Sunteți pe pagina 1din 11

ACIDENTES E DOENAS DO TRABALHO

1. CONCEITO
Ao longo dos ltimos anos acompanha-se o crescente interesse em relao a temas que envolvem doenas e acidentes de trabalho, tanto por parte dos empregados, quanto por parte das empresas, tendo em vista que a Justia do Trabalho tem julgado inmeros casos dessa natureza, empenhando-se, cada vez mais, na busca da reparao dos danos causados por molstias e acidentes ocorridos no ambiente de trabalho. As empresas, em especial, esto investindo cada vez mais no setor preventivo, com o intuito de minimizar suas atividades de risco, proporcionando ao seu empregado um ambiente mais propcio produtividade sem, contanto, prejudicar a segurana laboral. oportuno nesse contexto, conceituar o que acidente de trabalho. De Segundo J. M. Othon Sidon acidente de trabalho o dano sofrido pelo empregado no exerccio do emprego ou com relao a ele, e que provoca leso corporal, perturbao funcional ou doena causadora de morte, perda ou reduo permanente ou temporria da capacidade obreira[1]. A busca da reparao pela perda ou violao do direito ocasionado pelo acidente de trabalho, um dos temas que norteiam o direito brasileiro h mais de um sculo. Desde o Cdigo Comercial de 1850[2], muitas foram as tentativas legais para regular o tema, sem contudo, propiciar a segurana jurdica plena vtima. Para Isaac Barreto Ribeiro, uma das primeiras definies legais sobre acidente de trabalho ocorreu atravs do Decreto-Lei N 7.036/44, em seu artigo 3, o qual mais tarde fora copiado pela Lei 6.367/76, em seu artigo 2, com a seguinte redao: Acidente de trabalho aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional e que cause a morte, ou perda, ou reduo permanente ou temporria da capacidade para o trabalho[3].

J Srgio Pinto Martins[4], conceitua acidente do trabalho como: [...] o evento que ocorre pelo exerccio de trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio de trabalho dos segurados especiais, provocando leso corporal ou perturbao funcional que causa a morte ou a perda ou a reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. Nesse conceito h que se destacar o gnero prximo, que o evento, e a diferena especfica, que pertine ao restante da definio.

A Lei 8.213/91 conceitua acidente de trabalho em seu artigo 19 como sendo o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, ou pelo exerccio do trabalho do segurado especial, provocando leso corporal ou perturbao funcional de carter temporrio ou permanente. A mesma Lei classifica tambm as doenas do trabalho em seu artigo 20, estabelecendo as hipteses caracterizadoras das chamadas entidades mrbidas: I doena profissional, assim entendida e produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar e determinada atividade e constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e Previdncia Social; II doena de trabalho, assim entendida e adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relao me3ncionada no Inciso.

Observa-se que o legislador buscou classificar o acidente do trabalho em dois institutos:

a) acidente do trabalho tpico: o acidente capaz de causar leso corporal, morte, perda ou a reduo da capacidade laboral (artigo 19, caput, da Lei 8.213/91); b) doenas do trabalho: Molstias dispostas no artigo 20, incisos I e II, da Lei 8.213/91, subdivididas em: doena profissional: causada necessariamente da atividade laboral, produzida ou desencadeada em decorrncia daquela; doena do trabalho: propiciada por fatores inerentes e especficos das condies em que o trabalho executado e com ele se guarde concausa direta. Jos de Oliveira[5] classifica os acidentes e doenas do trabalho em mesopatias ou acidentes-tipo e tecnopatias, respectivamente. Os acidentes-tipo so conceituados como aqueles causados de forma imediata, inesperada, instantnea, muitas vezes por um fator externo, enquanto as doenas se desenvolvem com o tempo, num processo lento que afeta a sade do trabalhador, vejamos: [...] esto subtaneidade da causa e o resultado imediato; enquanto no conceito das doenas, a progressividade e a mediatidade do resultado. Uma ao persistente e envolvente das condies agressivas do trabalho sobre o organismo, reclamando certo espao de tempo para fazer eclodir o quadro de incapacidade laborativa.

Srgio Martins Pinto[6] harmoniza o mesmo entendimento: [...] o acidente-tipo se verifica quando o empregado estiver no exerccio do trabalho a servio da empresa ou em relao ao segurado especial. Deve haver uma leso corporal ou perturbao funcional, que possa resultar em morte ou incapacidade laborativa temporria ou permanente, total ou parcialmente. O acidente-tipo ocorre apenas com um nico evento, que totalmente imprevisto e de conseqncias imediatas.

As tecnopatias possuem concausa nica e direta com a profisso, surgindo com a exposio do trabalhador agentes fsicos, qumicos ou biolgicos, decorrentes da atividade laboral desenvolvida. Esse tipo de doena est mencionado no Anexo II e Lista-A do Decreto-Lei n 3.048/1999 (Regulamento Geral da Previdncia Social), podendo citar-se como exemplos as seguintes doenas: blefarite: doena causada em decorrncia da manipulao do agente qumico denominado arsnio, bem como de seus compostos, podendo ser contrada por trabalhadores da metalurgia de minrios arsenicais e indstria eletrnica, bem como os de fabricao, preparao e emprego de tintas; osteonecrose: doena causada em decorrncia da manipulao de fsforo e seus derivados, podendo ser contrada por trabalhadores que extraem e preparam o fsforo branco, ou que fabricam explosivos, ligas de bronze, etc; neurastenia: doena causada em decorrncia da manipulao do mangans e de hidrocarbonetos alifticos ou aromticos, bem como de seus derivados, podendo ser contrada por trabalhadores que realizem sntese qumica, bem como lidem na extrao, tratamento e triturao de dixido de mangans ou que laborem na siderurgia. Logo, em razo destas doenas surgirem nica e diretamente da atividade desempenhada pelo trabalhador, o nexo causal da doena laboral facilmente presumido, haja vista a dificuldade de uma pessoa comum ter contato com determinados elementos qumicos em seu dia a dia. J as mesopatias esto ligadas a determinadas condies excepcionais em que o trabalho realizado, fragilizando o sistema imunolgico do trabalhador. O trabalho no sua nica causa. O meio-ambiente tambm contribui para o aparecimento da doena, como: bronquite, tuberculose, sinusite e outras. Estas modalidades, ante a sua natureza no privilegia o nexo etiolgico presumido com o trabalho necessitando de comprovao do nexo causal media nte prova pericial ou testemunhal[7]. Srgio Pinto Martins[8] diferencia com maestria as mesopatias das tecnopatias: A doena do trabalho o gnero do qual a doena profissional espcie. O que deve ser ressaltado que nem toda doena pode ser considerada do trabalho, pois somente aquelas determinadas pela

lei que o sero, na forma determinada pelo anexo II, do Decreto n 2.172. As doenas encontradas nessa relao so chamadas tecnopatias ou ergopatias. As que no esto relacionadas no mencionado anexo no do direito a prestaes por acidente do trabalho, sendo chamadas de mesopatias, como ocorre com exposio a agentes qumicos, como benzeno, chumbo; fsicos, como rudo, radiaes; biolgicos, como microorganismos e parasitas que causem infeces, etc. A extenso regra se d quando as mesopatias no relacionadas no citado anexo tenham resultado de condies especiais em que o trabalho executado e com ele se relaciona diretamente, que sero consideradas pela Previdncia como acidente do trabalho (2 do art. 20, da Lei n 8.213)

A incidncia de mesopatias e tecnopatias pode ser elidida ou atenuada por empresas responsveis, que avaliam o ambiente de trabalho, constatando os riscos e adotando programas de sade e medidas preventivas que possam beneficiar o empregado, visando a reduo de riscos de doenas e acidentes de trabalho, com o fornecimento de Equipamentos de Proteo Individual (EPI). Considera-se, neste aspecto, como marco inicial do acidente de trabalho a data de incio da incapacidade laboral para o exerccio da atividade habitual desempenhada pelo trabalhador, ou o dia da segregao compulsria ou o dia da realizao do diagnstico, considerando o que ocorreu primeiro, consistindo benefcio legislativo concedido ao empregado acidentado, conforme o artigo 23, da Lei dos Benefcios, n 8.213/91. Nesse contexto, os dissdios que versam sobre os acidentes e/ou doenas de trabalho so de competncia da Justia do Trabalho, conforme o artigo 114, inciso VI, da CF e artigo 643, da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), no sendo possvel seu pleito perante a instncia especial do Juizado Cvel, por determinao do artigo 3, 2, da Lei 9.099/95. Em deciso recente a Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho determinou que o prazo prescricional para o ajuizamento de ao de indenizao por acidente do trabalho comea a contar a partir da concesso de aposentadoria por invalidez e no da data da ocorrncia do suposto dano, conforme se extrai de ementa abaixo:

RECURSO DE REVISTA. PRESCRIO. INDENIZAO DECORRENTE DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. ACIDENTE DE TRABALHO. MARCO INICIAL. A fixao do marco inicial da fluncia do prazo prescricional para a pretenso de indenizao por dano moral decorrente de acidente de trabalho deve ser considerado o momento em que o empregado tomou conhecimento da efetiva extenso do dano e de sua inequvoca ocorrncia. Estando o autor afastado, por razo do acidente de trabalho, torna-se o marco o momento em que aposentado por invalidez, levando em considerao que sofreu AVC em razo de agresso de cliente coronhada no rosto que passou a desencadear vrias seqelas fsicas em sua sade. A regra constitucional de prescrio a ser observada pela contagem do binio posterior constatao da conseqncia final daquela leso a aposentadoria por invalidez. Essa a exegese da Smula n 278 do c. Superior Tribunal de Justia. No caso, a cincia da incapacidade ocorreu em 01.11.2007 com a aposentadoria do autor em virtude da aposentadoria por invalidez decorrente de acidente de trabalho. Desse modo, afasta-se a prescrio bienal, nos termos do artigo 7, inciso XXIX, CF/1988. Recurso de revista conhecido e provido. (TST 6 T. RR 7420026.2008.8.08.0009 DJe 17.12.2010)

2. CARACTERIZAO
Para que uma doena seja considerada resultante do ambiente laboral necessrio o enquadramento legal daquela enfermidade como uma das hipteses de caracterizao de doena do trabalho e a constatao de nexo causal entre a mesma e a atividade laboral desenvolvida pelo empregado. Visando retirar a abstrao dada pela lei ao editar as normas relativas ao acidente ou doena do trabalho, foi editado o Regulamento da Previdncia Social, atravs do Decreto n 3.048/1999, que traz a relao das doenas do trabalho e profissionais atravs de um rol exemplificativo, dando corpo norma do art. 20, da Lei 8.213/91. O artigo 20, pargrafo 1, da Lei 8.212/91 exclui as doenas que no so consideradas como do trabalho, in verbis: a) a doena degenerativa; b) a inerente a grupo etrio; c) a que no produza incapacidade laborativa; d) a doena endmica adquirida por segurado habitante de regio em que ela se desenvolva, salvo comprovao de que resultante de exposio ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

Equiparam-se, por outro lado, s doenas do trabalho aquelas resultantes de condies especiais em que o trabalho executado e com ele se relaciona diretamente (artigo 20, 2) e as provenientes de contaminao acidental do empregado segurado no exerccio de sua atividade laboral, bem como o acidente sofrido em decorrncia de agresso, sabotagem, terrorismo, ato de imprudncia, negligncia ou impercia realizados por terceiros ou companheiros de trabalho (artigo 21 da Lei 8.213/91). Consideram-se, tambm, como acidentes do trabalho, aqueles que ocorrem durante o trajeto do trabalho, chamados de in itinere, ainda que haja um desvio de percurso: J se decidiu que ligeiro desvio no percurso , quando o obreiro entre em um estabelecimento comercial para aquisio de um bem, no rompe o nexo entre o acidente e o retorno do trabalho para casa (RT, 6619:139). O desvio relevante, capaz de interromper tal liame, aquele acentuado, quando o trabalhador passou horas bebendo com amigo (RT, 588:149), ou quando foge do percurso usual (RT, 589:168)[9].

Uma vez superada a etapa legislativa definidora do acidente e doena de trabalho, importante analisar a parte tcnica, consistente no nexo tcnico entre a enfermidade acometida pelo trabalhador e a relao laboral que este desempenhava, para que se obtenha a caracterizao de fato de um acidente de trabalho. A Lei 11.430/2006 estabelece importante modificao na Lei de Benefcios, com a incluso do art. 21-A, ao instituir o chamado nexo tcnico epidemiolgico, que permite ao perito do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) analisar a Classificao Internacional de Doena (CID) da molstia acometida pelo trabalhador, bem como, a atividade desenvolvida pela empresa, com base no Cdigo Nacional de Atividade Econmica (CNAE). Assim, possvel presumir a incapacidade acidentria, invertendo-se o nus da prova empresa, que poder recorrer da deciso. Tal presuno, entretanto, no se restringe a discricionariedade da deciso do perito, devendo ser fundamentada em um laudo tcnico que diagnostique o trabalhador e estabelea o nexo causal entre a doena e o trabalho (art. 337 do Decreto 3.048/1999). Para tanto, o perito dever realizar o exame clnico, podendo valer-se de inmeros meios de anlise para o estabelecimento de seu convencimento, valendo-se inclusive de programas criados pelo empregador, como o Programa de Controle Mdico em Sade Ocupacional (PCMSO), alm da

verificao do local de trabalho como forma de apurar os riscos do meio, como bem determina o artigo 2, da Resoluo N 1.488, de 11.02.98, do Conselho Federal de Medicina: Para o estabelecimento do nexo causal entre os transtornos de sade e as atividades do trabalhador, alm do exame clnico (fsico e mental) e os exames complementares, quando necessrios, deve o mdico considerar: I a histria clnica e ocupacional, decisiva em qualquer diagnstico e/ou investigao de nexo causal; II o estudo do local de trabalho; III o estudo da organizao do trabalho; IV os dados epidemiolgicos; V a literatura atualizada; VI a ocorrncia de quadro clnico ou sub-clnico em trabalhador exposto a condies agressivas; VII a identificao de riscos fsicos, qumicos, biolgicos, mecnicos, estressantes e outros; VIII o depoimento e a experincia dos trabalhadores; IX- os conhecimentos e as prticas de outras disciplinas e de seus profissionais sejam ou no da rea da sade[10].

O laudo produzido pelo perito do INSS no ter validade apenas na esfera administrativa (objetivando a concesso ou no do benefcio previdencirio), mas o laudo poder tambm ser utilizado como prova em uma possvel demanda judicial. Contudo, para o estabelecimento do dever de indenizar, no basta simplesmente a caracterizao da doena de trabalho, h necessidade do estabelecimento da culpa, do nexo causal entre a causa da molstia e a conduta do empregador, e a quantificao do dano. Cabe lembrar que a caracterizao de uma doena do trabalho tarefa extremamente complexa e difcil. O diagnstico mdico pode identificar a doena. Entretando, sua caracterizao como doena proveniente do trabalho depende do estabelecimento do nexo causal entre a causa e o efeito. Pode-se citar como exemplo da complexidade da caracterizao de doenas provenientes do trabalho, o caso de um trabalhador exposto a pequenos ndices de risco. Tal exposio intermitente, em longo prazo, poder afet-lo ou no. Levando-se em considerao o surgimento de uma molstia, esta seria de difcil diagnstico em seu estgio inicial, pois o trabalhador demoraria a sentir os danos sua sade. A dilao do prazo na formulao do diagnstico poderia acarretar uma doena de ordem crnica, dificultando mais ainda a comprovao do nexo causal tcnico de uma enfermidade advinda. Neste lapso de tempo, o trabalhador estaria exposto a outros agentes externos que poderiam causar o mesmo malefcio sade dele, o que complicaria o estabelecimento do nexo tcnico epidemiolgico. Em resumo, a caracterizao do acidente do trabalho est interconectada ao conjunto probatrio, com o estabelecimento do nexo tcnico causal e o enquadramento da enfermidade ou acidente, num dos casos reconhecidos pela legislao ou pelo conjunto probatrio como sendo caractersticos acidentes e doenas do trabalho.

3. COMUNICAO DE ACIDENTE DO TRABALHO (CAT)


De acordo com o art. 22, da Lei 8.212/97, a Comunicao de Acidente do Trabalho (CAT) ou de doena ocupacional dever ser emitida pela empresa autoridade da Previdncia social imediatamente se ocorrer a morte do trabalhador ou at o primeiro dia til aps o evento, sob pena de multa que ser aplicada em seu grau mnimo, em ocorrncia de primeira comunicao. Se houver reincidncia, a aplicao da penalidade (multa) ser elevada a duas vezes , conforme determina o artigo 286 do Decreto n 3.048/99.

O artigo 336 (desse mesmo Decreto) exclui do campo da obrigatoriedade a emisso de CAT para trabalhadores domsticos e avulsos, determinando que a empresa fornea cpia do documento ao trabalhador acidentado, aos seus dependentes e ao sindicato da categoria. No contexto exposto, o empregador dever obrigatoriamente emitir o CAT, em caso de doena ocupacional com a constatao de fato que a molstia adveio das condies especiais em que o trabalho era desempenhado ou que a prpria atividade profissional desenvolvida pudesse ter causado a doena manifestada pelo empregado, tendo em vista que h necessidade de apurar o nexo entre a causa e o efeito. Por isso, os acidentes de trabalho devem ser registrados pelo prprio INSS na CTPS dos trabalhadores acidentados (Art. 30, CLT). Se o empregador se recusar a emitir CAT porque no h acidente do trabalho ou constatao de doena do trabalho ou simplesmente suspeita desses casos, ou por no reconhecer esses incidentes como fatores intrnsecos ao seu juzo particular, a comunicao poder ser feita pelo prprio trabalhador acidentado, por seus dependentes, pela entidade sindical da categoria, pelo mdico particular que o diagnosticou ou por qualquer autoridade pblica, no incidindo, nestes casos a multa pelo atraso na comunicao, como dispe o art. 22, 2, da Lei 8.213/91. Para a advogada e professora Claudia Salles[11], no pode o empregador emitir a CAT com base em simples diagnstico de mdico particular fornecido pelo prprio trabalhador, receando incidir na multa do art. 286 do Decreto n 3.048/99, por considerar como primeiro dia do acidente o do diagnstico (artigo 23 da Lei 8.213/91), tendo em vista que o diagnstico emitido por mdico particular trata-se de um documento unilateral pendente do contraditrio, sendo insuficiente para a caracterizao de doena do trabalho, uma vez que representa as declaraes prestadas pelo prprio trabalhador, parte interessada e suspeita. A autora ainda defende que somente o laudo emitido por perito do INSS se enquadraria na expresso diagnstico do artigo 23, supracitado. Outra conseqncia jurdica trazida pela emisso inconseqente da CAT pelo empregador, sem atentar-se para o estabelecimento do nexo causal entre a doena e o ambiente do trabalho, a presuno relativa de veracidade de que o nexo causal de fato existe, bem como a confisso ficta. A presuno apontada do tipo-relativa denominada tambm, iuris tantum, ou seja, resultante somente do direito, podendo ser elidida por prova em contrrio. Essa prova poder ser o laudo pericial judicial, que ir apontar a existncia ou no de nexo causal entre a causa e o efeito. Nessa perspectiva, vlido o posicionamento da jurisprudncia do Tribunal Regional do Trabalho da 12 Regio: DOENA OCUPACIONAL. LESO POR ESFORO REPETITIVO (LER). INEXISTNCIA DE NEXO CAUSAL. I Incumbe ao empregado demonstrar o preenchimento dos requisitos previstos nos arts. 186 e 927 do Cdigo Civil, caso pretenda obter indenizao pelos prejuzos advindos de leso adquirida em virtude do desenvolvimento de sua atividade funcional. II A emisso de comunicao de acidente de trabalho (CAT) por parte do empregador institui presuno relativa sobre a existncia do nexo causal alegado pelo empregado. Contudo, os fatos revelados pela prova substancial (real e no ficta) devem ser admitidos como capazes de elidir a presuno inicialmente estabelecida. [12] Uma vez comunicado o acidente de trabalho, por qualquer pessoa legalmente habilitada para tanto, e reconhecida tal condio, ter o trabalhador direito a um dos benefcios oferecidos pela Previdncia Social.

4. BENEFCIOS ACIDENTRIOS
Na ocorrncia de acidentes ou doenas do trabalho, o empregado acidentado/adoecido, se segurado for, ter direito aos benefcios previdencirios garantidos pela legislao previdenciria: auxlio-doena, auxlio-acidente, aposentadoria por invalidez, penso por morte e abono anual. O auxlio-doena acidentrio est regulamentado pelo artigo 59, da Lei 8.213/91 e ser devido ao segurado acidentado que sofrer de doena do trabalho ou profissional, capaz de gerar incapacidade para o trabalho em perodo superior a 15 dias.

O valor desse benefcio ser computado em 91% do salrio de benefcio do segurado, sendo assegurado valor no inferior ao salrio mnimo (artigo 201, 2 da CF) e no superior ao limite mximo do salrio contribuio (artigo 28, 2, da Lei 8.213/91). Para valer-se desses benefcios legais, o segurado submeter-se- a constantes percias mdicas que o avaliaro. Os resultados dessas avaliaes sero decisivos para a manuteno ou no do benefcio, que poder persistir at ao final da molstia. Se a percia mdica entender que o quadro clnico do segurado est sem restries, o mesmo receber alta mdica e dever retornar s suas atividades funcionais na empresa ou instituio em que trabalha. O auxlio-acidente devido somente aps a cessao do auxlio-doena. Trata-se de um benefcio de natureza indenizatria concedido ao trabalhador, ao empregado avulso e/ou segurado especial que, em decorrncia de acidente de qualquer natureza, tenha reduo da sua capacidade laboral para o desempenho da funo que habitualmente exercia, conforme o artigo 86, caput, Lei 8.213/91. Enquadram-se, tambm, nessa concesso, as doenas (profissional e de trabalho), desde que reduza a capacidade laboral do trabalhador segurado. Para Jos Salem Neto[13], o referido diploma injusto, ao passo que exclui da concesso do benefcio o trabalhador que puder desenvolver atividades que costumeiramente executava, bem como o que puder ser remanejado para qualquer outra tarefa, exercendo-a normalmente. Nesse aspecto, o valor benefcio de auxlio-acidente corresponder 50% do valor do salrio de benefcio do segurado, sendo seu pagamento mensal,com durao vitalcia (artigo 86, 1) e de natureza indenizatria. O referido benefcio poder ser acumulado com outros, exceto com a aposentadoria (artigo 86, 5). Outro benefcio previdencirio a aposentadoria por invalidez, conceituada no artigo 42, da Lei de Benefcios, garantindo aposentadoria ao trabalhador segurado que apresente um quadro clnico de incapacidade para o exerccio da atividade laboral e que no tenha condies de reabilitao. A caracterizao do acidente ou doena e a comprovao da incapacidade devero ser realizadas por peritos da Previdncia Social. Estes submetero os segurados a uma bateria de exames clnicos peridicos, com o escopo de averiguar e testar capacidade laboral, bem como o retorno ou no do empregado segurado s suas atividades de trabalho costumeiras. Nesse caso, o pagamento do benefcio ser em 100% do salrio-benefcio do segurado garantido pelo artigo 44, caput, da mesma lei, sendo acrescido de 25% para o segurado que depender de assistncia permanente de outra pessoa para a realizao das tarefas do cotidiano dela (artigo 45, caput), enquanto permanecer a incapacidade ou retornar voluntariamente atividade de trabalho exercida antes da doena. Se ocorrer a morte do segurado acidentado no trabalho ou em decorrncia de doena do trabalho, os dependentes dele recebero a penso por morte, a partir do bito (artigo 74, Lei 8.213/91). Essa penso ser integral (100%) da aposentadoria que o segurado-falecido recebia ou teria direito a receber. O benefcio ser rateado entre todos os dependentes, em partes iguais, sendo paga ao cnjuge sobrevivente at a sua morte e aos filhos com idade at 21 anos. O abono anual o benefcio concedido ao segurado que (no curso do ano) recebeu auxlio doena, auxlio-acidente ou aposentadoria, penso por morte ou auxlio-recluso determinado, tambm, na Lei 8.213/91, em seu artigo 40. Alm dos benefcios de ordem previdenciria, a ocorrncia de acidente ou doenas de trabalho, proporciona ao trabalhador acidentado/adoecido, como conseqncia jurdica: o direito estabilidade provisria do contrato de trabalho pelo prazo mnimo de 12 meses ,contados a partir da cessao do auxlio-doena acidentrio, independentemente, da percepo de auxlioacidente, conforme o artigo 118, da Lei 8.213/91. Neste aspecto, a Smula 378, do TST, em seu inciso II, dispe sobre os pressupostos para o reconhecimento da estabilidade provisria: Estabilidade provisria. Acidente de trabalho. Art. 118, da Lei 8213/1991. Constitucionalidade. Pressupostos. [...] II So pressupostos para a concesso da estabilidade o afastamento superior a 15 (quinze) dias e a conseqente percepo do auxlio-doena acidentrio, salvo se constatada,

aps a despedida, doena profissional que guarde relao de causalidade com a execuo do contrato de emprego. A remunerao do empregado acidentado/adoecido de responsabilidade tanto do empregador, quanto do INSS. Os primeiros quinze dias so arcados pelo empregador. A partir do 16 dia, de responsabilidade do INSS, na forma da concesso do respectivo benefcio at o fim da molstia ou recuperao da capacidade laboral, tendo em vista que, aps este perodo, o contrato de trabalho estar automaticamente suspenso. Por fim, a questo que ainda no est pacificada na doutrina diz respeito estabilidade acidentria em contrato por prazo determinado. A professora Claudia Salles[14] entende que no h que se falar em estabilidade provisria, rescindido-se o contrato com o trmino do prazo. Diz ela: Tratando-se de contrato por prazo determinado, a resciso contratual poder ser efetuada no trmino do prazo ajustado, no havendo que se falar em estabilidade. Todavia, Maurcio Godinho Delgado[15] entende ser possvel a garantia de emprego de um ano, por fora do ordenamento constitucional (artigo 7, inciso XXII, da CF) e destaca: [...] os dispositivos legais tm de se ajustar ao comando mais forte oriundo da Constituio de 1988, que incompatvel com essas restries infraconstitucionais. que o Texto Magno determina tutela especial sobre as situaes envolventes sade e segurana laborais (art. 7, XXII, CF/88) a Carta de 1988, afinal fala em reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana. Em tal quadro, a garantia de emprego de um ano que protege trabalhadores acidentados ou com doena profissional, aps seu retorno da respectiva licena acidentria (art. 118, Lei n. 8.213/91), incidiria em favor do empregado, ainda que admitido, na origem, por pacto empregatcio a termo, em qualquer de suas modalidades. O Tribunal Superior do Trabalho j firmou entendimento em ambos os sentidos, sendo que o mais recente foi pelo reconhecimento, tese a qual no concordamos, conforme j ressaltado em outros posts deste blog: RECURSO DE REVISTA. CONTRATO DE EXPERINCIA. ACIDENTE DE TRABALHO. GARANTIA PROVISRIA NO EMPREGO. 1 H direito garantia provisria no emprego, na hiptese de contrato de experincia, ante o acidente de trabalho, nos termos do art. 118 da Lei n 8.213/91. 2 A fora normativa da Constituio Federal, que atribui especial destaque s normas de sade e segurana do trabalhador (art. 7 , XXII e XXVIII), impe a interpretao sistemtica da legislao infraconstitucional que trata da matria, de maneira a reconhecer a compatibilidade entre o contrato de experincia e a garantia provisria no emprego. 3 O art. 118 da Lei n 8.213/91 aplicvel porque o afastamento relacionado ao acidente de trabalho integra a essncia scio jurdica da relao laboral. 4 O contrato de experincia no se transforma em contrato por prazo indeterminado, sendo direito do trabalhador somente a garantia provisria no emprego pelo prazo de um ano, contado da data do trmino do benefcio previdencirio. 5 Recurso de revista a que se d provimento parcial , quanto ao tema. (TST-RR-51300-93.2006.5.15.0051)

5. SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO


Por fim, o campo da segurana e medicina do trabalho primordial para a diminuio dos riscos da empresa levar uma indenizao milionria na Justia do Trabalho. Gastos neste tipo de rea no caracterizam prejuzos, muito pelo contrrio, representam investimentos. Conforme j exposto, o desenvolvimento e a execuo de determinadas atividades laborais podero expor a sade do trabalhador a inmeros tipos de patologias, a riscos e agresses advindas do prprio ambiente de trabalho. Entende-se, por agresses: rudos, calor, agentes biolgicos e qumicos, ambientes insalubres, ambientes perigosos, ambientes propcios acidentes, trabalho noturno, trabalho em sobrejornada e outros dessa natureza. Cada uma dessas agresses

poder causar vulnerabilidade ao sistema imunolgico do empregado, acarretando nele, o surgimento ou agravamento de uma doena mental ou fsica. Em 1950, a Organizao Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com a Organizao Mundial da Sade, definiram diretrizes sobre a relevncia da sade ocupacional. Segundo essas diretrizes: A sade ocupacional tem como objetivos a promoo de manuteno, no mais alo grau, do BM estar fsico, mental e social dos trabalhadores em todas as ocupaes; a preveno, entre os trabalhadores, de doenas ocupacionais causadas por suas condies de trabalho; a proteo dos trabalhadores em seus labores dos riscos resultantes de fatores adversos sade; colocao e conservao dos trabalhadores em ambientes ocupacionais adaptados s suas aptides fisiolgicas e psicolgicas. [...] adaptao do trabalho ao homem e de cada homem ao seu trabalho.[16] No contexto exposto, a CLT, em alterao promovida pela Lei 6.514/1977, reservou um captulo inteiro para dispor sobre segurana e medicina do trabalho, devido sua relevncia perante o trabalhador e a sociedade, estabelecendo em seu artigo 157, a responsabilidade do empregador, em manter um ambiente de trabalho seguro e saudvel. Cabe s empresas, diz o artigo 157: I cumprir e fazer cumprir as normas de segurana e medicina do trabalho; II instruir os empregados, atravs de ordens de servio, quanto s precaues a tomar no sentido de evitar acidentes de trabalho ou doenas ocupacionais; III adotar medidas que lhes sejam determinadas pelo rgo regional competente; IV facilitar o exerccio da fiscalizao pela autoridade competente. Entretanto, cabe tambm aos empregados observarem as normas de segurana e medicina do trabalho, acatando as ordens emitidas pela empresa e usando os aparelhos de proteo individual, conforme determina o artigo 158, da mesma Lei. A Constituio Federal de 1988, em seu art. 7 (inciso XXII) elevou essa matria ao patamar de garantia fundamental do trabalhador, assim expondo: so direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XXII reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana. Nesse aspecto, no se trata de uma boa ao da empresa, mas de uma exigncia legal. As empresas devem proporcionar aos trabalhadores condies ambientais saudveis para o desenvolvimento e execuo da atividade laboral, sem prejuzo da sade fsica, mental e psicolgica daqueles. Em contrapartida, o empregador poder obter lucros com tais prevenes, pois diminuir seu passivo com futuras demandas trabalhistas de natureza acidentria, alm de aumentar a produo de sua empresa. Sabe-se, que estudos recentes tm indicado que quanto mais harmnico for o ambiente de trabalho e mais feliz estiver o empregado, maior ser a sua taxa de produo [17]. Para evitar riscos envolvendo a integridade fsica e de sade do empregado, a empresa precisa desenvolver e estabelecer programas que avaliem seu meio ambiente, buscando sempre a reduo de riscos de acidentes e doenas de trabalho, atravs de um local de trabalho mais saudvel e propcio ao bem-estar fsico e psicolgico dele. Em relao a este ponto, a CLT determina em seu artigo 200, a competncia do Ministrio do Trabalho no cumprimento das disposies complementares para as normas constantes em seu ordenamento, visando especialmente preveno de acidentes, garantia e proteo da integridade dos trabalhadores. Tal disposio abre a possibilidade da edio das normas Regulamentadoras (NRS), que so de observncia e adoo obrigatrias por parte das empresas que possuam empregados sob o regime da CLT. Elas surgiram, aps, a formulao da Portaria N 3.214/1978 pelo Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE). Algumas delas tm, em nosso entendimento, importncia capital para a preveno de doenas acidentes de trabalho. A NR5 fundamentada nos artigos 163 a 165, da CLT, por exemplo, estabelece a constituio de Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA). Essa comisso tem como escopo a

preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador[18]. Para Joo Manuel Grott[19] [...] a CIPA tem objetivo definido de preveno de acidentes, atuando no sentido de eliminar os riscos, bem como requerendo providncias da direo da empresa para adequar o ambiente de trabalho s normas de segurana, higiene e medicina do trabalho. Seguindo a mesma linha de raciocnio, a NR6 regulamentou o Equipamento de Proteo Individual (EPI), estabelecendo a obrigatoriedade e gratuidade de seu fornecimento pela empresa, conforme igualmente determina os artigos 166 e 167, da CLT. Os EPIs devem ser adequados aos riscos inerentes da atividade econmica e comercial desenvolvida pelo empregador. A NR7 , a nosso ver, de grande valia tambm ao trabalhador, ao passo que estabelece o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO). Esse programa dever ser elaborado e implementado, obrigatoriamente, para as empresas contratadoras de mo-de-obra, sob o regime celetista, fundamentado nos artigos 168 e 169, da CLT. J a NR9 estabelece a obrigatoriedade da implementao do programa de preveno de riscos ambientais (PPRA), respaldando-se nos artigos 175 a 178, da mesma lei (CLT), objetivando a preservao da sade e da integridade do trabalhador, atravs de avaliao e antecipao dos riscos ambientais inerentes a determinadas atividades desenvolvidas e/ou executadas pelo funcionrio da empresa. A no observncia destas e de outras normas ou instrues emitidas pelo Ministrio do Trabalho e Emprego aumentam a responsabilidade dos empregadores por eventuais doenas e/ou acidentes que possam ocorrer ao empregado nos ambientes das empresas. Portanto, recomendvel que a empresa siga e implemente as orientaes estabelecidas pelas normas regulamentadoras. O cumprimento destas normas poder ser favorvel tanto empresa quanto ao trabalhador, tendo em vista que estabelece um ambiente de trabalho seguro, diminuindo o risco sade e a integridade do trabalhador, bem como o passivo trabalhista das empresas. A ttulo ilustrativo o estabelecimento de um ambiente ergonmico para o trabalho, em cumprimento as recomendaes da NR17, diminui o risco de doenas do tipo L.E.R (Leso por Esforo Repetitivo) ou D.O.R.T (Distrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1 SIDOU, J.M. Othon. Dicionrio jurdico: Academia Brasileira de Letras. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1999, p. 23. 2 RIBEIRO, Isaac Barreto. Acidentes de trabalho. So Paulo: Andrei Editora, 1979, p. 11. 3 Ibidem. 4 MARTINS, Sergio Pinto. Direito da seguridade social. 7. ed. So Paulo : Atlas, 1997, p. 301 5 OLIVEIRA, Jos de. Acidente de trabalho: teoria, prtica, jurisprudncia. So Paulo : Saraiva, 1997, p. 2-3. 6 MARTINS, Sergio Pinto. Direito da seguridade social. 7. ed. So Paulo : Atlas, 1997, p. 301 7 OLIVEIRA, Jos de. op. cit, p. 4 8 MARTINS, Sergio Pinto. Direito da seguridade social. 7. ed. So Paulo : Atlas, 1997, p. 301 9 OLIVEIRA, Jos de. op. cit. p. 4 10 BRASIL. Resoluo n 1.488. de 11 de fevereiro de 1998. Conselho Federal de Medicina.Disponvel em <http://www.portalmedico.org.br/php/pesquisa_resolucoes.php&gt;. Acesso em 11 de setembro de 2008. 11 VIANNA, Cludia Salles Vilela. Manual prtico das relaes trabalhistas. 7 ed. So Paulo : LTr 2005, p.621

12 Processo: 534-2005-010-12-00-0, Acrdo 14118/2007, Relatora Juza Lgia M. Teixeira Gouva. 3 Turma. Tribunal Regional da 12 Regio. Disponvel em: <http://www.trt12.jus.br&gt;. Acesso em 15 de set. de 2008. 13 SALEM NETO, Jos. Acidentes do trabalho na teoria e na prtica. So Paulo: LTr, 1998, p. 27. 14 VIANNA, Cludia Salles Vilela. Ob.cit. p.629 15 DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 6 Ed. So Paulo : LTr, 2007, p.573 16 OMS Comit Regional Africano Sade e segurana ocupacional na regio da frica:anlise da situao e perspectivas.http://www.afro.who.int/des/phe/publications/analise_ocupacional.pid. Acesso em 09 de setembro de 2008. 17 Portal Portugus Expresso. Disponvel em: <http://www.aeiou.expresoemprego.pt/scripts/Actueel/display-article.asp?ID=1990&gt;. Acesso em 20 de setembro de 2008. 18 Ministrio do Trabalho e Emprego. Normas Reguladoras. Disponvel em <http://.www.mte.gov.br/legislacaoDORAS/nr_05.pdf&gt;. Acesso em 12 de setembro de 2008. 19 GROOT, Joo Manoel. Meio ambiente do trabalho: preveno A salvaguarda do trabalhador. Curitiba : Juru, 2005. p. 122

Fonte: http://barafael.wordpress.com/2011/04/05/doencas-e-acidentes-do-trabalho/

S-ar putea să vă placă și