Sunteți pe pagina 1din 18

Silvina Ma. F.

de Paiva Coordenao do Projeto

Leitura Como Prtica de Incluso Social

Salvador, Bahia 2005

SUMRIO

1. Apresentao 2. Justificativa 3. Objetivos 4. Metodologia 5. Avaliao 6. Concluso 7. Referncias Apndice A Contedos Textuais Apndice B Recursos Necessrios Apndice C - equipe de professores responsveis pela execuo do projeto Apndice D Cronograma de Atividades

03 04 06 07 09 10 11 14 16 12

13

1. Apresentao Lacan afirmava que o primeiro contato do recm-nascido com o mundo acontece quando seu olhar atento e permeado de curiosidade faz uma leitura do ambiente sua volta e interpreta as sensaes percebidas. O autor Acreditava que estes contatos preliminares poderiam ser decisivos para uma existncia porque neste momento que o ser humano comea a construir seus valores. Se

amorosamente acolhido poder sentir-se seguro; do contrrio possvel que desperte sentimentos que marquem profundamente sua existncia, se no forem superados a contento. Ainda que estas afirmaes sejam questionadas pelos mais cticos, sabe-se que o domnio das competncias e habilidades de leitura e produo de texto se constitui em fatores decisivos. Alm de essenciais para aquisio de conhecimentos so indispensveis para conquista da autonomia, incluso social e reduo das desigualdades. Os resultados do teste do Pisa (Programa Internacional de Avaliao de Estudantes) que avalia e analisa a capacidade de Compreenso em Leitura e Cincias (identificao, interpretao e recuperao de informao e reflexo) nas prticas escolares, chamam ateno da sociedade para o problema da qualidade do ensino no pas e no Estado da Bahia em particular, em vista da posio desconfortvel em que se encontram os alunos neste particular.

A pesquisa realizada com alunos da 3 srie do ensino mdio mostra que 42% se encontram em estgios muito crtico1 e crtico2. Entre os considerados muito crtico, 76% estavam matriculados no ensino noturno, 96% em escolas pblicas, 48% conciliava trabalho e estudo e 84% tinham idade acima da considerada ideal para a srie. Assim, ao conclurem o ensino mdio no dispem das habilidades e competncias necessrias para ingressar no ensino superior ou no mercado de trabalho. No Estado da Bahia, apenas 2,89% se encontram no estgio adequado, contra 50,05% crtico e muito crtico e 47,06% intermedirio. A partir desse diagnstico podemos concluir que a qualidade da educao est aqum do esperado. Enquanto a maioria dos Estados situados nas regies sul e sudeste apresentam mais de 60% de seus alunos com desempenho superior, pouco mais da metade do total de baianos pesquisados, no podem ser considerados bons leitores porque concluem o ensino mdio abaixo do nvel intermdio. No bastasse a colocao constrangedora em que se encontra a qualidade do ensino, esta situao concorre para incrementar as desigualdades sociais e gerar desperdcio dos poucos recursos disponveis para investimento neste segmento.

Muito Crtico: No so bons leitores. No desenvolveram habilidades de leitura compatveis com a 4a e a 8a sries. Os alunos, neste estgio, no alcanaram o nvel 1 ou desenvolveram as habilidades dos nveis 1 ou 2 da escala do Saeb.
2

Crtico: Ainda no so bons leitores. Apresentam algumas habilidades de leitura, mas aqum das exigidas para a srie (lem apenas textos narrativos e informativos simples). Os alunos, neste estgio, alcanaram os nveis 3 ou 4 da escala do Saeb.

Estes dados do mostra da qualidade do ensino no Estado e apontam para a necessidade urgente de se adotarem polticas educacionais consistentes para mudar esta realidade. Parte das dificuldades encontradas decorre das aes implementadas pelo governo em sua tentativa de resolver o problema da repetncia e evaso escolar em virtude da falta de planejamento adequado. Esta situao tem contribudo para o ingresso no ensino mdio sem as qualificaes necessrias para dar continuidade aos estudos, se capacite para conquistar sua autonomia e agir proativamente em favor da transformao social.

2.- Justificativa Para resolver estas distores necessria a manuteno de trabalhos sistemticos e intensivos visando o desenvolvimento das competncias e habilidades que precisam para recuperar informaes especficas, compreender, interpretar e refletir criticamente sobre diferentes tipos de textos. Pesquisa realizada pelo Inaf (Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional), informando sobre as habilidades e as prticas de leitura e clculo da populao jovem e adulta, afirma que 74% dos brasileiros com mais de 15 anos no conseguem compreender a simples leitura de um texto. Para Moraes, (2002, p. 144):
As crianas precisam aprender a investigar, dominar as diferentes formas de acesso informao, desenvolver a capacidade crtica de avaliar, reunir e organizar informaes mais relevantes. Necessitam de metodologias que desenvolvam habilidades para manejar e produzir

conhecimentos que levem ao questionamento, as manifestaes de curiosidade e criatividade e ao seu posicionamento como sujeito diante da vida.

Os PCN referentes ao Ensino de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias, prevem o desenvolvimento de competncias e habilidades necessrias para que o aluno tenha capacidade de ler criticamente e de produzir textos com proficincia. Saber ler no se restringe a decifrar cdigos lingsticos, haja vista os chamados analfabetos funcionais3. Para desenvolver as competncias e habilidades necessrias para que os educandos conquistem sua autonomia e sejam capazes de atuar criticamente na sociedade, precisa criar condies para mudar a atual realidade. Ainda sobre importncia da linguagem para incluso social, adverte Moraes, (2002, p.202): pela linguagem, pela racionalidade de nossos dizeres, por nossa capacidade de aprender e expressar o conhecimento que esprito e mente se revelam, desvelando o ser concretamente inserido no mundo, (...). pela palavra que os homens e as mulheres participam ativamente da construo do conhecimento. Uma palavra que implicaria em prxis, no havendo ao sem reflexo. Sabe-se que atual prtica de ensino-aprendizagem no tem conseguido atingir os objetivos educacionais e nem reduzir as desigualdades sociais e no tem conseguido qualificar, nem mesmo, para atendimento de exigncias primrias e

Segundo definio sugerida pela UNESCO, analfabeto funcional so pessoas incapazes de utilizar a leitura e a escrita para fazer frente s demandas de seu contexto social e usar essas habilidades para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida.

essenciais para sobrevivncia de parte significativa da populao. Por outro lado, no possvel ignorar as exigncias para insero do mercado de trabalho. No mundo globalizado e altamente competitivo, a educao tem sido determinante para o processo de integrao dos indivduos na sociedade, em virtude da sofisticao do mercado que requer profissionais que estejam permanentemente agregando novos saberes a sua vida. Apesar da nfase dada leitura como prtica educativa, alguns autores consideram-na como algo que deve ser cultivado para proporcionar prazer. Respondendo a seu prprio questionamento por que ler? Bloom (2001, p.188) afirma que: somente a leitura intensa, constante capaz de construir e desenvolver um eu autnomo. (...) se eu no for a favor de mim mesmo, quem o ser? E se eu for apenas a favor de mim mesmo, ento, o que serei eu? E se no for agora? Quando?. (2001, p 188). A prtica de leitura e escrita de fruio, alm de

proporcionar bem estar aqueles que a exercitam, contribui para aumentar a capacidade de percepo, compreenso da natureza humana e intercmbio de conhecimentos. Para tanto, deveriam ser planejadas atividades de entretenimento e sensibilizao porque os alunos so mais receptivos as prticas educacionais associadas emoo e ao prazer. Em reportagem publicada na revista VEJA (...), sobre Os caminhos para o aperfeioamento pessoal, habilidade de leitura aparece na lista como um dos recursos bsicos necessrios para aqueles que desejam construir uma slida estrutura mental e emocional. Ler proporciona o crescimento pessoal, estimula o raciocnio e contribui para a longevidade. Quem l costuma ser mais ativo e desenvolve idias prprias. Como amplamente justificado, a proposta deste projeto sensibilizar e envolver os professores das diversas disciplinas para implementar atividades visando o desenvolvimento das competncias e habilidades necessrias para mediar insero social dos alunos e melhorar o desempenho da realidade educacional no Colgio Estadual Duque de Caxias.

3. Objetivos Compreender e usar a Lngua Portuguesa para desenvolver competncias e habilidades necessrias para recuperar e construir informaes significativas da realidade em conhecimentos; Aprimorar a capacidade de uso da Lngua Portuguesa, para reconhecimento dos recursos expressivos das linguagens; Sensibilizar os alunos para importncia do hbito de leitura e produo de textos, para atendimento de necessidades cotidianas, profissionais e de fruio; Criar condies necessrias para tornar a sala de leitura um ambiente descontrado e favorvel a construo da identidade cultural, por intermdio da cooperao mtua, respeito s diversidades e de interao do sujeito com o mundo; Promover rodas de leitura para ensinar os alunos a identificar e conhecer diferentes autores, estilos literrios, tipos de linguagens e referncias pessoais utilizadas para transmisso de idias, antes de interpretar o texto; Ensinar os alunos a fazer interpretao de textos de maneira crtica, coerente com o contexto de interlocuo e isenta de qualquer preconceito para construo do conhecimento e da autonomia; Propiciar reflexo e anlise crtica em relao aos aspectos inerentes da lngua para diferenciar a escrita da falada e perceber suas especificidades; Organizar e executar atividades interdisciplinares envolvendo prticas de leitura e produo de textos em equipe para desenvolver a solidariedade, autonomia e comprometimento em torno de objetivo comum; Promover concursos literrios para familiarizar os alunos com as vrias etapas do processo de produo de material impresso, para inserir-se no mundo da escrita e atuar no apenas como leitor, mas como autor e produtor de textos.

4. Metodologia Como se trata de um projeto pioneiro no Colgio para superar problemas relativos qualidade da educao, inicialmente ser promovido encontros de sensibilizao e reunies de planejamento com os gestores e professores, para incluso de prticas pedaggicas que promovam a construo pessoal e significativa da realidade dos educandos. A contribuio dos alunos nesta fase igualmente importante e deve ser estimulada para que se sintam responsveis e participem na construo com idias, experincias e sentimentos. Qualquer manifestao que resultar de anseios, expectativas e necessidades cotidiana dos alunos que forem pertinentes e coerentes com os objetivos do projeto sero acolhidas para fortalecer a participao na concretizao das atividades de ensino-aprendizagem. Embora o material apresentado no apndice C tenha sido cuidadosamente selecionado pelos professores e sem a participao dos alunos, este trabalho no definitivo. Ser aplicado um questionrio entre os alunos para fazer um diagnstico da realidade e levantar sugestes de publicaes e metodologia de trabalho para diversificao das atividades. Como os alunos tm dificuldades de aprendizagem e a maioria no lem idia inicial criar condies para tornar as atividades atraentes e agradveis para estimular a participao. Em vista disto, no se descarta a possibilidade de trabalhar com revistas de entretenimento, como Caras e quadrinhos. Apesar destas publicaes no apresentarem maiores preocupao com qualidade e contedo, servem para atrair o interesse do aluno porque este tipo de literatura tem forte apelo. Alm dos livros de autores clssicos da literatura, jornais, revistas, charges, tiras, panfletos, mapas e textos de propaganda sero utilizados para reelaborao dos contedos. Basta ser acessvel e contribuir para exercitar a capacidade de interao com diferentes fontes de informaes e para reconhecer a linguagem e recursos expressivos utilizados para veiculao das mensagens. Espera-se trabalhar com autores e fontes variadas para permitir que os alunos tenham oportunidade de identificar caractersticas e estilo literrio dos mesmos. Preferencialmente sero utilizadas metodologias dinmicas e que contribuam para exercitar a criatividade, organizao e participao ativa dos sujeitos. Ao final das atividades os alunos devero fazer um balano sobre dificuldades encontradas

para confrontar opinies, socializar os conhecimentos e corrigir possveis equvocos em relao compreenso do texto lido ou produzido. O mesmo procedimento ser adotado em relao exibio de filmes que sero utilizados no decorrer do ano letivo. Ao final das discusses e reflexes sobre a mensagem transmitida pelo autor sero orientados a confeccionar uma resenha crtica e contextualizada do contedo. As aulas realizadas na biblioteca do Colgio tero acompanhamento dos bibliotecrios e orientao do professor da disciplina. Estas aulas so extremamente importantes em razo das dificuldades que tm para fazer pesquisas, resumos e referncias bibliogrficas que geralmente no so mencionadas nos trabalhos. Como a maioria no tem habilidades de leitura e apresentam dificuldades para identificar determinado contedo ou autor precisam aprender a explorar os livros, a partir das orelhas e quarta capa para fazer suas prprias escolhas. Outro aspecto igualmente importante para leitura e compreenso do texto, refere-se dificuldade para identificar as palavras chaves dentro dos pargrafos, uma vez que em torno delas que os autores desenvolvem suas idias principais. Faulstich (1999, p.19) afirma que ler criticamente significa reconhecer a pertinncia dos contedos apresentados, tendo como base o ponto de vista do autor e a relao entre este e as sentenas-tpicos. Desde que no comprometa o desenvolvimento das atividades em sala, os materiais disponveis ficaro acessveis, inclusive para emprstimo, para que os alunos possam levar os livros como forma de estimular e difundir o prazer da leitura entre os familiares daqueles que manifestarem interesse. Como a maioria dos alunos no dispe de recursos, espera-se que o Colgio tenha condies de fornecer pinceis, canetas coloridas, cartolinas, fichas e outros materiais de consumo necessrios para elaborao de textos jornalsticos e cartazes para divulgao e exposio dos trabalhos mais representativos.

5. Avaliao Avaliao ser processual e mais do que um instrumento para quantificar o desempenho dos alunos servir para monitorar o atendimento dos objetivos e metas

propostos, visando a melhoria continua dos procedimentos utilizados na realizao das atividades do projeto. Seguindo preceitos da concepo construtivista, a prioridade da avaliao aqui , antes de tudo, acompanhar o desempenho dos alunos para determinar o ritmo e evoluo do processo educativo. Alm de verificar o nvel de aprendizagem, ser um ponto de partida para diagnosticar dificuldades e alternativas para viabilizar construo dos saberes e competncias pelos alunos. Para revelar talentos e aprimorar o gosto pela leitura e escrita poder ser promovido concurso de produo textos inditos para premiar aqueles que mais se destacarem. Considerando que nem todos tm a mesma capacidade para escrever est atividade no poder ser computada como nota e os trabalhos selecionados ficaro arquivados na sala de leitura para estimular a participao dos demais em concursos futuros. Embora conscientes dos desafios aqui propostos, espera-se que o projeto contribua construtivamente para que os alunos sejam capazes de identificar com clareza e objetividade s idias principais dos contedos estudados e domnio das competncias que precisa para produzir textos de qualidade. Por fim, como escrevi em outro trabalho, a avaliao no pode se resumir a restituio de contedos porque falta de gratuidade e satisfao poder tornar o aprender desagradvel.

6. Concluso Independente dos dados aqui apresentados sobre a educao pblica oferecida sociedade brasileira, acredita-se que nenhum profissional tem condies de negar a existncia de uma crise na qualidade do ensino, que no de hoje! No fosse o desconforto seria pelos desdobramentos sociais da resultantes. A educao pblica carece de qualidade para proporcionar o desenvolvimento de habilidades vitais requeridas para promover a incluso social e reduzir as desigualdades. A proposta deste projeto fazer com que os alunos do Colgio Estadual Duque de Caxias trabalhem com textos variados para formao de leitores e de produtores de textos para melhorar a qualidade do ensino.

7. Referncias ALVES, Magda. Como escrever teses e monografias. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 110 p. BLOOM, Harold; traduo de Jos Roberto OShea. Como e por que ler. Rio de janeiro: Objetiva, 2001. 275p. FAULSTICH, Enilde L. de J. Como Ler, Entender e Redigir um Texto. Petrpolis, RJ: Vozes, 1987. Site www.ipm.org.br, do Instituto Paulo Montenegro. 4 Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional: Um diagnstico para a incluso social pla educao, [Avaliao de Matemtica]. So Paulo, 2004. KLEIMAN, ngela B., (org.) A formao do professor: Perspectivas da lingstica aplicada. Campinas, SP. Mercado de Letras, 2001, 342p. LIBNEO, Jos Carlos. Adeus professor, adeus professora: novas exigncias educacionais e profissionais e profisso docente. So Paulo: Cortez, 2000. 104 p. LUBISCO, Ndia Maria Lienert; VIEIRA, Snia Chagas. Manual de estilo acadmico: Monografias, dissertaes e teses. Salvador: EDUFBA, 2003. 145 p. MARIA, Luzia de. Leitura & colheita: Livros, leitura e formao de leitores. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. 174p. MARTINS, Maria Helena. O que leitura. So Paulo: Brasiliense, 1994. (coleo primeiros passos; 74). 94p. MICHELETTI, Guaraciaba. Leitura e Construo do real: o lugar da poesia e da fico. So Paulo: Cortez, 2002. 128p. (Coleo aprender e ensinar com textos; v.4). MONTEIRO, Mara M. Leitura e Escrita: uma anlise dos problemas de aprendizagem. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. 124p. MORAES, Maria Cndida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997. 239 p. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Cientfica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertaes e teses. So Paulo: Pioneira, 2001. 320 p. PCN + Ensino Mdio: Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares nacionais - Linguagens, cdigos e suas Tecnologias. Braslia: MEC; SEMTEC, 2002. 244p. PENAC, Daniel. Como um Romance. Rio de janeiro: Rocco, 1993. 167p. RANGEL, Mary. Dinmicas de leitura para sala de aula. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002.

SOUZA, Luis Marques de; CARVALHO, Srgio Waldeck de. Compreenso e produo de Textos. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. 164 p.

APNDICE A CONTEUDOS TEXTUAIS CONTEUDOS Letras de autores de msicas populares brasileira Letra do Hino nacional Brasileiro Ameaa Fantasma Luis P. Villareal
TEXTOS LITERRIAS

Chimpanzs e sua Farmcia Sabrina Krief. Jardins Suspensos Arnobio Cavalcante Da difcil arte de redigir um telegrama J Soares A princesa esqueceu de assinar nossa carteira de Trabalho Paulo Colina Textos selecionados de livros didticos, revistas e jornais The human Cell A Walled City Textos no verbais Charges e tiras A Gloriosa Famlia - Pepetela Carlos Drummond de Andrade - Sentimento do Mundo e Rosa do Povo Carta de Pero Vaz de Caminha Clarice Lispector - A Hora da Estrela Dom Casmurro - Machado de Assis Ea de Queirs - O Primo Baslio Em Liberdade - Silviano Santiago Memrias de um Sargento de Milcias - Joaquim Manoel de Macedo O Mulato - Aluisio Azevedo O Pagador de Promessas - Dias Gomes Poetas Baianos do Sculo XX, Organizao de Assis Brasil Senhora - Jos de Alencar Vidas Secas - Graciliano Ramos

OBRAS

APNDICE A CONTEUDOS TEXTUAIS Viva o Povo Brasileiro - Joo Ubaldo Ribeiro

CONTEUDOS Memrias Pstumas de Brs Cubas - Andr Klotzel A Hora da Estrela - Suzana Amaral Central do Brasil - Walter Salles Carlota Joaquina, Princesa do Brasil - Carla Camurati O Auto da Compadecida - Guel Arraes FILMES SUGERIDOS COMO RECURSOS PARA LEITURA Eu Tu Eles - Andrucha Waddington A Excntrica Famlia de Antonia - Marleen Gorris O Carteiro e o Poeta - Machael Radford Inteligncia Artificial - Steven Spielberg Dodeskaden - Akira Kurosawa Triste Fim de Policarpo Quaresma Brava gente brasileira Lcia Murat Ilha das Flores Jorge Furtado Ponto de Mutao Bernt Capra

APNDICE B - RECURSOS NECESSRIOS RECURSOS HUMANOS Clientela (Alunos da 1 a 3 sries do ensino mdio) Professores responsveis Professor Voluntrio Bibliotecrias Voluntrias Funcionrios de apio * Total de alunos por turma, estimado. SITUAO
ESTIMADO EXISTENTE NECESSRIO

40* 05 03 02 01 05 01 02 02 01

INFRA-ESTRUTURA (MATERIAIS DURVEIS) Mesas redondas Cadeiras Microcomputadores. Aparelho de televiso de 29 Aparelho de DVD. Estantes de ao para organizao de acervo. Retroprojetor. Scanner multifuno com impressora jato de tinta Micro system Flip chart Gravador recording auto stop Almofadas Esteiras para organizao do acervo. Fichrio Sofs Tapete Filmes em DVD e VHS CD e DVD msica (MPB e relaxamento)

SITUAO
ESTIMADO EXISTENTE NECESSRIO

06 40 02 01 01 06 01 01 01 01 01 06 04 01 02 01 10 05

06 40 02 01 01 06 01 01 01 01 01 06 04 01 02 01 10 05

APNDICE B - RECURSOS NECESSRIOS Tesouras de tamanho mdio. Coleo CD-ROM (Gramaticando) sobre gramtica da Lngua Portuguesa Curso de lngua Inglesa em CD-ROM Livros de literatura brasileira dos principais autores. Dicionrio da lngua portuguesa Dicionrio de lngua inglesa Livros para-didticos da lngua inglesa. Volumes do livro Como e por que ler de Harold Bloom. Volumes do livro Como um romance de Daniel Pennac. Volumes do livro Que cara tem o Brasil? De Mnica Velloso. Assinatura de revista. Assinatura do Jornal Folha de So Paulo. 02 01 01 50 01 01 05 01 02 02 02 01 02 01 01 50 01 01 05 01 02 02 02 01

INFRA-ESTRUTURA (MATERIAIS DE CONSUMO IMEDIATO) Cartolina Duplex Papel A-4 Papel para Flip chart Caixas de transparncias para impressora de jato de tinta. Caixas de transparncias para escrita manual. Caixa de Papel A-4 Papel Cami Papel Metro
ESTIMADO

SITUAO
EXISTENTE NECESSRIO

50 FL 50 FL 01 cx 100 FL 02 02 02 01 01

50 FL 50 FL 01 cx 100 FL 02 02 02 01 01

14

APNDICE C RECURSOS HUMANOS EQUIPE DE PROFESSORES RESPONSVEIS PELA EXECUO DO PROJETO PROFESSORES CADASTRO DISCIPLINA C HORRIA C.H. PROJETO N TURMAS TURNO

Obs.: No momento no possvel informar o nmero de turmas de cada professor porque o horrio se encontra em fase de planejamento. A carga horria destinada ao projeto ser distribuda proporcionalmente entre os profissionais para assistncia aos alunos nos trs turnos.

15

APENDICE D CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 2005


AGO MAR NOV

Planejamento das atividades da 1 e 2 unidades. Seleo de material e contedo necessrio para atividades da 1 e 2 unidades. Execuo do projeto Planejamento das atividades do segundo semestre. Seleo material e contedo atividades do 2 semestre. necessrio para

Avaliao dos resultados e elaborao de relatrio final. Elaborao de projeto para exerccio de 2006.

Observaes:

DEZ

ABR

OUT

JUN

SET

JUL

MAI

ETAPAS

S-ar putea să vă placă și