Sunteți pe pagina 1din 10

FUNES POLINOMIAIS PARBOLA E FRMULA RESOLVENTE

Trabalho realizado por: DUARTE PINTADO

INTRODUO
Este trabalho constitudo por duas parte: uma primeira (abordagem terica) onde incluo exemplos reais de parbolas, utilizadas em diversos equipamentos e sistemas, e a histria da formula de Bhskara; uma segunda (abordagem prtica), onde apresento a resoluo de trs exemplos prticos, onde um deles referente a uma funo cbica.

DESENVOLVIMENTO
ABORDAGEM TERICA: A PARBOLA
Menaecmus foi o primeiro matemtico a referir a parbola como ferramenta de resoluo do problema da duplicao do cubo. Este estudo levou-o a perceber que a parbola se obtm atravs do corte efectuado num cone recto por um plano perpendicular geratriz.

APLICAES PRTICAS DAS PARBOLAS:

Faris de carros: Se colocarmos uma lmpada no foco de um espelho com a superfcie parablica e esta lmpada emitir um conjunto de raios luminosos que venham a reflectir sobre o espelho parablico do farol, os raios reflectidos sairo todos paralelamente ao eixo que contem o "foco" e o vrtice da superfcie parablica. Esta uma propriedade geomtrica importante ligada ptica.

Antenas parablicas: Se um satlite artificial colocado numa rbita geoestacionria emite um conjunto de ondas electromagnticas, estas podero ser captadas pela sua antena parablica, uma vez que o feixe de raios atingir a sua antena que tem formato parablico e ocorrer a reflexo desses raios exactamente para um nico lugar, denominado o foco da parbola, onde estar um aparelho receptor que converter as ondas electromagnticas num sinal que a sua televiso poder transformar em ondas, que por sua vez significaro filmes, telejornais e outros programas.

Radares: Os radares usam as propriedades pticas da parbola, similares s citadas anteriormente para a antena parablica e para os faris.

Espelhos parablicos Lanamentos de projcteis: Ao lanar um objecto no espao (dardo, pedra, tiro de canho) visando alcanar a maior distncia possvel tanto na horizontal como na vertical, a curva descrita pelo objecto aproximadamente uma parbola, se considerarmos que a resistncia do ar no existe ou pequena.

Sob estas circunstncias o ngulo de maior alcance horizontal de 45 o.

ABORDAGEM TERICA: A FRMULA DE BHSKARA


Bhskara Akaria (1114-1185, Vijayapura, ndia) foi um matemtico, professor, astrlogo e astrnomo indiano, o mais importante matemtico do sculo XII e ltimo matemtico medieval importante da ndia. Era filho de um astrlogo famoso chamado Mahesvara e tornou-se conhecido pela complementao da obra do conterrneo Brahmagupta, apresentando, pela primeira vez, a soluo geral da conhecida equao de Pell e a soluo de um problema da diviso por zero, ao afirmar tambm pela primeira vez, na sua publicao Vija-Ganita ou Bijaganita, um trabalho em 12 captulos, que tal quociente seria infinito. Acabaria por se tornar chefe do observatrio astronmico a Ujjain, cidade onde ficou at morrer e que era igualmente o principal centro matemtico da ndia na poca, fama desenvolvida por excelentes matemticos como Varahamihira e Brahmagupta, que ali tinham trabalhado e construdo uma forte escola de astronomia matemtica. A sua obra representou o culminar de contribuies hindus anteriores. Seis trabalhos seus so conhecidos e um stimo trabalho, reivindicado para ele, considerado por muitos historiadores como uma no falsificao posterior. As referncias mais antigas sobre a resoluo de problemas envolvendo equaes do segundo grau foram encontradas em textos babilnicos escritos h cerca de 4 000 anos atrs. Embora os babilnios tivessem conseguido resolver muitos problemas matemticos envolvendo equaes quadrticas, cada problema era resolvido para aquele caso particular e sua soluo era uma espcie de receita prtica, que no especificava nem a sua frmula geral (se houvesse), nem o modo como a soluo tinha sido obtida. Embora essas "receitas" , quando aplicadas a problemas do segundo grau, conduzissem de forma natural deduo da frmula de Bhskara, os antigos babilnios no chegaram a generalizar tais "receitas". Na Grcia, as equaes de segundo grau eram resolvidas por meio de construes geomtricas como iremos ver num exerccio que ilustra o mtodo geomtrico utilizado por Euclides para achar a soluo da equao x2 = s2 - sx. No sculo XII D.C., Bhskara (1114-1185), em duas das suas obras, apresenta e resolve diversos problemas do segundo grau. Antes de Bhskara, no princpio do sculo IX D.C., o matemtico rabe Al-Kowarismi, influenciado pela lgebra geomtrica dos gregos, resolveu, metodicamente, as equaes do segundo grau. A frmula de Bhskara usada para determinar as razes de uma equao quadrtica :

Onde:

RESOLUO DE EXERCCIOS
1.

2.

3. Projecta-se um canteiro de flores com a forma de um tringulo rectngulo, cuja hipotenusa coincide com parte da margem de um lago. Sobre os catetos ser construdo um gradeamento cujo comprimento total tem de ser 50 m. Quanto deve medir cada cateto para que a rea do canteiro seja mxima?

CONCLUSO
Constata-se, atravs deste trabalho, que a descoberta da parbola, tornou possvel a sua aplicao aos mais variados equipamentos que tm permitido melhorar o progresso do Homem.
7

Do mesmo modo, podemos verificar que a descoberta da frmula resolvente, correspondeu a um desejo bem antigo do Homem em poder resolver de forma mais rpida e eficaz, problemas que envolvessem equaes do segundo grau.

BIBLIOGRAFIA
LIVROS: Lages, Dionil J. S. Lages, et al, Matemtica 10. Ano Funes 1 Edies Slabo, 1998. Neves, Maria Augusta Ferreira, Funes 1 10. Ano, Porto Editora, 2000. Neves, Maria Augusta Ferreira, Funes 1 10. Ano - Exerccios, Porto Editora, 2000.

INTERNET:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070321093517AATqmDo http://pt.wikipedia.org/wiki/Bhaskara http://sandroatini.sites.uol.com.br/bhaskara.htm http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm28/func/quahis.htm

NDICE
Pg. Introduo A parbola Frmula de Bhskara Resoluo de exerccios Concluso Bibliografia ndice 2 2 3 5 7 9 10

10

S-ar putea să vă placă și