Sunteți pe pagina 1din 4

METROLOGIA-2003 Metrologia para a Vida Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) Setembro 01 05, 2003, Recife, Pernambuco - BRASIL

CONTROLE DA QUALIDADE DE ESFIGMOMANMETROS NO MUNICPIO DE MACA


SantAnna, Joo1, Neiva, Eduardo2, Pitta, Lus3, Soares, Fabiano4
1 2

IMMT, Maca, Brasil IMMT, Maca, Brasil 3 IMMT, Maca, Brasil 4 IMMT, Maca, Brasil
Resumo: A necessidade do aperfeioamento dos servios de atendimento e de qualidade dos instrumentos de medio utilizados na rea de sade, vem despertando o interesse de diversos rgos pblicos. Unindo esforos, a Secretaria Municipal de Sade de Maca e o IMMT celebraram convnio para a implantao de um programa de avaliao da qualidade de todos os aparelhos de medio de presso arterial humana do Municpio de Maca. A primeira fase do programa de avaliao dos aparelhos de presso, existentes nas unidades de sade, foi concluda em abril de 2003, onde 100% dos esfigmomanmetros foram verificados. O artigo apresenta um modelo de controle desses instrumentos, estabelecido no Convnio. A metodologia para a avaliao da qualidade dos instrumentos foi desenvolvida para proceder calibrao nas unidades de sade do municpio, permitindo, dessa forma, um controle permanente da qualidade dos esfigmomanmetros. Os resultados obtidos da qualidade dos esfigmomanmetros so apresentados neste artigo e indica a necessidade de providncias para proporcionar maior confiabilidade no uso desses instrumentos. Palavras-chave: presso, esfigmomanmetro, controle 2.1. Atividades Estabelecidas no Plano de Trabalho 1. INTRODUO A Metrologia est presente em vrias relaes vividas pelo ser humano, como na industria, nas relaes comerciais, nas atividades de pesquisa, nas relaes de consumo, na rea de sade e em vrias outras reas do conhecimento humano. O caso dos medidores de nvel de presso arterial humana, esfigmomanmetros, um exemplo tpico, pois so utilizados diariamente por centenas de milhares de pessoas. Em muitos casos so utilizados nas prprias residncias sem nenhum acompanhamento mdico, interferindo diretamente na qualidade de vida dos usurios desses instrumentos. Estes aparelhos exercem um papel fundamental nos diagnsticos iniciais da grande maioria dos profissionais da rea de sade, os quais desenvolvem atividades de atendimento e 2.1.1. Levantamento da localizao e das necessidades de inspeo e calibrao dos esfigmomanmetros controle em consultrios, clnicas, hospitais e nas diversas unidades de sade. Atentos sobre a importncia deste assunto, o Instituto Maca de Metrologia e Tecnologia IMMT e a Secretaria Municipal de Sade de Maca SEMUSA estabeleceram um programa permanente para calibrar os esfigmomanmetros das Unidades de Sade do Municpio, estabelecendo um controle da qualidade de medio destes instrumentos. A seguir apresentam-se as linhas gerais do programa de calibrao dos esfigmomanmetros, descrevendo a metodologia de testes dos mesmos e definindo os parmetros metrolgicos avaliados. Ao final, so apresentadas as recomendaes para subsidiar polticas institucionais de controle da qualidade de medio desses instrumentos. 2. O CONVNIO ENTRE A SEMUSA E O IMMT O programa de calibrao dos esfigmomanmetros foi definido num Plano de Trabalho especfico para atender as necessidades da SEMUSA. A seguir, apresenta-se o detalhamento das atividades estabelecidas e desenvolvidas no referido Plano.

Esta atividade foi desenvolvida mediante a realizao de levantamento direto nas Unidades de Sade da SEMUSA, identificando as caractersticas fsicas e metrolgicas dos instrumentos, estabelecendo-se uma meta de verificar todos os medidores que so utilizados em cada unidade de sade. Dessa forma, foram levantados todos os dados necessrios execuo dos servios de calibrao, compondo as informaes iniciais do banco de dados de informaes.

2.1.2. Procedimentos normativos de inspeo e calibrao Realizou-se uma pesquisa dos mtodos de controle da qualidade de medio dos esfigmomanmetros junto comunidade metrolgica. Aps esse primeiro estudo, os procedimentos operacionais foram elaborados e validados todos os procedimentos de inspeo e calibrao. As validaes dos procedimentos tiveram seus testes realizados nas intalaes do IMMT, utilizando padres calibrado em instituies reconhecidas pelo INMETRO.

3.2. Exame Visual Realiza-se exame visual no esfigmomanmetro visando detectar possveis defeitos ou irregularidades tais como ponteiro amassado ou quebrado, visor danificado ou corpo do instrumento com danos ou avarias prejudiciais que pudessem afetar o bom funcionamento do instrumento.

3.3. Ensaios So realizados os seguintes testes:

2.1.3. Inspees e calibraes Os procedimentos operacionais foram estabelecidos e validados pelo IMMT. A meta estabelecida foi de inspecionar e calibrar 100% dos esfigmomanmetros utilizados pela SEMUSA, objetivando assim aumentar a confiabilidade metrolgica desses instrumentos no Municpio de Maca.

Comprovao da indicao do ponto zero. Comprovao de hermeticidade. Determinao do erro mximo de indicao. Determinao de histerese. Anlise do escapamento de ar.

3.3.1. Comprovao da indicao do ponto zero 2.1.4. O banco de dados Tem como finalidade garantir a guarda e histrico das informaes dos instrumentos e dos resultados, necessrias ao controle de cada instrumento inspecionado e calibrado. O banco de dados consta de informaes de cada unidade de sade existente no municpio com sua localizao, responsvel pela unidade, nmero de aparelhos existente, fabricante, marca, modelo, nmero de srie, nmero do certificado de calibrao, aprovao de modelo pelo INMETRO, as verificaes metrolgicas e as seguintes caractersticas metrolgicas do aparelho: Histerese, Repetitividade, Erro Fiducial e Incerteza de Medio. Este ensaio objetivava analisar se o ponteiro est partindo do ponto zero da escala. O ensaio realizado atravs da produo de vcuo no instrumento sendo observado se o ponteiro se move abaixo do ponto inicial (escala zero).

3.3.2. Comprovao da hermeticidade

avaliado se a proteo dos componentes internos do esfigmomanmetro facilmente violada devido a qualquer problema em seus componentes ou selos de fixao.

2.1.5. Emisso dos relatrios Os relatrios so desenvolvidos mediante critrios e procedimentos previamente estabelecidos pelo IMMT, tomando como base o banco de dados. 3. METODOLOGIA DOS TESTES A anlise da qualidade e calibrao dos esfigmomanmetros foi realizada em conformidade com os procedimentos desenvolvidos e validados pela rea Tcnica do IMMT, avaliando as caractersticas metrolgicas seguindo a Portaria INMETRO N 24/1996 [1]. A seguir, descreve-se a instrumentao utilizada, bem como as avaliaes metrolgicas executadas [3].

3.3.3. Determinao do erro mximo de indicao

A escala do esfigmomanmetro analisada em toda a sua faixa de indicao com intervalos de no mximo 50 mmHg, sendo observados os pontos 30 mmHg, 70mmHg, 90mmHg, 100 mmHg, 150 mmHg, 200 mmH, 250 mmHg e assim por diante at que se atinja o limite superior da escala. Os Erros Mximos de Indicao so calculados pela diferena entre a leitura indicada no instrumento avaliado e a leitura indica no instrumento padro. Os valores esperados para erros mximos de indicao so entre -3mmHg e +3mmHg. 3.3.4. Determinao da histerese Atingindo-se o limite superior da escala deve-se manter os esfigmomanmetros por 5 min neste limite. Logo aps deve-se aliviar a presso at que se atinja o penltimo ponto analisado na presso crescente. Na presso decrescente devem ser analisados os mesmos pontos da escala que foram analisados na presso crescente at que se atinja o ponto zero. Os valores de histerese so calculados pela diferena entre a presso decrescente e a presso crescente no mesmo ponto lido no equipamento. Os valores esperados para histerese so de quantidades menor ou igual a 4,0 mmHg, e nunca negativos. Aps isso, executa-se um segundo ciclo de avaliao repetindo-se a operao de determinao do Erro

3.1. Recursos Fsicos So utilizados os seguintes equipamentos, acessrios e instrumentos de medio: Equipamento de referncia de presso. Termohigrmnetro Cronmetro Lupa porttil.

Mximo de Indicao e Histerese. Isso significa que devem ser realizados dois ciclos de carregamento e dois ciclos de descarregamento.

U = k { ( I Padro )2 + ( I Histerese )2 + ( I resoluo )2 + ( I Desvio )2 }1/2

3.3.5. Anlise do escapamento de ar Este teste realizado gerando-se presso at o limite superior da escala, aguarda-se o equilbrio termodinmico e passados 5 minutos, o decrscimo de presso esperado no deve ser superior a 20 mmHg.

Onde: I Padro I Histerese I Resoluo I Desvio k

Componente de incerteza do padro Componente de incerteza da histerese Componente de incerteza da Resoluo Componente de incerteza do Desvio Nvel da confiana

4. RESULTADOS As tabelas 1 e 2 apresentam resultados sobre a conformidade dos esfigmomanmetros por marca, enquanto que a tabela 3 apresenta uma comparao dos resultados de no conformidades de alguns ensaios e do exame visual.

3.4. Parmetros Metrolgicos Avaliados 3.4.1. Erro fiducial percentual

a relao entre o maior erro de indicao e a amplitude da faixa de medio multiplicado por 100.

Tabela 1 Conformidade esfigmomanmetro


MARCA A B C D E F G H I J L M N O TOTAL % TOTAL 29 1 2 11 3 4 17 10 10 1 31 6 1 1 127 100%

por

marca

de

> Erro de indicao ( Erro fiducial %) = x 100 Amplitude da faixa de medio

CONFORME 22 1 0 2 1 2 5 1 8 0 21 6 1 0 70 55%

3.4.2. Repetitividade

A repetitividade do instrumento deve ser determinada atravs da diferena mxima entre as indicaes obtidas aps uma srie de solicitaes num mesmo sentido e presso, expresso em percentagem da amplitude da faixa nominal, excluindo os efeitos de histerese e atrito. > (L1 - L2 ) x 100 Amplitude da faixa nominal L1 e L2 = Indicaes do teste

(Re petitivida de % ) =

NO CONFORME 7 0 2 9 2 2 12 9 2 1 10 0 0 1 57 45%

Tabela 2 Percentual de conformidade por marca 3.4.3. Histerese A Histerese deve ser expressa pela diferena mxima entre duas indicaes do medidor, aps o erro de atrito ser eliminado, em um dos ciclos (carregamento e descarregamento), num mesmo ponto de presso expresso em percentagem da faixa nominal. Histerese (%) = [(C-D)/Z] x 100 C= indicao do medidor em carregamento D= Indicao do medidor em descarregamento Z= amplitude da faixa nominal do instrumento
MARCA A B C D E F G H I J L M N O CONFORME 76% 100% 0% 18% 25% 50% 29% 10% 80% 0% 68% 100% 100% 0% NO CONFORME 24% 0% 100% 82% 75% 50% 71 90% 20% 100% 32% 0% 0% 100%

3.4.4. Incerteza de medio

calculada atravs da seguinte expresso[2] e [4]:

Verifica-se nas tabelas 1 e 2 que uma grande quantidade de esfigmomanmetros encontrados nas unidades de sade apresentaram no conformidades cerca de 45%.

Tabela 3 - No conformidades de ensaios e exame visual


TIPO DE NO CONFORMIDADE ERRO ACIMA DO ESPERADO HISTERESE E ERRO ACIMA DO ESPERADO VAZAMENTO PONTEIRO PRESO ERRO ACIMA DO PONTO ZERO ERRO E VAZAMENTO ACIMA DO ESPERADO ERRO, VAZAMENTO E HISTERESE ACIMA DO ESPERADO TOTAL QUANTIDADE 29 8 14 3 1 1 1 57 PERCENTUAL 51% 14% 24% 5% 2% 2% 2% 100%

Agradecimentos

Ao Exmo. Sr. Prefeito de Maca, Sylvio Lopes Teixeira, pelo ato visionrio de criao do IMMT, definindo como uma de suas prioridades o desenvolvimento de atividades para a rea da sade humana.

Ao Secretrio de Sade de Maca, Pedro Reis Pereira, pela constante busca da melhora contnua na qualidade da sade no Municpio.

Aos Profissionais da rea de Sade em Maca, pela grande colaborao e ateno dispensada no desenvolvimento dos trabalhos.

Verifica-se que o erro acima do esperado apresenta-se com maior freqncia. Aos Profissionais do IMMT, pelo empenho nos trabalhos desenvolvidos. 5. CONCLUSES E RECOMENDAES REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 5.1. Concluses
[1] INMETRO, 1996. Portaria n 24 Regulamento Tcnico Metrolgico que estabelece as condies a que devem satisfazer os esfigmomanmetros tipo aneride, INMETRO, 6p. [2] ISO, 1998. Guia para expresso da incerteza de medio (ISO-GUM). INMETRO. 2 edio brasileira. 120p. [3] INMETRO, 1995. Vocabulrio Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia. INMETRO. 52p. [4] Link, Walter, 1997. Metrologia Mecnica Expresso da Incerteza de Medio. INMETRO. 1 edio. 174p.

Os resultados, de forma geral, indicam uma carncia de Programas de controle da qualidade para esfigmomanmetros na rea da Sade. A concluso da primeira fase do convnio SEMUSA IMMT com a calibrao de 100% dos esfigmomanmetros, vem contribuindo para o aumento da qualidade de vida no Municpio de Maca.

5.2. Recomendaes

Bibliografia

O trabalho apresentado aponta para um novo modelo de Gesto Metrolgica para atividades de grande importncia para a sade humana; a criao do IMMT como uma autarquia municipal possibilitou de forma rpida ao Municpio de Maca avaliar todos os seus esfigmomanmetros, informando sobre a conformidade dos instrumentos. Instrues normativas ou de trabalho, devem ser desenvolvidas, para subsidiar processos de licitao de compra desses instrumentos por parte dos setores de Sade. Nessas instrues constariam informaes tcnicas mnimas necessrias para um maior controle da qualidade desses instrumentos. Recomenda-se a realizao de uma avaliao do histrico das calibraes destes medidores por marca.

Couto, P.R.G, Franklin, T.P, Oliveira, J.S. e Cinelli, L.R, 2000. Apresentao do estudo dos padres do Laboratrio de Presso do INMETRO e suas melhores capacidades de medio. Anais do 2 Congresso Brasileiro de Metrologia. 2000. 10p. ABNT, 1993. NBR-ISO 10012-1: Requisitos de garantia de qualidade para equipamento de medio - Parte 1: Sistema de comprovao metrolgica para equipamentos de medio. ABNT. 14p. ABNT, 1998. NBR 14105: Manmetros com sensor de elemento elstico Recomendaes de fabricao e uso. ABNT. 19p.

S-ar putea să vă placă și