Sunteți pe pagina 1din 9

1 INTRODUO

Este trabalho visa apresentar uma abordagem geral sobre energia elica e suas caractersticas no Brasil e no mundo. Uma das primeiras formas de energia conhecida, o vento j era empregado para mover barcos vela de pano em 3.500 a.C.. Em terra os primeiros moinhos de vento talvez tenham aparecidos na Prsia por volta de 700 d.C. . As ps giravam horizontalmente e eram conectadas diretamente a pedras de moenda que trituravam gros. A fora do vento tambm usada para irrigar terras ridas e drenar alagados, e ainda como fonte alternativa de energia para gerar eletricidade.

2 ENERGIA ELICA - CONCEITO

Energia elica a energia cintica contida nas massas de ar em movimento (vento).converso da energia cintica de translao em energia cintica de rotao, com o emprego de turbinas elicas, tambm denominadas aerogeradores, para a gerao de eletricidade, ou cataventos (e moinhos), para trabalhos mecnicos como bombeamento dgua.

3 HISTRIA

Moinhos de vento foram utilizados na Babilnia e na China entre 200 e 1700 a.C. para bombear gua e moer gros. Na Europa por volta do sculo XII e, em 1750, a Holanda tinha 8.000 deles e a Inglaterra 10.000. Para a gerao de eletricidade, as primeiras tentativas surgiram no final do sculo XIX, mas somente um sculo depois, com a crise internacional do petrleo (dcada de 1970), que houve interesse e investimentos suficientes para viabilizar o desenvolvimento e aplicao de equipamentos em escala comercial. A primeira turbina elica comercial ligada rede eltrica pblica foi instalada em 1976, na Dinamarca. Atualmente, existem mais de 30 mil turbinas elicas em operao no mundo. Nos Estados Unidos, o parque elico existente da ordem de 4.600 MW instalados e com um crescimento anual em torno de 10%. Estima-se que em 2020 o mundo ter 12% da energia gerada pelo vento, com uma capacidade instalada de mais de 1.200GW (WINDPOWER; EWEA; GREENPEACE, 2003; WIND FORCE, 2003). Projetos elicos em 2002, utilizando modernas turbinas elicas em condies favorveis, apresentaram custos na ordem de 820/kW instalado e produo de energia a 4 cents/kWh (EWEA; GREENPEACE, 2003).

-Em 1981, um modelo de 25 KW custava U$ 2.600/KW. -Atualmente, um modelo de 1 MW custa U$ 800/KW.

4 MAIORES MERCADOS MUNDIAIS DE ENERGIA ELICA Capacidade Instalada (MW): Pas Alemanha Estados Unidos Dinamarca Espanha ndia Reino Unido Holanda China Itlia Sucia 1998 2.872 1.770 1433 822 1015 334 375 224 199 176 1999 4072 2502 1733 1722 1077 534 428 300 249 216

Segundo dados de 2002, a capacidade total instalada no mundo ultrapassou 32.000 MW.

Avaliao do potencial elico atravs de coleta e anlise de dados sobre a velocidade e o regime de ventos. necessrio que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 m, o que requer uma velocidade mnima do vento de 7 a 8 m/s (GRUBB; MEYER, 1993). Segundo a Organizao Mundial de Meteorologia, em apenas 13% da superfcie terrestre o vento apresenta velocidade mdia igual ou superior a 7 m/s, a uma altura de 50 m. Essa proporo varia muito entre regies e continentes, chegando a 32% na Europa Ocidental. Estima-se que o potencial elico bruto mundial seja da ordem de 500.000 TWh por ano. No Brasil, os primeiros anemgrafos computadorizados e sensores especiais para energia elica foram instalados no Cear e em Fernando de Noronha (PE), no incio dos anos 1990. Os resultados dessas medies possibilitaram a determinao do potencial elico local e a instalao das primeiras turbinas elicas do Brasil. Dados no Brasil de setembro de

2003 existem apenas 6 centrais elicas em operao no Pas, perfazendo uma capacidade instalada de 22.075 kW. Entre essas centrais, destacam-se Taba e Prainha, no Estado do Cear, que representam 68% do parque elico nacional.

6 O VENTO E A ENERGIA ELICA O vento o ar em movimento devido ao aquecimento desigual da superfcie da terra pelo sol. A terra e seu envelope de ar, a atmosfera, recebem mais calor solar prximo ao Equador do que nas regies polares. Mesmo assim, as regies equatoriais no ficam mais quentes a cada ano, nem as polares ficam mais frias. o movimento do ar ao redor da terra que ameniza a temperatura extrema e produz ventos na superfcie to teis para a gerao de energia. Como todos os gases, o ar se expande ou aumenta de volume quando aquecido, e contrai e diminui de volume quando resfriado. Na atmosfera o ar quente mais leve e menos denso do que o ar frio e se eleva a altas altitudes quando fortemente aquecido pelo sol. O ar aquecido prximo ao Equador fluir para cima, e ento, na direo dos plos onde o ar prximo a superfcie mais frio. As regies terrestres prximas aos plos agora tm mais ar, pressionando-as, e o ar da superfcie mais fria tende a desligar dessas reas e movimentaremse na direo do Equador. Muita energia est sendo constantemente transferidos do sol os ventos da terra, no entanto, apenas ventos das camadas atmosfricas mais baixas so acessveis para a converso de sua energia. A fora motora primria da brisa do mar a diferena de temperatura entre a terra e o mar. Quando essa diferena grande e diurna, podem ser esperadas brisas marinhas relativamente fortes durante as horas da tarde e no comeo da noite. As brisas marinhas mais

intensas so encontradas naquelas regies subtropicais secas, ao longo da costa oeste de continentes onde haja um oceano frio. precisamente nessas regies que o vento predominante geralmente fraco e a brisa marinha local na verdade quase a nica fonte de energia elica por grande parte do ano. A topografia, ou caractersticas fsicas do solo, podem influenciar fortemente as caractersticas do vento. As montanhas impedem a passagem uniforme dos ventos, o ar canalizado ao redor ou atravs das aberturas freqentemente aumenta os ventos fortes locais, ideais para geradores de energia elica.

7 CONVERSO DE ENERGIA ELICA Um aero gerador consiste num gerador eltrico movido por uma hlice, que por sua vez movida pela fora do vento. A hlice pode ser vista como um motor a vento, cujo nico combustvel o vento. A quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende de quatro fatores: da quantidade de vento que passa pela hlice, do dimetro da hlice, a dimenso do gerador e o rendimento de todo o sistema. As turbinas so, em princpio, instrumentos razoavelmente simples. O gerador ligado atravs de um conjunto acionador a um rotor constitudo de um cubo e duas ou trs ps. O vento aciona o rotor que faz girar o gerador e produz eletricidade.

8 A FONTE ELICA A quantidade de energia disponvel no vento varia de acordo com as estaes e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo tambm tm grande influncia na distribuio de freqncia de ocorrncia de velocidade do vento em um local. Alm disso, a quantidade de energia elica extravel numa regio depende das caractersticas de desempenho, altura de operao e espaamento horizontal dos sistemas de converso de energia elica instalados.

9 TIPOS DE TURBINAS ELICAS

Turbinas elicas de eixo horizontal: podem ser de uma, duas, trs, quatro ps ou mltiplas. A de uma p requer um contrapeso para eliminar a vibrao. As de duas ps so mais usadas por serem fortes simples e mais baratas do que as de trs ps. As de trs ps, no entanto, distribuem as tenses melhor quando a mquina gira durante as mudanas de direo do vento. As mltiplas no so muito usadas, pois so menos eficientes Turbinas elicas do eixo vertical: no so muito usadas, pois o aproveitamento do vento menor. As mais comuns so trs: SAVONIUS, DARRIEUS E MOLINETE. A potncia mxima extrada de uma turbina elica :

Pmax. = 16/27. 1/2 . P.a.v. < 0,593

Onde: P = densidade do ar (tabelado) A = rea correspondente ao dimetro da rea varrida pelas ps

10 A FORA DO VENTO Moenda de milho:

Como a maioria dos moinhos europeus possui ps verticais, elas giram medida que parte do movimento horizontal do vento transformada em movimento de rotao das ps. Este movimento transferido por engrenagens e polias para uma pedra de moenda, que tritura os gros. Para aproveitar ao mximo a energia do vento, a cobertura do moinho gira automaticamente para ficar de frente para o vento toda vez que ele muda de direo.

Barcos vela:

A maioria dos barcos vela modernos, tm velas triangulares que podem ser manobradas para captar o mximo da energia do vento. Os barcos egpcios, de cerca de 1300 a .c., usavam velas quadradas que s podiam aproveitar com eficcia a energia do vento quando este vinha por trs. Por volta de 200 a .c., os navios do mediterrneo usavam velas que podiam ser manobradas, aproveitando a energia do vento mesmo quando ele no soprava por trs delas. A fora do vento de grande importncia em lugares sujeitos a inundaes, como a Holanda, onde tem sido usada para drenar a terra.

11 ENERGIA ELICA IMPLANTAO Caractersticas positivas das turbinas de vento so os seus curtos perodos de construo, o tamanho reduzido de suas unidades em relao s de outros tipos de geradores de eletricidade e a sua capacidade de serem adaptadas sob medida a usos e localizaes especficas.

12 ENERGIA ELICA IMPACTO AMBIENTAL

Entre os principais impactos socioambientais negativos das usinas elicas destacam-se os sonoros e os visuais. Os impactos sonoros so devidos ao rudo dos rotores e variam de acordo com as especificaes dos equipamentos (ARAJO, 1996). Segundo o autor, as turbinas de mltiplas ps so menos eficientes e mais barulhentas que os aerogeradores de hlices de alta velocidade. A fim de evitar transtornos populao vizinha, o nvel de rudo das turbinas deve atender s normas e padres estabelecidos pela legislao vigente. Os impactos visuais so decorrentes do agrupamento de torres e aerogeradores, principalmente no caso de centrais elicas com um nmero considervel de turbinas, tambm conhecidas como fazendas elicas. Outro impacto negativo das centrais elicas a possibilidade de interferncias eletromagnticas, que podem causar perturbaes nos sistemas de comunicao e transmisso de dados (rdio, televiso etc.) (TAYLOR, 1996).

13 CONCLUSO

Conclumos nesse trabalho, que o vento constitui uma imensa fonte de energia natural partir da qual possvel produzir grandes quantidades de energia eltrica. Alm de ser uma fonte de energia inesgotvel, a energia elica est longe de ser causadora de problemas ambientais. O interesse pela energia elica aumentou nos ltimos anos, principalmente depois do disparo do preo do petrleo.

O custo de geradores elicos tem um preo elevado, mas o vento uma fonte inesgotvel enquanto o petrleo no. Em um pas subdesenvolvido como o Brasil, onde quem governa so os empresrios, no h o interesse de gastar dinheiro em uma nova fonte de energia, eles preferem continuar usando o petrleo. Considerando o grande potencial elico de vrias regies do Brasil, seria possvel produzir eletricidade partir do vento a um custo de gerao inferior a U$50/mkw.

14 REFERENCIAS BICLIOGRAFICAS -ENERGIA DO VENTO E DA GUA. ENERGIA. SO PAULO, GECHO, 1994 64 P. P 12-13.

-KRANERT, ENERGIA ELICA. ENERGIA, V-4, N23, P 24-30, 1982.

-NASCIMENTO, JB. ENERGIA ELICA NO BRASIL E NO MUNDO - UMA VISO GERAL ,

-ARAJO TS, FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA PARA A AGRICULTURA. CURSO DE ESPECIALIZAO POR TUTORIA DISTNCIA , 1985.

-S TONER, CAROL HUPPING. A PRODUO DE SUA PRPRIA ENERGIA I. - MANUAL PRTICO DE ENERGIAS RENOVVEIS, 1976 -HTTP://WWW.SLIDESHARE.NET/ EDUCACAOF/ENERGIA-EOLICA

S-ar putea să vă placă și