Sunteți pe pagina 1din 10

INTRODUAO

O gerenciamento e desempenho de redes o controle de qualquer objeto passvel de ser monitorado ou alterao no fluxo normal numa estrutura de recursos fsicos e lgicos de uma rede e que podem ser distribudos em diversos ambientes geograficamente prximos ou no. O gerenciamento de uma rede de

computadores torna-se uma atividade essencial para garantir o seu funcionamento contnuo assim como para assegurar um elevado grau de qualidade dos servios oferecidos. Com a crescente demanda e evoluo da tecnologia administrar uma rede hoje em dia no um trabalho muito fcil, quando se fala de redes de altas taxas de trfegos, com muitos acessos, onde no pode haver indisponibilidades e problemas de sobre cargas afetando o desempenho dos usurios, podendo causar quedas, travamentos e outros problemas. Para ter o controle de toda a rede foi preciso implementao de ferramentas para control-lo e garantir o desempenho da rede atravs de softwares que utilizamos para controlar os acessos na rede, a sites imprprios, conseguir identificar algum pico de trfego ou algo do tipo, assim possibilitando detectar prever e reagir aos problemas que possam ocorrer.

DESENVOLVIMENTO
Um sistema de gerenciamento composto de uma coleo de ferramentas para monitorar e controlar a rede essencial utilizar ferramentas para analisar as atividades, procedimentos e outros dados essenciais para a continuidade dos servios. As empresas que geralmente utilizam tais ferramentas so as de mdio e grande porte, devido ao alto custo, necessidade de monitorao e at mesmo de fazer com que o servio volte a operar normalmente e de forma automtica.

SOFTWARES PARA GERENCIAMENTO E ANALISE DE REDES

Wireshark: O Wireshark um programa com suporte a vrias plataformas (Windows, Linux, Solaris e outras) que tem como principal objetivo monitorar todo o trfego que entra e sai de um computador conectado na rede local, de um servidor conectado atravs de um hub ou um switch. Ele analisa o trfego da rede, separando eles por protocolo para facilitar o entendimento e realizar analises.

Nagios: Um aplicativo que pode ser utilizado em diversas plataformas, o Nagios um software para monitoramento de redes, onde alm de monitorar hosts, ele monitora servios de redes tambm. Alm de gerenciar servios de redes tais como SMTP, POP3, HTTP e outros, ele gerencia e gera logs tambm da parte do hardware, como uso do processador, disco rgido e etc.

Cableware: O Cableware um switch de aplicativos voltados para camada fsica da rede, onde alm de manter a base dados atualizada em tempo real, com todas as conexes ativas e no ativas. A ferramenta contribui para a administrao de redes corporativas gerando transparncia e agilidade nas informaes com melhora nos ndices de disponibilidade e segurana da rede.

Foi descrito acima exemplos de algumas ferramentas e softwares para o gerenciamento e desempenho de redes, nesse contexto apresentado iremos tratar especialmente de um software o Zabbix.

O QUE O ZABBIX
O Zabbix foi desenvolvido por Alexei Vladishev um software livre de cdigo aberto licenciado sob a GNU GPL, com sistema de monitoramento distribudo capaz de monitorar a disponibilidade e desempenho de toda infra-estrutura de rede, alem de aplicaes e servios simples como (HTTP, POP3, IMAP, SSH). Sua primeira verso foi lanada em 2001, mas porem sua primeira verso estvel para ser aplicada em produo foi somente lanado em 2004 (verso 1.0). Em 2005 foi criada a Zabbix SIA uma empresa para oferecer todo o suporte comercial do software, atualmente a verso do zabbix encontra-se na verso 2.2 lanada no final do ano de 2013.

VANTAGENS DA FERRAMENTA ZABBIX


Esta uma ferramenta bastante utilizada em ambientes corporativos devido a suas diversas funes aplicada para controle e gerenciamento de rede, toda a lgica est do lado do servidor, os agentes so usados apenas para coleta de dados, o Zabbix usa um mecanismo capaz de que monitora vrios parmetros de uma rede; o desempenho da rede e a integridade dos servidores etc.Usa um sistema de notificao flexvel que permite os usurios configurarem alerta de e-mail baseado em praticamente qualquer evento, isto permite uma rpida reao para problemas na rede e em servidores. Zabbix

oferece relatrios e visualizao de dados com excelentes caractersticas baseado nos dados armazenados em um banco de dados, conta tambm com a facilidade de que todos os relatrios e estatsticas, bem como os parmetros de configurao, so acessados atravs de uma ferramenta Web que o front-end do produto. Uma ferramenta web assegura que o status da rede e da sade dos servidores pode ser avaliado a partir de qualquer localizao. Suporta a maioria dos sistemas operacionais: Linux, Windows, Solaris, Mac, NetBSD, OpenBSD, FreeBSD entre outros, funciona em plataformas de 32 e 64 bits .

VERSES DO ZABBIX
2001: Verso 1.0 (alpha1). 2004: Verso 1.0 2006: Verso 1.1 2007: Verso 1.4 2008: Verso 1.6 2009: Verso 1.8 2012: Verso 2.0 2013: Verso 2.2

FUNES DO ZABBIX
Monitora a disponibilidade da rede. Monitora a performance e desempenho da rede. Capaz de monitorar hosts diretamente. Oferece vrios tipos de notificaes relacionadas a eventos em diferentes nveis. Monitorao atravs de SNMP e IPMI. Monitorao pr-ativa com aes remotas nos hosts. Monitorao funcional de sites. Visualizao de dados via grficos, mapas, telas. Configurao e visualizao frontend web. Relatrios SLA.

Monitorao distribuda (proxys e ns). Suporte total ao IPV6

Monitoramento sem agente


Permisses flexveis de usurio. Interface baseada em web. Notificao por e-mail flexvel de eventos predefinidos. Visualizao em alto nvel dos recursos monitorados a nvel gerencial Auditoria da rede.

COMPONENTES DO ZABBIX
ZABBIX SERVER: Este o centro do Software Zabbix. O servidor pode verificar remotamente os servios de rede (como servidores web e servidores de e-mail), utilizando controles simples. Ele o componente central para o qual os agentes reportam a disponibilidade, integridade de informaes e estatsticas dos servidores. nele que toda a configurao, estatsticas e dados operacionais so armazenados, sendo o componente que participar ativamente alertando os administradores quando surgirem problemas em qualquer um dos sistemas monitorados.

ZABBIX AGENT: Acompanha ativamente recursos e aplicaes locais (como


discos rgidos, memria, processador, etc.) em sistemas em rede, os sistemas devem executar o Agente Zabbix. O agente vai reunir informaes operacionais do sistema em que est em execuo, e informar esses dados ao Zabbix para posterior processamento. Em caso de falhas (como um disco rgido estar lotado, ou um processo cair), o servidor Zabbix pode ativamente alertar os administradores da mquina que relatou o problema.

ZABBIX PROXY: uma parte opcional da implantao do Zabbix. O Proxy


coleta dados de desempenho e disponibilidade, em nome do Zabbix Server. Todos os dados coletados localmente so transferidos para o Zabbix Server Proxy. O Zabbix Proxy indicado para um controle centralizado de locais remotos, filiais, no havendo a necessidade dos administradores de redes locais.

ZABBIX FRONTEND: Permite fcil acesso aos dados de monitorao e configurao do Zabbix em qualquer lugar e em qualquer plataforma. A interface uma parte do servidor Zabbix, e geralmente (mas no necessariamente) executada na mesma mquina fsica como uma execuo do servidor Zabbix.

OBJETIVOS E PRINCPIOS ZABBIX


O Zabbix tem por objetivo torna-se uma reconhecida ferramenta de monitoramento completa e desempenho de rede, partindo do principio que seu desenvolvimento seja uma ferramenta amigvel mantendo as cosas simples e flexvel tanto na sua configurao como no seu uso, no devendo afetar os sistemas ou servidores em uso, mas mantendo sua estrutura escalonvel independente da localizao ou tipo de servio.

CONCLUSO
As redes de computadores hoje so constitudas de uma variedade de dispositivos, de diferentes padres, implementando diferentes protocolos, oferecendo diferentes nveis de servio, e que devem se intercomunicar e compartilhar dados e recursos. Na maioria dos casos, a eficincia da aplicao que faz uso destes recursos est altamente relacionada ao bom desempenho da rede. As funes de gerenciamento de rede podem ser agrupadas em duas categorias: monitorao e controle de rede. A monitorao da rede est relacionada tarefa de observao e anlise do estado e configurao de seus componentes, sendo basicamente uma funo de leitura. O controle da rede uma funo de escrita e est relacionada com a tarefa de alterao de parmetros e execuo de determinadas aes.

Estatsticas de desempenho e monitorao podem ajudar no planejamento, administrao e manuteno de grandes redes. Estas informaes podem ser utilizadas para reconhecer situaes de gargalo antes que elas causem problemas para o usurio final. Aes corretivas podem ser executadas, tais como: trocar tabelas de roteamento para balancear ou redistribuir a carga de trfego durante horrios de pico, priorizar trfego, aplicaes, ou ainda indicar a necessidade de expanso de links, roteadores e servidores. O gerenciamento de desempenho, portanto, importante no s para garantir a qualidade de servio necessria s aplicaes, como tambm para assegurar que ela possa ser atingida com os menores custos e eficcia. Pode-se por meio do gerenciamento de desempenho adequar os meios de comunicao utilizados pelos usurios s suas reais necessidades, auxiliando o gerente da rede a antecipar-se aos usurios na manuteno dos nveis de desempenho dos servios oferecidos. Com agregao de ferramentas de segurana juntamente com o software de gerenciamento e desempenho de redes, podemos obter resultados cada vez melhores no controle da segurana e dos recursos de uma rede sob gerenciamento. Os principais objetivos em termos de segurana esto relacionados confidencialidade, integridade e disponibilidade. As principais ameaas segurana referem-se interrupo, interceptao, modificao e mascaramento. Torna-se imprescindvel o uso de ferramentas para controle, gerenciamento, desempenho e segurana em uma infra-estrutura de redes. A ferramenta apresentada o Zabbix devidamente configurada e implementada o Zabbix pode desempenhar um papel importante no controle da infra-estrutura de TI. Isto igualmente verdadeiro para as pequenas organizaes com poucos servidores e para as grandes empresas com muitos servidores.

REQUISITOS PARA A INSTALAO

INTERFACE DE GERENCIAMENTO E MONITORAMENTO

RELATRIOS, GRFICOS E ESTATSTICAS

S-ar putea să vă placă și