Sunteți pe pagina 1din 6

AS FUNES INORGNICAS E SUA IMPORTNCIA NO NOSSO DIA A DIA

Faz-se necessrio, pensamos e recapitularmos sobre a importncia da Qumica no status de civilizao em que vivemos. Tudo que nos cerca formado por algum tipo de componente qumico e, assim, podemos definir as funes inorgnicas como uma funo exercida pela combinao desses compostos, na qual, possuem propriedades qumicas comuns. As funes qumicas se dividem em quatro categorias: cido, base, sal e xidos.

1-cidos Em nosso cotidiano, muitas vezes ouvimos falar sobre cidos. O limo e o vinagre que utilizamos para temperar saladas, so exemplos de cidos. Alm disso, o suco gstrico presente em nosso estmago possui cido clordrico, que auxilia na digesto de alguns alimentos. Os cidos apresentam algumas particularidades que, juntas, caracterizam essa funo: geralmente apresentam sabor azedo, so bons condutores de corrente eltrica quando diludos, quase todos solveis em gua, podem ser neutralizados na presena de uma base.

Existem vrias maneiras de definir os cidos. A primeira definio foi dada por volta do ano de 1887 pelo qumico Svante Arrhenius. Definiu

que: cidos so substncias compostas, que ao se dissolverem em gua, liberam ons + positivos (ctions) de Hidrognio ( H ). Outra definio muito usada para cidos a + de Bronsted-Lowy, na qual, capaz de ceder prtons H .

Curiosidade: Os cidos e a formao da crie A estrutura do dente pode ser danificada por meio da crie, que uma doena infecciosa causada por bactrias. Essas bactrias produzem cidos que provocam a desmineralizao de alguns tecidos duros do dente.

Acontece da seguinte maneira: os restos alimentares que ficam no dente formam a placa bacteriana, uma camada que adere superfcie dos dentes e contm muitas bactrias, principalmente o Streptococcus mutans. Essas bactrias, em contato principalmente o acar, promovem uma fermentao, liberando o cido ltico e outros tipos de cidos. Esses cidos, por sua vez, causam a descalcificao de algumas camadas do dente, o que resulta a formao da crie. Os orifcios causados pela crie podem se aprofundar at atingir a polpa do dente, caso a crie no seja detida. Ento, ocorrem inflamao e dor. Em fases mais avanadas, a crie pode levar destruio e a perda do dente. Para prevenir a crie, devemos escovar os dentes aps as refeies, ao acordar e antes de dormir, usando creme dental com flor, pois essa substncia diminui a capacidade das bactrias de produzir cidos que provoquem a crie. Alm disso, devemos usar fio dental, trocar de escova de dente a cada dois meses e visitar o dentista periodicamente. 2- Bases Assim como os cidos, as bases tambm esto presentes em nosso cotidiano. Alguns medicamentos indicados para diminuir a acidez do estomago, como o Hidrxido de Magnsio ou Leite de Magnsia, so exemplos de base.

Segundo Arrhenius as bases so compostos que em meio aquoso se dissociam liberando ons negativos (nions) de hidroxila + (OH ). Segundo Bronsted-Lowy, na capaz de receber prtons H . So propriedade das bases: sabor amargo ou adstringente, parcialmente solveis, instabilidade quando aquecidas, condutividade eltrica, e podem ser neutralizados com cidos.

Curiosidades: Hidrxido de Ltio salva astronautas Houston, we have a problem. Ao enviar essa mensagem em 13 de abril de 1970, o comandante da misso espacial Apollo 13, Jim Lovell, sabia: a sua vida e as dos seus companheiros estavam por um fio. Um dos tanques de oxignio da nave tinha acabado de explodir.

Apesar do perigo iminente dos astronautas ficarem sem O2para respirar, a principal preocupao da NASA era evitar que a atmosfera da espaonave ficasse saturada do gs carbnico (CO2) exalado pela prpria equipe. Isso causaria um abaixamento do pH do sangue da tripulao (acidemia sangunea), j que o CO2 um xido cido. A acidemia sangunea deveria ser evitada a qualquer custo. Inicialmente, ela leva a pessoa a ficar desorientada e a desmaiar, podendo evoluir at o coma ou mesmo a morte. Normalmente, a presena de CO2 na atmosfera da nave no problema. Para elimin-lo, h, adaptados ventilao, recipientes com hidrxido de ltio (LiOH), uma base capaz de absorver esse gs.

Nada quimicamente mais sensato: remover um xido da atmosfera da nave lanando mo de uma base: CO2 + LiOH Li2CO3+ H2O O improviso de ltima hora com o hidrxido de ltio do mdulo de comando (outra rea da espaonave) salvou a vida de toda a tripulao. 3- Sais So compostos inicos formados pela reao de neutralizao de um cido com uma base. Em um sal, a soma de cargas dos ons igual a zero , ou seja, o nmero de cargas positivas igual ao nmero de cargas negativas. Um sal bem conhecido no nosso dia a dia o Cloreto de Sdio, o sal de cozinha, que possui frmula NaCl. Alm deste, outros sais tambm so bem conhecidos, como o Cloreto de Magnsio (MgCl2), o Nitrato de sdio (NaNO3) e o Cloreto de Clcio (CaCl2). So propriedades dos sais: sabor salgado, alguns solveis e outros insolveis em gua, geralmente esto no estado slido ou cristalino, apresentam temperatura de fuso e ebulio elevadas.

Curiosidade: Soluo de crimes atravs de sais

Para solucionar crimes, os investigadores buscam encontrar impresses digitais deixadas no ambiente pelo suspeito. Elas so chamadas de impresses latentes, pois no possvel v-las sem um tratamento especfico. Quando tocamos objetos, deixamos vrias substncias neles, e uma delas o Cloreto de Sdio (NaCl), expelido por meio do suor. Para encontrar essa impresso, os investigadores borrifamos os objetos que o suspeito tocou uma soluo de Nitrato de Prata (AgNo3) que, ao entrar em contato com o Cloreto de Sdio, reagem formando o Cloreto de Prata (AgCl). O Cloreto de Prata branco e, quando exposto luz solar, revela as linhas da impresso digital do criminoso.

4- xidos So substncias formadas por dois tipos de tomos, em que um deles o oxignio. O xido de Clcio (CaO), conhecido popularmente por cal virgem, gases como Dixido de Enxofre (SO2), monxido de Carbono (CO), entre outras substncias, so exemplos de xidos. So classificados de acordo com seu comportamento qumico, principalmente ao reagir com gua. Os xidos forma grande parte dos minerais existentes na crosta terrestre, alm de gases que so os principais poluentes da sociedade moderna.

Curiosidade: Os perigos do Monxido de Carbono (CO) Este gs incolor, inodoro e inspido. o poluente encontrado em maior quantidade na atmosfera, produzido principalmente pela combusto incompleta de combustveis fsseis, como carvo, leo e gs natural. No sangue humano, existe a molcula chamada de hemoglobina, que lhe confere a cor vermelha e capta o gs oxignio. A principal funo dessa molcula transportar o gs oxignio pelo corpo. Quando respiramos, as molculas de gs oxignio reagem com as molculas de hemoglobina e o produto resultante dessa reao a oxihemoglobbina. No entanto, o monxido de carbono apresenta a capacidade de se ligar hemoglobina mais facilmente do que o gs oxignio, podendo interferir no transporte de oxignio. O composto formado pela hemoglobina e pelo monxido de carbono a carboxihemoglobina. Nos seres humanos, a inalao de CO pode causar a fadiga, diminuio da capacidade fsica, tonturas, vertigens, nuseas, vmitos, cardiopatias e, em alguns casos, a morte. Devido ao risco potencial da inalao desse gs, importante temos cuidados com motores de veculos ligados a ambientes fechados, j que por causa das caractersticas pouco perspectiveis desse gs, no possvel saber se ele se encontra em excesso em determinado local. Consideraes Finais Cabe a ns professores, de qualquer disciplina, saber articular conhecimentos tericos com conhecimentos prticos. Assim, nada mais importante que tentar associar os conhecimentos do dia a dia do aluno com o que ele aprende em sala de aula. Tal interdisciplinaridade de grande importncia para melhor assimilao e entendimento do contedo trabalhado.

Referencias FAVALLI, L.D. Projeto Radix: raiz do conhecimento Cincias. 2ed. So Paulo: Spicione, 2012. Vrios Autores. Biblioteca do Ensino Fundamental e Mdio: fsica, qumica e biologia. So Paulo: Didtica Brasil, 2005. Escrito por: Robson Publicado por: Ana Paula

S-ar putea să vă placă și