Sunteți pe pagina 1din 2

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA-Campus de Xanxer Curso: Engenharia Bioenergtica 7 Perodo Componente Curricular: Tratamento de gua II Acadmica: Bruna

a Casarin Data: 16/05/2013

Relatrio: Visita tcnica a Estao de Trata mento de gua - ETA Aurora Alimentos Chapec-SC.

Em uma indstria de grande porte onde a utilizao da gua de suma importncia, o tratamento da mesma em uma ETA dentro da prpria empresa mais vivel, devido grande demanda necessria dela, do que adquiri -la de uma empresa prpria de tratamento, por exemplo, da CASAN. O processo de tratamento da gua que vem da natureza indispensvel, pois torna a gua potvel, ideal para o consumo, e ideal para os processos dentro da empresa. No dia 16 de maio, a turma do 7 perodo de Engenharia Bioenergtica visitou a ETA da empresa Aurora alimentos, onde a responsvel pela ETA , nos mostrou todos os procedimentos adotados na mesma. Sabe-se que a gua dessa filial da empresa Aurora Saic vem do rio Passo dos ndios, essa gua chega completamente suja e sem condies de consumo. Esquema de uma ETA convencional ilustrado a seguir:

Figura 1: Estao de tratamento de gua.

Fonte: http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ag_tratagua.html

Quando a gua chega ETA fica localizada em um tanque onde so adicionados soda barrilha para elevar o pH, tambm adiciona-se Policloreto de alumnio como agente floculante, os agentes utilizados no processo so todos adicionados atravs de uma bomba dosadora, que possui uma regulagem ideal de gotejamento dos agentes utilizados . A seguir est descrito o caminho pelo qual a gua passa at estar totalmente tratada: Na coagulao as impurezas que so mais finas so transformadas em estado coloidal, onde em sequncia na floculao essas impurezas formam aglomerados, os chamados flocos, que em seguida iro para decantao. Na ETA da empresa a responsvel nos informou que a agua fica em torno de 40 a 50 minutos decantando. Na etapa de floculao, os flocos formados anteriormente so decantados, ou seja, por serem mais densos que a gua se depositam no fundo. Esses flocos depositados no fundo so as impurezas presentes na gua, e com o passar do tempo formam um lodo. Nos tanques de decantao esto instalados os chamados perfis de decantao, que servem para aumentar a rea de contato da matria orgnica presente na gua. Depois da decantao a gua segue para os filtros, q ue so formados por materiais porosos que retm e removem as impurezas que ainda restam na gua. A gua vem de baixo pra cima, e nessa etapa adiciona-se hipoclorito para eliminao da matria orgnica que ainda est presente na gua. A quantidade de cloro verificada de hora em hora, na fbrica a verificao feita em 13 pontos. Sabemos que o ideal o pH estar entre 6 a 9,5, o cloro residual de 0,5 a 5 mg/L, cor tem que ser menor que 15 mg/L Pt/Co, turbidez menor que 1,0 NTU, sabor e odor no objetvel. Recebendo o tratamento adequado grandes problemas na empresa podem ser evitados. Como por exemplo, evitam-se incrustaes em tubulaes, caldeiras, em uma indstria alimentcia evita a contaminao do produto em questo. Sabemos tambm que o procedimento no nada simples e nem barato, mas sendo realizado de forma adequada e seguindo as legislaes que o regem, s traz benefcios a empresa.

S-ar putea să vă placă și