Sunteți pe pagina 1din 89

2013

Dissertao de Mestrado

Reflexes referentes relao entre alma, nimo e prazer nos juzos estticos em Kant

Universidade Federal de Santa Catarina Programa de PsGraduao em Filosofia ppgfil.posgrad.ufsc.br/ Campus Universitrio Trindade Florianpolis - SC

Dissertao apresentada ao Programa de Psgraduao em Filosofia, Departamento de Filosofia, do Centro de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito para obteno do Ttulo de Mestre em Filosofia.
Leandro J. Rocha

Reflexes referentes relao entre alma, nimo e prazer nos juzos estticos em Kant.

Orientador: Prof. Dr. Jair Barboza.

Leandro J. Rocha

Em Kant, a partir da considerao de que tanto a alma quanto o nimo no so materiais e de que a espcie de prazer inerente apreciao esttica possui relao necessria com a disposio de nimo, em que perspectivas a teoria kantiana sustenta esta relao especfica entre alma e nimo (no materiais) influenciando e sendo influenciados pelo corpo (material), em especial no que concerne ao prazer na apreciao esttica?

Orientador: Prof. Dr. Jair Barboza.

Florianpolis, 2013

Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Ps-Graduao em Filosofia

Leandro J. Rocha

REFLEXES REFERENTES RELAO ENTRE ALMA, NIMO E PRAZER NOS JUZOS ESTTICOS EM KANT

Dissertao submetida ao Programa de Ps Graduao em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina para a obteno do Grau de Mestre em Filosofia. Orientador: Prof. Dr. Jair Barboza.

Florianpolis 2013

Ficha de identificao da obra elaborada pelo autor, atravs do Programa de Gerao Automtica da Biblioteca Universitria da UFSC.

Rocha, Leandro J. Reflexes referentes relao entre alma, nimo e prazer nos juzos estticos em Kant / Leandro J. Rocha ; orientador, Jair Barboza - Florianpolis, SC, 2013. 89 p. Dissertao (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Cincias Humanas. Programa de Ps-Graduao em Filosofia. Inclui referncias 1. Filosofia. 2. Kant. 3. Crtica da Faculdade do Juzo. 4. disposio de nimo. 5. sentimento de vida. I. Barboza, Jair. II. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Ps-Graduao em Filosofia. III. Ttulo.

Dedico esta dissertao ao professor Valerio Rohden (in memorian), o qual me orientou nesta pesquisa at seu falecimento. Em especial, a admirao que mantenho deste dedicado pesquisador brasileiro potencializada pelo fato recorrente de que, apesar de sua grandiosidade acadmica, sempre o encontrei acessvel, e ainda, disposto a questionar sem receio as interpretaes tradicionais que cultivamos de Kant.

AGRADECIMENTOS Agradeo especialmente ao professor Jair Barboza pela disposio, pacincia e generosidade ao assumir a orientao desta dissertao em meio ao processo. Ao amigo e professor Sandro Bazzanella, responsvel direto pela minha incurso na rea da filosofia desde a graduao. Ao amigo Rodolfo Denk Neto pelas vrias tardes de interlocues, intenso aprendizado e troca de ideias. CAPES pela bolsa de pesquisa que possibilitou condies de um aprofundamento mais intenso ao objeto desta dissertao.

O Gemt representa as trs Crticas de Kant: ele exatamente o conjunto das faculdades que se apresentam nas respectivas trs Crticas (Valerio Rohden, 2009).

10

11

RESUMO O objetivo principal desta dissertao colaborar na discusso referente disposio de nimo (ou a forma com que o nimo articula as faculdades da alma) que possibilita apreciaes estticas. O problema que nos move pode ser expresso da seguinte forma: em Kant, a partir da considerao de que tanto a alma quanto o nimo no so materiais, e, cientes de que a espcie de prazer inerente apreciao esttica possui relao necessria com a disposio de nimo, em que perspectivas a teoria kantiana sustenta esta relao especfica entre alma e nimo (no materiais) influenciando e sendo influenciados pelo corpo (material), em especial no que concerne ao prazer na apreciao esttica? A partir disso, nos propomos a examinar as consideraes de Kant referentes ao nimo e a alma, para posteriormente discutir a abordagem expressa na primeira parte da Crtica da Faculdade do Juzo referente espcie de prazer na apreciao esttica, priorizando a necessidade de uma disposio de nimo especfica que possibilita a apreciao esttica. Palavras-chave: Alma, nimo, prazer, esttica, Kant, disposio de nimo, sentimento de vida.

12

13

ABSTRACT The general objective of this dissertation is the collaboration in the discussion regarding the mood disposal (or the way the mood articulates the faculties of the soul) that enables aesthetic contemplation. The problem that moves us can be expressed as follows: for Kant, considering that the soul and the mood are not material, and, aware that the kind of pleasure inherent to aesthetic appreciation has a necessary relation to the mood disposal, in which prospects does the Kantian theory hold that specific relation between soul and mood (non-material), influencing and being influenced by the body (material), especially regarding pleasure in aesthetic appreciation? We propose to examine Kants considerations regarding mood and soul, to further discuss the approach expressed in the first part of Critique of the Power of Judgment concerning the kind of pleasure in aesthetic appreciation, emphasizing the need of a specific mood disposal that enables aesthetic appreciation. Keywords: Soul, mood, pleasure, aesthetic, Kant, mood disposal, feeling of life.

14

15

SUMRIO INTRODUO...................................................................................17 CAPTULO 1. O NIMO COMO UMA CAPACIDADE DA ALMA....................................................................................................21 1.1 A CAPACIDADE DE RECONDUZIR AS FACULDADES DA ALMA....................................................................................................23 1.2 SENTIDOS PARA O TERMO GEMT A PARTIR DO INTERESSE DA RAZO......................................................................32 CAPTULO 2. AS FACULDADES DA ALMA RECONDUZIDAS AO SENTIMENTO DE PRAZER E DESPRAZER .........................43 2.1 O DELEITE NO AGRADVEL.....................................................46 2.2 O BOM PARA ALGO E O BOM EM SI........................................48 2.3 A SATISFAO NO BELO...........................................................53 2.4 O PRAZER E O DESPRAZER NO SUBLIME..............................57 2.4.1 A experincia do matemtico-sublime..........................................60 2.4.2 A experincia do dinmico-sublime..............................................64 CAPTULO 3. UMA RELAO ENTRE O NIMO E O PRAZER................................................................................................69 3.1 A IDENTIFICAO DO NIMO COMO PRINCPIO VITAL VLIDA PARA A HUMANIDADE......................................................70 3.2 UM SENTIMENTO DE VIDA..........................................................74 CONSIDERAES FINAIS...............................................................81 REFERNCIAS.....................................................................................83

16

17

INTRODUO O termo Gemt em Kant, apesar de ser considerado por alguns estudiosos como sendo o termo predileto do filsofo de Knigsberg, no tem sido objeto de apuradas investigaes.1 Desta forma, apenas foram traados at o momento, os primeiros apontamentos sobre Gemt, que perpassa as trs Crticas e ao qual Kant recorre em vrios momentos em complexas relaes com o sentimento de prazer e a vida, alm da referncia s faculdades como sendo faculdades do Gemt. Por ocasio da traduo das Crticas de Kant para a lngua portuguesa, em especial quando traduzia a KU, Rohden percebeu a traduo do termo Gemt como um problema. Aps a utilizao de Gemt2 Kant chegou a mencionar entre parnteses, ainda que poucas vezes, os correspondentes latinos animus e mens. Quando em ocasio da traduo da KrV, juntamente com Udo Moosburguer, o termo foi traduzido por mente, sem que Rohden houvesse se detido nesta escolha da forma com que veio a fazer ao traduzir a KU. A opo de Rohden por traduzir Gemt por nimo se deu durante a preparao do artigo que fora apresentado no Coloquio Comemorativo del Bicentenario de la Crtica del Juicio, que ocorreu em Lima - Peru, em agosto de 1990.3 Segundo Rohden, traduzir Gemt por nimo e no por mente possui a vantagem de no reduzi-lo s faculdades cognitivas. Some-se a isso a considerao de que a palavra nimo possui atualmente em lngua portuguesa, uma aproximao com a noo de sentimento4 e que a
1

Nas investigaes de outros autores sobre o nimo, que so poucas, no encontrei nenhuma que tratasse especificamente deste conceito em Kant (ROHDEN, Valerio. O sentido do termo Gemt em Kant. In. PEREZ, Daniel Omar (Org). Kant no Brasil. So Paulo: Editora Escuta, 2005, p. 29). 2 E tambm Gemthe e Gemth. Pelo que me foi dado investigar, no parece haver indcios de distino no que concerne ao sentido com que foi utilizado por Kant os termos Gemt, Gemthe e Gemth. 3 ROHDEN, Valerio. Entrevista Marcos Cesar Seneda. Educao e Filosofia, Uberlndia, v. 13, n. 25, 1999, p. 18. Este artigo foi publicado no ano seguinte. Ainda em 1990, nos ltimos dias de dezembro, foram publicados pela Folha de So Paulo alguns fragmentos dessa discusso, que reapareceu em 1992 na publicao que se seguiu a partir do Colquio em Porto Alegre referente aos 200 anos da KU. Foi apenas em 1993 que a verso brasileira do artigo apresentado em Lima em 1990, foi publicada, reaparecendo sem alteraes em publicao de 2005. 4 Cf. ROHDEN, Valerio. Traduo em perspectiva: sobre algumas questes e dificuldades na traduo da Crtica da faculdade do juzo. In. ______ (Org.)

18

compreenso kantiana do Gemt, como pretendo explicitar, implica em sentimento de vida, em perspectiva que remete a relaes necessrias com o corpo. Sob essas perspectivas, nimo lhe pareceu uma traduo menos problemtica do que mente. O mesmo posicionamento no foi adotado na traduo inglesa de Paul Guyer, que optou por traduzir o termo em questo por mind. Na recente traduo da KrV para lngua portuguesa, Fernando Costa Mattos tambm optou por manter o correspondente mente para o termo Gemt. Com relao s interpretaes do termo, Rohden sugeriu, ao longo de quase vinte anos de publicaes, leituras a partir de dois sentidos do termo Gemt. No incio de seus escritos sobre esta discusso, um dos sentidos possveis do termo ele relaciona com maior frequncia KrV. O outro sentido explicitado a partir da sua relao com a KU. Seria o que chamou de sentido transcendental e sentido esttico, respectivamente. Isto pode nos sugerir a possibilidade de que em lngua portuguesa, pela tradio do uso dos termos nimo e mente, talvez a escolha mais indicada para traduzir Gemt em Kant possa variar conforme o contexto em que utilizado, isto , se no contexto epistmico, ou tico, ou esttico, entre outros; a ponto de Rohden, no incio de suas discusses sobre o Gemt em Kant, sugerir diferenas nas abordagens do termo de acordo com a obra em que utilizada. Nos seus ltimos escritos, Rohden viria a alterar esse modo de ver a discusso, sem, no entanto, salientar tal mudana5. Tendo este contexto em vista as opes de traduo para Gemt adotadas, bem como a retomada de Rohden da abordagem a partir de um nico sentido do termo em seus artigos finais , optei por utilizar nesta dissertao como correspondente em lngua portuguesa um nico termo, a saber, nimo6, sem pretender com isso encerrar minhas prprias reflexes sobre este aspecto, mas somente pela pertinncia em avanar para outros pontos da discusso. Talvez minha opo por nimo e no por mente se mostre mais aceitvel ao leitor aps a relao abordada no Captulo I entre Seele e Gemt. No captulo mencionado, busco discutir uma possibilidade
200 Anos da Crtica da Faculdade do Juzo de Kant, 1790 1990. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, Instituto Goethe/ICBA, 1992, p. 128. 5 Retornarei a esta considerao no primeiro Captulo. 6 Neste sentido, afim de melhor compreenso da discusso, quando em citaes a partir de tradues para lngua portuguesa, onde tiver sido utilizado para Gemt o correspondente mente, alterarei o termo para nimo e indicarei na referncia que uma adaptao na traduo foi efetuada.

19

compreensiva que contempla distino e relao entre os termos alma e nimo, sendo o primeiro abordado como uma substncia metafsica e o segundo como sendo uma capacidade. Com isso, considero neste texto que, a abordagem do termo faculdade, como se referindo s fontes especficas de representaes, fica restrita alma. J as faculdades gerais, que denotam a relao entre representao, objeto e sujeito, so abordadas como sendo faculdades do nimo. No segundo captulo, viso distinguir espcies de prazer, de acordo com a disposio das faculdades da alma. Nesse sentido, abordo o prazer nos casos do agradvel, do bom, do belo e do sublime. Como se sabe, Kant esteve preocupado com a autonomia das faculdades, a ponto de distinguir tanto quanto possvel as faculdades e as experincias associadas a elas.7 No que concerne aos juzos estticos de gosto, recusando grande parte da tradio filosfica, buscou desassociar de tais juzos qualquer perspectiva objetiva (incluindo nesta recusa perspectivas como ordem, simetria, perfeio, brilho, comuns principalmente na tradio grega e/ou medieval). Tambm se diferencia de parte da tradio filosfica por recusar a associao dos juzos estticos de gosto com a noo de bom. Ele o faz em decorrncia das implicaes do estado de nimo singular para ambas as experincias, retirando da apreciao esttica de gosto a possibilidade de legislao tanto do entendimento quanto da razo. Com isso, o prazer e o desprazer inerentes aos juzos estticos de gosto recebem um tratamento diferenciado, como sendo eles causados, no objetivamente pelo objeto, mas despertado pelo estado de nimo, e sentido no corpo. Esta complexa relao tambm associada por Kant com um sentimento de vida, dada a considerao de uma totalidade, a qual o Gemt implica, ou ainda, de um sentimento de pertencimento a um universal. Nesta perspectiva, uma vez que no segundo captulo sero abordados os tipos de prazer e a influncia entre o que se apresenta aos sentidos para com o estado de nimo, o terceiro captulo buscar priorizar o sentimento causado no corpo pelo movimento de nimo dos juzos estticos de gosto. Ciente da limitao epistmica no que concerne a anlise de tais ideias, saliento que no tenho a pretenso de buscar superar os limites do conhecimento e propor conhecer com exatido aquilo no qual me detenho em reflexo no presente texto. O que me proponho a fazer to
7

Cf. MARQUES, Antnio. Kants Third Critique: What the Concept of `Gemt Brings to the Concept of Reason. In: V. Gerhardt, R.P. Horstmann e R. Schumacher (orgs.). Kant und die Berliner Aufklrung. Akten des IX. Internationalen Kant-Kongresses. Berlin, 2001, vol. III.

20

somente discutir sobre estas ideias a partir das reflexes presentes no texto de Kant, do uso por Kant nos contextos, para avanar tanto quanto me for possvel, com estas limitaes, no problema da relao entre alma, nimo e corpo, que implica em sentir uma espcie (specie) de prazer somente possvel nos juzos estticos do belo e do sublime, sentimento este o qual Kant identifica como uma possibilidade do sentimento de vida.

21

CAPTULO 1. O NIMO COMO UMA CAPACIDADE DA ALMA Uma das raras passagens nas quais Kant se detm explicitamente na perspectiva de mencionar sua compreenso de Gemt uma nota de rodap em um texto publicado em 1796, onde o autor menciona a impossibilidade de identificao do nimo e da alma em algum rgo, como sendo ou nele localizando-se o nimo ou a alma:
Por nimo entende-se somente a capacidade (animus) que compe as representaes dadas, efetuando a unidade da apercepo emprica, mas no a substncia (anima), considerada, segundo a sua natureza, totalmente diferente da matria, da qual ento se abstrai.8

Nesta perspectiva, alma estaria sendo abordada como sendo uma substncia metafsica que executaria as operaes mentais9, no sendo possvel identificao em uma matria em decorrncia da considerao de que a alma seria somente percebida internamente, pelo mesmo sujeito que a intui, ou dito de outra forma, em relao ao tempo. Nas palavras de Kant, o sentido interno, por meio do qual o nimo intui a si mesmo ou o seu estado interno, no fornece, de fato, nenhuma intuio da alma mesma como um objeto.10 Sendo assim, caso fosse possvel intuir a alma fora desse sujeito que a intui, ento a mesma estaria sendo intuda em relao tambm ao espao e, deste modo, seria possvel se falar em matria da alma. Chamo a ateno para uma observao de Rohden, de que haveria uma confuso de alguns tradutores - apesar de em Kant, segundo Rohden, haver condies desta distino - entre os termos Gemt (nimo/mente), Seele (alma) e Geist (esprito): em muitas tradues e principalmente entre os franceses, prevalece a tendncia a confundir Gemt (nimo, faculdade geral transcendental) com Geist (esprito, faculdade esttica produtiva) e Seele (alma, substncia metafsica

KANT, I. Observaes referentes a Sobre o rgo da alma . Traduo e Notas de Zeljko Loparic. Kant e-Prints Vol. 2, n. 7, 2003. 9 Cf. nota 6 em KANT, I. Observaes referentes a Sobre o rgo da alma . Traduo e Notas de Zeljko Loparic. Kant e-Prints Vol. 2, n. 7, 2003, p. 1 2. 10 KANT, I. KrV. Trad. 2012, p. 73 (traduo ligeiramente modificada).

22

[...]).11 No meu entender, em alguma medida, pode haver motivos no prprio texto de Kant para tal confuso. A significao da expresso Seelenvermgen quando utilizada na segunda verso da Introduo terceira Crtica pode ser a mesma concedida expresso Vermgen des Gemts em suas demais utilizaes, como pode ser percebido na comparao das duas citaes de Kant a seguir, apesar de no podermos afirmar que se trata de uma parfrase, uma vez que na segunda verso da Introduo aparece uma considerao a mais no texto, a saber, referente a deduo ou no das trs faculdades gerais do nimo (a faculdade de conhecimento, o sentimento de prazer e desprazer e a faculdade de apetio) de um princpio comum:
Wir knnen alle Vermgen des menschlichen Gemths ohne Ausnahme auf die drei zurckfhren: das Erkenntnivermgen, das Gefhl der Lust und Unlust und das Begehrungsvermgen.12 Denn alle Seelenvermgen oder Fhigkeiten knnen auf die drei zurck gefhrt werden, welche sich nicht ferner aus einem gemeinschaftlichen Grunde ableiten lassen: das Erkenntnivermgen, das Gefhl der Lust und Unlust und das Begehrungsvermgen.13

A partir de passagens como estas, pode-se partir do pressuposto de que haveria alguma correspondncia entre os termos Gemt e Seele, a ponto de Kant poder utiliz-los como referenciando a mesma funo em
11

ROHDEN, Valerio. Nota de rodap n 20 da edio brasileira da Crtica da Faculdade do Juzo. Traduo de Valerio Rohden e Antnio Marques. 2 Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2010, p. 48. 12 KANT, I. KU, AA05: XX205.21-22/XX206.01-02. Na traduo de Rubens Rodrigues Torres Filho, l-se: podemos reconduzir todas as faculdades da mente humana, sem exceo, a estas trs: a faculdade-de-conhecimento, o sentimento de prazer ou desprazer e a faculdade de desejar (KANT, I. Primeira Introduo Crtica do Juzo. Traduo Rubens Rodrigues Torres Filho. Coleo Os Pensadores. Volume XXV. Abril Cultural, 1974, p. 267). 13 KANT, I. KU, AA05: 177. 17-20. Na traduo de Valerio Rohden, se l: na verdade todas as faculdades da alma ou capacidades podem ser reduzidas quelas trs, que no se deixam, para alm disso, deduzir de um princpio comum: a faculdade de conhecimento, o sentimento de prazer e desprazer e a faculdade de apetio (KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 21).

23

frases similares. Contudo, em passagens como a da KrV e a das Observaes citadas no incio do presente captulo, Kant sugere distino entre esses dois termos, a saber, de que alma seria uma substncia metafsica e nimo seria uma capacidade. Diante da utilizao empregada por Kant, pode-se considerar que o autor procura evitar a palavra Seele em decorrncia da carga metafsica que tal termo carrega da tradio filosfica, como nos sugere Vaihinger:
Den Ausdruck Gemth zieht also Kant wegen seiner Neutralitt und Unverbindlichkeit vor; den Ausdruck Seele will er vermeiden weil dieser leicht metaphysische Begriffe und Ansprche erweckt.14

Contudo, Kant no somente utilizou Gemt por Seele, mas tambm em alguns momentos procurou distingui-los sem todavia poupar o termo Gemt de certa carga metafsica, conforme entendo, a qual possivelmente, de acordo com Vaihinger, queria evitar ao prioriz-lo em detrimento de Seele. Na KU, Gemt abordado como sendo das Lebensprincip selbst 15, o princpio vital que, como abordei, no seria algo material.16 1.1 A CAPACIDADE DE RECONDUZIR AS FACULDADES DA ALMA Nesta seo, pretendo discutir acerca das faculdades, tanto as faculdades da alma quanto as faculdades gerais do nimo, bem como discutir a possibilidade das faculdades gerais do nimo derivarem de uma capacidade original,17 tendo em vista salientar a distino e
14

VAIHINGER, Hans. Kommentar zu Kants Kritik der reinen Vernunft. Stuttgart: Union Deutsche Verlagsgesellschaft, 1922, p. 9. 15 KANT, I. KU, AA05: 278. 04. 16 Esta abordagem ser retomada no segundo Captulo. 17 Como pretendo demonstrar, apesar de esta interpretao ter sido abordada por Rohden em certa medida, ainda permanece como hiptese interpretativa, a qual no tenho aqui a pretenso de provar, pois entendo que para tal uma especfica pesquisa seria salutar. Contudo, me proponho a abordar essa compreenso da temtica como possibilidade de colocar em debate os conceitos envolvidos, principalmente porque esta hiptese interpretativa posiciona significativamente os papeis da alma e do nimo e, uma vez que neste captulo estou a discutir noes de Gemt para ento no prximo captulo analisar implicaes possveis

24

relaes possveis entre alma e nimo para aprofundar tanto quanto nos for possvel nesta etapa a compreenso desta discusso. Nesta perspectiva, sustentarei a partir de um debate baseada no texto de Kant que as faculdades da alma (imaginao, razo e entendimento) necessitam que o nimo (como capacidade) as organize, as reconduza mediante os interesses da razo (interesse especulativo, prtico, ou, desinteresse), configurando assim as faculdades gerais do nimo (a faculdade de conhecer, o sentimento de prazer e desprazer e a faculdade de desejar).
Podemos reconduzir todas as faculdades do nimo humano, sem exceo, a estas trs: a faculdadede-conhecimento, o sentimento de prazer ou desprazer e a faculdade de desejar. 18

Kant indica as trs faculdades para as quais as faculdades do nimo humano (ou da alma, conforme verso da Introduo KU, como j exposto. Aqui entendo que o mais indicado alma, como pretendo demonstrar no decorrer do texto.) podem ser reconduzidas, mas as faculdades a serem reconduzidas no so discriminadas. Na sequncia da citao, Kant menciona sobre a v tentativa de reduzir todas as faculdades (da alma) faculdade de conhecimento, e seria v, segundo o filsofo, pois h sempre uma grande distino entre representaes19. Logo, as faculdades esto relacionadas com as representaes, que Kant havia definido na KrV como sendo determinaes internas de nosso nimo20. possvel sugerir que haveria uma dupla abordagem do termo faculdade na citao inicial. Nessa perspectiva, sugere Deleuze, em ordem inversa da que aparece na citao: num primeiro sentido, faculdade remete para as diversas relaes de uma representao em
do Gemt para os juzos estticos, em alguma medida entendo significativo propor uma compreenso referente forma com que a distino entre Seele e Gemt responde a problemas especficos do texto kantiano. 18 KANT, I. Primeira Introduo Crtica do Juzo. Traduo Rubens Rodrigues Torres Filho. Coleo Os Pensadores. Volume XXV. Abril Cultural, 1974, p. 267 (traduo ligeiramente modificada). 19 KANT, I. Primeira Introduo Crtica do Juzo. Traduo Rubens Rodrigues Torres Filho. Coleo Os Pensadores. Volume XXV. Abril Cultural, 1974, p. 267. 20 KANT, I. Crtica da Razo Pura (KrV). Trad. 1999, p. 177 (B 242) (traduo ligeiramente modificada).

25

geral. Mas, num segundo sentido, faculdade designa uma fonte especfica de representaes.21 Ao mencionar tipos de relaes de uma representao em geral, Deleuze tem em vista as relaes entre representao, objeto e sujeito. A representao pode referir-se ao objeto na perspectiva da conformidade, ou pode referir-se ao objeto como causalidade ou ainda referir-se somente ao sujeito. Ou dito de outra forma, faculdade designaria, num primeiro sentido, a faculdade de conhecer, a faculdade de desejar e o sentimento de prazer ou desprazer, ou ainda, se referem s faculdades como sendo as faculdades gerais do nimo. Num segundo sentido, o termo faculdade designaria aquilo que poderia ser reconduzido s trs faculdades j mencionadas, ou seja, designa fontes especficas de representaes, que, como tais, podem ser o entendimento, a razo e a imaginao. Dessa forma, as faculdades da alma - o entendimento, a razo e a imaginao -, conforme dispostas, possibilitam as faculdades gerais do nimo a faculdade de conhecimento, o sentimento de prazer e desprazer e a faculdade de apetio que podem derivar de uma capacidade original. Nessa perspectiva, talvez no por acaso na verso final da Introduo KU Kant tenha optado pela utilizao do termo Seele nesta passagem, ao invs de Gemt. Em um de seus artigos, Rohden mencionou sem deter-se em explicaes que, em Kant, as faculdades possuem um princpio comum. Referenciando a AA05: 177. 17-20,22 Rohden sugere que todas as faculdades do nimo [entendo que aqui seria alma] podem reduzir-se a trs [...] e que s elas se deixam deduzir de um princpio comum23. A traduo que o prprio Rohden deu citao mencionada no deixa este posicionamento evidente:
Na verdade todas as faculdades da alma ou capacidades podem ser reduzidas quelas trs, que no se deixam, para alm disso, deduzir de um
21

DELEUZE, Gilles. A Filosofia Crtica de Kant. Traduo Germiniano Franco. Lisboa: Edies 70, 2009, p. 15. 22 Denn alle Seelenvermgen oder Fhigkeiten knnen auf die drei zurck gefhrt werden, welche sich nicht ferner aus einem gemeinschaftlichen Grunde ableiten lassen: das Erkenntnivermgen, das Gefhl der Lust und Unlust und das Begehrungsvermgen (KANT, I. KU, AA05: 177. 17-20). 23 ROHDEN, Valerio. As ideias como formas de vida da Razo. In: SANTOS, Leonel Ribeiro dos (Coord.). et al. Was ist der Mensch? Que o Homem? Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010, p. 342.

26

princpio comum: a faculdade de conhecimento, o sentimento de prazer e desprazer e a faculdade de apetio.24

Chamo ateno para o fato de que, no original, o termo empregado por Kant nesta passagem, como j mencionado, Seelenvermgen. Na outra verso desta frase a expresso empregada foi Vermgen des Gemts. Contudo, a rpida distino que Kant efetua em alguns momentos entre os termos Seele e Gemt talvez venha a se tornar significativa no decorrer da interpretao desta passagem. Mais do que somente discutir as possibilidades de traduo desta citao, o que nos interessa a possibilidade compreensiva deste excerto, que, neste caso (de Rohden), a compreenso registrada em artigo oposta verso em lngua portuguesa por ele mesmo sugerida como traduo da passagem. A interpretao de Rohden parece utilizar a expresso nicht ferner que traduzida por ele como para alm disso como uma exceo regra de que no se pode reduzir as faculdades a um princpio comum. De acordo com a traduo de Rohden, talvez haja a possibilidade de uma interpretao dbia. Contudo, a meu entender, o que est expresso na traduo de Rohden em lngua portuguesa, que as trs faculdades gerais no se deixam deduzir de um princpio comum, uma vez que, a rigor, a locuo adverbial para alm disso no indica negao ou exceo da afirmao. Em minha compreenso, a locuo adverbial para alm disso est nesta sentena fazendo referncia s redues das faculdades, no sentido de que todas as faculdades podem ser reduzidas a trs e que essa a reduo ltima, ou seja, para alm dessa reduo para alm disso - no se reduzem mais. Entretanto, apesar de ter apresentado essa traduo para a passagem AA05: 177. 1720, Rohden sugere como compreenso dela que somente as trs faculdades gerais se deixam deduzir de um princpio comum e alm das trs faculdades mencionadas mais nenhuma se deixa deduzir de um princpio comum, sem, no entanto, dar maiores explicaes a respeito deste posicionamento. Nessa perspectiva, utilizarei no texto diferentes tradues do mesmo excerto, para demonstrar que h compreenses opostas baseadas na mesma citao, adotadas como traduo ou correspondentes do texto de Kant, limitadas pela perspectiva compreensiva de cada tradutor

24

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 21.

27

diante do texto original.25 De qualquer forma, at onde me foi dado pesquisar, Rohden parece ser o nico intrprete que compreende o excerto mencionado como sendo um indicativo da possibilidade de derivao das faculdades do nimo (eu diria da alma) a um nico princpio. Na obra organizada por Ricardo Terra, que contempla a traduo das duas Introdues KU para a lngua portuguesa, a expresso nicht ferner ou correspondente em lngua portuguesa so omitidos no texto, o que implica em um posicionamento semntico diante do texto por parte do grupo de tradutores que trabalhou na obra mencionada. A supresso da expresso nicht ferner confere traduo organizada por Terra uma verso menos passvel de questionamentos quanto ao sentido da sentena:
Pois todas as faculdades ou capacidades da alma podem ser reduzidas quelas trs que no se deixam deduzir de um fundamento comum: a faculdade de conhecimento, o sentimento do prazer e desprazer e a faculdade de desejar. 26

Consultado sobre esta mesma citao, Weininger27 sugeriu a seguinte alternativa da parte onde se concentra a diferena de interpretaes a partir de AA05: 177. 17-20: pois todas as faculdades ou capacidades do esprito podem ser reduzidas a estas trs, as quais no podem ser mais deduzidas de um outro princpio comum por trs delas.28 Para alm da possibilidade de distines entre os termos esprito
25

Rohden menciona que esta limitao uma das implicaes da tarefa do tradutor: na traduo defrontamo-nos com um texto, cuja complexidade tem que ser interpretada, com a adoo de uma compreenso determinada expressa pelo tradutor. Assim, face a um texto original que d muito a pensar, decidimonos na traduo por um determinado sentido, que limita fatalmente a sua leitura (ROHDEN, Valerio. Traduo em perspectiva: sobre algumas questes e dificuldades na traduo da Crtica da faculdade do juzo. In. ______ (Org.) 200 Anos da Crtica da Faculdade do Juzo de Kant, 1790 1990. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, Instituto Goethe/ICBA, 1992, p. 121). 26 KANT, I. In. Terra, Ricardo R. (Org.) Duas introdues Crtica do Juzo . Editora Iluminuras, So Paulo SP, 1995, p. 103. 27 O professor Markus J. Weininger doutor em lingustica /alemo, docente no Programa de Ps Graduao em Estudos da Traduo na UFSC. 28 KANT, I. In. Markus J. Weininger. Entrevista Leandro Rocha em 13 de abril de 2012 via correio eletrnico.

28

e alma em Kant, no que concerne a diferena interpretativa sobre a qual estou a me deter nesta frase, a saber, se as trs faculdades mencionadas das quais derivam-se todas podem ou no ser deduzidas de um princpio comum, Weininger no deixa espao para tal dvida em sua sugesto de traduo. No que concerne a segunda parte da citao, a nosso entender, Weininger acompanha a traduo francesa de Par J. Barni por ns utilizada, bem como a inglesa, de Paul Guyer. Na traduo francesa, optou-se por traduzir nicht ferner por plus.29 Em tradues inglesas, comumente encontram-se como correspondente para nicht ferner a opo any further ou ainda be further, como o caso da traduo de Paul Guyer.30 No entanto, ao optar por no podem ser mais deduzidas de um outro princpio comum por trs delas no caso de Weininger, mas tambm em J. Barni e Paul Guyer, as opes compreensivas expressas nas tradues podem implicar em outros questionamentos, pela utilizao dos advrbios mais, plus e further, sobre os quais se podem sugerir neste contexto como fazendo referncia ao encerramento do processo de reduo das faculdades, mas abrem margem para a interpretao de que este encerramento seja referente a uma considerao de tempo. Pode-se analisar estas trs verses (a de Weininger, a de Barni e a de Guyer) de AA05: 177. 17-20 sob a perspectiva de que as trs faculdades gerais no podem ser mais deduzidas de um princpio comum, mas, em algum momento j puderam ser deduzidas de um princpio comum. Minha sugesto a de que essa considerao insustentvel. No caso de se considerar que em algum momento - ao longo das geraes - essa derivao das faculdades a partir de um nico princpio aconteceu, considera-se com isso que tal se deu em algum indivduo. Uma vez que se considera esse momento em algum indivduo (talvez ainda em cada indivduo) ento as faculdades ainda poderiam em algum outro indivduo, mesmo que vindouro, derivar de um princpio
29

En effet, toutes les facults ou capacits de l'me peuven t tre ramenes ces trois qui ne peuvent plus tre drives d'un principe commun : la facult de connatre, le sentiment du plaisir et de la peine et la facult de dsirer (KANT, Emm. Critique Du jugement. T. Par J. Barni. Librairie Philosophique De Ladrange. Paris, 1846, p. 23). 30 For all faculties or capacities of the soul can be reduced to the three that cannot be further derived from a common ground: the faculty of cognition, the feeling of pleasure and displeasure, and the faculty of desire (Critique of the Power of Judgment. Translated by Paul Guyer & Eric Matthews. New York: Cambridge University Press, 2000, p. 64/5).

29

comum mais uma vez, a menos que essa derivao tenha se dado em algum ou alguns indivduos sem que houvesse mais essa derivao em decorrncia de que as faculdades, uma vez derivadas, permanecem desta forma em todos os demais indivduos mesmo que vindouros, o que caminha para uma compreenso que possivelmente nos afasta do texto kantiano.31 Pode, no entanto, haver outro sentido para estas trs verses, a saber, que o mais, plus e further, se refiram a redues, em perspectiva semelhante a que abordei como sugesto de traduo de Rohden, diferente da interpretao dada por ele sobre a citao. Sob esta perspectiva, a compreenso a de que no poderia haver mais redues alm da que foi expressa antes do advrbio de intensidade mais, ou plus ou further. Tanto na compreenso de Rohden, quanto na de Terra, na de Weininger, na de Barni e na de Guyer, a primeira parte da citao, que diz respeito reduo de todas as faculdades da alma a trs, permanece praticamente invarivel32 em termos de contribuio semntica, bem como a terceira parte da citao, que menciona quais so as trs faculdades gerais nas quais so reduzidas todas as faculdades da alma. No entanto, no que concerne segunda parte da citao, que diz respeito deduo ou no das trs faculdades gerais de um nico princpio, a mesma recebe nos intrpretes citados diferentes estruturas de interpretao. Estas ambiguidades foram evitadas por Terra suprimindo a expresso nicht ferner. Na primeira verso da Introduo terceira Crtica, ao apresentar somente a primeira e terceira parte da citao de acordo com a estrutura da segunda verso da Introduo terceira Crtica, o resultado tambm perpassa por um texto que no deixa margem para a minha discusso atual, pois no cita se as faculdades derivam ou no de um princpio comum. Na traduo de Rubens Rodrigues Torres Filho, l-se: podemos reconduzir todas as faculdades do nimo humano, sem
31

Considerao diversa da de que no passado j tenha sido possvel algum sentimento especfico associado a algum movimento do nimo, como Kant sugere com relao a apreenso da natureza, mas que no mais percebido. Nesse ltimo caso, aos poucos deixou-se de notar tal sentimento no exerccio de apreender a natureza. Cf. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 31. Uma derivao das faculdades a partir de um nico princpio no nos parece ser algo passvel de alterao gradativa pelo exerccio. Talvez caiba aqui salientar que estou a sugerir uma abordagem das faculdades do nimo em cada indivduo, independente de cultura, de poca histrica ou localizao geogrfica. 32 Com exceo da traduo do termo Seelenvermgen, o qual recebe diferentes termos correspondentes.

30

exceo, a estas trs: a faculdade-de-conhecimento, o sentimento de prazer ou desprazer e a faculdade de desejar.33 A partir de AA05: 177. 17-20, Howard Caygill, entre outros, afirma a interpretao de que nenhuma delas [das trs faculdades mencionadas] possa ser derivada de um princpio comum34. O posicionamento de intrpretes como Caygill nos parece curioso tendo-se em vista que, como no caso de Caygill, se aceita em contrapartida a interpretao de que as faculdades podem ser entendidas como modos de manifestao do nimo. Abordou-se que, segundo Kant, o nimo no um rgo e sim uma capacidade. Entende-se aqui que a forma de manifestao dessa capacidade pode ser identificada como sendo as faculdades gerais. Segundo Kant, no que respeita o estado das representaes, meu nimo [Gemth] ativo e demonstra faculdade [Vermgen] (facultas), ou passivo e consiste em receptividade (receptivitas).35 Esta perspectiva talvez implique em considerar um princpio comum entre as faculdades gerais, a saber, o nimo, a manifestar-se nas faculdades como fontes especficas de representao. Por hora, opto por reconhecer as faculdades gerais como formas de manifestao do nimo, entendendo o nimo como a capacidade que organiza as faculdades da alma articuladas a partir do interesse da razo,
33

KANT, I. Primeira Introduo Crtica do Juzo. Traduo Rubens Rodrigues Torres Filho. Coleo Os Pensadores. Volume XXV. Abril Cultural, 1974, p. 267. A traduo foi por mim adaptada no que concerne a substituio de mente por nimo, de acordo com a o texto original, onde l-se Wir knnen alle Vermgen des menschlichen Gemths ohne Ausnahme auf die drei zurckfhren: das Erkenntnivermgen, das Gefhl der Lust und Unlust und das Begehrungsvermgen (KANT, I. KU, AA05: XX205.21-22/XX206.0102). 34 CAYGILL, Howard. Dicionrio Kant. Traduo lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000, p. 143. 35 KANT, I. Antropologia de um ponto de vista pragmtico . Traduo de Cllia Aparecida Martins. So Paulo: Iluminuras, 2006, p. 40. Adaptei a traduo de acordo com minha compreenso do texto original em Anth, AA07: 140.01-02, uma vez que no presente texto adotei por correspondente em lngua portuguesa para o termo Gemt o termo nimo baseado na compreenso da definio dada por Kant em KANT, I. Observaes referentes a Sobre o rgo da alma . Traduo e Notas de Zeljko Loparic. Kant e-Prints Vol. 2, n. 7, 2003, p. 3 e tambm porque aqui o termo Vermgen talvez fosse mais apropriadamente traduzido por faculdade e no por poder (que como con sta na traduo de Martins), como inclusive Kant menciona o correspondente em latim entre parntesis, o que considera-se digno de nota neste contexto.

31

reconduzindo-as s faculdades gerais. Cito uma passagem de Rohden que em certa medida pode colaborar para esta interpretao:
E que o nimo (Gemt)? O Gemt uma faculdade geral (eu diria transcendental) que rene e articula entre si todas as demais: as faculdades de conhecer; o sentimento de prazer e desprazer; e a faculdade de apetio. Essas trs direes dos juzos tericos, dos juzos estticos e dos juzos prticos so articuladas no Gemt [...]. 36

Ao dizer que as faculdades so articuladas no Gemt, poderemos ser levados a pensar que, nesta passagem especfica, Rohden sugere o Gemt como Seele, ou dito de outra forma, sugere o nimo como substncia metafsica. De forma diversa, sugiro a compreenso de que essas trs direes so articuladas pelo Gemt e no no Gemt , uma vez que o nimo seria a capacidade de articulao das faculdades da alma. Nessa citao, Rohden menciona o nimo como faculdade geral transcendental, designando o todo das faculdades em suas relaes, tendo-se em vista o quadro das faculdades gerias do nimo ao fim da introduo KU37. No entanto, Rohden desenvolve suas reflexes sobre esta temtica a partir de perspectivas distintas de nimo, chegando a utilizar a denominao de sentido transcendental cognitivo e sentido esttico.38 Em outro momento, divide os sentidos do termo nimo em princpio de unificao das faculdades de conhecimento e faculdade geral das representaes39. Como pretendo demonstrar no decorrer do texto, entender o nimo como faculdade geral j contempla tambm a compreenso de que do nimo a prerrogativa de unificao das faculdades de conhecimento, uma vez que entende-se sob a perspectiva de que as faculdades gerias - a faculdade de conhecimento, o sentimento de prazer e desprazer e a faculdade de apetio seriam a articulao das faculdades fontes de representaes entendimento, razo e imaginao
36

ROHDEN, Valerio. Entrevista Marcos Cesar Seneda. Educao e Filosofia, Uberlndia, v. 13, n. 25, 1999, p. 18. 37 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 42. 38 Cf. ROHDEN, Valerio. O sentido do termo Gemt em Kant. In. PEREZ, Daniel Omar (Org). Kant no Brasil. So Paulo: Editora Escuta, 2005, p. 32 40. 39 ROHDEN, Valerio. A funo transcendental do Gemt na Crtica da razo pura. Kriterion vol.50. Belo Horizonte, n 119, Jun./2009, p. 07.

32

. No entanto, a partir das publicaes disponveis de Rohden a este respeito, h condies para sugerir que, ainda que este no tenha reconhecido explicitamente, a sua compreenso do termo Gemt na obra de Kant alterou-se em alguns pontos significativos com o passar dos anos. 1.2 SENTIDOS PARA O TERMO GEMT A PARTIR DO INTERESSE DA RAZO Rohden considera o Gemt primeiramente como uma faculdade geral. A partir disso, em princpio, identifica dois sentidos para esta considerao: o transcendental cognitivo e o sentido esttico vivificante das faculdades do conhecimento.40 O sentido transcendental cognitivo Rohden aborda, de forma breve, baseando-o a partir da tarefa de articulao entre receptividade e espontaneidade, entendidas como duas fontes do Gemt, em especial a partir de abordagens da KrV. A possibilidade do conhecimento implica na combinao tanto da perspectiva ativa quanto da passiva do nimo.41 A partir dessa combinao e, segundo Rohden, ao invs de usar o termo Seele, Kant teria utilizado o Gemt. O outro sentido abordado nesta etapa de suas pesquisas identificado pelo estudioso brasileiro como sendo o esttico vivificante das faculdades do conhecimento. A nomenclatura dada por Rohden de sentido esttico vivificante das faculdades do conhecimento pode parecer problemtica, uma vez que este sentido proposto para o termo nimo faz referncia ao livre jogo das faculdades, o que no ocorre quando uma das faculdades legisla sobre as demais, como o caso a se
40

Kant entende o Gemt (nimo) como o princpio unificador das diversas faculdades em relao recproca, tendo sentido transcendental e tambm esttico vivificante das faculdades de conhecimento (ROHDEN, Valerio. Traduo em perspectiva: sobre algumas questes e dificuldades na traduo da Crtica da faculdade do juzo. In. ______ (Org.) 200 Anos da Crtica da Faculdade do Juzo de Kant, 1790 1990. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, Instituto Goethe/ICBA, 1992, p. 127). Esta abordagem no ir manter-se no decorrer das publicaes de Rohden. 41 Nosso conhecimento surge de duas fontes principais da mente [ Gemt], cuja primeira a de receber as representaes (a receptividade das impresses) e a segunda a faculdade de conhecer um objeto por estas representaes (espontaneidade dos conceitos); pela primeira um objeto nos dado, pela segunda pensado em relao com essa representao (como simples determinao da mente [Gemt]) (KANT, I. KrV. Trad. 1999, p. 91).

33

pressupor quando referimo-nos ao conhecimento. Como se sabe, tratar da faculdade do conhecimento em Kant implica na considerao de que h uma relao entre as faculdades - imaginao, entendimento, e razo -, sob a legislao do entendimento,42 tendo em vista o interesse especulativo da razo, que cede ao entendimento a prerrogativa de legislar sobre as demais faculdades, inclusive sobre ela prpria. J com relao aos juzos estticos, haveria uma reorganizao das mesmas faculdades entendimento, razo e imaginao -, onde no mais estariam sob a legislao de uma dentre elas, havendo, pois, uma harmonia entre as mesmas. A partir da razo desinteressada, esta relao entre as faculdades perpassa por se configurar como um acordo livre de conceito e indeterminado. No entanto, essa possibilidade de uma problemtica dada a partir da nomenclatura utilizada por Rohden para a identificao desse segundo sentido para o termo nimo no se mantm nesse uso,43 pois quando Rohden menciona as faculdades do conhecimento no sentido esttico do nimo, a saber, razo, imaginao e entendimento, no as menciona como subordinadas ao entendimento. Desta forma, a vivificao das faculdades do conhecimento refere-se vivificao das faculdades da razo, do entendimento e da imaginao, quando o entendimento se relaciona com a imaginao, no com o pressuposto do conhecimento, mas sim de forma livre de conceitos. Esta vivificao est relacionada ao prazer. Segundo Rohden, a concordncia com as condies subjetivas da vida chama-se prazer. Sempre que existe esta concordncia, a vida promovida44. importante frisar que, apesar de Rohden no mencionar, este prazer da concordncia com as condies subjetivas da vida no pode ser qualquer prazer. Alm do pressuposto base seguido at aqui referente ao nimo, de articulao entre faculdades ou ainda, de vivificao mediante a articulao entre faculdades , Rohden quer nos chamar a ateno para algo a mais, a saber, uma ideia de vivificao mediante um sensus communis, que, segundo ele, talvez ultrapassasse a concepo de nimo como faculdade geral:

42

[...] no seu uso para o conhecimento a faculdade da imaginao est submetida coero do entendimento e limitao de ser adequada ao conceito do mesmo [...] (KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 162). 43 Mas ser retomada mais tarde nos ltimos escritos de Rohden. 44 ROHDEN, Valerio. O sentido do termo Gemt em Kant. In. PEREZ, Daniel Omar (Org). Kant no Brasil. So Paulo: Editora Escuta, 2005, p. 35.

34

[...] essa vivificao se d, por um lado, mediante a relao entre as faculdades, mas por outro e isto que quero destacar sobre a base de uma idia de comunidade humana: a vivificao verifica-se sobre a base de uma idia de sensus communis (para Kant um sentido comunitrio), no qual o prazer resulta de um ponto de vista universal que eu assumo no ato do juzo, incluindo nele virtualmente o juzo de todos os outros. 45

Esta considerao sobre a vivificao mediante sensus communis nos remete em especial ao 40 da KU, onde Kant menciona que a ideia de um sentido comunitrio perpassa por uma operao reflexiva, a considerar o modo de representao de qualquer outro46. Isso se d de tal forma que talvez no seja necessria a oposio efetuada por Rohden entre relao entre as faculdades e sensus communis ou, para usar as palavras de Rohden, o outro lado, se considerarmos a compreenso do prprio Rohden a pouco transcrita, de que a concordncia com as condies subjetivas da vida chama-se prazer47, segundo minha compreenso, Rohden parece fazer referncia a uma subjetiva e formal conformidade a fins. No 40 Kant menciona:
Somente onde a faculdade da imaginao em sua liberdade desperta o entendimento e este sem conceitos translada a faculdade da imaginao a um jogo regular, a a representao comunica-se no como pensamento mas como sentimento interno de um estado de nimo conforme a fins. 48

Dessa forma, o sentido esttico do Gemt pode permanecer identificado como sendo relacionado com o sentimento de vida, sentimento esse que dado a partir de uma harmonia entre as faculdades, uma vez que esse jogo harmonioso implica tambm em uma subjetiva e formal conformidade a fins do objeto49 - includo a a

45

Cf. ROHDEN, Valerio. O sentido do termo Gemt em Kant. In. PEREZ, Daniel Omar (Org). Kant no Brasil. So Paulo: Editora Escuta, 2005, p. 38. 46 KANT, I. KU . Trad. 2010, p. 140. 47 ROHDEN, Valerio. O sentido do termo Gemt em Kant. In. PEREZ, Daniel Omar (Org). Kant no Brasil. So Paulo: Editora Escuta, 2005, p. 35. 48 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 142. 49 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 34.

35

ideia de comunidade humana - conformidade esta identificada com o prazer.50 Essas tentativas de dividir o termo nimo em perspectivas, assim como as tentativas contrrias, podem trazer outras implicaes. Com relao a primeira opo, analisar o termo nimo a partir de um possvel sentido especulativo e de um possvel sentido esttico, pode propiciar problemas como o da possibilidade de um terceiro sentido para nimo, a saber, um sentido prtico, em anlises que priorizam utilizaes a partir de relaes especficas entre as faculdades, dadas de acordo com interesses da razo. Caygill, em uma rpida abordagem do Gemt como verbete, sugere que o nimo em Kant seria claramente significativo para as suas teorias do conhecimento, da ao e da esttica51. O que nos chama a ateno nesta citao a possibilidade de ampliao da discusso, pois havia abordado a possibilidade de sentidos especficos para o nimo relacionados aos juzos tericos e aos juzos estticos, agora aborda-se tambm a possibilidade de um sentido prtico. O prprio Rohden, que como discorri, privilegia as funes tericas e as estticas do nimo, ao abordar a possibilidade de Kant haver preferido o termo Gemt Seele, menciona que o nimo possui funes sensitivas, tericas, prticas e estticas, uma ampliao ainda maior que a que ilustrei com Caygill: o conceito kantiano [das Gemt] no pode, por outro lado, ser reduzido a uma faculdade sensitiva, a menos que no d conta de suas demais funes tericas, prticas e estticas.52 A partir destes apontamentos, se tomados como sentidos distintos do termo nimo as relaes entre as faculdades a partir do interesse especulativo da razo e a partir da razo desinteressada, no seria coerente tambm sugerir um terceiro sentido do termo, a partir do interesse prtico da razo? Ao mencionar a faculdade de apetio, entende-se que, no que concerne ao estado de nimo, as mesmas faculdades do entendimento, da razo e da imaginao - se relacionam sob a legislao da razo, tendo em vista o interesse prtico da razo. Desta forma, as mesmas faculdades desempenham funes diferentes de acordo com o interesse da razo. Sob esta perspectiva, talvez juntamente

50 51

Esta perspectiva ser retomada no terceiro Captulo. CAYGILL, Howard. Dicionrio Kant. Traduo lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000, p. 26, grifo nosso. 52 ROHDEN, Valerio. O sentido do termo Gemt em Kant. In. PEREZ, Daniel Omar (Org). Kant no Brasil. So Paulo: Editora Escuta, 2005, p. 33.

36

com o que se chamou de sentido transcendental e sentido esttico do nimo, seja possvel ainda sugerir um sentido prtico para o mesmo. No entanto, entendo que talvez este seja um desvio da discusso, uma vez que so sugeridas duas perspectivas do nimo pautadas no interesse da razo. Penso que talvez no seja este o pressuposto a qual uma dupla perspectiva do termo deve se basear. Uma vez que o termo Gemt em Kant pode ser entendido como a capacidade da alma responsvel pelas relaes entre as faculdades a partir do interesse da razo, no implica limitar a uma relao em particular entre as faculdades e sim a relaes entre elas em suas trs possibilidades, para as quais, como abordei, se reduzem todas as faculdades. essa a compreenso de nimo que Rohden chamou de faculdade geral, mas que foi reduzido posteriormente a um sentido especfico do termo. possvel considerar que houve mudana na abordagem de Rohden sobre a discusso concernente ao nimo em Kant, e tambm considerar que tal mudana deu-se em decorrncia dele entender que o termo em questo tal como fora abordado na KU, j teria sido empregado tambm na KrV. Dito de outra forma, a mudana na abordagem de Rohden consiste em se considerar que no houve alterao no uso de Kant sobre o termo. Tal perspectiva no compartilhada por autores como Antnio Marques, que sugere que, na KU, h um conceito de Gemt distinto das abordagens efetuadas nas duas primeiras Crticas, propiciado pela insero na terceira Crtica de uma srie de elementos transcendentais intrnsecos ao processo de reflexo, tais como a satisfao53, concepo esta que se aproxima do modo com que Rohden abordava a discusso nas publicaes at por volta de 1993, apesar de no ser enftico nesta questo, a ponto de vir a mudar seu posicionamento em escritos mais recentes. Segundo Marques:
This one [the Gemt] concentrates cognitive faculties, volitive or practical faculties and feeling of pleasure and displeasure. But more important than the formal composition of Gemt is its meaning of feeling of life, Lebensgefhl, which in
53

[] in the third Critique reason or rational activity cant be any more understood as separated from a novel concept of the Gemt and the correspondent bodily expression (MARQUES, Antnio. Kants Third Critique: What the Concept of `Gemt Brings to the Concept of Reason. In: V. Gerhardt, R.P. Horstmann e R. Schumacher (orgs.). Kant und die Berliner Aufklrung. Akten des IX. Internationalen Kant-Kongresses. Berlin, 2001, vol. III, 585).

37

the Critique of Judgment designates the human experience in a rather different way from the one as objective knowledge in the first Critique or as moral experience in the second one. In these cases the main feature of experience is the application of the rule or law on the particular form or case and nothing by these operations provokes this feeling of life which now becomes so relevant. 54

J nos ltimos escritos de Rohden, em especial no artigo O sentido do termo Gemt na Crtica da Razo Pura, publicado em 2009, h uma abordagem distinta da discusso, apesar de manter uma diviso em dois sentidos do termo. Nessa sua outra leitura, um dos pontos que nos chama a ateno uma aparente incompatibilidade, em especial entre o modo como Rohden expe a discusso no incio da dcada de noventa e o modo como volta a abord-la em seus ltimos escritos publicados. H diferenas em pontos fundamentais nas abordagens citadas e, apesar da importncia dessas alteraes, as mesmas no so anunciadas como tal, bem como o autor no chama a ateno para uma mudana no modo de compreenso, que, em um primeiro momento, poderiam ser consideradas inclusive como incompatveis. Ambas as exposies, no entanto, esto apoiadas no texto de Kant. A linha mestra de sua exposio nos escritos at por volta de 1993, seria considerar o nimo como a faculdade geral. Os dois sentidos identificados por Rohden, j mencionados, perpassam, um pela articulao entre receptividade e espontaneidade e o outro sentido do termo est mais relacionado com uma aproximao com o sentimento de vida. No entanto, agora, Rohden parece ter reduzido o que seria a linha mestra da discusso at ento, para apenas um dos sentidos do termo:
O Gemt (nimo) aqui apresentado numa dupla perspectiva: de um lado, como faculdade geral de representaes [...] e, de outro, como princpio de unificao das faculdades de conhecimento, especialmente de entendimento e sensibilidade, na Crtica da razo pura. 55
54

MARQUES, Antnio. Kants Third Critique: What the Concept of `Gemt Brings to the Concept of Reason. In: V. Gerhardt, R.P. Horstmann e R. Schumacher (orgs.). Kant und die Berliner Aufklrung. Akten des IX. Internationalen Kant-Kongresses. Berlin, 2001, vol. III, 584. 55 ROHDEN, Valerio. A funo transcendental do Gemt na Crtica da razo pura. Kriterion vol.50. Belo Horizonte, n 119, Jun./2009, p. 07.

38

Mas no se trata de considerar apenas o sentido do termo nimo relacionado a unificao das faculdades do conhecimento. Segundo minha compreenso dos textos de Rohden mencionados, o que o autor pretende nesta nova perspectiva da discusso conciliar o que anteriormente havia exposto como sendo dois sentidos distintos do termo a um nico sentido. Ou ainda, pretende demonstrar que o nimo em sua relao com o sentimento de vida, tal qual exposto no que chamou de sentido esttico do nimo, j estaria presente na Crtica da Razo Pura, na articulao entre receptividade e espontaneidade. Em linhas gerias, refiro-me considerao de que a vivificao das faculdades da razo, imaginao e do entendimento percebida enquanto elas esto em harmonia. Esta reflexo exposta amplamente por Kant na terceira Crtica e abordada por Rohden em publicaes do incio da dcada de noventa. A partir da harmonia das faculdades, livre do desequilbrio entre elas que se d no interesse especulativo ou no interesse prtico da razo, Kant relaciona o Gemt com um sentimento de promoo da vida. Em um artigo de 2009, Rohden sugere ter reunido argumentos para provar o conhecimento em articulao orgnica com o conceito de vida56. Apoiado em uma nica passagem da segunda Introduo terceira Crtica, Rohden chama a ateno para a considerao de que houve uma necessria ligao entre prazer e conhecimento. A passagem utilizada por Rohden para esta afirmao a que segue:
Na verdade ns j no pressentimos mais qualquer prazer notvel ao apreendermos a natureza e a sua unidade da diviso em gneros e espcies, mediante o que apenas so possveis conceitos empricos, pelos quais a conhecemos segundo suas leis particulares. Mas certamente esse prazer j existiu noutros tempos e somente porque a experincia mais comum no seria possvel sem ele, foi-se gradualmente misturando com o mero conhecimento sem se tornar mais especialmente notado. 57
56

ROHDEN, Valerio. A funo transcendental do Gemt na Crtica da razo pura. Kriterion vol.50. Belo Horizonte, n 119, Jun./2009, p. 21. 57 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 31. Na verso original, se l: Zwar spren wir an der Falichkeit der Natur und ihrer Einheit der Abtheilung in Gattungen und Arten, wodurch allein empirische Begriffe mglich sind, durch welche wir sie

39

Reconheo que caso no seja contornada esta considerao que Rohden alegou provar, algumas das implicaes perpassam por considerar que esta vivificao das faculdades agora no est sendo percebida apenas quando h uma harmonia entre elas, sugere-se que isso se d tambm quando elas esto em luta entre si, o que parece ir contra a perspectiva hegemnica das afirmaes de Kant sobre essa questo na primeira parte da KU. Inicio por comentar a identificao de prazer com um sentimento de vida feita por Rohden no artigo mencionado. O professor brasileiro cita a Reflexo 4857, onde se l: unicamente prazer e desprazer constituem o absoluto, porque eles so a prpria vida58. Pode-se partir do pressuposto de que o prazer identificado com um sentimento de vida seria um prazer no qual se considera a ideia de humanidade, quando no um prazer baseado em perspectivas meramente privadas, quando um prazer com os demais, em relaes desinteressadas entre as faculdades. Nessa perspectiva, se o prazer de que fala Rohden um prazer identificado com um sentimento de vida, este prazer talvez seja somente o de natureza esttica - do gosto e do sublime, sentido enquanto as faculdades esto em harmonia -. Dito isso, cito uma passagem tambm da segunda verso da Introduo:
Se o prazer estiver ligado simples apreenso (apprehensio) da forma de um objeto da intuio, sem relao dessa forma com um conceito destinado a um conhecimento determinado, nesse caso a representao no se liga ao objeto, mas sim apenas ao sujeito; e o prazer no pode mais do que exprimir a adequao desse objeto s faculdades de conhecimento que esto em jogo na faculdade do juzo reflexiva e por isso, na medida em que elas a se encontram, exprime

nach ihren besonderen Gesetzen erkennen, keine merkliche Lust mehr: aber sie ist gewi zu ihrer Zeit gewesen, und nur weil die gemeinste Erfahrung ohne sie nicht mglich sein wrde, ist sie allmhlig mit dem bloen Erkenntnisse vermischt und nicht mehr besonders bemerkt worden (KANT, I. KU, AA05: 187. 27-34). 58 KANT, I. In. ROHDEN, Valerio. A funo transcendental do Gemt na Crtica da razo pura. Kriterion vol.50. Belo Horizonte, n 119, Jun./2009, p. 12.

40

simplesmente uma subjetiva conformidade a fins do objeto. 59

formal

Nessa passagem, aborda-se a possibilidade de prazer na apreenso [Auffassung, apprehensio]. Contudo, aborda-se tambm o conhecimento [Erkenntnis, cognitio] como uma atividade distinta da apreenso. Um sentimento de vida na apreenso, de acordo com a passagem que Rohden utiliza para sugerir que houve prazer no conhecimento [AA05: 187. 27-34], pode ser entendido como tendo sido possvel perceber na apreenso da natureza, mas talvez possa-se afirmar que tal no se percebe nem percebeu-se no conhecimento. Cito a repeito desta discusso, um excerto de Pedro Costa Rego, que confirma esta interpretao:
o prazer desinteressado pertinente ao conhecimento emprico das leis da natureza , na verdade, um prazer ligado a uma operao judicativa que precede esse conhecimento, e esse o sentimento que progressivamente eliminado pelo hbito da sistematizao bemsucedida da natureza. 60

Apesar de Rohden no ter traduzido der Falichkeit por conhecimento, o que, ao meu entender, no seria uma correspondncia adequada, ele, no entanto, pelas suas consideraes a partir daquela citao [AA05: 187. 27-34], utiliza-a como se der Falichkeit correspondesse a conhecimento. No entanto, para alm de apresentarmos uma traduo de AA05: 189. 32-37 / 190. 01-02 que contribui com minha sugesto interpretativa ao salientar distino entre apreenso e conhecimento, fao constar aqui uma dvida quanto a compatibilidade de apreenso com compreenso, haja vista que tanto
59

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 33/4. Na verso original, se l: Wenn mit der bloen Auffassung (apprehensio) der Form eines Gegenstandes der Anschauung ohne Beziehung derselben auf einen Begriff zu einem bestimmten Erkenntni Lust verbunden ist: so wird die Vorstellung dadurch nicht auf das Object, sondern lediglich auf das Subject bezogen; und die Lust kann nichts anders als die Angemessenheit desselben zu den Erkenntnivermgen, die in der reflectirenden Urtheilskraft im Spiel sind, und sofern sie darin sind, also blo eine subjective formale Zweckmigkeit des Objects ausdrcken (KANT, I. KU, AA05: 189. 32-37 / 190. 01-02). 60 REGO, Pedro Costa. Conhecimento e prazer na esttica de Kant. Analytica. Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, 2007, p. 53/4.

41

der Falichkeit quanto der Auffassung, na primeira parte da verso brasileira da terceira Crtica foram associadas ao verbo apreender. No 61, quando Kant utiliza novamente der Falichkeit, Antnio Marques, que traduziu a segunda parte da KU para lngua portuguesa, traduziu tal termo por compreenso. Na verso de Terra das Introdues, der Falichkeit relacionado tambm ao verbo compreender.61 Contudo, no 26, agora como Auffassung e Zusammenfassung, h uma utilizao que demonstra distino entre estas duas tarefas, como sendo duas aes da faculdade da imaginao apreenso (apprehensio) e compreenso (comprehensio aesthetica),62 observao esta a qual Rohden acrescentou em nota: para os termos apreenso e compreenso Kant usa, respectivamente, Auffassung e Zusammenfassung, seguidos de seus correspondentes latinos63. Dessa passagem, quero salientar por hora somente que, em Kant, apreenso e compreenso podem ser entendidos como operaes distintas.64 Retornando primeira Crtica, tem-se a considerao do conhecimento como um todo de representaes comparadas e ligadas,65 cuja possibilidade implica em receptividade e espontaneidade.
Esta espontaneidade ento o princpio de uma tripla sntese, que se apresenta de uma maneira necessria em todo o conhecimento, a saber, a sntese da apreenso [Apprehension] das representaes como modificao do esprito [Gemths] na intuio; da reproduo dessas representaes na imaginao e da sua recognio no conceito.66

61

Cf. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 203, bem como KANT, I. In. Terra, Ricardo R. (Org.) Duas introdues Crtica do Juzo . Editora Iluminuras, So Paulo SP, 1995, p. 116. 62 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 97. 63 ROHDEN in KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 97. 64 Voltarei a abordar esta discusso quando tratar do matemtico sublime, no Captulo 2. 65 KANT, I. Crtica da Razo Pura. Traduo Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujo. 5 Ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2001, p. 159 (A 97). 66 KANT, I. Crtica da Razo Pura. Traduo Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujo. 5 Ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2001, p. 160 (A 97/8).

42

Com isso sugiro a interpretao de que apreenso pode ser entendida como no sendo ainda conhecimento. Enquanto apreenso, se foi possvel a percepo de um prazer compatvel com sentimento de vida, talvez deva-se a proximidade com a situao de harmonia das faculdades, que pode ser entendida como sendo condio de qualquer legislao entre elas. Nas palavras de Deleuze, jamais uma faculdade assumiria um papel legislador e determinante se, porventura, todas as faculdades juntas no fossem primeiro capazes desta livre harmonia subjectiva67. Considero o nimo, portanto, como a capacidade da alma de articular suas faculdades de acordo com o interesse de uma delas, a razo, reconduzindo-as s faculdades gerais tal como dispostas no quadro das faculdades gerais do nimo, ao fim da introduo KU68. Partindo-se do quadro citado, a faculdade do conhecimento, o sentimento de prazer e desprazer e a faculdade de apetio seriam as faculdades gerais do nimo. Uma vez que Kant sugere que todas as faculdades da alma podem ser reconduzidas faculdade de conhecimento, ao sentimento de prazer ou desprazer e faculdade de apetio, e tendo em vista que o foco do presente estudo d-se na Crtica da Faculdade de Juzo Esttica, entende-se que em especial tratarei aqui das faculdades da alma reconduzidas ao sentimento de prazer e desprazer.

67

DELEUZE, Gilles. A Filosofia Crtica de Kant. Traduo Germiniano Franco. Lisboa: Edies 70, 2009, p. 70. 68 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 42.

43

CAPTULO 2. AS FACULDADES DA ALMA RECONDUZIDAS AO SENTIMENTO DE PRAZER E DESPRAZER Uma vez que no presente texto ser abordado o prazer e o desprazer como possveis a partir de representaes, ou ainda, como a forma com que o sujeito sente uma representao como um sentimento , opto por iniciar o captulo com uma discusso referente a uma possibilidade compreensiva do termo representao, para, posteriormente, discutir quatro formas pelas quais o sujeito pode ser afetado pelas representaes, a saber, no agradvel, no bom, no belo e no sublime, o que implicar em espcies de prazer de acordo com as especificidades das disposies de nimo presentes em cada uma dessas situaes. Como mencionei no captulo anterior, as fontes especficas de representao so as faculdades da alma, ou seja, o entendimento, a razo e a imaginao. Na citao a seguir, Kant contrape sensao e conhecimento, o que pode denotar o sentido de que sensao est sendo abordado referindo-se a representaes subjetivas:
O gnero a representao em geral (repraesentatio). Sob ele est a representao com conscincia (perceptio). Uma percepo que se refere unicamente ao sujeito enquanto modificao do seu estado sensao (sensatio); uma percepo objetiva conhecimento (cognitivo). Este ou intuio ou conceito (intuitus vel conceptus).69

No 3 da KU Kant ope sensaes subjetivas a sensaes objetivas, associando as primeiras ao termo sentimento, como aquilo que sempre tem de permanecer simplesmente subjetivo, e que absolutamente no pode constituir nenhuma representao de um objeto70. Nesta perspectiva, ao constituir representao de objeto, tal percepo implica em um carter objetivo e, a rigor, vlido para qualquer sujeito que estivesse em sua posio. Sendo assim, de uma sensao - subjetiva - nada se d a conhecer. Para o conhecimento, necessria uma percepo objetiva -. Uma vez que uma sensao - subjetiva - como representao que se refere somente ao sujeito no nenhuma representao de um objeto,
69 70

KANT, I. KrV. Trad. 1999, p. 244. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 51.

44

talvez caiba o questionamento sobre a que esta representao se refere. Pode-se considerar que esta representao ainda representao de um objeto,71 mas no com o pressuposto de conhecimento e sim na medida em que afeta o sujeito, ou ainda, como mencionado, esta representao se refere ao sujeito, ao sentimento de prazer e desprazer, [...] no qual o sujeito sente-se a si prprio do modo como ele afetado pela sensao talvez aqui caiba o termo percepo . Sendo assim, os sentimentos de prazer e desprazer esto relacionados forma com que uma representao afeta o sujeito, mesmo que esta representao seja uma representao de um objeto, mas somente enquanto ou na medida em que for refervel somente ao sujeito. Esta uma perspectiva subjetiva da representao enquanto sensao. Salienta-se que todas as representaes podem estar ligadas a prazer, quer sejam objetivamente apenas sensveis ou totalmente intelectuais72, o que inclui as ideias da razo, as ideias da imaginao, os conceitos, entre outras; dentre as quais inclui-se tambm um grupo de representaes que temos sem que tenhamos conscincia delas73. Prazer e desprazer podem ser entendidos aqui como sendo um efeito das representaes, efeito este que , no entanto, sentido no corpo. Segundo Kant, a capacidade de ter prazer ou desprazer com uma representao chamada de sentimento74. Em nota referente a esta frase, Kant menciona ainda:
71

Pela determinao de um juzo esttico sobre um objeto, est indicado desde logo, portanto, que uma representao dada referida, por certo, a um objeto, mas, no juzo, no entendida a determinao do objeto, mas sim a do sujeito e de seu sentimento (KANT, I. In. Terra, Ricardo R. (Org.) Duas introdues Crtica do Juzo. Editora Iluminuras, So Paulo SP, 1995, p. 59). Sobre esta questo, nos parece salutar citar tambm a traduo de Loparic da mesma passagem: [...] uma determinada representao, mesmo sendo referida a um objeto, no prprio juzo, entretanto, no entendida [ verstanden] como determinao [Bestimmung] do objeto, mas do sujeito e do seu sentimento (KANT apud LOPARIC, Zeljko. Acerca da sintaxe e da semntica dos juzos de gosto. In. PEREZ, Daniel Omar (Org). Kant no Brasil. So Paulo: Editora Escuta, 2005, p. 241/2). 72 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 124. 73 No deter-me-ei nessa discusso sobre as representaes das quais no temos conscincia, as quais Kant mencionou que ocorrem na obscuridade. Cf. sobre esta temtica o artigo de ROHDEN, Valerio. Representaes no-conscientes em Kant verso introdutria. Revista AdVerbum 4 (1) Jan a Jul de 2009, p. 39. 74 KANT, I. A Metafsica dos Costumes. Verso parcial provisria e em fase de reviso de Joosinho Beckenkamp, p. 06.

45

a receptividade da representao se chama sentimento, o qual contm o efeito da representao (seja sensvel ou intelectual) sobre o sujeito e pertence sensibilidade, mesmo que a prpria representao pertena ao entendimento ou razo.75

Uma vez que o sentimento no pode ser entendido como uma percepo objetiva, como afirma Kant no 3, e tendo em vista a citao anterior, logo, o efeito de toda representao subjetivo, por mais que se trate de uma representao objetiva, que tambm possui a prerrogativa de estar relacionada a prazer ou dor, uma vez que todas as representaes podem estar relacionadas a prazer ou dor, mas no enquanto refervel ao objeto enquanto fenmeno - para conhec-lo. Este prazer ou dor como percepo subjetiva est relacionado ao corpo do sujeito, sensibilidade, apesar de tratar-se do efeito de uma representao subjetiva. Salienta-se tambm que tais sentimentos no so do mesmo tipo, ou ainda, sentidos do mesmo modo ou a partir das mesmas condies. -nos possvel distinguir entre quatro modos com que o sujeito afetado como sensaes subjetivas76 - pelas representaes, modos esses que culminam em tipos especficos de satisfao, entendidos como espcies (species) de prazer. Segundo Kant, em referncia ao sentimento de prazer um objeto deve contar-se como pertencente ao agradvel, ou ao belo, ou ao sublime, ou ao bom (absolutamente). 77 Sugere Rohden que ao gnero da complacncia [satisfao], [...] pertencem as espcies chamadas Geschmack [...] e Vergngen78. Gosto (Geschmack) seria um prazer refletido em parte sensvel, em parte intelectual79 - e estaria presente mesmo na no existncia do objeto. Deleite (Vergngen) seria um prazer unicamente da sensao, onde a satisfao se d na existncia do objeto da representao. O primeiro seria um prazer contemplativo, o segundo um prazer prtico. Tanto a primeira espcie de prazer quanto a segunda seriam espcies do gnero satisfao.
75

KANT, I. A Metafsica dos Costumes. Verso parcial provisria e em fase de reviso de Joosinho Beckenkamp, p. 06. 76 Cf. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 51. 77 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 113. 78 ROHDEN, Valerio. In. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 49. 79 ROHDEN, Valerio. In. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 49.

46

2.1 O DELEITE NO AGRADVEL Na satisfao do agradvel, a representao do objeto afeta os sentidos de forma a causar deleite imediatamente. No haveria a necessidade de um conceito do entendimento, assim como tambm no haveria o pressuposto da necessidade da reflexo sobre a finalidade de tal objeto, apenas a mera existncia do objeto em contato com os sentidos so condies para o agradvel. Nisso tambm implica interesse. Uma vez que o deleite se d imediatamente no contato do objeto com os sentidos, h um desejo desse objeto, h um interesse neste contato. Na anlise que Kant faz do agradvel, a prioridade (de acordo com a tbua das categorias), dada categoria da quantidade80:
no ajuizamento da influncia do mesmo [do agradvel] sobre o nimo importa somente o nmero dos estmulos (simultneos e sucessivos) e por assim dizer somente a massa da sensao agradvel; e esta no pode tornar-se compreensvel seno pela quantidade. Ele tampouco cultiva, mas pertence ao simples gozo.81

Apesar de Kant mencionar um determinado tipo de satisfao no agradvel - a saber, o deleite -, Marques contrape o agradvel satisfao, ou ainda, como ele prefere, comprazimento. Marques optou por traduzir Wohlgefallen por comprazimento na verso lusitana da KU, que foi traduzida para a lngua portuguesa (Brasil Portugal) em parceria com Rohden, que por sua vez salienta que tal opo de Marques deu-se em decorrncia do termo complacncia, opo de Rohden para Wohlgefallen, possuir um difundido sentido pejorativo em portugus, no sentido de condescendncia82, expressivamente diverso do que o temo significaria para Kant, cujo uso perpassaria por uma sensao de prazer. Marques considera que a distino em tipos de comprazimento
80

Segundo Kant, o esquema puro da quantidade, [...] como um conceito do entendimento, o nmero, uma representao que rene a adio sucessiva da um a um (homogneos) (KANT, I. KrV. Trad. 2012, p. 177). 81 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 113. 82 ROHDEN, Valerio. Traduo em perspectiva: sobre algumas questes e dificuldades na traduo da Crtica da faculdade do juzo. In. ______ (Org.) 200 Anos da Crtica da Faculdade do Juzo de Kant, 1790 1990. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, Instituto Goethe/ICBA, 1992, p. 124.

47

(ou satisfao) implica em uma legitimao do elemento prazer como transcendental83, o que contribui para uma proposta de sugerir universalidade ao prazer mesmo sendo um sentimento, no caso dos juzos estticos do belo e do sublime. A contraposio de Marques entre agradvel e comprazimento est baseada na compreenso de que Kant speacks of a Komplazenz (complacentia) a pleasure with others, different of the agreeable based in private feeling.84 Se satisfao for entendido como um prazer com os outros no sentido de universal, podese aceitar a sugesto de leitura de Marques de contrapor satisfao e agradvel. No entanto, Kant menciona em alguns momentos junto ao termo satisfao o adjetivo universal85. Logo, o carter universal talvez no esteja j implcito no termo satisfao, havendo a possibilidade de satisfao que no seja universal. Seria um prazer com os outros a partir de regras gerais, no universais. Este , a meu ver, o caso do agradvel.86 Nessa perspectiva, o agradvel no pode ser vlido universalmente, pois no que concerne ao deleite que um objeto causa imediatamente em contato com os sentidos, pode haver discordncia com os demais. O deleite, ou ainda, o pressuposto de que a existncia de tal objeto em contato com os sentidos deleita, limita-se quele cuja existncia do objeto o deleita, sem disso derivar uma regra universal87. No agradvel, a quantidade de estmulos deleitantes o que importa ao sujeito, o que implica, segundo Kant, em considerar o agradvel como mola propulsora dos apetites,88 mas em uma perspectiva da faculdade de apetio inferior, ou seja, onde o deleite antecede o princpio da
83

MARQUES, Antnio. Kants Third Critique: What the Concept of `Gemt Brings to the Concept of Reason. In: V. Gerhardt, R.P. Horstmann e R. Schumacher (orgs.). Kant und die Berliner Aufklrung. Akten des IX. Internationalen Kant-Kongresses. Berlin, 2001, vol. III, 582. 84 MARQUES, Antnio. Kants Third Critique: What the Concept of `Gemt Brings to the Concept of Reason. In: V. Gerhardt, R.P. Horstmann e R. Schumacher (orgs.). Kant und die Berliner Aufklrung. Akten des IX. Internationalen Kant-Kongresses. Berlin, 2001, vol. III, 582-583. 85 Cf. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 56. 86 Cf. 7 da KU, Comparao do belo com o agradvel e o bom atravs da caracterstica acima. 87 Com respeito ao agradvel, cada um resigna-se com o fato de que seu juzo, que ele funda sobre um sentimento provado e mediante o qual ele diz de um objeto que ele lhe apraz, limita-se tambm simplesmente a sua pessoa (KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 56). 88 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 113.

48

apetio. Sendo assim, encontra-se uma das caractersticas que vo diferenciar a satisfao no agradvel da satisfao no bom. 2.2 O BOM PARA ALGO E O BOM EM SI Na satisfao no bom, a satisfao d-se uma vez refletido sobre o conceito do objeto da representao, h a necessidade de um conceito, para a posterior considerao de tal objeto ou como bom para algo til -, ou como bom em si o bem moral -, vlido necessariamente para qualquer sujeito racional.89 Nesse sentido, entende-se que no caso da satisfao na representao do objeto dar-se no agradvel ou no bom, logo h determinaes na disposio do nimo: no caso do agradvel a determinao dada pelos sentidos, remetendo a inclinaes; no caso do bom, por haver a necessidade de um conceito, a determinao parte da razo, mesmo para o somente til, isto , no como bom em si, portanto, com validade limitada ao sujeito ajuizante. Onde h interesse, no h a possibilidade de uma forma superior de prazer e dor, como encontraremos nas apreciaes do belo (no caso do prazer) e do sublime (no caso da dor e tambm do prazer). Segundo o 12 da KU, o respeito e o contentamento intelectual relacionados lei moral no seriam formas superiores de dor e prazer, apesar de ser possvel uma espcie do prazer relacionado moral, desde que o mesmo no seja fundamento da vontade, ou ainda, desde que a ligao da ao com o prazer no seja objeto de interesse:
o estado de nimo de uma vontade determinada por qualquer coisa em si j um sentimento de prazer e idntico a ele, logo no resulta dele como efeito: o que somente teria que ser admitido se o conceito do moral como um bem precedesse a determinao da vontade pela lei; pois ento o prazer que fosse ligado ao conceito em vo seria

89

No que concerne a referncia tbua das categorias, Kant prioriza no juzo sobre o bom a anlise a partir da modalidade. Segundo Kant o absolutamentebom, ajuizado subjetivamente segundo o sentimento que ele inspira (o objeto do sentimento moral) enquanto determinabilidade das foras do sujeito pela representao de uma lei que obriga absolutamente, distingui-se principalmente pela modalidade de uma necessidade que assenta sobre conceitos a priori e que contm em si no simplesmente pretenso, mas tambm mandamentos-deaprovao para qualquer um (KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 113).

49

deduzido deste como um mero conhecimento.90

O sujeito possui condies de dar-se leis compatveis com a razo, leis morais, sem vnculo algum com inclinaes, aproximando-se do conceito positivo de liberdade que se identifica com o conceito de autonomia91 -, mas sem que a vontade (Wille) possa escolher a forma de agir, pois a escolha reserva-se ao arbtrio (Willkr). Este, por sua vez, tem o atributo de escolha, mas no o de autonomia, uma vez que no se d a prpria lei e sim s pode optar por agir em conformidade com ela, ou por dever.92 Salienta-se que agir em conformidade com o dever no agir por dever. O agir em conformidade com o dever o que ainda possvel ao agente mesmo que apenas as inclinaes tivessem sido os fundamentos determinantes da vontade.93 Este tipo de ao em conformidade com o dever garante a legalidade, mas no a moralidade, que seria pela ao por dever. Sendo possvel ao arbtrio optar pela ao em conformidade com a lei, ou at mesmo, optar pela ao por dever, reconhece-se que ela pode ser afetada pelas inclinaes, mas no necessariamente determinada pelas mesmas. Ao agir por dever, o arbtrio submete-se razo prtica e, para isso, deve fazer concordar suas mximas com as leis morais, sendo que por mxima entende-se o princpio subjetivo do querer94. As mximas so produzidas pelo arbtrio, e referem-se ao planejamento das aes humanas e as leis so dadas pela vontade e regulam as mximas. Portanto, pode-se considerar que para ser ao moral, a vontade necessita conter seu fundamento determinante suficiente na razo prtica, de forma imediata, agindo a partir de representaes de leis dadas de forma autnoma, compatvel com a razo prtica, coincidindo razo e vontade, com conscincia a priori da lei moral. Entretanto, a

90 91

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 68 (grifo nosso). Que outra coisa pode ser, pois, a liberdade da vontade seno autonomia, [...] a propriedade da vontade de ser lei para si mesma? (KANT, I. GMS, trad. 1974, p. 243). 92 A autonomia da vontade o nico princpio de todas as leis morais e dos deveres conformes a elas: contrariamente, toda a heteronomia do arbtrio no s no funda obrigao alguma, mas antes, contraria o princpio da mesma e da moralidade da vontade. KANT, I. KpV, A 58, trad. 2002, p. 55. 93 KANT, I. KpV, A 144, trad. 2002, p. 131. 94 KANT, I. GMS, trad. 1974, p. 209. Ou ainda, Mxima o princpio subjetivo da ao (KANT, I. GMS, trad. 1974, p. 223).

50

vontade como causalidade segundo representaes das leis95, pode ser tambm uma representao de leis patologicamente afetadas a partir dos sentidos96. Caso a vontade seja afetada pelos sentidos, ou ainda, caso o objeto da representao seja dado a partir da razo, mas com o pressuposto de prazer, a implicao se apresenta como impossibilidade de lei moral, dada a interferncia de aspectos materialmente baseados, o que possibilita condies de mximas do arbtrio que concordem, ou no, com as leis morais, mas no sero leis morais. Tal relao patolgica entre o emprico e o objeto da representao das leis d-se a conhecer pelo interesse na vinculao com o sentimento de prazer, ou desprazer, visando a utilidade da ao, colocando a razo a servio das inclinaes, as quais em conjunto Kant caracteriza como solipsismo97.
Todas as inclinaes em conjunto (que certamente podem ser tambm compreendidas em um razovel sistema e cuja satisfao chama-se ento felicidade prpria) constituem o solipsismo <Selbstsucht> (solipsismus). Este consiste ou no solipsismo do amor de si, como uma benevolncia para consigo mesmo sobre todas as coisas (philautia), ou no solipsismo da complacncia [satisfao] em si mesmo (arrogantia). Aquele se chama especificamente amor-prprio e este presuno.98

possvel considerar que somente pode haver liberdade a partir do arbtrio, na medida em que se relaciona com a autonomia da vontade, e como tal, com a razo prtica, no permanecendo livre ao submeter-se a princpios heternomos. A liberdade do arbtrio, a qual identifica-se tambm como liberdade em sentido negativo, expressa-se pelo projetar mximas reguladoras da ao99 que concordem com a fundamentao objetiva. Assim sendo, a liberdade negativa pode ser tambm
95

Cf. KANT, I. KpV, A 29, trad. 2002, p. 25; Ibid., A 57, trad. 2002, p. 53 - 4; Ibid., A 160, trad. 2002, p. 145; Ibid., A 225, trad. 2002, p. 202. 96 Cf. a Anotao I do 3. Teorema II da KpV. 97 Cf. ROHDEN, V. Introduo edio brasileira da KpV, trad. 2002, p. XXI. Id. Atualidade da filosofia moral de Kant, desde a perspectiva de sua crtica a um solipsismo prtico. Cadernos IHU Ideias, So Leopoldo, Ano 2, n 23, p. 122, 2004. 98 KANT, I. KpV, A 129, trad. 2002, p. 117 18. 99 ROHDEN, V. Interesse da Razo e Liberdade. So Paulo: Ed. tica, 1981, p. 154.

51

considerada como o fundamento subjetivo da possibilidade de autonomia.100 Dessa forma, no h ao moral sem liberdade, incluindo liberdade positiva e liberdade negativa. A partir dessas consideraes, reconhece-se a possibilidade de relacionar a liberdade do arbtrio, em sentido negativo, como fundamento subjetivo da autonomia, ao mesmo tempo em que a razo prtica fundamento objetivo da mesma, como condio de legitimao da prpria autonomia. Como nos diz Rohden, tanto a autonomia tem que possuir um fundamento subjetivo, para ser autonomia, como tambm o sujeito homem precisa ter a possibilidade de determinar-se objetivamente pelo nomos da sua razo101. Ser a liberdade negativa condio de ao moral, implica em dizer que no h ao moral sem mximas, pois a face volitiva Wille no executa a ao. Isso nos remete a considerao de que para haver ao moral h a necessidade tanto da fundamentao objetiva quanto da fundamentao subjetiva, tanto da lei moral quanto das mximas, tanto da liberdade positiva quanto da liberdade em sentido negativo, nem s Wille nem somente Willkr. Esta a condio a que esto submetidos somente os seres racionais. Acrescento mais uma observao de Kant s essas reflexes:
Ora, se uma ao realizada por dever deve eliminar totalmente a influncia da inclinao e com ela todo o objeto da vontade, nada mais resta vontade que possa determinar do que a lei objetivamente, e, subjetivamente, o puro respeito por esta lei prtica, e por conseguinte a mxima que manda obedecer a essa lei, mesmo com prejuzo de todas as minhas inclinaes. 102

O arbtrio, ao concordar subjetivamente com o princpio objetivo, nessa obedincia, o faz a partir do respeito ou reverncia lei, conceito esse que o prprio Kant esclarece, como sendo um incentivo no um motivo para a ao moral; um sentimento que se produz por si mesmo atravs dum conceito da razo103, o respeito sendo dado pela lei
100

ROHDEN, V. Interesse da Razo e Liberdade. So Paulo: Ed. tica, 1981, p. 154. 101 ROHDEN, V. Interesse da Razo e Liberdade. So Paulo: Ed. tica, 1981, p. 154. 102 KANT, I. GMS, trad. 1974, p. 208/9. 103 KANT, I. GMS, trad. 1974, p. 209.

52

em si. Esta uma caracterizao de significativa importncia, tendo em vista que ela retira a possibilidade de que o respeito pela lei seja concebido a partir do mbito emprico, apesar de ser um sentimento. Desse modo, distingui-se da forma superior da dor inerente ao sublime, uma vez que no sentimento de respeito h determinao na disposio de nimo. Segundo Deleuze:
o prprio respeito s um efeito na medida em que um sentimento negativo; na sua positividade, confunde-se com a lei como mbil, mais do que dela deriva. Em regra, impossvel que a faculdade de sentir alcance a sua forma superior, quando ela prpria encontra sua lei na forma inferior ou superior da faculdade de desejar.104

Concordar subjetivamente com o princpio objetivo a partir do respeito lei condio para que a concordncia que no arbtrio no espontnea no retire da ao seu contedo moral. Pois, por mais que a lei tenha sido dada na razo prtica, se fosse observado para a concordncia com o princpio objetivo, algo alm do puro respeito mesma, haveria a perda do carter moral da ao, o que no exclui, no entanto o carter de utilidade. Tanto as mximas quanto o respeito lei seriam manifestaes da liberdade negativa105, mas de formas especficas. A fundamentao subjetiva da ao seria a liberdade negativa, manifestada nas mximas que concordem com a fundamentao objetiva. O respeito lei ou reverncia pela lei e no pelo objeto da lei uma manifestao da liberdade negativa como incentivo para concordar as mximas com a lei moral106. A concordncia de mximas do arbtrio com as leis da autonomia da vontade pode ser verificada pelo imperativo categrico, exposto na Fundamentao da Metafsica dos Costumes107, que perpassa o agir buscando a universalidade da ao, tendo a humanidade como fim em si, e ainda agindo ao mesmo tempo como legislador universal e legislado.
104

DELEUZE, Gilles. A Filosofia Crtica de Kant. Traduo Germiniano Franco. Lisboa: Edies 70, 2009, p. 65. 105 Cf. a respeito ROHDEN, V. Interesse da Razo e Liberdade. So Paulo: Ed. tica, 1981, p. 76. 106 Sobre esta questo, Cf. KANT, I. KpV. 107 Cf. KANT, I. GMS, trad. 1974, p. 223.

53

A satisfao no bom e tambm a satisfao no agradvel est ligada tambm ao interesse na existncia do objeto ao qual a representao se refere, que despertou a espcie do prazer, pois, ou a existncia do objeto deleita, ou a existncia da ao aprovada til ou boa em si. 2.3 A SATISFAO NO BELO Nesta seo, primeiramente, opto por retomar a considerao de que, para os juzos estticos de gosto, h a necessidade de uma disposio de nimo singular, a saber, uma harmonia das faculdades da alma, fontes especficas de representaes (razo, entendimento e imaginao), harmonia esta que implica em impossibilidade de qualquer conceito determinado enquanto apreciao esttica.
As faculdades de conhecimento, que atravs desta representao so postas em jogo, esto com isto em um livre jogo, porque nenhum conceito determinado limita-as a uma regra de conhecimento particular. Portanto, o estado de nimo nesta representao tem que ser o de um sentimento de jogo livre das faculdades de representao em uma representao dada para um conhecimento em geral.108

Parte-se aqui do pressuposto de que esta considerao de um estado de nimo especfico para apreciao esttica a condio reafirmada nos quatro momentos do juzo de gosto (exposto na Analtica do Belo, que corresponde aos pargrafos do 1 ao 22 da KU), onde Kant caracteriza a beleza como sendo aquilo que satisfaz109 de forma desinteressada, aquilo que satisfaz universalmente (apesar de excluda a possibilidade de conceito nesta relao), aquilo que satisfaz conforme a fins sem que seja possvel a identificao de tal fim na relao entre as
108 109

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 62. No que concerne a anlise do belo em referncia a tbua das categorias, Kant prioriza a categoria da qualidade. Segundo Kant, o belo reclama a representao de uma certa qualidade do objeto, que tambm, pode tornar-se compreensvel e conduzir a conceitos (conquanto no juzo esttico no seja conduzido a eles), e cultiva enquanto ao mesmo tempo ensina a prestar ateno conformidade a fins no sentimento de prazer ( KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 113).

54

faculdades diante de uma representao e, aquilo que satisfaz de forma necessria, em uma necessidade sem conceito, subjetiva (necessidade exemplar). Entende-se que, na satisfao no belo, no haveria a definio do conceito do objeto por parte do entendimento110, como acontece quando sentimos satisfao no bom, seja no bom em si, seja no til, ou quando o entendimento legisla a partir do interesse especulativo da razo. Sendo assim, por no implicar em conceito, a beleza no pode ser reivindicada a partir de alguma caracterstica do objeto. A beleza, antes assenta na forma com que o sujeito sente o objeto. No caso do belo, portanto, no interessa se a existncia do objeto - que desperta a satisfao - pode ser boa em si ou se pode ser til, uma vez que para denominar algo bom h a necessidade de conceito, pressuposto que no est envolvido enquanto apreciao esttica. Some-se a isso a considerao de que todo interesse envolve a faculdade de apetio no fundamento de determinao do objeto111, o que envolve, mais uma vez, outra disposio de nimo diferente da necessria para a fruio esttica dos juzos de gosto. Uma vez que a beleza no objeto no pode ser identificada a partir de um conceito inerente ao objeto (como simetria, perfeio, utilidade...), pois qualquer conceito determinado implica em uma disposio das faculdades da alma onde o entendimento est a legislar sobre as demais, logo, os juzos estticos de gosto no podem ser objetivos. Os juzos estticos de gosto so subjetivos, contm simplesmente uma referncia da representao do objeto ao sujeito112, ao seu sentimento de prazer e desprazer. Tendo-se em vista a subjetividade inerente aos juzos estticos de gosto, uma das preocupaes que surgem referente validade de tais juzos para alm do sujeito que emite em dado momento um juzo do tipo belo, dada a subjetividade no processo judicativo, uma vez que se trata da referncia da representao do objeto ao sujeito, ou da forma com que o sujeito sente o que lhe apresentado aos sentidos. Nessa perspectiva, a tentativa a de sustentar uma validade universal a juzos estticos de gosto sem que isso implique em reconhecer a beleza como uma propriedade do objeto, o que implicaria em uma disposio de nimo no mais a partir da razo desinteressada, mas na disposio de nimo a partir do interesse especulativo da razo. Tendo em vista a
110 111

Cf. 3, 4 e 5 da KU. Cf. 2 da KU, A complacncia que determina o juzo de gosto independente de todo interesse. 112 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 56.

55

busca pela universalidade dos juzos estticos de gosto e, diante do que j foi exposto, saliento duas consideraes: a primeira a de que, recusando uma disposio de nimo a partir do interesse especulativo ou mesmo prtico da razo, Kant distingue os juzos estticos de gosto dos juzos lgicos, uma vez que os juzos lgicos implicariam em um estado de nimo determinado por conceitos. A segunda considerao a ser feita a de que, se h a possibilidade de uma universalidade dos juzos estticos de gosto, tal universalidade, apesar de no poder assentar na objetividade, deve ser de tal forma que no esteja baseada em condies privadas. Nesse sentido, salienta-se que no caso dos juzos estticos de gosto, no interessa a existncia, a utilidade, ou a possibilidade de que tal objeto venha a causar deleite. No caso do belo, a satisfao se d pela simples contemplao desinteressada.
[...] visto que no se funda sobre qualquer inclinao do sujeito (nem sobre qualquer outro interesse deliberado), mas, visto que o julgante sente-se inteiramente livre com respeito satisfao que ele dedica ao objeto; assim, ele no pode descobrir nenhuma condio privada como fundamento da satisfao qual, unicamente, seu sujeito se afeioasse, e por isso tem que considerlo como fundado naquilo que ele tambm pode pressupor em todo outro [...].113

Se tal espcie do prazer no se baseia em nenhum interesse do sujeito, qualquer outro sujeito no lugar daquele que sente satisfao diante da contemplao do belo, pode vir a sentir a satisfao da mesma espcie diante da mesma circunstncia. Este o carter universal da satisfao esttica, uma universalidade subjetiva baseada na ausncia de interesse na satisfao e que, saliento, universal apesar de no ser um juzo lgico, no se baseia em um conceito determinado, distinguindo-se tambm, por isso, do bom (que universalmente vlido, mas baseia-se em um conceito determinado e comporta o mximo interesse). Distingui-se tambm do agradvel, que implica em uma quantidade esttica singular, no que concerne a validade do juzo, em decorrncia da dependncia de interesses para tal juzo associado impossibilidade de universalidade de qualquer espcie (lgica ou esttica).114
113 114

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 56 (traduo ligeiramente modificada). Cf. 8 da KU, A universalidade da complacncia representada em um juzo de gosto somente como subjetiva.

56

A beleza tambm implica em um sentimento na representao, que seja formalmente de acordo com fins, mas, sem um fim, tendo-se em vista que um fim especfico implicaria mais uma vez em um conceito e, como tal, em uma disposio de nimo da razo interessada. Nas palavras de Kant, beleza a forma da conformidade a fins de um objeto, na medida em que ela percebida nele sem representao de um fim.115 Nessa caracterizao do sentimento de prazer esttico de gosto, ou ainda, nesta definio de beleza, o que est sendo salientado que trata-se de uma conformidade a fins meramente formal, ou dito de outra forma, uma conformidade a fins subjetiva, tendo em vista que a conformidade a fins objetiva somente pode ser conhecida atravs da referncia do mltiplo a um fim determinado, logo, somente por um conceito116. Ora, como abordei, no que concerne ao estado de nimo, quando temos em vista um conceito determinado, logo o entendimento est determinado e a imaginao no est em sua perspectiva livre, o que implica em dizer que no se est a estabelecer mais entre as faculdades da alma um jogo livre e indeterminado, jogo este que condio indispensvel para os juzos estticos de gosto.
A conscincia da conformidade a fins meramente formal no jogo das faculdades de conhecimento do sujeito em uma representao, pela qual um objeto dado, o prprio prazer, porque ela contm um fundamento determinante da atividade do sujeito com vistas vivificao das faculdades de conhecimento do mesmo, logo uma causalidade interna (que conforme a fins) com vistas ao conhecimento em geral, mas sem ser limitada a um conhecimento determinado, por conseguinte, uma simples forma da conformidade a fins subjetiva de uma representao em um juzo esttico.117

Neste sentido, enquanto fruio esttica de gosto, busca-se manter as faculdades da alma neste jogo conforme a fins, mas, sem um fim determinado, neste jogo onde a imaginao, livre, no recebe do entendimento um conceito, apesar de tal ao por parte do entendimento ser possvel, apenas no o sem que esta disposio de nimo seja
115 116

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 82. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 82. 117 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 68.

57

alterada. Este jogo das faculdades em harmonia implica na espcie de prazer que, por no comportar nenhum interesse por parte do sujeito, no carrega como fundamento nada que possa sugerir que o ajuizamento seja vlido somente para si. Sendo assim, enquanto sentimento, assentase em um fundamento que comum a todos118. o que Kant chama no Quarto momento do juzo de gosto de necessidade exemplar, no objetivamente terica, nem prtica. Uma necessidade objetiva terica implica em conhecer a priori que qualquer um sentir esta complacncia [satisfao] no objeto que denomino belo119, onde poderse-ia utilizar de conceitos para o convencimento de juzos estticos de gosto, como se fossem juzos lgicos, possibilidade esta que em Kant se apresenta como uma contradio. J em uma necessidade prtica, atravs de conceitos de uma vontade racional pura [...] esta complacncia [satisfao] a consequncia necessria de uma lei objetiva120. Ora, uma necessidade exemplar no juzo esttico de gosto perpassa por configurar-se como um exemplo de regra que no pode ser baseada em leis objetivas (o que implicaria mais, um vez, em interesse da razo e em conceito determinado). No pode tambm fundamentar-se em juzos empricos, visto que a soma de juzos empricos insuficiente para se atribuir o carter de necessidade. Segundo Kant, os juzos estticos de gosto tm que possuir um princpio subjetivo, o qual determine, somente atravs de sentimento e no de conceitos, e contudo de modo universalmente vlido, o que apraz ou desapraz121. Como mencionado, o fundamento deve ser comum a todos, a saber, o estado de nimo harmnico que possibilita o sentimento de uma espcie de prazer, a satisfao, despertada pela apresentao do belo. 2.4 O PRAZER E O DESPRAZER NO SUBLIME Ao tratar do sublime, Kant prioriza, no que concerne a anlise (de acordo com a tbua das categorias), a categoria da relao122, ou seja, a
118 119

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 83. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 82. 120 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 82. 121 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 83. 122 O sublime consiste simplesmente na relao em que o sensvel na representao da natureza ajuizado como apto a um possvel uso suprasensvel do mesmo (KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 113).

58

conformidade a fins subjetiva, apesar de que, pela violncia que a faculdade da imaginao sofre, em algum momento pode parecer que tal sentimento seria contrrio a fins, como abordarei. Alm da perspectiva de que no sublime o juzo tem que representar, segundo a relao, uma conformidade a fins subjetiva, Kant abordar tambm que o juzo tem que ser segundo a quantidade, de modo universalmente vlido; segundo a qualidade, sem interesse; [...] e, segundo a modalidade, essa ltima como necessria123. Sendo assim, de antemo est dito que a disposio de nimo para o sentimento de sublime no pode ser nenhuma em que haja determinaes nem por parte da razo, nem por parte do entendimento. Sublime no se diz de nenhum objeto124. Sublime antes a disposio de nimo, despertada pela apresentao de um objeto da natureza, remetendo a uma relao entre a imaginao, o entendimento e a razo, ainda em jogo125. No sentimento do belo, o nimo atrado pelo objeto e as faculdades envolvidas mantm este estado de um jogo onde a imaginao livre e o entendimento indeterminado, o que implica em um estado de nimo em serena contemplao, ao passo que no sublime, o nimo alternadamente atrado e repelido pelo objeto, ou seja, o sentimento de sublime comporta, como caracterstica prpria, um movimento de nimo ligado ao ajuizamento do objeto126, uma comoo.127
123 124

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 92. No podemos dizer mais seno que o objeto apto apresentao de uma sublimidade que pode ser encontrada no nimo; pois o verdadeiro sublime no pode estar contido em nenhuma forma sensvel, mas concerne somente idias da razo, que, embora no possibilitem nenhuma representao adequada a elas, so avivadas e evocadas ao nimo precisamente por essa inadequao, que se deixa apresentar sensivelmente (KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 91). 125 Apesar de em determinado momento Kant falar em seriedade na ocupao da faculdade da imaginao, como talvez diverso de uma relao de jogo. Cf. 25 da KU, Definio nominal do sublime. 126 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 93. 127 Referente a comoo, saliento aqui a nota 48 da traduo de Rohden e Marques da KU, onde o primeiro, que o autor das notas da traduo citada, menciona que referente a Rhrung, o dicionrio dos irmos Grimm cita o termo no contexto do sublime em Kant para explicar o sentido do mesmo como um mover interiormente, commovere. Nesta perspectiva, sugere-se que aqui comoo seja entendida como uma emoo violenta e no simplesmente uma emoo. Cf. ROHDEN in KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 69. Ao tratar do sublime, Kant menciona: o nimo sente-se movido, j que em seu juzo esttico sobre o belo ele est em tranqila contenplao. Este movimento pode ser

59

A satisfao no sublime tem em vista uma superao pelas faculdades da alma do que se apresenta nos sentidos, o que implica superar uma momentnea impotncia da faculdade de imaginao. Despertado por um objeto, o nimo tenta adequar a exposio daquilo que a imaginao est a representar da sensibilidade, ideia de um todo, sem, porm, conseguir; configura-se neste processo um sentimento de impotncia da faculdade de imaginao, de inibio das foras vitais, de desprazer:
se trata aqui de um sentimento da inadequao de sua faculdade da imaginao exposio da idia de um todo, no que a faculdade da imaginao atinge o seu mximo e, na nsia de ampli-lo, recai em si, mas desta maneira transposta a uma comovedora complacncia [satisfao].128

Nesse sentido, aps o sentimento de desprazer, h um alargar da alma. A faculdade da imaginao, que opera a partir do que recebe da sensibilidade, percebe o quo insuficiente a sensibilidade diante da capacidade do nimo, ou ainda, diante de uma ideia da razo. A imaginao abandona a sua limitao que consiste em operar a partir do que se apresenta na sensibilidade e, com isso, sente-se ilimitada ocupando-se em um livre entreter com as representaes da razo, sem se prender ou ser determinada por nenhuma.129 no sublime que encontramos as faculdades da alma reconduzidas a uma espcie (specie) de sentimento de desprazer, mas um sentimento de desprazer causado indiretamente, ou dito de outra forma, no causado objetivamente pelo objeto, de forma anloga ao prazer especfico inerente apreciao esttica de gosto. A satisfao tanto no sublime, quanto no belo, d-se a partir da contemplao do objeto, mas de forma diversa nos casos citados, diretamente no belo, indiretamente no sublime. Com este sentimento de desprazer, parece, quanto forma, contrrio a fins, no encontrando nas ideias da razo nenhuma que possa corresponder adequadamente, que possa dar conta daquelas representaes da imaginao dadas a partir do que se apresenta na sensibilidade. Contudo, a conformidade a fins no sublime no uso e no
comparado (principalmente no seu incio) a um abalo (KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 104). 128 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 98. 129 Cf. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 121.

60

na natureza ou no que se apresenta. No caso do sublime, suscitado em ns prprios o sentimento de conformidade a fins totalmente independente da natureza. [...] um uso conforme a fins, que a faculdade de imaginao faz da sua representao130. Retomemos que, no belo, o prprio objeto considerado como conforme a fins, mesmo sem que seja determinado um fim. No caso do sublime, o uso que se faz pelas faculdades da alma conforme a fins, mas no o objeto que, antes, no encontra no nimo uma adequao formal, impele a uma inadequao, propicia uma violncia na faculdade da imaginao, sendo que, quanto maior a violncia, apesar disso e s por isso julgado ser tanto mais sublime131. Saliento ainda que esta violncia faculdade de imaginao causada pela prpria imaginao, e no como acontece, por exemplo, no caso do bom, onde a sensibilidade s superada por uma violncia por parte da razo.132 Este objeto que desperta o sublime, diferentemente do caso do belo, pode ser um objeto inclusive sem forma, desde que se apresente na natureza como grandeza ou poder133, ou ainda, desde que desperte no nimo um movimento no qual o uso que as faculdades fazem desta representao seja absolutamente grande ou poderoso. Nesse sentido, Kant sugere dois modos pelos quais representamos o sublime, tendo em vista a disposio da imaginao em relao com as demais faculdades da alma: a disposio matemtica e a disposio dinmica. 2.4.1 A experincia do matemtico-sublime Na disposio matemtica ou no matemtico-sublime, um dos problemas que Kant contorna o risco de atribuio de conceito ao que se apresenta aos sentidos, tendo em vista que caso um conceito, como absolutamente grande, seja atribudo ao objeto, dentre as implicaes possveis inclui-se a de que as faculdades da alma esto organizadas a partir do interesse especulativo da razo, ou seja, o entendimento est legislando sobre as demais faculdades e, sendo assim, a disposio de nimo no est mais apta satisfao esttica inerente ao sublime, dado o interesse da razo. Logo, o que deve ser absolutamente grande no pode ser o objeto e sim o uso que as faculdades fazem daquilo que se
130 131

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 92. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 91. 132 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 115. 133 Cf. 23 da KU, Passagem da faculdade de ajuizamento do belo de ajuizamento do sublime.

61

apresenta aos sentidos e que remetido faculdade de imaginao:


precisamente pelo fato de que em nossa faculdade da imaginao encontra-se uma aspirao ao progresso at o infinito, e em nossa razo, porm, uma pretenso totalidade absoluta como a uma idia real, mesmo aquela inadequao a esta idia de nossa faculdade de avaliao da grandeza das coisas do mundo dos sentidos desperta o sentimento de uma faculdade supra-sensvel em ns; e o que absolutamente grande no , porm, o objeto dos sentidos, e sim o uso que a faculdade do juzo naturalmente faz de certos objetos para o fim daquele (sentimento), com respeito ao qual, todavia, todo outro uso pequeno.134

Todavia, h algo de especial no objeto que desperta esse movimento no nimo, no simplesmente qualquer objeto. Para esta compreenso, basta, a ressalva que Kant faz de que o belo pode ser dito tambm da arte, j o sentimento de sublime somente pode ser alcanado a partir da natureza bruta, ou seja, no qualquer objeto que pode despertar o sentimento de sublime.135 No entanto, apesar da considerao de que o absolutamente grande no o objeto e sim a forma com que o nimo pe em movimento as faculdades, Kant, na busca por caracterizar o objeto que pode despertar esta reao do nimo, tambm est preocupado com a grandeza do objeto. No modo do matemtico-sublime, a apreenso do objeto que desperta o sentimento de sublime leva em conta um quantum a partir do qual se avalia o objeto. Nesse sentido, mais uma vez h a prerrogativa de desviar de tal considerao uma perspectiva especulativa da razo, como condio de manter a possibilidade de um ajuizamento do sublime. Kant sugere que mesmo em anlise do objeto atravs de sries numricas, uma vez que a unidade inicial a partir das quais as demais derivam esttica, ou seja, captada imediatamente em uma intuio, tal
134 135

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 96. [...] no se tem de apresentar o sublime em produtos da arte (por exemplo, edifcios, colunas, etc.), onde um fim humano determina tanto a forma como a grandeza, nem em coisas da natureza, cujo conceito j comporta um fim determinado (por exemplo, animais de conhecida determinao natural), mas na natureza bruta (e nesta inclusive somente enquanto ela no comporta nenhum atrativo ou comoo por perigo efetivo) ( KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 98/9).

62

anlise no determinada objetivamente136, desde que seja mantida viva aquela medida fundamental. Contudo, apesar de os nmeros a partir dos quais se efetua a anlise do objeto serem infinitos, a capacidade da faculdade de imaginao processar o que se apresenta aos sentidos limitada:
quando a apreenso chegou to longe, a ponto de as representaes parciais da intuio sensorial, primeiro apreendidas, j comearem a extinguir-se na faculdade da imaginao, enquanto esta avana na apreenso de outras representaoes, ento ela perde de um lado tanto quanto ganha de outro e na compreenso h um mximo que ela no pode exceder.137

Neste ponto, primeiramente vejo como salutar retomar uma discusso feita no item 1.2. Naquela ocasio, sugeri que, apesar de alguma confuso entre tradues, talvez haja a possibilidade de distinguir os termos apreenso, compreenso e ainda conhecimento em Kant, como trs momentos distintos no processo especulativo. Este debate retorna na presente seo tendo-se em vista um problema derivado do que abordei no item 1.2. Naquele caso, sugeri que apreenso ainda no era conhecimento, tendo em vista sustentar, em posio contrria a Rohden, que a satisfao esttica identificada como sentimento de vida no nos possvel quando as faculdades da alma esto articuladas a partir do interesse especulativo da razo. No presente item, sugiro, alm disso, que tambm compreenso no ainda conhecimento, tendo-se em vista a derivao do que sustento naquele momento, ou seja, se a satisfao esttica no possvel enquanto conhecimento e, se no sublime, Kant menciona a funo da compreenso para a fruio esttica, logo, compreenso e conhecimento no podem ser entendidos como sinnimos. Kant fala de apreenso (apprehensio) e compreenso (comprehensio aesthetica)138, como sendo duas aes da faculdade de imaginao, ou seja, o entendimento no est envolvido legislando um conceito. Claramente a apreenso abordada como sendo um momento anterior compreenso, mas, mesmo a compreenso ainda uma tarefa
136

Cf. 26 da KU, Da avaliao das grandezas das coisas da natureza, que requerida para a idia do sublime. 137 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 97/8. 138 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 97.

63

da imaginao, no do entendimento. Estaria conforme um conhecimento em geral, mas o conhecimento no se concretiza, pois no se tem a presena do conceito do entendimento. Somente a imaginao elevando progressivamente a noo do objeto a partir do quantum dado na intuio (um p, ou uma vara, ou uma milha139...), no suficiente para que a mesma seja impelida a defrontar-se com o seu limite na apreenso do objeto. Como j citei, medida que novas apreenses vo sendo compreendidas, as anteriores vo se perdendo, isso pode ocorrer, menciona Kant, at o infinito. Nesse sentido, a imaginao torna-se insuficiente somente em decorrncia das exigncias da razo, diante da qual, a totalidade do que se apreende exigida em uma nica intuio, o que a imaginao no consegue efetivar:
o nimo escuta em si a voz da razo, a qual exige a totalidade para todas as grandezas dadas, mesmo para aquelas que na verdade jamais podem ser apreendidas inteiramente, [...] por conseguinte reivindica compreenso em uma intuio e apresentao para todos os membros de uma srie numrica progressivamente crescente e no exclui desta exigncia nem mesmo o infinito (espao e tempo decorrido), torna, muito antes, inevitvel pens-lo no juzo da razo comum como inteiramente dado (segundo sua totalidade).140

Nesse movimento do nimo, a imaginao abandona a tentativa de apreenso inteira do objeto e entrega-se a pensar sobre a grandeza, sem a determinao de um fim, sendo, contudo, subjetivamente conforme a fins. Uma vez que a nossa capacidade de pensar grande acima de todo padro de medida dos sentidos141, no h a limitao, sendo, portanto, o estado de nimo absolutamente grande em sua capacidade o que se ajuiza como sublime, e no um objeto dos sentidos cuja apreenso de grandeza em uma nica intuio limitada em um mximo. Nesta violncia na faculdade de imaginao, neste confronto com seus limites em no conseguir cumprir o que a razo lhe ordena, que se percebe um desprazer. No posterior alargamento na disposio de nimo, como o que ainda possvel faculdade de imaginao para a
139 140

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 100. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 100. 141 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 101.

64

(tanto quanto possvel) adequao ao que a razo reivindica, que sentimos satisfao142. Sendo assim, no sublime como o absolutamente grande, a satisfao perpassa pelo movimento do nimo diante da impossibilidade de se apreender na natureza uma grandiosidade que na razo possvel, deslocando a imaginao de seu mbito relacional ao que se apresenta na sensibilidade, uma vez que diante das ideias da razo tudo o que a imaginao conseguisse apreender da sensibilidade, por maior que seja, ainda assim pequeno. 2.4.2 A experincia do dinmico-sublime O segundo modo abordado por Kant para se admitir o sublime, o que chamou de dinmico-sublime, acompanha o primeiro modo no que concerne a superioridade do nimo sobre a natureza. Novamente Kant segue a perspectiva da necessidade de um objeto que tenha um pressuposto especfico para, posteriormente, afirmar que em referncia a este objeto da natureza, uma faculdade no material, o nimo, a respeito do mesmo pressuposto, superior. Neste caso, o objeto da natureza necessita se apresentar como poderoso, para despertar o descobrimento de uma faculdade de ajuizamento que independente daquele objeto terrvel, o que culminar na experincia do sublime, uma vez que no nimo encontramos um poder que superior ao da natureza que o ameaa. J no incio da seo, Kant menciona:
Poder <Macht> uma faculdade que se sobrepe a grandes obstculos. Esta chama-se fora <Gewalt> quando se sobrepe tambm resistncia daquilo que possui ele prprio poder. A natureza, considerada no juzo esttico como poder que no possui nenhuma fora sobre ns, dinamicamente-sublime.143

A natureza poderosa, exposta diante de ns em situaes especficas, pode causar medo. Nesse sentido, a experincia do dinamicamente sublime inicia-se despertada por um objeto da natureza que demonstre poder, onipotncia, a ponto de fazer com que o sujeito diante de tal objeto possa sentir medo. A experincia do dinmicosublime perpassa antes por uma experincia do terrvel. Contudo, o
142 143

Cf. 27, Da qualidade da complacncia no ajuizamento do sublime. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 106.

65

sujeito, uma vez em segurana144, pode superar este medo e, s ento, ser levado a descobrir que apesar de todo poder da natureza representado naquele objeto, o poder do nimo independente e superior ao da natureza, incluindo como natureza o prprio sujeito ajuizante enquanto ente. Aqui, no dinamicamente sublime, Kant sugere a possibilidade de que mesmo que tal sujeito ajuizante sucumba ao poder na natureza diante dele, ainda assim o poder do nimo superior ao da natureza, como na prpria ideia de humanidade que subsistiria145, a ponto de mencionar que tal ideia independente do sujeito ajuizante enquanto ente da natureza. Tambm neste caso, o sublime encontra-se no nimo e no no objeto da natureza que despertou este movimento do nimo, na medida em que podemos ser conscientes de ser superiores natureza em ns e atravs disso tambm natureza fora de ns (na medida em que ela influi sobre ns)146. Para que nos seja possvel superar o medo e alcanarmos a satisfao no sublime, Kant sugere a necessidade da cultura147. Como lemos no 83, a cultura do homem a produo da aptido de um ser racional para fins desejados em geral (por conseguinte na sua liberdade)148. Contudo, os homens so desiguais no que concerne a habilidade de execuo dos fins. Levando essa perspectiva em considerao, Kant baseia a possibilidade de universalidade da capacidade de experincia do sublime antes na habilidade de dar-se fins autonomamente do que na de execut-los. Segundo Kant:
o juzo sobre o sublime da natureza, embora necessite cultura [aqui entendida tanto como a capacidade de dar-se fins autonomamente quanto a de execut-los] [...] tem seu fundamento na natureza humana [...] na disposio ao sentimento para idias (prticas), isto , ao sentimento moral.149

Ou seja, embora nem todos os sujeitos tenham a mesma habilidade de


144

Mas o seu espetculo s se torna tanto mais atraente quanto mais terrvel ele , contanto que, somente, nos encontremos em segurana ( KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 107). 145 Cf. 28, Da natureza como um poder. 146 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 110. 147 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 111/2. 148 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 270. 149 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 111/2 (grifo nosso).

66

executar os fins dados autonomamente, no entanto pode-se esperar de todos uma disposio bsica para dar-se estes fins, uma disposio para as ideias da razo. A razo, como abordou-se no caso da satisfao no bom, a faculdade que legisla sobre as demais no que concerne s questes morais. Uma disposio para as ideias da razo perpassa por uma cultura para o sentimento moral, disposio esta da qual todo entendimento so capaz e que nos coloca na condio de superao da natureza em ns e fora de ns150. Esses fins postos pelo prprio sujeito enquanto livre, implica em uma independncia do deleite no agradvel, independncia esta que requerida tanto para uma lei moral quanto para uma fruio esttica do belo e do sublime. A superao da natureza em ns e fora de ns uma habilidade necessria para o ajuizamento do dinamicamente sublime. Do contrrio, o sujeito ajuizante se v em condio de medo diante da natureza e no descobre em si uma faculdade que supera a prpria natureza e perante a qual a natureza no possui fora. Esta superao da natureza fora de ns e mesmo em ns experienciada tambm em ocasio das leis morais em detrimento das inclinaes. Nesse sentido, Kant menciona que h uma relao aparentada entre os juzos morais e a experincia do dinamicamente sublime:
a determinabilidade do sujeito por esta idia [a liberdade], e na verdade de um sujeito que em si pode ter na sensibilidade sensao de obstculos, mas ao mesmo tempo de superioridade sobre a sensibilidade pela superao dos mesmos como modificao do seu estado, isto , o sentimento moral, contudo aparentada faculdade de juzo esttica e suas condies formais, na medida em que pode servir para representar a conformidade a
150

pela cultura que, segundo Rohden, o ser humano torna-se capaz de desenvolver os germes de vida at seu pleno desabrochamento, ou seja, em seu caso, at o alcance de uma maioridade que a natureza preparou cuidadosamente, natureza que o homem termina de algum modo superando, para ento passar tambm ele a cuidar dela [...]. O homem torna-se senhor da natureza, na medida em que pelo entendimento se coloca fins. Ele, entretanto, s se relacionar finalisticamente com a natureza enquanto conceber-se como fim para si prprio (fim terminal), portanto, como livre (ROHDEN, Valerio. Kant, o ser humano entre natureza e liberdade. In. CARVALHO, Isabel Cristina Moura de; GRN, Mauro; TRAJBER, Rachel (Org). Pensar o Ambiente: bases filosficas para a Educao Ambiental. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, UNESCO, 2007, p. 115).

67

leis da ao por dever ao mesmo tempo como esttica.151

A partir do exposto, talvez seja possvel sugerir que h uma relao entre os juzos prticos e a experincia do dinamicamente sublime, apesar de que, no momento da experincia do dinamicamente sublime, as faculdades da alma devem estar organizadas a partir de uma disposio de nimo distinta da necessria para adoo de leis morais. Com relao a essa disposio de nimo distinta, o que quero salientar que os juzos estticos de gosto so independentes152 dos juzos morais, apesar da possibilidade de uma relao entre eles. No que tange esta relao, Deleuze sugere que seria o dinmicosublime que prepara a ns prprios para o advento da lei moral153. Contudo, como abordei, talvez haja a possibilidade de sugerir que a cultura da habilidade de se submeter razo prepara o sujeito para a experincia do dinmico-sublime154. De qualquer forma, o que nos possibilita pensar em ambos os juzos como possuindo uma relao aparentada , antes, possurem por fundamento as mesmas faculdades (apesar de configuradas de forma diversa) e, mais, uma superao do sensvel em favor das ideias da razo, que o que acontece em ambos os juzos. Isso no implica em pressupor que na experincia do sublime a razo legisle sobre as demais faculdades da alma, como acontece enquanto juzos morais. Como j exposto, nos juzos estticos do belo e do sublime h um livre jogo entre as faculdades da alma.

151 152

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 113. Nessa perspectiva, cito uma passagem de Allen Wood que confirma como possibilidade esta compreenso: somente quando os juzos de gosto podem ser distinguidos dos juzos morais que eles podem ser entendidos como desempenhando o papel importante e positivo que de fato desempenham e devem desempenhar na vida moral (WOOD, Allen. Kant. Traduo Delamar Jos Volpato Dutra. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 193). 153 DELEUZE, Gilles. A Filosofia Crtica de Kant. Traduo Germiniano Franco. Lisboa: Edies 70, 2009, p. 72. 154 O prazer no sublime da natureza, enquanto prazer da contemplao raciocinante, na verdade, reivindica tambm participao universal, mas j pressupe um outro sentimento, a saber, o de sua destinao supra-sensvel, o qual, por mais obscuro que possa ser, tem uma base moral ( KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 138).

68

69

CAPTULO 3. UMA RELAO ENTRE O NIMO E O PRAZER Neste terceiro e ltimo captulo, a proposta perpassa por priorizar na discusso a espcie (specie) de prazer inerente aos juzos estticos do belo e do sublime, tendo-se em vista a aproximao desta espcie de prazer com um sentimento de vida. Nessa perspectiva, interessa-nos em especial, mais do que a forma com que o nimo afetado pelo que se apresenta na sensibilidade (tema abordado no captulo anterior), antes a forma com que o nimo, como vida (ou ainda, como princpio vital), afeta o corpo, uma vez despertado seu movimento mediante a sensibilidade. Tanto a satisfao no belo quanto a comoo no sublime esto relacionados com um sentimento de vivificao das faculdades do nimo. No entanto, enquanto no belo este sentimento de vivificao se d de forma direta, no sublime tal sentimento, identificado tambm como comoo, apenas se d aps o sentimento de uma momentnea inibio das foras vitais155, a qual seguido do sentimento de promoo da vida. Em ambas as situaes, no entanto, a satisfao est relacionada com o sentimento de promoo da vida, seja diretamente no sentimento de promoo das foras vitais (no caso do belo) ou por meio dos obstculos e s ento com um sentimento de promoo da vida (no caso do sublime). Como j abordei, Kant menciona que h ligao das representaes com prazer156. Contudo, ao comentar sobre as pesquisas de Edmund Burke que contemplavam uma exposio fisiolgica dos juzos estticos, Kant menciona que o sentimento de vida afetado pelas representaes, sendo esse um motivo pelo qual no se poderia negar que as representaes possam estar ligadas com o prazer. Na sequncia da citao, Kant identifica os sentimentos de bem estar e mal estar ou ainda deleite e dor com os sentimentos de promoo ou inibio das foras vitais. Logo, a discusso parece sugerir uma compatibilizao entre deleite e sentimento de vida ou de promoo das foras vitais e de dor com um sentimento de inibio das foras vitais, considerando-se o nimo como princpio vital:
Tampouco se pode negar que todas as representaes em ns, quer sejam objetivamente apenas sensveis ou totalmente intelectuais,
155 156

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 90. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 82.

70

possam contudo estar ligadas subjetivamente a deleite ou dor, por imperceptveis que ambas sejam (porque elas em suma afetam o sentimento da vida e nenhuma, enquanto modificao do sujeito, pode ser-lhes indiferente); [...] a vida sem o sentimento do organismo corporal simplesmente conscincia de sua existncia, mas nenhum sentimento de bem-estar ou mal-estar, isto , de promoo ou inibio das foras vitais; porque o nimo por si s inteiramente vida (o prprio princpio vital), e obstculos ou promoes tm que ser procurados fora dela e contudo no prprio homem, por conseguinte, na ligao com seu corpo.157

Diante desta citao, para a qual recorrerei ainda outras vezes neste texto158, e que considero ser a mais importante citao no contexto deste captulo, destaco aqui, em especial, que, de acordo com esta passagem, o nimo vida. Somente -nos possvel sentir o sentimento de vida ou ainda, o sentimento do estado de nimo, em decorrncia do organismo corporal, ou ainda, -nos possvel sentir uma reao no corpo em decorrncia de um movimento de nimo (entendido aqui como uma capacidade da alma). O corpo, pela sensibilidade, interfere no nimo (no material), desperta um movimento no nimo, que por sua vez provoca uma reao no corpo, reao essa que o que nos possvel identificar como um sentimento de vida. 3.1 A IDENTIFICAO DO NIMO COMO PRINCPIO VITAL VLIDA PARA A HUMANIDADE Em KU, AA05: 277-278. 24-06, Kant no sugere o nimo como um princpio vital no sentido de gerao biolgica da vida, apesar de
157

KANT, I. KU, B 129, trad. 2010, p. 124. A observao entre parntesis (o prprio princpio vital) no est presente na traduo utilizada por um lapso de digitao, segundo Valerio Rohden, que salienta esta falha em vrios de seus artigos, entre eles: ROHDEN, Valerio. As ideias como formas de vida da Razo. In: SANTOS, Leonel Ribeiro dos (Coord.). et al. Was ist der Mensch? Que o Homem? Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010, p. 341, nota 4. 158 Cujo texto correspondente, na Edico da Academia, localiza-se em KU, AA05: 277-278. 24-06. Ao me referir novamente a esta passagem no decorrer do Captulo, o farei mencioanndo a localizao na Edio da Academia.

71

no poder desviar da considerao da necessidade do organismo corporal para que seja possvel um sentimento de vida, uma vez que todo e qualquer sentimento se d no corpo, sentido no corpo. Como j abordado, o nimo no material, no um rgo que faa parte da natureza em ns (ou mesmo da natureza fora de ns). Ao mencionar que o nimo (entendido aqui como a capacidade da alma) o princpio vital, ou ainda, por si s inteiramente vida, derivo disso a compreenso de que na espcie a qual Kant se refere no excerto, pode no haver a possibilidade de vida sem nimo, ou seja, para que seja possvel vida no corpo biolgico da espcie abordada, h como uma necessidade, uma capacidade metafsica relacionada ao corpo biolgico. Saliento que, no contexto daquela citao, KU, AA05: 277-278. 24-06, Kant est a tratar de uma abordagem a partir de uma perspectiva da espcie humana e no de uma vida biolgica ou espiritual em geral. Antes de afirmar que o nimo inteiramente vida, Kant est discutindo perspectivas do que chama de observaes psicolgicas que forneceriam rico material para as pesquisas mais populares de antropologia emprica159. Na sequncia, ainda na mesma frase, Kant menciona que obstculos e promoes vida deveriam ser procurados no prprio homem, por conseguinte, na ligao com seu corpo160. Assim sendo, talvez se possa afirmar que ao identificar a vida com o nimo, Kant o faz a partir da vida humana e no necessariamente tal identificao se estenda a toda vida biolgica ou espiritual, extenso essa que, apesar de no estar descartada, ainda assim no sustentada neste momento de KU, AA05: 277-278. 24-06. Kant contrasta humanidade e animalidade, distinguindo-os pela capacidade ou incapacidade (respectivamente) sociabilidade, que seria constituda pela unio de um sentimento e uma faculdade (entendase aqui faculdade como uma capacidade) especficos que, a princpio, possuem em comum a conotao de retirar o possuidor dessas propriedades de uma condio de isolamento. No 60 Kant diz:
humanidade <Humanitt> significa de um lado o universal sentimento de participao e, de outro, a faculdade de poder comunicar-se ntima e universalmente; estas propriedades coligadas constituem a sociabilidade conveniente humanidade <Menschheit>, pela qual ela se
159 160

KANT, I. KU, B 129, trad. 2010, p. 124. KANT, I. KU, B 129, trad. 2010, p. 124.

72

distigue da limitao animal.161

Por um lado, Kant cita como uma das bases da humanidade um sentimento, que como discorri, algo que se refere somente a uma perspectiva subjetiva, que diz respeito forma com que o sujeito sente a representao do objeto (sem o pressuposto de conhecimento) em relao ao seu sentimento de prazer e desprazer, portanto, somente pode ser percebido no corpo, o que impele sua animalidade. Por outro lado, todavia, associa a outra base da humanidade a uma capacidade especfica, a da comunicao, que por sua vez implica em uma relao das faculdades da alma. A pressuposio da comunicao se baseia na possibilidade de que um mnimo daquelas faculdades utilizadas esteja presente tambm no outro, ao qual se pretende comunicar. No 40, Kant chama este mnimo de entendimento humano comum, ou mesmo de so entendimento, como j mencionado no presente texto. So apresentadas por Kant duas formas de comunicao, a partir da relao entre as faculdades (considerando o interesse da razo) e o referente contedo da comunicao: uma forma comunica conceitos, outra comunica um estado de nimo. Como menciona Kant, a aptido do homem para comunicar seus pensamentos requer tambm uma relao entre a faculdade da imaginao e o entendimento para remeter intuies a conceitos e por sua vez conceitos a intuies162. Nessa perspectiva, ao comunicar conceitos (ou pensamentos), as faculdades da alma esto organizadas a partir do interesse especulativo da razo, configurando-se como a faculdade geral do nimo chamada conhecimento. Contudo, a outra forma de comunicao que penso ser o tipo ao qual o filsofo se refere na definio de humanidade citada a pouco. Esta outra forma comunica um sentimento interno de um estado de nimo conforme a fins163. Tal comunicao de um estado de nimo se d pela harmonia das faculdades da alma, o que ocorre nos juzos estticos do belo e do sublime, configurando-se a faculdade geral do nimo chamado sentimento de prazer e desprazer, a partir da razo desinteressada. Penso ser a esta forma de comunicao que Kant se refere na definio de humanidade, tendo em vista acrescentar capacidade de comunicao na definio mencionada, os termos ntima e universalmente que, parecem ser mais adequados como qualificando um comunicar de um
161 162

KANT, I. KU, trad. 2010, p. 199/200. KANT, I. KU, trad. 2010, p. 142. 163 KANT, I. KU, trad. 2010, p. 142.

73

sentimento conforme a fins do que qualificando um comunicar de um conceito. Apesar da objetividade inerente ao juzo do conhecimento poder ser considerado como um fator a pesar na compreenso dessa forma de comunicao como a referida na definio, em decorrncia da qualificao de universalidade, no que concerne ao ntimo, um juzo objetivo no diz nada da forma com que o sujeito sente a representao, caracterstica essa presente na forma de comunicar um estado de nimo, alm do fato de que, como abordei, no so apenas perspectivas objetivas que podem ser universalizveis. Nesse sentido, cito uma passagem que refora esta alternativa de compreenso:
Cada um tambm espera e exige de qualquer outro a considerao pela comunicao universal, como que a partir de um contrato originrio que ditado pela prpria humanidade. [...] a civilizao, chegada ao ponto mais alto, faz disso a obra-prima da inclinao refinada e sensaes sero consideradas somente to valiosas quanto elas permitam comunicar-se universalmente.164

Considerar a comunicao do estado de nimo como aquilo que, juntamente com o sentimento de participao, deve ser entendido como inerente humanidade, pode implicar em uma valorizao da capacidade dos juzos estticos do belo e do sublime, em detrimento dos juzos lgicos, como caracterizao da humanidade. Nessa perspectiva, inerente distino humana estaria antes a capacidade de uma fruio do belo e do sublime (conquanto do segundo mais rara, se bem que universal ao menos em possibilidade), do que o reconhecimento de um objeto pelo conceito que lhe prprio no entendimento. Enfim, considerando que Kant est a tratar da espcie humana na KU, AA05: 277-278. 24-06, ao mencionar a possibilidade de simplesmente uma conscincia de existncia, ou seja, a conscincia de existir sem que se tenha qualquer sentimento de vida, talvez se possa sugerir que Kant no estaria necessariamente com isso discorrendo sobre uma vida mesmo sem um corpo biolgico, apesar de em alguns momentos Kant demonstrar que considera, ao menos como possibilidade, entes racionais sem um corpo biolgico, a ponto de se preocupar em exclu-los do grupo ao qual se refere, como por exemplo, no 5 ao mencionar os entes aos quais a beleza apraz, menciona: beleza somente [vale] para homens, isto , entes animais mas contudo
164

KANT, I. KU, trad. 2010, p. 144.

74

racionais, mas tambm no meramente enquanto tais (por exemplo, espritos), porm ao mesmo tempo enquanto animais165. Considerando, portanto, que Kant em KU, AA05: 277-278. 24-06 trata da espcie humana, sugiro que a possibilidade de que a expresso simplesmente conscincia de existncia se refere ainda a uma vida humana (saliento, em um organismo corporal), mas, contudo, sem (ao menos naquele momento) uma espcie de prazer (e desprazer) especfico, relacionado aos juzos estticos do belo ou do sublime, que possibilita o que Kant chamou de sentimento de vida. Se houvesse o corpo biolgico e houvesse vida (nimo), logo considero que haveria a as condies bsicas para o sentimento de vida166, entendendo por sentimento de vida a satisfao quando se tem em vista uma perspectiva de pertencimento universal, ou ainda, de um todo, perspectiva essa que est presente no juzo esttico do belo e do sublime, como o que possibilita ao sujeito ajuizante sentir-se vivo. Sendo assim, reitero a compreenso de que ao mencionar a possibilidade de simplesmente uma conscincia de existncia em um contraponto ao sentimento de vida, uma vez que os sujeitos no possuem condies de manterem-se constantemente em condies de um juzo subjetivamente conforme a fins, a conscincia de existncia o que resta aos prprios sujeitos ajuizantes nos momentos em que no esto com suas faculdades livres e indeterminadas, apesar de possurem esta faculdade enquanto capacidade. 3.2 UM SENTIMENTO DE VIDA Nesta seo interessa-me, em especial, especificar a identificao da satisfao nos juzos estticos do belo e do sublime com um sentimento de vida, relao j mencionada no decorrer do texto at aqui, em decorrncia de salutares referncias em momentos especficos, mas que agora encontra espao para anlise. Esta satisfao especfica leva em considerao uma perspectiva universal, seria uma satisfao sentida no corpo do sujeito ajuizante se pressuposto, como possibilidade, os demais. Contudo, nisso pode-se perceber algo que talvez possa ser um problema, a saber, a referncia de Kant ao sentimento de deleite como compatvel com o sentimento de vida.
165 166

KANT, I. KU, trad. 2010, p. 54. Com isso quero salientar que h condies de sugerir ao menos como possibilidade, que este sentimento de vida tambm possa ser vlido para outras formas biolgicas (ainda que desconhecidas) desde que possuam um corpo biolgico e nimo.

75

Apesar da distino efetuada por Kant ao longo da terceira Crtica referente a tipos de prazer, na passagem KU, AA05: 277-278. 24-06 o filsofo menciona como referentes ao sentimento de vida simplesmente os tipos que outrora havia relacionado ao agradvel, ou seja, deleite e dor, ou ainda, bem estar e mal estar. Como discutido no segundo Captulo dessa pesquisa, agradvel chama-se para algum aquilo que o deleita; belo, aquilo que meramente o apraz; bom, aquilo que estimado, aprovado167. Nessa perspectiva, tanto os obstculos quanto as promoes do sentimento de vida perpassariam respectivamente por dor e deleite, o que implica em sugerir a identificao de todo tipo de deleite com o sentimento de vida. Sendo assim, esses obstculos e promoes do sentimento de vida dos quais fala o texto poderiam ser quaisquer sentimentos de bem estar ou mal estar. No pargrafo 54, Kant reconhece como causa de deleite inclusive ideias e mais uma vez relaciona deleite com o sentimento de vida: o deleite (por mais que sua causa possa encontrar-se tambm em idias) parece consistir sempre num sentimento de promoo da vida inteira do homem168. Contudo, apesar de, com mais essa passagem, a discusso parecer se encaminhar na direo de que todo deleite sentimento de vida, saliento a observao da promoo da vida inteira do homem, e sugiro a interpretao de que refere-se promoo da vida do homem enquanto humanidade, em detrimento da possvel compreenso da vida individual do homem em toda sua durao. Nessa perspectiva, o que estou a mencionar a possibilidade compreensiva de que Kant se refere ideia de um todo, ideia de uma universalidade dos juzos, inclusive do tipo de prazer envolvido. O sentimento de vida pressupe a considerao de uma satisfao inerente aos demais, que, pressuposto, culmina em uma reao no corpo do sujeito ajuizante, que sentida como um prazer. A partir de leitura similar, Rohden sugere o sentimento de satisfao inerente aos juzos estticos do belo e do sublime como sendo uma possibilidade deste sentimento de vida ligado ao que a pouco mencionou-se como sendo relacionado ao agradvel:
O sentimento de vida um sentimento concernente ao todo, ao todo do mundo em que vivemos, um sentir-se bem no todo do mundo ou em relao a um todo humano. O texto
167 168

KANT, I. KU, trad. 2010, p. 64. KANT, I. KU, trad. 2010, p. 175.

76

remete ao Gemt como a inteira faculdade de representaes, e diz que o nimo, que sente a beleza ou o prazer no sentimento de seu estado , tem um sentimento em relao ao todo da faculdade de representaes. [...] Ento o importante nisso que o sentimento esttico e o juzo esttico remetem a um todo vivido. O juzo sobre o belo e o feio remete a um todo, como se o mundo inteiro se impregnasse da minha apreciao da beleza de um objeto singular, efmero, como se para poder ver beleza numa flor esse sentimento extravasasse como um sentimento em relao ao todo ao qual o sentimento da flor se liga, ou seja, uma presumvel concordncia universal de todos com ele e com o universal sentimento de vida.169

Se aceitamos esta leitura no que concerne satisfao inerente aos juzos estticos do belo ou do sublime como sendo o sentimento identificado como sentimento de vida, talvez seja salutar levantar alguma possibilidade de compatibilidade dessa leitura com a associao em algumas passagens do sentimento de vida com o deleite, haja vista a relao do deleite com o agradvel. Nessa perspectiva, cito mais uma vez Rohden, que, sugere que h a possibilidade de que esse sentimento de vida no seja somente o sentimento inerente aos juzos estticos do belo ou do sublime: o prazer que o ser humano sente pelos outros e pela natureza sempre um prazer na vida. Por esse prazer, principalmente pelo prazer esttico, o ser humano sente-se bem no mundo170. Colocado nesses termos, de um sentir pelos outros e pela natureza, ou ainda, tendo em vista as ressalvas do prprio Kant na KU ao tratar do sentimento de vida, talvez se possa sugerir que h uma compatibilizao do sentimento de vida com outra ou outras espcies de prazer, desde que envolvido um sentimento de prazer para alm do mero sujeito ajuizante. Na citao mencionada do pargrafo 54, est dito que
169

ROHDEN, Valerio. A funo transcendental do Gemt na Crtica da razo pura. Kriterion vol.50. Belo Horizonte, n 119, Jun./2009, p. 12, grifo nosso (em negrito). 170 ROHDEN, Valerio. Kant, o ser humano entre natureza e liberdade. In. CARVALHO, Isabel Cristina Moura de; GRN, Mauro; TRAJBER, Rachel (Org). Pensar o Ambiente: bases filosficas para a Educao Ambiental. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, UNESCO, 2007, p. 115 (grifo nosso).

77

o deleite parece consistir em um sentimento de promoo de vida, bem como, na passagem KU, AA05: 277-278. 24-06, l-se que as representaes podem estar ligadas a deleite ou dor. Marques interpreta de forma mais restritiva este sentimento de vida, o reduzindo em sua possibilidade aos juzos estticos do belo e do sublime.171 Com relao ao que cogito ser talvez um problema de compatibilizao dos juzos estticos de gosto com o deleite mencionado como referente ao sentimento de vida, Marques no se posiciona claramente, mas, curiosamente, contrape satisfao o agradvel, para posteriormente abordar delight como opo a Wohlgefallen172. A meu ver, tal contraposio de satisfao ao agradvel pode no ser adequada, uma vez que Kant sugere em contraposio ao agradvel, os casos: do belo, do sublime e do bom tendo ainda em cada uma dessas situaes, distines no que concerne espcie de prazer envolvido . Penso que as ressalvas feitas por Kant no decorrer de seus comentrios possibilitam sugerir que talvez haja mais de um tipo de prazer relacionado ao sentimento de vida, mas o mesmo possivelmente dever tambm estar relacionado com um sentimento universal, ou seja, a partir dessa perspectiva, no pode ser compatibilizado com o sentimento de vida um sentir meramente privado. De qualquer forma, deixo em aberto esta possibilidade de outros tipos de prazer serem identificados como sentimento de vida e manterei foco, na sequncia, no prazer inerente aos juzos estticos do belo e do sublime, prazer este que nos possvel a partir de ideias estticas. A faculdade de apresentao das ideias estticas identificada como esprito, ou ainda, como o princpio vivificante no nimo173. Nesse sentido entende-se que ao identificar a faculdade de apresentao das ideias estticas como o princpio vivificante do nimo, Kant possibilita, com isso, mais um argumento a favor da identificao do sentimento de vida com o prazer inerente aos juzos estticos do belo e do sublime, uma vez que s esses juzos esto relacionados com ideias
171

Cf. MARQUES, Antnio. Kants Third Critique: What the Concept of `Gemt Brings to the Concept of Reason. In: V. Gerhardt, R.P. Horstmann e R. Schumacher (orgs.). Kant und die Berliner Aufklrung. Akten des IX. Internationalen Kant-Kongresses. Berlin, 2001, vol. III, 580-588. 172 Thus in the third Critique appear terms like delight (Wohlgefallen, complaisance) (MARQUES, Antnio. Kants Third Critique: What the Concept of `Gemt Brings to the Concept of Reason. In: V. Gerhardt, R.P. Horstmann e R. Schumacher (orgs.). Kant und die Berliner Aufklrung. Akten des IX. Internationalen Kant-Kongresses. Berlin, 2001, vol. III, 581). 173 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 159.

78

estticas, em decorrncia da harmonia das faculdades. As ideias estticas implicam em um jogo harmonioso entre as faculdades do nimo e possuem sua fonte na imaginao; so representaes da imaginao que do muito a pensar. Afirma Kant, por uma idia esttica entendo [...] aquela representao da faculdade da imaginao que d muito a pensar, sem que contudo qualquer pensamento determinado, isto , conceito, possa ser-lhe adequado174. Sobre esta questo, Hamm175 chama a ateno para a possibilidade de um problema de compatibilidade entre um jogo livre e harmonioso entre as faculdades do nimo e as ideias estticas, que ele tende a relacionar respectivamente com uma esttica de recepo e uma esttica de produo, a partir, em especial, dos pargrafos 44 ao 50. No entanto, saliento a possibilidade de compreenso de que as ideias estticas implicam em harmonia entre as faculdades do nimo, bem como, no que tange ao segundo ponto, apesar de Kant abordar nos pargrafos citados por Hamm as ideias estticas predominantemente em contexto referente a produo da arte bela, sugero que essa seria uma possibilidade de explicar o gnio na produo da arte bela, no sendo implicao disso uma restrio das ideias estticas apenas a uma esttica de produo. Opto sobre este ponto pela alternativa exposta neste texto apoiado em passagens como a que segue: as ideias so referidas a uma intuio segundo um princpio simplesmente subjetivo da concordncia das faculdades de conhecimento entre si (da imaginao e do entendimento), e ento se chamam idias estticas.176 Na sequncia, Kant acrescenta: a idia [esttica] pode denominar-se uma representao inexponvel da mesma (em seu livre jogo).177 Quando as faculdades do nimo so reciprocamente promovidas, haveria a satisfao no belo ou a comoo no sublime, que como discorri, esto relacionados com uma espcie do sentimento de prazer. Quando o prazer referido ao sujeito que o caso do aprazimento no belo e da comoo no sublime e no ao objeto, este prazer na promoo das faculdades do nimo identifica-se com o sentimento de vida. Na satisfao esttica pela experincia do belo e do sublime,
174 175

KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 159. Cf. HAMM, Cristian. Ideias estticas e o jogo das faculdades do nimo. In: SANTOS, Leonel Ribeiro dos (Coord.). et al. Was ist der Mensch? Que o Homem? Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010, p. 477484. 176 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 186 (grifo nosso). 177 KANT, I. KU, trad. 2010, p. 188, (grifo nosso em negrito).

79

a representao referida inteiramente ao sujeito e na verdade ao seu sentimento de vida, sob o nome de sentimentos de prazer ou desprazer, [...], mas somente mantm a representao dada no sujeito em relao com a inteira faculdade de representaes, da qual o nimo torna-se consciente no sentimento de seu estado.178

Entendo aqui que ao se referir inteira faculdade de representaes, Kant remete alma, na perspectiva de referenciar as trs faculdades que produzem representaes, incluindo a razo junto s duas outras fontes especficas de representaes, entendimento e imaginao, no jogo indeterminado entre as faculdades; apesar de na maior parte das abordagens Kant mencionar duas faculdades a jogar livremente, entendimento e imaginao. O sentimento de promoo das foras vitais, por ser sentido no corpo, est relacionado com a animalidade do homem179. Este sentimento de vida no a forma com que se sente no corpo o movimento do nimo. Por outro lado, Kant faz a ressalva ao tratar de jogos com ideias estticas jogo de sons e jogo de pensamentos , de que tambm tal sentimento no se d na medida em que a representao objetivamente um objeto de deleite180, situao essa que, apesar dele no especificar, mas seria o caso do agradvel. Segundo Kant, todo cambiante jogo livre das sensaes (que no tm por fundamento nenhuma inteno) deleita181. Retomando o abordado no incio do Captulo II do presente texto, h a distino entre sensaes objetivas, que seriam representaes referidas ao objeto como fenmeno e de sensaes subjetivas, que no dizem nada do objeto, mas somente se referem ao sujeito, forma com que o sujeito sente o que se apresenta, as quais tambm chamou de sentimento182. Toda espcie de prazer subjetivo, se refere ao sujeito e no ao objeto. O prazer no uma propriedade do objeto e sim o que se sente. Uma sensao deleitante perpassa por uma sensao subjetiva, um sentimento. Logo,
178 179

KANT, I. KU, trad. 2010, p. 48-49. [...] todo deleite, mesmo que seja ocasionado por conceitos que despertam idias estticas, sensao animal, isto , corporal [...] (KANT, I. KU, trad. 2010, p. 179). 180 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 177. 181 KANT, I. KU, trad. 2010, p. 176. 182 Cf. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 51.

80

trata-se de juzos estticos, no de juzos lgicos. Entre os juzos estticos, est aquele que comporta interesse, o agradvel, em que o objeto tem que aprazer diretamente, e aqueles que no comportam interesse, o belo e o sublime o bom no , a rigor, um juzo esttico183 . Esse jogo livre das sensaes dos quais fala o excerto, Kant divide em trs grupos: os jogos de sorte, os de sons e os de pensamento, priorizando os dois ltimos em decorrncia da considerao de que estes so jogos com ideias estticas e, acrescenta, que esses jogos do a conhecer bastante claramente que a vivificao em ambas simplesmente corporal, embora sejam suscitadas por idias do nimo184. Esse sentimento de vida um sentimento percebido no corpo por uma reao que acontece no corpo quando h esse movimento de nimo, situao a qual Kant identifica como um movimento favorvel sade, o qual somente, e no aquilo que ocorre no nimo, a verdadeira causa do deleite185, mas que por sua vez despertado pelo movimento do nimo, a ser percebido pela vinculao necessria que o nimo possui com o corpo186. Marques chega a considerar que esta leitura, ou ainda, a leitura da terceira Crtica pode surpreender os leitores das duas primeiras187.

183

O bom, na verdade no pertence faculdade de juzo esttica, mas faculdade de juzo intelectual pura; ele tampouco atribudo a um juzo meramente reflexivo <reflectierend>, mas determinante, no natureza mas liberdade (KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 113). 184 KANT, I. KU, B 224, trad. 2010, p. 177. Salienta-se que tanto no jogo de sons msica -, quanto no jogo de pensamentos riso -, h as implicaes mencionadas anteriormente concernentes ao tipo de relao estabelecido entre a representao do objeto com o sujeito, concernente ao tipo de satisfao. 185 KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 179. Em outra passagem, Kant identifica o sentimento de sade relacionado ao sentimento de vida pelos jogos com ideias estticas, com um mover das vsceras e do diafragma. Cf. KANT, I. KU. Trad. 2010, p. 177. 186 ROHDEN, Valerio. O sentido do termo Gemt em Kant. In. PEREZ, Daniel Omar (Org). Kant no Brasil. So Paulo: Editora Escuta, 2005, p. 38. 187 MARQUES, Antnio. Kants Third Critique: What the Concept of `Gemt Brings to the Concept of Reason. In: V. Gerhardt, R.P. Horstmann e R. Schumacher (orgs.). Kant und die Berliner Aufklrung. Akten des IX. Internationalen Kant-Kongresses. Berlin, 2001, vol. III, 584.

81

CONSIDERAES FINAIS Agora, retornado minha preocupao inicial, assumo que h justificao suficiente para sugerir que, em relao aos juzos estticos do belo e do sublime, o estado de nimo recebe do corpo, pela sensibilidade, influncia, a partir do que se apresenta aos sentidos. Esta influncia desperta um movimento singular entre as faculdades da alma, movimento este no qual no se encontra determinao por nenhuma dentre as faculdades da alma, possibilitando assim que este estado de nimo provoque no corpo do sujeito ajuizante uma reao que identificada como um sentimento de vida. Cada faculdade geral do nimo (faculdade de conhecer, faculdade de desejar e o sentimento de prazer e desprazer) implica em uma disposio especfica das faculdades da alma (razo, entendimento e imaginao). Sendo assim, diferentes formas de relao podem ser consideradas entre a representao, o sujeito e o objeto. Disso segue-se que o sentimento de prazer, que pode acompanhar todas as representaes, pode ser de espcie diferente em cada uma dessas disposies do nimo. Contudo, dentre o que permanece invarivel, saliento que todo sentimento sentido no corpo. Sendo assim, todo prazer, independente da espcie de prazer, de sua causa ou da disposio de nimo, sempre remetida ao corpo do sujeito e, como tal, sua animalidade. O sentimento de vida pode ser entendido como o sentimento proveniente de uma considerao do sujeito ajuizante como partcipe de um universal. A considerao de participao de um universal, bem como a capacidade de comunicar o estado de nimo nos juzos estticos do belo e do sublime, juzos estes que tambm implicam em uma reflexo universalizada, so justamente as caractersticas que, unidas, diferenciam a humanidade da animalidade. Disso saliento a possibilidade compreensiva de que o que diferencia a humanidade da animalidade antes uma capacidade para a experincia do belo e do sublime do que uma capacidade para juzos de conhecimento, em uma valorizao da subjetividade do sujeito ajuizante, uma subjetividade que , no entanto, universalizvel. Sendo assim, o sentimento de vida identificado como nimo, somente possvel espcie que possui, primeiramente, um corpo onde sente, mas tambm possui alma, a qual possibilita ao sujeito, por meio de suas faculdades, a reflexo referente ao universal do qual faz parte, apesar deste universal no poder ser percebido empiricamente. , antes, a ideia de um universal, ao qual o sujeito concorda seus juzos. Apesar

82

de ser sentido no corpo, necessria uma capacidade no corporal para a fruio de um sentimento de vida. Considera-se aqui que, se no a nica, ao menos a principal espcie de prazer que implica nesse sentimento de vida seja o prazer inerente ao ajuizamento do belo e do sublime. Esses juzos, em decorrncia de pressuporem a necessidade de um estado de nimo indeterminado e livre, se configuram em uma disposio de nimo impossvel de ser mantida enquanto juzos de conhecimento e enquanto juzos prticos. Com isso saliento a singularidade das faculdades gerais do nimo, que, apesar de serem organizaes das mesmas faculdades da alma (o que permite atribui-lhes a conotao de aparentadas), so juzos singulares. Para algumas dessas consideraes, foi-nos significativa uma abordagem referente possibilidade ou no de fundamentar no texto kantiano a reduo das faculdades gerais do nimo a uma raiz comum, tendo-se em vista aprofundar tanto quanto me foi possvel, dentro da proposta, as consideraes referentes a uma ideia da razo, a alma, a qual, no nos possvel conhecer, apenas pensar sobre. Esta hiptese de reduo das faculdades gerais do nimo a uma raiz comum no encontrou nesta pesquisa condies suficientes para ser adotada nem descartada, sendo remetida assim, a ocupar o papel de problemtica central na tese de doutorado que estarei desenvolvendo na sequncia, junto ao mesmo programa de ps graduao em filosofia.

83

Referncias ALLISON, Henry E. Kants Theory of Taste: A Reading of the Critique of Aesthetic Judgment. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. BARBOZA, Jair. Sublime dinmico e pintura Turner e Pollock. ethic@ Florianpolis, v. 11, n. 2, p. 105 128, julho de 2012. BECKENKAMP, Joosinho. Simbolizao na filosofia Crtica kantiana. In. Kant e-prints / publicao da Sociedade Kant Brasileira, Seo Campinas. Vol.1, n.1, (2002). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Centro de Lgica, Epistemologia e Histria da Cincia, 2002. CASSIRER, Ernst. A filosofia do Iluminismo. Traduo lvaro Cabral. Campinas: Unicamp, 1992. CAYGILL, Howard. Dicionrio Kant. Traduo lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. DELEUZE, Gilles. A Filosofia Crtica de Kant. Traduo Germiniano Franco. Lisboa: Edies 70, 2009. DUARTE, Rodrigo De Paiva (Org). Belo, Sublime e Kant. Editora UFMG, 1998. FAGGION, Andrea. Eu julgo sobre muita coisa que no decido: O problema da objetividade dos juzos em Kant. Analytica, Rio de Janeiro, vol 13 n 1, 2009, p. 65-94. GRIMM, J.; GRIMM, W. Deutsches Wrterbuch. Leipzig: Verlag von Hirzel, 1885. HAMM, Cristian. A atualidade da esttica kantiana. In. ROHDEN, Valerio (Org.) 200 Anos da Crtica da Faculdade do Juzo de Kant, 1790 1990. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, Instituto Goethe/ICBA, 1992, p. 106-120. ______. Ideias estticas e o jogo das faculdades do nimo. In: SANTOS, Leonel Ribeiro dos (Coord.). et al. Was ist der Mensch? Que o Homem? Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010, p. 477-484.

84

HFFE, Otfried. Immanuel Kant. Traduo de Christian Viktor Hamm e Valrio Rohden. So Paulo: Martins Fontes, 2005. KANT, Immanuel. A Metafsica dos Costumes. Verso parcial provisria e em fase de reviso de Joosinho Beckenkamp. ______. A Religio nos limites da simples razo. Traduo Tania Maria Bernkopf. Coleo Os Pensadores. Volume XXV. Abril Cultural, 1974. ______. Antropologia de um ponto de vista pragmtico. Traduo de Cllia Aparecida Martins. So Paulo: Iluminuras, 2006. ______. Crtica da Faculdade do Juzo. Traduo de Valerio Rohden e Antnio Marques. 2 Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2010. ______. Crtica da Razo Prtica. Edio bilngue. Traduo, introduo e notas de Valerio Rohden. So Paulo: Martins Fontes, 2003. ______. Crtica da Razo Pura. Traduo Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Editora Nova Cultural, 1999. ______. Crtica da Razo Pura. Traduo Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujo. 5 Ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2001. ______. Critique Du jugement. T. Par J. Barni. Paris: Librairie Philosophique De Ladrange, 1846. ______. Fundamentao da Metafsica dos Costumes. Traduo Paulo Quintela. Coleo Os Pensadores. Volume XXV. Abril Cultural, 1974. ______. Gesammelte Schriften. Hrsg.: Bd. 1-22 Preussische Akademie der Wissenschaften, Bd. 23 Deutsche Akademie der Wissenschaften zu Berlin, ab Bd. 24 Akademie der Wissenschaften zu Gttingen. Berlin 1900ff. ______. Critique of the Power of Judgment. Translated by Paul Guyer & Eric Matthews. New York: Cambridge University Press, 2000.

85

______. O que quer dizer: orientar-se no pensamento? In. BECKENKAMP, Joosinho. Entre Kant e Hegel. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 21 39. ______. Observaes referentes a Sobre o rgo da alma. Traduo e Notas de Zeljko Loparic. Kant e-Prints Vol. 2, n. 7, 2003. ______. Realidade e existncia: lies de metafsica. Trad. Armando Rigobello. So Paulo: Ed. Paulus, 2002. ______. Reflexes sobre a antropologia. Verso parcial provisria e em fase de reviso de Valerio Rohden. Curitiba/Florianpolis: janeiro de 2009 [Traduo indita]. ______. Primeira Introduo Crtica do Juzo. Traduo Rubens Rodrigues Torres Filho. Coleo Os Pensadores. Volume XXV. Abril Cultural, 1974, p. 257 297. ______. In. Terra, Ricardo R. (Org.) Duas introdues Crtica do Juzo. Editora Iluminuras, So Paulo SP, 1995. KULENKAMPFF, Jens. A lgica kantiana do juzo esttico e o significado metafsico do belo na natureza. In. ROHDEN, Valerio (Org.) 200 Anos da Crtica da Faculdade do Juzo de Kant, 1790 1990. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, Instituto Goethe/ICBA, 1992, p. 09-23. ______. Do gosto como uma espcie de sensus communis ou sobre as condies de comunicao esttica. In. ROHDEN, Valerio (Org.) 200 Anos da Crtica da Faculdade do Juzo de Kant, 1790 1990. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, Instituto Goethe/ICBA, 1992, p. 65-82. LEBRUN, Grard. Kant e o Fim da Metafsica. Traduo Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2 Ed. So Paulo: Martins Fontes, 2002. LOPARIC, Zeljko. A semntica transcendental de Kant. Campinas: UNICAMP/CLE, 2002, 2 ed. ______. Acerca da sintaxe e da semntica dos juzos de gosto. In.

86

PEREZ, Daniel Omar (Org). Kant no Brasil. So Paulo: Editora Escuta, 2005, p. 231271. ______. De Kant a Freud: um roteiro. In. Kant e -Prints, vol. 2, n. 8, 2003. MARQUES, Antnio. A razo judicativa. Lisboa: Imprensa Nacional, 2004. ______. Kants Third Critique: What the Concept of `Gemt Brings to the Concept of Reason. In: V. Gerhardt, R.P. Horstmann e R. Schumacher (orgs.). Kant und die Berliner Aufklrung. Akten des IX. Internationalen Kant-Kongresses. Berlin, 2001, vol. III, 580-588. MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo (org). Kant e a Biologia. So Paulo: Editora Barcarolla, 2012. ______ (org). Kant e a msica. So Paulo: Barcarolla, 2010. REGO, Pedro Costa. Conhecimento e prazer na esttica de Kant. Analytica. Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, 2007, p. 33-59. ______. Reflexo e fundamento: Sobre a relao entre gosto e conhecimento na esttica de Kant. Kriterion, Belo Horizonte, n 112, Dez/2005, p. 214-228. ROHDEN, Valerio. A comum analogia com um experimento qumico em reflexes morais e estticas de Kant e Goethe. In.: SANTOS, Leonel Ribeiro dos (Hg.). Kant: Posteridade e Actualidade. Lisboa: CFUL, 2006, 85-98. ______. A funo transcendental do Gemt na Crtica da razo pura. Kriterion vol.50. Belo Horizonte, n 119, Jun./2009, p. 7-22. ______. A funo transcendental do "Gemt" na Crtica da razo pura. In: MARTINS, Cllia Aparecida; MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo. (Org.). Kant e o kantismo: heranas interpretativas. So Paulo: Brasiliense, 2009, v. 00, p. 111-129. ______. As ideias como formas de vida da Razo. In: SANTOS, Leonel Ribeiro dos (Coord.). et al. Was ist der Mensch? Que o Homem?

87

Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010, p. 337346. ______. Atualidade da filosofia moral de Kant, desde a perspectiva de sua crtica a um solipsismo prtico. Cadernos IHU Idias, So Leopoldo, Ano 2, n 23, p. 1-22, 2004. ______. El Termino Gemt En La Critica Del Juicio. In: SOBREVILLA, David. (Org.). Filosofia, Politica Y Estetica En La Critica Del Juicio De Kant. Lima: Goethe-Institut, 1991, p. 49-64. ______. Entrevista Marcos Cesar Seneda. Educao e Filosofia. Uberlndia, v. 13, n. 25, p. 09-26, 1999. ______. Interesse da Razo e Liberdade. So Paulo: Ed. tica, 1981. ______. Representaes no-conscientes em Kant verso introdutria. Revista AdVerbum 4 (1) Jan a Jul de 2009, p. 3-9. ______. Kant, o ser humano entre natureza e liberdade. In. CARVALHO, Isabel Cristina Moura de; GRN, Mauro; TRAJBER, Rachel (Org). Pensar o Ambiente: bases filosficas para a Educao Ambiental. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, UNESCO, 2007, p. 111 123. ______. Um sentido pr-poltico da msica em Kant. In. MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo (Org). Kant e a msica. So Paulo: Editora Barcarolla, 2010, p. 6173. ______. O Sentido do termo Gemt em Kant. Analytica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 1993, p. 61-76. ______. O sentido do termo Gemt em Kant. In. PEREZ, Daniel Omar (Org). Kant no Brasil. So Paulo: Editora Escuta, 2005, p. 2540. ______. Traduo em perspectiva: sobre algumas questes e dificuldades na traduo da Crtica da faculdade do juzo. In. ______ (Org.) 200 Anos da Crtica da Faculdade do Juzo de Kant, 1790 1990. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, Instituto Goethe/ICBA, 1992, p. 121-131.

88

SANTOS, Leonel Ribeiro dos. Metforas da razo ou economia potica do pensar kantiano. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1995. TERRA, Ricardo. Pode-se falar de uma esttica kantiana? In. MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo (Org). Kant e a msica. So Paulo: Editora Barcarolla, 2010. p. 1528. VAIHINGER, Hans. Kommentar zu Kants Kritik der reinen Vernunft. Stuttgart: Union Deutsche Verlagsgesellschaft, 1922. WOOD, Allen. Kant. Traduo Delamar Jos Volpato Dutra. Porto Alegre: Artmed, 2008.

S-ar putea să vă placă și