Sunteți pe pagina 1din 4

UNIVESIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAO PROCESSOS PSICOLGICOS BSICOS I EDLEUSA NERY GARRIDO DISCENTE: CAMILA VANESSA SANTOS

SILVA PSICOLOGIA 3 SEMESTRE

RESUMO PROCESSO PSICOLGICO BSICO: MEMRIA

Trs questes principais: -Como a informao entra na memria? -Como ela mantida na memria? - Como resgatada da memria? Os trs processos principais envolvidos na memria: Codificao, armazenagem e Recuperao. A codificao envolve a formao de um cdigo de memoria. O armazenamento envolve a manuteno da informao codificada na memria por um perodo de tempo. A recuperao envolve o resgate das informaes armazenadas na memria. Codificando: colocando informao na memria. Geralmente, precisamos prestar ateno a informao se quisermos lembr-la. A ateno envolve a focalizao consciente de uma classe restrita de estmulos ou eventos. A ateno a seleo do estimulo. A ateno fundamental para a codificao das lembranas, mas nem toda a ateno criada igualmente. Pode-se atentar as coisas de maneiras diferentes, enfocando diversos aspectos dos estmulos. De acordo com alguns tericos, estas divergncias qualitativas relativas a quanta ateno as pessoas do informao so fatores importantes que influenciam o quanto elas lembram.

Fergus Craik e Robert Lockhart (1972) argumentam que diferentes nveis de esquecimento ocorrem por que alguns mtodos de codificao criam cdigos de memria mais durveis do que outros. Eles propem que a entrada de informao pode ser processada em diferentes nveis. Por exemplo, eles sustentam que, ao lidar com informao verbal, as pessoas se encaixem em trs nveis progressivamente mais profundos do processamento: a Codificao Estrutural (processamento relativamente superficial que enfatiza a estrutura fsica dos estmulos) a Codificao Fontica (enfatiza os sons de uma palavra e envolve nomear e proferir palavras) e a Codificao Semntica (enfatiza o significado do estimulo verbal). As teorias de nveis de processamento propem que os mais profundos nveis de processamento resultam em cdigos de memoria mais durveis. Armazenagem: Mantendo a informao na memoria. O modelo mais importante de processamento de informaes da memria prega que h trs armazenagens na memria: uma sensorial, uma de curto prazo, e outra de longo prazo. Memria sensorial: preserva a informao em sua forma sensorial original por um curto perodo de tempo, geralmente apenas uma frao de segundo> ela permite a sensao de um padro visual ou toque, que persiste por um breve momento aps a estimulao sensorial ter terminado. A breve preservao de sensao na memoria sensorial permite-nos tempo adicional para tentar reconhecer estmulos. Memria de curto prazo: A memoria de curto prazo um armazenamento de capacidade limitada que pode manter a informao no reprocessada por at 20 segundo. Pode-se manter informao por mais de 20 segundo pelo reprocessamento da informao o processo de repetidamente se verbalizar ou pensar na informao. Sem reprocessamento, a informao na memria de curto prazo desaparece rapidamente com a passagem de tempo (Cowan, 1995). A memria de curto prazo tambm limitada quanto ao nmero de itens que pode abranger. Alan Baddeley (1989, 1992) props um modelo mais complexo de memria de curto prazo, que caracteriza como memoria funcional. De com Baddeley, a memria funcional consiste em trs componentes. O primeiro a repetio; o segundo componente um bloco visual-espacial; e o terceiro um sistema de controle executivo. Memria de longo prazo: um deposito de capacidade ilimitada que pode manter informao por perodos mais longos de tempo; podem armazenar informaes indefinidamente e so durveis podendo permanecer na memoria de longo prazo por toda a vida.

De acordo com Atknson e Shiffrin (1971) a informao que est sendo mantida na memoria de curto prazo por meio de repetio e gradualmente absorvida pela memoria de longo prazo. Memria implcita Versus Memria explicita: A memria implcita aparente quando a reteno exibida em uma tarefa que no requer lembrana explicita que envolve memria intencional de experincias anteriores. Para estabelecer um paralelo com a vida cotidiana, a memria implcita simplesmente incidental, sem inteno de lembrana (Mandler, 1989). A pesquisa tem descoberto muitas diferenas interessantes entre a memria implcita e a explicita (Roediger, 1990; Tulving e Schachter, 1990). A explicita consciente, acessada diretamente e pode ser mais avaliada com medidas de reteno para o resgate ou reconhecimento. A implcita inconsciente, deve ser acessada indiretamente e pode ser mais bem avaliada com variaes das medidas de reteno de reaprendizagem, e no muito afetada pela amnesia, idade, administrao de certas drogas, durao do intervalo de reteno e manipulao de interferncias. Em contraste, a explicita afetada grandemente por todos esses fatores. Memria declarativa Versus Memria processual. O sistema da memria declarativa lida com informao factual. Ela contm memria de palavras, definies, nomes, datas, rostos, eventos, conceitos e ideias. O sistema da memria processual guarda a lembrana para aes, habilidade e operaes. Ele contm memria de como executar aes, como andar de bicicleta, digitar e tentar amarrar os sapatos. Memria semntica versus Memria episdica. O sistema da memria episdica constitui-se de memrias cronolgicas, ou temporariamente datadas, de experincias pessoais. A memria episdica um registro das coisas que se fez, viu ou ouve e inclui informao acerca de quando se fez, viu ou ouviu essas coisas. O sistema de memria semntica contem conhecimentos gerais que no esto vinculadas ao tempo quando a informao aprendida. Memria prospectiva Versus Memria retrospectiva: A memoria prospectiva envolve lembrar para efetuar aes futuras. Em contraste, a memria restrospectiva envolve lembrar eventos do passado ou informao previamente aprendida.

Referncias: WEITEN, Wayne. . Introduo psicologia: temas e variaes. 4.ed.abrev. So Paulo: Pioneira, 2002.

S-ar putea să vă placă și