Sunteți pe pagina 1din 11

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTO PBLICA 1 SEMESTRE

Tania Silva

RA 00000000000

DESAFIO PROFISSIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL TCNICAS DE NEGOCIAO

PROFESSOR-TUTOR EAD LEONARDO TAKAMASA OTSUKA

Brasilia-DF 2014

SUMRIO

1. INTRODUO 2. PERFIL DOS OPONENTES - PASSO 1 3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES - PASSO 2 4. ANLISE DA SITUAO E PLANEJAMENTO - PASSO 3 5. CULTURA ORGANIZACIONAL - PASSO 4 6. PRVIO DAS NEGOCIAES - PASSO 5 7. PROPOSTA FINAL - PASSO 6 8. CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS

2 3 4 5 6 7 8 9 10

1. INTRODUO

Tomando-se por base o contexto atual, onde a competitividade e a evidncia so fatores de permanncia nos negcios, identifica-se um perodo de contnuas transformaes na sociedade, onde presses econmicas, sociais, polticas, tecnolgicas, culturais e educacionais esto afetando de forma significativa a vida das pessoas e o desempenho das organizaes, sociedades e pases. Compreender este processo de constante transformao fundamental para a sobrevivncia das organizaes, que podero evitar fracassos na medida em que adaptarem-se e anteciparem-se s mudanas. A adaptao nos transforma procurando tornar-nos melhores em tudo que fazemos a nossa proposta se abrange na melhoria de vida da nossa rua, do bairro, da nossa cidade. Segundo Berley (1984) negociao um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e anatmicos se renem para confrontar e discutir propostas explcitas com o objetivo de alcanarem um acordo. A responsabilidade de se fazer o melhor atribui-se ao dialogo, debates visando chegar ao melhor entendimento possvel entre as partes relacionadas em uma negociao. O instrumento documental visa complementar a atuao de seus representantes contribuindo para o aperfeioamento do direito humano junto com o conjunto da sociedade.

PALAVRAS CHAVES: competitividade, transformaes, mudanas e negociao.

2. PERFIL DOS OPONENTES - PASSO 1

2.1. Perfil do Negociador da Associao de Moradores do Bairro Lder: Carlos Henrique Formao: Administrador Objetivo: Impedir a construo da Gravadora Alegao: Perturbao da ordem Pblica Argumentos: Barulho, Segurana e infraestrutura (trnsito). Informaes relevantes: Pblico conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria so pessoas de 3 idade. Estmulos a Negociao: Tem a ideia fixa de que o bairro no necessita dos progressos advindos deste empreendimento. 2.2. Perfil do Negociador - A Gravadora Negociador: Jorge Andrade Formao: Estrategista de Negcios/Experincia em negociar em meio a conflitos. Objetivo: Obter a liberao do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. Alegao: O progresso inevitvel. Estmulos a Negociao: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociao seja com benefcios para todos. Fonte: AZEVEDO, Carlos E.; HENRIQUE, Raquel de O. Desafio Profissional de Tcnicas de Negociao e Comportamento Organizacional . [Online]. Valinhos, 2014, p. 01-12. Disponvel em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 17 de fev. 2014.

3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES - PASSO 2 As habilidades essenciais que constam no artigo de Almeida e Martinelli so: Concentrar se nos interesses: isso significa atender as necessidades e expectativas. Da a importncia de definir os objetivos a serem alcanados pela negociao e de analisar os interesses e outros negociadores envolvidos. Conforme o PLT encarar a discusso como uma oportunidade de reflexo e reviso de opinies. Buscar o maior nmero possvel de alternativas: Numa negociao na qual vrios interesses esto envolvidos importante atender a todos objetivos prestabelecidos e extrair o mximo de recursos de que efetivamente dispe , sastifazendo todos os interesses quanto possvel. J no PLT proporcionar alternativas para a outra parte, buscando novas opes tanto para a pessoa tanto para o outro lado, podendo assim gerar novas possibilidades de ao e servir de base para atingir o acordo. Separar as pessoas dos problemas : questes pessoais devem serem separadas dos problemas de negcios, j que no so alvo das negociaes. As emoces e sentimentos envolvidos no processo de negociao devem ser contornados atravs da busca continua de sastifao dos interesses e objetivos. Conforme o PLT pode atrapalhar tanto o relacionamento como os resultados da negociao. Comunicar- se : na negociao esta habilidade torna-se imprecdivel na medida que ajuda no prosseguimento correto do processo e no atingimento do melhor acordo. atravs da comunicao que os negociadores vo se conhecer , colocar seus interesses , detectar o comportamento dos envolvidos, indentificar informaes importantes. Conforme o PLT, qualquer forma de relacionamento entre os seres humanos se baseia na comunicao,seja por meio da fala, por meio da escrita ou dos gestos. Saber falar e ouvir : todo processo de comunicao ser intil se os negociadores no desenvolverem a capacidade de falar e ouvir .

4. ANLISE DA SITUAO E PLANEJAMENTO - PASSO 3

Toda e qualquer obra por menor que seja ela tem uma grande representatividade viso da populao, agregando valor cidade e fazendo com que a gesto seja lembrada pelos grandes feitos em prol do bem maio, a melhoria da vida das pessoas. Principais pontos a serem negociados: Gravadora: Liberao da obra junto ao secretaria responsvel e aprovao da Associao de Moradores da construo da gravadora. Associao de Moradores: Impedir a construo da gravadora na cidade Analise da situao: Para ambas as partes haver benefcios e melhorias. Planejamento: Objetivo da Gravadora e as estratgias e argumentos que sero utilizadas. O objetivo da gravadora e a instalao da sede da empresa em cidade do interior de So Paulo, a estratgia utilizada para conquistar a aprovao da associao de moradores e levar alguns moradores a uma visita a matriz da gravadora, para que os mesmo possam confirmar que a empresa possui tecnologia de ponta e que o som no se propaga. A gravadora utilizara os seguintes argumentos: Barulho a gravadora e revestida com matrias especiais que isola o som no ambiente interno; Estrutura do bairro com relao ao transito negociar com a secretaria responsvel um possvel retorno de entrada de sada de veculos prximo a gravadora evitando o transito no interior da cidade Segurana pensaremos juntos em algo para atender as necessidades dos moradora no horrio diurno e noturno.

5. CULTURA ORGANIZACIONAL - PASSO 4 De acordo com apndice II, tomar conhecimento da cultura e do clima organizacional estabelecidos na Gravadora relativo mudana de localidade. Elencar as variveis que podem vir a afetar o desempenho dos colaboradores da gravadora como tambm o resultado da negociao caso o projeto no seja aprovado.

6. PRVIO DAS NEGOCIAES - PASSO 5 Neste passo dever ser apresentada uma prvia das negociaes segundo a 1 reunio das partes contendo feedback sobre a comunicao e os possveis ajustes nas propostas para apresentao final. Leia o apndice III - Resultado da 1 reunio, para dar prosseguimento nos ajustes da proposta da gravadora.

7. PROPOSTA FINAL - PASSO 6 Apresentar o planejamento da proposta de negociao de ambas as partes em um relatrio final seguindo a padronizao deste desafio, com o resultado das negociaes e seus benefcios para as partes envolvidas.

8. CONSIDERAES FINAIS

A elaborao e implementao das aes apontadas para o processo de praticar e monitoramento, de modo a efetivar a centralizao enquanto poltica pblica. So compreendidas como um processo sistemtico que orienta a formao do sujeito de direito articulando em prol do seu bem comum. Formar uma conscincia cidad capaz de se fazer presente em nveis cognitivos, sociais, ticos e polticos tem que se criar respeito, tolerncia, valorizao das diversidades e a solidariedade entre povos disseminando de valores solidrios e de acesso a participao da sociedade livre.

Texto de uma pgina

a parte final do trabalho, o ltimo elemento textual onde o autor avalia os resultados obtidos, propondo solues e aplicaes prticas. Constitui-se de uma resposta a hipteses enunciadas na introduo. O pesquisador pode expor seu ponto de vista pessoal com base nos resultados que avaliou e interpretou (FRANA, 2007). A concluso faz um fechamento dos captulos do trabalho, deve conter: 1. Comparao entre resultados e hipteses; 2. Realizar uma avaliao do caminho da pesquisa; 3. Sugestes para estudos futuros. Obs.: Na concluso no deve haver desenvolvimento de tema, citao e nota de rodap. A formatao a mesma utilizada em todo o trabalho: fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, pargrafo de 1,25cm, entrelinhas de 1,5 cm e texto justificado.

10

REFERNCIAS

S-ar putea să vă placă și