Sunteți pe pagina 1din 11

Dieta Dukan. As verdades sobre a dieta da moda.

/dr.juliano.pimentel
/dr.juliano.pimentel

| CRM ES 12865

Dieta Dukan. As verdades sobre a dieta da moda. /dr.juliano.pimentel | CRM ES 12865 /drjpimentel /MedPiment
Dieta Dukan. As verdades sobre a dieta da moda. /dr.juliano.pimentel | CRM ES 12865 /drjpimentel /MedPiment

PROVAVELMENTE VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE A DIETA DUKAN, MAS VOCÊ SABE COMO ELA FUNCIONA?

Provavelmente você já ouviu falar sobre a dieta Dukan, mas você sabe como ela fun- ciona?

Elaborada pelo nutrólogo francês Pierre Dukan na década de 1970, a dieta prome- te eliminar até 5kg já na primeira semana e logo se tornou a queridinha de diversas famosas, ganhando bastante repercussão.

Meu objetivo com este E-book não é apre- sentar um método milagroso de emagre- cimento, mas propagar conhecimento so- bre a dieta Dukan, destacando seus pontos positivos e negativos, para que você tome sempre a melhor opção.

Em uma das minhas lives mais assistidas no Facebook por meus quase 350 mil se- guidores, eu comento sobre a dieta Dukan, mas, foram TANTOS os pedidos de mais explicações sobre o tema que resolvi juntar nesse livro todos os pontos que acho de extrema relevância que você saiba sobre essa dieta.

Tenha em mente que a dieta Dukan é uma boa opção para quem deseja perder peso rapidamente, mas não é capaz de mudar os seus hábitos alimentares para um ema- grecimento definitivo. Por isso, é possível recuperar o peso perdido em pouco tem-

po. Mas eu irei falar mais sobre esse assun-

to nas próximas páginas

vamos à dieta?!

COMO FUNCIONA A DIETA DUKAN?

De uma forma geral as dietas são temporárias, cheias de fases e ten- dem a funcionar apenas no período em que você está nela, causando o temido efeito sanfona. Com a dieta Dukan não é diferente! O “progra- ma alimentar” criado por Dukan compartilha algumas características da low-carb e é dividido em quatro fases. Sua duração vai depender diretamente de quanto peso a pessoa deseja perder.

O objetivo desta dieta é o emagrecimento rápido, eliminando a massa,

mas não necessariamente a gordura. Resumidamente, Dukan prioriza o consumo de farelo de aveia, a caminhada diária, a ingestão de 2 litros de água regularmente e inclui 100 tipos diferentes de alimentos no car- dápio (principalmente proteínas e legumes).

Estas são as quatro fases da dieta Dukan (duas fases para perda de peso e duas fases para manutenção):

1ª Fase - Ataque

de peso e duas fases para manutenção): 1ª Fase - Ataque A primeira fase da dieta

A primeira fase da dieta é direcionada ao “Ataque”. Neste primeiro mo-

mento seu cardápio se restringe à alimentos ricos em proteínas, sendo proibidas as fontes de carboidratos e os doces. Estão liberadas as car- nes magras, todos os peixes, frutos do mar, laticínios com 0% de gor- dura, iogurtes desnatados naturais com 0% de gordura e ovos (apenas

4
4
com 0% de gor- dura, iogurtes desnatados naturais com 0% de gordura e ovos (apenas 4

dois por dia). Dukan também recomenda a ingestão de uma colher de sopa e meia de farelo de aveia por dia, para aumentar a saciedade, e de caminhadas diárias de 20 minutos.

Alimentos permitidos: carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, carne de vitela, ave sem pele, ovos cozi- dos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite des- natado, queijo cottage. Deve-se comer sempre 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, pois ela sacia a fome, e 1 colher de bagas de Goji, pelo seu poder depurativo.

Alimentos proibidos: todos os carboidratos, como pão, arroz, macar- rão, frutas e os doces.

Normalmente essa fase dura de 2 a 7 dias, com a promessa de perda rápida de peso, de 3 a 5 kg.

2ª Fase - Cruzeiro

de perda rápida de peso, de 3 a 5 kg. 2ª Fase - Cruzeiro Neste segundo

Neste segundo momento da dieta Dukan, chamado “Cruzeiro”, o car- dápio passa a incluir alguns legumes e verduras, mas ainda não é per- mitido comer carboidratos. Você deve intercalar 1 dia comendo só pro- teína e outro dia comendo proteína, legumes e verduras. Os legumes e as verduras devem ser consumidos crus ou cozidos em água e sal, e o

5
5
verduras. Os legumes e as verduras devem ser consumidos crus ou cozidos em água e sal,

único doce permitido é a gelatina light. Entre os temperos, você pode utilizar azeite, limão, ervas (como salsa e alecrim) e vinagre balsâmico. Essa fase ainda inclui uma caminhada de 30 minutos por dia e o au- mento da ingestão de farelo para 2 colheres de sopa por dia.

Alimentos permitidos: tomate, pimentões, aspargo, vagem, pepino, ra- banete, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha.

Alimentos proibidos: alimentos ricos em carboidratos, doces e frutas.

A pessoa deve permanecer nesta fase até obter o peso ideal. A perda

de peso neste período é de um quilo por semana em média.

3ª Fase - Consolidação

A fase da “Consolidação” acontece quando você já atingiu o seu peso

ideal, ou está quase atingindo. Neste momento, o cardápio passa a in- cluir carboidratos e lipídeos (de maneira controlada), 2 frutas ao dia, 2 fatias de pão integral por dia, queijo, 2 porções de feculentos (arroz integral, feijão, ervilha, entre outros) por semana e a chamada “refeição de gala” duas vezes por semana. A refeição de gala nada mais é do que o famoso “meter o pé na jaca”, onde está liberado comer prato de entrada, prato principal, sobremesa e um copo de bebida alcoólica. Há também 25 minutos de caminhada por dia e ingestão de duas colheres e meia de farelo de aveia para acompanhar a dieta.

6
6
por dia e ingestão de duas colheres e meia de farelo de aveia para acompanhar a

Alimentos permitidos: proteínas, legumes, verduras, 2 frutas por dia (kiwi, laranja, pera, maça, melão, morango), pão integral, queijo.

Alimentos proibidos: arroz, macarrão e feijão mais de 2 vezes por se- mana e todos as outras fontes de carboidratos. Frutas proibidas: bana- na, uva e cereja.

A duração desta fase é de 10 dias por cada quilo de peso perdido. Por

exemplo, se você perdeu 5 kg, você ficará nesta fase durante 50 dias.

4ª Fase - Estabilização

Na quarta e última fase da dieta Dukan todos os alimentos são permi- tidos. Você pode voltar a comer normalmente, mas alguns princípios

devem ser seguidos: realizar a dieta da proteína (da primeira fase) uma vez por semana, consumir 3 colheres de sopa de aveia todos os dias

e praticar 30 minutos de caminhada por dia (uma dica é evitar eleva- dores e escadas rolantes). Também é recomendado a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia para garantir o bom funcionamento intestinal e desintoxicar o organismo.

o bom funcionamento intestinal e desintoxicar o organismo. É importante lembrar que a dieta Dukan é

É importante lembrar que a dieta Dukan é restritiva e pode causar mal-

-estar, tonturas ou fraqueza, além de não levar em conta a reeducação alimentar, o que facilita o aumento de peso após o seu término.

7
7
em conta a reeducação alimentar, o que facilita o aumento de peso após o seu término.
O QUE NÃO FUNCIONA NA DIETA DUKAN! Agora que já te apresentei a dieta Dukan,

O QUE NÃO FUNCIONA NA DIETA DUKAN!

Agora que já te apresentei a dieta Dukan, irei analisar alguns dos seus efeitos. Garanto que, depois de saber sobre os pontos negativos da dieta, você vai lembrar deste e-book e vai ter maior clareza se esta die- ta é para você ou não.

No início da dieta, Dukan recomenda a retirada de boa parte dos car- boidratos refinados da alimentação, fator que contribui para a perda rápida de peso.

Por outro lado, a dieta utiliza bastante o farelo de aveia, um tipo de car- boidrato que eleva a glicose e a insulina no sangue. As fases de manu- tenção incluem ainda alimentos ricos em carboidratos e glúten, como pão e amidos. Quem me conhece já sabe um pouco dos malefícios que o glúten e o excesso de carboidratos podem trazer para a sua saúde! Para piorar, alguns pontos da dieta desencorajam a ingestão de muitos alimentos saudáveis que são ricos em gordura

Este tipo de alimentação pode causar inflamações. Para pessoas que

8
8
ricos em gordura Este tipo de alimentação pode causar inflamações. Para pessoas que 8 www.drjulianopimentel.com.br

estão acima do peso, elevar diariamente a glicose e a insulina no san- gue é perigoso e irá dificultar o emagrecimento, ao invés de facilitar.

Outro ponto que devo destacar são as caminhadas e atividades mo- deradas indicadas por Dukan para acompanhar a dieta. Caminhadas em ritmo moderado não contribuem para a perda de peso, mesmo causando benefícios para a saúde de maneira geral. A melhor escolha para você que está em busca do emagrecimento, já comprovada pela ciência, é intercalar a atividade física (aeróbica) com a musculação.

Ter um dia fixo para a ingestão da proteína é outra prática desaconse- lhável. A proteína presente em carnes diversas, ovos, queijos, é saudá- vel e deve fazer parte do seu cardápio diariamente. Também não leve em consideração esta divisão em fases, tão comuns em dietas. A ado- ção de um estilo de vida saudável, cortando farinhas e aumentando a ingestão das gorduras boas, é muito mais eficaz e saudável do que as fases de uma dieta.

Tenha sempre em mente que cada pessoa irá responder às mudanças alimentares de formas diferentes, cada um emagrece no ritmo do seu organismo. Por isso, estabelecer metas para perder peso a curto prazo pode causar frustração, diferentemente de uma reeducação alimentar.

Por fim, muitas pessoas adeptas da dieta Dukan reclamam de descon- forto gástrico, causada pela digestão mais lenta de proteínas e gor- duras. Ou seja, manter uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares me parece uma melhor ideia do que seguir os passos indicados pela dieta.

físicos regulares me parece uma melhor ideia do que seguir os passos indicados pela dieta. 9
9
9
físicos regulares me parece uma melhor ideia do que seguir os passos indicados pela dieta. 9

CONCLUSÃO

Quem me conhece sabe que eu acredito no ema- grecimento a partir da reeducação alimentar!

Aconselho você a procurar informações sobre saúde e emagrecimento, antes de se entupir com farelos e aveias indicados pela dieta Dukan. Con- verse com seu médico e entenda o que está man- tendo o seu “corpo gordo”.

Dietas e fórmulas milagrosas para perder peso costumam não funcionar como esperado, ou fun- cionam apenas temporariamente. O que você precisa é de uma alimentação de verdade, base- ada em proteínas, gorduras saudáveis e carboi- dratos de qualidade. Esqueça de vez os alimentos industrializados e açucarados.

Por último, deixo aqui meu convite para que você conheça mais sobre a reeducação alimentar que vai te levar ao emagrecimento definitivo e melho- ra de vida. Foram anos de estudo e de experiên- cias pessoais que eu disponibilizei neste E-book com muito carinho para você, em suas páginas você vai aprender como tirar da sua dieta o glú- ten para levar a vida que você sempre desejou!

Ah!! Mais uma coisa importante. Se você, depois de ler este e-book, lembrar de tudo que te falei e decidir parar de se entupir de farelos de coisas que você nem sabe o que fazem no seu organis- mo, eu tenho um convite muito especial para te fazer.

Você vai aprender qual a maneira correta de EMAGRECER COM SAÚDE, retirar tudo que faz seu organismo adoecer aos poucos e se reeducar da maneira certa SEM PASSAR FOME!

CLIQUE AQUI e saiba qual a maneira correta de fazer isso.

Dr. Juliano Pimentel | CRM ES 12865

10
10
AQUI e saiba qual a maneira correta de fazer isso. Dr. Juliano Pimentel | CRM ES