Sunteți pe pagina 1din 5

Preciso, Exatido, e a Terminologia das Medies

Adaptado de: V. Thomsen. Precision and The Terminology of Measurement. The Physics Teacher, Vol. 35, pp.15-17, Jan. 1997. Por: Prof. J. Humberto Dias da Silva. Para: Curso de Licenciatura em Fsica / Lab. de Eletromagnetismo/Unesp-Bauru 2006. Preciso a geralmente confundida com outros termos utilizados em medies, tais como exatido b , resoluo, e sensibilidade c . A fonte desta confuso torna-se evidente quando encontramos a definio de preciso no dicionrio como a qualidade de ser preciso; exatido, acuidade,etc. Alm disso, ao discutir erros associados aos processos de medio observa-se que o uso de conceitos estatsticos nos vrios campos de aplicao diferente e o vocabulrio utilizado raramente coincide. Finalmente, as interessantes relaes existentes entre os quatro termos preciso, exatido, resoluo, e sensibilidade pode ser causa adicional de confuso. Thomsen apresenta no trabalho definies destes termos consistentes com a terminologia da ASTM (American Society for Testing and Materials) e discute a interrelao entre os termos.

Preciso e Exatido
A preciso de uma srie de medies uma medida da concordncia entre determinaes repetidas. A preciso usualmente quantificada como o desvio padro de uma srie de medidas. A exatido de uma medida (ou da mdia de um conjunto de medidas) a distncia estimada entre a medida e um valor verdadeiro, nominal, tomado como referncia, ou aceito. Geralmente expressa como um desvio ou desvio percentual de um valor conhecido. A preciso geralmente associada com erros aleatrios do processo de medio, enquanto a exatido est associada a fontes sistemticas. A Tabela 1 extrada de Halliday e Resnick (Fundamentos da Fsica, Vol.3, p. 10) pode ajudar a aquisio de um melhor conhecimento da diferena entre exatido e preciso. Embora no especificado o termo uncertainty (incerteza) dado presumivelmente derivado estatisticamente de uma srie de medidas feitas pelo mesmo experimentador, de maneira que podemos identific-la como a preciso dos valores medidos. Note que as ltimas determinaes convergiram para um valor constante, considerado atualmente verdadeiro ou aceito. Podemos tambm usar uma ilustrao do tipo alvo para nos auxiliar a entender a diferena entre os conceitos de preciso e exatido (Figura 1). Os quadrados representam as posies atingidas por flechas disparadas contra o alvo. Os diagramas mostram curiosas inter-relaes entre estas duas quantidades. Note que o alvo (b), denominado Baixa preciso, alta exatido foi golpe de sorte estatstico, de maneira que apenas a mdia das quatro tentativas representa alta exatido (foi na mosca). Este tipo de quebra das regras estatsticas tem probabilidade muito baixa de ocorrer quando um grande nmero de eventos considerada, porm para pequeno nmero de eventos (como na Fig. 1(b)) estas coincidncias no devem ser desprezadas na anlise.
a

Traduo de precision. Traduo de accuracy. c Traduo de sensitivity.


b

Resoluo e Sensibilidade
A resoluo de um instrumento de medida, algumas vezes chamada de capacidade de leitura uma medida da fineza do detalhe revelado pelo instrumento de medida. basicamente uma medida do menor incremento mensurvel. Uma rgua graduada em milmetros tem uma resoluo de cerca de 0,5 mm ou um pouco menos, j que podemos esperar observar uma diferena correspondente entre dois objetos que tenham 2,50 e 2,55 cm. A resoluo de um voltmetro digital com display de 3 dgitos, geralmente expressa como 1 no ltimo dgito. A sensibilidade, por outro lado uma medida da menor quantidade mensurvel por um instrumento particular. Posso medir um nanmetro com uma rgua? Claramente no! Em qumica analtica e fsica experimental a sensibilidade freqentemente definida como o limite de deteco do instrumento. Considere o hodmetro de um automvel como um instrumento de medio. Vamos considerar que o hodmetro esteja corretamente calibrado de maneira que no tenhamos razo para questionar a exatido das medidas. Nestas condies seria possvel discernir se o carro est a 41 ou 42 km/h? Esta uma questo que se refere resoluo do hodmetro. Entretanto, se eu comeo dirigir e acelero bem lentamente, a que velocidade o hodmetro comea registrar? Esta uma questo a respeito da sensibilidade do hodmetro. Note que resoluo e sensibilidade so ambos diferentes tanto de preciso quanto de exatido. Algumas vezes pode existir inter-relao entre estas grandezas. Exemplo: Considere as dez medidas hipotticas apresentas a seguir: 9,9 / 10,1 / 9,7 / 10,2 / 10,0 / 9,8 / 9,9 / 10,3 / 10,1 /10,0. A mdia 10,0 e o desvio quadrtico mdio 0,18. Entretanto se nosso equipamento de medida no tiver resoluo suficiente todas as medidas podem ser 10, o que daria um desvio quadrtico mdio de zero, indicando (incorretamente) uma excelente preciso.

Discusso e Concluses
Nos cursos introdutrios de fsica normalmente propomos aos estudantes que eles atribuam um erro estimado ao resultado de experimentos de laboratrio. Como as medidas no laboratrio de ensino geralmente so tomadas apenas uma vez, ou um nmero pequeno de vezes, este erro estimado baseado quase unicamente na resoluo dos instrumentos de medida. Este erro estimado no deve ser confundido com a preciso ou com a exatido da medida. Entretanto, utilizando o resultado dos vrios grupos de estudantes podemos introduzir os conceitos de preciso e incerteza baseados na avaliao estatstica dos dados, ou seja do clculo do desvio padro. Comparando o resultado com um valor conhecido ou aceito podemos estabelecer a exatido da medida. As inter-relaes entre os pontos importantes a respeito do processo de medio so interessantes: (1) No se pode ter alta exatido sem alta preciso. Entretanto o inverso no verdadeiro: possvel ter alta preciso num experimento absolutamente inexato. (2) A preciso de uma srie de medidas realizada com instrumento de baixa resoluo pode de fato parecer (erroneamente) melhor que aquela de um instrumento que tenha maior resoluo. (3) Com uma pobre sensibilidade, a preciso, e conseqentemente a exatido, iro sofrer em medidas das menores quantidades.

Tabela 1.

Valor atual: 299.792,458 km/s

Figura 1

Fig1. a) Baixa preciso, baixa exatido. b) Baixa preciso, alta exatido. c) Alta preciso, baixa exatido. d) Alta preciso, alta exatido.

Resumindo:

PRECISO
a uma medida da concordncia entre determinaes repetidas de uma mesma grandeza. A preciso usualmente quantificada como o desvio padro de uma srie de medidas.

EXATIDO
De uma medida (ou da mdia de um conjunto de medidas) a distncia estimada entre a medida e um valor verdadeiro, nominal, tomado como referncia, ou aceito.

RESOLUO
De um instrumento de medida, algumas vezes chamada de capacidade de leitura uma medida da fineza do detalhe revelado pelo instrumento de medida. basicamente uma medida do menor incremento mensurvel.

SENSIBILIDADE
uma medida da menor quantidade mensurvel por um instrumento particular.

Tipos de Erros Experimentais*


D.W. Preston e E.R. Dietz. The Art of Experimental Physics. Ed: John Wiley & Sons. Nova York, 1991. pg. 8.
Durante a aquisio de dados dois tipos de erro experimental, erros sistemticos e erros aleatrios, geralmente contribuem para o erro na quantidade medida. Erros sistemticos so devidos a causas identificveis e podem em princpio ser eliminados. Erros desse tipo resultam em valores que so sistematicamente mais altos ou mais baixos. H quatro tipos de erros sistemticos: 1. Instrumentais. Por exemplo, um instrumento mal calibrado, tal como um termmetro que l 102C quando imerso em gua em ebulio, e 2C quando colocado em gua com gelo a presso atmosfrica. Tal termmetro resultar em valores de temperatura que sero consistentemente mais altos. 2. Observacionais. Por exemplo, a paralaxe na leitura de uma escala com ponteiro. 3. Ambientais . Por exemplo uma fonte eltrica queimada que causa correntes eltricas muito baixas. 4. Tericos. Devido a simplificaes do modelo de sistema ou aproximaes nas equaes que o descrevem por exemplo se a fora de atrito que age durante o experimento no for includa na teoria, os resultados tericos e experimentais iro discordar de maneira sistemtica. to Um cientista experimental geralmente geralmente quer identificar e eliminar os erros sistemticos. Erros randmicos so flutuaes positivas e negativas que produzem cerca de metade das medidas com valores mais baixos e metade mais altos. Algumas vezes pode ser muito difcil de identificar as fontes de erros randmicos. Possveis fontes desses erros so: 1. Observacionais. Por exemplo, erros no julgamento de um observador quando lendo uma escala de um equipamento de medida na menor diviso. 2. Ambiental. Por exemplo, variaes imprevisveis da voltagem da rede eltrica, temperatura, ou vibraes mecnicas do equipamento. Os erros aleatrios, diferente dos erros sistemticos, podem ser geralmente quantificados por anlise estatstica, portanto o efeito dos erros aleatrios sobre uma determinada quantidade ou lei fsica sob investigao podem geralmente ser determinados.
*

Texto traduzido por Prof. J. Humberto Dias da Silva, Unesp Bauru 2011.

N.T. No original est environmental. Melhores exemplos talvez sejam uma corrente de ar direcional que influencia uma coliso em trilho de ar sempre da mesma maneira, ou o fato de que o experimento encontra-se prximo de uma fonte de campo magntico o qual afeta sistematicamente uma medida de magnetizao de alta sensibilidade.

Tambm chamados de aleatrios

S-ar putea să vă placă și