Sunteți pe pagina 1din 2

Disciplina: Sociologia Professor: Talmer Oliveira Questo referente revoluo francesa reforma protestante, revoluo industrial e o surgimento da cincia

a social (Sociologia). UEM (2011) - Sobre as instituies responsveis pelos processos de socializao dos indivduos, assinale o que for correto. (Valor da questo um ponto) a) A famlia deixou de ser uma instituio de socializao primria relevante, pois no sculo XXI no transmite mais as habilidades necessrias para o agir em sociedade. b) A escola responsvel pela socializao secundria dos indivduos, atuando tanto na formao profissional dos estudantes quanto na transmisso de valores e normas compatveis com a estrutura social vigente. c) Os grupos de colegas e amigos formados na adolescncia e na juventude podem ser definidos como instituies de socializao importantes, pois desempenham papel cada vez mais relevante no processo de formao das identidades sociais. d) Os meios de comunicao, apesar de cada vez mais presentes na vida moderna, no interferem no processo de socializao primria e secundria, pois a exposio aos seus contedos sempre mediada e controlada pela famlia e pela escola. e) O processo de socializao se encerra no final da juventude, no se estendendo pela vida adulta. Nessa etapa da vida individual adulta, as habilidades e valores necessrios para viver em sociedade j esto de tal forma cristalizados que no podem mais ser alterados.

UEM (2011) - Sobre a relao entre a revoluo industrial e o surgimento da sociologia como cincia, assinale o que for correto. (Valor da questo um ponto) a) A consolidao do modelo econmico baseado na indstria conduziu a uma grande concentrao da populao no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratrio para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava. b) A migrao de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma srie de problemas modernos, que passaram a demandar investigaes visando sua resoluo ou minimizao. c) Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenmenos provocados pela revoluo industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econmico baseado no modelo capitalista. d) Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentrao dos operrios nas fbricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates cientficos relevantes na atualidade. e) A necessidade de controle da fora de trabalho fez com que as fbricas e indstrias do sculo XIX inserissem socilogos em seus quadros profissionais, para atuarem no desenvolvimento de modelos de gesto mais eficientes e produtivos.

UFMA (2011) - Assinale a opo que contenha as categorias bsicas da sociologia de Max Weber. (Valor da questo um ponto) a) funo social, tipo ideal, mais-valia. b) expropriao, compreenso, fato patolgico. c) ao social, materialismo, idealismo. d) vontade de poder, julgamento de valor, solidariedade mecnica. e) ao social , relao social, tipo ideal. UFMA (2011) - Durkheim expe trs caractersticas fundamentais para distinguir o fato social. So elas: (Valor da questo um ponto) a) legitimidade, coero social, individualidade. b) coercitividade , exterioridade, generalidade. c) identidade, universalismo, humanismo. d) generalidade, solidariedade, anomia. e) universalismo, legitimidade, generalidade.

UFMA (2011) - Assinale a alternativa correta quanto s principais caractersticas da sociedade capitalista. (Valor da questo um ponto) a) feudo, mais-valia, escravos. b) salrio, mercadoria, mais-valia. c) corvia, renda fundiria, servos. d) solidariedade mecnica, alienao e corporaes de ofcio. e) cio, comrcio, cavaleiros. (UEM 2010) Sobre o surgimento da Sociologia e suas proposies acerca da explicao do mundo social, pode-se afirmar: (Valor da questo um ponto) a) a Sociologia uma manifestao do pensamento moderno e uma forma de conhecimento do mundo social, cujas explicaes so fundadas nas descobertas das cincias naturais e fsicas, por pressupor uma unidade entre sociedade e natureza e rejeitar o uso de leis gerais no conhecimento. b) os pensadores fundadores da Sociologia concentraram seus esforos em interesses polticos e, portanto, prticos, face aos objetivos de contribuir para as transformaes sociais e para a consolidao de uma nova ordem social diversa das sociedades feudal e capitalista. c) a desagregao da sociedade feudal e a consolidao da sociedade capitalista, com o conseqente processo de industrializao e urbanizao em pases da Europa, contriburam para o surgimento da Sociologia como forma de conhecimento das sociedades em extino. d) a Sociologia surgiu no sculo XIX, vinculada sociedade moderna, no contexto das transformaes econmicas e sociais e no bojo das mudanas nas formas de pensamento, influenciadas pelas revolues burguesas do sculo, bem como pelos ideais iluministas. e) a Sociologia uma forma poltica constituda atravs do pensamento cientfico e tem por objetivo implantar ideias socialistas, dividindo a riqueza entre todos.

(UFMA 2009) Os principais fatos histrico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram: (Valor da questo um ponto)

a) a Revoluo dos cravos em Portugal e a Revoluo Moambicana. b) a Revoluo Industrial e a Revoluo Francesa. c) a Revoluo Russa e a Revoluo Chinesa. d) a Revoluo Mexicana e a Revoluo Nicaragense. e) a Revoluo Cubana e a Revoluo Chinesa.

S-ar putea să vă placă și