Sunteți pe pagina 1din 3

Mac Os X Segurana

Liberdade no apenas uma forma diferente de se dizer 'no h mais nada a perder'. Uma forte segurana garante sua habilidade de conduzir seus negcios sem restries. O Mac OS X dispe dos mais altos nveis de segurana atravs da adoo do que h de mais moderno no mercado, desenvolvimento livre de software e expanso da arquitetura das decises. Combinando um design inteligente que previne a disseminao dos vrus e spywares que infestam os PCs de hoje e dia. A segurana para usurios em geral do Macintosh nunca foi um grande problema. A relao conservadora que a Apple estabelece com o fator segurana protege seu Mac de ataques em redes privadas e pblicas, como a Internet. Todas as portas de comunicao so fechadas e todos os servios bsicos compartilhamento de arquivos pessoais, compartilhamento de arquivos do Windows, compartilhamento pessoal da Internet, login remoto, acesso FTP, eventos remotos Apple e compartilhamento de impressoras so desligados automaticamente. A conta de administrador do Mac OS X, diferentemente da conta de administrador do Windows, desabilita o acesso s funes principais do sistema operacional. Muitas pessoas acreditam que PCs com base Windows so inutilizveis ao menos que utilizem a conta de administrador, o que expe os PCs ao ataque. Em contrapartida, a configurao padro do Mac OS X protege contra caracteres obscuros que podem facilmente controlar o sistema Proteo pelo design. A segurana nunca foi a considerao mais importante no momento de escolher uma plataforma de computador. Seja um usurio local com uma conexo banda larga Internet, um profissional com um computador porttil ou um gerente de TI com milhares de sistemas em rede, voc precisa proteger a confidencialidade das informaes e a integridade de seus computadores. A Apple est trabalhando para garantir que seu Mac esteja protegido e seguro por meio da implementao de uma estratgia de segurana fundamental ao design do Mac OS X. Configuraes padro de segurana. Quando voc tira seu Mac da caixa, ele est configurado para ser seguro na Internet; portanto, voc no tem que ser um especialista em segurana para configurar seu sistema. Arquitetura de segurana moderna. O Mac OS X inclui tecnologias modernas e baseadas em padres que permitem aos desenvolvedores Apple e de outras empresas a construo de softwares seguros para o Mac. Essas tecnologias suportam todos os aspectos do sistema, dos dados e da segurana de rede necessrios para os aplicativos atuais. Aplicativos inovadores de segurana. O Mac OS X inclui recursos que eliminam a preocupao de usar um computador. O FileVault protege seus documentos usando codificao consistente, um cliente VPN integrado fornece-lhe acesso seguro s redes pela Internet e um firewall potente protege sua rede local.

Base de cdigo aberto. Usar a metodologia de cdigo aberto faz do Mac OS X um sistema operacional mais robusto e seguro, visto que seus componentes principais foram sujeitos a uma reviso minuciosa por dcadas. Os problemas podem ser imediatamente identificados e consertados pela Apple e pela grande comunidade de cdigo aberto. Resposta rpida. Devido grande importncia da segurana do seu sistema, a Apple responde rapidamente a fim de fornecer correes e atualizaes. A Apple trabalha com padres mundiais, incluindo o CERT (Computer Emergency Response Team), para notificar os usurios quanto a ameaas em potencial. Assim que as vulnerabilidades so descobertas, a ferramenta integrada Software Update notifica os usurios automaticamente sobre as atualizaes de segurana, as quais so disponibilizadas para fcil download e instalao.

H trs tipos de contas de usurio no Mac OS X:


Usurio (User). A conta de usurio a menos privilegiada no sistema Mac OS X. O usurio pode modificar configuraes apenas para sua conta e no pode afetar o sistema todo. Considera-se uma boa prtica de segurana manter todos os usurios operando neste nvel de permisses. Se mais privilgios forem necessrios para instalar o software ou modificar as configuraes de sistema, um administrador pode ser autenticado quando necessrio. Administrador (Admin). O Mac OS X estabelece uma conta de usurio administrador quando o sistema instalado pela primeira vez. O usurio administrador pode realizar a maioria das operaes normalmente associadas ao usurio raiz. O usurio administrador apenas no pode adicionar, modificar ou excluir arquivos no domnio do sistema. No entanto, um administrador pode usar os aplicativos Installer ou Software Update para este propsito. Para proteo adicional, as configuraes que afetam o sistema so bloqueadas e podem ser alteradas apenas por um administrador. Raiz (Root). O Mac OS X define um superusurio, chamado raiz, que tem permisses totais para acessar todos os arquivos no sistema, isto , o usurio raiz pode executar qualquer arquivo que tenha quaisquer de suas permisses de execuo ativadas e pode acessar, ler, alterar ou excluir quaisquer arquivos e diretrios. Diferente dos sistemas UNIX tradicionais, o Mac OS X desabilita, por padro, essa poderosa conta. Esta abordagem previne contra vrus ou evita que usurios desautorizados realizem alteraes nocivas ao sistema operacional. Firewall Pessoal Todo o lixo eletrnico que recebemos hoje em dia enviado de caixas de emails pessoais, normalmente de um computador com plataforma Windows. Piratas virtuais procuram mquinas fceis de comprometer. O Tiger tem um firewall interno que protege o seu computador de acessos no autorizados monitorando todo o trfego de rede. Quando voc habilita o firewall pessoal no Mac OS X, toda conexo que chega negada exceto aquelas que voc permitiu. E agora, agindo de forma discreta, seu Mac nem ao menos saber da existncia de pessoas procurando por mquinas para atacar Padres de Segurana de Rede Para esse esforo, o Darwin, a fundao de cdigo-aberto do Mac OS X, coloca a base para a segurana que voc exige no ambiente de hoje. O Darwin oferece Kerberos, Secure Shell (OpenSSH), uma estrutura para transaes seguras da Web

(OpenSSL), Wi-Fi Protected Access (WPA) com dados encriptados para redes sem fio e L2TP Virtual Private Network (VPN) para o acesso remoto seguro s redes de incorporao. Segurana fsica A segurana comea com o seu hardware. Para proteger o sistema contra roubo, todos os computadores Apple tm slots internos para inserir travas Kensington. Alm disso, o gabinete do Power Mac G5 tem um mecanismo de bloqueio integrado trava do painel lateral, mantendo os importantes componentes internos seguros contra roubo e falsificao. Certificados digitais O uso de certificados digitais permite que o Mac OS X suporte comunicaes seguras. Semelhante apresentao da carteira de habilitao, o certificado digital habilita estes importantes servios de segurana: Autenticao. Os certificados digitais garantem a identidade do autor ou do assinante. Integridade dos dados. Os certificados digitais asseguram que as mensagens no foram mudadas ou alteradas, seja maliciosa ou acidentalmente. Codificao. Os certificados digitais podem codificar mensagens para ajudar a proteger informaes confidenciais ou pessoais. Sem recusa. Os certificados digitais permitem que o destinatrio verifique a identidade do assinante ligado mensagem especfica, semelhante assinatura das testemunhas em um documento. Mac OS X: O Poder da UNIX, a Simplicidade da Macintosh Os recursos de segurana do Mac OS X oferecem solues para proteo de dados em todos os nveis do sistema operacional aos aplicativos de rede tais como a Internet. Quer voc esteja conectado a uma rede com fio quer a uma rede sem fio e porttil, o seu Mac totalmente seguro. Alm disso, o Mac OS X Tiger oferece mais de 200 novos recursos inovadores, incluindo o Spotlight, uma tecnologia de busca de desktop que encontra qualquer coisa em seu computador instantaneamente; o Automator, para uma fcil automatizao de tarefas complexas ou repetitivas; e o Dashboard, que oferece acessrios de desktop que aparecem instantanemante em sua tela ao toque de uma tecla.

Fontes: http://www.apple.com/br/macosx/features/security/ e images.apple.com/br/macosx/features/security/pdf/Mac_OS_X_Security_TB_prt.pdf

S-ar putea să vă placă și