Sunteți pe pagina 1din 8

RESOLUO CFC N. 1.133/08 Aprova a NBC T 16.6 Demonstraes Contbeis.

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais, CONSIDERANDO a internacionalizao das normas contbeis, que vem levando diversos pases ao processo de convergncia; CONSIDERANDO o que dispe a Portaria n. 184/08, editada pelo Ministrio da Fazenda, que dispe sobre as diretrizes a serem observadas no setor pblico quanto aos procedimentos, prticas, elaborao e divulgao das demonstraes contbeis, de forma a torn-las convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico; CONSIDERANDO a criao do Comit Gestor da Convergncia no Brasil, que est desenvolvendo aes para promover a convergncia das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico, s normas internacionais, at 2012;

RESOLVE: Art. 1 Aprovar a NBC T 16.6 Demonstraes Contbeis. Art. 2 Esta Resoluo entra em vigor na data da sua publicao, com adoo de forma facultativa, a partir dessa data, e de forma obrigatria para os fatos ocorridos a partir de 1 de janeiro de 2010.

Braslia, 21 de novembro de 2008.

Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim Presidente

Ata CFC n. 919

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PBLICO NBC T 16.6 DEMONSTRAES CONTBEIS

ndice DISPOSIES GERAIS DEFINIES DEMONSTRAES CONTBEIS DIVULGAO DAS DEMONSTRAES CONTBEIS BALANO PATRIMONIAL BALANO ORAMENTRIO BALANO FINANCEIRO DEMONSTRAO DAS VARIAES PATRIMONIAIS DEMONSTRAO DOS FLUXOS DE CAIXA DEMONSTRAO DO RESULTADO ECONMICO DEMONSTRAO DAS MUTAES DO PATRIMNIO LQUIDO NOTAS EXPLICATIVAS

Item 1 2 3 10 11 12 19 20 22 23 24 25 29 30 34 35 38 38A 38B 39 41

DISPOSIES GERAIS 1. Esta Norma estabelece as demonstraes contbeis a serem elaboradas e divulgadas pelas entidades do setor pblico.

DEFINIES 2. Para efeito desta Norma, entende-se por: Circulante: o conjunto de bens e direitos realizveis e obrigaes exigveis at o trmino do exerccio seguinte. Circulante: o conjunto de bens e direitos realizveis e obrigaes exigveis at doze meses da data das demonstraes contbeis. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.437/13) Conversibilidade: a qualidade do que pode ser conversvel, ou seja, caracterstica de transformao de bens e direitos em moeda. Demonstrao contbil: a tcnica contbil que evidencia, em perodo determinado, as informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio de entidades do setor pblico e suas mutaes. Designaes genricas: as expresses que no possibilitam a clara identificao dos componentes patrimoniais, tais como diversas contas ou contas correntes.

Exigibilidade: a qualidade do que exigvel, ou seja, caracterstica inerente s obrigaes pelo prazo de vencimento. Mtodo direto: o procedimento contbil para elaborao da Demonstrao dos Fluxos de Caixa, que evidencia as movimentaes de itens de caixa e seus equivalentes, a partir das principais classes de recebimentos e pagamentos brutos. Mtodo indireto: o procedimento contbil para elaborao da Demonstrao dos Fluxos de Caixa, que evidencia as principais classes de recebimentos e pagamentos a partir de ajustes ao resultado patrimonial, nos seguintes elementos: (a) de transaes que no envolvem caixa e seus equivalentes; (b) de quaisquer diferimentos ou outras apropriaes por competncia sobre recebimentos ou pagamentos; (c) de itens de receita ou despesa oramentria associados com fluxos de caixa e seus equivalentes das atividades de investimento ou de financiamento. No Circulante: o conjunto de bens e direitos realizveis e obrigaes exigveis aps o trmino do exerccio seguinte. No Circulante: o conjunto de bens e direitos realizveis e obrigaes exigveis aps doze meses da data das demonstraes contbeis. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.437/13) Verses simplificadas: os modelos de demonstraes contbeis elaborados em formato reduzido, objetivando complementar o processo de comunicao contbil. DEMONSTRAES CONTBEIS 3. As demonstraes contbeis das entidades definidas no campo da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico so: (a) Balano Patrimonial; (b) Balano Oramentrio; (c) Balano Financeiro; (d) Demonstrao das Variaes Patrimoniais; (e) Demonstrao dos Fluxos de Caixa; (f) Demonstrao do Resultado Econmico. (Excluda pela Resoluo CFC n. 1.437/13) (g) Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido; e (Includa pela Resoluo CFC n.
1.437/13)

(h) Notas Explicativas. (Includa pela Resoluo CFC n. 1.437/13) 4. As demonstraes contbeis devem ser acompanhadas por anexos, por outros demonstrativos exigidos por lei e pelas notas explicativas. (Excludo pela Resoluo CFC n. 1.437/13) As demonstraes contbeis apresentam informaes extradas dos registros e dos documentos que integram o sistema contbil da entidade. As demonstraes contbeis devem conter a identificao da entidade do setor pblico, da autoridade responsvel e do contabilista. As demonstraes contbeis devem ser divulgadas com a apresentao dos valores correspondentes ao perodo anterior.

5.

6.

7.

8.

Nas demonstraes contbeis, as contas semelhantes podem ser agrupadas; os pequenos saldos podem ser agregados, desde que indicada a sua natureza e no ultrapassem 10% (dez por cento) do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedadas a compensao de saldos e a utilizao de designaes genricas. Para fins de publicao, as demonstraes contbeis podem apresentar os valores monetrios em unidades de milhar ou em unidades de milho, devendo indicar a unidade utilizada. Os saldos devedores ou credores das contas retificadoras devem ser apresentados como valores redutores das contas ou do grupo de contas que lhes deram origem.

9.

10.

DIVULGAO DAS DEMONSTRAES CONTBEIS 11. A divulgao das demonstraes contbeis e de suas verses simplificadas o ato de disponibiliz-las para a sociedade e compreende, entre outras, as seguintes formas: (a) publicao na imprensa oficial em qualquer das suas modalidades; (b) remessa aos rgos de controle interno e externo, a associaes e a conselhos representativos; (c) a disponibilizao das Demonstraes Contbeis para acesso da sociedade em local e prazos indicados; (d) disponibilizao em meios de comunicao eletrnicos de acesso pblico. BALANO PATRIMONIAL 12. O Balano Patrimonial, estruturado em Ativo, Passivo e Patrimnio Lquido, evidencia qualitativa e quantitativamente a situao patrimonial da entidade pblica: (a) Ativo compreende as disponibilidades, os direitos e os bens, tangveis ou intangveis adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelo setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerentes prestao de servios pblicos;

(a) ativo um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do
qual se espera que fluam futuros benefcios econmicos para a entidade; (Redao dada pela
Resoluo CFC n. 1.437/13)

(b) Passivo compreende as obrigaes assumidas pelas entidades do setor pblico para consecuo dos servios pblicos ou mantidas na condio de fiel depositrio, bem como as contingncias e as provises; (b) Passivo compreende as obrigaes assumidas pelas entidades do setor pblico para consecuo dos servios pblicos ou mantidas na condio de fiel depositrio, bem como as provises; (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.268/09)

(b) passivo uma obrigao presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja
liquidao se espera que resulte na sada de recursos da entidade capazes de gerar benefcios econmicos; (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.437/13) (c) Patrimnio Lquido representa a diferena entre o Ativo e o Passivo; (c) Patrimnio Lquido o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos seus passivos; (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.268/09)

(c) patrimnio lquido o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos
os seus passivos. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.437/13)

(d) Contas de Compensao compreende os atos que possam vir a afetar o patrimnio. 13. No Patrimnio Lquido, deve ser evidenciado o resultado do perodo segregado dos resultados acumulados de perodos anteriores. A classificao dos elementos patrimoniais considera a segregao em circulante e no circulante, com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade. Os ativos devem ser classificados como circulante quando satisfizerem a um dos seguintes critrios: (a) estarem disponveis para realizao imediata; (b) tiverem a expectativa de realizao at o trmino do exerccio seguinte. (b) tiverem a expectativa de realizao at doze meses da data das demonstraes contbeis.
(Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.437/13)

14.

15.

16. 17.

Os demais ativos devem ser classificados como no circulante. Os passivos devem ser classificados como circulante quando satisfizerem um dos seguintes critrios: (a) corresponderem a valores exigveis at o final do exerccio seguinte; (a) corresponderem a valores exigveis at doze meses da data das demonstraes contbeis;
(Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.437/13)

(b) corresponderem a valores de terceiros ou retenes em nome deles, quando a entidade do setor pblico for a fiel depositria, independentemente do prazo de exigibilidade. 18. 19. Os demais passivos devem ser classificados como no circulante. As contas do ativo devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de conversibilidade; as contas do passivo, em ordem decrescente de grau de exigibilidade.

BALANO ORAMENTRIO 20. O Balano Oramentrio evidencia as receitas e as despesas oramentrias, por categoria econmica, confrontando o oramento inicial e as suas alteraes com a execuo, demonstra o resultado oramentrio e discrimina: (a) as receitas por fonte; (b) as despesas por grupo de natureza. O Balano Oramentrio evidencia as receitas e as despesas oramentrias, detalhadas em nveis relevantes de anlise, confrontando o oramento inicial e as suas alteraes com a execuo, demonstrando o resultado oramentrio. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.268/09) O Balano Oramentrio acompanhado do anexo das despesas por funo e subfuno e, opcionalmente, por programa. (Excludo pela Resoluo CFC n. 1.268/09) O Balano Oramentrio estruturado de forma a evidenciar a integrao entre o planejamento e a execuo oramentria.

20.

21.

22.

BALANO FINANCEIRO

23.

O Balano Financeiro evidencia a movimentao financeira das entidades do setor pblico no perodo a que se refere, e discrimina: (a) a receita oramentria realizada por destinao de recurso; (b) a despesa oramentria executada por destinao de recurso e o montante no pago como parcela retificadora; (c) os recebimentos e os pagamentos extra-oramentrios; (d) as transferncias ativas e passivas decorrentes, ou no, da execuo oramentria; (e) o saldo inicial e o saldo final das disponibilidades. O Balano Financeiro evidencia as receitas e despesas oramentrias, bem como os ingressos e dispndios extraoramentrios, conjugados com os saldos de caixa do exerccio anterior e os que se transferem para o incio do exerccio seguinte. (Redao dada pela Resoluo CFC n.
1.268/09)

23.

24.

A destinao de recursos oramentrios discrimina, no mnimo, as vinculaes legais, tais como nas reas de sade, educao e previdncia social. (Excludo pela Resoluo CFC n.
1.268/09)

DEMONSTRAO DAS VARIAES PATRIMONIAIS 25. A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidencia as variaes quantitativas e qualitativas resultantes e as independentes da execuo oramentria, bem como o resultado patrimonial. A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidencia as variaes quantitativas, o resultado patrimonial e as variaes qualitativas decorrentes da execuo oramentria. (Redao dada pela
Resoluo CFC n. 1.268/09)

25.

26.

As variaes quantitativas so decorrentes de transaes no setor pblico que aumentam ou diminuem o patrimnio lquido. As variaes qualitativas so decorrentes de transaes no setor pblico que alteram a composio dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimnio lquido. Para fins de apresentao na Demonstrao das Variaes Patrimoniais, as variaes devem ser agrupadas em ativas e passivas com a seguinte discriminao: (a) variaes oramentrias por categoria econmica; (b) mutaes e variaes independentes da execuo oramentria em grau de detalhamento compatvel com a estrutura do Plano de Contas. Para fins de apresentao na Demonstrao das Variaes Patrimoniais, as variaes devem ser segregadas em quantitativas e qualitativas. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.268/09) O resultado patrimonial do perodo apurado pelo confronto entre as variaes patrimoniais ativas e passivas. O resultado patrimonial do perodo apurado pelo confronto entre as variaes quantitativas aumentativas e diminutivas. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.268/09)

27.

28.

28.

29.

29.

DEMONSTRAO DOS FLUXOS DE CAIXA

30.

A Demonstrao dos Fluxos de Caixa permite aos usurios projetar cenrios de fluxos futuros de caixa e elaborar anlise sobre eventuais mudanas em torno da capacidade de manuteno do regular financiamento dos servios pblicos. A Demonstrao dos Fluxos de Caixa deve ser elaborada pelo mtodo direto ou indireto e evidenciar as movimentaes havidas no caixa e seus equivalentes, nos seguintes fluxos: (a) das operaes; (b) dos investimentos; e (c) dos financiamentos.

31.

32.

O fluxo de caixa das operaes compreende os ingressos, inclusive decorrentes de receitas originrias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ao pblica e os demais fluxos que no se qualificam como de investimento ou financiamento. O fluxo de caixa dos investimentos inclui os recursos relacionados aquisio e alienao de ativo no circulante, bem como recebimentos em dinheiro por liquidao de adiantamentos ou amortizao de emprstimos concedidos e outras operaes da mesma natureza. O fluxo de caixa dos financiamentos inclui os recursos relacionados captao e amortizao de emprstimos e financiamentos.

33.

34.

DEMONSTRAO DO RESULTADO ECONMICO (Excludo pela Resoluo CFC n. 1.437/13) 35. A Demonstrao do Resultado Econmico evidencia o resultado econmico de aes do setor pblico. (Excludo pela Resoluo CFC n. 1.437/13) A Demonstrao do Resultado Econmico deve ser elaborada considerando sua interligao com o sistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura: (a) receita econmica dos servios prestados e dos bens ou dos produtos fornecidos; (b) custos e despesas identificados com a execuo da ao pblica; e (c) resultado econmico apurado. (Excludo pela Resoluo CFC n. 1.437/13) 37. A receita econmica o valor apurado a partir de benefcios gerados sociedade pela ao pblica, obtido por meio da multiplicao da quantidade de servios prestados, bens ou produtos fornecidos, pelo custo de oportunidade. (Excludo pela Resoluo CFC n. 1.437/13) Custo de oportunidade o valor que seria desembolsado na alternativa desprezada de menor valor entre aquelas consideradas possveis para a execuo da ao pblica. (Excludo pela
Resoluo CFC n. 1.437/13)

36.

38.

DEMONSTRAO DAS MUTAES DO PATRIMNIO LQUIDO (Includo pela Resoluo


CFC n. 1.437/13)

38A. A Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL) evidencia a movimentao havida em cada componente do Patrimnio Lquido com a divulgao, em separado, dos efeitos das alteraes nas polticas contbeis e da correo de erros. (Includo pela Resoluo CFC
n. 1.437/13)

38B. A DMPL deve ser elaborada apenas pelas empresas estatais dependentes e pelos entes que as incorporarem no processo de consolidao das contas. (Includo pela Resoluo CFC n. 1.437/13) NOTAS EXPLICATIVAS 39. 40. As notas explicativas so parte integrante das demonstraes contbeis. As informaes contidas nas notas explicativas devem ser relevantes, complementares ou suplementares quelas no suficientemente evidenciadas ou no constantes nas demonstraes contbeis. As notas explicativas incluem os critrios utilizados na elaborao das demonstraes contbeis, as informaes de naturezas patrimonial, oramentria, econmica, financeira, legal, fsica, social e de desempenho e outros eventos no suficientemente evidenciados ou no constantes nas referidas demonstraes.

41.

S-ar putea să vă placă și