Sunteți pe pagina 1din 11

UCAM UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES LADY LAURA CAETANO SANT ANNA

OPRESSO, DESORGANIZAO DOS PENSAMENTOS E ATROFIA DA LINGUAGEM: UMA LEITURA DE VIDAS SECAS.

CAB FRIO - RJ 2014

UCAM UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES LADY LAURA CAETANO SANT ANNA

OPRESSO, DESORGANIZAO DOS PENSAMENTOS E ATROFIA DA LINGUAGEM: UMA LEITURA DE VIDAS SECAS.

Artigo Cientfico Apresentado Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Especialista em Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira

CABO FRIO 2014

OPRESSO, DESORGANIZAO DOS PENSAMENTOS E ATROFIA DA LINGUAGEM: UMA LEITURA DE VIDAS SECAS.

Lady Laura Caetano Sant Anna RESUMO


A ideia geral que se tem do romance Vidas secas de que este a narrativa do drama vivido por uma famlia de pobres nordestinos, diante da terrvel situao provocada pelo meio hostil, onde a seca destri vidas, causa desgraas, oprime o homem. A seca protagoniza o romance e o seu grande mal ampliado pela situao social da regio. Numerosas so as leituras de Vidas secas, e pretende-se no presente artigo retratar a opresso sofrida pelo homem, a desorganizao de seus pensamentos e consequentemente sua pobreza de linguagem. Para tanto, buscou-se dialogar com autores de livros, artigos e publicaes acadmicas e literrias, objetivando refletir sobre a relao escassez de linguagem/opresso.

Palavras-chave: Seca. Pobreza. Linguagem. Opresso.

Introduo Publicado em 1938, Vidas secas aborda a problemtica da seca e da opresso social. No entanto, pode-se dizer que a obra nos permite uma reflexo sobre o poder e a influncia da linguagem, e como tais elementos se manifestam na sociedade de em que os personagens estavam inseridos. Em princpio, a linguagem articulada possibilita ao homem o acesso a uma melhor compreenso do mundo. A dificuldade no controle da linguagem e consequentemente o embarao na ordenao do pensamento so os verdadeiros protagonistas de Vidas secas. Joo Cezar de Castro Rocha diz que Graciliano esforou-se por apresentar a pobreza em suas conseqncias mais graves: a atrofia da linguagem e a anemia do pensamento. Recentemente, em estudos de Lingustica, pode-se estabelecer relaes entre o uso da linguagem e o exerccio da soberania. Quando o homem tem conscincia da importncia da linguagem, sobretudo se no for s teoricamente, ele comea a questionar as autoridades, ditas detentoras do saber e da verdade. A linguagem no , portanto, apenas um resultado da interao social, mas, tambm uma condio para a prpria existncia humana. Na obra Graciliano Ramos demonstra toda sua humanidade e presena. A narrativa feita em terceira pessoa, em que o narrador descreve a vida de uma famlia de sertanejos fugitivos da seca, sem destino e sem perspectivas alm de sobreviver e estar de volta a terra 1

que deixou. s vezes, o autor posiciona-se como simples observador, ao comentar a vida dos personagens. Noutras, ele revela aos leitores seus os pensamentos, por meio de dilogos internalizados, devido precariedade de sua linguagem. Pode-se dizer que o autor apresenta a linguagem em dois nveis. O primeiro, externo (os discursos dos personagens), apresentam-se tentativas frustradas de dilogos. Enquanto isso, o interno (do pensamento), os monlogos no apresentam erros lingusticos, so coerentes e os personagens demonstram possuir com incrvel capacidade de compreenso do mundo em que vivem.

Desenvolvimento H pouqussimos dilogos em Vidas secas e, quando existem, so bastante curtos, indicando que entre esses personagens existe pouca interao do ponto de vista do uso da lngua. frequente a utilizao de monlogos interiores para suprir a carncia comunicativa dos retirantes, deixando em evidncia sua indigncia verbal.
(...) O cuidado em focalizar cada um dos personagens isoladamente indica a solido e o primitivismo vivido pelo grupo, como resultado dos toscos e ineficientes meios de sociabilidade a que tiveram acesso. Assim, apesar de partilharem misrias, afeies e espaos comuns, os personagens vivem entregues ao seu prprio abandono, j que no conseguem articular mais do que rudes palavras, exclamaes, insultos ou interjeies. (...) (ALMEIDA FILHO, 2002)

Na passagem a seguir, pode-se perceber o contexto fsico e social em que esto inseridos os personagens. O protagonista, Fabiano, quando preso, sequer conseguia organizar seus pensamentos, que poderiam defend-lo da priso. Desta forma, o autor revela a ideia de que o domnio da linguagem sinnimo de poder.
Fabiano tambm no sabia falar. s vezes, largava nomes arrevesados, por embromao. Via perfeitamente que tudo era besteira. No podia arrumar o que tinha no interior. Se pudesse... Ah! Se pudesse, atacaria os soldados amarelos que espancam as criaturas inofensivas. (2004:36)

Se conseguisse arrumar o que tem no interior (ou seja, organizar seus pensamentos e os express-los por meio de uma linguagem articulada), ele teria poder: ele atacaria os soldados amarelos que espancam as criaturas inofensivas (2004:36). Esse poder seria obtido pela articulao da linguagem, que confere aos homens poder de argumentao e compreenso da realidade. Sem tais poderes, o exerccio de cidadania ficaria comprometido e haveria menos possibilidade de se alcanar a liberdade.

Na passagem, Fabiano tambm no sabia falar entende-se que ele no possua domnio da variante lingustica culta, urbana. Ou seja, ele no conseguia expressar-se de acordo com o estabelecido como norma, que confere poder e prestgio na sociedade. Fabiano no sabia nada das complexidades da vida e o que mais o atormentava era no conseguir articular sua prpria linguagem, precria, devido sua condio social. Ele tinha esperana de que seus filhos, pudessem domin-la, afinal no queria que os meninos crescessem e fossem pobres bichos como ele. Fabiano aspirava linguagem como uma libertao de sua condio semianimalesca. Ele tinha conscincia de sua pobreza mental, por isso admirava os que possuam a capacidade de comunicao. Somente a linguagem poderia conferir sentido humano existncia. Embora desejasse um futuro melhor para os meninos, acreditava que era preciso comear a calej-los, ensinar-lhes a lida dos vaqueiros. E irritava-se, para ele, os meninos estavam ficando curiosos, perguntadores, insuportveis. (2004:21) O dicionrio Aurlio d a definio de Fabiano como sendo indivduo inofensivo; pobre diabo. Essa significao repetida a todo instante na obra. Fabiano ficava dividido entre a revolta e a passividade, optando pela segunda atitude diante de sua impotncia. Tal impotncia reforada pela no aquisio da linguagem, que era o seu maior anseio. Ele tomava como exemplo seu Toms da bolandeira, tentando de forma desordenada imitar-lhe o vocabulrio, j que o seu era bastante reduzido. Por no saber se expressar, entrava num processo de isolamento, aproximando-se dos animais, com os quais se identificava mais. Como ele prprio colocou Voc um bicho, Fabiano. (2004:18) e como o narrador o revelou Vivia longe dos homens, s se dava bem com os animais. (2004:19). Depois de um pequeno desentendimento, Fabiano foi preso e espancado. Na cadeia, ele refletiu sobre a misria de sua condio. Ele tentava compreender sua situao, mas no conseguia devido falta de organizao de seus pensamentos.
Se no fosse aquilo... Nem sabia. O fio da idia cresceu, engrossou e partiu-se. Difcil pensar. Vivia to agarrado aos bichos. Nunca vira uma escola. Por isso no conseguia defender-se, botar as coisas nos seus lugares. O demnio daquela histria entrava-lhe na cabea e saa. Era para um cristo endoidecer. Se lhe tivessem dado ensino, encontraria meio de entend-la. Impossvel, s sabia lidar com bichos. (2004:36)

Revoltou-se contra a injustia que sofreu, desejando vingana, mas acabou se conformando. Fabiano sentia-se oprimido pelo Estado, representado pela figura do soldado amarelo. Diante da prepotncia do soldado, o vaqueiro demonstrava a incapacidade de 3

compreender a razo dos fatos. Havia muitas coisas. Ele no podia explic-las, mas havia. (2004:34) Um outro exemplo da opresso sofrida por Fabiano retratado em seu encontro com o cobrador municipal de impostos. Ao taxar um porco que Fabiano pretendia vender na cidade, o cobrador fez com que Fabiano se sentisse vtima de uma potncia ameaadora e estranha localizada na cidade e chamada Governo.
Mas o cobrador da prefeitura chegara com o recibo e atrapalhara-o. Fabiano fingira-se desentendido: no compreendia nada, era bruto. Como. o outro lhe explicasse que, para vender o porco, devia pagar imposto, tentara convenc-lo de que ali no havia porco, havia quartos de porco, pedaos de carne. O agente se aborrecera, insultara-o, e Fabiano se encolhera. Bem, bem. Deus o livrasse de histria com o governo. Julgava que podia dispor dos seus troos. No entendia de imposto. (2004:94-5)

Fabiano sentia-se como um estrangeiro violentado por instituies sociais incompreensveis e abstratas. Ele se via como vtima de um governo que utilizava os seus agentes para explor-lo e humilh-lo. Para um pobre sertanejo, que nada possua, o que poderia significar a cobrana de um imposto? Em Vidas secas, Graciliano Ramos enfatizou o carter e a honestidade do sertanejo Fabiano, fato que o fez um alvo ainda mais fcil para os exploradores de mo-de-obra.
Pouco a pouco o ferro do proprietrio queimava os bichos de Fabiano. E quando no tinha mais nada para vender, o sertanejo endividava-se. Ao chegar a partilha, estava encalacrado, e na hora das contas davam-lhe uma ninharia.(2004:92)

No captulo Contas, novamente a opresso est presente, desta vez no acerto de contas do proprietrio rural com o seu agregado. Sinha Vitria, que apesar da condio de retirante, demonstrava possuir certa destreza mental, j havia feito as contas para Fabiano. Este foi enganado no acerto de contas com o patro. Ao comentar que a conta diferia da que sinha Vitria lhe fizera, o patro acabou se irritando, dizendo que foram os juros que diminuram o pagamento. Fabiano exasperou-se com aquilo que considerava injustia, mas, quando o fazendeiro usou o velho argumento de que, se o cabra no estivesse satisfeito que procurasse outro lugar, tornou-se mais uma vez submisso, mesmo contra a vontade. Mais uma vez, a temtica do captulo Cadeia: se tivesse capacidade de articulao de um discurso de defesa, no teria sido enganado. Fabiano acabou-se por se humilhar e pedir desculpas ao patro, mesmo sabendo que este estava lhe enganando. 4

A Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. No era preciso barulho no. Se havia dito palavra -toa, pedia desculpa. Era bruto, no fora ensinado. Atrevimento no tinha, conhecia o seu lugar. Um cabra. Ia l puxar questo com gente rica? Bruto, sim senhor, mas sabia respeitar os homens. Devia ser ignorncia da mulher, provavelmente devia ser ignorncia da mulher. At estranhara as contas dela. Enfim, como no sabia ler (um bruto, sim senhor), acreditara na sua velha. Mas pedia desculpa e jurava no cair noutra. (2004:93)

Diante de tanta opresso, Fabiano demonstrou sua resignao expressa na viso do futuro que (ele) esperava (para) seus filhos. Quando crescessem, guardariam as reses de um patro invisvel, seriam pisados, maltratados, machucados por um soldado amarelo. (2004:38) Esses acontecimentos comprovam que geraes sujeitas ao sofrimento e habituadas passividade produzem tipos passivos, submissos autoridade. Portanto, no seria diferente com os filhos de Fabiano, um tipo oprimido, passivo e submisso. No sexto captulo, O Menino Mais Velho, o garoto tentou em descobrir o significado da palavra inferno, que ouvira numa reza que uma mulher havia feito para curar a dor de coluna de Fabiano. Ao perguntar me recebeu dela uma vaga resposta. Foi at o pai e este enxotou o menino, sob a alegao de que estaria o irritando. O menino, no entanto, no desistiu e foi procurar novamente a me. A questo do poder se evidencia mais uma vez no encontro do menino com a me. Esta conseguiu fazer uma descrio bem viva do local que em muito se assemelhava ao que sofrera durante a caminhada como retirante, o que prova a incapacidade que tem de abstrao. Como sua descrio foi to viva (e concreta), o menino ficou admirado e perguntou se a me j tinha visto o inferno. Ela, por sua vez, erroneamente, encarou isso como um questionamento. Para no comprometer sua superioridade, deu cocorotes no menino.
O pequeno afastou-se um pouco Mas ficou por ali rondando e timidamente arriscou a pergunta. No obteve resposta, voltou cozinha, foi pendurar-se saia da me: - Como ? Sinha Vitria falou em espetos quentes e fogueiras. - A senhora viu? A Sinh Vitria se zangou, achou-o insolente e aplicou-lhe um cocorote. (2004:54)

Triste, este se refugiou fora de casa e ganhou a companhia da cadela Baleia (a nica personagem afetiva na obra). 5

A esposa de Fabiano possua o desejo de adquirir uma cama de couro . Os esforos nesse sentido pareciam inteis, pois eles tinham muito pouco para economizar. Nesse aspecto, o narrador mostrou o inconformismo de sinha Vitria com a sua situao, ao contrrio do marido, que aceitava os fatos mais passivamente.

Sinha Vitria tinha amanhecido nos seus azeites. Fora de propsito, dissera ao marido umas inconvenincias a respeito da cama de varas. Fabiano, que no esperava semelhante desatino, apenas grunhira: -"Hum! Hum!" E amunhecara, porque realmente mulher bicho difcil de entender, deitara-se na rede e pegara no sono. Sinha Vitria andava para cima e para baixo, procurando em que desabafar. Como achasse tudo em ordem, Queixara-se da vida. (2004:40)

Fabiano a comparara com o papagaio que morrera, fazendo analogia ao seu caminhado. No entanto, ela se mostrou mais esperta do que o marido, alm de articular as palavras melhor do que ele. Seu Toms da bolandeira era um personagem que s aparecia por meio de evocaes (pois j havia morrido), e era tido como referncia por Fabiano e sinha Vitria. Enquanto Fabiano admirava sua linguagem, tentando imit-la de forma desconexa, sinha Vitria desejava uma cama de couro igual sua. Dessa forma, ele representava as aspiraes de mudana do casal. Se Fabiano desejava saber usar as palavras como os brancos, na hora certa, Sinh Vitria almejava algo mais simples: uma cama de couro como a de seu Toms da Bolandeira. No romance h vrias cenas referentes incomunicabilidade. Uma delas ocorre em Inverno, quando Fabiano e sinh Vitria comearam a falar ao mesmo tempo, incapazes de ouvir um ao outro: Nesse captulo exibe-se a dificuldade de comunicao e at mesmo de afetividade entre os integrantes da famlia, que, ao invs de aproveitarem o calor da fogueira que os reuniu, acabaram tendo um desentendimento. So personagens secas, como indicaria o ttulo.
No era propriamente conversa: eram frases soltas, espaadas, com repeties e incongruncias. s vezes uma interjeio gutural dava energia ao discurso ambguo. Na verdade nenhum deles prestava ateno s palavras do outro: iam exibindo as imagens que lhe vinham ao esprito, e as imagens sucediam-se, deformavam-se, no havia meio de dominlas. Como os recursos da expresso eram minguados, tentavam remediar a deficincia falando alto.

A incapacidade de abstrao de Fabiano era tanta que a mais simples analogia verbal confundia a sua cabea. No captulo O mundo coberto de penas, sinh Vitria afirmou que as aves de arribao bebendo a gua do rio quase seco iriam matar o gado. Para o vaqueiro aquilo no possua lgica alguma: como uma ave poderia matar um boi ou uma cabra?

Sinha Vitria falou, mas Fabiano resmungou, franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves mataram bois e cabras, que lembrana! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando. Foi sentar-se no banco de copiar, examinou o seu limpo, cheio de claridades de mau agouro, que a sombra das arribaes cortava. Um bicho de penas matar o gado! Provavelmente sinha Vitria no estava regulando. (2004:108)

Somente aps muitas reflexes, ele conseguiu compreender o raciocnio da mulher.


A frase dela tornou ao esprito de Fabiano e logo a significao apareceu. As arribaes bebiam a gua. Bem. O gado curtia sede e morria. Muito bem. As arribaes matavam o gado. Estava certo. Matutando, a gente via que era assim, mas sinha Vitria largava tiradas embaraosas. Agora Fabiano percebia o que ela queria dizer. (2004:109)

Quando se tornou impossvel pagar a dvida ao fazendeiro, Fabiano resolveu fugir. Fugir da seca e do patro. A princpio, ele e a companheira se desesperaram. Porm, medida que caminhavam iam se animando, fazendo planos, criando esperanas. Agora pensavam em encontrar uma cidade grande, no Sul. Fabiano acreditava que ele e a mulher no teriam um futuro prspero na cidade acabando-se como uns cachorros, inteis, acabando-se como Baleia (2004:126), mas os filhos simbolizavam a sua esperana de luta contra uma poltica de excluso social. Fabiano confiava que os meninos em escolas, aprendendo coisas difceis e necessrias (2004:126), teriam maiores chances de obter sucesso no competitivo mercado de trabalho da cidade.
Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboando. Acomodar-se-iam num stio pequeno, o que parecia difcil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedao de terra. Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos freqentariam escolas, seriam diferentes deles. (2004:125-6)

A cidade trajeto final do percurso apresenta-se como o smbolo da esperana de um emprego estvel e de um salrio digno. No entanto, sem qualificao profissional, Fabiano provavelmente continuaria marginalizado e veria ainda mais acentuadas as diferenas sociais. 7

A educao seria uma possibilidade de ruptura do ciclo percorrido pelos seus antepassados e ao qual estariam sujeitos seus descendentes. Eles, Fabiano e sinha Vitria envelheceriam enquanto os meninos iriam escola. Fabiano nutria esperanas quanto ao futuro dos garotos, estudando e morando numa cidade grande; sinha Vitria pensava um dia poder dormir em uma cama de couro. Mistura de sonhos, descrenas e frustraes em que termina o romance. Eram somente iluses.
Iriam para diante, alcanariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque no sabia como ela era nem onde era (...). E andavam para o Sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes (...). Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o serto continuaria a mandar gente para l. O serto mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, sinha Vitria e os dois meninos (2004: 125-6).

Concluso

Mais do que a estrutura estilstica, o que fica evidente a capacidade do autor expressar, atravs de cada personagem, o problema da comunicao, da solido e da opresso. A focalizao de cada personagem isoladamente indica a solido e o primitivismo vivido pelo grupo. Esse isolamento o resultado dos ineficientes meios de sociabilidade a que tiveram acesso. Assim, apesar de partilharem misrias, afeies e espaos em comum, os personagens esto entregues ao auto-abandono, j que no conseguem articular mais do que rudes palavras, exclamaes, insultos ou interjeies. Ao enfatizar a precariedade da comunicao verbal, o autor d a dimenso do isolamento dos personagens. Os personagens lutam para conseguir se expressar e atender s suas necessidades bsicas, pois as palavras, consideradas entidades autnomas, se transformam em verdadeiros obstculos. Mas, apesar do primitivismo em que vivem e para onde retornam a cada caminhada, os personagens possuem as mesmas emoes, sentimentos e sensibilidades dos chamados homens evoludos. O sertanejo s fala o que absolutamente necessrio. A dificuldade de organizar o raciocnio verbal, travado por bloqueios insuperveis, tanta que os personagens se utilizam de mmica e gestos para tornar a comunicao eficiente. No entanto isto no significa que eles no tenham uma atividade psquica intensa, j que, sua maneira, chegam at mesmo a filosofar, como se percebe nos monlogos interiores. 8

A escassez da fala pode ser explicada tambm pelo receio da incompreenso. Nas raras vezes em que dialogam com representantes do poder, frustram-se por no serem compreendidos. Apesar de embrutecidos, os personagens tm conscincia da sua limitao verbal e vivem se criticando. A dificuldade de expresso verbal sinaliza a absoluta falta de perspectiva. A atrofia mental d a dimenso da angstia, das apreenses, desgostos e provaes de Fabiano e sua famlia. Os pensamentos dos retirantes se definem pela incapacidade de estabelecerem nexos entre o que veem e o que sentem, tornando os fatos isolados. A famlia sertaneja apenas uma vtima, e por causa de sua impotncia (sobretudo mental), no consegue compreender a realidade como um todo, vendo-a de uma maneira fragmentada e desconexa. Concluindo, pode-se dizer que Fabiano e sua famlia so a imagem da terra que pisam, so seres isolados pela incapacidade de verbalizar os prprios pensamentos.

REFERNCIAS

BOSI, Alfredo. Histria Concisa da Literatura Brasileira. So Paulo, Cultrix, 1988. CASTRO, Dcio Antnio de. Roteiro de leitura de Vidas Secas de Graciliano Ramos. So Paulo: tica, 1997. FILHO, Leonardo Almeida. Opressores e oprimidos: uma leitura de vidas secas. Disponvel em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=1313&cat=Ensaios&vinda=S Acesso em 10 de junho de 2013 RAMOS, Graciliano. Vidas secas. So Paulo: Record, 2004. ROCHA, Joo Cezar de Castro. Vidas secas ou A atrofia das palavras. Caderno MAIS!/ Folha de S. Paulo , So Paulo, p. 18, 09/032003.

S-ar putea să vă placă și