Sunteți pe pagina 1din 67

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 Ol pessoal, Bom dia? Como esto? Desculpem-me pelo atraso na aula.

a. Acreditei que tinha enviado um email para o pessoal solicitando a mudana do cronograma. Mil perdes, ento. Anotem a, portanto, que passarei a enviar as aulas sempre as teras, ok? Nesta segunda aula, vamos estudar os princpios administrativos. Ento, vamos nessa. Princpios Administrativos Ao iniciarmos o estudo do Direito Administrativo nos deparamos com a organizao da Administrao Pblica. Assim, tais entes e entidades, rgos e agentes, esto submetidos ao conjunto de normas que vai orientar toda a sua atuao. Como bem destaca a doutrina, as normas podem ser divididas em regras e princpios. Os princpios so comandos mais abstratos, gerais, quando em conflito (s aparente) se resolve pela ponderao de valores, j as regras ou se aplicam ou no se aplicam (os conflitos so resolvidos por critrios de intertemporalidade, tal como lei posterior revoga a anterior, lei especial afasta a geral etc), so menos abstratas e, em geral, tratam de situao especfica. Com efeito, importante sabermos que a Constituio Federal que estabelece de forma expressa ou implcita os princpios fundamentais que orientam a Administrao Pblica. Os princpios administrativos, segundo o Prof. Carvalho so os postulados fundamentais que inspiram todo o modo de agir da Administrao Pblica. Para Digenes Gasparini, os princpios constituem um conjunto de proposies que aliceram ou embasam um sistema e lhe garantem validade.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 1

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

Como bem apontam Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, os princpios so as idias centrais de um sistema, estabelecendo suas diretrizes e conferindo a ele um sentido lgico, harmonioso e racional, o que possibilita uma adequada compreenso de sua estrutura. Com efeito, como disse, a Constituio prev os princpios que orientam toda a Administrao Pblica, seja ela direta ou indireta, dos trs poderes, da Unio, dos Estados, Distrito Federal e dos Municpios, ao prev os denominados princpios (expressos) bsicos da Administrao Pblica, sendo: Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, conforme preconiza o art. 37, caput, assim expresso:
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

O princpio da Legalidade, tambm chamado de legalidade administrativa, restrita ou estrita, expressa que a administrao somente pode fazer o que a lei autoriza ou permite. , consoante magistral lio de Jos Afonso da Silva, princpio basilar do Estado Democrtico de Direito, porquanto da essncia do seu conceito subordinar-se Constituio e fundar-se na legalidade democrtica. Sujeitar-se ao imprio das Leis. Cuidado, pois, h a legalidade geral (ou princpio da autonomia da vontade) que permite aos particulares que se faa tudo que a lei no proba, conforme prev o art. 5, inc. II, da CF/88, segundo o qual ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 2

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 Todavia, ao administrador pblico somente cabe realizar o que a lei permita (atuao vinculada) ou autorize (atuao discricionria). necessrio distinguir o princpio da legalidade do princpio da reserva legal, sendo importante verificarmos qual o alcance da expresso lei no mbito do princpio da legalidade administrativa (alcance da legalidade). Quanto ao seu alcance, o princpio da legalidade deve ser visto como respeito, submisso, lei. No entanto, devemos entender aqui lei em sentido amplo, ou seja, qualquer ato normativo, desde a Constituio, passando pelos atos infraconstitucionais (espcies normativas do art. 59, CF/88), at os atos infralegais (decretos, regulamentos, instrues normativas). Nesse aspecto, devemos considerar inclusive os princpios expressos e implcitos contidos na Constituio Federal, ou seja, no se exige apenas a observncia da lei em sentido estrito. Deve-se observar o que se denomina bloco de legalidade, ou seja, no s a lei em sentido estrito, mas todo o ordenamento jurdico. Por isso, na atualidade, o princpio da legalidade tem sido chamado de princpio da jurisdicidade, na feliz expresso da Profa. Raquel Melo Urbano, na medida em que a Administrao deve observar a lei e o Direito, conforme art. 2, pargrafo nico, da Lei n 9.784/99. Quanto diferena entre legalidade e o princpio da reserva legal, devemos observar que este denota a ideia de necessidade de lei, no sentido formal, para dispor, regulamentar, certas matrias, conforme exigncia constitucional. Por exemplo, ao servidor pblico assegurado o direito greve, nos termos e limites da lei. Assim, exige-se lei, em sentido estrito, a regular tal atividade. Quer dizer, que no poder a matria ser regulada por outro ato do poder pblico, seno por lei.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 3

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 Quer dizer que determinados temas devem necessariamente ser regulamentos por meio de lei em sentido estrito. Ademais, vale lembrar que o princpio da legalidade tem representao para alm do mbito geral ou administrativo, h ainda o princpio da legalidade penal, da legalidade tributria etc. A propsito, em sintonia com o princpio da legalidade possvel destacar o princpio da finalidade, segundo o qual o administrador pblico deve observar em todos os seus atos o fim estabelecido pela lei, que o atendimento ao interesse pblico. Com efeito, acaso o administrador pratique o ato no cuidando da finalidade pblica incidir em vcio, denominado de desvio de finalidade, modalidade de abuso de poder, o que causa a nulidade do ato. Para alguns autores, o princpio da finalidade tem estreita sintonia com o princpio da impessoalidade. O princpio da impessoalidade visto sob duas vertentes. A primeira, no sentido de atuar visando o interesse pblico (finalidade), impedindo assim que a Administrao atue de forma discriminatria ou beneficie algum por critrios subjetivos, ou seja, que favorea ou prejudique algum por critrios pessoais. Nesse sentido, conforme bem destaca o Prof. Bandeira de Mello, o princpio da impessoalidade assumiria a faceta de princpio da isonomia, na medida em que a Administrao deve proporcionar igualdade de condies e tratamento a todos os administrados. Noutra acepo, estabelece a vedao da promoo pessoal de agentes pblicos ou autoridades administrativas, conforme preconiza o 1 do art. 37, CF/88, assim expresso:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 4

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


1 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas podendo dos rgos nomes, pblicos smbolos pessoal de dever ou ter carter que ou educativo, informativo ou de orientao social, dela no constar imagens caracterizem promoo autoridades

servidores pblicos.

Nesse aspecto, bom esclarecer que os atos realizados pelos agentes pblicos no so imputados a si mesmos, mas s pessoas jurdicas a que pertencem, ou seja, Administrao Pblica (princpio da imputao volitiva), conforme observamos na aplicao da teoria do rgo. Assim, quando o agente usa a mquina administrativa visando promoo pessoal dever sofrer as sanes legais na medida em que no deve atuar em seu nome, mas em nome da coletividade, isto , em nome da Administrao Pblica, que representa o interesse coletivo. Para Hely Lopes Meirelles, o princpio da impessoalidade est relacionado ao princpio da finalidade, pois a finalidade se traduz na busca da satisfao do interesse pblico. A propsito, vale lembrar que o interesse pblico se subdivide em primrio (interesse coletivo) e secundrio (entendido como interesse da Administrao enquanto pessoa jurdica). Como destacado, noutro sentido a lio de Celso Antonio Bandeira de Mello, que liga a impessoalidade ao princpio da isonomia, que determina tratamento igual a todos perante a lei. E afirma que o princpio da finalidade inerente ao princpio da legalidade, ou seja, est contido nele, na medida em que estabelece o dever de a lei cumprir seu objetivo. O princpio da moralidade est assentado na tica, moral, lealdade, ou seja, no sentido de promover a probidade administrativa, a honestidade.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 5

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 princpio que permite a verificao de validade dos atos administrativos, sob o prisma da legitimidade. certo que se trata de um conceito jurdico indeterminado, carecendo de norma para concretiz-lo, ante sua natureza abrangente, mas, como bem destaca Alexandrino, o princpio da moralidade complementa, ou torna mais efetivo, materialmente, o princpio da legalidade. Todavia, no se pode dizer, jamais, que se trata de primado intil, visto servir de parmetro para coibir condutas ilegtimas, devendo ser tonalizado sob o aspecto jurdico, de modo a caracterizar o conjunto de preceitos advindos da disciplina administrativa no tocante conduo da coisa pblica. Como bem ensina Hely Lopes Meirelles moralidade administrativa a atuao dentro dos padres da tica, moral, honestidade, probidade. Nesse sentido, a Constituio, no seu art. 37, 4, estabelece que os atos de improbidade administrativa importaro em suspenso dos direitos polticos, perda da funo pblica, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao errio, sem prejuzo da ao penal cabvel. Percebe-se, portanto, que a Constituio deu especial ateno probidade, j que, nos dizeres de Jos Afonso da Silva, a improbidade administrativa uma imoralidade qualificada. Com efeito, a Constituio permitiu ao particular (cidado) exercer o controle dos atos da Administrao a fim de verificar no s o cumprimento dos aspectos da legalidade, mas tambm da moralidade, conforme prev o art. 5, inc. LXXIII, ao dispor sobre a ao popular. O princpio da publicidade consiste na obrigao que tem a Administrao Pblica, como atividade e ente pblico, de dar transparncias aos seus atos, como meio de assegurar a todos o
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 6

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 conhecimento de suas realizaes, a fim de fiscaliz-la e exercer o controle sobre esses atos, bem como para fins de o ato produzir seus efeitos. certo que a conduta da Administrao deve ser pblica, transparente. Todavia, a Constituio ressalva alguns atos que so protegidos pelo sigilo, eis que necessrios aos imperativos de segurana nacional ou que digam respeito intimidade ou vida privada. A publicidade poder ser feita pelos mais diversos meios, tal como a utilizao de jornal oficial ou em local onde se possa dar ampla divulgao dos atos administrativos. Por vezes ser necessrio que a publicidade seja realizada diretamente ao interessado (notificao) ou somente em boletim interno. Assim, o princpio da publicidade pode, como meio de transparncia, ser um requisito de validade do ato, ou, poder, como instrumento para deflagrar os efeitos do ato (publicao do ato), ser requisito de eficcia. Uma das decorrncias do princpio da publicidade o princpio da motivao dos atos administrativos, ou seja, segundo o qual na pratica de um ato deve a Administrao apresentar, torna explcitos, os motivos de sua realizada, ou seja, os fatos e fundamentos de direito que o justificam. O principio da eficincia, erigido a princpio expresso a partir da EC 19/98, traduz a ideia de resultado, busca pela excelncia no exerccio das atividades administrativas. Para tanto, criou-se diversos mecanismos tal como as escolas de governos, avaliaes peridicas e polticas de desenvolvimento da administrao, tal como o contrato de gesto (art. 37, 8, CF/88). Como bem destaca Jos Afonso da Silva, o princpio da eficincia orienta a atividade administrativa no sentido de conseguir
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 os melhores resultados com os meios escassos de que dispe e a menor custo, consiste na organizao racional dos meios e recursos humanos, materiais e institucionais para a prestao de servios pblicos de qualidade com razovel rapidez. (art. 5, LXXVIII) Trata-se da tentativa de mudar o foco da Administrao, ou seja, passar-se a uma Administrao gerencial, que busca o resultado, em detrimento da Administrao burocrtica, que prima pelo controle, bem como da Administrao Patrimonialista, que confundia o interesse do dirigente com o interesse da Administrao. A par desses princpios expressos existem outros princpios implcitos na CF/88, sendo importante destacar os princpios da supremacia do interesse pblico sobre o privado, o da indisponibilidade do interesse pblico, da autotutela, da proporcionalidade e razoabilidade, da continuidade dos servios pblicos, dentre outros. O princpio da supremacia do interesse pblico traduz-se na ideia de que o interesse pblico deve prevalecer sobre o interesse particular, de modo que, em regra, quando houver um confronto entre o interesse pblico e o particular, deve-se dar primazia ao interesse pblico. Diz-se, em regra, tendo em vista que a Constituio estabeleceu uma srie de direitos e garantias individuais que, mesmo em confronto com o interesse pblico, devem ser respeitados, resguardados. Com efeito, em razo do princpio da supremacia do interesse pblico que se fundam as prerrogativas ou poderes especiais conferidos Administrao Pblica. por fora da supremacia que a Administrao Pblica atua com superioridade em relao ao particular, por exemplo, impondo-lhe obrigaes de forma unilateral, com a insero de
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 8

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 clusulas exorbitantes em contratos administrativos, conferindo presuno de legitimidade aos atos da Administrao etc. De outro lado, o princpio da indisponibilidade do interesse pblico orienta Administrao Pblica impondo-lhe restries, limitaes, ou seja, no lhe dado dispor desse interesse, eis que ela no sua proprietria, detentora do interesse pblico, apenas o tutela, o protege, ou seja, apenas representa a coletividade, de modo que no pode dispor do que no lhe pertence. Significa dizer que, de um modo geral, no h possibilidade de a Administrao Pblica abdicar, dispor, abrir mo, daquilo que se refere ao interesse pblico. Por isso, a sujeio da administrao pblica a restries especiais ou diferenciadas, tal como dever de prestar contas, concurso pblico, licitaes etc. Esses dois princpios, importante dizer, so considerados por parte da doutrina como super-princpios, ou pedras angulares do Direito Administrativo, na feliz expresso de Celso Antnio Bandeira de Mello, na medida em que do origem aos demais princpios administrativos e ao prprio regime jurdico administrativo. Portanto, pode-se afirmar que o sistema administrativo est fundado nesses postulados centrais, isto nestes dois princpios primordiais (na supremacia e na indisponibilidade do interesse pblico). Decorrncia lgica desses dois princpios, e aplicao do princpio da legalidade, surge o princpio da autotutela, segundo o qual a administrao pblica pode controlar seus prprios atos, ou seja, pode anular os atos que contenham vcio de legalidade e revogar os inconvenientes e inoportunos, respeitados os direitos de terceiros de boa-f. Podemos ainda citar os princpios da proporcionalidade e da razoabilidade, da continuidade, da motivao, dentre outros que orientaro a atividade administrativa.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 9

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

Os princpios da razoabilidade e proporcionalidade, como j observamos, so princpios implcitos na Constituio Federal e decorrem diretamente do princpio da legalidade, bem como do postulado do devido processo legal substantivo. Vale lembrar, ademais, que a Lei n 9.784/99 positivou esses princpios, ao prescrever a observncia da adequao entre meios e fins (razoabilidade), vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico (proporcionalidade). De todo modo, necessrio ainda dizer que a Lei n 9.784/99, lei que regula o processo administrativo no mbito federal, positivou diversos princpios que estavam implcitos no bojo da Constituio, estabelecendo o seguinte:
Art. 2 A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, jurdica, finalidade, interesse motivao, pblico e razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, eficincia. segurana

Assim, vamos s questes. QUESTES COMENTADAS 1. (PERITO MDICO INSS CESPE/2010) O sistema administrativo ampara-se, basicamente, nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o particular e da indisponibilidade do interesse pblico pela administrao. Comentrio: Conforme destacado, a Constituio Federal, em seu art. 37, caput, determina que a Administrao Pblica dever
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 10

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 observar os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, dentre outros, na realizao de suas atividades. Sabemos, no entanto, que alm desses princpios expressos, existem outros princpios implcitos, tal como os princpios da supremacia do interesse pblico sobre o privado e da indisponibilidade do interesse pblico, que so os postulados centrais do regime jurdico-administrativo. Portanto, pode-se afirmar que o sistema administrativo est fundado nesses dois princpios primordiais, ou seja, na supremacia e na indisponibilidade do interesse pblico. Gabarito: Certo.

2. (AUXILIAR DE PROCURADORIA PGE/PA CESPE/2007) A doutrina aponta como princpios do regime jurdico administrativo a supremacia do interesse pblico sobre o privado e a indisponibilidade do interesse pblico. Comentrio: De fato, os princpios da supremacia do interesse pblico e o da indisponibilidade so considerados super-princpios que do origem ao conjunto de princpios e regras que vo orientar a atividade administrativa, ou seja, que constituem as bases do regime jurdico-administrativo. Gabarito: Certo.

3. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STM CESPE/2011) Em situaes em que a administrao participa da economia, na qualidade de Estado-empresrio, explorando atividade econmica em um mercado concorrencial,

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 manifesta-se a preponderncia do princpio da supremacia do interesse pblico. Comentrio: Como j destacado, o princpio da supremacia do interesse pblico se traduz em prerrogativas, poderes especiais conferidos Administrao Pblica para realizar seus fins. Significa dizer que a Administrao goza de superioridade em relao ao particular. Todavia, em regra, quando a Administrao cria entidade para participar do mercado, estar atuando em p de igualdade, ou seja, estar submetida ao mesmo regime jurdico das demais pessoas privadas (regime jurdico de direito privado), conforme estabelece o art. 173, 1, inc. II, CF/88, que assim expressa:
Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. 1 A lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) II a sujeio ao regime jurdico prprio das e empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes 19, de 1998) civis, comerciais, trabalhistas tributrios; (Includo pela Emenda Constitucional n

Por isso, em situaes em que a administrao participa da economia, na qualidade de Estado-empresrio, explorando atividade econmica em um mercado concorrencial, no
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 12

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 se manifesta a preponderncia do princpio da supremacia do interesse pblico. Gabarito: Errado.

4. (JUIZ TJ/PB CESPE/2011) De acordo com precedente histrico do STF, possvel, sem ofensa ao princpio da indisponibilidade do interesse pblico, a Unio firmar compromisso arbitral, mesmo em situao excepcional, desde que relativamente a direitos patrimoniais do Estado. Comentrio: De fato, no julgamento do RE 253.855-0, da relatoria da Min. Ellen Gracie, resgatou-se um entendimento histrico do STF no sentido de que o Estado pode firmar compromisso arbitral, a fim de se utilizar de solues alternativas de conflitos, desde que relativamente a direitos patromoniais. Observe o trecho do julgado:

Gabarito: Certo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 13

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 5. (PROMOTOR MPE/AM - CESPE/2007) Explcita ou implicitamente, os princpios do direito administrativo que informam a atividade da administrao pblica devem ser extrados da CF. Comentrio: De fato, todos os princpios que orientam a atividade administrativa esto expressos ou implicitamente previstos na Constituio Federal. Gabarito: Certo.

6. (PROMOTOR MPE/AM CESPE/2007) Os princpios que regem a atividade da administrao pblica e que esto expressamente previstos na CF so os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. Comentrio: O art. 37 da Constituio Federal expressamente estabelece os princpios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia. Devemos lembrar que o princpio da eficincia estava implcito na Constituio, somente vindo a ser positivado expressamente com a EC n 19/98. Assim, observe que a assertiva traz a redao da Constituio Federal de 1988 antes da EC 19/98. Gabarito: Errado.

7. (TCNICO CIENTFICO BASA CESPE/2010) Os princpios da moralidade, da legalidade, da publicidade, da eficincia e da impessoalidade, estipulados pelo texto
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 constitucional, somente se aplicam legislao administrativa referente administrao pblica no mbito federal, com desdobramentos na administrao direta, na indireta e na fundacional. Comentrio: Observe que o mandamento constitucional prescrito no art. 37, caput, determina a aplicao dos princpios administrativos a todas as esferas de governo, ou seja, a Administrao Pblica direta e indireta, de quaisquer dos poderes da Unio, dos Estados, Distrito Federal e Municpios, conforme o seguinte:
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito princpios Federal de e dos Municpios obedecer aos legalidade, impessoalidade, moralidade,

publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Gabarito: Errado.

8. (TCNICO JUDICIRIO TRE/ES CESPE/2011) Os princpios elencados na Constituio Federal, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, aplicam-se administrao pblica direta, autrquica e fundacional, mas no s empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica. Comentrio: De acordo com o art. 37, CF/88, a Administrao Pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

Assim, tanto os entes polticos (Unio, Estadosmembros, DF e Municpios), quanto s entidades administrativas (autarquias, fundaes pblicas, sociedades de economia mista e empresas pblicas) se submetem aos princpios administrativos. Gabarito: Errado.

9. (PROMOTOR MPE/AM CESPE/2007) A lei que trata dos processos administrativos no mbito federal previu outros princpios norteadores da administrao pblica. Tal previso extrapolou o mbito constitucional, o que gerou a inconstitucionalidade da referida norma. Comentrio: J ressaltei que todos os princpios que orientam a atividade administrativa advm da prpria Constituio Federal. No entanto, alguns esto expressos e outros esto implcitos. Com efeito, a Lei n 9.784/99, que regulamenta o processo administrativo no mbito federal, tornou expresso alguns desses princpios implcitos, alm de repetir os expressos, conforme o seguinte:
Art. 2 A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade,

moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia.

Todavia, mesmo ao dispor acerca de outros princpios administrativos, que no estavam expressos na CF/88, a Lei n 9.784/99 no extrapolou as diretrizes constitucionais, pois, de fato, apenas positivou alguns princpios implcitos e outros decorrentes dos princpios expressos na CF/88.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 16

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 Gabarito: Errado.

10. (ESCRIVO DE POLCIA PC/ES CESPE/2011) Os princpios que informam o processo administrativo so os mesmos que informam o processo judicial, aplicando-se, com a mesma intensidade, em um e outro processo. Comentrio: Os princpios que informam o processo administrativo no so os mesmos e nem tm a mesma intensidade dos que informam o processo judicial. Veja, por exemplo, o princpio da inrcia que se aplica no mbito judicial e o da oficialidade, ou seja, que a prpria Administrao pode deflagrar o processo administrativo, mas o judicirio deve ser provocado. Gabarito: Errado.

11. (PROMOTOR MPE/AM CESPE/2007) O princpio da legalidade no mbito da administrao pblica identifica-se com a formulao genrica, fundada em ideais liberais, segundo a qual ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. Comentrio: O princpio da legalidade administrativa traduz-se na ideia de que a Administrao Pblica e, por via de consequncia, o administrador pblico, somente pode fazer aquilo que a lei autoriza ou determina. Assim, a formulao genrica do princpio da legalidade no sentido de ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei (princpio da legalidade geral ou autonomia da vontade) aplicvel aos particulares, visto que somente so obrigados a pautar-se de certo
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 17

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 modo se e quando existente lei que os obrigue, traduzindo-se em liberdade. Por outro lado, a Administrao Pblica somente pode atuar se houver lei que a determine ou permita (princpio da legalidade administrativa, restrita ou estrita). Ento, enquanto para o particular vige a liberdade, sendo restringida somente quando lei obrigar, na Administrao Pblica h limitaes, somente atuando quando a lei permitir. Gabarito: Errado.

12. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/MT CESPE/2010) A atuao administrativa dos integrantes do setor pblico deve ser pautada pela existncia de uma permisso legal. Assim sendo, o princpio explicitado na CF hierarquicamente definido como mais importante o da legalidade, pois um princpio norteador das aes pblicas. Comentrio: De fato, como vimos, temos o princpio da legalidade como norteador de toda a atividade administrativa, ou seja, o agente pblico somente atua quando houver permisso legal. No entanto, no se pode dizer que se trata de princpio hierarquicamente definido com mais importante. que, primeiro no h hierarquia entre as disposies constitucionais, segundo que todos os princpios orientadores da Administrao so igualmente importantes, podendo um ato administrativo, por exemplo, ser legal, mas ser imoral, ser legal, mas violar a eficincia. Gabarito: Errado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 13. (SECRETRIO EXECUTIVO FUB CESPE/2011) Tanto na administrao pblica quanto na particular, o administrador, para que rgo pblico ou a empresa alcance os objetivos pretendidos, goza de liberdade para fazer o que for necessrio, desde que a lei no proba. Comentrio: Sabemos que a atuao administrativa sempre depende de lei, seja autorizando (conduta discricionria), seja determinado (conduta vinculada). Significa dizer que se no houver autorizao legal, a Administrao Pblica no pode fazer. Por outro lado, no mbito privado, h a liberdade de atuar, sendo restringida apenas quando houver proibio legal. Gabarito: Errado.

14. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJ/ES CESPE/2011) O princpio da legalidade est relacionado ao fato de o gestor pblico agir somente de acordo com a lei. Comentrio: De fato, o princpio da legalidade impe a obrigao de agir somente de acordo com a lei. De todo modo, no podemos esquecer que na atualidade fala-se em lei em sentido mais amplo, conforme aplicao do princpio da jurisdicidade, ou seja, observncia lei e ao direito. Gabarito: Certo.

15. (JUIZ TJ/PB CESPE/2011) Conforme deciso do STF, prescindvel a edio de lei que fixe a idade limite

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 19

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 para o ingresso nas foras armadas, de modo que no ofende o princpio da legalidade norma, nesse sentido, estipulada somente em edital de concurso da administrao pblica. Comentrio: O STF entendeu que a fixao de limite de idade para cargos pblicos deve observar o princpio da reserva legal, modo que deve ter previso expressa em lei.
INFORMATIVO N 608 TTULO: Foras Armadas: limite de idade para concurso de ingresso e art. 142, 3, X, da CF 4 PROCESSO: RE 600.885 ARTIGO O Plenrio retomou julgamento de recurso extraordinrio em que se discute a constitucionalidade, ou no, do estabelecimento de limite de idade por edital de concurso para ingresso nas Foras Armadas. Trata-se, na espcie, de recurso interposto pela Unio contra acrdo do Tribunal Regional Federal da 4 Regio que entendera que, em relao ao ingresso na carreira militar, a Constituio Federal portanto, exigiria que um que ato lei dispusesse a respeito a do limite de idade (CF, art. 142, 3, X), no se admitindo, administrativo estabelecesse restrio, sob pena de afronta ao princpio constitucional da ampla acessibilidade aos cargos pblicos v. Informativo 580. Em voto-vista, o Min. Ricardo Lewandowski, no obstante concordar com as premissas estabelecidas pela Min. Crmen Lcia, relatora, sobre a necessidade de lei formal para regulamentar o ingresso nas Foras Armadas (postulado da reserva de lei), dela divergiu quanto soluo a ser dada para o caso. Acompanhou, no ponto, a proposta formulada pelo Min. Gilmar Mendes no sentido de prover o recurso e reputar ainda constitucional, pelo lapso temporal de 1 ano, a norma do art. 10 da Lei 6.880/80 (O ingresso nas Foras Armadas facultado, mediante incorporao, matrcula ou nomeao, a todos os

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 20

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei e nos regulamentos da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica.). RE 600885/RS, rel. Min. Crmen Lcia, 10.11.2010. (RE-600885)

Gabarito: Certo.

16. (JUIZ TJ/PB CESPE/2011) Ainda que muito discutido na doutrina brasileira, o princpio da proteo confiana legtima do administrado no adotado pelo STF, que privilegia o princpio da legalidade. Comentrio: O princpio da proteo confiana legtima do administrado uma decorrncia do princpio da segurana jurdica, na medida em que se espera da Administrao que cumpra seus atos. Com efeito, trata-se de princpio reconhecido e adotado pelo STF no mbito de suas decises, de modo a manter conduta compatvel com a razoabilidade, ainda que, e s aparentemente, afastando o princpio da legalidade. Vejamos:
INFORMATIVO N 643 TTULO: Anulao de concurso pblico: intimao de interessados e vinculao ao edital - 6 PROCESSO: MS 28.666 ARTIGO O Min. Luiz Fux acrescentou que o CNJ, ao considerar invlida a admisso da qual se dos candidatos os excedentes, teria pretendido sobrepor regra editalcia prpria Constituio, extraem princpios da proteo da confiana legtima, inerente segurana jurdica (CF, art. 5, caput), e o da moralidade (CF, art. 37, caput). Assinalou que a anulao de questes, fator que permitira a modificao da lista de aprovados na primeira

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 21

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


fase, resultara de erro da prpria Administrao Pblica. Desse modo, tendo a falha primordial partido do Estado, e no dos administrados, o ato que exclura os ora impetrantes do concurso iria de encontro ao princpio segundo o qual ningum pode se valer da prpria torpeza. Afirmou que, como todos aqueles que seriam aprovados sem a anulao das questes teriam sido mantidos no concurso, bem assim aqueloutros que s poderiam prosseguir no exame em virtude de repontuao, no haveria prejuzo a ensejar nulidade (pas de nullit sans grief), pois a ampliao do nmero de aprovados decorrera de critrios objetivos e impessoais. Ademais, reputou indefensvel a declarao de nulidade do ato impugnado em face: a) da inexistncia de prejuzo a terceiros; b) do fato de que a Administrao fora beneficiada ao alargar as chances de selecionar candidatos qualificados; c) da legtima expectativa dos impetrantes, a qual deveria ser protegida; e d) da impessoalidade da premissa que dilatara o rol de aprovados. MS 28603/DF, rel. orig. Min. Crmen Lcia, red. p/ o acrdo Min. Marco Aurlio, 6.10.2011. (MS-28603)

Gabarito: Errado.

17. (JUIZ TJ/PB CESPE/2011) Consoante a jurisprudncia do STF, possvel a arguio do princpio da isonomia como fundamento de pedido de servidor pblico, pretendendo benefcio ilegalmente concedido a outros servidores. Comentrio: Nos termos da Smula 339-STF, no cabe ao Poder Judicirio, que no tem funo legislativa, aumentar vencimentos de servidores pblicos sob fundamento de isonomia.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

Gabarito: Errado.

18. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/MT CESPE/2010) O princpio da finalidade, explicitado no art. 37 da CF, define que, se o gestor pblico praticar atos fora dos fins expressa ou implicitamente contidos na regra de competncia, praticar desvio de finalidade. E se tal ato atentar contra os princpios da administrao pblica ao visar fim proibido em lei ou demais normas, constituir ato de improbidade administrativa. Comentrio: Essa questo pura maldade com o candidato, com o concursando. Veja que ela toda perfeita, toda certinha. Mas tomem cuidado! Veja que diz que o princpio da finalidade, EXPLICITADO no art. 37 da CF/88. Com efeito, o princpio da finalidade expresso, explicitado, no art. 37 da Constituio. no est

Ademais, ainda que adotemos o entendimento majoritrio no sentido que uma decorrncia do princpio da legalidade na medida em que a legalidade se orienta no sentido de se satisfazer o interesse pblico ou, ainda, o posicionamento minoritrio do Prof. Bandeira de Mello, e entender que ele inerente impessoalidade, no verificamos o princpio expressamente no art. 37 da CF/88. Gabarito: Errado.

19. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/MT CESPE/2010) Entendendo que Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza (CF, art. 5, caput), determinado rgo pblico, responsvel pela fiscalizao de
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 23

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 tributos, estar adequadamente respaldado pelo princpio da impessoalidade ao instituir fila nica aos atendimentos comunidade, no dando diferenciao de atendimento aos cadeirantes, gestantes, idosos etc. Comentrio: O princpio da impessoalidade, na sua vertente isonomia, no permite dar tratamento discriminatrio ou privilegiar em razo de critrios subjetivos ou para satisfao pessoal. No entanto, se h situao de desigualdade, medida adequada e atende ao princpio da isonomia, dar diferena no tratamento para, enfim, diminuir a diferena, ou seja, no atende a impessoalidade, a criao de fila nica, de modo a colocar todas as pessoas na mesma condio. O que se veda discriminar ou privilegiar por critrios pessoais, subjetivos, sobretudo no previstos e contrrios lei. Gabarito: Errado.

20. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANATEL CESPE/2009) O presidente de um tribunal de justia estadual tem disponvel no oramento do tribunal a quantia de R$ 2.000.000,00 para pagamento de verbas atrasadas dos juzes de direito e desembargadores. Cada juiz e desembargador faz jus, em mdia, a R$ 130.000,00. Ocorre que o presidente da Corte determinou, por portaria publicada no Dirio Oficial, o pagamento das verbas apenas aos desembargadores, devendo os juzes de direito aguardar nova disponibilizao de verba oramentria para o pagamento do que lhes devido. O presidente fundamentou sua deciso de pagamento inicial em razo de os desembargadores estarem em nvel hierrquico superior ao dos juzes. Irresignados, alguns juzes pretendem ingressar com ao popular contra o ato que determinou o pagamento das verbas aos
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 desembargadores. Considerando a situao hipottica acima apresentada, julgue: A deciso do presidente do tribunal de justia violou o princpio da impessoalidade, na medida em que esse princpio objetiva a igualdade de tratamento que o administrador deve dispensar aos administrados que se encontrarem em idntica situao jurdica. Comentrio: De fato, ao dar preferncia a uns, por critrios pessoais, ou seja, subjetivos na medida em que no existe tal hierarquia, o Presidente do Tribunal violou o princpio da impessoalidade, visto que no adotou critrio objetivo para definir o pagamento das verbas devidas. Gabarito: Certo.

21. (AUDITOR DE CONTAS SECONT/ES CESPE/2009) Como decorrncia do princpio da impessoalidade, a CF probe a presena de nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas de rgos pblicos. Comentrio: Estabelece a Constituio Federal que vedada a utilizao de propagandas, publicidades, para promoo pessoal, conforme estabelece o art. 37, 1, parte final, da CF/88, assim expresso:
1 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 25

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

Com efeito, trata-se de aplicao do princpio da impessoalidade na medida em que a publicidade/propaganda no pode servir para promover agentes ou autoridades, conforme entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal:
INFORMATIVO N 502 TTULO: Publicidade de Atos Governamentais e Impessoalidade PROCESSO: RE - 191668 ARTIGO O art. 37, caput, e seu 1, da CF, impedem que haja qualquer tipo de identificao entre a publicidade e os titulares dos cargos alcanando os partidos polticos a que pertenam. Com base nesse entendimento, a Turma negou provimento a recurso extraordinrio interposto pelo Municpio de Porto Alegre contra acrdo do tribunal de justia local que o condenara a abster-se da incluso de determinado slogan na publicidade de seus atos, programas, obras, servios e campanhas. Considerou-se que a referida regra constitucional objetiva assegurar a impessoalidade da divulgao dos atos governamentais, que devem voltar-se exclusivamente para o interesse social, sendo incompatvel com a meno de nomes, smbolos ou imagens, a includos slogans que caracterizem a promoo pessoal ou de servidores pblicos. Asseverou-se que a possibilidade de vinculao do contedo da divulgao com o partido poltico a que pertena o titular do cargo pblico ofende o princpio da impessoalidade e desnatura o carter educativo, informativo ou de orientao que constam do comando imposto na Constituio. RE 191668/RS, rel. Min. Menezes Direito, 15.4.2008. (RE-191668)

Gabarito: Certo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 26

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 22. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANAC CESPE/2009) A insero de nome, smbolo ou imagem de autoridades ou servidores pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios ou campanhas de rgos pblicos fere o princpio da impessoalidade da administrao pblica. Comentrio: Pois ! Acabamos de ver isso! Exatamente igual anterior, no ? Ento, vimos que o art. 37, 1, CF/88 estabelece que a propaganda/publicidade no poder conter nomes ou smbolos que caracterizem promoo pessoal, sob pena de violao ao princpio da impessoalidade. Gabarito: Certo.

23. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRT 17 REGIO CESPE/2009) As sociedades de economia mista e as empresas pblicas que prestam servios pblicos esto sujeitas ao princpio da publicidade tanto quanto os rgos que compem a administrao direta, razo pela qual vedado, nas suas campanhas publicitrias, mencionar nomes e veicular smbolos ou imagens que possam caracterizar promoo pessoal de autoridade ou servidor dessas entidades. Comentrio: De fato, como j observamos os princpios que orientam a Administrao, conforme art. 37, da CF/88, aplica-se tanto Administrao direta, quanto Indireta. Com efeito, em conformidade com o princpio da publicidade a Administrao Pblica deve dar ampla divulgao de seus atos, ressalvadas as hipteses de sigilo, com o objetivo de informar, educar e orientar, alm de permitir o controle de seus atos.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 27

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

Ademais, observe que alm do respeito ao princpio da publicidade no se pode desrespeitar o da impessoalidade. Assim, a obedincia ao princpio da publicidade tem que se casada com a impessoalidade, de modo que, conforme estabelece o art. 37, 1, CF/88, a publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal da autoridade ou servidores pblicos. Cuidado que, a questo quer dizer que alm de violar o princpio da impessoalidade, deve sim as estatais observar tambm o princpio da publicidade. O que significa dizer que em razo tanto da publicidade, quanto da impessoalidade, e claro, com mais propriedade em razo desta, as estatais no podem fazer propaganda para fins de promoo pessoal, conforme se depreende dos seguintes entendimentos:
Publicidade de carter autopromocional do Governador e de seus correligionrios, contendo nomes, smbolos e imagens, realizada s custas do errio. No observncia do disposto na segunda parte do preceito constitucional contido no art. 37, 1. (RE 217.025AgR, Rel. Min. Maurcio Corra, julgamento em 18-400, 2 Turma, DJ de 5-6-98) Publicidade de atos governamentais. Princpio da impessoalidade. (...) O caput e o pargrafo 1 do artigo 37 da Constituio Federal impedem que haja qualquer tipo de identificao entre a publicidade e os titulares dos cargos alcanando os partidos polticos a que pertenam. O rigor do dispositivo constitucional que assegura o princpio da impessoalidade vincula a publicidade ao carter educativo, informativo ou de orientao social incompatvel com a meno de nomes, smbolos ou imagens, a includos slogans, que caracterizem promoo pessoal ou de servidores

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 28

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


pblicos. A possibilidade de vinculao do contedo da divulgao com o partido poltico a que pertena o titular do cargo e ou pblico de mancha o o princpio constam da do impessoalidade informativo desnatura carter que educativo,

orientao

comando posto pelo constituinte dos oitenta. (RE 191.668, Rel. Min. Menezes Direito, julgamento em 15-4-08, 1 Turma, DJE de 30-5-08)

Gabarito: Certo.

24. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJ/ES CESPE/2011) O princpio da impessoalidade trata da incapacidade da administrao pblica em ofertar servios pblicos a todos os cidados. Comentrio: O princpio da impessoalidade trata da obrigao de a Administrao envidar esforos para ofertar servios pblicos a todos indistintamente, sem fazer discriminao ou dar preferncias. Obviamente que os recursos humanos e financeiros so limitados, bem como o administrado poder no deter os meios necessrios para receber tais servios. Tais fatos, porm, se inserem na teoria da reserva do possvel e no no mbito do princpio da impessoalidade. Gabarito: Errado.

25. (PERITO PAPILOSCPICO PC/ES CESPE/2011) O concurso pblico para ingresso em cargo ou emprego pblico um exemplo de aplicao do princpio da impessoalidade. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 29

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

De fato, o concurso pblico para ingresso em cargo ou emprego pblico, assim como a Licitao, um exemplo de aplicao do princpio da impessoalidade, na medida em que estabelece regras objetivas e todos que tiverem condies e atenderem s exigncias podero participar e obtero igualdade de tratamento, sem preferncias ou distines por critrios ocultos, subjetivos. Gabarito: Certo.

26. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANATEL CESPE/2009) Governadores de estado devem obrigatoriamente observar o princpio da moralidade pblica na prtica de atos discricionrios. Comentrio: De acordo com o art. 37, caput, da CF/88, a Administrao Pblica, direta e indireta, de quaisquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia. Assim, tanto o Presidente, os Prefeitos, quanto os Governadores estaro submetidos ao princpio da moralidade administrativa, seja no tocante aos atos vinculados, seja em relao aos discricionrios, ainda que atuem com certa margem de liberdade, s que dever se pautar pelos princpios bsicos da Administrao contidos no caput do art. 37, CF/88. Gabarito: Certo.

27. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/MT CESPE/2010) Se determinado ato administrativo for analisado e categorizado como ilegal e imoral, haver
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 30

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 redundncia nessa categorizao, pois, de acordo com os princpios constitucionais, todo ato imoral necessariamente um ato ilegal, sujeito ao controle do Poder Judicirio. Comentrio: sabido que os princpios da legalidade e da moralidade administrativa so princpios distintos. Assim, possvel que um ato seja legal, porm imoral. No entanto, conforme destaca a Profa. Di Pietro, h quem entenda que a moral administrativa insere-se no contedo da legalidade, ante a necessidade de se prev o que imoral, ou seja, qualificar o resultado. Em que pese esse posicionamento, devemos observar que a moralidade por si s fundamento suficiente para anular ato administrativo, conforme extramos do entendimento do STF, assim expresso:
Concurso para a Magistratura do Estado do Piau. Critrios de convocao para as provas orais. Alterao do edital no curso do processo de seleo. Impossibilidade. Ordem denegada. O Conselho Nacional de Justia tem legitimidade para fiscalizar, inclusive de ofcio, os atos administrativos praticados por rgos do Poder Judicirio (MS 26.163, Rel. Min. Crmen Lcia, DJe 04-09-2008). Aps a publicao do edital e no curso do certame, s se admite a alterao das regras do concurso se houver modificao na legislao que disciplina a respectiva carreira. Precedentes. (RE 318.106, Rel. Min. Ellen Gracie, DJ 18-11-2005). No caso, a alterao das regras do concurso teria sido motivada por suposta ambigidade de norma do edital acerca de critrios de classificao para a prova oral. Ficou evidenciado, contudo, que o critrio de escolha dos candidatos que deveriam ser convocados para as provas orais do concurso para a magistratura do Estado do Piau j estava claramente delimitado quando da publicao do Edital n. 1/2007. A

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 31

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


pretenso de alterao das regras do edital medida que afronta o princpio da moralidade e da impessoalidade, pois no se pode permitir que haja, no curso de determinado processo de seleo, ainda que de forma velada, escolha direcionada dos candidatos habilitados s provas orais, especialmente quando j concluda a fase das provas escritas subjetivas e divulgadas as notas provisrias de todos os candidatos. (MS 27.165, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 18-12-08, Plenrio, DJE de 6-3-09)

Contudo, o CESPE tem considerado como ilegal, todo ato imoral, sob o fundamento de que a concretizao da imoralidade depende da positivao das condutas tidas por imorais, e dessa forma, toda imoralidade, na verdade seria uma ilegalidade. Nesse sentido, vale citar a lio do Prof. Jos Afonso da Silva ao esclarecer que pode-se pensar na dificuldade

que ser desfazer um ato, produzido conforme a lei, sob o fundamento de vcio de imoralidade. Mas isso possvel, porque a moralidade administrativa no meramente subjetiva, porque no puramente formal, porque tem contedo jurdico, a partir de regras e princpios da Administrao.
Gabarito: Certo1.

28. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRE/MA CESPE/2009) O princpio da moralidade administrativa, por possuir relao com o princpio da legalidade, impe que um

Ressalvo meu entendimento pessoal, no sentido de que a imoralidade pode ser aferida sozinha e

serve como elemento para invalidar o ato administrativo. Lembro-me inclusive de, em certa ocasio, ter sustentado isso antes da existncia da Smula 13 e da Res. 7-CNJ que versam sobre o nepotismo, quando aleguei que a nomeao de parentes era ato que violava a moralidade e a impessoalidade, muito embora no houvesse norma vedando.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 32

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 ato, para ser legal, isto , esteja em conformidade com a lei, precisa ser necessariamente moral. Comentrio: Ento, acabamos de verificar que o entendimento firmado no mbito CESPE, com base em parte da doutrina, de que todo ato imoral necessariamente ilegal. Veja, no entanto, que esta questo desmente aquela. Aqui o CESPE aplicou o entendimento de que nem todo ato imoral ilegal e nem todo ato ilegal imoral. De fato, nem todo ato para ser legal precisa ser necessariamente moral. Contudo, isso no quer dizer que o ato esteja de acordo com a Constituio, pois na medida em que se o ato no moral, mesmo sendo legal, no poder subsistir ante o vcio de moralidade. Gabarito: Errado.

29. (PROCURADOR DE ESTADO PGE/PE CESPE/2009) O princpio da boa-f est previsto expressamente na CF e, em seu aspecto subjetivo, corresponde conduta leal e honesta do administrado. Comentrio: Ento, o princpio da boa-f no est previsto expressamente na Constituio, ele considerado um subprincpio ou um aspecto da moralidade administrativa. Assim, o princpio da boa-f pode ser visto sob a vertente objetiva (boa-f conduta) quando diz respeito ao comportamento do agente, sem considerar sua inteno quando agiu desse ou daquele modo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 De outro lado, pode ser visto sob o aspecto subjetivo (boa-f crena ou convico) que se verifica na inteno, vontade, do agente no sentido de conhecer ou no conhecer o ilcito. Assim, no mbito administrativo mais importa a boa-f objetiva no sentido de se apurar a conduta leal, honesta do agente ou do administrado, do que sua inteno (boa-f subjetiva). Gabarito: Errado.

30. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANATEL CESPE/2009) O presidente de um tribunal de justia estadual tem disponvel no oramento do tribunal a quantia de R$ 2.000.000,00 para pagamento de verbas atrasadas dos juzes de direito e desembargadores. Cada juiz e desembargador faz jus, em mdia, a R$ 130.000,00. Ocorre que o presidente da Corte determinou, por portaria publicada no Dirio Oficial, o pagamento das verbas apenas aos desembargadores, devendo os juzes de direito aguardar nova disponibilizao de verba oramentria para o pagamento do que lhes devido. O presidente fundamentou sua deciso de pagamento inicial em razo de os desembargadores estarem em nvel hierrquico superior ao dos juzes. Irresignados, alguns juzes pretendem ingressar com ao popular contra o ato que determinou o pagamento das verbas aos desembargadores. Considerando a situao hipottica acima apresentada, julgue: Respeitado o princpio da publicidade, uma vez que a deciso do presidente que determinou o pagamento aos desembargadores foi publicada mediante portaria no Dirio Oficial, correto afirmar que, em consequncia, os princpios da moralidade e legalidade no foram violados. Comentrio: Ento, essa questo uma aplicao do conhecimento obtido na anterior. Veja que o ato imoral na medida em que
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 34

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 beneficia uns por questes meramente pessoais, j que no existe referida hierarquia. Assim, a atuao do Presidente do Tribunal violadora da moralidade administrativa, bem como da legalidade na medida em que no h lei estabelecendo referida conduta. Outrossim, podemos dizer, inclusive, que houve violao ao princpio da impessoalidade. Gabarito: Errado.

31. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2007) A probidade administrativa um aspecto da moralidade administrativa que recebeu da Constituio Federal brasileira um tratamento prprio. Comentrio: Estabelece o princpio da moralidade administrativa que deve o agente pblico atuar dentro dos padres de moral administrativa, ou seja, de moralidade especial que qualifica a moral comum, isto , deve agir de modo tico, com honestidade, com probidade e boa-f no trato da coisa pblica. Assim, de se observar que a probidade administrativa est inserida no mbito da moralidade administrativa. Por isso, o legislador constituinte entendeu por bem de, expressamente, conferir tratamento prprio a referido tema, ante sua importncia para a atuao da Administrao Pblica e para o agente pblico. Com efeito, como j observamos, o art. 37, 4, da Constituio determina que os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade de bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 35

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

A Lei n 8.429/92 regulamenta o dispositivo e estabelece trs espcies de atos de improbidade administrativa, sendo: i) atos de importam em enriquecimento ilcito; ii) atos que causem leso ao errio; iii) atos que atentem contra os princpios da administrao pblica. Atente-se, no entanto, para dois posicionamentos importantes do Supremo Tribunal Federal. O primeiro no sentido de que a Lei de Improbidade Administrativa (LIA Lei n 8.429/92) no tem natureza criminal, tem natureza cvel. E, outro, no sentido de que tal regime no se aplica aos agentes polticos que esto submetidos ao regime de crime de responsabilidades, a exemplo da Lei n 1.079/50. Gabarito: Certo.

32. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2007) A declarao de sigilo dos atos administrativos, sob a invocao do argumento da segurana nacional, privilgio indevido para a prtica de um ato administrativo, pois o princpio da publicidade administrativa exige a transparncia absoluta dos atos, para possibilitar o seu controle de legalidade. Comentrio: Segundo o princpio da publicidade, expresso no art. 37, caput, da Constituio Federal, a Administrao Pblica deve atuar com transparncia e dar conhecimento de seus atos por meio de rgo oficial, de maneira a conferir-lhes validade e eficcia, para com isso possibilitar o controle de sua atuao. A publicidade deve sempre primar pelo seu carter educativo, informativo ou de orientao social, conforme expresso na primeira parte do art. 37, 1, da CF/88.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 36

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 No entanto, tal princpio no absoluto, eis que h casos em que a Administrao no deve dar publicidade aos atos praticados sob pena de violar a intimidade, a honra do administrado, conforme fixa o art. 5, inc. X, CF/1988. De igual forma, tambm excepciona o princpio da publicidade, os atos administrativos que estejam vinculados segurana da sociedade e do Estado. Nesse sentido, dispe o art. 5, inc. XXXIII, da Constituio Federal que todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. Gabarito: Errado.

33. (TCNICO EM COMUNICAES DPU CESPE/2010) O princpio da publicidade se verifica sob o aspecto da divulgao externa dos atos da administrao, no propiciando o conhecimento da conduta interna dos agentes pblicos. Comentrio: Como destacado, o princpio da publicidade traduz-se na obrigao que tem a Administrao Pblica de dar transparncias aos seus atos, como meio de assegurar a todos o conhecimento de suas realizaes, a fim de fiscaliz-la e exercer o controle sobre esses atos. visto tambm como requisito de validade e eficcia dos atos administrativos. Assim, a regra, a publicidade dos atos da Administrao, podendo ser ampla (publicao em jornal de grande circulao, Dirio Oficial) ou ser mais restrita (publicao em boletim interno, exemplo de frias dos servidores)
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 37

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

Nesse sentido, a Constituio faz ressalva a alguns atos que so protegidos pelo sigilo, eis que necessrios aos imperativos de segurana nacional ou que digam respeito aos interesses privados, conforme estabelece o art. 5, inc. XXXIII, CF/88, assim disposto:
XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; (Regulamento)

Assim, tanto as condutas internas, nomeao de servidores, frias, e demais atos devem ser publicados, como as condutas externas, salvo expressa previso legal. Gabarito: Errado.

34. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/BA CESPE/2010) As organizaes privadas podem deixar de fornecer, por exemplo, determinados dados financeiros, para resguardar as suas estratgicas. Em contrapartida, na gesto pblica, a transparncia das aes e decises deve existir, salvo quando houver questes que envolvam segurana nacional ou demais excees respaldadas na CF. Comentrio: Pois , e agora? Fcil no ? De fato, no mbito privado, tendo em vista a concorrncia entre as entidades, o sigilo uma estratgia comercial. No entanto, no mbito da Administrao Pblica aplica-se o princpio da transparncia (publicidade). Isso porque a Administrao mera gestora do interesse pblico e, portanto, deve
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 38

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 prestar contas de suas aes, sendo um direito de todos o acesso a tais informaes, inclusive para efeitos de controle de atuao estatal. Assim, a publicidade somente ser excepcionada nos casos de imperativo de segurana nacional ou de sigilo intimidade e vida privada, conforme previsto constitucionalmente. Gabarito: Certo.

35. (JUIZ FEDERAL TRF 2 REGIO CESPE/2009) De acordo com o princpio da publicidade, os atos administrativos devem ser publicados necessariamente no Dirio Oficial, no tendo validade a mera publicao em boletins internos das reparties pblicas. Comentrio: Como destacado, alguns atos exigem publicidade mais ampla, devendo ser publicado em jornal de grande circulao e no Dirio Oficial (exemplo: licitaes na modalidade concorrncia). Outros atos, no entanto, no exigem publicidade ampla, podendo ser publicados em boletim interno da Administrao, tal como frias de servidores, concesso de licenas etc. Gabarito: Errado.

36. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRE/MA CESPE/2009) O princpio da publicidade um requisito formal dos atos administrativos, contratos e procedimentos, pois apenas a partir da publicao por instrumentos oficiais de divulgao, a exemplo dos dirios oficiais, que tais aes tornam-se transparentes e efetivas. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 39

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 Ento, mera repetio da anterior. Ou seja, os atos administrativos, como regra, so vlidos quando publicados em instrumentos oficiais, sejam em boletim interno ou em Dirio Oficial. No entanto, tambm possvel dar-lhes validade, modo a observar a transparncia e torn-los efetivos, por meio publicao em instrumentos que no tenham o carter de oficiais, como jornal de grande circulao ou colocao em local acessvel Administrao. Gabarito: Errado. de de tal da

37. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRE/MA CESPE/2009) Diferentemente do princpio da legalidade, o princpio da publicidade possui excees, quando se refere, por exemplo, intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas. Comentrio: De fato, como j observamos, o princpio da publicidade pode ser excepcionado, diante de situaes que requeiram o sigilo, tal como em razo de imperativos de segurana nacional e em razo da intimidade, vida privada, honra e imagem. Gabarito: Certo.

38. (PROCURADOR DE ESTADO PGE/PB CESPE/2008 adaptada) O princpio da eficincia, introduzido expressamente na Constituio Federal (CF) na denominada Reforma Administrativa, traduz a idia de uma administrao gerencial: Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 40

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 O princpio da eficincia, como dito, deu destaque para a busca de resultado, traduzindo-se na idia de administrao gerencial, ou seja, aquela voltada para resultados, atuando com presteza, perfeio e rendimento funcional. Com efeito, a reforma administrativa implicou na fixao expressa do princpio da eficincia, o qual tem por objetivo a busca de melhores resultados com o menor dispndio de recursos. Gabarito: Certo.

39. (AGENTE DE POLCIA PC/PB CESPE/2009) O princpio da eficincia na administrao pblica foi inserido no caput do art. 37 da CF apenas com a edio da Emenda Constitucional n. 19/1998. Entretanto, mesmo antes disso, j era considerado pela doutrina e pela jurisprudncia ptria como um princpio implcito no texto constitucional. Assim, a transparncia dos atos administrativos um importante aspecto do princpio da eficincia, na medida em que cobe a prtica de atos que visam satisfao de interesses pessoais. Comentrio: De fato, o principio da eficincia somente foi erigido a princpio expresso a partir da EC 19/98, adotando-se uma viso de Administrao gerencial, na tentativa de superar a chamada Administrao burocrtica. Tal princpio traduz a idia de resultado, busca pela excelncia no exerccio das atividades administrativas. Para tanto, criou-se diversos mecanismos tal como as escolas de governos, avaliaes peridicas e polticas de desenvolvimento da administrao. Diante disso, a transparncia da atuao da Administrao, muito embora diga respeito tambm ao princpio da publicidade, revela-se em aspecto tambm da eficincia.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 41

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

Gabarito: Certo.

40. (JUIZ FEDERAL TRF 2 REGIO CESPE/2009) De acordo com um modelo de administrao gerencial, no setor das atividades exclusivas e de servios competitivos ou no exclusivos, o foco a nfase no controle prvio da atividade, de forma a no permitir condutas no previstas em lei. Comentrio: Podemos dizer que existem trs modelos de administrao. A chamada patrimonialista, a burocrtica e a gerencial. A patrimonialista, que teve seu apogeu durante a vigncia dos Estados absolutistas (sculo XVIII) tem como expresso a idia de que o Estado a extenso do prprio poder do governante e os seus funcionrios so considerados como membros da nobreza, ou seja, de que o Estado patrimnio do prprio governante. Assim, nesse mbito, vigoram problemas como a corrupo e nepotismo. Coisa muito longe da realidade da Administrao Pblica brasileira (risos). A burocrtica, por outro lado, foi instituda visando combater tais ilcitos, mudando o foco da administrao, adotandose princpios como a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional, a estruturao em carreiras pblica, criando instrumento para controle da atividade, de seus meios, com forte nfase em controles prvios a fim de evitar a corrupo. Por exemplo, para a Administrao contratar (resultado) preciso que adote um procedimento formal, prvio, ou seja, deve licitar. V-se que o controle prvio ao resultado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 42

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 claro que esse tipo de Administrao evita abusos, mas, por outro lado, o controle passa a ser um fim do Estado, primando-se no pelo resultado, de modo que a Administrao vai se tornando cada vez mais lenta, pois em cada etapa necessrio o prvio controle. Enfim, a administrao pblica gerencial, introduzida com as denominadas reformas administrativas, sobretudo na gesto Bresser, tem como alvo simplificar a burocracia, tornando a Administrao mais gil, clere. Assim, busca-se a eficincia da Administrao, o aumento da qualidade dos servios, com reduo dos custos (otimizao dos resultados). Passa-se a uma cultura gerencial nas organizaes, com nfase nos resultados, aumentando-se a governana do Estado, isto , a sua capacidade de gerenciar com efetividade e eficincia. De outro lado, o cidado, de mero controlador e postulante de atividades pblicas, torna-se essencial para o correto desempenho da atividade pblica na medida em que considerado o seu beneficirio principal, cliente dos servios prestados pelo Estado. Portanto, nfase no controle prvio da atividade, de forma a no permitir condutas no previstas em lei, orientao adotada na Administrao Burocrtica. A propsito, cuidado, pois muito embora tenha brincado, no Brasil, em que pese com a EC 19/98 termos inaugurado a Administrao gerencial, ainda convivemos com os outros dois modelos, em especial, a burocrtica. Gabarito: Errado.

41. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/BA CESPE/2010) O paradigma que apresenta o cliente como foco da qualidade depara-se com a subjetividade de conceitos,
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 43

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 como os da rapidez, confiabilidade, preciso e validade, alm das peculiaridades desses conceitos quando entendidos sob a tica de cada indivduo. Assim, o encantamento do cliente que no setor privado j um desafio rduo e contnuo se compreendido no contexto financeiro - muito mais complexo vem a ser quando se d no contexto do lucro social, foco das organizaes do setor pblico. Comentrio: Ento, como vimos, a Administrao gerencial aquela que tem o administrado, ora tratado como cliente, como foco principal. Por isso, a busca por resultados, por celeridade, rapidez e preciso, de modo a gerar para a coletividade um sentimento de satisfao, de servio adequado, de realizao do bem comum (lucro social), sendo, portanto, muito mais complexo que no setor privado. Gabarito: Certo.

42. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/BA CESPE/2010) A busca da excelncia, considerada, no setor privado, uma prerrogativa para sobrevivncia em um contexto competitivo, nos servios pblicos no se aplica, pois o cliente no tem a possibilidade de escolher outros fornecedores de servios pblicos. Comentrio: Mais uma vez temos o contexto da aplicao do princpio da eficincia, de modo que se busca a excelncia na realizao, execuo da atividade administrativa, cujo foco , atualmente, o cliente. Gabarito: Errado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 44

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 43. (PERITO PAPILOSCPICO PC/ES CESPE/2011) O princpio da eficincia no est expresso no texto constitucional, mas aplicvel a toda atividade da administrao pblica. Comentrio: Como j observado, com a EC 19/98, a eficincia foi alada ao rol dos princpios expressos no art. 37 da CF/88. Gabarito: Errado.

44. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STM CESPE/2011) Uma das manifestaes do princpio da eficincia est nas rotinas de controle de resultados a que se submete o poder executivo. Comentrio: Aqui, temos um peguinha. que quando se fala em controle logo pensamos em Administrao burocrtica. E estamos certos. Contudo, tambm no mbito do princpio da eficincia (Adm. Gerencial) temos instrumentos de controle de resultado, tal como a avaliao peridico de desempenho, a prestao de contas nos contratos de gesto, dentre outros, tudo com a finalidade se verificar os resultados. Gabarito: Certo.

45. (PROMOTOR MPE/AM CESPE/2007) Os princpios da moralidade e da eficincia da administrao pblica, por serem dotados de alta carga de abstrao, carecem de densidade normativa. Assim, tais princpios devem ser

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 45

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 aplicados na legalidade. Comentrio: fato que os princpios da moralidade e da eficincia so dotados de considervel carga de abstrao, ou seja, no esto definidos de forma concreta. Todavia, eles no carecem de densidade normativa, eis que gozam de aplicabilidade a fim de balizar as condutas administrativas. Nesse sentido, esclarece a Profa. Di Pietro que nem todos os autores aceitam a existncia desse princpio; alguns entendem que o conceito de moral administrativa vago e impreciso ou que acaba por ser absorvido pelo prprio princpio de legalidade. De qualquer modo, o Supremo Tribunal Federal entende que, muito embora o princpio seja abstrato, condiciona a legitimidade e validade dos atos estatais. Vejamos:
"Lei estadual que autoriza a incluso, no edital de venda do Banco do Estado do Maranho S/A, da oferta do depsito das disponibilidades de caixa do tesouro estadual (...) Alegao de ofensa ao princpio da moralidade valor administrativa Plausibilidade jurdica (...). O princpio da moralidade administrativa enquanto constitucional revestido de carter tico-jurdico condiciona a legitimidade e a validade dos atos estatais. A atividade estatal, qualquer que seja o domnio institucional de sua do que incidncia, observncia se Esse refletem princpio est de na da necessariamente parmetros consagrao moralidade subordinada

estrita

identificao

com

princpio

da

tico-jurdicos constitucional

administrativa.

postulado

fundamental, que rege a atuao do Poder Pblico, confere substncia e d expresso a uma pauta de valores ticos sobre os quais se funda a ordem positiva do Estado." (ADI 2.661-MC, Rel. Min. Celso de

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 46

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


Mello, julgamento em 5-6-02, Plenrio, DJ de 23-8-02)

Portanto, tais princpios NO carecem de densidade normativa, ou seja, possuem carga normativa para serem aplicveis. Gabarito: Errado.

46. (AUXILIAR DE TRNSITO DETRAN/DF CESPE/2009) A administrao pblica regida pelo princpio da autotutela, segundo o qual o administrador pblico est obrigado a denunciar os atos administrativos ilegais ao Poder Judicirio e ao Ministrio Pblico. Comentrio: O princpio da autotutela permite Administrao Pblica realizar o controle de seus prprios atos, anulando os ilegais e revogando os inoportunos e inconvenientes. Assim, no por fora do princpio da autotutela que est o administrador pblico obrigado a denunciar os atos administrativos ilegais ao Poder Judicirio e ao Ministrio Pblicos, mas sim por seu dever de lealdade, honestidade e boa-f, ou seja, de probidade. Outro equvoco que se pode apontar que o Judicirio inerte e, diante de ilegalidade, no teria o administrador pblico como representar para o Judicirio, salvo, o controle do ato administrativo, por fora de violao legalidade, for exercido pelo particular, por meio de ao popular, por exemplo. Gabarito: Errado.

47. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STM CESPE/2011) A possibilidade de se revogar atos

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 47

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 administrativos cujos efeitos j se exauriram decorrncia lgica do princpio da autotutela. Comentrio: A possibilidade de revogar atos administrativos decorrncia do princpio da autotutela. Todavia, no se pode revogar ato que j exauriu seus efeitos. Por exemplo, se o servidor gozou suas frias, no mais possvel revog-la. Gabarito: Errado.

48. (ADVOGADO DA UNIO AGU CESPE/2009) Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas. Comentrio: O Supremo Tribunal Federal tem entendimento no sentido de que a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, para cargos comissionados ou funes de confiana, ou, ainda, de funo gratificada, constitui-se em nepotismo, situao violadora dos princpios da impessoalidade, moralidade e eficincia. Ressalte-se, ademais, que a Suprema Corte entende que a vedao se estende ao denominado nepotismo cruzado, ou
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 48

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 seja, a nomeao de parentes de outra autoridade para ocupar cargos comissionados ou funes de confiana a fim de que esta venha nomear, de igual forma, parentes daquele na tentativa de fugir a tal controle. Por exemplo, imaginemos um Ministro de um Tribunal Superior nomeando como assessores filhos de um Deputado Federal. E, este, por sua vez, tenha nomeado para cargo comissionado em seu gabinete, filhos do referido Ministro. Essa situao configura o nepotismo cruzado, tambm vedada, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal. Esse entendimento foi consagrado no julgamento proferido pelo Supremo Tribunal Federal na ADC 12, da relatoria do Min. Carlos Brito, no qual se formulara pedido de declarao de constitucionalidade da Resoluo n 7/2005, do Conselho Nacional de Justia, conforme veiculado no Informativo 516, assim sintetizado:
(...) O Tribunal julgou procedente pedido formulado em ao declaratria de constitucionalidade proposta pela Associao dos Magistrados do da Brasil AMB para declarar do a

constitucionalidade

Resoluo

7/2005,

Conselho

Nacional de Justia CNJ que veda o exerccio de cargos, empregos e funes por parentes, cnjuges e companheiros de magistrados e de servidores investidos em cargos de direo e assessoramento, no mbito do Poder Judicirio , e emprestar interpretao conforme a Constituio a fim de deduzir a funo de chefia do substantivo direo,

constante dos incisos II, III, IV e V do art. 2 da aludida norma. (...) No mrito, entendeu-se que a Resoluo 7/2005 est em sintonia com os princpios constantes do art. 37, em especial os da impessoalidade, da eficincia, da igualdade e da moralidade, que so dotados de eficcia imediata, no havendo que se falar em ofensa liberdade de nomeao e exonerao dos cargos em

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 49

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


comisso e funes de confiana, visto que as

restries por ela impostas so as mesmas previstas na CF, as quais, extradas dos citados princpios, vedam a prtica do nepotismo. (...)

A Resoluo n 07 do CNJ estabeleceu como sendo nepotismo as seguintes prticas:


a) o exerccio de cargo comissionado ou de funo gratificada por cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau; b) o exerccio de cargos em comisso, ou de funes gratificadas, por cnjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, de dois ou mais magistrados, ou de servidores investidos em cargos de direo ou de assessoramento, em circunstncias que caracterizem ajuste para burlar a regra da vedao do nepotismo, mediante reciprocidade nas nomeaes ou designaes (nepotismo cruzado); c) o exerccio de cargo em comisso ou de funo gratificada por cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, de qualquer servidor investido em cargo de direo ou de assessoramento; d) a contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, dos respectivos membros ou juzes vinculados, bem como de qualquer servidor investido em cargo de direo ou de assessoramento; e) a contratao, em casos excepcionais de dispensa ou inexigibilidade de licitao, de pessoa jurdica da qual sejam

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 50

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


scios cnjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive, dos respectivos membros ou juzes vinculados, ou servidor investido em cargo de direo e de assessoramento.

No entanto, conforme a resoluo do CNJ, fica excepcionada da regra da vedao ao nepotismo as nomeaes ou designaes de servidores ocupantes de cargo de provimento efetivo das carreiras judicirias, admitidos por concurso pblico, observada a compatibilidade do grau de escolaridade do cargo de origem, ou a compatibilidade da atividade que lhe seja afeta e a complexidade inerente ao cargo em comisso a ser exercido, alm da qualificao profissional do servidor, vedada, em qualquer caso, a nomeao ou designao para servir subordinado ao magistrado ou servidor determinante da incompatibilidade. No caso de contratao temporria, a vedao no se aplica quando a contratao houver sido precedida de regular processo seletivo, em cumprimento de preceito legal. Por fim, devemos observar que, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal, essas vedaes se aplicam no s ao Judicirio, mas ao Executivo e Legislativo, conforme smula vinculante n 13, assim expressa:
SMULA VINCULANTE n 13 - A nomeao de cnjuge, companheiro, ou parente, em linha reta, colateral ou por afinidade, at o 3 grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica, investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana, ou, ainda, de funo gratificada na Administrao Pblica direta e indireta, em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 51

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

Por fim, de se observar que referida vedao no se aplica para os chamados cargos de natureza especial, preenchidos por agentes polticos, no estando, portanto, submetidos vedao estabelecida pelo STF acerca do nepotismo, conforme entendimento veiculado no Informativo n 516 ao julgar a ADC 12. Assim, atendidos aos requisitos legais, pode, por exemplo, Governador nomear para ocupar cargo de natureza poltica, ou seja, Secretrio de Estado, seu parente. No poder ser nomeado para cargo comissionado ou funo de confiana, entendendo o STF, no entanto, que essa vedao no se aplica aos cargos ocupados por agentes polticos. Gabarito: Certo.

49. (TCNICO JUDICIRIO TRE/ES CESPE/2011) Contraria o princpio da moralidade o servidor pblico que nomeie o seu sobrinho para um cargo em comisso subordinado. Comentrio: Ento, a questo sabermos a linha consangunea, reta e colateral, e por afinidade. Vejamos:
(Consangunea)

parental,

(Afinidade)

(reta)

2 grau

(colateral)

Avs
1 grau
1 grau

3 grau

Sogros
2 grau

Pais
2 grau

Tios
4 grau

Cunhados

Voc

Irmo

Primos

Netos

sobrinho

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 52

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


1 grau (descendente)

3 grau

Desse modo, voc servidor, acaso esteja exercendo um cargo comissionado e nomeie seu sobrinho para exercer outro cargo comissionado em subordinao a voc estar cometendo o nepotismo. Gabarito: Certo.

50. (ADVOGADO DA UNIO AGU CESPE/2009) Considere que Plato, governador de estado da Federao, tenha nomeado seu irmo, Aristteles, que possui formao superior na rea de engenharia, para o cargo de secretrio de estado de obras. Pressupondo-se que Aristteles atenda a todos os requisitos legais para a referida nomeao, concluise que esta no vai de encontro ao posicionamento adotado em recente julgado do STF. Comentrio: Ento, percebeu! Acabei de dizer isso. Para o Supremo Tribunal Federal a vedao ao nepotismo no se aplica quando temos dois cargos polticos e uma autoridade nomeia para ocupar outro cargo de igual natureza, um parente seu.
INFORMATIVO N 537 TTULO: Nepotismo e Conselheiro de Tribunal de Contas 1 PROCESSO: Rcl - 6702 ARTIGO Por vislumbrar ofensa Smula Vinculante 13 (A nomeao de cnjuge, companheiro, ou parente, em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 53

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na Administrao Pblica direta e indireta, em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal.), o Tribunal deu provimento a agravo regimental interposto contra deciso que indeferira pedido de liminar em reclamao ajuizada contra deciso de 1 grau que, no bojo de ao popular movida pelo reclamante, mantivera a posse do irmo do Governador do Estado do Paran no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas local, para o qual fora por este nomeado. Asseverou-se, de incio, que o caso sob exame apresentaria nuances que o distinguiriam da situao tratada no julgamento do RE 579951/RN (DJE de 24.10.2008), na qual se declarara que a prtica do nepotismo no mbito dos trs Poderes da Repblica afronta Lei Maior, e, ressaltando-se a diferena entre cargo estritamente administrativo e cargo poltico, reputara-se nulo o ato de nomeao de um motorista e hgido o do Secretrio Municipal de Sade, no apenas por se tratar de um agente poltico, mas por no ter ficado evidenciada a prtica do nepotismo cruzado, nem a hiptese de fraude lei. Esclareceu-se, no ponto, que, em 24.6.2008, o Presidente do Tribunal de Contas daquela unidade federada encaminhara ofcio ao Presidente da Assemblia Legislativa, informando a vacncia de cargo de Conselheiro, em decorrncia de aposentadoria, a fim de que se fizesse a seleo de um novo nome, nos termos dos artigos 54, XIX, a e 77, 2, da Constituio estadual. O expediente fora lido em sesso no mesmo dia em que recebido, mas protocolizado no dia subseqente. Neste dia, a Comisso Executiva da Assemblia Legislativa editara o Ato 675/2008, abrindo o prazo de 5 dias para as inscries de candidatos ao aludido cargo vago, alm de estabelecer novas regras para o procedimento de escolha e indicao da Casa, em

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 54

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


especial para transformar a votao de secreta em nominal, segundo uma nica discusso. Destacou-se que tal ato fora publicado em jornal no Dirio da Assemblia somente em 9.7.2008, e que, no mesmo dia, em Sesso Especial Plenria, os Deputados Estaduais integrantes da Assemblia Legislativa elegeram o irmo do Governador para ocupar o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas, tendo o Governador, no dia 10.7.2008, assinado o Decreto 3.041, que aposentou o anterior ocupante do cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas estadual, o Decreto 3.042, que exonerou o irmo do cargo de Secretrio do Estado da Educao, e o Decreto 3.044, que o nomeou para exercer o mencionado cargo de Conselheiro. Rcl 6702 AgR-MC/PR, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 4.3.2009. (Rcl-6702)

Gabarito: Certo

51. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANAC CESPE/2009) O princpio da razoabilidade impe administrao pblica a adequao entre meios e fins, no permitindo a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. Comentrio: Os princpios da razoabilidade e proporcionalidade no esto expressos no texto Constitucional, porm deve toda conduta administrativa ser pautada por eles, de modo que haja adequao, coerncia entre os meios e os fins. Com efeito, a razoabilidade d a ideia de equilbrio, de adequao e necessidade da conduta administrativa, equilbrios entre os meios e os fins. J a proporcionalidade, que considerada por boa parte da doutrina um aspecto da razoabilidade, refere-se a proibio do excesso, ou seja, no podendo haver imposio de

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 55

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 obrigao, restrio ou sano em medida superior quela que corresponda ao atendimento ao interesse pblico. Nesse sentido dispe o art. 2, pargrafo nico, inciso VI, da Lei n 9.784/99 que:
VI adequao entre meios e fins, vedada a

imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico.

Gabarito: Certo.

52. (JUIZ TJ/PB CESPE/2011) De acordo com o STF, atende razoabilidade e aos princpios previstos no art. 37, caput, da CF norma estadual que determine a obrigatoriedade de o custo da publicidade constar dos comunicados oficiais. Comentrio: Segundo o STF no razovel, proporcional, exigir que o custo da publicidade conste dos comunicados oficiais, conforme o seguinte:
INFORMATIVO N 342 TTULO: Publicidade de Atos do Poder Executivo 2 PROCESSO: ADI - 2472 ARTIGO Prosseguindo, o Min. Maurcio Corra tambm julgou procedente o pedido quanto ao art. 2 da Lei 11.601/2001, por considerar que a exigncia nele contida seria desarrazoada e desproporcional, sobretudo por obrigar apenas um dos Poderes, impondo mais custos ao errio e ofendendo, em conseqncia, o princpio da economicidade previsto no caput do art. 37 - "Art. 2 - Nos

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 56

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


jornais, comunicados, avulsos, nota, informativos e demais publicidade dos atos do Poder Executivo Estadual, dever constar, na prpria pea ou jornal publicitrio, o custo para os cofres pblicos da veiculao e publicao. 1 - Quando se tratar de jornais ou anncios avulsos, dever, tambm, constar a tiragem. 2 - Quando a publicidade for veiculada pela imprensa falada, televisionada e pela Internet, dever igualmente, ao final, ser informado o custo da mesma para os cofres pblicos do Estado.". ADI 2472/RS, rel. Min. Maurcio Corra, 1.4.2004.(ADI2472)

Gabarito: Errado.

53. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STM CESPE/2011) O princpio da razoabilidade refere-se obrigatoriedade da administrao pblica em divulgar a fundamentao de suas decises por meio de procedimento especfico. Comentrio: A obrigatoriedade de a Administrao divulgar a fundamentao de suas decises decorre do princpio da motivao que inerente ao princpio da transparncia, ou seja, da publicidade. Gabarito: Errado.

isso a, carssimos. Por hoje s. Vamos que vamos, pois o sinal verde foi dado, daqui a pouco teremos o edital na praa. Bons estudos e fiquem com Deus. Prof. Edson Marques
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 57

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

QUESTES SELECIONADAS
1. (PERITO MDICO INSS CESPE/2010) O sistema administrativo ampara-se, basicamente, nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o particular e da indisponibilidade do interesse pblico pela administrao. 2. (AUXILIAR DE PROCURADORIA PGE/PA CESPE/2007) A doutrina aponta como princpios do regime jurdico administrativo a supremacia do interesse pblico sobre o privado e a indisponibilidade do interesse pblico.

3. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STM CESPE/2011) Em situaes em que a administrao participa da economia, na qualidade de Estado-empresrio, explorando atividade econmica em um mercado concorrencial, manifesta-se a preponderncia do princpio da supremacia do interesse pblico. 4. (JUIZ TJ/PB CESPE/2011) De acordo com precedente histrico do STF, possvel, sem ofensa ao princpio da indisponibilidade do interesse pblico, a Unio firmar compromisso arbitral, mesmo em situao excepcional, desde que relativamente a direitos patrimoniais do Estado. 5. (PROMOTOR MPE/AM - CESPE/2007) Explcita ou implicitamente, os princpios do direito administrativo que informam a atividade da administrao pblica devem ser extrados da CF. 6. (PROMOTOR MPE/AM CESPE/2007) Os princpios que regem a atividade da administrao pblica e que esto expressamente

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 58

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 previstos na CF so os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. 7. (TCNICO CIENTFICO BASA CESPE/2010) Os princpios da moralidade, da legalidade, da publicidade, da eficincia e da impessoalidade, estipulados pelo texto constitucional, somente se aplicam legislao administrativa referente administrao pblica no mbito federal, com desdobramentos na administrao direta, na indireta e na fundacional. 8. (TCNICO JUDICIRIO TRE/ES CESPE/2011) Os princpios elencados na Constituio Federal, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, aplicam-se administrao pblica direta, autrquica e fundacional, mas no s empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica. 9. (PROMOTOR MPE/AM CESPE/2007) A lei que trata dos processos administrativos no mbito federal previu outros princpios norteadores da administrao pblica. Tal previso extrapolou o mbito constitucional, o que gerou a inconstitucionalidade da referida norma. 10. (ESCRIVO DE POLCIA PC/ES CESPE/2011) Os princpios que informam o processo administrativo so os mesmos que informam o processo judicial, aplicando-se, com a mesma intensidade, em um e outro processo. 11. (PROMOTOR MPE/AM CESPE/2007) O princpio da legalidade no mbito da administrao pblica identifica-se com a formulao genrica, fundada em ideais liberais, segundo a qual ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. 12. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/MT CESPE/2010) A atuao administrativa dos integrantes do setor pblico deve ser pautada pela existncia de uma permisso legal. Assim sendo, o princpio explicitado na CF hierarquicamente definido
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 59

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 como mais importante o da legalidade, pois um princpio norteador das aes pblicas. 13. (SECRETRIO EXECUTIVO FUB CESPE/2011) Tanto na administrao pblica quanto na particular, o administrador, para que rgo pblico ou a empresa alcance os objetivos pretendidos, goza de liberdade para fazer o que for necessrio, desde que a lei no proba. 14. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJ/ES CESPE/2011) O princpio da legalidade est relacionado ao fato de o gestor pblico agir somente de acordo com a lei. 15. (JUIZ TJ/PB CESPE/2011) Conforme deciso do STF, prescindvel a edio de lei que fixe a idade limite para o ingresso nas foras armadas, de modo que no ofende o princpio da legalidade norma, nesse sentido, estipulada somente em edital de concurso da administrao pblica. 16. (JUIZ TJ/PB CESPE/2011) Ainda que muito discutido na doutrina brasileira, o princpio da proteo confiana legtima do administrado no adotado pelo STF, que privilegia o princpio da legalidade. 17. (JUIZ TJ/PB CESPE/2011) Consoante a jurisprudncia do STF, possvel a arguio do princpio da isonomia como fundamento de pedido de servidor pblico, pretendendo benefcio ilegalmente concedido a outros servidores. 18. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/MT CESPE/2010) O princpio da finalidade, explicitado no art. 37 da CF, define que, se o gestor pblico praticar atos fora dos fins expressa ou implicitamente contidos na regra de competncia, praticar desvio de finalidade. E se tal ato atentar contra os princpios da administrao pblica ao visar fim proibido em lei ou demais normas, constituir ato de improbidade administrativa.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 60

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 19. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/MT CESPE/2010) Entendendo que Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza (CF, art. 5, caput), determinado rgo pblico, responsvel pela fiscalizao de tributos, estar adequadamente respaldado pelo princpio da impessoalidade ao instituir fila nica aos atendimentos comunidade, no dando diferenciao de atendimento aos cadeirantes, gestantes, idosos etc. 20. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANATEL CESPE/2009) O presidente de um tribunal de justia estadual tem disponvel no oramento do tribunal a quantia de R$ 2.000.000,00 para pagamento de verbas atrasadas dos juzes de direito e desembargadores. Cada juiz e desembargador faz jus, em mdia, a R$ 130.000,00. Ocorre que o presidente da Corte determinou, por portaria publicada no Dirio Oficial, o pagamento das verbas apenas aos desembargadores, devendo os juzes de direito aguardar nova disponibilizao de verba oramentria para o pagamento do que lhes devido. O presidente fundamentou sua deciso de pagamento inicial em razo de os desembargadores estarem em nvel hierrquico superior ao dos juzes. Irresignados, alguns juzes pretendem ingressar com ao popular contra o ato que determinou o pagamento das verbas aos desembargadores. Considerando a situao hipottica acima apresentada, julgue: A deciso do presidente do tribunal de justia violou o princpio da impessoalidade, na medida em que esse princpio objetiva a igualdade de tratamento que o administrador deve dispensar aos administrados que se encontrarem em idntica situao jurdica. 21. (AUDITOR DE CONTAS SECONT/ES CESPE/2009) Como decorrncia do princpio da impessoalidade, a CF probe a presena de nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas de rgos pblicos. 22. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANAC CESPE/2009) A insero de nome, smbolo ou imagem de autoridades ou servidores pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios ou

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 61

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 campanhas de rgos pblicos fere o princpio da impessoalidade da administrao pblica. 23. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRT 17 REGIO CESPE/2009) As sociedades de economia mista e as empresas pblicas que prestam servios pblicos esto sujeitas ao princpio da publicidade tanto quanto os rgos que compem a administrao direta, razo pela qual vedado, nas suas campanhas publicitrias, mencionar nomes e veicular smbolos ou imagens que possam caracterizar promoo pessoal de autoridade ou servidor dessas entidades. 24. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJ/ES CESPE/2011) O princpio da impessoalidade trata da incapacidade da administrao pblica em ofertar servios pblicos a todos os cidados. 25. (PERITO PAPILOSCPICO PC/ES CESPE/2011) O concurso pblico para ingresso em cargo ou emprego pblico um exemplo de aplicao do princpio da impessoalidade. 26. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANATEL CESPE/2009) Governadores de estado devem obrigatoriamente observar o princpio da moralidade pblica na prtica de atos discricionrios. 27. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/MT CESPE/2010) Se determinado ato administrativo for analisado e categorizado como ilegal e imoral, haver redundncia nessa categorizao, pois, de acordo com os princpios constitucionais, todo ato imoral necessariamente um ato ilegal, sujeito ao controle do Poder Judicirio. 28. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRE/MA CESPE/2009) O princpio da moralidade administrativa, por possuir relao com o princpio da legalidade, impe que um ato, para ser legal, isto , esteja em conformidade com a lei, precisa ser necessariamente moral.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 62

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 29. (PROCURADOR DE ESTADO PGE/PE CESPE/2009) O princpio da boa-f est previsto expressamente na CF e, em seu aspecto subjetivo, corresponde conduta leal e honesta do administrado. 30. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANATEL CESPE/2009) O presidente de um tribunal de justia estadual tem disponvel no oramento do tribunal a quantia de R$ 2.000.000,00 para pagamento de verbas atrasadas dos juzes de direito e desembargadores. Cada juiz e desembargador faz jus, em mdia, a R$ 130.000,00. Ocorre que o presidente da Corte determinou, por portaria publicada no Dirio Oficial, o pagamento das verbas apenas aos desembargadores, devendo os juzes de direito aguardar nova disponibilizao de verba oramentria para o pagamento do que lhes devido. O presidente fundamentou sua deciso de pagamento inicial em razo de os desembargadores estarem em nvel hierrquico superior ao dos juzes. Irresignados, alguns juzes pretendem ingressar com ao popular contra o ato que determinou o pagamento das verbas aos desembargadores. Considerando a situao hipottica acima apresentada, julgue: Respeitado o princpio da publicidade, uma vez que a deciso do presidente que determinou o pagamento aos desembargadores foi publicada mediante portaria no Dirio Oficial, correto afirmar que, em consequncia, os princpios da moralidade e legalidade no foram violados. 31. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2007) A probidade administrativa um aspecto da moralidade administrativa que recebeu da Constituio Federal brasileira um tratamento prprio. 32. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2007) A declarao de sigilo dos atos administrativos, sob a invocao do argumento da segurana nacional, privilgio indevido para a prtica de um ato administrativo, pois o princpio da publicidade administrativa exige a transparncia absoluta dos atos, para possibilitar o seu controle de legalidade.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 63

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 33. (TCNICO EM COMUNICAES DPU CESPE/2010) O princpio da publicidade se verifica sob o aspecto da divulgao externa dos atos da administrao, no propiciando o conhecimento da conduta interna dos agentes pblicos. 34. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/BA CESPE/2010) As organizaes privadas podem deixar de fornecer, por exemplo, determinados dados financeiros, para resguardar as suas estratgicas. Em contrapartida, na gesto pblica, a transparncia das aes e decises deve existir, salvo quando houver questes que envolvam segurana nacional ou demais excees respaldadas na CF. 35. (JUIZ FEDERAL TRF 2 REGIO CESPE/2009) De acordo com o princpio da publicidade, os atos administrativos devem ser publicados necessariamente no Dirio Oficial, no tendo validade a mera publicao em boletins internos das reparties pblicas. 36. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRE/MA CESPE/2009) O princpio da publicidade um requisito formal dos atos administrativos, contratos e procedimentos, pois apenas a partir da publicao por instrumentos oficiais de divulgao, a exemplo dos dirios oficiais, que tais aes tornam-se transparentes e efetivas. 37. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRE/MA CESPE/2009) Diferentemente do princpio da legalidade, o princpio da publicidade possui excees, quando se refere, por exemplo, intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas. 38. (PROCURADOR DE ESTADO PGE/PB CESPE/2008 adaptada) O princpio da eficincia, introduzido expressamente na Constituio Federal (CF) na denominada Reforma Administrativa, traduz a idia de uma administrao gerencial: 39. (AGENTE DE POLCIA PC/PB CESPE/2009) O princpio da eficincia na administrao pblica foi inserido no caput do art. 37 da CF apenas com a edio da Emenda Constitucional n. 19/1998.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 64

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 Entretanto, mesmo antes disso, j era considerado pela doutrina e pela jurisprudncia ptria como um princpio implcito no texto constitucional. Assim, a transparncia dos atos administrativos um importante aspecto do princpio da eficincia, na medida em que cobe a prtica de atos que visam satisfao de interesses pessoais. 40. (JUIZ FEDERAL TRF 2 REGIO CESPE/2009) De acordo com um modelo de administrao gerencial, no setor das atividades exclusivas e de servios competitivos ou no exclusivos, o foco a nfase no controle prvio da atividade, de forma a no permitir condutas no previstas em lei. 41. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/BA CESPE/2010) O paradigma que apresenta o cliente como foco da qualidade depara-se com a subjetividade de conceitos, como os da rapidez, confiabilidade, preciso e validade, alm das peculiaridades desses conceitos quando entendidos sob a tica de cada indivduo. Assim, o encantamento do cliente - que no setor privado j um desafio rduo e contnuo se compreendido no contexto financeiro muito mais complexo vem a ser quando se d no contexto do lucro social, foco das organizaes do setor pblico. 42. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/BA CESPE/2010) A busca da excelncia, considerada, no setor privado, uma prerrogativa para sobrevivncia em um contexto competitivo, nos servios pblicos no se aplica, pois o cliente no tem a possibilidade de escolher outros fornecedores de servios pblicos. 43. (PERITO PAPILOSCPICO PC/ES CESPE/2011) O princpio da eficincia no est expresso no texto constitucional, mas aplicvel a toda atividade da administrao pblica. 44. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STM CESPE/2011) Uma das manifestaes do princpio da eficincia est nas rotinas de controle de resultados a que se submete o poder executivo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 65

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 45. (PROMOTOR MPE/AM CESPE/2007) Os princpios da moralidade e da eficincia da administrao pblica, por serem dotados de alta carga de abstrao, carecem de densidade normativa. Assim, tais princpios devem ser aplicados na estrita identificao com o princpio da legalidade. 46. (AUXILIAR DE TRNSITO DETRAN/DF CESPE/2009) A administrao pblica regida pelo princpio da autotutela, segundo o qual o administrador pblico est obrigado a denunciar os atos administrativos ilegais ao Poder Judicirio e ao Ministrio Pblico. 47. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STM CESPE/2011) A possibilidade de se revogar atos administrativos cujos efeitos j se exauriram decorrncia lgica do princpio da autotutela. 48. (ADVOGADO DA UNIO AGU CESPE/2009) Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas. 49. (TCNICO JUDICIRIO TRE/ES CESPE/2011) Contraria o princpio da moralidade o servidor pblico que nomeie o seu sobrinho para um cargo em comisso subordinado. 50. (ADVOGADO DA UNIO AGU CESPE/2009) Considere que Plato, governador de estado da Federao, tenha nomeado seu irmo, Aristteles, que possui formao superior na rea de engenharia, para o cargo de secretrio de estado de obras. Pressupondo-se que Aristteles atenda a todos os requisitos legais

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 66

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 para a referida nomeao, conclui-se que esta no vai de encontro ao posicionamento adotado em recente julgado do STF. 51. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANAC CESPE/2009) O princpio da razoabilidade impe administrao pblica a adequao entre meios e fins, no permitindo a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. 52. (JUIZ TJ/PB CESPE/2011) De acordo com o STF, atende razoabilidade e aos princpios previstos no art. 37, caput, da CF norma estadual que determine a obrigatoriedade de o custo da publicidade constar dos comunicados oficiais. 53. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STM CESPE/2011) O princpio da razoabilidade refere-se obrigatoriedade da administrao pblica em divulgar a fundamentao de suas decises por meio de procedimento especfico.
GABARITO: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 C C E C C E E E E E 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 E E E C C E E E E C 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 C C C E C C C E E E 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 C E E C E E C C C E 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 C E E C E E E C C C 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 C E E --------

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 67

S-ar putea să vă placă și