Sunteți pe pagina 1din 2

Moral e tica: Dois Conceitos de Uma Mesma Realidade

A confuso que acontece entre as palavras Moral e tica existem h muitos sculos. A prpr ia etimologia destes termos gera confuso, sendo que tica vem do grego ethos que sign ifica modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de mores , significando costumes. Esta confuso pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Mo ral um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e e stas normas so adquiridas pela educao, pela tradio e pelo cotidiano. Durkheim explica va Moral como a cincia dos costumes , sendo algo anterior a prpria sociedade. A Moral tem carter obrigatrio. J a palavra tica, Motta (1984) defini como um conjunto de valores que orientam o co mportamento do homem em relao aos outros homens na sociedade em que vive, garantin do, outrossim, o bem-estar social , ou seja, tica a forma que o homem deve se compo rtar no seu meio social.

A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a conscincia Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto , surgiu nas sociedades primitiv as, nas primeiras tribos. A tica teria surgido com Scrates, pois se exigi maior gr au de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agi r no s por tradio, educao ou hbito, mas principalmente por convico e inteligncia. V 998) aponta que a tica terica e reflexiva, enquanto a Moral eminentemente prtica. U ma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ao human a, o conhecer e o agir so indissociveis.

Em nome da amizade, deve-se guardar silncio diante do ato de um traidor? Em situaes como esta, osQuadrinho sobre moral e tica indivduos se deparam com a necessidade de organizar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou ma is dignas de ser cumpridas. Tais normas so aceitas como obrigatrias, e desta forma , as pessoas compreendem que tm o dever de agir desta ou daquela maneira. Porm o c omportamento o resultado de normas j estabelecidas, no sendo, ento, uma deciso natur al, pois todo comportamento sofrer um julgamento. E a diferena prtica entre Moral e tica que esta o juiz das morais, assim tica uma espcie de legislao do comportamen Moral das pessoas. Mas a funo fundamental a mesma de toda teoria: explorar, esclar ecer ou investigar uma determinada realidade. A Moral, afinal, no somente um ato individual, pois as pessoas so, por natureza, s eres sociais, assim percebe-se que a Moral tambm um empreendimento social. E esse s atos morais, quando realizados por livre participao da pessoa, so aceitas, volunt ariamente. Pois assim determina Vasquez (1998) ao citar Moral como um sistema de normas, pri ncpios e valores, segundo o qual so regulamentadas as relaes mtuas entre os indivduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um ca rter histrico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convico ntim a, e no de uma maneira mecnica, externa ou impessoal . Enfim, tica e Moral so os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respei tar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbtrio, vai formando seu meio ambi ente ou o destruindo, ou ele apia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. De ste modo, tica e a Moral se formam numa mesma realidade. Por: THIAGO FIRMINO SILVANO - Acadmico do Curso de Direito da UNISUL em 15/01/200

7 REFERNCIA 1 SILVA, Jos Cndido da; SUNG, Jung Mo. Conversando sobre tica e sociedade. 7. ed. P etrpolis: Vozes, 2000. 2 CAMARGO, Marculino. Fundamentos da tica geral e profissional. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 1999. 3 VSQUEZ, Adolfo Snchez. tica. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. 4 GUSMO, Paulo Dourado de. Introduo Cincia do Direito. Rio de Janeiro: Forense, 1972 . 5 VENOSA, Slvio de Salvo. Introduo ao Estudo do Direito. So Paulo: Atlas, 2004. 6 MOTTA, Nair de Souza. tica e vida profissional. Rio de Janeiro: mbito Cultural, 1984.

S-ar putea să vă placă și