Sunteți pe pagina 1din 4

COMUNHO (Atos 2.42-44).

O QUE COMUNHO? Uma palavra grega muito usada hoje KOINONIA, traduzida em portugus para a palavra COMUNHO, isto , o ato de usar uma coisa em comum. A palavra comunho tem o sentido de: companheirismo, compartilhar, congregao de pessoas de comum interesse, Ter em comum, usar juntos, participao, parceirismo, etc. E a palavra grega mais freqentemente traduzida como "comunho," por definio e uso bblico, d o sentido de participao num interesse ou projeto comum. No Novo Testamento, a palavra sempre usada em assuntos espirituais, nunca para atividades sociais. A palavra envolve, usualmente, dois elementos: relao e ao. Quando duas ou mais pessoas tm um interesse espiritual em comum por causa de sua relao espiritual, elas tm comunho ao participarem desse interesse comum. Sem essa relao, a participao em algum interesse ou trabalho no constitui comunho no sentido bblico da palavra. Eu pedi a Tito que fosse visit-los e mandei com ele o outro irmo na f. Por acaso Tito os explorou? Ser que ns dois no temos agido do mesmo modo e com o mesmo esprito?2 Corntios 12:18 Duas pessoas que so crists tm uma relao de comunho; ambas pertencem famlia espiritual de Deus. Quando elas co-participam de responsabilidades espirituais, elas tm comunho entre si e com Deus. As palavras "comunho" e "irmandade" so confundidas, s vezes, mas "comunho" quase sempre significa co-participao, enquanto "irmandade" ressalta a relao.

O QUE A COMUNHO COM DEUS? Para que possamos entender como podemos e devemos ter comunho uns com os outros, devemos entender como deve ser nossa comunho com Deus. O que vimos e ouvimos isso vos anunciamos, para que tambm tenhais comunho conosco; e a nossa comunho com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. (I Joo 1.3). A necessidade de se haver uma comunho com Deus vem desde o princpio. No comeo Deus criou Ado e Eva. Eles eram inocentes de qualquer pecado e viviam em comunho com seu Criador (Gnesis 3:8). Contudo, eles pecaram ao comerem o fruto

da rvore do conhecimento do bem e do mal e ficaram espiritualmente separados de Deus (Gnesis 2:16-17; 3:11-12). Alm de perderem sua comunho com Deus, eles tambm foram expulsos do Jardim do den. O problema ento com a humanidade que, com exceo de Jesus, todas as pessoas responsveis tm pecado! Paulo concluiu em sua carta aos Romanos, "pois todos pecaram e carecem da glria de Deus" (3:23). Jesus obedeceu a vontade do Pai perfeitamente (Hebreus 4:15), mas todos os outros homens, tanto judeus como gentios, tm pecado e assim no podem ter comunho com Deus, baseados nas suas prprias obras perfeitas. Quando o homem peca, seu pecado o separa de seu Criador e ele no pode gozar da comunho com Deus (Isaas 59:1-3). O profeta Ams perguntou, "Andaro dois juntos, se no houver entre eles um acordo?" (3:3). Deus no ser parceiro no pecado. Se andarmos nas trevas, teremos de andar sem Deus! Como exemplo, na tentativa de estabelecer a comunho com Deus, havia no tempo do AT o chamado sacrifcio pacfico ou de comunho, com a imolao da vtima, derramamento do sangue sobre o altar, queima da gordura como oferta a Deus, e repartio do resto entre o sacerdote e o oferente que, em banquete sagrado, com os seus comia a sua parte, em sinal de comunho com Deus; A Bblia a histria do desenvolvimento do plano de Deus para restaurar a comunho dele com o homem. Deus no deseja estar afastado do homem e assim ele providenciou, atravs de Jesus Cristo, um meio do homem ser restaurado na comunho com seu Criador. A comunho divina um privilgio, mas precisamos entender como estabelecida e mantida.

Porque Deus quer ter comunho conosco? Quando Deus criou o homem, o criou para ter comunho com Ele. Uma comunho verdadeira, uma comunho despretensiosa. Fomos criados para amar e sermos amados por Deus. E Jesus disse-lhe: Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este o primeiro e grande mandamento. (Mateus 22:37-38) O Esprito de Deus se une com o nosso esprito para afirmar que somos filhos de Deus. (Romanos 8:16)

Porque precisamos tanto de comunho com DEUS? preciso ter comunho com Deus para andarmos na luz. O apstolo Joo escreveu o seguinte: "Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos esta: que Deus luz, e no h nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunho com ele e andarmos nas trevas, mentimos e no praticamos a verdade. Se, porm, andarmos na luz, como ele est na luz, mantemos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 Joo 1:5-7). O homem no pode caminhar na escurido, isto , viver no pecado, e ter comunho com Deus. A falta de comunho com Deus leva exatamente tentao e ao mal. Aquele que anda na luz compreende o amor de Deus e da mesma forma expressa esse amor por meio da comunho com os outros. preciso ter comunho com Deus para sermos participantes de Sua graa. Desde o princpio Deus teve o propsito de criar o homem para estabelecer um relacionamento, assim como ele tinha com o Filho "No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus . . . " (Joo 1:1). Ele era o objeto perfeito do amor de seu Pai, pois era perfeitamente comparvel ao Pai. E assim os homens "aos que de antemo conheceu, tambm os predestinou para serem conformes imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primognito entre muitos irmos" (Romanos 8:29). Esse texto confirma o propsito de Deus para a nossa existncia. Ele queria mais filhos como o primeiro filho. Que nos salvou, e chamou com uma santa vocao; no segundo as nossas obras, mas segundo o seu prprio propsito e graa que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos sculos; (2 Timteo 1:9) Vocs acham que para termos comunho com Deus, precisamos ter o perfeito conhecimento das Escrituras? Na verdade preciso de comunho com Deus para que se possa entender a sua Palavra Santa. A manuteno de nossa comunho com Deus exige que continuemos a andar na luz, como ele est na luz (1 Joo 1:7). Andar na luz no significa perfeito conhecimento das Escrituras. Nossa comunho com o Pai no foi estabelecida na base do perfeito conhecimento das Escrituras, nem mantida nessa base. Um dos exemplos de converso a Cristo no livro de Atos a do carcereiro filipense (Atos 16:19-34). Ele ouviu a mensagem da salvao e obedeceu ao evangelho na mesma noite, estabelecendo uma comunho com Deus. bvio que ele no tinha perfeito ou completo conhecimento da Palavra de Deus inteira. Contudo, aqueles que esto em comunho com Deus precisam estudar a Palavra e crescer em conhecimento.

A COMUNHO ENTRE OS FILHOS Por estarem unidos com Cristo, vocs so fortes, o amor dele os anima, e vocs participam do Esprito de Deus. E tambm so bondosos e misericordiosos uns com os outros. Ento peo que me dem a grande satisfao de viverem em harmonia, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente. (Filipenses 2:1-2) Agora, o mais importante que vocs vivam de acordo com o evangelho de Cristo. Desse modo, tanto se eu puder ir visitar vocs como se no puder, eu saberei que vocs continuam firmes e unidos. E saberei tambm que vocs, por meio da f que se baseia no evangelho, esto lutando juntos, com um s desejo. Filipenses 1:27 Em Filipenses 2:1-14 temos o porqu, como e para qu devemos ter comunho uns com os outros, pois tudo para glria do Pai Fazei tudo para a glria de Deus. (1 Cor. 10:31).

Prxima reunio: Estudar Filipenses Como deve ser nossa comunho? Estamos vivendo a verdadeira comunho entre ns? Qual o propsito da comunho dos filhos de Deus?

S-ar putea să vă placă și