Sunteți pe pagina 1din 3

2009. Tcnico em Tecnologia da Informao UFAL 11.

No que concerne ao prazo de validade do concurso pblico, qual a opo abaixo que, em existindo em um edital de concurso pblico, encontra amparo no texto da Constituio Federal? A) prazo de validade de dois anos, prorrogvel uma vez, por um ano. B) prazo de validade de um ano, prorrogvel trs vezes por igual perodo. C) prazo de validade de seis meses, prorrogveis por iguais perodos at completar quatro anos. D) prazo de validade de seis meses, prorrogveis por iguais perodos at completar dois anos. E) prazo de validade de um ano, prorrogvel uma vez, por igual perodo. 12. Assinale a opo que representa uma das modalidades de licitao, na forma disposta na Lei Federal n 8.666, de 21 de junho de 1993. A) menor preo. B) melhor tcnica. C) tcnica e preo. D) tomada de preos. E) maior lance ou oferta. 13. Considerando a disciplina trazida na Lei Federal n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, incorreto afirmar: A) A remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. B) Entende-se por modalidade de remoo a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administrao, a que se destine a acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao. C) Redistribuio o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no mbito do quadro geral de pessoal, para outro rgo ou entidade de poder diverso, com prvia apreciao do rgo central do SIPEC, observada a equivalncia de vencimentos, to somente. D) O substituto far jus retribuio pelo exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia ou de cargo de Natureza Especial, nos casos dos afastamentos ou impedimentos

legais do titular, superiores a trinta dias consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio, que excederem o referido perodo. E) A redistribuio ocorrer ex-officio para ajustamento de lotao e da fora de trabalho s necessidades do servio, inclusive nos casos de reorganizao, extino ou criao de rgo ou entidade. 14. No que se refere durao dos contratos administrativos regulada pela Lei Federal n 8.666, de 21 de junho de 1993, incorreto afirmar: A) vedado o contrato com prazo de vigncia indeterminado. B) o contrato administrativo poder ter prazo de vigncia superior ao prazo de vigncia dos respectivos crditos oramentrios no caso de aluguel de equipamentos e utilizao de programas de informtica, quando a durao do contrato poder estender-se pelo prazo de at 48 (quarenta e oito) meses aps o incio da vigncia do contrato. C) o contrato administrativo poder ter prazo de vigncia superior ao prazo de vigncia dos respectivos crditos oramentrios no caso de projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, os quais podero ser prorrogados se houver interesse da Administrao e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatrio. D) o contrato administrativo poder ter prazo de vigncia superior ao prazo de vigncia dos respectivos crditos oramentrios para a prestao de servios a serem executados de forma contnua, que podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vista obteno de preos e condies mais vantajosas para a administrao, limitada a sessenta meses. Em carter excepcional, devidamente justificado e mediante autorizao da autoridade superior, o prazo de sessenta meses anteriormente mencionado poder ser prorrogado por at vinte e quatro meses. E) os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso e de entrega admitem prorrogao, mantidas as demais clusulas do contrato e assegurada a manuteno de seu equilbrio econmico-financeiro, na hiptese de alterao do projeto ou das especificaes, por parte da Administrao. 15. Assinale a opo incorreta no que se refere disciplina das gratificaes e adicionais disciplinados pela Lei Federal n 8.112, de 11 de dezembro de 1990. A) A gratificao natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de dezembro, por ms de exerccio no respectivo ano. B) O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade poder perceb-los cumulativamente. C) Somente ser permitido servio extraordinrio para atender a situaes excepcionais e temporrias, respeitado o limite mximo de 2 (duas) horas por jornada.

D) A Gratificao por Encargo de Curso ou Concurso no se incorpora ao vencimento ou salrio do servidor para qualquer efeito e no poder ser utilizada como base de clculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de clculo dos proventos da aposentadoria e das penses. E) Independentemente de solicitao, ser pago ao servidor, por ocasio das frias, um adicional correspondente a 1/3 (um tero) da remunerao do perodo das frias. 16. Com relao declarao de nulidade do contrato administrativo, incorreto afirmar: A) opera retroativamente. B) impede os efeitos jurdicos que ele, ordinariamente, deveria produzir. C) desconstitui os efeitos at ento produzidos pelo contrato administrativo. D) surte os efeitos a partir de sua declarao. E) a nulidade no exonera a Administrao do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado at a data em que ela for declarada e por outros prejuzos regularmente comprovados, contanto que no lhe seja imputvel, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa. 17. No que concerne prescrio da ao disciplinar para a aplicao de penalidades aos servidores pblicos, na forma da Lei Federal n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, assinale a opo incorreta. A) prescreve em 5 (cinco) anos, quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso. B) prescreve em 2 (dois) anos, quanto penalidade de suspenso. C) a abertura de sindicncia ou a instaurao de processo disciplinar suspende a prescrio, at a deciso final proferida por autoridade competente. D) os prazos de prescrio previstos na lei penal aplicam-se s infraes disciplinares capituladas tambm como crime. E) prescreve em 180 (cento e oitenta) dias, quanto penalidade de advertncia.

S-ar putea să vă placă și