Sunteți pe pagina 1din 5

MI 001/13 DD

MANUAL DE INSTALAO E CONFIGURAO - SQUAWKBOX

Ver. 1 - jun/2013

Pg. 1

Para download do SquawkBox, clique AQUI. Consulte o frum WWW.vatsim.com.br para maiores informaes sobre a instalao e configurao. Inicie a instalao do SquawkBox, sem carregar seu Flight Simulator.

Instalao e Configurao do Squawkbox


1 Instalando o Squawkbox

Aps o download, descompacte o arquivo ZIP para qualquer diretrio, de sua escolha e execute o arquivo de nstalao, sb4setup.exe.

Clique em RUN para autorizar a execuo do Setup.

Aceite os termos de Uso do Programa e clique em Next, continuando sua instalao.

MI 001/13 DD

MANUAL DE INSTALAO E CONFIGURAO - SQUAWKBOX

Ver. 1 - jun/2013

Pg. 2

Selecione as opes apresentadas nas janelas seguintes, de acordo com as caractersticas do seu computador. Se possvel no altere o diretrio sugerido para instalao. Clique em Finish na ltima janela e sua instalao estar concluda. Abra o Firewall do Windows, normalmente "Control Panel\Systems and Security\Windows Firewall\Allowed Programs" e adicione o SquawkBox lista de programas permitidos.

Configurando o Squawkbox

Carregue o Flight Simulator e no menu World >Go to airport escolha um aerdromo qualquer, SBKP por exemplo e uma posio em um ptio de estacionamento. Isso importante porque ao final deste tutorial vamos conectar na rede VATSIM e proibido conectar em uma pista, para no atrapalhar os colegas que esto voando.

2.1

Iniciando o SquawkBox

No menu Add-ons clique em Start SquawkBox para iniciar o programa. Nota: Se voc estiver usando uma verso anterior ao FS2004 do Flight Simulator em, consulte o manual.

Voc ver a tela inicial do SquawkBox.

MI 001/13 DD

MANUAL DE INSTALAO E CONFIGURAO - SQUAWKBOX

Ver. 1 - jun/2013

Pg. 3

O boto Start abre e fecha o menu do SquawkBox e dois cliques na barra superior abre e fecha a janela de texto.

2.2

Calibrando o microfone

Clique no boto Start para abrir o menu do SquawkBox e selecione Connect... Voc receber um aviso que seu microfone ainda no foi calibrado. Verifique se o seu microfone est conectado e Clique em Yes, Calibrate now e siga as instrues. Sero feitos vrios teste e vai te avisar se existir algum problema e voc pode repetir a calibrao. Se voc tiver problemas, leia aqui.

2.3

Conectando na rede VATSIM

Quando a janela de conexo aparecer, escolha um servidor da lista. Entre com seu ID , Password Vatsim, seu nome e sobrenome e sua base (aerdromo escolhido por voc). Na caixa Callsign, preencha com o indicativo da sua aeronave, lembrando que no Brasil as aeronaves usam o formato em letras XX-XXX, sendo prefixos vlidos PP, PT, PR, PU, seguidos de trs letras a seu critrio. Exemplos: PT-ABC, PR-CBA, PP-VAT, etc. Escolha a aeronave voc vai voar. Clique em Aircraft list... e clique em Add... Escolha um nome e selecione o tipo de aeronave da lista. Voc tambm pode escolher a companhia area e a pintura. Para maiores informaes, clique. Clique no boto Connect para se conectar na rede VATSIM. Se existir outra aeronave prxima a sua voc a ver dentro de instantes. Para maiores informaes, clique.

MI 001/13 DD

MANUAL DE INSTALAO E CONFIGURAO - SQUAWKBOX

Ver. 1 - jun/2013

Pg. 4

2.4

Preencha um Plano de Voo

Antes de voar, mesmo que no tenha controlador online na rea que voc vai voar, obrigatrio o preenchimento e envio de um Plano de Voo. Abra o menu do SquawkBox, clicando em Start e em Select Flight Plan... para abrir o formulrio de Plano de Voo.

Preencha o Plano de Voo com as informaes do seu voo e clique no boto Send Flight Plan, na ltima linha. Seu plano ser enviado para a rede e os controladores tero acesso a ele.

2.5

Controladores

MI 001/13 DD

MANUAL DE INSTALAO E CONFIGURAO - SQUAWKBOX

Ver. 1 - jun/2013

Pg. 5

A janela do SquawkBox mostra, do lado esquerdo, as mensagens e na parte direita, os controladores e suas frequncias. Quando for voar, d dois cliques na barra superior para ocultar as mensagens e no atrapalhar a sua viso. Veja qual o controlador mais prximo a sua posio e sintonize a frequncia dele no radio COM1 da sua aeronave. Voc deve ouvi-lo e apertar o boto Ctrl_Dir para falar com ele. Se no houver controladores na sua rea, sintonize a frequncia 123.45 no radio COM1. Esta a frequncia de coordenao entre aeronaves voando no Brasil. Envie mensagens de texto informando sua posio e as suas intenes de voo de modo a garantir uma separaes segura entre a sua aeronave e as dos colegas que estejam voando na mesma rea.

2.6

Voando

Chame o controlador e informe que seu primeiro voo na rede, assim ele ir ajud-lo. Solicite a aprovao do seu Plano de Voo e siga as instrues do controlador. Tenha bons voos!!!

2.7

Configuraes adicionais

Caso voc queira fazer alteraes, existem vrias opes de configurao para o seu SquawkBox em Options

S-ar putea să vă placă și