Sunteți pe pagina 1din 7

O JEITO DISNEY DE ENCANTAR OS CLIENTES

INTRODUO
Esta palestra, detalha as iniciativas por trs de toda a magia e mostra quais so os diferenciais da Disney, por meio dos mtodos criativos e das prticas inovadoras, que se tornaram referncia para todas as empresas que buscam a satisfao de seus clientes, conhecemos tambm os fundamentos ainda atuais de Walt Disney para o sucesso e para nunca deixar de crescer e acreditar.

VISO DE LIDERANA DO FUNDADOR


Hoje, conhecemos o que Walt Disney e toda sua famlia tm muito a ensinar a mim e a qualquer profissional ou empresa que deseje crescer em seu campo de atuao, procuro estar sempre em busca dos ensinamentos como este do pai de Mickey Mouse e de seus sucessores dentro da gigante organizao que ele criou. O palestrante, nos revela quais so os segredos da empresa de Walt para encantar seus clientes e, consequentemente, traz lies preciosas para mim que tambm necessito encantar aqueles que compram os produtos e/ou servios, seja qual for a sua rea de atuao. E entre as grandes lies que aprendemos com essa palestra, que eu garanto, que so muitas, possvel destacar aquela que orienta todo o trabalho da companhia, o ciclo de atendimento de qualidade, que pode e deve ser implementado em qualquer empresa que tem por finalidade encantar e cativar seus clientes tambm.

CLIENTES PARA A VIDA TODA


Encantar o lema do maior parque de diverses do mundo, a Disneylndia. Quem ainda no conhece, sonha com o grande dia em que ver pessoalmente o rato mais famoso do mundo, Mickey Mouse. Quem j foi, garante que voltar. Mas o que a tal Disney tem de to especial que atrai gente do mundo inteiro, desde crianas at os idosos? A resposta simples: tudo Cliente encantado cliente fiel. E fidelizao garante a volta. No caso da organizao educacional, a rematrcula. Porm, parece que ainda no entrou na cabea dos gestores de escolas, sejam elas pblicas ou privadas, que, para fazer esse encantamento, preciso muito mais atitude e criatividade do que dinheiro. O palestrante David Lederman, nos leva um pouco aos bastidores da Disney, e nos mostra algumas lies como a Disney, atravs de simples aes, encanta seus clientes. Passamos a conhecer as ideias desses empresrios, e procuramos adaptar nossa realidade, mexa um pouco aqui, um pouco ali, e descubra quantas atitudes dessa gigante do entretenimento podem fazer parte do seu repertrio. Vimos um pouco como encantamento tem muito mais a ver com o tratamento oferecido ao cliente do que com quantos reais sua escola pode gastar.

CENTRO DE PESQUISAS DE QUALIDADE DE SERVIOS


A ateno, educao e o jeito ao tratar o cliente so to fundamentais quanto eficincia e rapidez na soluo para o problema apresentado. Criatividade tambm conta muito na Disney. Por exemplo: eles precisam fazer questionrios de avaliao dos trabalhos oferecidos. Ento, a Sininho pega um computador mgico e faz todo o trabalho de pesquisa com o cliente no meio do parque, como numa gincana. Assim, ningum se incomoda. Mltiplos postos de escuta. Em algumas ocasies, algum membro do elenco ouve que um casal est em lua de mel. Imediatamente oferece um ramalhete de flores como agrado da Disney pela data especial. Tambm so lidas cartas enviadas pelos visitantes e todas as ideias so repassadas para o elenco. Dessa forma, a equipe pode opinar sobre o que pode ser feito de bom no parque. Faa pesquisas constantes com seus clientes e preste ateno aos comentrios feitos por eles. Perceba quais so as ideias que podem ajudar a sua organizao a ser um lugar melhor e coloque-as em prtica. Isso, claro, sem esquecer de dar os crditos para os donos da ideia e aos responsveis pela operacionalizao.

QUAL A IMPORTANCIA DO CLIENTE?


Todos mostram entusiasmo. Os atendentes da Disney esto sempre felizes, do ateno aos visitantes, arrumam o que deve ser arrumado, jogam o lixo no lixo, oferecem flores e percebem outras necessidades dos visitantes. O cliente o maior foco. Assim sendo, eles devem perceber quando uma famlia est tendo dificuldades num mapa, por exemplo, largar tudo o que estiverem fazendo e ajudar as pessoas a chegarem onde querem.Na escola: trabalhe por processos e no por funes. No deixe as pessoas esperando, mesmo que no seja sua obrigao atend-las. Procure fazer com que saiam da escola com suas necessidades atendidas.

PRIORIDADE A SATISFAO DO CLIENTE


A Disney foi idealizada com a finalidade de levar alegria para seus visitantes. Tudo foi pensado e organizado para isso. Quem chega para trabalhar na empresa passa por trs fases de

testes e uma semana de treinamento. Em princpio, o futuro funcionrio tem de se identificar com o local e estar apaixonado pelo trabalho. Deve querer integrar o elenco. A Disney utilizou muita doutrinao e rigidez em relao adaptao dos empregados. Ao ingressar na empresa, toda e qualquer pessoa, independente do cargo que exercer, deve assistir a um curso de orientao. Isso acontece para que a pessoa conhea toda a histria da companhia, suas tradies, filosofia e a forma com que trabalha. Aps essa primeira etapa, os novos membros da equipe passam por um rigoroso treinamento para aprenderem a linguagem a ser usada, como devem se comportar diante de determinadas situaes e como devem agir durante o show. Sim, na Disney todos fazem parte de um grande show. importante que todos saibam suas posies e para que esto sendo contratados. E uma das lies mais importantes : voc pago para sorrir e para fazer com que o passeio das famlias que visitam a Disney seja inesquecvel. Portanto, todos devem estar atentos durante todo o tempo para a alegria do cliente. Para garantir que recebam um treinamento eficaz, a Walt Disney Company montou sua prpria universidade.Depois de passar por diversos dias de treinamento, o novo contratado est pronto para atuar, mas no sozinho. Para reforar ainda mais o que aprendeu e no esquecer de nenhum detalhe, ele faz parceria com algum j experiente.

QUATRO PRINCIPAIS VALORES


Segurana; Cortesia; Eficincia; Show.

CICLO DE EXCELNCIA - LES PARA QUALIDADE DE SERVIO


- Estimular a reclamao do cliente; - Errar pode acontecer mas o mais importante corrigir o erro; - A fidelidade do cliente acentua-se aps a resoluo dos problemas; - Pessoal de linha de frente do atendimento deve ter muita cortesia.

ATITUDES ADEQUADAS PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE


- Habilidades pessoais - Habilidades para servir - Conhecimento profissional

MOMENTO TRGICO PAPA O MOMENTO MGICO


Uma criana estava na fila de autgrafos do Capito Gancho quando o ator saiu de cena. Ela chorou e uma pessoa da equipe Disney informou o ocorrido a um funcionrio de hotel, que deixou em cima da cama da criana um bilhete assinado por Peter Pan e um boneco do personagem com palavras de agrado, os quais alegraram-na. Precisamos nos inspirar nessas histrias e comear a surpreender os nossos clientes.

ENCANTAR O CLIENTE
Para realmente encantar o cliente preciso ficar atento aos detalhes. Fantstica ateno aos detalhes. Prestar ateno fisionomia das pessoas, aos seus desejos, pintura das luminrias, ao calor da comida, etc., essencial na Disney e em sua instituio. Tudo mostra entusiasmo. As esculturas, as paredes, os restaurantes e todas as pessoas que trabalham no parque esto perfeitamente alinhadas, prestando ateno aos detalhes dos objetos, lugares e visitantes. Um exemplo que, quando fizeram a pintura dos brinquedos e esculturas, foram escondidos Mickeys por todos os lados para que os visitantes se surpreendessem. Na Cultura e atitude para que de forma estruturada, pensada e planejada possamos surpreender o cliente. Precisar no precisa, mas eles fazem. Recompensa, reconhecimento e comemorao. Para cada feedback negativo recebido por um membro do elenco, trs so positivos. A equipe Disney nunca deixa uma pessoa sem retorno, pois isso, a longo prazo, pode deixar o funcionrio desmotivado. O reconhecimento feito atravs de carta e de elogios do supervisor. Todas as pessoas so importantes. Sem a equipe de limpeza, a Disney no seria um paraso nem o melhor parque do mundo. Se o atendimento no fosse caloroso e carinhoso, as famlias no se sentiriam acolhidas e o passeio no seria mgico.

Mas l, a magia precisa envolver a todos os membros para que eles tambm envolvam os visitantes. O comprometimento essencial. Para que a equipe vista a camisa, preciso que ela saiba qual a camisa, ou seja, conhea a cultura da empresa educacional em que trabalha. A est a importncia de uma gesto transparente, que possibilite treinamentos efetivos. Recrutamento, seleo e treinamento.

LIMPEZA UM VALOR

Talvez a maioria dos problemas aconteam porque as empresas no tem um cdigo de conduta, os funcionrios no recebam o devido treinamento de como devem se portar diante dos clientes. Garanto que, ao ver algum tipo de papel o lixo no cho, muitos funcionrios passam por cima e no juntam porque isso servio da limpeza. Pois saiba que na Disney todos os funcionrios so orientados para que, ao verem algum tipo de sujeira, a recolham ou ento chamem imediatamente o responsvel pelo servio. Assim, os parques esto sempre brilhando. Os funcionrios so seres humanos, portanto, o esquecimento faz parte da rotina. Para resolver esse problema, a Disney espalha por todos os lugares possveis e imaginveis lembretes sobre o cdigo de conduta. E na sua escola no precisa ser diferente. Coloque na sala dos professores painis ou folhas com desenhos que remetam ao que eles aprenderam no treinamento. No precisa, necessariamente, escrever: sempre que encontrar um papel pelo cho, junteo. Faa isso atravs de desenhos, use imagens. Dessa forma, aquele que fugir s regras ter de inventar outra desculpa alm da j conhecida: Esqueci.Regras e cdigos de conduta so excelentes maneiras de fazer com que todos nas empresas trabalhem na mesma direo e com o mesmo foco. Mas cuidado para no forar a barra e transformar sua instituio no pior lugar para se trabalhar. Lembre-se de que, para encantar seus clientes, preciso criar esse encantamento, antes, no seu time; naqueles que proporcionaro a alegria aos outros. E isso voc s consegue atravs de uma ideologia, daquilo que voc acredita, planta e colhe. Siga os passos de Disney e de muitas outras pessoas que sonharam, acreditaram, ousaram e fizeram boa ateno aos detalhes.

CONCLUSO
O cuidado de satisfazer e encantar o cliente deve ser o foco principal das empresas de qualquer tipo de segmento, mas para isso preciso percorrer por caminhos que infelizmente, muitas empresas no esto dispostas a percorrer. Encantar o cliente exige uma habilidade sobretudo pessoal de cortesia e ateno, pois nem sempre o conhecimento cativa o cliente, e sim a forma como lidamos com ele, sempre empregando o respeito e principalmente a vontade de satisfaz-lo. Clientes satisfeitos so responsveis por realizar a propaganda indireta das empresas com as quais esto se relacionando bem, portanto o foco deve ser sempre fazer o melhor aos clientes e satisfaz-lo da melhor maneira possvel.

S-ar putea să vă placă și