Sunteți pe pagina 1din 27

O Cnon Bblico

A formao do cnon do Novo Testamento


por Fernando D. Sarav

Resumo Introduo 3. Nos incios do cristianismo 4. O nosso Novo Testamento 5. Testemunho de Paulo e Pedro 6. Os Padres Apostlicos 7. Progresso para a determinao do cnon no sculo II 7.1 Os apologistas gregos 7.2 O desafio das heresias 7.3 A Igreja responde aos hereges 8. Aproximao a um consenso no sculo III 8.1 Tertuliano apela a argumentos legais 8.2 A ameaa do montanismo 8.3 Orgenes a autoridade dominante no sculo III 8.4 Cipriano brilha em Cartago 9. Alcana-se virtual unanimidade no sculo IV 9.1 Eusbio resume a situao sobre o cnon 9.2 Atansio d a primeira lista completa e exclusiva 9.3 Jernimo e Agostinho 10. A Reforma Protestante e o Conclio de Trento 10.1 A posio de Lutero 10.2 O Conclio de Trento ratifica o Novo Testamento 11. Apndice: Os apcrifos do Novo Testamento 12. Bibliografia 12.1 Fontes 12.2 Estudos e obras de referncia
1. 2.

__________________________________________________________

1.

Resumo

O cnon do Novo Testamento o conjunto exclusivo de livros escritos pelos Apstolos de Jesus Cristo e seus colaboradores imediatos, que as igrejas crists reconheceram historicamente como possuidores de uma autoridade suprema em questes de doutrina e prtica, proveniente do facto de terem sido inspirados por Deus de maneira singular. Embora o cnon tenha ficado na realidade completo no prprio momento em que se terminou de escrever o ltimo livro que o compe, o reconhecimento definitivo do cnon por parte da Igreja universal foi um processo que precisou de vrios sculos. O reconhecimento e a delimitao do cnon do Novo Testamento no foi o resultado da deciso de uma autoridade nica nem de uma deciso conciliar. Alguns factores que influram na delimitao cada vez mais precisa do cnon foram o desaparecimento dos Apstolos, a correspondncia verificada entre a

doutrina recebida oralmente e o contedo dos livros que seriam cannicos, o surgimento de heresias que pretendiam tirar ou acrescentar livros, e as perseguies nas quais se pretendia obrigar os cristos a entregar os seus livros sagrados. J em princpios do sculo II se admitiu de forma geral a autoridade dos quatro Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e Joo, assim como das cartas do Apstolo Paulo s igrejas. Antes de terminar tal sculo, os Actos, as cartas de Paulo a Timteo, Tito e Filemom e as primeiras cartas de Pedro e Joo formavam parte da coleco. As epstolas 2 e 3 Joo, Judas, Tiago e 2 Pedro demoraram mais em ser reconhecidas geralmente, em parte pela sua brevidade e em parte pela sua circulao limitada geograficamente. A epstola aos Hebreus encontrou certa resistncia, ao passo que Apocalipse era geralmente admitido pelos ocidentais mas em parte pela ameaa do montanismo era visto com receio no Oriente. Em contrapartida, certos livros que no formam parte do cnon como a carta de Clemente aos corntios, a Didaqu e O Pastor eram considerados de autoridade apostlica em algumas regies. Desde meados do sculo II comea a formar-se um amplo e heterogneo corpo de literatura hoje conhecido como os livros "apcrifos do Novo Testamento". Embora a maioria deles afirmasse ter autoridade apostlica, por sua prpria natureza, origem sectria e contedo fantasioso ou hertico, nunca foram candidatos srios para a sua incluso entre as Escrituras da antiga Igreja universal. Embora durante o sculo III no tenha havido grandes avanos, observa-se um avano para um consenso geral, especialmente devido influncia do grande biblista Orgenes. No sculo IV, o bispo Atansio de Alexandria proporciona a primeira lista conhecida contendo exclusivamente os 27 livros do nosso Novo Testamento. Este cnon foi adoptado e ratificado mais tarde por Jernimo e Agostinho, por conclios regionais e diversas sedes episcopais. No Ocidente a questo do cnon se reformulou no sculo XVI, na poca anterior e posterior Reforma protestante. No entanto, apesar de algumas hesitaes de Martinho Lutero, os reformadores admitiram a cnon histrico e, no Conclio de Trento, os catlicos fizeram o mesmo.
2.

Introduo

O vocbulo grego kanon significa "vara" ou "cana", e por extenso regra ou instrumento de medida. Em sentido figurado, "norma", "modelo" ou "princpio". Aplicado s Sagradas Escrituras, refere-se ao seu carcter de "regra da f". As Escrituras cannicas so aquelas reconhecidas como inspiradas por Deus e portanto normativas para os cristos. O cnon da Bblia o conjunto dos livros reconhecidos como normativos pelas igrejas, possuidores de uma autoridade nica e vinculante para todos os cristos. Ridderbos observa que, ao reconhecer este cnon, a Igreja actuou conforme autoridade que o prprio Cristo concedeu aos seus primeiros discpulos, os apstolos, e que por sua prpria natureza singular como testemunhas do Senhor, a tarefa deles foi nica, insubstituvel e irrepetvel. O seu trabalho cristalizou definitivamente na sua forma escrita: Tal cnon s pode ser permanente se for fixado escrituralmente. Nos comeos no existia diferena alguma entre a tradio oral e a escrita (2 Tessalonicenses 2:15).

A fixao do cnon tem ento um carcter temporal e qualitativo: limita-se ao que leva o selo do poder especial que Cristo conferiu aos apstolos mas que no se concretizou ainda numa limitao da quantidade de escritos. Um crculo amplo teve que estreitar-se para que a tradio fosse preservada de excessos devido a erros e lendas (...) a igreja diferenciou desde o princpio entre o que sim e o que no pertencia tradio [apostlica] e finalmente optou unicamente por um cnon escrito limitado.
(Herman Ridderbos, Histria da salvao e Santa Escritura. A autoridade do Novo Testamento. Traduo de Juan L. van der Velde. Buenos Aires: Editorial Escaton, 1973, p. 54-55).

No obstante, como veremos, o reconhecimento do cnon no foi um acontecimento instantneo, produto da deciso de uma autoridade centralizada, nem tampouco de um consenso formal como o proveniente de uma deciso conciliar.
3.

Nos incios do cristianismo

A Bblia crist consta de duas grandes partes, chamadas Antigo Testamento e Novo Testamento. O conjunto dos livros que compem o Antigo Testamento foi escrito ao longo de vrias centrias e concludo sculos antes do tempo de Jesus. A evidncia disponvel indica que a existncia de um corpo de Escrituras hebraicas normativas, ou cnon do Antigo Testamento, era geralmente reconhecido pelos judeus no tempo de Jesus. A Bblia que Jesus Cristo citou, e a dos seus primeiros discpulos, era precisamente o que hoje chamamos "Antigo Testamento". Convm insistir em que tanto Jesus e os seus discpulos, como os seus interlocutores hebreus, tinham uma clara noo de quais eram os livros tidos por Escritura sagrada, sem necessidade de pronunciamentos oficiais sobre a extenso do cnon do Antigo Testamento. No obstante, para os cristos o texto do Antigo Testamento resultava intrinsecamente incompleto sem a sua culminao na revelao de Deus em Cristo, sua vida, obra e ressurreio. O ensino de Jesus foi, at onde sabemos, exclusivamente por via da palavra falada e do exemplo. Durante 15 ou 20 anos depois da morte e ressurreio de Jesus Cristo, os seus discpulos pregaram o evangelho da mesma forma. Diversas circunstncias levaram os apstolos e alguns dos seus colaboradores a pr por escrito os ensinos do mestre. Primeiro, a ampla regio coberta por Paulo durante as suas viagens missionrias fez que tivesse que comunicar-se por escrito com algumas das congregaes que tinham problemas ou expunham dvidas. Os primeiros livros do Novo Testamento a escrever-se foram provavelmente as epstolas aos glatas e a primeira aos tessalonicenses. Outras epstolas, como as dirigidas por Paulo aos romanos e aos efsios, foram motivadas pelo desejo de expor com clareza as crenas e prticas crists. Segundo, a necessidade de fornecer registos dos feitos e ditos de Jesus levou composio dos Evangelhos, comeando pelo de Marcos, cujo contedo se vincula tradicionalmente com o ensino oral do Apstolo Pedro.
4.

O nosso Novo Testamento

Na Tabela 1 apresenta-se uma lista de livros do Novo Testamento, segundo o seu gnero literrio e na ordem em que aparecem nas Bblias modernas. Note-se que os Actos e o Apocalipse so nicos no seu gnero. Os mais antigos documentos do Novo Testamento so ao que parece as cartas de Paulo, aos glatas e a primeira aos tessalonicenses (embora a epstola de Tiago possa disputar essa primazia), as quais so datadas antes do ano 50. Antes de sofrer o martrio em 67, Paulo continuou a escrever cartas: a segunda aos tessalonicenses, as cartas aos corntios, romanos, filipenses, efsios, colossenses; e quatro cartas chamadas Pastorais, a cristos individuais, a saber, duas a Timteo, uma a Tito e outra a Filemom. O Evangelho de Marcos foi escrito em 65, umas trs dcadas depois da ascenso de Cristo. A este livro se seguiram os Evangelhos de Mateus e Lucas, que contm quase todo o material presente em Marcos, mais outro de uma possvel fonte tradicional compartilhada, qui escrita, que no se conservou.

Tabela 1: O cnon do Novo Testamento Evangelho s Actos Epstolas De Paulo Romanos 1 Corntios 2 Corntios Glatas Efsios Filipenses Colossenses 1 Tessalonicenses 2 Tessalonicenses 1 Timteo 2 Timteo Tito Filemom Apocalipse

Mateus Marcos Lucas Joo

Actos dos Apstolos

Catlica s Hebreus Tiago 1 Pedro 2 Pedro 1 Joo 2 Joo 3 Joo Judas

Apocalipse de Joo

Alm disso, tanto Mateus como Lucas aportaram ditos e feitos que no aparecem em Marcos nem na suposta fonte comum. provvel que Mateus e Lucas se tenham completado antes do ano 67. Na realidade, Lucas escreveu uma obra em duas partes: a primeira o Evangelho e a segunda o livro dos Actos dos Apstolos, que finaliza com Paulo pregando em Roma, e no menciona a morte deste Apstolo nem a de Pedro, ocorrida no tempo de Nero. Outros escritos do Novo Testamento, como as epstolas de Pedro e a carta aos Hebreus, provavelmente datam da mesma poca. O Evangelho de Joo, as cartas atribudas a este apstolo e o Apocalipse se teriam escrito em finais do mesmo sculo I.

Em resumo, todo o Novo Testamento se escreveu num intervalo de aproximadamente cinco dcadas, quando ainda existiam testemunhas presenciais dos ditos e feitos de Jesus de Nazar. Os que supem que o intervalo decorrido entre o tempo de Jesus e a redaco do Novo Testamento foi excessivo e levou a uma falta de fidelidade histrica nestas epstolas e relatos esquecem dois factos importantes. Em primeiro lugar, que durante todo esse perodo, a memria dos ditos e feitos do Senhor se conservou viva nas congregaes crists em todo o imprio, onde tinham sido propagados pelos Apstolos e seus discpulos, e entesourados pelos crentes. Em segundo lugar, que as poucas dcadas decorridas entre o ministrio terrenal de Jesus e a redaco dos livros do Novo Testamento um intervalo muito curto, historicamente falando. Por exemplo, mesmo se hoje no se tivessem registos escritos ou electrnicos do acontecido sobre o golpe militar que houve na Argentina em 1976, os principais factos poderiam reconstruir-se muito aproximadamente a partir de testemunhas presenciais. Esta ilustrao no exclui que, como cristos, cremos tambm que os autores humanos do Novo Testamento foram guiados pelo Esprito Santo tal como Jesus mesmo o prometeu.
5.

Testemunhos de Paulo e Pedro

A certeza sobre a natureza inspirada e, portanto, a autoridade divina dos escritos dos apstolos e seus discpulos a par daqueles do Antigo Testamento - aparece j em livros que haveriam de formar parte do cnon do Novo Testamento. Em 1 Timteo 5:18 lemos: Porque a Escritura diz: No ligars a boca ao boi que debulha. E: Digno o obreiro do seu salrio. A primeira parte desta citao composta provm de Deuteronmio 25:4, mas a segunda so as palavras exactas do Senhor tal como aparecem no Evangelho de Lucas 10:7. Isto indica que o terceiro Evangelho j era considerado Escritura ao escrever-se 1 Timteo. Similarmente, na segunda epstola de Pedro, as cartas de Paulo figuram proeminentemente entre as Escrituras que os falsos mestres pretendiam deturpar: E considerai a pacincia de nosso Senhor como salvao; como tambm o nosso amado irmo Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, como tambm fala disto em todas as suas epstolas, nas quais h algumas coisas difceis de entender, as quais torcem os indoutos e inconstantes (como tambm as outras Escrituras), para sua prpria perdio (2 Pedro 3:15-16). claro que estas referncias no constituem evidncia de um cnon no sentido de uma lista fechada de livros com autoridade divina. No obstante, sugerem fortemente que os escritos dos Apstolos e seus colaboradores imediatos foram desde cedo considerados a par com as Escrituras do Antigo Testamento. A mesma noo se infere das obras dos denominados "Padres Apostlicos", que a seguir se revem.
6.

Os Padres Apostlicos

Com este nome se conhece hoje os autores cristos de finais do sculo I e princpios do seguinte, que representam o testemunho escrito mais antigo depois

do prprio Novo Testamento. Entre eles se incluem Clemente de Roma, Incio de Antioquia, Papias de Hierpolis, Policarpo de Esmirna, e os autores da Didaqu e da Epstola de Barnab. Sobre o conjunto de autores desta era, na realidade psapostlica, observa Wescott: Os sucessores imediatos dos Apstolos no perceberam (...) que as memrias do Senhor, e os escritos dispersos dos Seus primeiros discpulos, formariam uma segura e suficiente fonte ou prova de doutrina quando a tradio de ento se tornasse pouco definida ou corrupta (...) Mas ainda assim, eles certamente tiveram um sentido indistinto de que a sua prpria obra era essencialmente diferente daquela dos seus predecessores (...) J comearam a separar os Apstolos dos escritores do seu prprio tempo, como possuidores de um poder originador (...) Este facto do mais significativo, pois mostra de que maneira a formao de um Novo Testamento foi um acto intuitivo do corpo cristo, no derivado de raciocnio algum, mas realizado no seu crescimento natural, como um dos primeiros resultados da sua auto-conscincia.
(Brooke Foss Wescott, The Bible in the Church. 3rd Ed. London & Cambridge: Macmillan & Co., 1870, p. 87-88, negrito acrescentado).

Na Didaqu ou "Doutrina dos Doze Apstolos", talvez o mais antigo tratado cristo de instruo moral e litrgica, aparecem duas citaes explcitas do Evangelho de Mateus, e possveis aluses ao Evangelho de Joo. No h citaes nem referncias claras s epstolas de Paulo. O autor se baseia em grande medida na tradio oral, o que compreensvel num tempo quando, segundo a evidncia interna, ainda existiam apstolos e profetas itinerantes. Clemente de Roma foi um bispo que em 96 escreveu uma extensa carta Igreja de Corinto, por causa de alguns distrbios que ali se tinham produzido. Do texto se infere que Clemente considerava Escritura o Antigo Testamento. Pe as palavras de Jesus num nvel de autoridade no inferior ao dos profetas, embora no as cite como Escritura. Tambm conhece, cita e alude s epstolas de Paulo, em particular Romanos, Glatas, Efsios e Filipenses, como dotadas de autoridade, embora de novo, sem cham-las Escritura. A mesma coisa ocorre com Hebreus, epstola que influiu muito em Clemente (ver especialmente 36:2-5; cf. Hebreus 1:1-3). Um sermo destinado a inculcar a santidade de vida conhecido como a Segunda epstola de Clemente mas no pertence ao bispo romano e datada em meados do segundo sculo. Mostra conhecer os Evangelhos de Mateus e Lucas, 1 Corntios e Efsios, mas o seu uso livre destes com palavras de Jesus que no aparecem nos Evangelhos sugere a ausncia de uma clara noo de canonicidade. Incio de Antioquia foi um bispo que fez uma longa viagem at Roma, onde morreu como mrtir sob Trajano, em 110. Durante a sua travessia, escreveu em Esmirna quatro cartas e outras trs em Troas. Em apenas trs ocasies escreveu Incio "Est escrito", e em todas elas se refere ao Antigo Testamento. Em relao ao Novo Testamento, conheceu o evangelho de Mateus e provavelmente o de Joo, alm de vrias epstolas de Paulo. Na sua carta aos cristos de Esmirna se refere a hereges que "no foram persuadidos nem pelas profecias, nem pela lei de Moiss, nem pelo evangelho" (5:1), embora no fique claro se por "evangelho" se refere a um ou mais dos escritos cannicos que levam tal nome. De qualquer modo, Incio exorta os cristos de Magnsia a pr "todo o empenho em vos afirmardes nos decretos do Senhor e dos Apstolos" (Magnsios XIII:1).

Noutra carta, diz que no se estima a si mesmo tanto que pretenda dar-lhes "mandatos como se fora um apstolo" (Tralianos III:3). Meztger apresenta o seguinte resumo sobre a posio deste bispo de Antioquia:

A autoridade primria para Incio era a pregao apostlica sobre a vida, morte e ressurreio de Jesus Cristo, embora no fizesse grande diferena para ele se aquela era oral ou escrita. Certamente conheceu uma coleco das epstolas de Paulo, incluindo (na ordem de frequncia do seu uso delas) 1 Corntios, Efsios, Romanos, Glatas, Filipenses, Colossenses e 1 Tessalonicenses. provvel que conhecesse os Evangelhos segundo Mateus e Joo, e qui tambm Lucas. No h evidncia de que ele considerasse algum destes Evangelhos ou Epstolas como "Escritura".
(Bruce M. Metzger, The Canon of the New Testament. Its origin, development, and significance. Oxford: Clarendon Press, 1987, p. 49).

A Epstola de Barnab um tratado de autor e lugar de composio desconhecidos (provavelmente escrito em 130), destinado a mostrar como o plano de salvao estabelecido no Antigo Testamento se cumpre em Cristo. Usa uma interpretao fortemente alegrica com um tom singularmente anti-judeu. O seu autor reproduz uns poucos textos que aparecem no Evangelho de Mateus, entre eles Mateus 22:14, ao qual antepe a frmula "est escrito" (Epstola de Barnab IV:14). Os escritos de Papias, bispo de Hierpolis na sia Menor (ca. 60-130), se perderam excepto fragmentos conservados por Ireneu de Lyon e Eusbio de Cesareia. Papias amava a tradio oral e escreveu um extenso tratado com o ttulo Exposio das sentenas do Senhor. Nos fragmentos conservados h uma defesa da autoridade dos Evangelhos de Mateus e Marcos, embora sem nenhuma ideia clara de canonicidade. Policarpo de Esmirna, bispo e mrtir (ca. 69-155), foi discpulo do Apstolo Joo. Policarpo foi o destinatrio de uma das cartas de Incio e ele prprio escreveu aos cristos filipenses uma epstola que se conservou, cuja data aproximada (entre 107 e 108) prxima ao martrio de Incio. A carta de Policarpo est cheia de aluses bblicas, das quais aproximadamente 90% procedem do Novo Testamento (Mateus, Lucas, a maioria das epstolas paulinas, Hebreus, 1 Joo e 1 Pedro). Embora Policarpo no lhes chame "Escritura" e s use a frmula "est escrito" em relao a Efsios 4:26 (em XII:4) evidente a autoridade e inclusive superioridade que estas obras tm para ele. Numa passagem estabelece uma espcie de cadeia de comando ou hierarquia de autoridade, com Cristo cabea, depois os Apstolos "que nos pregaram o Evangelho" e finalmente os profetas do Antigo Testamento "que, de antemo, apregoaram a vinda de nosso Senhor" (6:3). Como o seu amigo e colega Incio antes dele, Policarpo estabelece uma clara diferena entre a autoridade do seu prprio ensino e a do Apstolo Paulo: Tudo isto, irmos, que vos escrevo sobre a justia, no o fao por prprio impulso, mas porque vs antes me incitastes a isso. Porque nem eu nem outro algum semelhante a mim pode competir com a sabedoria do bem-aventurado e glorioso Paulo, o qual, morando entre vs, na presena dos homens de ento, ensinou pontual e firmemente a palavra da verdade; e ausente depois, vos escreveu cartas, com cuja leitura, se souberdes penetrar nelas, podereis edificar-

vos em ordem f que vos foi dada. Essa f me de todos ns, na condio que a acompanhe a esperana e a preceda a caridade...
(Carta de Policarpo aos filipenses, III:1-3. Traduo de Daniel Ruiz Bueno, Padres Apostlicos. Edio bilingue completa, 4 Edio. Madrid: BAC, 1979, p. 663; negrito acrescentado).

Em resumo, nos Padres Apostlicos se destaca com clareza a autoridade dos ensinamentos do Senhor e dos Apstolos, e alguns destes autores usam as novas Escrituras crists, mas ainda no aparece de maneira definida a noo de um cnon como corpo exclusivo de escritos inspirados. Como observa Bruce: Estas citaes no so suficientes como evidncia de um cnon do Novo Testamento; elas sim mostram que a autoridade do Senhor e dos seus apstolos era reconhecida como no inferior quela da lei e dos profetas. A autoridade precede a canonicidade; se no se atribusse suprema autoridade s palavras do Senhor e dos seus apstolos, o registo escrito das suas palavras nunca teria sido canonizado. Sugeriu-se por vezes que a substituio da tradio oral na igreja por uma coleco de escritos deve lamentar-se de certa maneira (...) Porm, numa sociedade como o mundo greco-romano, onde a escritura era o meio normal de preservar e transmitir material considerado digno de recordar, a ideia de confiar na tradio oral para o registo das obras e palavras de Jesus e dos apstolos no seria geralmente recomendvel (sem importar o que pudessem pensar Papias e alguns outros).
(F. F. Bruce, The Canon of Scripture. Downers Grove: InterVarsity Press, 1988, p. 123).

7.

Progresso para a determinao do cnon no sculo II

Que fizeram as congregaes crists com as novas Escrituras, inestimveis para elas, cujos autores elas conheciam bem? Com toda a probabilidade as conservaram zelosamente e as compartilharam umas com as outras. provvel que na primeira metade do segundo sculo j circulassem os 4 Evangelhos por um lado, e as cartas de Paulo s igrejas por outro, como coleco. Pouco depois comearam a circular juntas ambas as coleces. Numa etapa posterior, os Actos e algumas das cartas chamadas catlicas por no estar dirigidas a nenhuma congregao ou indivduo em particular, formaram uma terceira diviso. Um factor que provavelmente influiu na formao de coleces foi a transio do uso de rolos para o cdice, precursor do livro moderno. O formato de rolo limitava a extenso do escrito que podia copiar-se nele. Por exemplo, pela sua extenso, o Evangelho de Lucas e a sua continuao, os Actos dos Apstolos, precisariam cada um, de um rolo. Em contrapartida, um cdice formado por pginas de papiro ou pergaminho individuais cosidas, permitia incluir volumes manuscritos muito maiores, inclusive toda a Bblia. Adicionalmente, o formato de cdice contribuiu para estabelecer a ordem tradicional dos livros. Tambm durante o sculo II, a maioria das Igrejas admitiram Actos, 1 Pedro e 1 Joo como parte das Escrituras. No obstante, alguns escritos do Novo Testamento no eram universalmente aceites ainda; concretamente as cartas mais breves de Joo (2 e 3 Jo), Tiago, Judas e 2 Pedro. Os ocidentais admitiam o Apocalipse mas muitos orientais no. Com Hebreus ocorria ao contrrio: os orientais a aceitavam mas no os ocidentais. Por seu lado, as cartas pastorais (1 e 2 Timteo, Tito) tambm no eram universalmente admitidas, e pode ser que no fossem conhecidas nalgumas igrejas.

O reconhecimento do cnon do Novo Testamento no foi um acontecimento, mas um processo, no isento de prova e erro. Alguns livros como O Pastor de Hermas, a Epstola de (Pseudo) Barnab, a Didaqu, a primeira carta de Clemente aos corntios e o Apocalipse de Pedro so algumas das obras que eram estimadas por alguns como dignas de ser contadas entre as Escrituras. Em contraste, como antes se disse, alguns livros que compem o Novo Testamento ainda no tinham sido aceites universalmente. Por outro lado, tambm se gerou, a partir de meados do segundo sculo, um caudal de escritos de grupos cristos marginais, que nunca foram competidores srios para ser includos no cnon da Igreja universal (vejase o Apndice: Apcrifos do Novo Testamento).
7.1

Os apologistas gregos

No sculo II, vrios autores conhecidos como apologistas redigiram obras que defenderam o cristianismo contra as injustas acusaes dos pagos. O de maior interesse em relao ao cnon Justino Mrtir (ca. 100-165). De origem palestina, se converteu ao cristianismo em 130. Ensinou primeiro em feso e depois em Roma. Escreveu uma primeira Apologia dirigida ao imperador Antnio Pio em 150, o Dilogo com Trifo o judeu pouco depois, e mais tarde uma segunda Apologia dirigida ao senado romano. Alm do seu extenso uso do Antigo Testamento no Dilogo, destinado a mostrar que Cristo e a sua igreja so o cumprimento das profecias de Israel, Justino menciona as "Memrias dos apstolos" ou simplesmente "as Memrias" (tois genomenois). Falando da Eucaristia diz: E assim que os Apstolos nas Memrias, por eles escritas, que se chamam Evangelhos, nos transmitiram que assim foi a eles mandado, quando Jesus, tomando o po e dando graas, disse: Fazei isto em minha memria, este o meu corpo. E igualmente, tomando o clice e dando graas, disse: Este o meu sangue, e que s a eles deu parte.
(Justino Mrtir, I Apologia 66:3. Traduo de Daniel Ruiz Bueno, Padres Apologetas Griegos (s. II). 2 Ed. Madrid: BAC, 1979, p. 257; negrito acrescentado).

Justino cita sobretudo os Evangelhos, com maior frequncia o de Mateus, depois o de Lucas; existem algumas citaes de Joo, e obviamente considerava que o Apocalipse era um livro proftico dotado de autoridade apostlica. H algumas aluses s cartas de Paulo, mas quase nenhuma citao. Uma excepo so as palavras "se revistam da incorruptibilidade" (I Apologia 19:4; cf. 1 Corntios 15:53). O discpulo de Justino, Taciano o Srio, deu testemunho da autoridade dos quatro Evangelhos cannicos ao compor o Diatessaron, termo musical que significa "harmonia de quatro". O Diatessaron compila com grande engenho os relatos dos quatro Evangelhos cannicos, seguindo basicamente o marco de referncia do Evangelho de Joo. Praticamente no contm outro material, excepto uns poucos textos provenientes do apcrifo conhecido como Evangelho dos Hebreus. Na Sria, o uso eclesistico do Diatessaron foi to amplo e importante, que no sculo III houve resistncia a substitu-lo pelos quatro Evangelhos individuais, segundo o estabelecido pelas demais igrejas.
7.2

O desafio das heresias

Um factor que influiu no estabelecimento do cnon foi a apario de heresias que pretendiam redefinir a f crist. Duas das mais influentes na metade do sculo II foram lideradas por Marcio e Valentim. Marcio era originrio da sia Menor, nascido em 100 de pais cristos. Emigrou para Roma e a propagou as suas ideias numa obra chamada Antteses, que pretendia estabelecer uma incompatibilidade total entre a Lei e o Evangelho. Marcio rejeitou todo o Antigo Testamento, retendo das novas Escrituras o que chamava Evangelho e Apstolo, que correspondia somente ao Evangelho de Lucas e s Cartas de Paulo, com excepo das pastorais. Alm disso, extraiu dos escritos de Lucas e Paulo tudo quanto pudesse considerar-se favorvel ao Antigo Testamento. Valentim chegou a Roma em 135, procedente de Alexandria, e inicialmente esteve em plena comunho com a Igreja romana. No obstante, desenvolveu uma doutrina gnstica incompatvel com a f apostlica. diferena de Marcio, Valentim no rejeitou o Antigo Testamento nem os escritos apostlicos, mas os reinterpretou radicalmente mediante uma exegese alegrica. A sua obra mais importante, acessvel (em copta) a partir do descobrimento da biblioteca gnstica de Nag Hammadi em 1945, O evangelho da verdade. O livro uma espcie de meditao sobre a natureza do evangelho, desde uma perspectiva inequivocamente gnstica, que faz uso de escritos neo-testamentrios. Bruce observa que "o tratado alude a Mateus e Lucas (possivelmente com Actos), o evangelho e a primeira carta de Joo, as cartas paulinas (excepto as pastorais), Hebreus e Apocalipse, e (...) os cita em termos que pressupem que tm autoridade." A igreja antiga reconheceu de imediato os empreendimentos de Valentim e Marcio como as inovaes que eram, o primeiro principalmente pelas suas doutrinas alheias s crenas e prticas bsicas das igrejas apostlicas e o segundo pela sua tentativa radical de fixar um cnon extremamente restrito.
7.3

A Igreja responde aos hereges

A resposta da igreja catlica antiga heresia marcionita foi reafirmar a autoridade do Antigo Testamento, dos quatro Evangelhos, das epstolas pastorais de Paulo, das epstolas atribudas a outros apstolos, denominadas catlicas, e do livro dos Actos. Um texto que exemplifica a referida resposta o denominado Cnon de Muratori, uma lista "em latim brbaro" com comentrios sobre os livros aceites e rejeitados, que foi publicada por Ludovico Antonio Muratori em 1740. O original dataria da dcada entre 160 e 170. Segundo Bruce, este documento deve considerar-se "uma lista de livros do Novo Testamento reconhecidos como possuidores de autoridade na Igreja de Roma daquele tempo". O fragmento que se conservou comea com uma frase referente ao Evangelho de Marcos, depois do qual fala de Lucas como o terceiro Evangelho, e de Joo como o quarto (seguramente Mateus era o primeiro). A seguir reconhece os Actos "de todos os apstolos", as dez cartas de Paulo s igrejas, e as Pastorais. Menciona tambm as cartas de Judas e duas de Joo mais o Apocalipse. Em contrapartida, rejeita O Pastor de Hermas, pois foi "escrito em Roma muito recentemente", e supostas cartas de Paulo aos laodicenses e alexandrinos. Embora diga que a Igreja recebe o apcrifo Apocalipse de Pedro, acrescenta que alguns no admitem que este "seja lido na igreja". Em resumo, o Cnon de Muratori menciona a maior parte dos 27 livros do nosso Novo Testamento; faltam as duas cartas de Pedro, Tiago, uma carta de Joo (a terceira?) e Hebreus.

Deve observar-se que o tom de todo o tratado no tanto o de uma legislao, mas o de uma declarao explicativa respeitante a um estado de coisas mais ou menos estabelecido, com apenas uma nica instncia de diferena de opinio entre os membros da igreja catlica (a saber, o uso que devia fazer-se do Apocalipse de Pedro). A validade exclusiva dos quatro Evangelhos (...) perfeitamente clara.
(Bruce M. Metzger, The Canon of the New Testament. Its origin, development, and significance. Oxford: Clarendon Press, 1987, p. 200).

Embora no exista uma lista de livros cannicos nas obras do prolfico Hiplito de Roma (ca. 170-236) que chegaram a ns, dos seus escritos conservados se depreende que admitia um cnon essencialmente similar ao de Muratori. Est composto por os quatro Evangelhos, Actos, as treze epstolas de Paulo, 1 Pedro, 1 e 2 Joo, e Apocalipse, cuja autoria pelo Apstolo Joo defendeu Hiplito num tratado contra um tal Gaio. A sua descrio da Escritura como constando de trs partes, os Profetas, o Senhor e os Apstolos, mostra que colocava os escritos do Novo Testamento a par com os do Antigo, e permite inferir que tinha em mente um corpo definido de livros. Originrio da sia Menor e discpulo de Policarpo, Ireneu (ca. 130-200), bispo de Lyon nas Glias, foi um importante vnculo na unidade de pensamento e aco entre as igrejas do Oriente e Ocidente, em particular na refutao das heresias. A sua obra em cinco livros Exposio e refutao da falsamente chamada gnose, mais conhecida pelo seu nome latino Adversus omnes Haereses, apresentava pela primeira vez uma filosofia crist da histria e constituiu Ireneu no "principal portavoz da resposta catlica ao gnosticismo e outros desvios do sculo II" (Bruce). Os gnsticos pretendiam ser os autnticos preservadores dos ensinamentos de Jesus, os quais teriam sido transmitidos secretamente a discpulos considerados dignos. Contra esta concepo esotrica do cristianismo, Ireneu susteve que a autntica tradio apostlica se encontrava viva e manifesta em todas as igrejas fundadas pelos apstolos, nas quais existia uma sucesso ininterrupta de bispos. Na resposta de Ireneu, o apelo s Escrituras, conservadas nas igrejas apostlicas, tem um papel fundamental. claro que considera fechado o cnon dos Evangelhos, pois para a Igreja universal existem apenas quatro Evangelhos ou, nas suas prprias palavras, um s Evangelho em quatro formas (to euangelion tetramorfon). Dizia Ireneu: Os Evangelhos no podem ser nem menos nem mais de quatro; porque so quatro as regies do mundo em que habitamos, e quatro os principais ventos da terra, e a Igreja foi disseminada sobre toda a terra; e coluna e fundamento da Igreja [1 Timteo 3:15] so o Evangelho e o Esprito de vida; por isso quatro so as colunas nas quais se funda o incorruptvel e do vida aos homens. Porque, como o artista de todas as coisas o Verbo, que se senta sobre os querubins [Sal 80 (79):2] e contm em si todas as coisas [Sab 1,7], nos deu a ns um Evangelho em quatro formas, compenetrado de um s Esprito. Como diz David, rogando-lhe que venha: Mostra-te tu, que te sentas sobre os querubins [Sal 80 (79):2]. Os querubins, com efeito, se manifestaram sob quatro aspectos que so imagens da actividade do Filho de Deus [Apocalipse 4:7]: O primeiro ser vivente, diz [o escritor sagrado], se assemelha a um leo, para caracterizar a sua actividade como dominador e rei; o segundo semelhante a um bezerro, para indicar a sua orientao sacerdotal e sacrificial; o terceiro tem cara de homem para descrever a sua manifestao ao vir no seu ser humano; o quarto semelhante a uma guia em vo, sinal do Esprito que faz sobrevoar a sua graa sobre a Igreja.

(Ireneu de Lyon, Adversus omnes http://www.multimedios.org/docs/d001092/p000021.htm#h31

Haereses

III,

11:8;

negrito

acrescentado).

A argumentao de Ireneu evidncia do reconhecimento geral dos quatro Evangelhos cannicos no seu tempo. A sua justificao explcita to fraca e indirecta que s poderia apelar a quem j estivesse convencido, por outras razes, de que no havia seno quatro Evangelhos. Portanto, este consenso devia estar firmemente estabelecido, tanto no Oriente como no Ocidente, na segunda metade do sculo II. destacvel que Ireneu o primeiro autor cristo que cita mais o Novo Testamento do que o Antigo. Em Adversus omnes Haereses h 1075 citaes do NT: 626 dos Evangelhos, 54 de Actos, 280 das cartas de Paulo (no cita Filemom), 15 citaes das epstolas catlicas (no se refere a 2 Pedro, 3 Joo e Judas mas sim a Hebreus), e 29 do Apocalipse. Metzger diz: A modo de sumrio, em Ireneu temos evidncia de que por volta do ano 180, no sul de Frana se conhecia um Novo Testamento (...) de aproximadamente vinte e dois livros (...) Ainda mais importante que o nmero de livros o facto de que Ireneu tinha uma coleco claramente definida de livros apostlicos que considerava como iguais ao Antigo Testamento em significado. O seu princpio de canonicidade era duplo: a apostolicidade dos escritos e o testemunho da tradio mantida nas igrejas.
(Bruce M. Metzger, The Canon of the New Testament. Its origin, development, and significance. Oxford: Clarendon Press, 1987, p. 155-156).

Pela mesma poca, no norte de frica, comea a ganhar forma a ideia de um cnon definido. Embora tenha citado livremente muitas fontes, tanto crists como pags, alm de numerosas tradies orais, Clemente de Alexandria (ca. 150-215) considerava Escrituras basicamente os mesmos livros do Novo Testamento que Ireneu.
8.

Aproximao a um consenso no sculo III

No sculo III verifica-se uma coincidncia crescente no sentir de diversos autores eclesisticos. Tambm no norte de frica, mas em territrio de fala latina, Tertuliano de Cartago (ca. 160-220), nascido de pais pagos, advogado de profisso e convertido ao cristianismo em 195, foi o primeiro grande telogo que escreveu em latim. Escreveu extensamente sobre muitos temas.
8.1

Tertuliano apela a argumentos legais

Uma das muitas obras de Tertuliano, na qual ps ao servio da f os seus conhecimentos jurdicos, A prescrio dos hereges (De praescriptione Haereticorum). A prescrio era uma figura jurdica mediante a qual o advogado defensor podia parar o processo iniciado pelo demandante, que devia ser apresentada de antemo (pr-escrever) substanciao do processo. No caso das disputas entre a Igreja de Cristo e os hereges, ambas as partes argumentavam a partir da Bblia. A prescrio consiste basicamente em que os hereges no podem apelar s Escrituras, simplesmente porque no pertencem a eles. ... este o ponto a que queramos chegar (...) para pr hoje fim luta a que nos convidam os nossos adversrios. Armam-se com as Escrituras (...) cansam os fortes, triunfam dos fracos e semeiam inquietude no corao dos indecisos. Por isso tomamos esta deciso contra eles antes de dar algum outro passo: negar-lhes o direito a discutir sobre as Escrituras. Este o seu arsenal; mas antes de tirar armas

dele h que examinar a quem pertencem as Escrituras, a fim de que no possa us-las ningum que no tenha direito a elas.
(Tertuliano, A prescrio dos hereges, 15. Texto segundo J. Quasten, Patrologia I. At ao Conclio de Niceia. Verso espanhola de Ignacio Oatibia. Madrid: BAC, 1978, p. 569).

Para Tertuliano, a tradio e autoridade das igrejas determinavam a regra de f (regula fidei, um termo jurdico), ou seja as genunas crenas crists, baseadas nas Escrituras e encapsuladas no credo baptismal. Portanto, esta regra de f oral e as Escrituras concordavam e se sustentavam mutuamente. Tertuliano considerava os Evangelhos, Actos, Epstolas e Apocalipse com igual autoridade que o Antigo Testamento. Defendeu contra Marcio a autoridade dos quatro Evangelhos, dos Actos, das epstolas Pastorais e de Hebreus (que cria ser obra de Barnab). Nas suas obras cita quase todos os livros do Novo Testamento, com excepo de 2 Pedro, Tiago e as duas cartas breves de Joo. Uma contribuio distintiva de Tertuliano acerca da importncia do Novo Testamento foi que o considerou com uma autoridade de carcter judicial, empregando para ele termos prprios do direito romano como Instrumentum e Testamentum.
8.2

A ameaa do montanismo

Um facto curioso da histria do cristianismo que em 207 Tertuliano abraou o montanismo, um movimento apocalptico de moral muito estrita, fundada por Montano na Frgia, entre 156 e 172. Embora Tertuliano tenha permanecido doutrinalmente ortodoxo, ficou fora da comunho catlica pelo que ele considerava lassido na disciplina eclesistica. Por sua prpria natureza, no entanto, o montanismo representava uma ameaa doutrinal: Vivia na expectao do rpido derramamento do Esprito Santo sobre a Igreja, do qual via a primeira manifestao nos seus prprios profetas e profecias. O prprio Montano (...) proclamou que a Jerusalm celestial em breve desceria perto de Pepuza, na Frgia. Duas mulheres, Prisca e Maximila, estavam estreitamente associadas com ele.
(F. L. Cross, Editor, The Oxford Dictionary of the Christian Church. London: Oxford University Press, 1958, p. 918-919, s.v. Montanism).

As profecias dos lderes montanistas comearam a pr-se por escrito e eram consideradas pelos seus seguidores a par do Antigo Testamento e dos escritos apostlicos; Maximila chegou a dizer que depois dela no haveria mais profecia, mas viria o fim. Uma reaco ao montanismo foi, sobretudo no Oriente, pr em dvida toda a literatura apocalptica, includo o Apocalipse de Joo (defendido, como vimos, por Hiplito). Em geral, as igrejas apostlicas no estavam, porm, dispostas a aceitar novas escrituras de origem duvidosa, por mais que os seus defensores as atribussem ao Esprito Santo. Um bispo cujo nome se desconhece exemplifica esta posio. Dirigindo-se a outro bispo, diz que hesitou em escrever contra os montanistas, ...no por dificuldade em poder refutar a mentira e dar testemunho da verdade, mas por temor de que (...) parecesse a alguns que de certo modo acrescento ou junto algo novo doutrina do Novo Testamento, ao qual no pode juntar nem tirar nada quem tenha decidido viver conforme este mesmo Evangelho.
(Citado por Eusbio de Cesareia, Histria Eclesistica, V, 16:3. Verso de Argimiro Velasco Delgado. Madrid: BAC, 1973, 1:309).

Os escrpulos expressos nesta carta, que datada entre 192 e 193, indicam que antes de finalizar o sculo II havia conscincia de que o cnon estava fechado e no era lcito acrescentar-lhe nem tirar-lhe nada. Alm disso, esta a meno mais antiga que se conhece da expresso grega kains diathks (novo testamento) em relao aos Evangelhos e demais escritos genunos dos apstolos.
8.3

Orgenes a autoridade dominante do sculo III

O telogo, exegeta, e erudito bblico Orgenes (ca. 185-254) recebeu educao crist no lar paterno e foi discpulo de Clemente de Alexandria na Escola Catequtica dessa cidade. Depois da perseguio de 202, assumiu a direco da mencionada Escola. Viajante e incansvel estudioso, em 230 viajou para a Palestina, onde foi ordenado sacerdote e em 231 se estabeleceu em Cesareia, onde fundou uma famosa escola. Orgenes foi um autor extraordinariamente prolfico (diz-se que ditava a vrios escribas em simultneo) mas lamentavelmente muito pouco da sua ampla produo sobreviveu. Comentou virtualmente toda a Bblia na sua pregao, em notas breves e em comentrios extensos e detalhados. Escreveuse dele: Orgenes foi essencialmente um erudito bblico cujo pensamento se nutria na Escritura, cuja inspirao e integridade defendeu contra os marcionitas. Reconhecia um triplo sentido literal, moral e alegrico - dos quais preferia o terceiro.
(F. L. Cross, Editor, The Oxford Dictionary of the Christian Church. London: Oxford University Press, 1958, p. 992, s.v. Origen).

Embora a interpretao alegrica de Orgenes seja discutvel, inegvel a sua enorme contribuio para os estudos bblicos. Uma de suas obras foi a Hexapla, uma edio crtica do Antigo Testamento em seis colunas paralelas com 1) o texto hebraico; 2) o texto hebraico em caracteres gregos; 3) a verso grega de quila; 4) a verso grega de Smaco; 5) a Septuaginta (traduo judaica pr-crist, a mais usada pelos cristos de fala grega) e 6) a verso de Teodocio. Orgenes foi mais explcito e concreto em relao ao cnon do Antigo Testamento que ao do Novo. Aparentemente, Orgenes no deixou uma lista precisa de livros do Novo Testamento, e possvel que as suas opinies tenham variado com o tempo. difcil resumir as opinies sobre o cnon sustentada ao longo dos anos por uma mente to frtil e ampla como a de Orgenes. Certamente pode dizer-se, porm, que considerava fechado o cnon dos quatro Evangelhos. Aceitou catorze epstolas de Paulo, como tambm Actos, 1 Pedro, 1 Joo, Judas e Apocalipse, mas expressou reservas respeitantes a Tiago, 2 Pedro, e 2 e 3 Joo. Em outras ocasies Orgenes, como Clemente antes dele, aceita como evidncia crist qualquer material que acha convincente ou atractivo, inclusive designando por vezes como "divinamente inspirados" tais escritos.
(Bruce M. Metzger, The Canon of the New Testament. Its origin, development, and significance. Oxford: Clarendon Press, 1987, p. 141).

Em todo o caso, o testemunho de Orgenes sobre o cnon do Novo Testamento foi compilado de vrias das suas obras por Eusbio, no Livro Sexto da Histria Eclesistica (25:3-14). No seu Comentrio sobre o Evangelho segundo Mateus, Orgenes afirma reconhecer apenas os quatro Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e Joo. Na Exposio do Evangelho segundo Joo, menciona as cartas de Paulo, a primeira de Pedro e

"qui tambm uma segunda, pois se a pe em dvida". De Joo, o Evangelho e o Apocalipse, alm de "uma Carta de muito poucas linhas, e qui tambm uma segunda e uma terceira, pois nem todos dizem que estas sejam genunas." Finalmente, numa homilia sobre Hebreus nota diferenas com o estilo rude de Paulo; mas "os pensamentos da carta so admirveis e no inferiores aos de cartas que se admitem ser do apstolo", e acrescenta depois: "pela minha parte (...) diria que os pensamentos sim so do Apstolo, mas o estilo e a composio so de algum que evocava de memria os ensinamentos do Apstolo". Noutro lado d testemunho dos Actos. Orgenes rene estes escritos sob o ttulo de "Novo Testamento" e diz que so Escrituras divinas. Sobre a carta de Judas diz no seu j mencionado Comentrio sobre o Evangelho segundo Mateus que muito breve, mas est "preenchida com as saudveis palavras da graa celestial". Menos clara a sua posio sobre a carta de Tiago. No obstante, no sermo sobre a queda de Jeric, menciona virtualmente todos os livros do Novo Testamento includa a carta de Tiago - como as "trombetas dos Apstolos enviados por Cristo". Apesar de certas dvidas persistentes em relao a alguns dos escritos mais breves, a contribuio de Orgenes um avano para o reconhecimento final do Novo Testamento tal como chegou a ns.
8.4

Cipriano brilha em Cartago

Nascido em princpios do sculo III numa famlia de boa posio, Cipriano chegou a ser professor de retrica em Cartago. Desencantado com o paganismo, se converteu ao cristianismo em 246 e se dedicou a estudar profundamente as Escrituras e os escritos de Tertuliano, a quem chamava "o Mestre". O seu prestgio foi tal, que apenas dois anos depois de convertido foi eleito bispo de Cartago por aclamao popular. Nos dez anos do seu bispado, at ao seu martrio em 14 de Setembro de 258, Cipriano escreveu pelo menos seis tratados e 65 longas epstolas de profundo valor doutrinal e sabedoria pastoral. Cipriano chegou a memorizar grande parte das Escrituras e demonstrou t-las estudado a fundo. Os livros do Novo Testamento que mais citou foram, em ordem decrescente, Mateus, Joo, Lucas, 1 Corntios, Romanos e Apocalipse. No obstante, citou tambm os demais livros do Novo Testamento, com excepo de Tiago, Judas 2 Pedro, 2 e 3 Joo. Embora no tenha citado textos de Hebreus, com toda a probabilidade conhecia esta epstola, primeiro porque o seu admirado Tertuliano a usou e segundo porque parafraseia Hebreus 1:1-2 num de seus tratados (Sobre a orao do Senhor): "Aprouve a Deus que muitas coisas fossem ditas e ouvidas mediante seus servos, os profetas, mas quo maiores so aquelas faladas pelo Filho!"
9.

Alcana-se virtual unanimidade no sculo IV

Um acontecimento que, sendo mau, teve um efeito saudvel na fixao do cnon das Escrituras foram as perseguies contra os cristos. Aos cristos identificados como tais se lhes exigia que entregassem os seus livros sagrados se quisessem evitar os castigos, ou inclusive a morte. A ltima grande perseguio teve lugar por causa de um decreto do imperador Diocleciano, publicado em 23 de Fevereiro de 303. O decreto, ao que parece sancionado por instigao do procnsul de Bitnia, Hiercles, dispunha que os templos cristos fossem arrasados e as suas Escrituras confiscadas para ser queimadas. Este ltimo aspecto tornou importante, tanto para os perseguidores como para os perseguidos, saber exactamente quais documentos cristos eram parte das Sagradas Escrituras. De igual modo, aps concluda a

perseguio, os lderes da Igreja deviam saber quem tinha entregue (traditores) cpias das Sagradas Escrituras, e quem tinha evitado o castigo entregando livros menos importantes. Num cdice do sculo VI, chamado Claromontanus (catalogado D 06), que contm as epstolas de Paulo e a epstola aos Hebreus, encontra-se entre Filemom e Hebreus uma lista de livros do Novo Testamento, com o nmero de linhas de cada um. A opinio geral que a lista foi feita em Alexandria, mais ou menos pela mesma poca que a perseguio de Diocleciano. A lista inclui especificamente as epstolas catlicas 2 Pedro, Tiago, 2 e 3 Joo e Judas. Depois de vrios anos de cruenta perseguio contra os cristos, que havia sido um fracasso e, alm disso, era vista com desgosto por muitos pagos, se promulgou em 311 o dito de tolerncia de Galrio. ...os imperadores concedem perdo e permitem que haja de novo cristos e celebrem as suas reunies religiosas, na condio de que no maquinem nada contra a ordem pblica. Promete-se um novo rescrito para os governadores, em que se lhes daro instrues mais concretas sobre a execuo do dito. Aos cristos se lhes manda que roguem ao seu deus pelo bem do imperador, do Estado e do seu prprio.
(Karl Baus, Da Igreja primitiva aos comeos da grande Igreja. Em Hubert Jedin, Director: Manual de histria da Igreja. Traduo castelhana de Daniel Ruiz Bueno. Barcelona: Editorial Herder, 1980, 1:568).

Embora o cumprimento do que se dispunha tenha sido dspar, e de facto pouco depois recrudesceram as perseguies contra os cristos orientais, a paz definitiva com o Imprio chegou com a vitria de Constantino sobre Maxncio em 312. O posterior acordo entre Constantino, imperador do ocidente e Licnio, seu par oriental, em 313 (mal chamado o "dito de Milo") iniciou uma poltica no s de tolerncia, mas de franco favor imperial para com os cristos.
9.1

Eusbio resume a situao sobre o cnon

A situao definitiva comea a perfilar-se depois do acesso ao poder de Constantino e apresentada pelo historiador da Igreja, Eusbio de Cesareia (ca. 260-340), no Livro Terceiro da sua Histria Eclesistica: Chegando aqui, hora de recapitular os escritos do Novo Testamento j mencionados. Em primeiro lugar h que colocar a ttrada santa dos Evangelhos, aos quais segue-se o escrito dos Actos dos Apstolos. E depois deste h que colocar na lista as Cartas de Paulo. Depois deve-se dar por certa a chamada Primeira de Joo, como tambm a de Pedro. Depois destas, se parece bem, pode colocar-se o Apocalipse de Joo, sobre o qual exporemos oportunamente o que dele se pensa. Estes so os que esto entre os admitidos. Dos livros discutidos, por outro lado, mas que so conhecidos da grande maioria, temos a Carta chamada de Tiago, a de Judas e a segunda de Pedro, assim como as que se dizem ser segunda e terceira de Joo, sejam do prprio evangelista, seja de outro com o mesmo nome. Entre os esprios sejam listados: o escrito dos Actos de Paulo, o chamado Pastor e o Apocalipse de Pedro, e alm destes, a que se diz Carta de Barnab e a obra chamada Ensinamento dos Apstolos, e ainda, como disse, se parece bem, o

Apocalipse de Joo; alguns, como disse, rejeitam-no, enquanto outros o contam entre os livros admitidos. Mas alguns catalogam entre estes inclusive o Evangelho dos Hebreus, no qual se comprazem muitissimo os hebreus que aceitaram Cristo. Todos estes so livros discutidos. Mas creio ser necessrio que exista um catlogo destes tambm, distinguindo os escritos que, segundo a tradio da Igreja, so verdadeiros, genunos e admitidos, daqueles que diferenciando-se destes por no serem testamentrios, mas discutidos, ainda assim so conhecidos pela grande maioria dos autores eclesisticos, de modo que possamos conhecer estes livros e os que com o nome dos apstolos foram divulgados pelos hereges, alegando que se tratem seja dos Evangelhos de Pedro, de Tom, de Matias ou mesmo de algum outro, ou ainda dos Actos de Andr, de Joo e de outros apstolos. Jamais um s dentre os escritores ortodoxos julgou digno mencionar estes livros em seus escritos. Mas ocorre que a prpria ndole do fraseado difere enormemente do estilo dos apstolos, e o pensamento e a inteno do que neles est contido destoa ainda mais da verdadeira ortodoxia: claramente demonstram ser invenes de hereges. Por isso no devem ser colocados nem mesmo entre os esprios, mas devemos rejeit-los como inteiramente absurdos e mpios.
(Eusbio de Cesareia, Histria Eclesistica, III, 25:1-7. Verso de Argimiro Velasco Delgado. Madrid: BAC, 1973, 1:165166).

Eusbio prope trs categorias de escritos: Os aceites por todos, os discutidos e as "invenes de hereges". A qualificao de "esprio" no significa apcrifo ou hertico em Eusbio; ele a aplica a escritos que so ortodoxos mas que no so admitidos universalmente como "divinas Escrituras". Os livros herticos so outra coisa, e devem ser totalmente rejeitados. Ento, em princpios do sculo IV todos os cristos reconheciam como Escrituras os quatro Evangelhos cannicos, os Actos, as epstolas paulinas, 1 Joo e 1 Pedro. Por outro lado, ainda no todos, mas sim a maioria, admitiam 2 Pedro, 2 e 3 Joo, Tiago e Judas. A situao do Apocalipse de Joo muito curiosa, pois Eusbio no o coloca entre os "discutidos", mas o inclui nas outras duas categorias simultaneamente: entre os reconhecidos e entre os esprios, esclarecendo em ambos os casos, "se parece bem". A provvel razo desta estranha atitude que Eusbio sabia que o Apocalipse era de facto geralmente aceite, mas ele prprio tinha reservas sobre o livro, por ser adversrio do milenarismo. Eusbio e Constantino tornaram-se amigos em 325. Alguns anos mais tarde, o imperador encomendou ao bispo, numa carta preservada na "Vida de Constantino" escrita pelo prprio Eusbio, 50 exemplares das Escrituras crists (ambos os Testamentos) em grego para as Igrejas da capital imperial, Constantinopla. Dizia o imperador: Ocorre (...) que grandes nmeros se uniram santssima igreja na cidade que leva o meu nome. Parece, portanto, muito necessrio (...) aumentar tambm o nmero de igrejas (...) Achei prtico (...) ordenar cinquenta cpias das sagradas Escrituras, a proviso e uso das quais, tu sabes, da maior necessidade para a instruo da

Igreja, que sejam escritas em pergaminho preparado de maneira legvel, e numa forma portvel e conveniente, por amanuenses profissionais muito versados na sua arte (...) Tens autoridade tambm, em virtude desta carta, para usar duas carruagens pblicas para o seu transporte, disposio mediante a qual as cpias, quando estejam adequadamente escritas, sero mais facilmente enviadas para minha inspeco pessoal.
(Eusbio, Vida de Constantino, IV, 36. Em Philip Schaff e Henry Wace, Editors: A Select Library of Nicene and PostNicene Fathers of the Christian Church, Second Series [1891]. Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans, Reimpresin, 1991; 1:549).

As cpias, sufragadas pelo imperador, prepararam-se de imediato na forma de "volumes magnficos e elaboradamente encadernados", no dizer de Eusbio. provvel que, com esta aco, Eusbio tenha contribudo para a formao do cnon, pois com toda a probabilidade as cpias continham os 27 livros que reconhecemos como cannicos at hoje, e possivelmente na mesma ordem que nas Bblias modernas. Talvez Eusbio estivesse inclinado a omitir o Apocalipse, mas difcil crer que se atrevesse, conhecendo o apreo que o imperador tinha por este livro, que de resto era geralmente aceite pela maioria. Deve notar-se que Constantino no teve nenhuma influncia directa em determinar quais Escrituras eram cannicas, mas limitou-se a solicitar cpias, sem dar a menor instruo sobre que livros deviam conter ou quais omitir-se. Bruce observa que se, como parece, as 50 cpias continham de facto os 27 livros, isso "forneceria um mpeto considervel para a aceitao do agora familiar cnon do Novo Testamento". Evidentemente, o uso de uma edio tal nas Igrejas de Constantinopla favoreceria a admisso geral dos livros aceites at hoje.
9.2

Atansio d a primeira lista completa e exclusiva

Tradicionalmente, os bispos de Alexandria anunciavam a data de celebrao da Pscoa mediante cartas circulares, que tambm costumavam conter instrues ou outros ensinamentos. Poucas dcadas depois de Eusbio, Atansio (ca. 296-373) bispo de Alexandria e campeo da ortodoxia nicena, proporciona uma lista de livros do Novo Testamento na sua 39 Carta pascal no ano 367. A ordem difere do habitual nas nossas Bblias, mas os livros so exactamente os mesmos. Note-se, alm disso, que Atansio no estabelece nenhuma diferena de hierarquia entre os 27 livros. De novo, no devemos hesitar em nomear os livros do Novo Testamento. So como se segue: Quatro Evangelhos, segundo Mateus, Marcos, Lucas e Joo. Depois destes os Actos dos Apstolos e as sete epstolas dos apstolos chamadas catlicas, como se segue: uma de Tiago, duas de Pedro, trs de Joo e, ... uma de Judas. A seguir h catorze epstolas do Apstolo Paulo, escritas em ordem como se segue: Primeiro aos romanos, ento duas aos corntios, e depois destas aos Glatas e depois aos efsios; ento aos filipenses; depois aos colossenses e duas aos tessalonicenses e aquela aos hebreus. Depois h duas a Timteo, uma a Tito e a ltima a Filemom. Alm disso, o Apocalipse de Joo.
(Atansio, Carta Pascal 39. Em Philip Schaff e Henry Wace, Editors: A Select Library of Nicene and Post-Nicene Fathers of the Christian Church, Second Series [1891]. Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans, Reimpresin, 1991; 4:551).

provvel que a visita de Atansio a Roma em 340 durante o seu segundo exlio quando Jlio I era bispo dessa cidade, tenha sido decisiva para a aceitao de Hebreus por parte da Igreja de Roma e daquelas sob a sua influncia. A mesma

lista proporcionada mais tarde no norte de Itlia por Rufino de Aquileia (345410).
9.3

Jernimo e Agostinho

O maior erudito bblico posterior a Orgenes, Jernimo (ca. 342-420) tambm admitia como cannicos os 27 livros, como o demonstra, por exemplo, na sua Epstola 53 a Paulino, bispo de Nola, sobre o estudo das Escrituras: Tratarei brevemente do Novo Testamento. Mateus, Marcos, Lucas e Joo so a equipa qudrupla do Senhor, os verdadeiros querubins ou depsito de conhecimento (...) O Apstolo Paulo escreve a sete igrejas (pois a oitava epstola, aos hebreus, no geralmente contada com as outras). Instrui Timteo e Tito; intercede ante Filemom pelo seu escravo fugitivo... Os Actos dos Apstolos parece relatar uma histria sem adorno e descrever a infncia da igreja recm-nascida, mas uma vez que nos damos conta que o seu autor Lucas, o mdico cujo louvor est no evangelho, veremos que todas as suas palavras so remdios para a alma doente. Os apstolos Tiago, Pedro, Joo e Judas produziram sete epstolas, ao mesmo tempo espirituais e concisas. O Apocalipse de Joo tem tantos mistrios como palavras. Ao dizer isto, disse menos do que o livro merece ...
(Jernimo, Carta LIII. Em Philip Schaff e Henry Wace, Editors: A Select Library of Nicene and Post-Nicene Fathers of the Christian Church, Second Series [1892]. Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans, Reimpresin, 1991; 6:101-102).

Outro que recebeu o cnon do Novo Testamento como se admitia j nessa poca foi Agostinho de Hipona, que em 397 enumera os mesmos livros que Atansio, embora em diferente ordem. Porm, a seguinte instruo do mesmo Agostinho d testemunho de que o cnon no estava fechado sem lugar para dvidas. Ora, em relao s Escrituras cannicas, [o intrprete] deve seguir o juzo do maior nmero de igrejas catlicas; e entre estas, desde logo, um elevado lugar deve darse quelas consideradas dignas de ser a sede de um apstolo e de receber epstolas. Consequentemente, entre as Escrituras cannicas julgar conforme a seguinte norma: Preferir aquelas que so recebidas por todas as igrejas catlicas quelas que algumas [igrejas] no recebem. Entre aquelas [Escrituras], de novo, que no so recebidas por todas, preferir as que tenham a sano do maior nmero e daquelas de maior autoridade, quelas sustentadas por um nmero menor ou so de menor autoridade. Porm, se verificasse que alguns livros so defendidos pelo maior nmero de igrejas, e outros pelas de maior autoridade (ainda que no seja muito provvel que isto ocorra), penso que em tal caso a autoridade de ambos os lados deve ser considerada como igual. (...) O [cnon] do Novo Testamento, de novo, contido nos seguintes: Quatro livros do Evangelho, segundo Mateus, segundo Marcos, segundo Lucas, segundo Joo; catorze epstolas do Apstolo Paulo uma aos romanos, duas aos corntios, uma aos glatas, aos efsios, aos filipenses, duas aos tessalonicenses, uma aos colossenses, duas a Timteo, uma a Tito, a Filemom, aos hebreus; duas de Pedro; trs de Joo; uma de Judas; e uma de Tiago; um livro dos Actos dos Apstolos; e um do Apocalipse de Joo.
(Agostinho, Sobre a doutrina crist, II, 8. Em Philip Schaff, Editor: A Select Library of Nicene and Post-Nicene Fathers of the Christian Church, First Series [1886]. Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans, Reimpresin, 1993; 2:538-539).

A regra enunciada por Agostinho bastante reveladora sobre o verdadeiro processo de formao do cnon. Por sinal, o cnon do NT no estava reconhecido em finais do sculo I, mas tambm no foi a Igreja de Roma que o estabeleceu. Esta ltima ideia um anacronismo fatal, j que no sculo IV a Igreja de Roma, hoje conhecida como Igreja Catlica, no tinha a autoridade nem o poder que depois se arrogou. Portanto, no poderia determinar por si mesma nenhum cnon, nem sequer no suposto que o tivesse claro. A verdade que o cnon foi reconhecido e proclamado no pela Igreja Catlica romana, mas pela igreja catlica (ou universal) antiga, que certamente no era governada desde Roma, por mais que esta fosse uma sede apostlica de enorme influncia. Na verdade, os bispos de Roma no falaram mais alto no tema do cnon, longe disso. Embora segundo o testemunho de Eusbio em princpios do sculo IV o consenso final estivesse prximo, foi fundamental a interveno dos bispos africanos, primeiro Atansio e depois Agostinho, sob cuja influncia os snodos de Hipona (393) e o III e VI de Cartago, respectivamente de 397 e 419, determinaram os limites do cnon. No obstante, estes snodos ou conclios regionais no tinham autoridade sobre toda a Igreja, como sim a teria tido um conclio ecumnico. por esta razo, e considerando a importncia do consenso dos bispos, que os correspondentes cnones foram enviados ao bispo de Roma e a outros bispos para a sua confirmao. Nenhum decreto papal podia, nesse tempo, substituir o consenso universal. De facto, um snodo regional asitico, o de Laodiceia de 363, omitiu o Apocalipse tal como o fazia o bispo Cirilo de Jerusalm. Na realidade, nenhum conclio ecumnico da antiguidade discutiu seriamente o assunto do cnon. verdade que no Conclio Quinissexto de Constantinopla (553,680) se ratificaram as listas cannicas apresentadas em Cartago e nas Constituies Apostlicas como se tivessem sido uma s, mas estas listas no eram coincidentes. Portanto, esta deciso conciliar, em todo o caso, enturvou as guas em vez de clarific-las. Em relao aos bispos de Roma, a lista enviada por Inocncio I ao bispo Exuprio em 405 omite Hebreus segundo os melhores manuscritos. Por vezes menciona-se uma lista atribuda ao papa Dmaso, supostamente de 382 e portanto imediatamente posterior de Atansio. possvel, mas em todo o caso tal lista na verdade no ps fim s diferenas. Alm disso, a mesma lista, conservada num documento italiano (no de Roma) de princpios do sculo VI chamado Decreto Gelasiano, se atribui variavelmente tambm aos bispos romanos Gelsio (492-496) ou Hormisdas (514-523).
10.

A Reforma Protestante e o Conclio de Trento

Nos sculos que vo desde finais do sculo IV ao sculo XVI, o cnon do Novo Testamento ficou de facto fixado sem maiores discusses. Em princpios do sculo XVI, com o impulso dado ao estudo pela inveno (no sculo anterior) da imprensa de tipos mveis, e pela edio impressa do Novo Testamento em grego por Erasmo de Roterdo em 1516, eruditos de diversas tendncias discutiram a importncia relativa dos livros cannicos.

10.1

A posio de Lutero

Um deles foi o reformador Martinho Lutero (1483-1546), que pelos seus pontos de vista sobre os livros do Novo Testamento foi excessiva e injustamente criticado. Na sua primeira edio da verso alem da Bblia, Lutero numerou os livros do NT de Mateus a 3 Joo, e deixou separados, sem numerao, quatro livros: Hebreus, Tiago, Judas e Apocalipse. Sem dvida, Lutero no os punha ao mesmo nvel que o resto (dentro dos quais, por outro lado, atribua mais importncia ao Evangelho de Joo e 1 Joo, Romanos, Glatas, Efsios e 1 Pedro que s outras cartas paulinas, Actos, 2 Pedro, e 2 e 3 Joo). Em todo o caso, e pese as suas prprias reservas ante os quatro livros citados, insistiu em que tal era a sua opinio, a qual no desejava impor a outros, e que no pretendia tirar esses livros do NT. H que recordar que esta posio de considerar uma hierarquia dentro dos escritos cannicos (um "cnon dentro do cnon") era tambm sustentada por alguns eruditos catlicos, como o dominicano Toms de Vio ("Caetano", 1469-1534) sem que ningum os caluniasse. Por outro lado, a maioria dos demais reformadores, includo Calvino, assim como as grandes confisses protestantes, admitiram sem discusso os 27 livros do Novo Testamento.
10.2

O Conclio de Trento ratifica o Novo Testamento

O Conclio de Trento no realizou nenhuma inovao em relao ao cnon do Novo Testamento, mas admitiu o que era um consenso de largos sculos. Muito distinto foi o seu triste papel em relao ao cnon do Antigo Testamento, como o observmos noutro lado. Finalmente, sobre a razo pela qual os livros que compem o nosso Novo Testamento so esses e no outros, podemos de bom grado assentir o afirmado pela Igreja Catlica nada menos que no Conclio Vaticano I, sobre os livros do cnon: Ora, a Igreja os tem por sagrados e cannicos, no porque compostos s pela indstria humana, tenham sido depois aprovados por ela; nem somente porque contenham a revelao sem erro; mas porque escritos por inspirao do Esprito Santo, tm Deus por autor, e como tais foram transmitidos prpria Igreja.
(Concilio Vaticano I, Sesso III de 24 de Abril de 1870; Constituio dogmtica sobre a f catlica, Captulo 2, Da revelao; Denzinger # 1787; negrito acrescentado).

Dado que os livros sagrados tm uma autoridade intrnseca que provm do seu Autor, o seu carcter cannico no depende da sano humana em geral, nem eclesistica em particular. A Igreja catlica antiga (da qual por ento era parte a Igreja de Roma) no decidiu nem decretou o cnon, mas o discerniu ou reconheceu, e a seguir o confessou e proclamou.
11.

Apndice: Os apcrifos do Novo testamento

A partir do sculo II existe um corpo crescente de literatura crist que pretende ser inspirada, cuja autoria, com poucas excepes, se atribui pseudo-epigraficamente a algum apstolo. Estas obras tinham geralmente uma de duas intenes, a saber: 1) Preencher vazios em certos aspectos da vida de Jesus ou dos seus Apstolos que no juzo dos seus autores no eram suficientemente descritos nos genunos escritos apostlicos. Um tema favorito foi a infncia de Jesus; outro, o ocorrido no intervalo

entre a sua morte e a sua ressurreio; um terceiro, a actividade dos Apstolos que no se descreve no livro dos Actos. 2) Inculcar certas doutrinas sincrticas, nascidas da mestiagem entre o cristianismo e certas filosofias, em geral neo-platnicas, que teriam sido ensinadas por Jesus de maneira privada aos Apstolos e transmitidas s aos discpulos dignos de receber tal conhecimento (gnose). Nesta categoria esto os evangelhos gnsticos. Estes livros, que foram tidos em grande estima por certos grupos marginais mas que nunca foram recebidos como autnticos pelo conjunto das igrejas antigas, se denominam apcrifos do Novo Testamento. A palavra grega apokryfa significa originalmente "oculto", mas tal qualificao podia significar duas coisas muito diferentes. Desde o ponto de vista daqueles que aprovavam estes escritos, eles estavam "ocultos" ou retirados do uso comum porque eram considerados como contendo conhecimento misterioso ou esotrico, demasiado profundo para ser comunicado a algum, excepto aos iniciados. Desde outro ponto de vista, no entanto, se julgava que tais livros mereciam ser "ocultados" porque eram esprios ou herticos. Assim, o termo teve originalmente tanto um significado honroso como um pejorativo, dependente de quem fizesse uso da palavra.
(Bruce M. Metzger, The Canon of the New Testament. Its origin, development, and significance. Oxford: Clarendon Press, 1987, p. 165; negrito acrescentado).

Na actualidade a denominao de "apcrifo" no implica necessariamente uma destas duas valoraes opostas, mas est vinculado primariamente com o conceito de um cnon fixado do Novo Testamento. Neste sentido, so apcrifas todas aquelas obras que, no obstante a pretenso dos seus autores, foram excludas do cnon por no ser consideradas dignas de ser includas nele. Os apcrifos do Novo Testamento tendem, com resultado varivel, a imitar as formas literrias prprias dos livros genunos. Por isso se classificam em evangelhos, actos, epstolas e apocalipses apcrifos (Tabela 2). A adaptao formal da literatura apcrifa s formas literrias das Escrituras cannicas um testemunho indirecto da antiguidade e do reconhecimento geral destas ltimas. O gnero mais antigo e frequentemente imitado o dos Evangelhos cannicos. Um facto interessante que, pese levarem o nome dos Apstolos, os apcrifos eram geralmente excludos de sria considerao quanto sua incluso no cnon. Em contraste, o facto de os quatro Evangelhos cannicos serem annimos, e de apenas dois deles (Mateus e Joo) se terem atribudo tradicionalmente a Apstolos, no foi obstculo para o pronto reconhecimento da sua autoridade apostlica e da sua inspirao divina. Alguns dos apcrifos se perderam, e hoje conhecemos a sua existncia por referncias na literatura crist primitiva. Na sua edio de 1924 dos apcrifos do Novo Testamento, Montague Rodhes James fez as seguintes acertadas observaes acerca destes livros: Interessantes como so (...), no conseguem nenhum dos principais propsitos para que foram escritos, inculcar a verdadeira religio e transmitir a verdadeira histria.

Como livros religiosos pretendiam reforar o conjunto existente de crenas crists: seja por revelao de novas doutrinas (...), ou destacando alguma virtude particular, como castidade e temperana; ou reforando a crena em certas doutrinas ou acontecimentos, v.g., o nascimento virginal, a ressurreio de Cristo, a segunda vinda, o estado final mediante a produo de evidncia que, a ser verdade, fosse irrefutvel. Para todos estes propsitos, estes escritos se arrogam a suprema autoridade (...) Como livros de histria, propem suplementar os escassos dados (como pareciam ser) dos Evangelhos e Actos (...) Mas, como disse, fracassam no seu propsito (...) Os seus autores no falam com as vozes de Paulo nem Joo, ou com a aprazvel simplicidade dos trs primeiros Evangelhos. No injusto dizer que quando tentam o primeiro so teatrais, e quando ensaiam a segunda, so inspidos. Em resumo, o resultado de algo semelhante ao estudo atento da literatura (...) um reforado respeito pelo bom senso da Igreja Universal, e pela sabedoria dos eruditos de Alexandria, Antioquia e Roma (...) Embora no sejam boas fontes de histria num sentido, o so noutro. Registam as imaginaes, esperanas e temores dos homens que os escreveram; mostram o que era aceitvel para os cristos incultos dos primeiros tempos, o que lhes interessava, o que admiravam, que ideais de conduta valorizavam para esta vida, o que pensavam encontrar na vindoura (...) e para o amante e estudante da literatura e da arte medieval revelam a fonte de uma parte considervel do seu material e a soluo de muitos enigmas. De facto, exerceram uma influncia (totalmente desproporcionada com os seus mritos intrnsecos) to grande e ampla, que ningum que se interesse pela histria do pensamento e da arte cristos pode permitir-se descuid-los.
(Citado por J. K. Elliott, The Apocryphal New Testament. A collection of Apocryphal Christian Literature in an English Translation. Oxford: Clarendon Press, 1993, p. xiv-xv; negrito acrescentado).

Tabela 2: Alguns apcrifos do Novo Testamento Evangelhos


Do sculo II Dos Hebreus Dos Ebionitas Pedro Proto-evangelho de Tiago Papiro Egerton 2 (sem nome)

Actos

Epstolas

Apocalipses

Dos Apstolos (Epistula apostolorum) De Paulo De Joo De Pedro De Nag-Hammadi (gnsticos) 3 Corntios De Paulo De Paulo De Joo (apcrifo) Laodicenses De Pedro De Tom Da verdade (Valentim) De Tom Correspondncia entre De Joo De Tom Paulo e Sneca De Andr De Estvo De Felipe De Pilatos Da Virgem De Maria Madalena De Pedro Pregao de Pedro Tardios (sculos IV ao VI) Histria de Jos o carpinteiro Trnsito de Maria Segundo Tom (maniqueu) De Mateus (apcrifo)

Apesar do dito, de vez em quando surge, geralmente de pessoas alheias ao mbito acadmico, a tese de que os textos apcrifos revelam a verdadeira histria de Jesus, que teria sido distorcida pelos autores cannicos. Neste sentido, a proposta mais recente mas seguramente no a ltima a de Dan Brown, no seu

extraordinrio xito de vendas, O Cdigo Da Vinci. Embora se trate de um romance, no seu prefcio h uma declarao, com o ttulo "Factos", segundo a qual: Todas as descries de obras de arte, edifcios, documentos e rituais secretos que aparecem nesta obra so verdadeiras.
(Dan Brown, O Cdigo Da Vinci. Traduo de Juanjo Estrella. Buenos Aires: Editorial Umbriel, 2003, p. 11).

A verdade que a obra contm uma srie de afirmaes discutveis ou descaradamente falsas. No tema que nos ocupa, Brown sustenta, atravs de um fictcio historiador membro da Royal Society britnica, coisas como as seguintes. No conclio de Niceia, convocado por Constantino, "se debateu e se votou sobre (...) a divindade de Jesus (...) at esse momento da histria, Jesus era, para os seus seguidores, um profeta mortal ... um homem grande e poderoso, mas um homem, um ser mortal (...) Ao proclamar oficialmente Jesus como Filho de Deus, Constantino o converteu numa divindade..." (p. 290). certo que Constantino convocou o Conclio. De facto, todos os conclios ecumnicos da antiguidade foram convocados por imperadores. No obstante, as decises adoptadas foram responsabilidade dos bispos reunidos. Alm disso, um disparate afirmar que at Niceia os cristos consideravam que Jesus era meramente um homem. Existe abundantssima evidncia da literatura crist anterior a Niceia que atesta a crena na divindade de Cristo. Os cristos nunca mantiveram a sua fidelidade at morte por algum que consideravam apenas um homem. Alm disso, semelhante mudana doutrinal geraria um escndalo de propores colossais, do qual no h rasto. Na realidade, nenhum dos participantes na controvrsia sustentava semelhante coisa, pois todos aceitavam que Jesus Cristo era um ser divino. A discusso radicava em se ele era co-igual com o Pai como opinava a maioria ou se, como ensinava rio, estava um degrau mais abaixo, como o primeiro e mais poderoso dos seres criados. H "milhares de pginas de papis anteriores poca de Constantino, no manipulados, que o reverenciavam absolutamente enquanto mestre e profeta humano" (p. 318). A verdade que nenhum documento cristo antigo, cannico ou apcrifo, considera Jesus como exclusivamente humano. H, sim, documentos gnsticos que pretendiam separar o humano e o divino em Jesus Cristo, considerando que um esprito superior, o Cristo, habitou transitoriamente no homem Jesus; mas ao contrrio do afirmado, exaltavam o divino e rebaixavam o humano. "Circulam rumores de que no tesouro tambm est includo o documento Q que at o Vaticano admite a sua existncia. Supostamente, se trata de um livro com os ensinamentos de Jesus escritos talvez de seu punho e letra." (p. 318). O documento Q (do alemo Quelle, "fonte") um documento hipottico cuja existncia se postulou para explicar o material comum aos Evangelhos de Mateus e Lucas, que no aparecem no Evangelho de Marcos. De modo que mesmo se existisse Q, em todo o caso ajudaria a explicar a redaco dos Evangelhos cannicos. Que Q possa ter sido escrito pelo prprio Jesus pura fantasia. "Constantino encomendou e financiou a redaco de uma nova Bblia que omitisse os evangelhos em que se falava dos traos humanos de Cristo e que exagerasse os que o aproximavam da divindade." (p. 291).

Como vimos antes, Constantino simplesmente encomendou a Eusbio cinquenta cpias da Bblia para seu uso nas igrejas de Bizncio (Constantinopla). No h a menor evidncia de que tenha indicado que livros devia conter e quais no; isso o deixou inteiramente nas mos do bispo. pouco provvel que fosse capaz de fazer tal coisa, mesmo se quisesse. Alm disso, os cristos, que poucos anos antes tinham mostrado a sua venerao pelas Escrituras negando-se a entreg-las inclusive ao custo da sua prpria vida, no admitiriam mudanas das quais no h o menor rasto na histria. Finalmente, h que notar que os Evangelhos cannicos ensinam claramente a humanidade de Cristo. Sobre a sua divindade no so to claros, com excepo do Evangelho de Joo. A situao exactamente oposta que apresenta Brown. "Para a elaborao do Novo Testamento foram considerados mais de oitenta evangelhos, mas apenas uns poucos acabaram por ser escolhidos ... entre eles os de Mateus, Marcos, Lucas e Joo..." (p. 292). Como se descreveu antes, a formao do Novo Testamento no foi produto de uma deciso sbita de algum conclio, muito menos de um imperador. simplesmente falso que na fixao do cnon tenham sido considerados "mais de oitenta evangelhos" (no havia tantos) como se fossem candidatos com iguais probabilidades. Neste processo, desde o princpio se aceitaram os quatro Evangelhos cannicos, para a Igreja antiga em seu conjunto, nenhum apcrifo foi alguma vez um concorrente srio. "as cpias dos rolos de Nag Hammadi e do Mar Morto" so "os primeiros documentos do cristianismo" (p. 305). Os rolos do Mar Morto contm manuscritos bblicos e material prprio da seita dos Essnios, que era judaica. Os rolos so anteriores ao Novo Testamento, e no h nenhum material especificamente cristo. A biblioteca de Nag Hammadi proporcionou cpias de apcrifos de tendncia gnstica em copta (no em aramaico como diz Brown) que so tradues do grego. Os mais antigos destes escritos datam de meados do sculo II e no provm de um ambiente palestino, de modo que esto cronolgica, geogrfica e culturalmente muito distantes dos factos da vida de Jesus. Por sua prpria natureza e fundo neo-platnico, no fornecem material confivel para a ideia central de O Cdigo Da Vinci, a saber, que Jesus casou com Maria Madalena e teve descendncia com ela. No somente desprezavam o natural a favor do espiritual, mas no tinham um conceito muito elevado das mulheres. Segundo o Evangelho de Tom, a nica forma em que uma mulher pode salvar-se transformando-se em varo (logion 114): Simo Pedro disse-lhes: Que Maria saia de entre ns, porque as mulheres no so dignas da vida. Jesus disse: Eu mesmo vou gui-la, para torn-la homem, para que ela tambm possa tornar-se um esprito vivo semelhante a vs, homens. Porque toda a mulher que se tornar homem entrar no Reino dos cus.
(O evangelho segundo Tom. Apcrifo-gnstico. Verso bilingue copta-castelhano. Barcelona: Siete y Media Editores, 1980, p. 107).

Finalmente, os evangelhos apcrifos de Nag Hammadi so principalmente coleces de supostos ditos de Jesus e dos Apstolos, que no narram quase nada dos factos da vida do Senhor.
12.

Bibliografia
Fontes

12.1

Denzinger, Enrique. El magisterio de la Iglesia. Manual de los smbolos, definiciones y declaraciones de la Iglesia en materia de fe y costumbres. Verso de Daniel Ruiz Bueno. Barcelona: Editorial Herder, 1963. Elliott, J.K. The Apocryphal New Testament. A collection of Apocryphal Christian Literature in an English Translation. Oxford: Clarendon Press, 1993. Eusebio de Cesarea, Historia Eclesistica (2 Vol.). Verso, introduo e notas de Argimiro Velasco Delgado. Madrid: BAC, 1973. Roberts, Alexander; Donaldson, James. The Ante-Nicene Fathers. Translations of the writings of the Fathers down to A.D. 325 [1884] (10 Vol.). Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans, Reimpresin, 1993. Ruiz Bueno, Daniel. Padres Apologetas Griegos (s. II), 2 Edicin. Madrid: BAC, 1979 Ruiz Bueno, Daniel. Padres Apostlicos. Edicin bilinge completa, 4 Edicin. Madrid: BAC, 1979. Santos Otero, Aurelio de. Los evangelios apcrifos. Edicin crtica y bilinge. 3 Edicin. Madrid:BAC, 1979 (h uma edio mais actual). Philip Schaff (Editor). A Select Library of Nicene and Post-Nicene Fathers of the Christian Church, First Series [1886] (14 Vol.). Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans, Reimpresso, 1993. Schaff, Philip; Wace, Henry (Editors): A Select Library of Nicene and Post-Nicene Fathers of the Christian Church, Second Series [1891] (14 Vol.). Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans, Reimpresso, 1991. Na Internet pode encontrar-se abundante material, ainda que de qualidade diversa. Uma das pginas mais completas, com ligaes para muitas outras, http://escrituras.tripod.com/
12.2

Estudos e obras de referncia

Bez-Camargo, Gonzalo. Breve historia del canon bblico. Mxico: Ediciones Luminar, 1980. Bromiley, Geoffrey W. (General Editor). The International Standard Bible Encyclopedia. Revised Edition (4 vol.). Grand Rapids: Wm.B. Eerdmans, 19791988. Bruce, F.F. Son fidedignos los documentos del Nuevo Testamento?. Traduo espanhola de Daniel Hall. Miami: Editorial Caribe, 1972. Bruce, F. F. The Canon of Scripture. Downers Grove: InterVarsity Press, 1988. Comfort, Philip Wesley (Editor). The Origin of the Bible. Wheaton: Tyndale House Publishers, 1992. Cross, F. L. (Editor). The Oxford Dictionary of the Christian Church. London: Oxford University Press, 1958. Di Berardino, Angelo (Director). Patrologa III. Verso espanhola de J. M. Guirau. Madrid: BAC, 1981. Enciclopedia Catlica. Verso em espanhol de The Catholic Encyclopedia, dirigida por Charles G. Herbermann (1907). http://www.enciclopediacatolica.com/

George, Augustin y Grelot, Pierre (Directores). Introduccin crtica al Nuevo Testamento (2 vol.). Traduo de Marciano Villanueva. Barcelona: Editorial Herder, 1983. Jedin, Hubert (Director). Manual de historia de la Iglesia, Tomo 1. Verso de Daniel Ruiz Bueno. Barcelona: Editorial Herder, 1980. Metzger, Bruce M. The Canon of the New Testament. Its origin, development, and significance. Oxford: Clarendon Press, 1987. Quasten, Johannes. Patrologa, 3 Ed. (2 Vol.). Verso espanhola de Ignacio Oatibia. Madrid: BAC, 1977, 1978. Ridderbos, Herman. Historia de la salvacin y Santa Escritura. La autoridad del Nuevo Testamento. Traduo de Juan L. van der Velde. Buenos Aires: Editorial Escaton, 1973. Trebolle Barrera, Julio. La Biblia juda y la Biblia cristiana. Introduccin a la historia de la Biblia. Madrid: Trotta, 1993. Wescott, Brooke Foss. The Bible in the Church. 3rd Ed. London & Cambridge: Macmillan & Co., 1870.

S-ar putea să vă placă și