Sunteți pe pagina 1din 4

JEAN PIAGET: A APRENDIZAGEM, RACIOCNIO E OS ESTGIOS DO DESENVOLVIMENTO

Vamos falar um pouco sobre o cientista suo que revolucionou o modo de encarar a Educao infantil ao mostrar que elas no pensam como os adultos e constroem o prprio aprendizado. Resumir a teoria de Jean Piaget no uma tarefa fcil, pois sua obra extremamente extensa. Desde que se interessou por desvendar o desenvolvimento da inteligncia humana, Piaget trabalhou compulsivamente em seu objetivo, at s vsperas de sua morte, em 1980, aos oitenta e quatro anos, deixando escrito aproximadamente setenta livros e mais de quatrocentos artigos. Jean Piaget(1896-1980) foi o nome mais influente no campo da Educao durante a segunda metade do sculo 20, a ponto de se tornar quase um sinnimo de pedagogia. No existe, entretanto, um mtodo Piaget. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada, Piaget foi bilogo e dedicou a vida a submeter observao cientfica rigorosa o processo de aquisio de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criana. Do estudo das concepes infantis de tempo, espao, casualidade fsica, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigao que denominou epistemologia gentica isto , uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criana. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estgios, desde o nascimento at o incio da adolescncia, quando a capacidade plena de raciocnio atingida.

A grande contribuio de Piaget foi estudar o raciocnio lgico-matemtico, que fundamental mas no pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criana
As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma demostraram que a transmisso de conhecimentos uma possibilidade limitada. Por um lado, no se pode fazer uma criana aprender o que ela inda no tem condies de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condies, no vai se interessar a no ser por contedos que lhe faam falta em termos cognitivos.

Isso porque, para o cientista suo, o conhecimento se d por descobertas que a prpria criana faz um mecanismo que outros pensadores antes dele j haviam intudo, mas que ele submeteu a comprovao na prtica. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado construdo pelo aluno e sua teoria que inaugura a corrente construtiva. Educar, para Piaget provocar a atividade isto , estimular a procura do conhecimento. O professor no deve pensar no que a criana , mas no que ela pode ser tornar.

Principais conceitos piagetianos


Sujeito epistmico: Esse conceito rene saberes da Biologia, da Psicologia e da Filosofia para explicar como todos podem aprender e como a inteligncia se desenvolve Esquemas de ao: So as formas como o ser humano interage com o mundo. Nesse processo, ele organiza mentalmente a realidade para entend-la, desenvolvendo a inteligncia. Conhecimento prvio: A expresso designa os saberes que os alunos possuem e que so essenciais para o aprendizado. No pode ser confundido com pr-requisito Adaptao e equilibrao: Os termos se referem ao processo de ampliao de conhecimentos, resultado de duas etapas indissociveis: a assimilao e a acomodao

Como as crianas raciocinam


Com Piaget, ficou claro que as crianas no raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e smbolos da maturidade psicolgica. Essa insero se d mediante dois mecanismos: assimilao e acomodao. O primeiro consiste em incorporar objetos do mundo inferior a esquemas mentais preexistentes. Por exemplo: a criana tem a ideia mental de uma ave como um animal voador, com penas e asas, ao observar um avestruz vai tentar assimila-lo a um esquema que no corresponde totalmente ao conhecido. J a acomodao se refere as modificaes dos sistemas de assimilao por influncia do mundo externo. Assim depois de aprender que um avestruz no voa, a criana vai adaptar o seu conceito geral de ave para incluir a s que no voam.

O conhecimento no pode ser uma cpia, visto que sempre uma relao entre objeto e sujeito

A teoria: Estgios do desenvolvimento


Um conceito essencial da epistemologia gentica o egocentrismo, que explica o carter mgico e pr-lgico do raciocnio infantil. A maturao do pensamento rumo ao domnio da lgica consiste no abandono gradual do egocentrismo. Com isso se adquire a noo de responsabilidade individual, indispensvel para a autonomia moral da criana. Segundo Piaget, h quatro estgios bsicos do desenvolvimento cognitivo. O primeiro o estgio sensrio-motor que vai at os 2 anos. Nessa fase as crianas adquirem a capacidade de administrar seus reflexos bsicos para que gerem aes prazerosas ou vantajosas. um perodo anterior a linguagem, no qual o beb desenvolve a percepo de si mesmo e dos objetos a sua volta. O estgio pr-operacional vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representao do mundo por meio de smbolos. A criana continua egocntrica e ainda no capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa. O estgio das operaes concretas, dos 7 aos 11 ou 12 anos, tem como marca a aquisio da noo de reversibilidade das aes. Surge a lgica nos processos mentais e a habilidade de descriminar os objetos por similaridade e diferenas. A criana j pode dominar conceitos de tempo e nmero. Por volta dos 12 anos comea o estgio das operaes formais. Essa fase marca a entrada na idade adulta em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domnio do pensamento lgico e dedutivo, o que o habilita a experimentao mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipteses.

Se o indivduo passivo intelectualmente, no conseguir ser livre moralmente


A obra de Jean Piaget no oferece aos educadores uma didtica especfica sobre como desenvolver a inteligncia do aluno ou da criana. Piaget nos mostra que cada fase de desenvolvimento apresenta caractersticas e possibilidades de crescimento da maturao ou de aquisies. O conhecimento destas possibilidades faz com que os professores possam oferecer estmulos adequados a um maior desenvolvimento do indivduo.

Concluso
A obra de Piaget leva a concluso de que o trabalho de educar crianas no se refere tanto a transmisso de contedos quanto a favorecer a atividade mental do aluno. O lema o professor no ensina, ajuda o aluno a aprender, do Mtodo Psicogentico, criado por Lauro de Oliveira Lima, tem suas bases nestas teorias epistemolgicas de Jean Piaget. Existem outras escolas, espalhadas pelo Brasil, que tambm procuram criar metodologias especficas embasadas nas teorias de Piaget. Estas iniciativas passam tanto pelo campo do ensino particular como pelo pblico. Alguns governos municipais, inclusive, j tentam adot-las como preceito poltico-legal. Todavia, ainda se desconhece as teorias de Piaget no Brasil. Pode-se afirmar que ainda limitado o nmero daqueles que buscam conhecer melhor a Epistemologia Gentica e tentam aplic-la na sua vida profissional, na sua prtica pedaggica. Nem mesmo as Faculdades de Educao, de uma forma geral, preocupam-se em aprofundar estudo nestas teorias. Quando muito oferecem os perodos de desenvolvimento, sem permitir um maior entendimento por parte dos alunos.

Referncias
Atualidade de Jean Piaget, Emlia Ferrero, Ed.Artmed Biologia e conhecimento, Jean Piaget, Ed.Vozes Por que Piaget, Lauro de Oliveira, Ed.Vozes

S-ar putea să vă placă și