Sunteți pe pagina 1din 3

Os Estados-membros de uma federao possuem soberania? so verdadeiros Estados?

1. INTRODUO A ideia de soberania surgiu juntamente com o Estado moderno para justificar a concentrao de poderes em torno do monarca, assegurando a supremacia e independncia do Estado em relao aos demais poderes estatais. O art. 1, inciso I, da Constituio de 1988 traz a soberania como um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. Nesse nterim, a soberania corresponde independncia na ordem internacional, com supremacia na ordem interna. Sobre o tema, vale trazer colao o entendimento de Novelino (2007, p. 132): A soberania externa se refere representao dos Estados, uns para com os outros, na ordem internacional, ao passo que a soberania interna responsvel pela delimitao da supremacia estatal perante seus cidados na ordem interna. 2. AUTONOMIA DOS ESTADOS-MEMBROS DE UMA FEDERAO Os entes federados so considerados pessoas jurdicas de direito pblico interno com personalidade jurdica autnoma. No h relao de hierarquia ou subordinao entre eles, mas somente de cooperao e coordenao. Essa autonomia conferida aos entes federados consolida e harmoniza o princpio federativo. Todos os entes federados so dotados, apenas, de autonomia. No h que se falar em soberania de um ente federado sobre outro, tampouco de subordinao entre eles. Todos so autnomos nos termos estabelecidos na Constituio Federal. S se pode falar em soberania do todo, da Repblica Federativa do Brasil, frente a outros Estados soberanos. Assim, os Estados-membros, dentro das competncias prprias fixadas pela Constituio Federal, so to autnomos quanto Unio (MAIA, 2007, p. 72). Soberania e autonomia so conceitos que no se confundem. A soberania, conforme j mencionado, diz respeito ao carter supremo de um poder, que no admite qualquer outro acima ou em concorrncia com ele. A autonomia, por sua vez, pressupe a trplice capacidade de auto-organizao, autogoverno e autoadministrao. Nesse sentido so as palavras de Bastos (2002, p. 473-474): Soberania o atributo que se confere ao poder do Estado em virtude de ser ele juridicamente ilimitado. Um Estado no deve obedincia jurdica a nenhum outro Estado. Isso o coloca, pois, numa posio de coordenao com os demais integrantes da cena internacional e de superioridade dentro do seu prprio territrio, da ser possvel dizer da soberania que um poder que no encontra nenhum outro acima dela na arena

internacional e nenhum outro que lhe seja nem mesmo em igual nvel na ordem interna. A autonomia, por outro lado, a margem de discrio de que uma pessoa goza para decidir sobre os seus negcios, mas sempre delimitada essa margem pelo prprio direito. Da porque se falar que os Estados-Membros so autnomos, ou que os municpios so autnomos: ambos atuam dentro de um quadro ou de uma moldura jurdica definida pela Constituio Federal. Autonomia, pois, no uma amplitude incondicionada ou ilimitada de atuao na ordem jurdica, mas, to-somente, a disponibilidade sobre certas matrias, respeitados, sempre, princpios fixados na Constituio. Segundo Maia (2007, p. 71), Todos os entes federativos so autnomos, autonomia esta assentada na capacidade de auto-organizao, de autogoverno e de auto-administrao. A soberania, por sua vez, pertence exclusivamente Repblica Federativa do Brasil, que pessoa jurdica de direito pblico internacional, integrada por todos os entes federados. Nem mesmo a Unio possui soberania, ela apenas representa o Estado Federal nas relaes de direito internacional, perante os demais Estados soberanos. Os Estados-membros, assim como os demais entes federados, tambm so pessoas jurdicas de direito pblico interno dotadas de autonomia polticoadministrativa. Essa autonomia conferida pela Constituio da Repblica aos Estadosmembros consiste na capacidade para elaborao de normas jurdicas, visando organizao e administrao do ente federado e do seu governo, mas sempre de acordo com os princpios constitucionais bsicos que informam a Repblica Federativa do Brasil. Essa autonomia constitucional dos Estados-membros, considerada um elemento essencial ao conceito de federao, encontra limites na prpria Constituio da Repblica, no se podendo sustentar a tese da soberania dos Estados-membros, visto que essa autonomia atua dentro dos limites que a prpria soberania lhe tenha prescrito. Portanto, os Estados-Membros so autnomos, mas no soberanos. Sendo a soberania considerada um requisito fundamental para a caracterizao do Estado, em regra, no se pode dizer que os Estados-membros so verdadeiros Estados, uma vez que, como partes ou fraes polticas da Repblica Federativa do Brasil, so apenas entes autnomos, e no soberanos, j que a soberania atributo exclusivo da Repblica Federativa do Brasil. Por outro lado, embora a soberania seja considerada uma qualidade intrnseca do conceito de Estado, os Estados-Membros no deixam de ser verdadeiros Estados pelo fato de no serem soberanos, uma vez que participam da soberania do Estado Federal. Se assim no fosse, haveria negao ao regime federativo, e uma reduo do estado Federal a um Estado Unitrio, administrativamente e constitucionalmente descentralizado. (AZAMBUJA, 2008, p. 404-405).

3. CONCLUSO A abordagem da temtica demonstrou que a soberania de titularidade exclusiva da Repblica Federativa do Brasil e caracteriza-se como um dos traos do poder estatal que o qualifica como supremo, no admitindo poder superior, no plano internacional, nem igual, no plano interno, no se confundindo com a autonomia, entendida como a capacidade de auto-organizao, autogoverno e autoadministrao, conferida pelo texto constitucional todos os entes federados. Dessa forma, os Estados-membros no possuem soberania, mas sim autonomia, pautada na capacidade organizacional, governamental e administrativa. Por conseguinte, ainda que o conceito de Estado se depreenda da noo de soberania, os Estados-membros devem ser considerados verdadeiros Estados, uma vez que so imprescindveis para a caracterizao de um Estado Federal e participam do exerccio da soberania deste. 4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AZAMBUJA, Darcy. Teoria geral do estado. 4. ed. So Paulo: Globo, 2008. BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de direito constitucional. So Paulo: Celso Bastos Editora, 2002. BRASIL. Constituio da repblica federativa do brasil. Braslia: Senado Federal, 2006. MAIA, Juliana. Aulas de direito constitucional de vicente paulo. 9. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2007. NOVELINO, Direito constitucional para concursos. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

S-ar putea să vă placă și