Sunteți pe pagina 1din 5

1.

Paciente do sexo masculino, 52 anos de idade, sofreu morte sbita 3 dias aps ter realizado cirurgia para colocao de prtese femural. O laudo mdico descreveu Choque Cardiognico. O mdico explicou famlia que o mesmo foi conseqncia do ps-operatrio e no se deveu falha cardaca primria, pois o paciente apresentava bom estado cardiopulmonar. Baseado nesses dados, descreva detalhadamente a patogenia compatvel que culminou com o bito: Paciente fica em repouso no ps-operatrio, a falta de movimentao causa estase (diminuio da velocidade circulatria) e aumento da viscosidade sangunea (por maior aumento compensatrio do n de plaquetas). A estase ainda faz com que os fatores de coagulao no sejam removidos pelo fgado, ficando acumulados nos membros inferiores. Esses dois fatores, estase e aumento da viscosidade sangunea, causam trombose em veia profunda da perna, principalmente na femural, ilaca e veia popltea. Nessas veias, os trombos formados ficam fracamente aderidos,e ao sair do hospital, com a movimentao dos msculos da perna, este trombo ento pode se desgarrar e encravar na bifurcao da artria pulmonar, chamado de mbolo em sela. Ocorre ento uma descompensao entre o lado esquerdo e direito do corao, pois aumenta muito a presso do lado direito e no tem sangue do lado esquerdo, fazendo com que haja falha da bomba cardaca e o paciente sofra morte sbita por choque cardiognico.

2. Paciente do sexo masculino, 64 anos, exibindo edema generalizado, foi consulta mdica. O profissional requisitou exames complementares para investigar a causa, tendo explicado ao paciente que o quadro poderia ser causado por alterao cardaca ou heptica. Considerando que o diagnstico conclusivo foi de alterao heptica, D UMA ETIOLOGIA E EXPLIQUE A PATOGENIA que justifica o quadro clnico que levou o paciente ao mdico. Diversos fatores podem levar ao edema: aumento da presso de filtrao, bloqueio dos vasos linfticos, aumento da permeabilidade capilar, reteno hidrossalina e tambm deficincia das protenas no sangue. Das protenas plasmticas, excetuando-se imunoglobulinas, a maior parte sintetizada no fgado inclusive a albumina, como j foi dito. Uma hepatopatia severa, que lesione o parnquima do rgo e prejudique as funes das clulas, podem levar a distrbios na sntese dessas protenas plasmticas, causando hipoproteinemia (como Albumina protena, consequentemente, causa uma hipoalbuminemia). Isso leva a queda da presso onctico do sangue e, portanto, edema generalizado. A medida que o edema generalizado se forma, como o lquido intersticial no volta para o plasma, cai a volemia e consequentemente a presso arterial. O rim detecta isso e ativa o sistema ReninaAngiotensina-Aldosterona, reabsorvendo gua nos tbulos e assim aumentando a volemia, porm diluindo ainda mais as poucas protenas presentes no sangue, fazendo com que a presso onctica caia ainda mais e o edema v piorando, nesse ciclo vicioso. 3. Paciente do sexo feminino, 61 anos, com histria de insuficincia cardaca vem fazendo uso, por prescrio mdica, de diurtico. Considerando que a medicao tem relao com a histria mdica citada, descreva para este caso a etiopatogenia compatvel com a necessidade de uso de tal medicao:

A paciente retem lquido, o que leva a uma hipervolemia.Com o aumento da quantidade de sangue, aumenta o dbito cardaco e a fora de contrao para que haja o bombeamento desse sangue, Isso faz com que a paciente desenvolva um quadro de hipertenso. Se esse ciclo persistir, o corao fica cansado e a se tem a insuficincia cardaca. O diurtico faz um aumento da diurese (dbito urinrio), o que diminui o volume de sangue diminui o dbito cardaco e consequentemente a fora de contrao.

4. Explique, fundamentando-se na etiopatogenia, que tipo de embolia (sistmica ou pulmonar) pode ter prognstico influenciado por uma cardiopatia prvia.

5. Como se explica que a OBSTRUO ARTERIAL ou a DEFICIENTE DRENAGEM VENOSA, duas condies to distintas, possam ser causa de isquemia? Com base em sua justificativa, explique: A - O infarto arterial; B O infarto venoso.

Isquemia diminuio ou interrupo do fluxo de sangue em uma parte do organismo, um rgo ou parte dele, ou seja, o rgo est recebendo menos sangue que o necessrio para o funcionamento normal. A isquemia pode ser causada por obstruo arterial ou deficiente drenagem venosa. Obstruo arterial A obstruo arterial pode levar isquemia do tecido ou rgo por no haver correto fornecimento de oxignio e nutrientes necessrios ao funcionamento do rgo. Essa obstruo pode ser causada por diferentes fatores, entre eles trombose arterial, compresso vascular, espessamento da parede arterial (aterosclerose), embolia, redistribuio sangunea. Deficiente drenagem venosa Pode ocorrer por hiperemia passiva local, que pode ser causada por obstruo ou compresso vascular, toro de vsceras, trombos venosos e varizes. Gerando acmulo de sangue venoso em determinado local, o que impede que o sangue arterial rico em nutrientes e oxignio chegue no tecido, causando isquemia. Esse acmulo pode ser agravado se no local no houver uma circulao colateral capaz de suprimir o vaso defeituoso. Infarto arterial causado quando h ocluso total da irrigao arterial, que pode ocorrer pelas causas citadas acima. O infarto arterial vai ter sempre a forma de um triangulo com pice voltado para a rea de obstruo, ou seja, vai se distribuir de acordo com a ramificao arterial a partir daquele ponto. O tipo de infarto mais causado pela obstruo arterial o infarto branco ou anmico, cuja caracterstica seu aspecto plido de ocorrncia em tecidos slidos em que o sangue drenado no permanecendo no rgo Infarto venoso causado quando h ocluso total do retorno venoso, que pode ocorrer pelas causas citadas acima. No caso da circulao venosa, o infarto tambm ter forma de triangulo, porm seu pice estar voltado para a rea de obstruo, porm sua base estar atrs desse ponto. O tipo de infarto mais causado pela obstruo venosa o infarto hemorrgico ou vermelho, que ocorre em tecidos esponjosos, pois o sangue que fica nesse tecido no escoado.

6. Paciente de 83 anos de idade, sexo feminino, caiu no banheiro e fraturou o quadril. Alguns dias aps a cirurgia para reduo da fratura, foi a bito de forma sbita. Construa em forma de dissertao uma seqncia patogentica compatvel para o caso clnico proposto, explicando de forma ordenada e lgica os eventos que culminaram com o bito. Abaixo esto citadas vrias entidades que voc dever selecionar e usar para montar seu caso. Numere seqencialmente apenas as que voc escolheu para construir sua histria. Deixe em branco as que forem desprezadas. ( ( ( ( ( ( ( ) Clulas da faIncia cardaca ( ) Valvulopatia tricspide ( ) AnginaPectoris ) Embolia pulmonar ( ) Trombofeblite ( ) Valvulopatia mitral ) Infarto do miocrdio ( ) Choque cardiognico ) Embolia sistmica ( ) Embolia lquida ) Congesto passiva dos pulmes ( ) Embolia gasosa ) Flebotrombose ( ) Infarto cerebral ) Choque hipovolmico ( ) Edema pulmonar

7. Um aneurisma de aorta pode levar morte por diferentes razes, como por exemplo, choque e infarto cerebral. Explique como e porque ocorreriam tais situaes clnicas. A CHOQUE B - INFARTO CEREBRAL Ateroesclerose um exemplo de leso vascular que pode levar a atrofia na camada mdia por presso e nesses casos ocorre perda de tecido elstico, se tratando da aorta que uma artria elstica de grande calibre, e consequente enfraquecimento do vaso que pode apresentar dilataes aneurismticas. O choque poderia ocorrer caso esse vaso se rompa e cause uma hemorragia aguda, o que proporcionar um choque hipovolmico. Caso no haja o rompimento do vaso pode ocorrer a formao de um trombo por modificaes no fluxo sanguneo como, por exemplo, uma turbulncia ou ento por alguma leso na parede vascular. Este trombo por sua vez pode ser responsvel pela ocluso de alguma artria cerebral menor e causar um quadro isqumico, com consequente infarto cerebral. 8. Um homem obeso, fumante, estressado, apresentou quadro clnico compatvel com isquemia cardaca aps derrota de seu time na final do campeonato regional. Cite a patologia bsica que mais comumente o fator causal do quadro clnico referido e descreva o mecanismo patogentico envolvido na mesma: ISQUEMIA a diminuio do fluxo sanguineo em uma parte do organismo.A causa ultima da isquemia sempre diminuio da luz da (s) artria(s), ou arterolas/capilares. O processo que mais comumente leva a diminuio do calibre de artrias a ateroesclerose. ATEROESCLEROSE

Fatores de risco Constitucionais: idade, sexo 4 mais importantes: Hiperlipidemia, hipertenso,fumo, diabetes. Risco leve: Atividade fsica,obesidade, estresse e quadros de comportamento. uma leso da parede vascular com formao de placa fibrogordurosa. H uma maior permeabilidade aos constituintes do plasma, incluindo lipdeos, moncitos e plaquetas, os lipdeos so atrados para a intima por quimiotaxia, e com o acumulo de lipdeos, esses so fagocitados pelos macrfagos que passam a ser chamados de clulas de espuma. Os macrfagos secretam citocinas e estimulam a proliferao das clulas miointimais que secretam colgeno. Com o desenvolvimento da leso, ocorre um aumento da presso sobre a camada mdia e a lmina elstica interna interrompida. Pelo aumento da secreo de colgeno a placa se torna endurecida e branca, formando a placa fibrogordurosa. O acumulo excessivo de colesterol (lipdeos) empurra o endotlio, diminuindo a luz vascular, levando at a obstruo completa do vaso, diminuindo o fluxo de sangue e causando hipoxia nos tecidos nutridos, o que causa a isquemia, falta de suprimento sanguneo. No referido caso clinico, a presso arterial do paciente se elevou com a situao de estresse e devido a presena da placa fibrogordurosa no houve espao para o sangue chegar at os tecidos cardacos, causando a isquemia.

S-ar putea să vă placă și