Sunteți pe pagina 1din 12

O Recenciamento da Populao I- Introduo:

I.M.P.K2014

Neste trabalho desenvolvemos uma breve matria sobre os recenseamentos da populao, a sua gnese no mundo e em que medida contribuem para a contagem da populao em qualquer momento. Apresentam-se ainda outras fontes teis para sabermos quantos somos: os movimentos naturais e os movimentos migratrios. Na rubrica Como somos, faz-se uma breve caracterizao da populao portuguesa abordando alguns aspectos importantes: o envelhecimento, os ndices de dependncia, etc. O censo ou recenseamento demogrfico um estudo estatstico referente a uma populao que possibilita o recolhimento de vrias informaes, tais como o nmero de homens, mulheres, crianas e idosos, onde e como vivem as pessoas, profisso, entre outras coisas. Esse estudo realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos pases. Segundo a definio da ONU, "um recenseamento de populao pode ser definido como o conjunto das operaes que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demogrficos, econmicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos perodos, a todos os habitantes de um pas ou territrio".

O Recenciamento da Populao 1. Fundamentao Terica: 1.1- Recenseamento e poder


De acordo co o site,

I.M.P.K2014

O recenseamento, na viso do texto,

um saber e um poder - sendo a demografia um instrumento do poder. Vale ressaltar que os primeiros recenseamentos oficiais j realizados no mundo coincidem com o fortalecimento de um Estado ou a criao deste. Este instrumento guarda informaes sobre um estoque de energia, no caso, a populao (energia esta que o Estado vai relacionar intrinsecamente s suas estratgias). As informaes so degradveis, j que de pouco em pouco tempo so atualizadas - as populaes nunca so estveis, estando sempre em mutao: seja em mbito quantitativo, seja em mbito qualitativo (propriedades econmicas, sociais, culturais, polticas...). Alm disso, esta vontade de se conhecer a extenso para lutar, organizar ("O Plano, o Programa e a Contabilidade so palavras-chave da organizao") ou resistir se transforma num "fichrio demogrfico", que se mostra temvel pela populao quando nas mos de organizaes poderosas, como o Estado, a Igreja, as empresas privadas e os partidos polticos. Ou seja, o recenseamento vai muito alm de mero conhecimento acerca da populao pesquisada: um balano de um trunfo e o referencial abstrato das possveis relaes de poder. Os recenseamentos de populao ou censos de populao, tambm

denominados censos demogrficos , tm por finalidade obter informaes sobre o estado da populao em um determinado instante. O recenseamento simultneo de todos os habitantes de um pas recebe o nome de recenseamento geral . As operaes censitrias podem se limitar, porm, a uma categoria especfica de habitantes ou frao do territrio: tem-se, ento, um recenseamento parcial . Em ambos os casos, entretanto, a palavra "recenseamento" significa o levantamento completo 4 ou levantamento exaustivo da populao, isto , recolhem-se dados sobre cada um dos indivduos que constituem a populao estudada. No se deve, pois, confundir os recenseamentos parciais com os levantamentos por amostragem . Os censos ou levantamentos so, em alguns casos, precedidos de censo experimental , prova experimental ou comprovao prvia 6 e levantamento piloto ou pesquisa piloto em que so testados os instrumentos de coleta e os mtodos adotados.
Demopaedia,2010 . Recenciamento e Poder, Disponvel em: http://pti.demopaedia.org/wiki/RECENSEAMENTO_da_popula%C3%A7%C3%A acessado 20/03/2014
7

O Recenciamento da Populao
1.2-

I.M.P.K2014

Populao e Demografia
De acordo com, Pode-se dizer que a

Demografia a cincia da populao. O campo de estudo da demografia no se resume, hoje, contagem da populao num dado momento e num dado territrio. Pelo contrrio, queremos tambm saber como esse nmero evolui no tempo, quais os fatores marcantes dessa evoluo e, num seguimento lgico, quantos seremos num futuro mais ou menos prximo. Estudam-se, ento, os chamados movimentos populacionais (nascimentos, bitos e migraes), elaboram-se estimativas da populao entre duas contagens consecutivas e, finalmente, ensaiam-se projees do valor da populao num dado momento futuro. Ao mesmo tempo, introduz-se o estudo da estrutura da populao segundo alguns caracteres qualificativos do indivduo: idade, sexo, zona geogrfica de residncia. Num sentido restrito, poder-se- ia considerar serem apenas estes os assuntos tratados pela demografia. tambm possvel uma concepo ainda mais vasta da demografia, na qual, embora o centro das atenes seja, ainda e sempre, a populao, ocorre contudo uma mudana de perspectiva. O interesse do demgrafo deixa ento de se restringir ao estudo da populao decomposta Segundo vrios atributos (fsicos, sociais, econmicos, etc.) dos indivduos, passando a abarcar tambm o estudo de problemas mais vastos, multidisciplinares, nos quais as variveis populacionais, longe de esgotarem a anlise, interagem com outras dimenses dos problemas. Nesta ptica, temas como, por exemplo, o desequilbrio entre os crescimentos populacional e dos recursos, a existncia ou no de polticas destinadas a conter ou, pelo contrrio, expandir a populao, as polticas de ordenamento do territrio face ao progressivo despovoamento de vastas reas, ou as polticas de imigrao e os processos de integrao social de imigrantes podem, entre outros, passar a contar com o contributo dos demgrafos para o seu estudo.

1.2.1- Quantos Somos?


Quantos somos? Esta , por certo, a pergunta mais antiga da histria da estatstica, pois foi precisamente para procurar dar-lhe resposta que, h milhares de anos, se fizeram as primeiras inquiries e os primeiros registos estatsticos, necessariamente ainda rudimentares. Num certo sentido, pode dizer-se que aquela pergunta elementar foi o bero de dois modernos ramos do conhecimento: a demografia e a estatstica.
. Introduo Demografia, Ed. Presena (Fundamentos), , Sv, Lisboa,2000.
8

O Recenciamento da Populao 1.3- Os Recenseamentos da Populao

I.M.P.K2014

A forma mais antiga e tambm mais direta de conhecer o nmero de pessoas que, em dado momento, habitam um determinado territrio, consiste em realizar, literalmente, uma contagem, atravs duma inquirio exaustiva (habitualmente denominada recenseamento, ou censo) dos indivduos.

1.4- Origens histricas dos censos


Historicamente, os vestgios mais antigos da realizao de contagens deste gnero remontam civilizao Sumria (do V ao II milnio a.C.). Depois disso, encontramos formas prprias de recensear a populao em todas as grandes civilizaes antigas conhecidas: na Mesopotmia, no Egipto, na Babilnia, na Palestina, na China, no Japo, na ndia, na Grcia, em Roma, entre os Incas... Na generalidade, estes primeiros censos eram realizados para dar resposta a necessidades do Estado, nomeadamente com o fim de impor populao o cumprimento de obrigaes fiscais, militares, ou mesmo laborais (por exemplo, no mbito da realizao de importantes obras pblicas). Em consequncia, eram frequentemente limitados aos chefes de famlia ou populao masculina em idade adulta. As mulheres eas crianas no eram, por via de regra, recenseadas. Ao contrrio, no era raro que os bens possudos por cada chefe de famlia fossem igualmente contabilizados. Alm das preocupaes de ordem fiscal, militar e laboral, muitos dos primeiros censos tinham tambm subjacente uma importante dimenso religiosa. Por exemplo, na Mesopotmia (cerca de 3000 anos antes de Cristo), o mesmo termo tinha o duplo significado de recensear e purificar. Alis, os dois primeiros recenseamentos referidos na Bblia teriam sido realizados por ordem expressa de Deus. Num certo sentido, o censo assim visto como um meio de o homem aceder a uma verdade que, de outro modo, lhe est vedada, sendo detida apenas por Deus. Logo, o censo s aceitvel quando realizado por vontade divina. De outro modo, o censo constitui um pecado resultante do orgulho do homem: o terceiro censo referido na Bblia foi realizado por David (cerca de 1000 anos antes de Cristo) e no h (no Antigo Testamento) unanimidade sobre quem o teria ordenado, se Deus, se o Diabo. J durante a Idade Mdia, David viria a ser condenado por este recenseamento. Esta viso diablica dos censos ter, porventura, origem na averso que, desde o incio, as populaes criaram em relao a operaes estatsticas que frequentemente se

O Recenciamento da Populao

I.M.P.K2014

saldavam pela mobilizao dos homens para actividades militares ou como mo-de-obra ao servio do Estado, ou ainda pela privao de bens e rendimentos da famlia. Modernamente, os recenseamentos da populao perderam a sua carga mtica, alm do que j no visam impor populao o cumprimento de quaisquer obrigaes. No entanto, continua a ser verdade que frequentemente algumas pessoas receiam ser recenseadas (ou, mais genericamente, ser inquiridas no mbito de qualquer operao estatstica) por temerem vir a ser penalizadas fiscalmente por isso.

1.5- Afinal quantos Somos? 1.5.1- Movimento Natural


Como foi dito, os censos constituem inquiries exaustivas, permitindo portanto quantificar uma dada populao. Trata-se, no entanto, de operaes extremamente pesadas, quer pelas necessidades em termos de recursos humanos, financeiros, logsticos e tecnolgicos, quer tambm pelos tempos necessrios realizao do censo e ao apuramento dos resultados. Por essa razo, somente so realizados a espaos de tempo relativamente longos (normalmente de dez em dez anos, como vimos). Assim, o censo apenas proporciona como que uma fotografia da populao num dado instante, no dando ideia dos seus movimentos. Por outras palavras: os censos dizem-nos o nmero de habitantes (dimenso populacional) em determinados momentos espaados no tempo, mas no nos dizem como esse nmero evolui no tempo (1). Naturalmente, o confronto entre os resultados de dois recenseamentos consecutivos permite delinear qual o movimento ocorrido durante o perodo intercensitrio (em regra, uma dcada). No entanto, este confronto, embora precioso, revela-se insuficiente, pois no permite detectar a eventual existncia de desiguais tendncias, formas ou ritmos de evoluo, durante o perodo intercensitrio. Deste modo, tambm no permite estimar a dimenso populacional para cada um dos anos compreendidos entre os dois censos. Nalguns pases (2), tenta-se superar aquele inconveniente atravs da existncia de um registo (3) permanente da populao, o qual continuamente atualizado por via administrativa. Poder-se-ia pensar que, nestes casos, deixaria de ser necessrio realizar censos populacionais. No entanto, no assim. Por um lado, porque a comparao dos dados do recenseamento com os provenientes de um tal registo interessantssima, podendo eventualmente levar descoberta de importantes incorrees (4). Por outro lado, porque o recenseamento pode permitir enriquecer o ficheiro da populao, nomeadamente inquirindo a populao sobre novos tpicos at ento no cobertos pelo
10

O Recenciamento da Populao

I.M.P.K2014

ficheiro. Noutros casos, procura-se minorar o problema atravs da realizao, durante o perodo intercensitrio, de um ou mais mini-censos. Trata-se de inquiries parciais, quer por se dirigirem apenas a uma parte da populao (uma amostra, suficientemente grande e adequadamente selecionada de forma a poder ser tida como representativa da populao), quer por cobrirem apenas alguns dos tpicos habitualmente estudados no mbito de um recenseamento exaustivo. Clculo da populao num dado momento atravs do mtodo do seguimento demogrfico:

1.5.2- Natalidade
A taxa bruta de natalidade mede em termos relativos a contribuio dos nascimentos para o crescimento populacional. Torna-se, porm, evidente que altamente influenciada pela distribuio etria e por sexos da populao. Logicamente, uma populao envelhecida e maioritariamente composta por indivduos do sexo masculino originar necessariamente uma taxa bruta de natalidade inferior de uma populao jovem e com maior equilbrio entre os sexos. Assim, em vez da taxa bruta de natalidade, o comportamento de uma populao nesta matria muitas vezes analisado confrontando o nmero de nados-vivos com o n de pessoas capazes de gerar um beb, ou seja: com o n de mulheres em idade frtil. Obtm-se ento uma taxa de fertilidade: Obviamente, a expresso idade frtil imprecisa, mas pode ser aproximada de vrias maneiras (dos 15 aos 44 anos, por exemplo). Note-se, porm, que no numerador continuamos a ter o total de nados-vivos, independentemente da idade da me. No entanto, podemos tambm calcular taxas de fertilidade especficas por grupos etrios das mes, da seguinte forma:

1.5.3- Mortalidade
Como vimos, a taxa bruta de mortalidade consiste numa simples relao entre o nmero total de bitos (O) e a populao residente (P), exprimindo portanto o contributo (necessariamente negativo) da mortalidade para o crescimento populacional. No entanto, uma anlise mais aprofundada da mortalidade necessita de ter em conta a estrutura etria da populao. As taxas de mortalidade especficas por grupos etrios consistem em relaes da forma: A seguir idade, o sexo a varivel demogrfica que mais condiciona a mortalidade, o que leva ao clculo de taxas de mortalidade especficas por sexos e grupos etrios:
11

O Recenciamento da Populao

I.M.P.K2014

1.5.4- Movimento Migratrio


Por movimento ou saldo migratrio designamos, precisamente, aquela parcela da variao populacional observada num dado perodo, que fica a dever-se exclusivamente s entradas e sadas de residentes.

semelhana do saldo natural, tambm o saldo migratrio pode ser expresso como uma taxa de crescimento face populao residente, exprimindo portanto a contribuio lquida dos fluxos migratrios para o crescimento populacional:

Ento, consoante o sinal (positivo ou negativo) e o valor absoluto desta taxa, assim poderemos dizer que um determinado territrio mais ou menos atractivo ou repulsivo para as populaes.

1.6-

Como Somos?
Para alm da mera quantificao da populao em diferentes momentos do

tempo, a demografia preocupa-se tambm, conforme j foi referido, com a sua caracterizao segundo alguns atributos dos indivduos. Acresce que vrios dos problemas que se colocam hoje sociedade tm inerente uma importante vertente demogrfica.

1.6.1- O Envelhecimento da Populao


Historicamente, o desenvolvimento econmico sempre foi acompanhado por baixas nas taxas de mortalidade e natalidade. So, por um lado, as melhorias nas condies de alimentao e nos cuidados de sade desfrutados pela populao e, por outro, a prpria evoluo das prticas sociais (refletindo-se, nomeadamente, em famlias tendencialmente de menor dimenso) que motivam aquela evoluo.

1.7- Em outros Pases


Um artigo publica pelo site, dizia que Em alguns pases

foram realizados recenseamentos durante o perodo colonial, em 1930 em Moambique, e em 1950 nos outros. Atualmente, em Portugal e em Moambique, os responsveis pelos censos so os Institutos Nacionais de Estatstica de cada pas.
. Censo demogrfico em http://pt.wikipedia.org/wiki/Censo_demogr%C3%A1fico alguns pases, disponveis em:

12

O Recenciamento da Populao 1.8- Caractersticas do recenseamento

I.M.P.K2014

1. projetado e executado sob os auspcios (proteco, direco, conselho) do Governo, logo, obrigatrio responder; 2. Universais - so contados uma nica vez todos os habitantes do territrio; 3. Simultaneidade de recolha de informaes, que se referem todas a um perodo bem determinado. Isto , realizado ao mesmo tempo em todas as zonas do pas, para evitar duplas contagens. 4. Recolha com base no indivduo, das informaes nele contidos sobre a populao recenseada- as pessoas so contadas na sua residncia e so criados boletins para cada indivduo. 5. mbito territorial bem delimitado, em que assenta a contagem da populaorealiza-se o recenseamento no territrio de um pas, podendo fazer-se em embaixadas (que so consideradas territrio de um pas) e pessoas que vo a bordo de avies portugueses, etc, no dia do recenseamento. 6. Elaborao peridica dos dados- hoje em dia os dados no guardada em segredo, encontrando-se disposio de todos. 7. Realizao peridica (habitualmente, de 10 em 10 anos). A contagem e a recolha peridica de informaes relativas populao no algo de novo. Ao longo da Histria do Homem tm-se registrado esforos para recolher periodicamente informaes relativas populao.

1.9- Fases do recenseamento


1. Planeamento e preparao; 2. Notao e recolha; 3. Compilao e verificao; 4. Apuramento e publicao dos dados.

1.10- Censo da populao e habitao em Angola para 2014


As noticias do, , dizia que: A realizao do primeiro recenseamento da populao e habitao de Angola aps a independncia estava ate aos princpios de 2014 por deciso da maioria dos deputados da Assembleia Nacional, de acordo com a agncia noticiosa angolana Angop. A fundamentao para o adiamento foi dada pelo ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, Job Graa,
. Censo da populao e habitao em Angola para 2014 , disponveis em: http://www.macauhub.com.mo/pt/2012/11/21/censo-da-populacao-e-habitacao-emangola-adiado-para-2014

13

O Recenciamento da Populao

I.M.P.K2014

que informou que a realizao das eleies gerais, em Agosto passado, impediu a impossibilidade de efetuar o censo piloto. De acordo com o ministro, antes da realizao do censo geral deve-se proceder a um censo piloto, com uma antecedncia mnima de oito meses, a contar do momento censitrio.O Instituto Nacional de Estatstica de Angola props j as zero horas de 16 de Maio de 2014 como momento censitrio, cabendo agora ao Presidente da Repblica a marcao da nova data. O diretor-geral do Instituto Nacional de Estatstica, Camilo Ceita, disse que o futuro recenseamento da populao dever registar cerca de 21 milhes de habitantes em Angola.

1.10.1- Recenseamento da populao em Angola com incio em Maio de 2014


O Recenseamento Geral da Populao e Habitao de Angola, o primeiro dos ltimos 40 anos, ter incio em 16 de Maio de 2014 com um teste piloto em algumas provncias, afirmou segunda-feira em Luanda o diretor-geral do Instituto Nacional de Estatstica (INE). Camilo Ceitas, igualmente coordenador do Gabinete Central do Censo (GCC), adiantou que as provncias selecionadas para a realizao do teste piloto so Luanda, Cunene, Huambo, Cuando Cubango, Cuanza Norte, Uge e Namibe. Citado pelo jornal Sol, aquele responsvel salientou que a anterior operao de levantamento estatstico da populao de Angola realizou-se em 1973, ainda durante o perodo colonial e acrescentou que este censo tem um custo estimado em algumas dezenas de milhes de dlares, indo o censo piloto custar 1 milho de dlares. Em 2014, o INE ir empregar temporariamente mais de 65 mil pessoas, assumindo-se como o maior empregador do pas, disse o responsvel do departamento tcnico do Gabinete Central do Censo, Paulo Fonseca salientaram que a informao recolhida vai ser divulgada a toda a sociedade, desde o sector pblico ao privado. Os primeiros resultados provisrios do Censo 2014 devero ser conhecidos trs meses aps o final do processo.

1.10.2- HUILA: Jornalistas esclarecidos sobre o Recenseamento Geral da Populao


Lubango - Jornalistas de diversos rgos de Comunicao Social da provncia da Hula foram esclarecidos nesta quarta-feira, na cidade do Lubango, sobre o processo do Recenseamento Geral da Populao e Habitao, sob gide da Direco local da Comunicao Social.
14

O Recenciamento da Populao

I.M.P.K2014

A Aco formativa, que decorreu na sala de conferncia da Mediateca do Lubango, juntou 50 profissionais da Rdio Nacional de Angola, Televiso Pblica de Angola, Agncia Angola Press (Angop), Edies Novembro, Rdio Comercial 2000 e alguns correspondestes. Foi orientado por um quadro do Gabinete Central do Censo, Dionsio Manuel. Durante a Aco formativa, Dionsio Manuel disse que a Comunicao Social joga um papel bastante importante" na mobilizao dos cidados e na divulgao de informaes sobre a realizao do Censo, que ser realizado no ms de Maio de 2014 em Angola. O preletor afirmou ser pertinente que os jornalistas saibam as formas de processamento dos dados a serem recolhidos e a finalidade do mesmo, e como devem buscar a informao quando estiver a decorrer o processo de registo e inqurito. Os jornalistas precisam saber realmente o que o Censo, o que se vai fazer com o Censo e s assim que eles podero ter matrias suficientes para divulgar o Recenseamento Geral da Populao e Habitao, frisou o responsvel. Aro Martins, jornalista das Edies Novembro, disse que este encontro foi bem-vindo, pois permitiu formar os jornalistas sobre o processo do recenseamento, uma vez que os profissionais devem se preparar para o Censo, comeando j a divulgao de informaes teis e que orientaro o cidado durante a operao de registo. Em declaraes Angop, Teodoro Albano, o correspondente da Rdio Mais na Hula, disse estar satisfeito com a Aco formativa, por se tratar de algo que poder enriquecer o seu trabalho por ocasio do Censo. Sandra Rodrigues, reprter da Rdio Nacional de Angola, explicou que pouco sabia sobre o censo que vai acontecer no prximo ano no pas, enaltecendo a realizao do seminrio que permitiu dissipar algumas dvidas que possua sobre a matria. Por sua vez, o diretor em exerccio da Comunicao Social, Jos Manuel Rodrigues, disse que os jornalistas tero uma misso enorme na divulgao do Censo, por isso preciso que todos estejam dotados de conhecimentos para poderem agir com firmeza durante o processo. Devido ao porte dessa operao, toda a sociedade chamada a envolver-se e nesta perspectiva que a imprensa deve jogar um papel importante na divulgao de todas as etapas de planeamento e recolha de dados, partilhado informaes e experiencias de forma a facilitar a compreenso realou o responsvel. O seminrio abordou matria sobre o recrutamento geral da populao 2014 e exibiu um filme documental sobre a preparao do Censo Geral da Populao e Habitao
15

O Recenciamento da Populao 2- Concluso:

I.M.P.K2014

A populao (conjunto finito de seres humanos), como apresenta o texto, definese como um objeto de poder, j que a partir dela que o Estado conhece seu povo, suas necessidades e suas prioridades. Desta forma, ao mesmo tempo que ela se encontra como um recurso, tambm um entrave aos atos do Governo.

A partir desta caracterizao, observa-se que a populao pode ser recensevel, conhecendo-se, a partir da, a extenso deste recurso chamado de "populao", que, na viso do Estado, muito mais que produtor e consumidor potenciais: soldado, contribuinte, eleitor, fiel, guerrilheiro, entre outros.

16

O Recenciamento da Populao

I.M.P.K2014

3- - Referncias Bibliografia:
Demopaedia,2010 . Recenciamento e Poder, Disponvel em: http://pti.demopaedia.org/wiki/RECENSEAMENTO_da_popula%C3%A7%C3%A acessado 20/03/2014 . Introduo (Fundamentos), Sv, Lisboa,2000. Demografia, Ed. Presena

. Censo demogrfico em alguns pases, disponveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Censo_demogr%C3%A1fico

. Censo da populao e habitao em Angola para 2014

, disponveis em: http://www.macauhub.com.mo/pt/2012/11/21/censo-da-populacao-ehabitacao-em-angola-adiado-para-2014

17

S-ar putea să vă placă și