Sunteți pe pagina 1din 11

A IMPORTNCIA DA ESCRITURAO CONTBIL REGULAR NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Ana Paula Miarelli Del Fraro, Daniele Ferreira Scotini, Kellen Flvia de Souza, Rebeca Heleodora Loureno, Slvia Aparecida de Lima Teixeira Acadmicos da Faculdade Cenecista de Varginha FACECA Professor Jos de Carvalho Filho Orientador

RESUMO
Este artigo apresenta a necessidade de se manter a Escriturao Contbil Regular nas micro e pequenas empresas, bem como a sua obrigatoriedade perante as variadas legislaes, pois com o registro fiel das transaes contbeis, as entidades obtm maior visualizao de sua riqueza, bem como do comportamento dos atos e fatos administrativos, visando sempre , otimizao dos resultados. O objetivo deste trabalho procura demonstrar a necessidade das empresas em adotar uma Escriturao Contbil adequada e a contribuio para seu crescimento, alm de proporcionar inmeras vantagens. Para tanto, foram realizadas pesquisas com duas pequenas empresas de Varginha, a fim de questionar sobre a adoo da escriturao regular. A Contabilidade est cada vez mais presente no cotidiano das pessoas jurdicas, deixando de ser uma mera profisso mecnica para ser uma ferramenta que fundamenta todo o arcabouo decisrio, contribuindo para o sucesso do seu processo de gesto. Palavras-Chave: Escriturao contbil. Legislaes. Contabilidade. Vantagens.

ABSTRACT
This article presents the necessity of maintaining the Regular Bookkeeping in microeconomics, as well as its requirement towards the various legislations, since with the reliable record of business transactions, the entities obtain a wider view of their wealth, and also their administrative acts and facts, always aiming at optimization of results. The objective of this project tries to show the necessity of adopting an appropriate Bookkeeping and its contribution for the companies development, providing them with countless advantages. For this end, researches with two small companies in Varginha were done, in order to ask about the adoption of the Regular Bookkeeping. The Accounting is more and more effective in legal entitys daily routine, not as a mere mechanical process any more, but as a tool that provides a base for making decisions, contributing to the success of its management process. Key Words: Bookkeeping. Laws. Accounting. Advantages.
Revista Acadmica da FACECA RAF, v.1, n.8, Jan/Dez. 2010

19

1 INTRODUO
Escriturao Contbil Regular uma norma que estabelece critrios e procedimentos a serem desenvolvidos pelas entidades empresariais, demonstrando seus atos e fatos econmico-administrativos e suas movimentaes financeiras. Ela fundamental para o crescimento e bom desenvolvimento econmico da empresa, pois relata, com riqueza e clareza, detalhes e fatos importantes da instituio, tais como sadas e entradas de bens, gastos, lucros, etc. Este artigo prope explicar e esclarecer as necessidades de se manter uma escriturao contbil regular nas micro e pequenas empresas, com o objetivo de pesquisar se as micro e pequenas empresas adotam a escriturao contbil regular, acenando o prejuzo para as empresas que no a possuem e mostrando tambm as vantagens de manter organizadas as informaes da empresa. um processo muito importante, pois pode livrar a empresa de gastos maiores no futuro, trazendo segurana e maior comodidade nas prestaes de contas do exerccio da empresa. Os mtodos iniciais para a escriturao contbil regular so os livros dirio e razo, ambos contm registros permanentes da empresa, devem sempre expressar o verdadeiro significado das transaes, no podendo ser refeitos. A Escriturao Contbil uma norma instituda por lei que estabelece critrios e procedimentos a serem observados e desenvolvidos dentro da empresa. por meio dela que se apuram as atividades, tais como movimentao de capital, transaes e as diversas prticas administrativas. As fiscalizaes esto cada vez mais exigentes quanto clareza dos fatos que ocorrem dentro da empresa, no podendo haver fato obscuro ou espcie alguma de negligncia quanto aos movimentos administrativos, encerramento de exerccio, etc. Para as pequenas empresas que optam pela escriturao contbil, no apenas pelo fato de estarem obrigadas, h vantagens para o gestor como maior controle financeiro e econmico; comprovao em juzo de fatos que dependem de percia contbil; distribuio de lucros como forma de diminuir a carga tributria; fcil acesso s linhas de crditos que, geralmente, pedem o Balano Patrimonial e as Demonstraes de Resultado da entidade; entre outras vantagens que sero apresentadas neste artigo.

2 REFERENCIAL TERICO
A contabilidade uma necessidade empresa de qualquer porte, porque um instrumento de defesa, controle e gesto do patrimnio. Para Martins (2004), as entidades representativas aguardam ansiosas o desenvolvimento tcnico do anteprojeto da lei geral das
Revista Acadmica da FACECA RAF, v.1, n.8, Jan/Dez.2010

20

micro e pequenas empresas, que permitir, entre outros aspectos, a reduo da burocracia e de tributos. Uma das principais dificuldades para se avaliar a economia das micro e pequenas empresas a falta da escriturao contbil. O desconhecimento da realidade econmica gera decises completamente dissociadas das necessidades das empresas e da sociedade em geral, da surge a necessidade da utilizao do registro contbil, para elaborar demonstrativos que permitiro a anlise dos custos e dos resultados da empresa. Quando so embasados na escriturao adequada, podem fornecer aos gestores dos pequenos negcios a sustentao para tomarem decises. Com decises acertadas, as pequenas empresas tendem a se fortalecerem, por conseguinte, permanecerem mais no mercado e desenvolverem-se economicamente. A compreenso da importncia da informao contbil vital para o pequeno empresrio, pois muitas das dificuldades encontradas nas organizaes podem ser atribudas desinformao. A empresa que no possui escriturao contbil uma empresa sem memria, sem identidade e, automaticamente, sem condies de sobreviver ou planejar seu crescimento. A empresa impossibilitada de elaborar demonstrativos contbeis por falta de lastro na escriturao, por certo, encontrar grandes dificuldades em obter fomento creditcio em instituies financeiras ou de preencher uma simples informao cadastral. (CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, 2001). A contabilidade um sistema de informao e avaliao destinado a prover seus usurios com demonstraes e anlises de natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade, com relao entidade objeto de contabilizao. Segundo Marion (2003, p.245), a escriturao contbil regular, alm de grande importncia para as empresas, atualmente obrigatria. H uma grande deficincia no processo de escriturao contbil dentro das micro e pequenas empresas, embora a maioria delas opte pelo Simples Nacional, pois um processo menos complexo e acarreta restrio de gastos.
Os objetivos da contabilidade devem ser aderentes, de alguma forma explcita ou implcita, quilo que o usurio considera como elementos importantes para seu processo decisrio. No tem sentido ou razo de ser a contabilidade como uma disciplina neutra, que se contenta em perseguir esterilmente uma sua verdade ou beleza. A verdade da contabilidade reside em ser instrumento til para a tomada de decises pelo usurio, tendo em vista a entidade (IUDCIBUS; MARTINS; GELBCKE, 2000, p. 43).

3 PROCESSO DA ESCRITURAO
Os livros contbeis, basicamente, so dois: o Dirio e o Razo. De acordo com o Art.1.180, o livro Dirio exigido por lei, por isso se reveste de uma srie de exigncias
Revista Acadmica da FACECA RAF, v.1, n.8, Jan/Dez.2010

21

legais, registra os fatos contbeis do dia, ms e ano e pode ser substitudo por fichas, no caso de escriturao mecanizada ou eletrnica. O livro Razo, dada sua eficincia contabilidade, praticamente utilizado por todas as empresas, e os lanamentos do Dirio so transcritos no Razo, de forma simultnea. Alm dos livros contbeis, temos os livros Sociais, Fiscais e outros por necessidades administrativas. Dentro de Sistemas de Contabilidade, abordamos o Manual, o Mecanizado, o Maquinizado e o Eletrnico. O Manual baseia-se nas escrituraes manuscritas, sem a utilizao de mquinas. O Maquinizado utiliza-se de mquinas de datilografia, mquinas de somar, Ficha Trplice, equipamento de copiagem. O Mecanizado utiliza-se de Mquinas Contbeis, normalmente com somadores e saldadores. O Eletrnico utiliza-se do processamento em computador. Oliveira (2003) informa que a escriturao era feita manualmente nos livros dirio, razo, caixa e outros. Esse procedimento deixou de ser praticado com o aparecimento das mquinas mecnicas oriundas dos EUA, tendo em vista que se identificava grande dificuldade em manter as escritas atualizadas, devido ao volume de informaes e registros necessrios para a execuo dos trabalhos. O Processo eletrnico ou computadorizado, com a evoluo permanente e acelerada da tecnologia, tornou-se uma das melhores maneiras de processar as informaes geradas pelas operaes financeiras econmicas de uma empresa. A velocidade do sistema eletrnico consiste em reduzir o tempo de contabilizao, independentemente da quantidade de lanamentos (MARION, 2009). O Novo Cdigo Civil, recentemente aprovado, disps algumas alteraes que muito interessam ao empresrio e ao contabilista, em virtude da veemncia pela qual salienta o grande valor que a lei confere cincia contbil. Dispe o Novo Cdigo Civil, sancionado em 10 de janeiro de 2002, em seu captulo IV do ttulo IV do livro II:
Art. 1.179. O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, com base na escriturao uniforme de seus livros, em correspondncia coma documentao respectiva, e a levantar anualmente o balano patrimonial e o de resultado econmico.

Ao pequeno empresrio, de acordo com a nova lei, caber elaborao de um sistema de contabilidade, o qual possua uma escriturao uniforme de seus livros, de acordo com a documentao respectiva, realizando, posteriormente, o levantamento do balano patrimonial e o de resultado econmico, mantendo, dessa forma, a importncia legal da contabilidade.

Revista Acadmica da FACECA RAF, v.1, n.8, Jan/Dez.2010

22

Segundo o Art.970, a lei assegurar tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresrio rural e ao pequeno empresrio, quanto inscrio e aos efeitos da decorrentes.

4 ASPECTOS FISCAIS DA ESCRITURAO CONTBIL


O Cdigo Tributrio Nacional, que consta na lei n 5172 de 25/10/1966, trata, superficialmente, das obrigaes dos contribuintes a respeito de sua Escriturao contbil. A Contabilidade Simplificada ou o Simples Nacional trata da utilizao de um plano de contas simplificado, podendo substituir a utilizao do livro caixa. Essa modalidade de escriturao no desobriga as empresas de manterem escriturao regular em consonncia com os Princpios Fundamentais de contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade, em que so observados os critrios quanto s formalidades, documentao, temporalidade dos documentos, filiais, balancete e contabilizao em forma eletrnica. De acordo com a lei n 9.317, de 1996, art. 7, no art.190:
A microempresa e a empresa de pequeno porte, inscritas no SIMPLES, apresentaro, anualmente, declarao simplificada que ser entregue at o ltimo dia til do ms de maio do ano-calendrio subseqente ao da ocorrncia dos fatos geradores dos impostos e contribuies de que trata o art. 187. Pargrafo nico. A microempresa e a empresa de pequeno porte esto dispensadas de escriturao comercial desde que mantenham em boa ordem e guarda e enquanto no decorrido o prazo decadencial e no prescritas eventuais aes que lhes sejam pertinentes: I- Livro Caixa, no qual dever estar escriturada toda a sua movimentao financeira, inclusive bancria; II- Livro de Registro de Inventrio, no qual devero constar registrados os estoques existentes no trmino de cada ano-calendrio; III- Todos os documentos e demais papis que serviram de base para a escriturao dos livros referidos nos incisos anteriores.

5 VANTAGENS DA ESCRITURAO CONTBIL REGULAR NAS MICRO E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE


O processo de Escriturao nas entidades envolve alm das transaes dos componentes do patrimnio, tambm os recursos financeiros, econmicos e sociais que formaro as demonstraes contbeis que, em ltima instncia, serviro de consulta e anlise por outros setores e ramos de atividade. O Cdigo Civil Brasileiro determina a obrigatoriedade do seguimento de um sistema de contabilidade, incluindo as empresas enquadradas no Simples Nacional, somente estaro dispensados da escriturao contbil o microempreendedor individual; Dentre as vantagens oferecidas pela Escriturao Contbil, destacam-se algumas que so de grande importncia para as empresas:
Revista Acadmica da FACECA RAF, v.1, n.8, Jan/Dez.2010

23

a) proporcionar um maior controle econmico e financeiro; b) a empresa que enfrenta dificuldades financeiras, tendo a escriturao regular, tem o direito de pedir benefcio da recuperao administrativa e judicial; c) necessidade de comprovao ao cumprimento de obrigaes trabalhistas; d) caso haja divergncias entre scios de uma empresa, o Cdigo de Processo Civil dispe que os livros contbeis, que preencham os requisitos exigidos por lei, provam tambm a favor do seu autor no litgio entre empresrios; e) facilitar o acesso s linhas de crdito; f) segurana e confiabilidade nas demonstraes que a fiscalizao poder exigir e examinar, no caso de a escriturao estar regular, evita-se crime de sonegao com pena de multa; g) para o Cdigo Tributrio Nacional, iseno do imposto de renda na distribuio de lucro aos scios, se comprovada na Escriturao Contbil; h) distribuio de lucros antecipadamente; i) demonstrao aos scios que se retiram da sociedade a verdadeira situao patrimonial, para fins de apurao de haveres ou venda de participao; j) prova em juzo, a situao patrimonial na hiptese de questes que possam existir entre herdeiros e sucessores de scio falecido; k) comprova em juzo fatos cujas provas dependem de percia contbil; l) proporciona maior capacidade na administrao do capital de giro e sua devida utilizao; m) oferece maior solidez nos planejamentos de curto, mdio e longo prazo; n) posiciona o administrador, suprindo a exigncia do Novo Cdigo Civil quanto s prestaes de contas. Diante das vantagens elencadas, observa-se que a escriturao uma ferramenta imprescindvel gesto de qualquer entidade, cabendo ao administrador, scios ou representantes implementarem a escriturao por contador(a) devidamente habilitado, para que, assim, tenham condies de gerir o processo de gesto nas empresas de forma eficiente, otimizando os lucros.

6 METODOLOGIA
Toda pesquisa para alcanar seus objetivos necessita de uma linha a ser seguida, ou seja, uma metodologia, para tal foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e uma pesquisa bibliogrfica.

Revista Acadmica da FACECA RAF, v.1, n.8, Jan/Dez.2010

24

Foram selecionadas uma Micro Empresa e uma Empresa de Pequeno Porte, que passaram a ser denominadas Empresa A e Empresa B. Entrevistaram-se os profissionais que trabalham na rea administrativa.

7 RESULTADO E DISCUSSO
Hiptese 1: Entende-se que, a partir da Escriturao Contbil Regular, as empresas tm maior confiabilidade perante a fiscalizao. A partir da Escriturao Contbil Regular, a sua empresa passou a ter maior segurana perante as fiscalizaes? Empresa A: Sim, porque diante de toda a documentao em dia, no h problema. Voc fazendo a escriturao contbil regular, isso ajuda em suas obrigaes, no deixando esquecer-se de pagar nenhum documento. Empresa B: Sim, porque mantenho toda a documentao em dia. A hiptese foi confirmada pelas duas empresas, uma vez que a necessidade e a exigncia da escriturao contbil para atender aos interesses da administrao e da fiscalizao se utilizam da legislao tributria para atuar na arrecadao de tributos. A escriturao contbil, ainda que de forma simplificada, e as demonstraes decorrentes esto arroladas como exigncias ou atribuies que devem ser satisfeitas pelos contabilistas em atendimento aos diversos dispositivos da legislao. Assim, a Escriturao Contbil Regularexigncia estabelecida textualmente pela lei n 10.406/02, arts. 1.179 e 1.180- no pode jamais ser confundida como uma mera escriturao fiscal, porquanto nesta os objetivos consistem atender as necessidades dos rgos fiscalizadores, em que os agentes pblicos, nas suas atribuies funcionais, dependem dos registros para poder aferir e atestar como as obrigaes decorrentes das relaes tributrias que vinculam o sujeito ativo e passivo foram efetivamente satisfeitas.

Hiptese 2: Supe-se que, ao adotar uma escriturao regular, as empresas tero maior controle financeiro e econmico. Ao adotar a Escriturao Contbil Regular, houve melhorias nos setores financeiros e econmicos?
Revista Acadmica da FACECA RAF, v.1, n.8, Jan/Dez.2010

25

Empresa A: Com ela, tenho como fazer minhas provises de gastos e aplicaes futuras. Empresa B: Houve sim, porque a partir da escriturao, tenho disponibilidade de meu faturamento mensal, dos lucros e prejuzos. Com isso, posso fazer investimentos em meus negcios.

Uma das principais utilidades da Escriturao o controle interno empresarial. As demonstraes contbeis so as ferramentas utilizadas para quantificar a verdadeira situao da empresa. por meio dessa explanao que os setores econmicos e financeiros devem entrar em ao com novos investimentos e, se necessrio, reformulaes para equilibrar a movimentao de recursos e atingir metas impostas pela gerncia. A Escriturao Contbil assume papel determinante, portanto se presta para evidenciar a situao econmicopatrimonial real da empresa, instruindo e orientando, com segurana, as solicitaes financeiras. A anlise de Balanos Patrimoniais sucessivos permite estabelecer os indicadores econmicos e financeiros, o comportamento dos negcios, a evoluo patrimonial corporativa e, ainda, se, historicamente, existem fatores que acenam para risco ou retorno das aplicaes financeiras. Segundo relato dado pelas empresas, a hiptese foi confirmada. Hiptese 3: Entende-se que as empresas que no mantm as escritas contbeis em dia, encontram dificuldade ao abrir conta bancria de Pessoa Jurdica e a Instituio bancria solicita demonstraes do Balano Patrimonial e relatrios contbeis. Quais so as vantagens de se manter a Escriturao Contbil Regular em dia? Empresa A: Alm de ter vantagens de previses de gastos e aplicaes futuras, tambm tenho com preciso ms a ms o meu faturamento; com ele, fica mais fcil adquirir contas bancrias e financiamentos perante os bancos da PJ. Empresa B: Consegui com mais facilidade abertura de conta bancria da pessoa jurdica, pois sendo que todos os bancos solicitam faturamento mensal e sem a escriturao, no tenho como t-lo em mos. Essa hiptese tambm foi confirmada pela ME e a EPP. Sustentou-se que os bancos, em geral, solicitam a demonstrao do faturamento mensal, acompanhado de uma Escriturao Contbil adequada, tendo como vantagem facilitar o acesso s linhas de crdito, adquirir contas bancrias e financiamentos perante os bancos da PJ (pessoa jurdica), entre outras
Revista Acadmica da FACECA RAF, v.1, n.8, Jan/Dez.2010

26

vantagens como segurana nas demonstraes que a fiscalizao poder exigir e examinar, evitando crime de sonegao com pena de multa. A empresa que enfrenta dificuldades financeiras, por exemplo, a escriturao regular, tem o direito de pedir benefcio da recuperao administrativa e judicial, iseno do imposto de renda na distribuio de lucros aos scios. Para o Cdigo Tributrio Nacional, significa maior capacidade na administrao do capital de giro e sua devida utilizao. Hiptese 4 Acredita-se que as empresas resistem em adotar uma Escriturao Contbil Regular, por acharem que existe um custo elevado de manuteno. Foi necessrio mudar a estrutura da empresa para manter a Escriturao Contbil Regular? Empresa A: A nica mudana que tivemos foi indicar uma funcionria para separar os documentos, para mandar Contabilidade com organizao, mas no foi necessrio contratar nenhum novo funcionrio especfico ao servio. Empresa B: Tive que colocar uma pessoa para ficar responsvel pela documentao exigida (como organizar e fazer os pagamentos de impostos, boletos, salrio, etc.), para mandar em dia ao contador.

preciso aceitar que muitas discusses afloram o cotidiano profissional sobre a obrigatoriedade, ou no, de as microempresas e empresas de pequeno porte fazerem contabilidade, especialmente pelo fato de que, para fins de apurao dos tributos, o legislador apenas fixou a exigncia do livro de movimentao financeira, e alguns meramente fiscais. Alguns defensores dadesobrigao sustentam que a manuteno de livros contbeis representa burocracia fiscal e custo elevado; que a dispensa daquela obrigao estaria evidenciando tratamento diferenciado para as microempresas e pequenas empresas, entendendo e se posicionando no sentido de que a contabilidade constitui empecilho, nus e exigncia impeditiva ao crescimento daquelas empresas. Todavia, conforme j fundamentado no mbito das esferas comerciais, o panorama diferente, pois as empresas que no praticam Contabilidade Regular correm riscos de seus gestores serem responsabilizados por crimes de falncia fraudulenta, sonegao, ato contra a economia popular, concorrncia desleal, entre outros. A hiptese foi confirmada pelos entrevistados das duas empresas, entretanto deixando claro que a Escriturao Contbil Regular no um luxo e, sim, uma necessidade que toda
Revista Acadmica da FACECA RAF, v.1, n.8, Jan/Dez.2010

27

empresa tem para se manter viva e atuante no mercado. Ao fazer a escriturao completa da empresa, o profissional contabilista est contribuindo para a correta apurao dos resultados da mesma, devendo estar revestida das formalidades legais e, ainda, ser processada a partir da observncia das Normas Brasileiras de Contabilidade.

8 CONCLUSO
Conclui-se que no h diferenas entre as empresas de grande, mdio e pequeno porte com relao utilizao da escriturao contbil regular, pois para a percia contbil judicial o que deve existir a sua utilizao para que este trabalho possa ser bem desenvolvido. As pequenas empresas devem efetuar a escriturao contbil regular como forma de proteger o seu patrimnio e, consequentemente, efetuar todas as mensuraes de natureza patrimonial que desejar inclusive judicialmente. A resposta de pesquisa sobre a adoo da escriturao contbil regular aponta que uma das principais utilidades da escriturao regular o controle interno empresarial, servindo para quantificar a verdadeira situao da empresa e posicion-la de maneira segura e equilibrada para tomadas de deciso. Por meio da pesquisa bibliogrfica executada, destacaram-se aspectos do aprendizado, propondo a necessidade da Escriturao Contbil para a realizao da percia de natureza contbil judicial, possibilitou tambm, demonstrar tamanha importncia da utilizao da escriturao contbil como ferramenta do bom planejamento e o controle na gesto das atividades das micro e pequenas empresas. Tudo propiciou conhecer melhor a face dessa rea de estudo assim chamada Cincias Contbeis. De acordo com os objetivos propostos, este artigo de reviso preocupou-se em analisar como seria proveitoso para as pequenas empresas efetuar a escriturao contbil de forma regular para a boa adequao de uma futura percia contbil judicial.

REFERNCIAS
BRASIL. Cdigo Civil. Lei n10. 406, de 10 de Janeiro de 2002. 2002. Disponvel em: <http://www.crcpr.org.br/publicacoes/dwloads/revista134/escrituraao.htm> Acesso em: 14 jul. 2009.

Revista Acadmica da FACECA RAF, v.1, n.8, Jan/Dez.2010

28

BRASIL. Cdigo Tributrio Nacional. Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1996. Disponvel em: <http://www.crcpr.org.br/publicacoes/dwloads/revista134/escrituraao.htm> Acesso em: 14 jul. 2009.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Princpios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade. Braslia: DF CFC, 2001, 294 p. Disponvel em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/nhe/t15.htm> Acesso em: 17 jul. 2009.

DINIZ, Mara Helena. Cdigo Civil Anotado. 12. ed. So Paulo: Saraiva, 2006. 1837 p.

IUDCIBUS, Srgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade: das sociedades por aes ( aplicvel s demais sociedades ). 6. ed. So Paulo: Atlas, 2007. 569 p.

.MARION, Jos Carlos. Contabilidade Empresarial. 14. ed. So Paulo: Atlas, 2009. 523p.

MARTINS, Flvio. Gesto e sucesso. 2004. Disponvel em:<http://www.gestaoesucesso.com.br/economia3.htm> Acesso em: 2 set. 2009.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. 20. ed. So Paulo: Cortez, 1998. 272p.

Revista Acadmica da FACECA RAF, v.1, n.8, Jan/Dez.2010

S-ar putea să vă placă și