alguma Poesia, para responder s questes de nmeros 75 a 78. Balada do Amor atravs das Idades Eu te gosto, voc me gosta desde tempos imemoriais. Eu era grego, voc troiana, troiana mas no Helena. Sa do cavalo de pau para matar seu irmo. Matei, brigamos, morremos. Virei soldado romano, perseguidor de cristos. Na porta da catacumba encontrei-te novamente. Mas quando vi voc nua cada na areia do circo e o leo que vinha vindo, dei um pulo desesperado e o leo comeu ns dois. Depois fui pirata mouro, flagelo da Tripolitnia. Toquei fogo na fragata onde voc se escondia da fria de meu bergantim. Mas quando ia te pegar e te fazer minha escrava, voc fez o sinal-da-cruz e rasgou o peito a punhal... Me suicidei tambm. Depois (tempos mais amenos) fui corteso de Versailles, espirituoso e devasso. Voc cismou de ser freira... Pulei muro de convento mas complicaes polticas nos levaram guilhotina. Hoje sou moo moderno, remo, pulo, dano, boxo, tenho dinheiro no banco. Voc uma loura notvel, boxa, dana, pula, rema. Seu pai que no faz gosto. Mas depois de mil peripcias, eu, heri da Paramount*, te abrao, beijo e casamos.
*Importante estdio de cinema (Carlos Drummond de Andrade. Alguma Poesia. Rio de Janeiro: Record, 2007)

MUITO JOVEM J ERA UM EMPRESRIO DE SUCESSO.

HOJE TOMA DECISES QUE INFLUENCIAM A ECONOMIA DO MUNDO INTEIRO.

(Rafael, Folha de S.Paulo, 23.02.2012.)

73. Analisando a cena, correto afirmar que a tirinha apresenta elementos da (A) narrao e da descrio, pois h, respectivamente, uma sequncia de aes que no ocorre aleatoriamente e a caracterizao da personagem principal, baseada em seu perfil para negcios. (B) dissertao e da descrio, visto que as cenas seguem uma ordem cronolgica e enfatizam a competncia empresarial de Elder. (C) dissertao, j que se expem argumentos que evidenciam a importncia das empresas brasileiras e da atuao de seus lderes no panorama econmico mundial. (D) narrao, pois a sequncia de aes prioriza a oposio entre protagonista e antagonista, ressaltando a superao do protagonista, antes subjugado. (E) descrio, uma vez que se ressaltam os aspectos fsicos de Elder, em detrimento dos psicolgicos, a exemplo de sua convico ao tomar decises emergenciais. 74. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto a seguir elaborado a partir da tirinha. era criana, Elder tinha sorte no jogo ganhava todas as partidas de Banco Imobilirio, fazendo questo de mostrar-se superior, isso irritasse seus colegas. Hoje um empresrio de sucesso, causa perplexidade saber qual seu mtodo para tomar importantes decises. (A) Porquanto e medida que pois (B) Porquanto ou ainda que porm (C) Quando e ainda que entretanto (D) Quando ou mesmo que todavia (E) Como mas porque visto que
17

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

75. A leitura do poema permite concluir, corretamente, que (A) as estrofes relacionam-se a diferentes momentos histricos e o poema , predominantemente, descritivo. (B) a terceira estrofe expe uma viso antirromntica da experincia amorosa, o que se comprova pelo suicdio do eu-lrico. (C) o poeta apresenta, na ltima estrofe, sua concepo do amor nos tempos modernos, associando-a aos padres miditicos, em que aspecto fsico e dinheiro ajudam a superar obstculos. (D) as constantes separaes vividas pelos protagonistas, nas quatro primeiras estrofes, so impostas pela mulher amada que recusa o eu-lrico por no am-lo. (E) a ltima estrofe confirma o herosmo do eu-lrico ao destacar a beleza, a bravura e a inteligncia desse indivduo.

77. A correta relao entre o trecho em destaque e a circunstncia adverbial que ele expressa encontra-se na alternativa: (A) desde tempos imemoriais. intensidade, indicando que o amor verdadeiro um sentimento atemporal e digno de ser cantado em versos. (B) encontrei-te novamente. afirmao, indicando a obstinao do eu lrico em conquistar a mulher que tanto desejava. (C) Toquei fogo na fragata meio, indicando o gnero de embarcao de que os piratas se utilizavam para atravessar os mares. (D) e rasgou o peito a punhal instrumento, indicando a reao drstica diante da situao conflituosa entre moa crist e pirata mouro. (E) nos levaram guilhotina. lugar, indicando que o eu-lrico foi morto por pertencer plebe e promover agitaes polticas.

76. Assinale a afirmao correta sobre a construo esttica do poema. (A) O poeta muitas vezes opta pela linguagem coloquial, especialmente no emprego dos pronomes, a exemplo da primeira e da terceira estrofes. (B) A conjuno mas, presente em todas as estrofes, ocorre para estabelecer a relao de causa entre as ideias. (C) No ltimo verso, os verbos constituem uma gradao decrescente, que evidencia a frustrao de expectativas do eu-lrico. (D) O poeta escreveu em versos decasslabos, j que estes so prprios para textos que exaltam feitos heroicos. (E) A musicalidade do poema est fundamentada no emprego constante de versos metrificados e brancos.

78. Considere os versos: onde voc se escondia da fria de meu bergantim.


(3. estrofe)

Voc cismou de ser freira


(4. estrofe)

Atendendo norma-padro e preservando o sentido do texto, podem-se substituir as expresses em destaque, correta e respectivamente, por (A) se protegia com a insistiu para (B) rechaava da obstinou-se em (C) se defendia com a teimou em (D) afugentava na persistiu para (E) se apartava da persuadiu-se a

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

18

79. Leia o texto a seguir. As redes sociais Hoje dia de medir o humor dos brasileiros que protestam na internet. Algumas dezenas de manifestaes genricas contra a corrupo esto agendadas em mais de 20 cidades pas afora. Aqui em Braslia haver uma marcha na Esplanada dos Ministrios. No Rio, ser em Copacabana. Em So Paulo, na avenida Paulista. As convocaes foram feitas sobretudo via redes sociais na web. No 7 de Setembro houve iniciativas semelhantes. Todas fracassaram ou tiveram pblico muito menor do que o captado no mundo virtual. A manifestao do Rio teve 35 mil adeses no Facebook. Na rua acabaram aparecendo menos de 3000. H trs obstculos principais para esses ciberativistas terem sucesso. Primeiro, conseguir que seus simpatizantes entendam que no basta apertar o boto curtir. necessrio ir ao mundo real e aparecer em praa pblica para protestar. A surge a segunda dificuldade. Protestar contra o qu? Ser contra a corrupo vago demais. At um corrupto vai se declarar contra a corrupo se for cutucado por um amigo da rede social. No incio da dcada de 80, a populao foi s ruas por eleies diretas para presidente. Nos anos 90, pelo impeachment de Fernando Collor. Agora, falta uma bandeira mais especfica e pontual que possa galvanizar apoios. Por fim, a sensao de bem-estar do brasileiro hoje incomparvel com a de 10, 20 ou 30 anos atrs. A crise financeira internacional pode alterar esse clima, embora seja ainda impossvel saber quando as classes mdias e batalhadoras vo interromper seus passeios ao paraso dos credirios e viagens a Miami. No podemos jamais tolerar a corrupo como algo natural, pois a corrupo mata, diz a pgina do Movimento Contra a Corrupo (MCC), de Braslia. verdade. Mas sempre foi assim. E a internet parece ser insuficiente para mudar a tendncia acomodao do brasileiro.
(Fernando Rodrigues, Folha de S.Paulo, 12.10.2012)

80. Leia a tirinha que faz referncias fbula A Cigarra e a Formiga.

NQUEL NUSEA FERNANDO GONSALES


A FORMIGA QUE TRABALHOU FICOU FELIZ. E A CIGARRA, QUE NO TRABALHOU, FICOU INFELIZ.

GOSTARAM?

ISSO EST ME CHEIRANDO LAVAGEM CEREBRAL !

(Fernando Gonsales, Folha de S.Paulo, 09.08.2012. Adaptado)

Interpretando a tirinha, correto concluir que (A) a formiga-professor escolheu essa fbula porque seu objetivo era divertir os alunos contando-lhes uma histria cmica. (B) os estudantes deleitaram-se com a narrativa, pois conheceram personagens que esto desvinculadas do contexto em que eles vivem. (C) um dos alunos mostrou-se perspicaz ao perceber que a inteno do professor era convenc-los de que sempre se deve priorizar o trabalho. (D) a classe sensibilizou-se com o desfecho da histria, uma vez que consideraram uma injustia o destino da Cigarra. (E) as fbulas, assim como as tirinhas, pretendem passar lies de moral cujos valores transmitidos so inquestionveis.

No texto, o jornalista defende a tese de que os protestos, organizados via web no Brasil, tendem ao fracasso. Segundo ele, essa situao consequncia, entre outros fatores, (A) da crena dos brasileiros de que responsabilidade dos rgos pblicos, especialmente os sediados em Braslia, controlar redes sociais e a corrupo no pas. (B) da alienao do brasileiro que deseja protestar, porm se limita a faz-lo virtualmente e no de maneira efetiva, o que demonstra posicionamento poltico incuo. (C) dos obstculos incluso digital no pas, os quais impos sibilitam grande parte da populao de receber notcias, via internet, e, portanto, de se conscientizar. (D) dos entraves econmicos que, atualmente, comprometem a estrutura e a estabilidade das famlias, gerando desinteresse por temas polticos. (E) da ausncia de uma figura pblica carismtica e de credibilidade que seja capaz de galvanizar vrias camadas sociais contra a corrupo.

19

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

HISTRIA GERAL 81. O Regime de governo democrtico teve origem em Atenas, na Grcia antiga, conhecendo seu apogeu no sculo V a.C.. Comparando caractersticas desse regime com o sistema poltico brasileiro, est correto afirmar que, na Atenas da Antiguidade, (A) o sufrgio era universal e o exerccio do voto era direto; no Brasil atual, como o sistema presidencialista, no h possibilidade de mecanismos de democracia direta. (B) no havia distino entre os poderes, e os juzes eram indicados pela aristocracia; no Brasil, essa distino foi predominante, desde o perodo colonial. (C) apenas as mulheres e os escravos estavam impedidos de participar das decises polticas; no Brasil, as mulheres tiveram direito ao voto, desde o incio da Repblica. (D) a democracia era direta e havia cargos ocupados por sorteio; no Brasil atual, o sistema representativo, com voto facultativo para algumas parcelas da populao. (E) os conceitos de cidado e cidadania possuam significados semelhantes aos atribudos pelas democracias contemporneas, dentre as quais se inclui o atual sistema brasileiro.

83. A Rssia foi o primeiro pas do mundo a instalar um regime socialista baseado nos princpios do marxismo. O governo revolucionrio, dirigido por Lenin, tomou imediatamente diversas medidas destinadas a modificar totalmente a sociedade russa, visando conduzi-la no caminho do socialismo.
(www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/link1.htm. Adaptado)

Dentre as medidas tomadas, est correto apontar a (A) reforma agrria em larga escala e o fim da propriedade coletiva da terra. (B) extino do governo monrquico e o estabelecimento do pluripartidarismo. (C) implantao da ditadura do proletariado e da economia de mercado. (D) privatizao das empresas estatais e do sistema comercial e financeiro. (E) desapropriao e a estatizao de indstrias e bancos.

HISTRIA dO BRASIL 82. Foi durante a Renascena que surgiu o costume de dividir a histria do mundo em trs grandes pocas: antiga, medieval e moderna. Tal classificao se coaduna com a crena do homem comum, de que este nosso planeta s testemunhou dois grandes perodos de progresso: o tempo dos gregos e dos romanos e a poca das invenes modernas. Entre esses dois perodos localiza-se a Idade Mdia, considerada como um interregno de profunda ignorncia e superstio. Desse modo, quando um reformador moderno deseja exprobrar as ideias de um adversrio conservador, tudo o que tem a fazer estigmatiz-las como medievais. Sem dvida ele ficaria muito surpreendido se soubesse que as doutrinas sociais e econmicas de alguns pensadores medievais eram, na realidade, bastante semelhantes s nossas.
(Edward M. Burns. Histria da Civilizao Ocidental. Porto Alegre: Globo, 1986, p. 255. Com cortes)

84. A expanso foi rpida e extremamente rentvel. A primeira etapa de expanso partiu da cidade do Rio de Janeiro seguindo a direo do vale do rio Paraba do Sul, de So Joo Marcos a Resende, surgindo da as grandes plantaes de Vassouras a mais rica e Valena. Na parte paulista do vale do Paraba, destacaram-se, inicialmente, os municpios de Areais e Guaratinguet, estendendo-se para Lorena, Taubat, Jacare, Mogi das Cruzes e Jundia. Ainda na metade do sculo XIX, as plantaes se espalharam pela baixada fluminense.
(Ronaldo Vainfas (direo), Dicionrio do Brasil Imperial (1822-1889). Com cortes)

O fragmento faz referncia produo de (A) cana-de-acar. (B) caf. (C) algodo. (D) cacau. (E) trigo.

De acordo com o autor, a expresso Idade Mdia (A) denota o avano dos estudos para a organizao dos perodos histricos. (B) aplica-se corretamente para indicar o atraso cultural ocorrido naquele perodo. (C) foi criada durante o Renascimento para valorizar sua prpria poca e valores. (D) expressa com justia um momento de grande evoluo do conhecimento humano. (E) combate o preconceito contra uma poca de grande desenvolvimento cientfico.

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

20

85. Leia fragmento da obra da historiadora Emlia Viotti da Costa. A emancipao poltica realizada pelas categorias dominantes interessadas em assegurar a preservao da ordem estabelecida, cujo nico objetivo era romper o sistema colonial no que ele significava de restrio liberdade de comrcio e autonomia administrativa, no ultrapassaria seus prprios limites. A fachada liberal construda pela elite europeizada ocultava a misria e escravido da maioria dos habitantes do pas. Conquistar a emancipao definitiva da nao, ampliar o significado dos princpios constitucionais seria tarefa relegada s futuras geraes.
(Introduo ao estudo da emancipao poltica do Brasil. Em: Carlos Guilherme Mota (org.). Brasil em Perspectiva. Adaptado)

HISTRIA dA POLcIA MILITAR 87. Desde a sua criao, em 1831, a Polcia Militar do Estado de So Paulo (PMESP) recebeu inmeras denominaes. Assinale a alternativa que apresenta o nome que a PMESP j ostentou no sculo XX. (A) Corpo de Municipais Permanentes. (B) Guarda de Polcia. (C) Fora Pblica. (D) Corpo de Municipais Provisrios. (E) Brigada Policial.

De acordo com a historiadora, est correto afirmar que o processo de independncia do Brasil representou (A) a manuteno da lgica econmica do sistema colonial. (B) uma profunda transformao apenas na estrutura poltica do Brasil. (C) um momento de liberalizao econmica e social, mas no poltica. (D) uma confluncia de interesses das elites e das massas populares coloniais. (E) o fortalecimento do liberalismo, enquanto sistema poltico e econmico.

88. O Braso de Armas da PMESP traz em seu corpo vrias estrelas que representam sua participao destacada em eventos da Histria do Brasil. Assinale a alternativa que representa uma dessas participaes. (A) Guerra dos Farrapos. (B) Guerra dos Emboabas. (C) A Balaiada. (D) A Sabinada.

86. Richard Nixon disse certa vez que para onde o Brasil fosse iria o resto da Amrica Latina. Documentos recentemente revelados pelo Departamento de Estado norte-americano revelam que o presidente dos Estados Unidos no apenas acreditava na influncia que o Brasil teria sobre seus vizinhos: Nixon contava com ela. O relatrio feito pelo ento secretrio de Estado norte-americano, Henry Kissinger, mostra que a reunio ocorrida entre Nixon e Emlio Garrastazu Mdici em 1971 foi marcada por tentativas de influenciar a poltica latino-americana. No entanto, o ponto alto do documento, tornado pblico em julho deste ano, o acordo para uma possvel derrubada de Salvador Allende da Presidncia do Chile. O documento a prova mais clara, at agora, da existncia de um interesse real por parte do regime militar brasileiro em patrocinar um golpe de Estado no Chile.
(www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania, 29.08.2009. Adaptado)

(E) A Primeira Guerra Mundial.

89. Aps a Proclamao da Repblica no Brasil, houve uma necessidade crescente de fortalecimento das foras regionais no contexto federativo. Nesse cenrio, a ento Provncia de So Paulo contratou uma Misso de instruo militar francesa no perodo de 1906 a 1914. Tal misso (A) foi constituda por oficiais da Polcia francesa instrudos nas mais eficazes tcnicas de emprego de foras de segurana na poca. (B) havia instrudo, em anos anteriores e com grande sucesso, as foras de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. (C) constituda por mais de 100 (cem) oficiais franceses, foi determinante na organizao da frota da Polcia de So Paulo. (D) contou com o apoio do Exrcito brasileiro e da Imprensa, devendo a isso seu enorme prestgio popular. (E) foi comandada inicialmente pelo oficial francs Paul Balagny, que, entre outros feitos, organizou a criao da futura Escola de Educao Fsica da PMESP.

O texto discorre sobre fato relacionado ao contexto (A) das polticas europeias de apoio e reconstruo dos pases-membros da OTAN. (B) de implantao da doutrina Monroe, conhecida por seu lema A Amrica para os americanos. (C) de disputas estratgicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a Unio Sovitica. (D) de criao e legitimao da Organizao dos Estados Americanos OEA. (E) do desabamento da cortina de ferro, marcado pela reunificao das duas Alemanhas.

21

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

90. A PMESP uma instituio que ao longo dos tempos constituiu grandes comandos e setores de policiamento especializados, visando atender a suas misses legais. Assinale a alternativa que apresenta os elementos pertinentes a uma dessas atividades especializadas. (A) O Corpo de Bombeiros nasceu no incio do sculo XX e inicialmente estava desvinculado da Polcia Militar. (B) A Polcia Rodoviria foi criada em 1948, tendo seu efetivo inicial atuado na recm-inaugurada Rodovia Anchieta. (C) A Polcia Ambiental surgiu em 1892, num contexto de reestruturao da Fora Policial da Provncia de So Paulo. (D) O Regimento de Cavalaria teve incio com a criao da PMESP e foi desativado durante a primeira metade do sculo passado, sendo reativado em 1964. (E) A Polcia de Trnsito pde, ao longo dos seus 80 anos, manter sua estrutura original, acrescida de um Batalho no ano de 2008.

92. O documento final, intitulado O Futuro que Ns Queremos, foi publicado na pgina da conferncia, nos idiomas oficiais das Naes Unidas ingls, francs, espanhol, chins e rabe. O resultado, em ltima anlise, resume-se a uma longa lista de promessas para avanar para uma economia verde, que freie a degradao do meio ambiente, combata a pobreza e reduza desigualdades. Entidades da sociedade civil denunciam o fracasso e a falta de ambio da conferncia.
(www.veja.com.br, 22.06.2012. Adaptado)

A notcia refere-se aos resultados (A) do Frum Econmico Mundial. (B) da COP 17. (C) da Assembleia Geral da ONU. (D) da Rio+20. (E) do Frum Social Mundial. 93. As trs jovens que integram o grupo punk Pussy Riot, foram consideradas culpadas por um tribunal russo. A sentena, cuja leitura demorou mais de duas horas, de dois anos de priso. O caso ganhou repercusso internacional, envolvendo organizaes em defesa da liberdade de expresso e at celebridades como a cantora Madonna, que declarou seu apoio s garotas em um show em Moscou, e o msico Paul McCartney, que pediu a libertao delas.
(www.veja.abril.com.br, 17.08.2012. Adaptado)

ATUALIdAdES 91. Observe a tabela.

A priso das integrantes do grupo foi motivada

Como

Como fica Selic maior que 8,5% Selic de 8,5% ou menos Rendimento passa a variar 70% da Selic + TR S para novos depsitos

(A) pela apresentao de uma cano de protesto contra o presidente da Rssia dentro de uma igreja. (B) pela veiculao de publicaes de orientao socialista e comunista. (C) pelas declaraes de cunho racista proferidas em um programa de televiso. (D) pela organizao de uma marcha feminista pela descriminalizao do aborto. (E) pela realizao de show em prol do reconhecimento do Estado da Palestina. 94. A companhia britnica Lonmin, proprietria da mina de platina de Marikana, onde 44 pessoas morreram durante uma sangrenta greve de quatro semanas, anunciou um acordo de paz com os mineiros. A greve dos trabalhadores da mina de Lonmin em Marikana foi iniciada em 10 de agosto. O conflito mais sangrento da greve ocorreu em 16 de agosto, quando um grupo de 34 mineiros foi morto pela polcia durante um enfrentamento em Marikana.
(noticias.terra.com.br, 06.09.2012. Adaptado)

Rendimento fixo 6,17% ao ano + TR

Rendimento fixo 6,17% ao ano + TR

O que no muda Iseno de Imposto de Renda Liquidez imediata


(g1.globo.com/economia, 03.05.2012)

As informaes apresentadas referem-se mudana nas regras no sistema brasileiro (A) da rolagem da dvida pblica. (B) da flutuao cambial. (C) das aplicaes em aes. (D) do financiamento da casa prpria. (E) da caderneta de poupana.

A notcia trata da greve ocorrida (A) na frica do Sul. (B) em Angola. (C) no Marrocos. (D) em Moambique. (E) no Sudo.

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

22

95. A presidente [Dilma Rousseff] assinou hoje a medida provisria que vai permitir a reduo do preo da conta de luz. O consumidor residencial ter uma reduo de 16,2%. Para a indstria, o benefcio vai chegar a 28%.
(entretenimento.r7.com, 11.09.2012)

A medida anunciada ser possibilitada, dentre outros fatores, pela (A) construo da usina hidreltrica de Belo Monte. (B) renegociao do acordo bilateral que rege a usina de Itaipu. (C) ampliao das redes pblicas utilizando energia renovvel. (D) reviso do monoplio estatal sobre a transmisso da energia eltrica. (E) diminuio dos encargos da conta de consumo de energia.

97. Em carta endereada ao ministro das Relaes Exteriores, Antonio Patriota, o representante de Comrcio Exterior do Executivo americano, Ron Kirk, argumentou que as medidas vo contra os esforos mtuos de liberalizar o comrcio no mbito mundial, erodem as negociaes comerciais multilaterais e prejudicariam significativamente as exportaes americanas em reas cruciais da sua pauta de exportaes. Ron Kirk chamou de protecionista a deciso do governo brasileiro.
(agenciabrasil.ebc.com.br, 20.09.2012. Adaptado)

Essa deciso protecionista do governo brasileiro refere-se (A) no observncia s recomendaes da OMC. (B) ampliao de subsdios aos produtores de laranja e frango. (C) iseno fiscal para a indstria nacional de automveis. (D) suspenso do pagamento da dvida externa. (E) elevao de impostos para cem produtos importados.

96. O IBGE divulgou nesta sexta-feira (21.09.2012) os dados daPesquisa Nacional por Amostra de Domiclios [PNAD], referentes ao ano de 2011.
(http://noticias.r7.com/brasil, 21.09.2012)

De acordo com os dados da PNAD 2011, correto afirmar que, na sociedade brasileira, (A) o nmero de idosos diminuiu, percentualmente, em relao ao perodo anterior, mas a expectativa de vida aumentou em cinco anos. (B) houve crescimento na matrcula escolar de jovens de 15 a 17 anos, mas a proporo de residncias com computador e acesso internet vem caindo. (C) a populao feminina, na mdia nacional, possui mais anos de estudo, mas os rendimentos ainda so menores que os da populao masculina. (D) a populao masculina cresceu, superando a feminina em 2%, mas a populao feminina no espao urbano superou a masculina em 8%. (E) a populao brasileira cresceu, chegando perto da marca dos 220 milhes de habitantes, mas a renda mdia do brasileiro vem diminuindo ao longo da dcada.

98. As manifestaes foraram o fechamento de empresas japonesas que atuam na China e levantaram receios no mercado sobre o impacto econmico de um possvel rompimento entre Pequim e Tquio. Muitas outras marcas japonesas que deslocaram suas operaes para o territrio chins tiveram de suspender as atividades, receosas de possveis ataques. Elas tambm esto sendo alvo de campanhas de boicote que podem minar as frteis relaes econmicas entre os dois pases.
(Revista Isto, n. 2237, 26.09.2012. Adaptado)

Esse recente conflito foi motivado pelo fato de o Japo (A) ter ampliado unilateralmente o espao de seu mar territorial. (B) haver comprado trs ilhas onde se supe haver petrleo. (C) apoiar publicamente a autonomia poltica de Hong Kong. (D) continuar a caar baleias em guas internacionais e na costa chinesa. (E) descartar lixo txico nas proximidades do litoral chins. 99. A III Cpula de Chefes de Estado e do Governo de Amrica do Sul Pases rabes (ASPA) comeou nesta tera-feira, em Lima, com chamadas para fortalecer os vnculos entre as duas regies. Todos os pases da Unasul e da Liga rabe, com exceo de dois que no foram convidados por estarem suspensos de seus respectivos blocos, estiveram representados na cpula de Lima.
(noticias.uol.com.br, 02.10.2012. Adaptado)

Esses dois pases suspensos so (A) Bolvia e Iraque. (B) Colmbia e Ir. (C) Venezuela e Palestina. (D) Paraguai e Sria. (E) Cuba e Lbia.
23
ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

100. Ficar entre os mais votados e ainda assim no ser eleito. Ter at sete vezes mais votos do que um rival, mas perder a cadeira na cmara municipal para ele. Mais do que hipteses, so fatos. Em Recife, o terceiro candidato mais votado de 2012, com 13661 votos, no ganhou um mandato, enquanto outro, com 4 205, garantiu sua entrada no Legislativo da capital pernambucana. A situao se repete em So Paulo: um candidato fez 22 198 votos e no se elegeu, enquanto outro entrou com 8722.
(noticias.terra.com.br, 10.10.2012. Adaptado)

As situaes descritas no fragmento ocorreram porque (A) a quantidade de votos nulos e brancos definiu o percentual de cadeiras que deixaram de existir nos municpios mencionados. (B) no basta a votao obtida por um candidato individualmente, pois necessrio considerar o somatrio obtido por seu partido ou coligao. (C) o quociente eleitoral para a definio dos vereadores obedece s mesmas regras para a eleio de prefeitos, deputados e senadores. (D) os candidatos com menos votos pertencem a partidos menores e sem coligao ou que no se destacaram pelo voto nas respectivas legendas. (E) os grandes partidos foram beneficiados nessas eleies, uma vez que a legislao permite apenas coligaes para cargos majoritrios.

ACPM1201/001-TecnlogoAdmPol-Militar

24

S-ar putea să vă placă și