Sunteți pe pagina 1din 25

A importncia dos ndices contbeis na anlise das demonstraes

Evandro Jos dos Santos Silva Faculdade Joaquim Nabuco Curso Cincias Contbeis evandrojos1981@hotmail.com RESUMO A avaliao das demonstraes contbeis, por meio das suas tcnicas, permite aos gestores das organizaes um maior conhecimento dos resultados possveis a serem alcanados, como tambm, possibilitam a enxergar tendncias positivas e negativas dentro de um cenrio organizacional. O objetivo desse estudo evidenciar a importncias dos indicadores que se extraem das demonstraes contbeis que servem como apoio s tomadas de decises dos gestores das organizaes. Utilizou-se, para a realizao do trabalho, a anlise do balano patrimonial e da demonstrao de resultado da empresa fictcia Delta Ltda., isso para que servisse como um meio ilustrativo das aplicaes dos indicadores. As observaes de tendncias possveis, as anlises comparativas de modo intrnseco decorrentes de observaes feitas por perodos subsequentes, sero abarcadas no presente artigo de modo a evidenciar a importncia dos indicadores econmico-financeiros no processo de gesto. Palavras-Chave: Anlise das Demonstraes Contbeis. ndices de Liquidez. Solvncias. Rentabilidade e Rotatividade. Anlise Vertical e Horizontal de Balanos.

The importance of accounting ratios in the analysis of financial

ABSTRACT The evaluation of the financial statements, by their techniques, enables managers of organizations a better knowledge of possible outcomes to be achieved, as well as enable seeing positive and negative trends within an organizational setting. The intention of this study is to highlight the importance of the indicators that are extracted from financial statements that serve as support for decision making of managers of organizations. It was used to carry out the work, the analysis of the balance sheet and income statement for the fictitious company Delta Ltda, for that it would serve as a means of illustrative applications of the indicators. The observations of possible trends, comparative analyzes of intrinsically derived from observations made by subsequent periods will be embraced in this article in order to emphasize the importance of economic and financial indicators in the management process.

Keyword: Analysis of Financial Statements. Liquidity ratios. Solvency. Profitability and turnover. Vertical and Horizontal analysis of balance sheets.

1 INTRODUO

Existem diversos fatores que podem influenciar positiva ou negativamente a situao econmica e financeira da organizao. Tais fatores podem ser internos ou externos da empresa. Sabendo que a mesma precisa de recursos do meio externo ao qual tem e deve relacionar-se, por consequncia, acaba contraindo obrigaes que deve honr-las em um determinado momento. Todavia, durante o processo natural da sua atividade, seja a comercializao de produtos ou a transformao de recursos em produtos destinados a venda, o certo que a empresa passa tambm a adquirir direitos, isso decorrente dos seus valores a receber, de investimentos aplicados, de impostos a recuperar, etc.

Como a organizao pode, atravs dos seus relatrios contbeis, adquirir informaes que possam contribuir para o gerenciamento da mesma no que diz respeito ao comportamento das contas, a identificar as tendncias apresentadas nas suas demonstraes, a evidenciar a capacidade de cumprimento de suas dvidas e conseguir ter o conhecimento da sua estrutura patrimonial? Isso possvel com os recursos tcnicos obtidos pela anlise de balano, onde se extrado informaes que contribuem significativamente com a gesto empresarial, principalmente no que se refere s anlises de prognsticos.
As demonstraes Financeiras fornecem uma srie de dados sobre a empresa, de acordo com regras contbeis. A anlise de balanos transforma esses dados em informaes e ser tanto mais eficiente quanto melhores informaes produzir. Matarazzo, (2010, p. 4).

O presente artigo se ateve a abordar alguns dos principais indicadores ditos por autores que sero mencionados no transcorrer do trabalho. A importncia e utilizao dos ndices de liquidez, os reflexos positivos e negativos da composio da estrutura de capital, os indicadores que transmitem a que ponto est rentabilidade da organizao, e os demonstrativos que indicam a rotatividade dos produtos como tambm dos valores a pagar e a receber, sero os elementos a serem apresentados por este artigo. A evidenciao conjunta dos mesmos seguir na estrutura de analise vertical e horizontal da organizao fictcia Delta Ltda, nas tabelas encontradas no desfecho do trabalho, mostrando a variao dos indicadores financeiros na observao de perodos.

2 ANLISE DAS DEMONSTRAES CONTBEIS

Como uma ferramenta de gesto imprescindvel para as organizaes, os mtodos de anlise das demonstraes contbeis se apresentam como meios de interpretao dos dados ali expostos os transformando em informaes substanciais para propiciar aos gestores

procedimentos confiveis de projees de resultados e acompanhamento de desempenho, colaborando para as tomadas de decises. Os mtodos de anlise de balano seguem critrios cientficos para alcanar as suas concluses. No primeiro momento, so escolhidos os indicadores de anlises que sero submetidos a testes comparativos por padres j definidos. Em seguida, possvel determinar algum diagnstico sobre os elementos analisados levando ao procedimento final, a tomada de deciso. Esse esquema cientfico evidenciado na Figura 1. Figura 1 Etapas do processo de anlise
1 Escolha de Indicadores 2 Comparao com padres 3 Diagnstico ou concluses 4

Decises

Fonte: Adaptado de Matarazzo (2010, p.7).

3 AS DEMONSTRAES CONTBEIS

As demonstraes contbeis se referem aos relatrios que so produzidos pelos dados que se adquirem da contabilidade. Os inmeros procedimentos contbeis que ocorrem a cada perodo so organizados e submetidos a evidenciar, por exemplo, a situao patrimonial da empresa em um dado momento, ou demonstrar quais foram as alteraes ocorridas em seu patrimnio lquido de um ano para o outro, ou ainda desdobrar os passos que levaram a empresa a atingir um determinado resultado. Enfim, alguns relatrios gerenciais so possveis de serem extrados dos levantamentos contbeis para auxiliar no processo de gesto desejada.

3.1 BALANO PATRIMONIAL

O balano patrimonial consiste na mais importante das demonstraes contbeis evidenciando a situao da empresa em um intervalo de tempo. Segundo BRIZOLLA, (2008, p. 28) A contabilidade retrata, por meio do balano, a situao patrimonial da empresa em determinada data, propiciando aos analistas o conhecimento de seus bens e direitos, de suas obrigaes e de sua estrutura patrimonial.

O balano patrimonial sofreu, nos ltimos anos, alteraes na sua estrutura, determinadas pelas leis 11.638/07, pela medida provisria 449/08 e na sua converso na lei 11.941/09. A figura a seguir demonstra a nova estrutura resumida do balano patrimonial que passou a ser adotada pelas empresas brasileiras a partir do ano de 2010. Quadro 1 Estrutura do Balano Patrimonial
Nova estrutura aps a lei 11.941/09 BALANO PATRIMONIAL ATIVO Ativo Circulante Caixa e Equivalente de caixa Clientes Adiantamentos Contas a receber Estoque Despesas Antecipadas No Circulante Realizvel a Longo prazo Investimentos Imobilizado Intangvel PASSIVO Passivo Circulante Fornecedores Salrios a pagar Financiamentos Impostos a pagar No Circulante Financiamento de longo prazo Obrigaes com pessoas a longo prazo Outras obrigaes de L.Prazo Patrimnio Lquido Capital Social Reserva de capital Reserva de Lucro (-) Aes em Tesouraria Fonte: MENDONA et al. (2011, p.8)

3.2 DEMONSTRAO DO RESULTADO

O lucro, que seria para o direito como sendo o animus lucrandi do empresrio, ou seja, aquilo que o leva a empreender e que possibilita a continuidade da empresa o que se busca por aqueles que aplicam os seus recursos em uma atividade empresarial. Para se apurar ento esse lucro, ou um possvel prejuzo, a contabilidade utiliza-se da DRE (Demonstrao do Resultado do Exerccio), que um sistema de clculo ordenado que se baseia pelo princpio da competncia, aonde as receitas e despesas sero apuradas de acordo com a ocorrncia do fato e no pelo seu recebimento ou desembolso. Segundo Iudcibus, (2008, p. 45)
A Demonstrao do Resultado do Exerccio um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado perodo. apresentado de forma dedutiva

(Vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuzo).

Abaixo segue o esquema da elaborao de uma DRE. Quadro 2 Estrutura das demonstraes de resultado
DRE - Demonstrao do Resultado do Exerccio Receita Bruta (-) dedues .= Receita Lquida (-) Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) = Lucro Bruto (-) Despesas operacionais + Outras Receitas Operacionais = Lucro Operacional antes do Resultado Financeiro + Receitas Financeiras (-) Despesas Financeiras = Lucro Operacional (+/-) receitas/ despesas no operacionais = Lucro Antes do IRRF e CSLL (-) IRRF (-) CSLL = Lucro/Prejuzo

Fonte: Elaborado pelo autor.

4 CONCEITOS E APLICAES DAS TCNICAS DE ANALISE DE BALANO

Pela necessidade de extrair informaes que levem a uma melhor tomada de deciso pelos gestores, existem algumas tcnicas de anlise de balano que tem um maior destaque, como ilustra Miguel (2009, P. 11), As tcnicas mais conhecidas da anlise de balano so: Anlise horizontal, anlise vertical, anlise dos ndices e quocientes, sendo estes ltimos melhores para analisar a sade financeira das empresas.

5 NDICES DE BALANO

Os ndices de balano mostram as relaes entre contas e os reflexos dos seus resultados no andamento das atividades da empresa. Segundo o prprio conceito de ndice, como sendo aquilo que expressa alguma qualidade, com tal propsito que os gestores utilizam dessa ferramenta para melhor elaborao dos seus projetos. Os ndices servem de medida dos diversos aspectos econmicos e financeiros das empresas. Assim como um mdico usa certos indicadores, como presso e temperatura, para

elaborar o quadro clnico do paciente, os ndices financeiros permitem construir um quadro de avaliao da empresa. (MATARAZZO, 2010, p. 82).

5.1 PROCEDIMENTOS PARA AVALIAO DOS NDICES

So trs os tipos mais comuns de avaliao dos ndices contbeis: Avaliao Intrnseca: Corresponde a uma anlise de elementos qualitativos unicamente internos. No quadro abaixo ilustrado uma situao onde a empresa apresenta um valor elevado no ativo permanente fazendo com que o seu ndice de imobilizado sobre o PL, que ser explica nesse material, ficasse muito elevado para os padres atuais. Porm, por algum critrio interno, essa situao considerada ideal, pois a maioria de seus diretores deve ter uma postura mais conservadora. Tabela 1 Balano Patrimonial
ATIVO Ativo Circulante Disponvel Estoque Aplicaes Financeiras Ativo No Circulante Investimentos Imobilizado BALANO PATRIMONIAL PASSIVO Passivo Circulante R$ 300.000,00 Fornecedores R$ 500.000,00 Emprstimos Bancrios R$ 300.000,00 No-Circulante Emprstimos Bancrios R$ 500.000,00 R$ 2.000.000,00 PATRIMNIO LQUIDO Capital Social Reservas de Capital R$ 3.600.000,00 Fonte: Elaborada pelo Autor.

R$ 750.000,00 R$ 400.000,00

R$ 950.000,00

R$ 1.400.000,00 R$ 100.000,00 R$ 3.600.000,00

ndice imobilizado sobre o PL R$ 2.500.000,00/R$ 1.500.000,00 = 1,66.

Sabe-se que um valor elevado no ativo permanente representa dinheiro parado que poderia ser aplicado nas atividades operacionais da empresa, por isso a atitude do corpo de dirigentes da organizao, numa viso atual da gesto empresarial, seria inadequada. Avaliao por ndice-padro: Silva, apud Duarte; Lamounier, (2007, P. 13) conceitua ndice-padro como um referencial de comparao, ou seja, a comparao de determinado ndice de uma empresa em particular com um ndice-padro.... Na questo comparativa, busca-se analisar se a elevao do valor de um ndice positiva

ou negativa para a empresa. Para isso se faz necessrio estabelecer procedimentos de respostas aos valores encontrados. Comparao temporal: Esta avaliao refere-se a analise dos dados empresariais em perodos sequenciais para que possibilitem a visualizao das oscilaes e tendncias, como explana Walczac (2008, p 25) Analise temporal:
[...] aquela desenvolvida com a finalidade de mapear ou acompanhar a evoluo de determinado elemento patrimonial ou de resultado da empresa em determinados perodos de tempo, isto , pode avaliar a evoluo, por exemplo, das vendas lquidas em trs, quatro ou mais exerccios sociais. Walczac (2008, p 25).

5.2 PRINCIPAIS NDICES E SUAS APLICABILIDADES Alguns ndices so usados com maior frequncia pelas empresas devido a sua importncia gerencial. H outros ndices que so analisados, por vezes, pelos usurios externos que tenham algum interesse na sade financeira da empresa, seja para avaliao de investimento ou para concesso de financiamento, como fazem as instituies bancrias. Porm, h ndices que so considerados como principais entre os profissionais e autores. Certos ndices, como participao de capital de terceiros, liquidez corrente e rentabilidade do patrimnio lquido, so usados por praticamente todos os analistas. Outros, porm, como composio do endividamento, liquidez seca, rentabilidade do ativo, margem de lucro, nem sempre fazem parte dos modelos de anlise. (MATARRAZZO, 2010). Os ndices transmitem informaes importantes sobre a situao de solvncia ou liquidez das empresas (sua capacidade de pagamento), sobre a forma como est estruturado o seu capital (como esto distribudos as suas obrigaes) e sobre a rentabilidade (o retorno dos investimentos). Porm, no possvel esquecer que se faz necessrio analisar os ndices com relao aos intervalos de tempos ocorridos. Por isso, outros indicativos importantes so os de rotatividade, onde se analisam os giros do estoque, os prazos mdios de recebimento de vendas a prazo, os prazos mdios de pagamentos a fornecedores, entre outros que tambm sero vistos mais adiante. 5.2.1 NDICES DE LIQUIDEZ OU SOLVNCIA ndice de liquidez Geral
Ativo Circulante + Realizvel a longo prazo Passivo Circulante + exigvel a longo prazo

ILG =

Este ndice possibilita observar a sade financeira de longo prazo da empresa, segundo IUDCIBUS (2010). preciso, porm, estabelecer uma relao dos ndices com os prazos a que so submetidos cada cumprimento dos passivos e os recebimentos dos ativos. Neste trabalho ser apresentado um estudo dos ndices e outros elementos de anlise de forma conjunta, devido interligao entre os mesmo.

ndice de liquidez imediata

ILI =

Disponvel Passivo Circulante

Este ndice representa a relao direta entre os disponveis da empresa com as suas obrigaes de curto prazo. Reflete a qual grau est a sua possibilidade em honrar as suas obrigaes mais urgentes. Tambm ndica o quanto de valor est preso no seu ativo que poderia est sendo aplicado em investimentos financeiros.

ndice de Liquidez Corrente

ILC =

Ativo Circulante Passivo Circulante

Segundo IUDCIBUS (2010, p. 94), o quociente de liquidez corrente um ndice muito divulgado e considerado como o melhor indicador da situao de liquidez da empresa. Pois esse indicativo faz uma relao com os elementos do ativo que podem ser transformados, em curto prazo, em dinheiro para que saldem as obrigaes tambm de curto prazo. No numerador encontram-se os elementos do ativo circulante como os disponveis, os estoques, valores a receber, os impostos a recuperar e as despesas antecipadas, ou seja, no h excluso de contas na sua formulao, nem do ativo circulante, como tambm nem to pouco do passivo circulante.

ndice de Liquidez Seca

ILS =

Ativo Circulante - Estoques Passivo Circulante

Este ndice faz uma relao das obrigaes compostas no passivo circulante com os ativos de maior liquidez no ativo circulante, no caso, excluem-se os estoques. Isso se deve pelo fato de que, dependendo da atividade da empresa, no seja possvel contar com algum produto em estoque pelo mesmo ter uma perecividade elevada. Os analistas das instituies concedentes de crditos, por vezes, consideram um valor excessivo no estoque como sendo uma atitude errnea da empresa com relao a sua gerncia de compra e venda dos produtos, podendo vir a dificultar a concesso de financiamentos.

5.2.1.1 EXPOSIO PRATICA DOS NDICES DE LIQUIDEZ

O quadro a seguir representa a situao patrimonial da empresa fictcia Delta Ltda que atua na comercializao de Alimentos, onde nos servir para que sejam mostradas as aplicaes dos ndices de liquidez vistas neste artigo. Tabela 2 Balano Patrimonial Dezembro 2012
BALANO PATRIMONIAL EMPRESA DELTA LTDA DEZEMBRO 2012 Ativo Total R$ 2.550.000,00 Passivo Total R$ 2.550.000,00 Ativo Circulante R$ 1.340.000,00 Passivo Circulante R$ 1.050.000,00 Caixa R$ 80.000,00 Fornecedores R$ 400.000,00 Bancos R$ 380.000,00 Emprstimos R$ 560.000,00 Clientes R$ 450.000,00 salrios R$ 90.000,00 Estoques R$ 430.000,00 Passivo No Circulante R$ 600.000,00 Emprstimos R$ 600.000,00 Ativo No circulante R$ 1.210.000,00 Realizvel a L.Prazo R$ 450.000,00 Patrimnio Lquido R$ 900.000,00 Investimentos R$ 80.000,00 Capital Social R$ 900.000,00 Imobilizado R$ 680.000,00 Lucro/Prejuzo Fonte: Elaborada pelo autor

Clculos dos ndices:

Liquidez geral L.G. = (R$ 1.340.000 + R$ 450.000) / (R$ 1.050.000 + R$ 600.000) = 1,08

10

Este valor revela que para cada R$ 1,00 de divida da empresa com terceiros, a empresa tem R$ 1,08 para sald-las, ou seja, h uma sobra de R$ 0,08. A condio dita como ideal pelos autores que este indicador esteja acima de 1,00.

Liquidez Corrente L.C. = R$ 1.340.000/R$ 1.050.000 = 1,28

Nesta situao, para cada R$ 1,00 de divida existente no passivo circulante a empresa dispe de R$ 1,28 para cobri-las. O ndice de liquidez corrente no deve ser encarado como um valor absoluto, uma vez que a transformao dos valores de alguns dos ativos circulantes em moeda levar algum tempo. Matarazzo ressalta essa importante observao. Os recursos do ativo circulante entraro em caixa num momento diferente da sada para pagamento do passivo circulante. O ideal que as entradas em caixa sejam equivalentes s sadas. Cabe administrao financeira da empresa atingir cotidianamente esse ideal, manobrando os prazos de recebimento e pagamento e renovando emprstimos bancrios. (MATARAZZO 2010, p. 107).

Liquidez Seca L.S. = (R$ 1.340.000 R$ 430.000) / R$ 1.050.000 = 0,87

Neste caso a empresa tem a capacidade de honrar com 87% das dividas do passivo circulante sem a necessidade de vender as suas mercadorias em estoque. O ativo circulante da empresa Delta apresenta contas como aplicaes, Clientes e as Disponibilidades num valor total de R$ 910.000,00, o que representa 36% do total do ativo da mesma, sendo elas as responsveis por honrar boa parte das obrigaes com terceiros. De acordo com Iudcibus:
Em certas situaes, pode-se traduzir num coeficiente bastante conservador, visto a alta rotatividade dos estoques. O quociente apresenta uma posio bem conservadora da liquidez da empresa em determinado momento, sendo preferido pelos emprestadores de capitais. (IUDCIBUS 2010, p. 96).

Liquidez Imediata L.I. = (R$ 80.0000 + R$ 380.000) / R$ 1.050.000 = 0,44

A empresa Delta poderia honrar com 44% das suas obrigaes de curto prazo se utilizasse apenas os seus recursos Imediatos, ou seja, as suas disponibilidades. Segundo

11

anlises comparativas e tendncias de mercado, as empresas devem utilizar-se o mnimo necessrio de recursos imediatos, apenas em quantidades adequadas para tocar as atividades operacionais. Isso porque os valores excedentes poderiam est sendo aplicados em investimentos ou em produtos que poderiam lhe propiciar um maior retorno. preciso observar o seguimento da empresa, no caso em questo se trata de uma empresa do ramo alimentcio, mas se fosse uma instituio financeira, j seria interessante ter um ndice de liquidez imediata de elevado valor por si tratar de um seguimento que exige essa disponibilidade. 5.2.2 ESTRUTURA DE CAPITAL NDICES DE ENDIVIDAMENTO

Participao de Capital de Terceiros

PCT =

Passivo Circulante + Passivo No Circulante Patrimnio Lquido

Este indicativo demonstra a origem dos recursos adquiridos pela empresa (capital de terceiros e capital prprio) e o grau de dependncia em que a mesma se encontra. Em uma anlise genrica o valor encontrado deve ser o menor possvel, pois a sua majorao pode atribuir um risco atividade empresarial. Por outro lado, a empresa pode preferir usar mais recursos de terceiros sabendo que o lucro estimado tende a ser mais elevado do que os custos com pagamentos a terceiros.

Composio do Endividamento

Neste ndice encontra-se como esto distribudas as obrigaes da empresa perante os terceiros.

CE =

Passivo Circulante Passivo Circulante + Passivo No Circulante

12

Para os gestores de fundamental importncia saber os prazos e as quantidades de valores que devem ser pagos para que possam estabelecer os seus planejamentos financeiros. A interpretao do ndice de CE no sentido de que quanto maior, pior, mantidos os demais fatores. A razo que quanto mais dvidas para pagar a curto prazo, maior ser a presso para a empresa gerar recursos para honrar seus compromissos. (TELES, Cristhiane. Anlise dos demonstrativos contbeis - UFPA, 2003).

Imobilizao do Patrimnio Lquido

Este ndice encontrado pela formula mencionada por MATARAZZO (2010)

IPL =

Ativo Permanente Patrimnio Lquido

Este ndice representa o quanto que a empresa est incrementando de seus recursos prprios nos ativos que compe o imobilizado da empresa. Os recursos oriundos do patrimnio lquido so destinados para o ativo circulante e para o ativo permanente da empresa sendo que preciso achar a equao ideal, pois, segundo Matarazzo (2010), a empresa pode se torna mais dependente de capital de terceiros quando a mesma usa a maioria dos seus recursos prprios para aplicar no seu ativo permanente.

5.2.2.1 EXPOSIO PRTICA DOS NDICES DE ENDIVIDAMENTO

Usando ainda como referencia a tabela 2, a qual foi utilizada para encontramos os ndices de liquidez, seguem os clculos para as determinaes dos ndices de endividamento:

Participao de capital de Terceiros P.C.T. = (R$ 1.050.000 + R$ 600.000)/(R$ 900.000) = 1,83

Este ndice indica que para cada R$ 1,00 que a empresa est investindo com os seus prprios recursos, ela capta R$ 1,83 com terceiros. Segundo Iudcibus (2010), este quociente, quando perdura o seu resultado muito cima de 1,0, tal resultado se torna um fator

13

preocupante, uma vez que as empresas que estiveram em processos de falncia apresentaram esse sintoma. Porm, resalta o autor, que no necessariamente haja uma tendncia de falncia a empresa ter um quociente alto, mas nas maiorias dos casos se preciso dosar a capitao equilibrada de recursos prprios com os de terceiros.

Composio do Endividamento C.E = R$ 1.050.000/(R$ 1.050.000 + R$ 600.000) = 0,64

Nesta situao, 64% das dvidas da empresa esto no passivo circulante fazendo com que a mesma se preocupe em ter um fluxo de caixa no mesmo nvel para poder honrar os seus compromissos mais urgentes.

Imobilizao do Patrimnio lquido I.P.L. =( (R$ 80.000 + R$ 680.000) / R$ 900.000) = 0,84

Neste caso, a empresa est aplicando 84% dos seus recursos prprios no ativo permanente. Segundo Matarazzo (2010), a parcela excedente, os 16%, chamado de Capital Circulante Prprio (CCP = PL AP), que representa a parcela empregada no ativo circulante com recursos prprios da empresa.

5.2.3 NDICES DE RENTABILIDADE

O valor expresso do lucro auferido de uma empresa, por si s, no consegue expressar o quanto de retorno foi alcanado pela mesma sobre o valor que foi investido, ou dimensionar a proporo da sua lucratividade. De acordo com Iudcibus (2010, p.118), devemos relacionar um lucro de um empreendimento com algum valor que expresse a dimenso relativa do mesmo, para analisar quo bem se saiu a empresa em determinado perodo. Entre os ndices de rentabilidade existentes, seguem baixo alguns com maior aplicabilidade pelos gestores, no que se refere anlise de retorno de investimento e projees de resultados.

14

Giro do Ativo Este ndice evidencia a relao entre o volume de vendas com o total dos investimentos aplicados. Quanto maior for o valor demonstrado, melhor ser o seu resultado.

G.A. =

Venda Lquida Ativo Total

Segundo Matarazzo (2010), o valor da receita descrita na DRE necessita de um elemento que possa ser utilizada como comparao de resultado. Uma empresa que alcanou um valor de R$ 10.000.000 em vendas e tem seu ativo total em R$ 5.000.000, pode considerar segundo comenta o autor, como sendo um resultado com vendas realmente elevado, uma vez que o seu resultado duas vezes maior do que o seu prprio ativo. Porm, se o valor do seu ativo fosse R$ 200.0000.000, o seu volume de vendas seria considerado baixo. Rentabilidade do Patrimnio Lquido

RPL =

Lucro Lquido PL

Seguindo o raciocnio das interpretaes dos ndices, este busca retratar o retorno que uma empresa aufere com relao aos seus recursos prprios investidos, ou seja, com relao queles valores constantes no patrimnio lquido da mesma. Segundo Matarazzo (2010),
O papel do ndice de rentabilidade do patrimnio lquido mostrar qual a taxa de rendimento do capital prprio. Essa taxa pode ser comparada com a de outros rendimentos alternativos no mercado, como caderneta de poupana, CDBs, Letra de Cmbio, Aes, Fundos de Investimentos, etc. Com isso se pode avaliar se a empresa oferece rentabilidade superior ou inferior a essas opes. Matarazzo (2010, p.116)

Margem Lquida

M.L. =

Lucro Lquido Vendas Lquidas

15

Este ndice revela o quanto que a empresa consegue gerar de lucro com relao s suas vendas subtradas das dedues. Tambm utilizada como um comparativo com outros rendimentos externos, pois necessrio saber se a lucratividade da empresa est sendo satisfatria. Existe tambm o clculo da Margem Lquida Operacional, que utiliza como numerador o valor do lucro operacional (Resultado que se encontra antes das dedues ou acrscimos dos resultados no operacionais) e permanece como denominador as Vendas Lquidas. Este ltimo ndice busca medir a capacidade operacional da empresa em gerar resultados.

Retorno Sobre o Investimento

R.I. =

MARGEM LQUIDA X GIRO DO ATIVO

Este ndice demonstra qual o percentual de retorno de um investimento em um determinado perodo. Tal como o Payback (retorno do capital investido), esse ndice tambm desconsidera a valor do dinheiro no tempo, ou seja, sabe-se que h a desvalorizao temporal do dinheiro e que, para clculos financeiros, por vezes utiliza-se o mtodo de valor presente para encontrar o valor atual de um investimento descontado os juros, taxas de atratividade, ou considerando a inflao.

5.2.3.1

EXPOSIO

PRTICA

DOS

NDICES

DE

RENTABILIDADE

LUCRATIVIDADE

Para expor as exemplificaes dos ndices de rentabilidade segue a DRE da empresa Delta. Tambm sero usadas as informaes constantes na Tabela 2, para acharmos os valores das contas patrimoniais.

16

Tabela 3 Demonstrao do Resultado da Delta Ltda.


DRE - DELTA LTDA. Receita Bruta (-) dedues .= Receita Lquida (-) Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) = Lucro Bruto (-) Despesas operacionais + Outras Receitas Operacionais + Receitas Financeiras (-) Despesas Financeiras = Lucro Operacional (+/-) receitas/ despesas no operacionais = Lucro Antes do IRRF e CSLL (-) IRRF (-) CSLL = Lucro/Prejuzo Fonte: Elaborado pelo autor R$ 6.000.000,00 R$ 1.356.425,00 R$ 4.643.575,00 -R$ 3.180.000,00 R$ 1.463.575,00 -R$ 778.356,34 R$ 689.356,45 -R$ 567.365,89 R$ 807.209,22 R$ 32.976,01 R$ 840.185,23 -R$ 126.027,78 -R$ 75.616,67 R$ 638.540,77

Giro do Ativo = (R$ 4.643.575,00 / R$ 2.550.000,00) = 1,82 Essa situao mostra que para cada R$ 1,00 investido na Empresa ela conseguiu realizar R$ 1,82 em vendas. Mas adiante, ser mostrado um quadro geral com todos os ndices em tabelas contendo perodos distintos para que os resultados possam transmitir uma melhor interpretao. A princpio, a inteno conceituar os ndices para que, posteriormente, uma explicao conjunta possa ser demonstrada aonde poder ser extrado um maior nmero de informaes relevantes.

Rentabilidade do PL = (R$ 638.540,77 / 900.000,00) = 0,71

Neste caso, para cada R$ 1,00 composto no PL a empresa Delta consegui obter um lucro correspondente a R$ 0,71, evidenciando uma rentabilidade sobre o patrimnio bastante expressiva, 71%.

Margem Lquida = (R$ 638.540,77 / R$ 4.643.575,00) = 0,14

O valor encontrado pode ser representado em percentual, como demonstrado na anlise vertical do resultado do exerccio (assunto que ainda ser mostrado adiante) e significa que o lucro lquido obtido representa 14% do valor das vendas lquidas.

17

Retorno Sobre o Investimento Total = R.I. = (0,14 x 1,82) = 0,25 OU (R$ 638.540,77 / R$ 2.550.000,00) = 0,25

possvel encontrar o mesmo resulta aplicando as frmulas Margem lquida X Giro do Ativo ou simplesmente usando o Lucro / Ativo Total. O valor encontrado significa que a empresa obtm de retorno sobre o investimento 25% do que foi aplicado. Como o ndice ignora a desvalorizao do dinheiro no tempo, ento possvel dizer que a empresa recuperaria o capital investido em quatro perodos.

5.2.4 NDICES DE ROTATIVIDADE

Os ndices de rotatividade demonstram o prazo mdio de giro de um grupo de conta qualquer. No caso, veremos os prazos mdios de retorno do estoque (PMRE), prazos mdio de pagamento de compras (PMPC), prazo mdio de recebimento de vendas (PMRV). O conjunto desses trs resultados possibilita o conhecimento do ciclo operacional e ciclo financeiro da empresa.

Prazo Mdio de Rotatividade do Estoque

PMPC =

MDIA DE FORNECEDORES CMV

X 360

Este ndice demonstra a quantidade de dias em que um produto permanece no estoque at o momento da sua venda. Porm, de acordo como queiram os gestores, o resultado tambm pode ser obtido em semanas, meses ou anos, dependendo da anlise. Supondo que o saldo do ano de 2011 na conta Estoques tivesse sido de R$ 310.000,00, o PMRE seria o seguinte:

PMRE = ((R$ 430.000,00 + R$ 310.000,00)/2 / R$ 3.180.000,00) X 360 = 42 Dias

18

Prazo Mdio de Pagamento de Compras

PMRE =

MDIA DOS ESTOQUES CMV

X 360

Este ndice evidencia a quantidade de dias que a empresa dispe para pagamento aos seus fornecedores. Obviamente que os gestores buscam um equilbrio entre os prazos de recebimento das vendas e pagamento das compras para que possam honrar com os compromissos adquiridos sem ter que recorrerem a financiamentos. Supondo que o saldo do ano de 2011 na conta fornecedores foi de R$ 520.000,00, o PMPC seria o seguinte: PMRC = ((R$ 400.000,00 + R$ 520.000,00)/2) / R$ 3.180.000,00) X 360 = 52 dias

Prazo Mdio de Recebimento de vendas

PMRV =

MDIA DAS DUPLCATAS A RECEBER VENDAS

X 360

Este ndice mostra a quantidade de dias necessrios para os recebimentos das vendas realizadas a prazo. Obvio que a condio que se espera alcanar a de um tempo curto para o recebimento. Supondo um saldo anterior na conta Clientes de R$ 320.000,00, a quantidade de dias que a Delta dispes para os recebimentos de suas vendas ser: PMRV = (( (R$ 450.000,00+ R$ 320.000,00)/2) / R$ 6.000.000,00) X 360 = 23 Dias

5.2.5 CICLO OPERACIONAL E CICLO FINANCEIRO

Em posse dos prazos mdios mencionados cima a empresa pode visualizar como est sendo distribudo o ciclo da sua atividade operacional, que se refere ao intervalo que se inicia no momento da aquisio da mercadoria at o recebimento da venda da mesma. Tambm visualiza o seu ciclo financeiro, que se refere ao intervalo que vai desde o pagamento ao

19

fornecedor at o recebimento das vendas. Tambm existe uma frmula para o ciclo financeiro que : Ciclo Financeiro = PMRE + PMRV - PMPC = 42 + 23 52 = 13 dias Figura 2 Ciclo Operacional

CICLO OPERACIONAL

1 dia 42 dia PMRE 52 dia

65 dia

Ciclo Financeiro PMPC

PMRV

Fonte: COSTA. < http://www.youtube.com/watch?v=NYO-ivVaBzU> acesso em: 23 de fevereiro de 2013.

Como dito antes, o ciclo operacional compreende o tempo necessrio para que ocorra a compra, venda, pagamento a fornecedor e recebimento pela venda da mercadoria.

6 ANLISE VERTICAL E HORIZONTAL

Na avaliao das contas expostas nas demonstraes contbeis se faz necessrio estabelecer uma relao de comparabilidade para que os valores ali declarados possam atribuir algum significado que venha a contribuir para as tomadas de decises futuras. Segundo Assaf Neto, (2007, p. 115 Apud Bischoff, 2011, p. 9): O montante de uma conta ou de um grupo patrimonial isoladamente na retrata adequadamente a importncia do valor apresentado e muito menos o seu comportamento ao longo do tempo. Nesse contexto, surge a importncia das anlises vertical e horizontal para transmitir uma informao mais

20

significativa de uma conta com algum outro elemento comparativo que venha a propiciar um maior conhecimento sobre sua variao.

6.1 ANLISE VERTICAL

Esta anlise consiste em avaliar uma conta com um elemento do seu grupo. Na anlise vertical do balano patrimonial, uma conta relacionada com o total do seu grupo, por exemplo: A conta estoques pode ser relacionada com o total do ativo, com isso sabemos qual o percentual do estoque em relao ao valor total do seu grupo. Imaginemos que essa mesma conta estoque tem como saldo no balano patrimonial o valor de R$ 58.000,00 e que o total do ativo corresponde a um valor de R$ 150.000,00, ao aplicarmos a frmula da anlise vertical ((CONTA ANALISADA / TOTAL DA CONTA DO GRUPO) X 100), acharemos o valor de 38,66%, isso se refere participao dos estoques com relao ao total do ativo, ou seja, a conta estoque representa, aproximadamente, 38,6% do ativo da empresa. No caso da anlise vertical da DRE, se mais comum utilizar, como elemento a ser relacionado, o valor da receita lquida, ento todos os outros valores componentes da demonstrao de resultados sero relacionados a essa conta. Se o valor da receita liquida, numa situao hipottica a ttulo de ilustrao, for de R$ 100.000,00 e o valor da CMV for de R$ 63.000,00, ento saberemos que o percentual do CMV em relao receita lquida ser de 63%, valor encontrado ao se aplicar a formula: ((CMV / RECEITA LQUIDA) X 100).

6.2 ANLISE HORIZONTAL

Na anlise horizontal o que se busca encontrar indicativo de tendncias. Como referencia, se determinada uma data base, exemplo o ano de 2010, ento todas as contas desse ano sero a base para determinar o comportamento das variaes das mesmas contas, porm nos anos subseqentes. Se, no ano base de 2010, a conta imobilizado representava o valor de R$ 230.000, e no ano de 2011 o valor da mesma foi apresentado com o saldo de R$ 350.000, percebemos que, ao aplicarmos a frmula da anlise horizontal ((SALDO DA CONTA ATUAL / SALDO DA CONTA BASE) X 100), teremos o valor de 152,17%, ou uma variao a maior de 52,17%.

21

6.3 ANLISE CONJUNTA DOS NDICES DE BALANO

As tabelas 4 e 5 mostram as anlises vertical e horizontal dos ativos e passivos da empresa Delta Ltda.

Tabela 4: Anlise vertical e horizontal dos Ativos da empresa Delta Ltda.


BALANO PATRIMONIAL EMPRESA DELTA LTDA

ATIVO
Ativo Total Ativo Circulante Caixa Bancos Clientes Estoques Ativo No circulante Realizvel a Longo Prazo Investimentos Imobilizado 2012 AV 100% R$ 2.550.000,00 53% R$ 1.340.000,00 R$ 80.000,00 3% R$ 380.000,00 15% R$ 450.000,00 18% R$ 430.000,00 17% 47% R$ 1.210.000,00 R$ 450.000,00 18% R$ 80.000,00 3% R$ 680.000,00 27% Fonte: Elaborada pelo autor. AH 120% 133% 114% 125% 141% 139% 108% 110% 107% 106% 2011 R$ 2.130.000,00 R$ 1.005.000,00 R$ 70.000,00 R$ 305.000,00 R$ 320.000,00 R$ 310.000,00 R$ 1.125.000,00 R$ 410.000,00 R$ 75.000,00 R$ 640.000,00 AV 100% 47% 3% 14% 15% 15% 53% 19% 4% 30%

A tabela baixo apenas apresenta as mutaes do passivo ao longo dos anos de 2011 para o ano de 2012, salienta-se a conto de patrimnio lquido.

Tabela 5: Anlise vertical e horizontal dos passivos da empresa Delta Ltda.


BALANO PATRIMONIAL EMPRESA DELTA LTDA PASSIVO 2012 AV AH 2011 100% 120% Passivo Total R$ 2.550.000,00 R$ 2.130.000,00 41% 100% Passivo Circulante R$ 1.050.000,00 R$ 1.050.000,00 Fornecedores R$ 400.000,00 16% 77% R$ 520.000,00 Emprstimos R$ 560.000,00 22% 122% R$ 460.000,00 salrios R$ 90.000,00 4% 129% R$ 70.000,00 24% 113% Passivo No circulante R$ 600.000,00 R$ 530.000,00 Emprstimos R$ 600.000,00 24% 113% R$ 530.000,00 35% 164% Patrimnio Lquido R$ 900.000,00 R$ 550.000,00 Capital Social R$ 900.000,00 35% 164% R$ 550.000,00 Fonte: Elaborada pelo autor.

AV 100% 49% 24% 22% 3% 25% 25% 26% 26%

A tabela a seguir demonstra as variaes ocorridas nas apuraes de resultados dos anos de 2011 e 2012, como tambm demonstra as relaes verticais das contas. Para a anlise vertical tens como unidade de referncia o valor expressado na receita lquida, como j havia sido comentado anteriormente.

22

Tabela 6: Anlise vertical e horizontal das DREs da empresa Delta Ltda.


DRE - Demonstrao do Resultado do Exerccio Dezembro 2012 e 2011 AV AH 2012 2011 Receita Bruta (-) dedues .= Receita Lquida (-) Custo das Mercadorias Vendidas = Lucro Bruto (-) Despesas operacionais + Outras Receitas Operacionais = Lucro Operacional antes do Resultado Financeiro + Receitas Financeiras (-) Despesas Financeiras = Lucro Operacional (+/-) receitas/ despesas no operacionais = Lucro Antes do IRRF e CSLL (-) IRRF (-) CSLL = Lucro/Prejuzo R$ 6.000.000,00 R$ 1.356.425,00 R$ 4.643.575,00 R$ 3.180.000,00 R$ 1.463.575,00 R$ 778.356,34 R$ 685.218,66 R$ 689.356,45 R$ 567.365,89 R$ 807.209,22 R$ 32.976,01 R$ 840.185,23 R$ 126.027,78 R$ 75.616,67 15% 15% 12% 17% 1% 18% 3% 2% 313% 118% 115% 257% 141% 249% 249% 249% 249% 129% 125% 29% 68% 32% 17% 125% 116% 152% 104% 100% 125% R$ 4.800.000,00 R$ 1.085.000,00 R$ 3.715.000,00 R$ 2.750.000,00 R$ 965.000,00 R$ 745.986,00 R$ 219.014,00 R$ 586.134,00 R$ 491.348,00 R$ 313.800,00 R$ 23.468,00 R$ 337.268,00 R$ 50.590,20 R$ 30.354,12 R$ 256.323,68 6% 16% 13% 8% 1% 9% 1% 1% 7% AV 129% 29% 100% 74% 26% 20%

14% R$ 638.540,77 Fonte: Elaborada pelo autor.

Percebe-se que a conta capital social teve um aumento expressivo de 64%, como est demonstrado na tabela 5. Tal foi ilustrado nesse artigo para mostrar como as empresas diminuem o seu indicativo de imobilizao do patrimnio lquido. Percebe-se tambm, na tabela 7, que o IMPL, no ano de 2011, estava com um valor de 130%. Significa que todo o valor do PL estava sendo aplicado no imobilizado e que ainda 30% estavam sendo financiado por capital de terceiros. Sabe-se que a mola propulsora da atividade comercial se encontra no ativo circulante da mesma. So os seus produtos dispostos comercializao que fazem com que a empresa possa obter receita e com isso ampliar os seus negcios, por isso que na conjecture hipottica demonstrada, os valores do ativo circulante apresentam significativos aumentos percentuais de um ano para o outro (analise horizontal). Tais aumentos podem ocorrer por maior concesso de crdito aos clientes ou um limite maior para pagamento; um melhor planejamento de aplicaes financeiras; um estoque maior, porm mantendo a qualidade da rotatividade dos produtos, dentre outras possibilidades.

23

Abaixo segue os valores dos ndices encontrados neste artigo, dispostos na mesma estrutura e ordem em que foi apresentado no desenvolvimento.

Tabela 7: Analise dos ndices de balano inseridos no contexto da analise horizontal


ANLISE DOS NDICES NA ESTRUTURA HORIZONTAL 2012 2011 INDICES DE LIQUIDEZ Liquidez Geral Liquidez corrente Liquidez seca Liquidez imediata NDICES DE SOLVNCIA Participao de capital de Terceiros Composio do Endividamento Imobilizao do Patrimnio lquido NDICES DE RENTABILIDADE Giro do Ativo Rentabilidade do PL Margem Lquida Retorno Sobre o Investimento Total NDICES DE ROTATIVIDADE PMRE PMPC PMRV Ciclo Financeiro Ciclo Operacional Fonte: Elaborada pelo autor. 42 52 23 13 65 dias dias dias dias dias 182% 71% 14% 25% 174% 47% 7% 12% 8% 24% 7% 13% 183% 64% 84% 287% 66% 130% -104% -3% -46% 108% 128% 87% 44% 90% 96% 66% 36% 19% 32% 20% 8% Variao

Ao analisarmos as variaes ocorridas nos ndices de liquidez percebemos que houve medidas que visaram aumentar a capacidade de pagamento da empresa. A forma encontrada perceptvel na tabela 5, onde houve a diminuio na conta de fornecedores, pois como foi explicado antes, os scios da empresa aumentaram o capital social, aplicando esse recursos principalmente no ativo circulante. Com o aumento do capital social, outro ndice que teve uma variao relevante, foi o de participao de capital de terceiro. Nota-se que este indicativo foi reduzido a mais de 100% devido a uma maior participao de capital dos scios na organizao. Por se manter praticamente estvel os valores gastos com as despesas operacionais e os custos das mercadorias vendidas terem uma variao inferior a variao ocorrida nas

24

receitas, os resultados apresentados em 2012 foram notoriamente superiores aos apresentados em 2011. Nesse contexto, houve uma maior eficincia e produtividade devido obteno de resultados melhores com pouca alterao nos gastos.

7 CONCLUSO

Na anlise das demonstraes contbeis, no so os clculos dos ndices ou os seus valores finais encontrados o que de fato importam, mas sim as informaes relevantes que podem ser extradas por usurios da contabilidade que entendem e interpretam os valores demonstrados para auxili-los nas suas projees de resultados, nos seus planejamentos e nas suas futuras tomadas de decises. So esses os objetivos do uso dos ndices de balanos nas organizaes que buscam ter um controle interno eficaz e que querem se manter competitivas comparando seus resultados com os ndices apresentados por outras empresas no mercado. Percebe-se ento, que os ndices das demonstraes contbeis so utilizados para atender aspectos relacionados rea de controle da empresa, como tambm aos processos que viso o planejamento estratgico, onde outras ferramentas podem ser agregadas aos mesmos, como os instrumentos da contabilidade de custos: O grau de alavancagem operacional; o uso do custeio varivel e da margem de contribuio; as tcnicas de rateio; o estudo do ponto de equilbrio, dentre outras ferramentas que somadas aos ndices de balana, contribuem significativamente aos processos decisrios nas organizaes.

25

8 REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: Artigo em publicaes peridicas. Rio de Janeiro, 2002. ________. NBR 10520. Apresentao de citaes em documentos. Rio de Janeiro, 2002. _________. NBR 6023. Informao e documentao: referncias. Rio de Janeiro, 2002. BRIZOLLA, Maria Margarete Baccin, Contabilidade Gerencial, Ijui: Unijui, 2008. CABRAL, Jaccqueline Dias; SILVA, Ilma Maira; LOPES, Elizabeth Aparecida. Manual De Elaborao De Artigo Cientfico. Disponvel em: <http://www.unilestemg.br/portal/biblioteca/downloads/manual-para-elaboracao-de-artigoscientificos.pdf>, acesso dia 27 de janeiro de 2013. IUDCIBUS, Sergio de. Anlise De Balano. 10 Edio. So Paulo: Atlas, 2010. MATARAZZO, Dante Carmine. Anlise Financeira de Balano. 7 Edio. So Paulo: Atlas, 2010. MENDONA, Geordana et al. Mudanas na Estruturao do Balano Patrimonial: um Estudo Envolvendo as Leis n 11.638/07 e n 11.941/09. Disponvel em: < http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_1104.pdf > Acesso dia 13 de janeiro 2013. PINTO, Ivonete. Normas Para Formao de Artigo Cientfico. Disponvel em: <http://iad.ufpel.edu.br/cinema/animacao/tcc/normas_tcc_cinema_animacao_audiovisual.pdf >, acesso dia 27 de janeiro de 2013. RUBINI, Arlete Ines Ribeiro; MACRIO, Nilza M.. Como elaborar um artigo cientfico. Disponvel em:< http://www.aedb.br/seac/trabalho_monografico/artigo_modelo.pdf>, Acesso dia 24 de janeiro de 2013. Ruy Costa, Ciclo Operacional, < http://www.youtube.com/watch?v=NYO-ivVaBzU > acesso em: 23 de fevereiro de 2013.

S-ar putea să vă placă și