Sunteți pe pagina 1din 2

Leis de Mendel:

LEI DA SEGREGAO F ACTORIAL : os dois elementos de um par de genes alelos separam-se nos gmetas de tal modo que a probabilidade de se formarem gmetas com um alelo igual probabilidade de se formarem gmetas com o outro alelo. LEI DA SEGREGAO INDEPENDENTE : durante a formao dos gmetas, a segregao dos alelos de um gene independente da segregao dos alelos de outro gene. Um cruzamento teste faz-se sempre com um indivduo homozigtico recessivo.

Tipos de Transmisso:
1. TRANSMISSO AUTOSSMICA DOMINANTE : exemplos: cabelo castanho, capacidade de enrolar a lngua, hipercolestermia familiar, intolerncia lactose. 2. TRANSMISSO AUTOSSMICA RECESSIVA: exemplos: inaptido para enrolar a lngua, cabelo louro, miopia, albinismo, fibrose qustica, fenilcetonria 3. TRANSMISSO DE UM ALELO DOMINANTE LIGADO AO CROMOSSOMA X: exemplos: Sndrome de Rett, hipertricose 4. TRANSMISSO DE UM ALELO RECESSIVO LIGADO AO CROMOSSOMA X: exemplos: daltonismo, hemofilia, diabetes inspidos Um dos cromossomas X das clulas do embrio feminino desativado, o que compensa a desigualdade de alelos do cromossoma X nos dois sexos. A inativao do cromossoma X ocorre ao acaso nos dois sexos, podendo ser inativado um cromossoma materno ou paterno. Assim, umas clulas exprimem os alelos de um cromossoma X e outras do outro cromossoma X. O cromossoma inativado visvel no ncleo das clulas femininas e designa-se Corpsculo de Barr.

Excees s Leis de Mendel:


1. ALELOS MLTIPLOS: o gene existe em mais que duas formas alelas, aumenta a variedade fenotpica exemplo, grupos sanguneos ABO 2. ALELOS LETAIS: doena de Huntington, doena degenerativa do sistema nervoso. Manifestam-se pelos 35, 40 anos e mantm-se assim, na populao, pois a essa idade a reproduo j ocorreu. 3. DOMINNCIA INCOMPLETA: o fentipo dos indivduos heterozigticos intermdio do fentipo dos homozigticos. Exemplos_ doenas causadas por deficincias enzimticas. Os heterozigticos no manifestam sintomas da doena. 4. CODOMINNCIA : no existe intermdio: exemplo: grupos sanguneos ABO. 5. EPISTASIA : a expresso de um gene num locus, afecta a expresso de outro gene noutro locus. Exemplo: Fentipo Bombay o gene H afecta a expresso do grupo sanguneo ABO. Um indivduo hh no produz enzima necessria ligao dos antignios A e B superfcie das hemcias, pelo que apresenta fentipo O, qualquer que seja o seu gentipo.

6. CARACTERSTICAS MULTIFACTORIAIS : fatores ambientais, nutrio ou atividade fsica, podem condicionar a expresso fenotpica de um gentipo exemplo; cor da pele, altura, obesidade, esquizofrenia. 7. LIGAO FACTORIAL : genes localizados no mesmo cromossoma no sofrem a segregao independente da meiose, ficando juntos no mesmo gmeta e por isso os fentipos descendentes no seguem as leis de Mendel. O Crossing-Over pode separar os genes ligados, quando mais afastados estiverem, mais provvel que se separem por crossing-over. Exemplo: gene do grupo sanguneo Rh e o gene de uma forma de anemia esto no mesmo cromossoma. Estes genes so herdados em bloco na maioria dos indivduos.

S-ar putea să vă placă și