Sunteți pe pagina 1din 30

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

WASHINGTON PAIVA DE CASTRO

Projeto RPG School

SÃO PAULO

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Senac, como exigência parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão Cultural. Este trabalho foi desenvolvido nas disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I e II.

SÃO PAULO

2017

RESUMO Este trabalho apresenta o projeto cultural denominado RPG School destinado inicialmente aos alunos de

RESUMO

Este trabalho apresenta o projeto cultural denominado RPG School destinado inicialmente aos alunos de escola pública a partir de 16 anos. Por meio de uma fundamentação teórica sobre o papel social dos jogos este projeto visa demonstrar que os jogos de interpretação de personagens conhecidos como RPG podem ser utilizados no auxílio do ensino de inglês pois o caráter lúdico dos jogos permite a assimilação de conteúdo de maneira orgânica além de auxiliar no desenvolvimento de habildades sócio -cognitivas. Aqui encontram-se a fundamentação teórica do projeto cultural, além das estratégias de ação e o plano de financiamento.

Palavras-chave: 1. RPG 2. Aprendizagem 3. Inglês 4. Ensino

ABSTRACT

This paper presents the cultural project named RPG School initially aimed at public school students at the age of 16. The project shows that role playing games also named RPG can be used to aid English teaching due to their ludic characteristics which allow students to understand content in a natural way as well as help developing social cognitive s kills. You can find herein theoretical fundamentals on the subject as well as action strategies and financial planning.

Keywords: 1. RPG 2. Learning 3. English 4. Education

Lista de ilustrações

Figura 1 - Faixa Etária de Quem Joga RPG

17

Figura

2 - Distribuição dos valores no financiamento

22

Quadro 1 Valores totais da Campanha

21

Lista de Tabelas

Tabela 1 - As 20 melhores Públicas da Capital 16

Tabela 2 Cronograma de Atividades do Projeto 20 Tabela 3 Cronograma do Catarse 23

Tabela 4 Recompensas Catarse

Tabela 5 Distribuição de Recompensas 24

Tabela 6 Cálculo Material individual

Tabela 7 Cálculo Material Mestre 25

Tabela 8 Custo Total de Materiais

25

24

26

Sumário

1 Introdução …

9

2

Objetivos

10

2.1.

Objetivo Geral

10

2.2

Objetivos específicos

10

3 Metas

11

4 Justificativa

12

4.1. Definição do termo …

13

4.2 Origem do RPG

14

4.3 As regras do Jogo

.15

5 Público-Alvo

16

6 Plano de Ações

18

6.1 Pré-Produção

18

6.2 Produção

18

6.3 Pós Produção

19

6.4 Estratégia de Comunicação

20

7

Planejamento Financeiro

21

7.1 Tipo de Financiamento 21

22

7.2 Campanha Catarse

7.4

Valores Totais

26

8 Considerações Finais

27

Referências Bibliográficas

28

9

1 Introdução

No projeto RPG School, o Role Playing Game (RPG) será utilizado como ferramenta pedagógica, com o diferencial de ser utilizado para o ensino de idiomas estrangeiros (fundamentalmente o inglês). Por meio de situações fictícias, o docente será encorajado a criar narrativas e interagir em língua estrangeira, auxiliando os alunos a fazerem pesquisas para desenvolverem seus personagens, histórias e os contextos apresentados. Incentivando-os a buscar inspirações literárias, interagir e cooperar no andamento da história bem como partilhar experiências e descobertas. A língua estrangeira aqui será trabalhada direta e indiretamente como dispositivo para o desenvolvimento dos jogos. A interação social e o aprendizado através da experiência tornam o ato de aprender prazeroso e enriquecedor. Os jogos escolhidos serão ambientados nos cenários fantasiosos de Guerra dos Tronos RPG e Star Wars RPG. Tais jogos foram escolhidos pelo seu grande apelo popular. Neste trabalho será explicado os objetivos que se almejam atingir, assim como as metas. Depois segue uma justificativa do porquê da escolha deste tema e um breve histórico sobre o jogo. Em seguida é abordada a escolha do público alvo e o item seguinte detalha o planejamento estratégico para a implementação do projeto assim como apresenta um cronograma das atividades. Segue -se a este um detalhamento do plano financeiro com as planilhas de custos e por último as considerações finais sobre o projeto e suas possibilidades.

10

2.1 Objetivo Geral

2 Objetivos

Auxiliar a desenvolver habilidades comunicativas dos alunos, a partir dos 16 anos, de escolas públicas em língua estrangeira, ampliar o vocabulário e fluência no idioma inglês, bem como as capacidades de expressão e compreensão além de criar e enriquecer a criatividade e a cultura da leitura. Por meio do jogo de RPG será possível incentivar o trabalho em equipe e a interação social bem como demonstrar que diferentes origens, credos e raças enriquem o convívio social.

2.2 Objetivos específicos

Demonstrar que o RPG pode ser aplicado como instrumento de ensino;

Incentivar a leitura, capacidades cognitivas e criatividade dos alunos;

Desenvolver e criar atividades lúdicas e encontros sociais;

Reforçar

interpessoal.

conceitos

de

multiculturalismo,

lógica,

assertividade

e

relacionamento

11

3 Metas

Avaliar o aprendizado e desenvolvimento dos alunos a cada três meses;

Ampliar a fluência e conhecimento dos alunos na língua estrangeira;

Realizar encontros semanais ao longo de dois semestres;

Capacitar seis professores na utilização do RPG como ferramenta de ensi no;

Atender 30 alunos com faixa etária a partir de 16 anos.

12

4 Justificativa

A implementação dos jogos no aprendizado vai de encontro a esta pedagogia

que procura alternativas às tradicionais metodologias de ensi no e buscam uma interação maior entre mestre e aluno. O ensino participativo, aberto ao diálogo e inclusivo mostra-se

neste momento do diálogo e da reflexão que os alunos tomam

consciência de sua atividade cognitiva, dos procedimentos de investigação que utilizaram

aprendendo a geri-los e aperfeiçoá-lo.” (GARRIDO, 2002, p. 45).

benéfico pois “(

)

O professor de línguas é, também ele, um jogador. O desenvolvimento e construção da linguagem pode ser considerado como um jogo pois nomeia -se, criam-se regras e estabelecem-se relações entre elas. Sobre essa relação entre a atividade de jogar e o saber Huizinga diz:

As grandes atividades arquetípicas da sociedade humana são, desde início, inteiramente marcadas pelo jogo. Como por exemplo, no caso da linguagem, esse primeiro e supremo instrumento que o homem forjou a fim de poder comunicar, ensinar e comandar. É a linguagem que lhe permite distinguir as coisas, defini-las e constatá-las, em resumo, designá-las e com essa designação elevá-las ao domínio do espírito. Na criação da fala e da linguagem, brincando com essa maravilhosa faculdade de designar, é como se o espírito estivesse constantemente saltando entre a matéria e as coisas pensadas. Por detrás de toda expressão abstrata se oculta uma metáfora, e toda metáfora é jogo de palavras. Assim, ao dar expressão à vida, o homem cria um outro mundo, um mundo poético, ao lado do da natureza. (HUIZINGA, 2010, p.07)

Os jogos de RPG estimulam a criatividade ao incentivar que seus envolvidos participem ativamente da construção narrativa e elaboração de ideias. As recompensas são conquistadas conjuntamente e cada um exerce um papel fundamental no jogo. O educador deve aproveitar-se do poder que os jogos exercem nos alunos. como afirma Antunes:

o mais pode existir no educador a idéia classificatória de “jogos que divertem” e “jogos que ensinam”, pois se o jogo que se aplica envolve de

13

forma equilibrada o respeito pelo amadurecimento da criança, exercita e coloca em ação desafios a sua experiência, promove sua relação interpessoal exaltando as regras do convívio, será sempre um jogo educativo, ainda que possa simultaneamente ensinar e divertir. (ANTUNES, 2003, p. 10-11).

A construção de competências por meio de experiências interativas é de

fundamental importância na formação de cidadãos atuantes e conscientes de seu papel na sociedade. O RPG nos mostra que diálogo e participação são dispositivos que não só solucionam problemas como também abrem caminho para cenários de maior

entrosamento e trabalho em equipe. Os jogos “(

construção do Homem, em todo o seu comportamento e na sua capacidade de se adaptar à sociedade. A oportunidade de jogar, portanto, significa ganho e desenvolvimento.” (SLADE, 1978, p. 20). Por tratar-se de uma proposta diferenciada de abordar o ensino de idiomas, o projeto pode mostrar-se como uma ferramenta capaz de atrair o interesse dos alunos. A temática lúdica e acessível aos estudantes somada à popularidade dos temas dos jogos escolhidos facilitarão a aceitação da proposta. O projeto atuará como um diferencial no ensino de línguas estrangeiras, além de também servir como meio de atrair um público jovem utilizando uma atividade lúdica, interativa e social. O idioma estrangeiro será abordado de maneira orgânica e as habilidades de fa la, escrita serão desenvolvidas concomitantemente com o desenrolar das sessões de jogos. O projeto contará com o financiamento coletivo para fornecer o material necessário para que o mesmo seja aplicado e como será realizado em áreas dentro do ambiente escolar não haverá contratempos em relação a infraestrutura.

exercem uma influência importante na

)

4.1 Definição do termo

Por ser um jogo cuja principal característica é a abstração, a definição exata do termo Role Playing Game ou Jogo de Interpretação de Personagem é múltipla e pluralista. Os jogos infantis de faz de conta podem também ser considerados jogos de interpretação ou, como afirma Slade, jogos dramáticos: “Nessa brincadeira teatral infantil existem momentos de caracterização e situação emocional tão nítidos, que fizeram surgir uma nova terminologia: “jogo dramático”. “(SLADE, 1978, p. 18).

14

Além disso, o teatro de improviso já utilizava das dinâmicas de criação e improvisação em conjunto muito antes dos RPGs propriamente ditos. Somando a elaboração espontânea das brincadeiras infantis às regras estabelecidas pelos métodos de atuação.

A passagem do jogo dramático ou jogo de faz -de-conta para o jogo teatral pode ser comparada com a transformação do jogo simbólico (subjetivo) no jogo de regras (socializado). Em oposição à assimilação pura da realidade ao eu, o jogo teatral propõe um esforço de acomodação, através da solução de problemas de atuação. (KOUDELA, 2001, p. 44).

Neste trabalho delimitamos o termo RPG àquele atribuído aos jogos de interpretação

e imaginação que utilizam um ou mais livros de regras para determinar o funcionamento e fluir das narrativas e, para além disso, possuem um jogador com papel de mediador das histórias e árbitro dos regulamentos.

4.2 Origem do RPG

Surgido na década de 70 nos Estados Unidos da América como uma modificação dos antigos jogos de tabuleiros e jogos de guerra, o RPG uniu as regras intrincadas

destes primeiros à tradição de contação de histórias e teatralidade. O primeiro título a ser oficialmente lançado como jogo de RPG foi o Dungeon & Dragons. O título refinava as complexas regras dos, então populares, wargames (jogos de guerra). Desta vez, ao invés de controlar exércitos inteiros o jogador controlava um único herói, criado de acordo com especificações que ditavam suas habilidades e características porém sua história pessoal e anseios eram únicos, cada jogador poderia definir a personalidade e ações de seu personagem da maneira que quisesse. Os jogos então diminuíram de escala, ao invés de grandes invasões bélicas as histórias tornaram-se menores em escopo porém mais humanas e românticas, herança dos romances de cavalaria e literatura fantástica; principalmente J.R.R Tolkien, autor de Senhor dos Anéis, e das novelas do Ciclo Arturiano. A nova estrutura favorecia o diálogo,

o trabalho conjunto e a investigação. Nesta nova modalidade de jogo os participantes não competiam um contra o outro a fim de conquistar um pedaço do mapa ou um castelo, eles trabalhavam juntos com um objetivo em comum. Os Role Playing Games cresceram e popularizaram-se nos anos vindouros,

15

ganhando diversos títulos com os mais variados temas, desde cenários de fantasia medieval a mundos com ambientações futuristas.

4.3 As regras do Jogo

O RPG joga-se com no mínimo duas pessoas e sem limite máximo, geralmente é recomendado que sejam cinco pessoas para que tenha um bom andamento e seja mais divertido. Os encontros de jogatinas são chamados de sessões e teem em média de três

a quatro horas. Para jogar, os materiais utilizados são lápis, borracha, papel, além do livro específico que será utilizado. É necessário somente um livro por grupo. Cada jogador utiliza-se das regras descritas no manual de criação do personagem também chamado de Player Character (PC) para escolher que tipo de herói ou heroina irá desenvolver. Características como força física, destreza manual, inteligência lógico- espacial, sabedoria, diplomacia, resistência a doenças e intempéries são determinados jogando-se dados ou distribuindo pontos em uma planilha chamada tradicionalmente de Ficha de Personagem. Dentre os jogadores um tem um papel único: o de Dungeon Master (DM) também conhecido em português como Mestre. Este jogador é o que cria as aventuras e guia as histórias. Ele tem autonomia para julgar se as ações dos outros jogadores foram ou não bem sucedidas. O Mestre deve agir de maneira imparcial e não deve ser encarado como o inimigo

a ser derrotado e sim como o agente distribuidor de desafios e histórias, ao mesmo tempo roteirista, ator, diretor e produtor. Enquanto os jogadores controlam somente um personagem o mestre administra todo o restante do mundo. É de sua responsabilidade dar cor e desenvolvimento aos inimigos e aliados, conjuntamente denominados de Non- Player Characters (NPCs) .

16

5 Público-Alvo

A escola escolhida para a fase inicial do projeto foi a Escola Técnica de São Paulo (Etesp) reconhecida como a escola com melhor média de avaliação no ENEM no estado de São Paulo. Como demonstrado na tabela a seguir.

Tabela 1 - As 20 melhores Públicas da Capital

a seguir. Tabela 1 - As 20 melhores Públicas da Capital Fonte: Centro Paula Souza, 2016

Fonte: Centro Paula Souza, 2016

O público-alvo escolhido para este projeto serão alunos a partir dos 16 anos pois além de seguir a classificação etária dos jogos escolhidos abrange uma parcela significativa do público consumidor deste tipo de jogo. Conforme a Pesquisa de Mercado de RPG de Mesa 2016 divulgada pela Aster Editora durante o evento Campus Party Brasil em 2017 cerca de 12,6% dos jogadores de RPG tem entre 11 ou 20 anos.

17

Figura 1 - Faixa Etária de Quem Joga RPG

17 Figura 1 - Faixa Etária de Quem Joga RPG Fonte: Aster Editora, 2017 A proposta

Fonte: Aster Editora, 2017

A proposta do projeto é aumentar o número de jogadores dentro desta faixa etária, haja vista o potencial metodológico da aplicação do RPG na fase escolar, auxiliando no aprendizado de línguas, desenvolvimento cognitivo e habilidades sociais. Além de potencializar o domínio linguístico daqueles que pretendem prestar vestibulares, participar de programas de intercâmbio ou mesmo entrevistas de emprego em outros idiomas.

18

6 Plano de Ações

Este projeto se destina a ser realizado como atividade extraclasse em escolas públicas e particulares. Sendo primeiramente implementado na Escola Técnica de São Paulo (Etesp) reconhecida por sua política pedagógica aberta e inclusiva. Inicialmente o projeto será implementado de maneira experimental a fim de qualificar professores, educadores e colaboradores que tenham um perfil adequad o a participar do projeto e será desenvolvido em quatro etapas. Sendo elas:

6.1 Pré-Produção

A primeira etapa do projeto é demonstrar que a campanha de financiamento será realizada através da plataforma Catarse. Em seguida será realizado um encontro com o coordenador pedagógico da escola onde será apresentado o projeto. Neste encontro será explicado o funcionamento, o cronograma e de que maneira o projeto será financiado. Em seguida ambas as partes assinam um Termo de Cooperação Técnica que permitirá a implantação e cederá o espaço físico para que sejam realizadas as sessões de jogos. Também será realizada a apresentação do projeto ao corpo docente e aos futuros colaboradores.

6.2 Produção

Será feita a capacitação dos educadores e colaboradores. Nesta etapa também serão realizadas ações de comunicação voltadas à divulgação da Campanha de Financiamento.

Também é nesta etapa que iniciam-se os encontros semanais. No primeiro mês de produção o coordenador participará de todos os encontros e mensalmente o mesmo irá se reunir com os educadores, diretoria e alunos para discutir pontos a serem trabalhados, parâmetro a serem desenvolvidos na utilização do jogo e será realizado um feedback das atividades e participantes.

19

Durante o processo de produção serão distribuídas as recompensas do financiamento. Sendo que estas variam de acordo com o valor contribuído pelo apoiador. Ao final do projeto será realizada uma cerimônia de formatura dos alunos participantes e entrega de certificados de participação.

6.3 Pós Produção

Será feita a verificação final do projeto, onde serão verificados os gastos e recursos utilizados. Será realizada uma reunião de avaliação com os educadores e colaboradores para verificar se os objetivos propostos no trabalho e as metas foram atingidas, bem como haverá a coleta de dados sobre a satisfação tanto dos colaboradores como dos alunos. Afim de facilitar a visualização das atividades e etapas a serem executadas, tanto na pré-produção, produção é pós produção, foi feito um cronograma onde encontram-se representados as ações e suas respectivas datas de realização.

20

20 Tabela 2 – Cronograma de Atividades do Projeto Fonte: Próprio autor, 2017 6.4 Estratégia de

Tabela 2 Cronograma de Atividades do Projeto Fonte: Próprio autor, 2017

6.4 Estratégia de Comunicação

A comunicação e divulgação do RPG School será principalmente com a utilização das mídias sociais, haja vista o grande apelo e uso pelo público alvo do projeto. Sendo assim, serão criados perfis para Facebook e Instagram, além da criação de um canal do Youtube, com vídeos que auxiliarão tanto os educadores quanto os alunos.

Para a divulgação do projeto na escola, serão elaborados cartazes formato A3 colorido para serem afixados nos murais de comunicação interna da ETEC, além de contar com o apoio do corpo docente na abordagem direta com os alunos.

21

7 Planejamento Financeiro

7.1 Tipo de Financiamento

O modelo de financiamento selecionado para a realização deste projeto é o do financiamento coletivo ou crowdfunding. Tal escolha foi feita devido ao baixo custo de implementação e escopo do projeto e porque tal modelo permite maior liberdade na construção e modificação do projeto em contraste com o modelo via patrocínio. Este último poderia acabar limitando a realização por conta das exigências a serem realizadas ou mesmo demora da aprovação. Futuramente de posse de resultados tangíveis do RPG School esses dados poderão ser utilizados como portfólio na busca por patrocínios ou parcerias em uma versão ampliada do projeto. A captação de recursos será realizada via plataforma Catarse como detalhado no quadro abaixo.

Quadro 1 Valores totais da Campanha

plataforma Catarse como detalhado no quadro abaixo. Quadro 1 – Valores totais da Campanha Fonte: Próprio

Fonte: Próprio autor, 2017

22

Os valores do financiamento foram divididos da seguinte maneira: 67% Valor do Projeto, 22% destinado às recompensas e cerca de 13% de taxa a ser paga ao Catarse. Abaixo a representação gráfica desta distribuição.

Abaixo a representação gráfica desta distribuição. Figura 2 – Distribuição dos valores no financiamento

Figura 2 Distribuição dos valores no financiamento Fonte: Próprio autor, 2017

7.2 Campanha Catarse

O Cronograma abaixo detalha as etapas do financiamento do projeto. Primeiramente é feita a inscrição e, após aprovada, a campanha entra no ar. Como incentivo aos financiadores foram acrescentadas recompensas que aumentam de acordo com o valor investido.

23

Tabela 3 Cronograma do Catarse

2018 Ações Inscrição na plataforma Catarse.me Jan Fev Mar Aprovação da campanha pela plataforma

2018

Ações

Ações
Ações

Inscrição na plataforma Catarse.me

Jan

Fev

Mar

Aprovação da campanha pela plataforma Catarse.me

Abr

Cronograma e planejamento das ações de comunicação da campanha

da campanha pela plataforma Catarse.me Abr Cronograma e planejamento das ações de comunicação da campanha Mai

Mai

Jun

plataforma Catarse.me Abr Cronograma e planejamento das ações de comunicação da campanha Mai Jun Jul

Jul

ações de comunicação da campanha Mai Jun Jul Lançamento da campanha Duração da campanha Ações de
ações de comunicação da campanha Mai Jun Jul Lançamento da campanha Duração da campanha Ações de

Lançamento da campanha

Duração da campanha

Ações de comunicação on-line para divulgação da campanha

Término da campanha

Publicação dos agradecimentos da recompensa "Agradecimento público"

Envio da recompensa "PDF Manual Projeto RPG School, 20 fls"

Entrega da recompensa Mestre de Aventuras

Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante

Entrega da recompensa Aventureiro Avançado

recompensa Mestre de Aventuras Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado
recompensa Mestre de Aventuras Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado
recompensa Mestre de Aventuras Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado
recompensa Mestre de Aventuras Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado
recompensa Mestre de Aventuras Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado
Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado Ago Set Out Nov Dez
Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado Ago Set Out Nov Dez
Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado Ago Set Out Nov Dez
Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado Ago Set Out Nov Dez
Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado Ago Set Out Nov Dez

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado Ago Set Out Nov Dez
Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado Ago Set Out Nov Dez
Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado Ago Set Out Nov Dez
Entrega da recompensa Aventureiro Iniciante Entrega da recompensa Aventureiro Avançado Ago Set Out Nov Dez
Aventureiro Avançado Ago Set Out Nov Dez Fonte: Próprio autor, 2017 7.3 Recompensas A s seguintes
Aventureiro Avançado Ago Set Out Nov Dez Fonte: Próprio autor, 2017 7.3 Recompensas A s seguintes

Fonte: Próprio autor, 2017

7.3 Recompensas

A s seguintes recompensas foram escolhidas para contemplar os financiadores:

Agradecimento público feito nas redes sociais (Facebook, Instagram e canal do Youtube)

Entrega de manual em formato pdf detalhando o projeto

Recompensa Aventureiro Iniciante que permitirá a cinco pessoas que participem dos

encontros durante um semestre com todo o material necessário para jogar incluso e a

entrega de um certificado ao final.

Recompensa Aventureiro Avançado que permitirá a cinco pessoas que participem dos

encontros durante dois semestres com todo o material necessário para jogar incluso e a entrega de um certificado ao final.

Recompensa Mestre de Aventuras que permitirá que um pessoa participe dos encontros

durante dois semestres com todo o material necessário para jogar incluso. Além de uma cópia de cada um dos livros de jogo utilizados e um certificado ao final.

24

A tabela abaixo demonstra quais serão as recompensas oferecidas aos financiadores do projeto e seus custos.

RECOMPENSAS

ITEM

QUANT.

VALOR UNIT.

VALOR TOTAL

Mestre de Aventuras

1

R$328,51

R$328,51

Agradecimento público (redes sociais)

106

0,00

0,00

PDF Manual Projeto RPG School, 20 fls

75

0,00

0,00

Aventureiro Iniciante

5

R$34,31

R$171,54

Aventureiro Avançado TOTAL 5 R$68,62 R$343,08 R$843,12
Aventureiro Avançado TOTAL 5 R$68,62 R$343,08 R$843,12
Aventureiro Avançado TOTAL 5 R$68,62 R$343,08 R$843,12
Aventureiro Avançado TOTAL 5 R$68,62 R$343,08 R$843,12
Aventureiro Avançado TOTAL 5 R$68,62 R$343,08 R$843,12
Aventureiro Avançado TOTAL 5 R$68,62 R$343,08 R$843,12
Aventureiro Avançado TOTAL 5 R$68,62 R$343,08 R$843,12

Aventureiro Avançado

TOTAL

5 R$68,62

R$343,08

R$843,12

Aventureiro Avançado TOTAL 5 R$68,62 R$343,08 R$843,12

Tabela 4 Recompensas Catarse Fonte: Próprio autor, 2017

Abaixo

arrecadado.

é

demonstrada

a

distribuição

das

Tabela 5 Distribuição de Recompensas

recompensas

e

a

estimativa

do

valor

Distribuição das Cotas de Apoio x Recompensas

Valor do Apoio

Qnt. Mínima

Recompensa

Valor Arrecadado

R$200,00

1

Mestre de Aventuras

R$200,00

R$10,00

106

Agradecimento público (redes sociais)

R$1.060,00

R$25,00

75

PDF Manual Projeto RPG School, 20 fls

R$1.875,00

R$50,00

5

Aventureiro Iniciante

R$250,00

R$100,00 5 Aventureiro Avançado R$500,00 TOTAL R$3.885,00
R$100,00 5 Aventureiro Avançado R$500,00 TOTAL R$3.885,00
R$100,00 5 Aventureiro Avançado R$500,00 TOTAL R$3.885,00
R$100,00 5 Aventureiro Avançado R$500,00 TOTAL R$3.885,00
R$100,00 5 Aventureiro Avançado R$500,00 TOTAL R$3.885,00
R$100,00 5 Aventureiro Avançado R$500,00 TOTAL R$3.885,00
R$100,00 5 Aventureiro Avançado R$500,00 TOTAL R$3.885,00
R$100,00 5 Aventureiro Avançado R$500,00 TOTAL R$3.885,00
R$100,00 5 Aventureiro Avançado R$500,00 TOTAL R$3.885,00

R$100,00

5 Aventureiro Avançado

R$500,00

TOTAL

R$3.885,00

Fonte: Próprio autor, 2017

A tabela a seguir mostra como o valor da Recompensa Aventureiro Iniciante e Aventureiro Avançado foi calculado de acordo com o material a ser utilizado.

Tabela 6 Cálculo Material individual

25

Cálculo Material Individual

Item Qnt. Valor
Item
Qnt.
Valor

Caderno universitário 96 folhas

1 R$5,40

Sulfite pacote com 500 folhas

1 R$21,90

Caneta azul 2 Lápis preto 3 Borracha 1 Dicionário de Inglês Michaelis 1 TOTAL R$1,04
Caneta azul 2 Lápis preto 3 Borracha 1 Dicionário de Inglês Michaelis 1 TOTAL R$1,04
Caneta azul 2 Lápis preto 3 Borracha 1 Dicionário de Inglês Michaelis 1 TOTAL R$1,04
Caneta azul 2 Lápis preto 3 Borracha 1 Dicionário de Inglês Michaelis 1 TOTAL R$1,04
Caneta azul 2 Lápis preto 3 Borracha 1 Dicionário de Inglês Michaelis 1 TOTAL R$1,04
Caneta azul 2 Lápis preto 3 Borracha 1 Dicionário de Inglês Michaelis 1 TOTAL R$1,04
Caneta azul 2 Lápis preto 3 Borracha 1 Dicionário de Inglês Michaelis 1 TOTAL R$1,04
Caneta azul 2 Lápis preto 3 Borracha 1 Dicionário de Inglês Michaelis 1 TOTAL R$1,04
Caneta azul 2 Lápis preto 3 Borracha 1 Dicionário de Inglês Michaelis 1 TOTAL R$1,04

Caneta azul

2

Lápis preto

3

Borracha

1

Dicionário de Inglês Michaelis

1

TOTAL

R$1,04

R$0,81

R$0,57

R$38,90

R$68,62

Fonte: Próprio autor, 2017

A tabela a seguir mostram como o valor da Recompensa calculado de acordo com o material a ser utilizado.

Mestre de

Aventuras foi

Cálculo Material Mestre

Item

Qnt.

Valor

Caderno universitário 96 folhas

1 R$5,40

Sulfite pacote com 500 folhas

1 R$21,90

Caneta azul 2 R$1,04 Lápis preto 3 R$0,81 Borracha 1 R$0,57 Dicionário de Inglês
Caneta azul 2 R$1,04 Lápis preto 3 R$0,81 Borracha 1 R$0,57 Dicionário de Inglês
Caneta azul 2 R$1,04 Lápis preto 3 R$0,81 Borracha 1 R$0,57 Dicionário de Inglês
Caneta azul 2 R$1,04 Lápis preto 3 R$0,81 Borracha 1 R$0,57 Dicionário de Inglês
Caneta azul 2 R$1,04 Lápis preto 3 R$0,81 Borracha 1 R$0,57 Dicionário de Inglês
Caneta azul 2 R$1,04 Lápis preto 3 R$0,81 Borracha 1 R$0,57 Dicionário de Inglês
Caneta azul 2 R$1,04 Lápis preto 3 R$0,81 Borracha 1 R$0,57 Dicionário de Inglês
Caneta azul 2 R$1,04 Lápis preto 3 R$0,81 Borracha 1 R$0,57 Dicionário de Inglês
Caneta azul 2 R$1,04 Lápis preto 3 R$0,81 Borracha 1 R$0,57 Dicionário de Inglês
Caneta azul 2 R$1,04 Lápis preto 3 R$0,81 Borracha 1 R$0,57 Dicionário de Inglês
Caneta azul 2 R$1,04 Lápis preto 3 R$0,81 Borracha 1 R$0,57 Dicionário de Inglês

Caneta azul

2

R$1,04

Lápis preto

3

R$0,81

Borracha

1

R$0,57

Dicionário de Inglês Michaelis

1

R$38,90

Jogo RPG Game of Thrones

1

R$45,00

Jogo RPG Star Wars Fronteira do Império

1

R$199,90

PDF Manual Projeto RPG School

1

0,00

Dado para RPG 4 lados

1

R$2,81

Dado para RPG 6 lados

1

R$0,94

Dado para RPG 8 lados

1

R$2,81

Dado para RPG 10 lados

1

R$2,81

Dado para RPG 12 lados

1

R$2,81

Dado para RPG 20 lados

1

R$2,81

TOTAL

R$328,51

Tabela 7 Cálculo Material Mestre Fonte: Próprio autor, 2017

26

7.4 Valores Totais

A tabela a seguir detalha todos os materiais necessários para que o projeto possa ser colocado em prática e o custo de cada um deles. Afim de garantir que tenha uma visualização clara ela foi separada em 3 partes: Papelaria, Material RPG e Material de Comunicação.

Tabela 8 Custo Total de Materiais

e Material de Comunicação. Tabela 8 – Custo Total de Materiais Fonte: Próprio autor, 2017 8

Fonte: Próprio autor, 2017

8 Considerações finais

27

O projeto aqui apresentando fundamentou-se no papel social do jogo como apresentado no trabalho de Johan Huizinga, além dos estudos de diversos outros autores sobre a ligação entre educação e o ato de jogar. A utilização do RPG como ferramenta de ensino abre muitas possibilidades tanto aos alunos como educadores para aprender inglês e relacionar-se socialmente como alternativa a maneira tradicional de ensinar. Por ter um baixo valor de implementação, ter a possibilidade de ser ampliado com parcerias e patrocínios e por ser flexível na maneira de utilizar seu conteúdo, permitindo também que seja abraçado por múltiplas disciplinas acadêmicas, o papel do RPG School é transmitir aos alunos o prazer e a motivação que é o ato de aprender. Para além disso, que o projeto sirva no auxílio da formação do pensamento crítico, da criatividade e contexto socioculturais e proporcione novas vivências afim de redescobrir seu papel como cidadão do mundo.

Referências Bibliográficas

28

ANTUNES, Celso. O jogo e a educação infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 2003.

BARROS, J. M.; ZIVIANI, P. Conhecer e agir no campo da cultura: diagnóstico, informações e indicadores. In: BARROS, J. M.; OLIVEIRA JÚNIOR, J. (org.). Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural. Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011.

GARRIDO, Elsa. Sala de aula: Espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor. In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de .(org.). Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e médio. São Paulo: Pioneira, Thomson Learning , 2002.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 6ª edição. São Paulo:

Perspectiva, 2010.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais.4. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001

SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. Volume 2 .São Paulo: Summus, 1978.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. 5ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2008.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Sites consultados:

O RPG na Educação disponivel em <http://www.daemon.com.br/home/o-que-e-rpg/o-rpg- na-educacao/> Acesso em 01 de jul de 2017

FERREIRA-COSTA, R.; GALAHARDO, E; LIMA, A.; RODRIGUES,F. O role playing game (RPG) como ferramenta de aprendizagem no ensino fundame ntal e médio disponível em <www.unesp.br/prograd/PDFNE2006/artigos/capitulo1/oroleplayingame.pdf> Acesso em acessado em 01 de jul de 2017

29

BRESSAN R.; NASCIMENTO P aulo. RPG como erramenta para o uso do lúdico no ensino. Disponível em <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/epd/article/viewFile/475/398> Acesso em 05 de jul de 2017

Educação adota jogo de RPG para prevenção ao bullying nas escolas estaduais disponível em <http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/educacao-adota-jogo-de-rpg-para- prevencao-ao-bullying-nas-escolas-estaduais> Acesso em 05 de jul de 2017

Jogos de Interpretação e Educação <http://www.rederpg.com.br/2003/05/06/jogos-de- interpretacao-e-educacao/> Acesso em 03 de jul de 2017

Ranking as melhores escolas públicas do estado de São Paulo disponível em

do-estado-de-sao-paulo.pdf > Acesso em 03 de jul de 2017

Resultados da Pesquisa de RPG na CPBR10 Disponível em <http://astereditora.com.br/pesquisa-de-rpg-2016/> Acesso em 07 de jul de 2017

Pesquisa de Mercado de RPG de Mesa 2016

Acesso em 07 de jul de 2017