Sunteți pe pagina 1din 2

Lista extra de Hidrocarbonetos (bsica) 01)Qual o nome do composto abaixo, sabendo-se que pertence funo aldedo?

02)O hidrocarboneto de frmula molecular (CH)n o: a) metano b) eteno c) etino d) propino e) propeno 03)Apresentar oito hidrocarbonetos de cadeia acclica normal que possuem 4 tomos de carbono. 04)(UERJ) Em grandes depsitos de lixo, vrios gases so queimados continuamente. A molcula do principal gs que sofre essa queima formada por um tomo de carbono e tomos de hidrognio. A massa molecular desse gs, em unidades de massa atmica, igual a: a) 10 b) 12 c) 14 d)16 Dado: massas atmicas: C: 12u; H: 1u. 05)(UERJ)O petrleo de base parafnica uma mistura cujos principais componentes so os alcanos. A ordenao crescente da massa molar dos alcanos de cadeia normal gera uma progresso aritmtica de razo igual a: a) 10 b) 12 c) 14 d) 16 Dado: massas molares em g . mol1: C: 12; H: 1 06)(UNIUBEMG)Recentemente, trs tanques contendo 250 toneladas de um gs derivado de petrleo usado na fabricao de borracha sinttica foram destrudos em incndio no Rio de Janeiro. Esse gs, um hidrocarboneto de cadeia aberta com 4 tomos de carbono e 2 ligaes duplas, : a) C4H8 b) C4H6 c) C4H10 d) C4H11 e) C4H12 07) Um dos componentes da gasolina que abastece os automveis o isooctano, de frmula estrutural:

09) Os alcanos so hidrocarbonetos (CxHy) acclicos (cadeia aberta) e saturados (somente ligaes simples). Os alcanos so os principais constituintes do petrleo e do gs natural e so muito importantes como combustveis: gasolina, querosene, leo diesel, gs de cozinha. O nome de um alcano formado por um prefixo, que indica o nmero de tomos de carbono na molcula, seguido da terminao ano. Quando o alcano tem cadeia ramificada, so citados os nomes da cadeia principal (aquela com o maior nmero de tomos de carbono) e das ramificaes. A molcula do alcano de nome 4-etil-2-metilheptano tem um nmero de tomos de carbono igual a a) 8. b) 9. c) 10. d) 11. e) 12. 10)Os alcenos (ou alquenos) so hidrocarbonetos (CxHy) acclicos contendo uma nica dupla ligao. A partir dos alcenos, so produzidos materiais de uso corrente, como plsticos, tintas, fibras txteis. Para a nomenclatura dos alcenos de cadeia ramificada, devese escolher a cadeia principal que a cadeia mais longa contendo a dupla ligao. Considere o alceno com a frmula estrutural:

A cadeia principal contm um nmero de tomos de carbono igual a a)5. b) 6. c) 7. d) 8. e) 11. 11)Qual dos compostos abaixo no existe? a) propino b) 2-metilpropeno c) 2-metilpropino d) 2-metilpropano e) 2-metil-1,3-butadieno (2-metilbuta-1,3-dieno) 12)A muscalura um feromnio utilizado pela mosca domstica para atrair os machos, marcar trilhas e outras atividades. Sua frmula estrutural :

Com relao a esse composto, pode-se afirmar corretamente: a) H dois carbonos quaternrios na estrutura. b) A cadeia carbnica homognea (apenas tomos de carbono) e insaturada. c) O nome do composto, de acordo com a IUPAC (Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada), 2,2,4-trimetiloctano. d) H um total de cinco tomos de carbono primrios. e) A frmula molecular do composto C8H16. 08) Para dar o nome de um alcano de cadeia ramificada, deve-se escolher a cadeia principal, aquela com o maior nmero de tomos de carbono. Considere o alcano com a seguinte frmula estrutural:

Sobre esse composto, no correto afirmar: a) A cadeia carbnica ramificada. b) um alceno. c) A frmula molecular do composto C23H46. d) O composto apresenta uma dupla ligao no nono tomo de carbono. e) A cadeia carbnica do composto insaturada. 13)(UERJ)O Ministrio da Sade adverte: fumar pode causar cncer de pulmo. Um dos responsveis por esse mal causado pelo cigarro o alcatro, que corresponde a uma mistura de substncias aromticas, entre elas benzeno, naftaleno e antraceno.

As frmulas moleculares dos trs hidrocarbonetos citados so, respectivamente, a) C6H12, C12H12, C18H20 b) C6H12, C12H10, C18H18 c) C6H6, C10H10, C14H14 d) C6H6, C10H8, C14H10 14)As piretrinas constituem uma classe de inseticidas naturais de amplo emprego, tendo em vista que no so txicas para os mamferos. Essas substncias so extradas das flores de crisntemo. A estrutura a seguir mostra um exemplo de piretrina.

A cadeia principal desse alcano contm um nmero de tomos de carbono igual a a)7. b) 8. c) 9. d) 10. e) 15.

A estrutura apresentada contm (1) um anel aromtico trissubstitudo. (2) um anel ciclopropnico. (3) apenas trs grupos metila. Est(o) correto(s) somente o(s) item(ns) a) 1 e 2. b) 1 e 3. c) 2 e 3. d) 1.

e) 2.

15)(FMTM-MG) Numa sntese orgnica, um qumico obteve uma substncia orgnica de cadeia aberta, com frmula molecular C10H18, que ele denominou 5-etil-4,4-dimetil-2-hexino. a) A que classe de compostos pertence esta substncia? b) O nome atribudo substncia correto? Justifique sua resposta. 16)(UNIMONTES-MG)A maior parte dos hidrocarbonetos aromticos, como, por exemplo, benzeno, tolueno e xilenos, obtida a partir de alcanos, num processo chamado de reforma cataltica. Esse processo pode ser representado pela equao genrica abaixo.

Gabarito: 01) Propenal 02) C 03) (butano) (1-buteno) (2-buteno) (1-butino)(2-butino) (1,3butadieno) (1,2-butadieno) (but-1-en-3-ino) 04) D 05) C 06) B 07) D 08) C 09) C 10) B 11) C 12) A 13) D 14) A 15) a) hidrocarboneto a) Errado

Das alternativas a seguir, assinale aquela que representa corretamente o alcano e o produto aromtico formado.

16) D 17) A 18) E Bom trabalho!!! Professor: Johnathan

17)A frmula estrutural do 1-metil-5-etil-1,3-cicloexadieno :

18) Na construo civil, o isopor tem sido utilizado ultimamente como isolante trmico. Sua obteno se d por meio do tratamento do poliestireno com gases, que por sua vez obtido do estireno, cuja estrutura :

Uma outra denominao vlida para este composto : a) metilbenzeno b)etilbenzeno c)xileno(dimetilbenzeno) d) naftaleno e) vinilbenzeno

S-ar putea să vă placă și