Sunteți pe pagina 1din 3

Segundo Emile Durkheim, os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia pois decorrem da vida em sociedade.

O socilogo francs defende que estes tm trs caractersticas:

Coercitividade - caracterstica relacionada com a fora dos padres culturais do grupo que os indivduos integram. Estes padres culturais so fortes de tal maneira que obrigam os indivduos a cumpri-los.

Exterioridade - esta caracterstica transmite o fato desses padres de cultura serem "exteriores aos indivduos", ou seja ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas conscincias.

Generalidade - os fatos sociais existem no para um indivduo especfico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagao das tendncias dos grupos pela sociedade, por exemplo.

Para ele, fatos sociais so "coisas". So maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivduo, e dotadas de um poder coercitivo. No podem ser confundidos com os fenmenos orgnicos nem com os psquicos, constituem uma espcie nova de fatos. So fatos sociais: regras jurdicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc. um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou no, suscetvel de exercer sobre o indivduo uma coao exterior.; ou ainda, que geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existncia prpria, independente das suas manifestaes individuais. Ou ainda:Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que certo ou errado, permitido ou proibido.

H certas correntes de opinio que nos levam ao casamento, ao suicdio ou a uma taxa de natalidade mais ou menos forte; estes so, evidentemente, fatos sociais. Somente as estatsticas podem nos fornecer meios de isolar os fatos sociais dos casos individuais. Por exemplo, a alta taxa de suicdio no Japo; no so s fatos individuais e particulares que os levam a suicidar-se. Toda cultura e a educao deste pas exerce grande diferena no pensamento do indivduo na hora de se suicidar. O mesmo caso particular de frustrao do indivduo, em outra sociedade, poderia no o levar ao suicdio. Esse um fato social, alm de psicolgico. O efeito de coao externa de um fato social fcil de constatar quando se traduz por uma reao direta da sociedade, como o caso do direito, das crenas, dos usos e at das modas. No podemos escolher a forma das nossas casas tal como no podemos escolher a forma do nosso vesturio sem sofrer algum tipo de coao externa. Os nossos gostos so quase obrigatrios visto que as vias de comunicao determinam de forma imperiosa os costumes, trocas, etc. Isso portanto tambm um fato social, visto que geral.

O importante a realidade objetiva dos fatos sociais, os quais tm como caracterstica a exterioridade em relao s conscincias individuais e exercem ao coercitiva sobre estas. Mas uma pergunta se coloca: de onde vem esta ao coercitiva? Pensemos em nossa sociedade atual. Fomos criados, por nossos pais e pela sociedade, com a ideia de que no podemos, em um restaurante, virar o prato de sopa e beber de uma s vez, pois certamente as pessoas vo rir ou talvez achar um tanto quanto estranho, j que existem talheres para se tomar sopa. No existem leis escritas que impeam quem quer que seja de virar o prato de sopa, segurando-o com as duas mos para beber rapidamente. No entanto, a grande maioria das pessoas se sentiria proibida de praticar isso. Da mesma forma, por que quando trabalhamos em um escritrio ou algum lugar formal os homens esto de terno e no de pijamas? Isso a ao coercitiva do fato social, o que nos impede ou nos autoriza a praticar algo, por exercer uma presso em nossa conscincia, dizendo o que se pode ou no fazer. Se um indivduo experimentar opor-se a uma dessas manifestaes coercitivas, os sentimentos que nega (por exemplo, o repdio do pblico por um homem de terno rosa) voltar-se-o contra ele. Em outras palavras, somos vtimas daquilo que vem do exterior. Assim, os fatos sociais so produtos da vida em sociedade, e sua manifestao o que interessa a Sociologia.
Fatos sociais

O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada fora sobre os indivduos, obrigando-os a se adaptar s regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a trs caractersticas: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Coercitividade caracterstica relacionada com o poder, ou a fora, com a qual os padres culturais de uma sociedade se impem aos indivduos que a integram, obrigando esses indivduos a cumpri-los. Exterioridade quando o indivduo nasce, a sociedade j est organizada, com suas leis, seus padres, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivduo aprender, por intermdio da educao, por exemplo. Generalidade os fatos sociais so coletivos, ou seja, eles no existem para um nico indivduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

Podemos classificar como fatos sociais as regras jurdicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc., enfim, todo um conjunto de coisas, exteriores ao indivduo e aplicveis a toda a sociedade, que so capazes de condicionar ou at determinar suas aes; sendo esta coisa dotada de existncia prpria, ou seja, independente de manifestaes individuais. No entanto, devemos ressaltar que nem todo fato comum em determinada sociedade pode ser considerado fato social, no a generalidade que serve para caracterizar este fenmeno sociolgico, mas sim a influncia dos padres sociais e culturais, da sociedade como um todo, sobre o comportamento dos indivduos que integram esta sociedade; como exemplo podemos citar o alto ndice de suicdios no Japo, no so apenas fatos individuais e particulares que levam esses indivduos ao suicdio, mas toda a cultura e a formao social daquele pas; se considerssemos outra cultura e outros padres sociais, talvez esses indivduos, com as mesmas frustraes particulares, no optassem pelo suicdio. Este fenmeno pode ser considerado no apenas um fato social, mas tambm, um fato psicolgico. Fatos sociais no devem ser confundidos com os

fenmenos orgnicos e nem com os psquicos, que constituem um grupo distinto de fatos observados por outras cincias. Caractersticas do fato social Coercitividade caracterstica relacionada com o poder, ou a fora, com a qual os padres culturais de uma sociedade se impem aos indivduos que a integram, obrigando esses indivduos a cumpri-los. Exterioridade relaciona-se ao fato de esses padres culturais serem exteriores ao indivduo e independentes de sua conscincia. Generalidade os fatos sociais so coletivos, ou seja, eles no existem para um nico indivduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

S-ar putea să vă placă și