Sunteți pe pagina 1din 8

A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas

Conduo e Conveco
Neste ponto j sabemos que quando dois corpos a temperaturas diferentes, so colocados em contacto, ocorre uma transferncia de energia do corpo a temperatura superior para o corpo a temperatura inferior, sob a forma de calor. Este fluxo de calor ocorre at que ambos fiquem em equilbrio trmico, ou seja, mesma temperatura. Quais os mecanismos que esto na base dessa transferncia? O calor pode transferir-se de duas formas distintas: conduo e conveco.

Conduo
A conduo um processo de transferncia de energia sob a forma de calor que ocorre sem transporte de matria. Ocorre essencialmente nos slidos (partculas dispostas numa estrutura rgida no mudam de posio mas vibram).

Quando parte de um slido aquecida, as partculas (ies, tomos ou molculas) existentes nessa parte recebem energia e comeam a vibrar mais, transmitindo essa energia s outras numa reao em cadeia que se espalha por todo o material.

A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas


Conveco
A conveco um processo de transferncia de energia como calor que envolve deslocamento de matria. Este processo de transferncia de energia caracterstico dos fluidos (lquidos e gases). A poro de fluido que se encontra perto da fonte de calor aquece, expande-se e torna-se menos densa. O fludo tem tendncia a subir, sendo substitudo pelo fluido que se encontra a temperatura inferior (mais denso). Ocorre, assim, uma circulao contnua de correntes: O fluido quente desloca-se para cima;

O fluido frio movimenta-se para baixo.


Formam-se correntes designadas correntes de conveco.

Analisar os exemplos de situaes do dia a dia onde ocorrem correntes de conveco, apresentados no livro 10 F pgina 64 e 65.

A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas


Condutividade trmica dos materiais
Grandeza que permite explicar porque motivo dois corpos diferentes, apesar de estarem mesma temperatura, transmitem-nos a sensao de estarem mais ou menos frios. Exemplo: Dois copos, um de metal e outro de plstico, foram colocados num frigorfico at atingirem a mesma temperatura. Se os retirarmos ao mesmo tempo do frigorfico qual nos parecer mais frio?

Explicao: Os metais, em geral, tm uma condutividade trmica superior do plstico. Como ambos os objetos se encontram a uma temperatura inferior temperatura da mo, ento haver transferncia de energia da mo para os copos. Essa transferncia ser mais rpida no caso do metal fazendo com que nos parea mais frio.
Exemplo: Se colocarmos os ps descalos em superfcies diferentes, um num tapete e o outro no ladrilho do cho, os dois ps tero a mesma sensao de quente/frio? Explicao: A explicao semelhante. Neste caso o ladrilho apresenta uma condutividade trmica superior do tecido de que feito o tapete, pelo que, o ladrilho parecer mais frio do que o tapete.

A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas


Existem materiais, como os metais, que recebem ou cedem energia, como calor, muito rapidamente, ao passo que outros, como a madeira fazem-no de um modo muito mais lento. Experincia para concluir que a conduo trmica dos materiais depende da natureza do material bem como da sua geometria.

Barra metlica de comprimento l e seco A com as duas extremidades a temperaturas diferentes.

A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas


Define-se a corrente trmica, (l-se fi), como a energia transferida como calor, por unidade de tempo, ou seja: Unidades do Sistema Internacional:

Q t

Calor (Q) [Q] = J (joule) Intervalo de tempo (t) [t] = s (segundo) logo Corrente trmica () [] = J/s (joule por segundo)

A experincia mostra que a corrente trmica : Diretamente proporcional diferena de temperatura entre as extremidades da barra. Quanto maior for a diferena de temperatura, mais rpida ser a transmisso de energia como calor. Diretamente proporcional rea da seco reta da barra. Quanto mais grossa for a barra, mais depressa se dar a transmisso de energia por calor. Inversamente proporcional ao comprimento da barra, l. Quanto mais longa for a barra, mais lenta ser a transmisso de energia como calor. Depende de uma constante, k, chamada condutividade trmica, que uma caracterstica do material.

A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas


Resumidamente, escrevemos a chamada Lei de Fourier: Unidades do Sistema Internacional: Diferena de temperatura (T) [T] = K (kelvin). Corrente trmica () [] = J/s (joule por segundo). rea (A) [A] = m2 (metro quadrado). Comprimento (l) [l] = m (metro).

Condutividade trmica mssica (k) = [k] = J/(s m K).


A maior ou menor capacidade de conduzir o calor caracterizada pela condutividade trmica dos materiais. Define-se condutividade trmica, k, no SI, como a quantidade de energia como calor que atravessa, por segundo, a espessura de 1 metro (1 m) entre duas superfcies paralelas de rea igual a 1 metro quadrado (1 m2), quando a diferena de temperatura entre essas superfcies 1 kelvin (1 K). Os materiais que apresentam valores elevados para a condutividade trmica designam-se bons condutores trmicos. Os materiais que apresentam valores baixos para a condutividade trmica designam-se isoladores trmicos.

A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas


Condutividade trmica de alguns materiais

Pela anlise da tabela possvel verificar que: O calor no se transmite com a mesma facilidade atravs de todos os materiais.

H materiais bons e maus condutores trmicos.


Os metais e ligas metlicas so os melhores condutores de calor. Os slidos no metlicos e os lquidos so, de um modo geral, maus condutores de calor. Os gases so os piores condutores de calor.

A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas


Exerccio de aplicao
Colocam-se trs barras de diferentes materiais (cobre, ferro e vidro) em contacto com uma chama. A extremidade oposta de cada uma das barras envolvida em cera, no qual se faz aderir um gro de milho. Ao fim de algum tempo, os gros caem. Qual a ordem por que vo cair? Explique o porqu da sua previso. A condutividade trmica de uma cermica k = 0,6 W m 1 K 1. Com base no significado fsico deste valor, calcule a quantidade de energia transferida por unidade de tempo (potncia), atravs de uma placa desse material quando a) A diferena de temperatura entre duas faces paralelas de 20 C, a rea da face A = 1 m2 e a espessura d = 1 m.

b) A espessura da placa de 5 cm, = 1 C; A = 1 m2 .


c) A rea das faces paralelas de 400 cm2, = 1 C; d = 1 m.

S-ar putea să vă placă și