Sunteți pe pagina 1din 2

AULA 09 – Os primeiros metodistas na América

Nem a visita que João e Carlos Wesley fzeram em 1735 a colônia de Geórgia, nem as sete visitas de Whittield às plagas americanas, entre os anos de 1737 e 1770, marcam o começo do Metodismo na América. Não foi Wesley que introduziu o Metodismo no, América, mas os seus flhos espirituais: Filipe Embury e Roberto Strawbridge

2 grupos e nomes:

O grupo do estado de Maryland, que fxou residência em Sam's Creek, no Condado de Fredrick, chefado

por Roberto Strawbridge; e o grupo do estado de Nova York, que fxou residência na cidade de Nova York, chefado por Filipe Embury.

1º Colaborador : Filipe Embury, que se tornou pregador local e ajudante de Wesley na Irlanda. Havia também outros irlandeses que também entraram nas Sociedades Metodistas e depois emigraram para a América. Alguns destes fxaram residência no estado de Maryland e outros no estado de Nova York. O

pequeno grupo de metodistas de Nova York fliouse à Igreja Luterana. Não sabemos quanto tempo Filipe Embury e seus companheiros fcaram em Nova York antes de começar seu trabalho espiritual sob a bandeira metodista. Em 1761 encontramos Embury ensinando numa escola luterana. Enterrou seu talento

e o deixou enterrado até que uma compatriota irlandesa o despertou.

Uma noite, no outono de 1766, quando grande número deles, reunidos, estavam jogando cartas de baralho, Bárbara Heck entrou, pegou nas cartas lançou-as ao fogo e repreendeu a todos.

"Filipe, você tem de pregar para nós, senão todos iremos para o inferno e Deus exigirá de você o nosso sangue". Filipe procurou desculpas, dizendo: "Como posso pregar? Não tenho nem casa, nem congregação". "Pregue na sua própria casa e para nosso próprio grupo" (Mc Tyiere, p. 263).

O número dos partcipantes cresceu . Alugaram uma sala para cultos, chamada "Rigging Lof"

- Capitão Webb

Convertdo de Brsitol, pregador itnerante, pregava com a espada a mesa, levou prestgio ao grupo

- aumentou ainda mais o número de crentes e o "Rigging Lof" já não comportava mais o povo.

- Resolveram comprar um lote de terreno em John Street, em 1768.

- cooperação para aquisição de todo o povo, desde o prefeito até aos mais pobres

- construíram uma Casa de Oração com quatorze metros de largura por vinte de comprimento. Tomou o nome de Wesley Chapel.

Embury contnuou a ajudar no trabalho até chegarem missionários da Inglaterra. Então mudou para o interior do estado, onde faleceu em 1775.

- foi reformado com vencimentos de capitão

- e ajudar no trabalho de igrejas, na organização de classes e na construção de capelas

- Esteve em Nova Jersey e na Filadélfa.

- Escreveu cartas para Wesley dando-lhe informações acerca do trabalho na América e também pedindo que mandasse mais missionários (Rankin e Shadford, foram enviados.)

- esteve na Inglaterra, compareceu perante a Conferência de Leeds, em 1772 (Pediu Missionários)

"O velho soldado é um dos homens mais eloqüentes que já ouvi. Ele infama a imaginação e estmula as paixões muito bem e externa os seus pensamentos com convicção". (João Adans Estadista)

- Terminou a sua útl e longa vida em Bristol, Inglaterra, onde se convertera.

2º Colaborador: Roberto Strawbridge

- Em 1752 João Wesley visitou a Irlanda, passou pela cidade de Limerick e ali pregou; Wesley gastou

nessas visitas se calcula em seis anos. Roberto Strawbridge nasceu no condado de Leitrim, estado de Ulster, na Irlanda. Esta zona foi notável no avivamento metodista. Roberto Strawbridge converteu-se e tornou-se pregador local. Foi muito perseguido na sua cidade. Andou de lugar em lugar, pregando com bom êxito. liberal e enérgico, mas pouco intransigente com as autoridades. Sem dúvida ouviu notcias de emigrantes que iam à América e também resolveu ir para lá com a sua família a fm de ganhar sua vida mais facilmente. Estabeleceu residência em Sam's Creek, Foi, talvez, em 1760 que construiu a sua casa na foresta, à beira do córrego "Sam's Creek". Logo começou a realizar cultos na sua casa e, pouco mais tarde, construiu, ali perto, uma capela. O trabalho prosperou, muitos dos seus vizinhos converteramse e acabou organizando uma Sociedade Metodista.

- PREGOU NOS

estão Guilherme Waters, Filipe Gatch e Freeborn Garretson.

estados de Delaware, Pensilvânia e Virgínia. Ganhou mutos jovens entre eles, Entre eles

- Quando os missionários Tomaz Rankin e Francisco Asbury chegaram, tornou-se mais rígida a disciplina.

tnham de trabalhar nos campos determinados pelo superintendente. Strawbridge, homem ardoroso e enérgico, provavelmente não quis submeter-se às ordens de outros e, por isso, se localizou. Organizou as primeiras sociedades nos condados de Baltmore e de Harford.

1º PREGADOR AMERICANO

Richard Owen, o primeiro pregador metodista americano, era seu flho espiritual. Strawbridge faleceu depois de alguns anos no serviço, porém deixou muitas pessoas que se lembravam dele com saudades, pois eram seus flhos espirituais.

Roberto Willians

O primeiro pregador itnerante que veio para a América

- consta na lista das nomeações feita na Conferência realizada na Irlanda, em 1766

Williams não tnha muito respeito para com o clero anglicanos (possível motvo da vinda)

- Roberto Williams tomou o lugar de Embury em Wesley Chapel e trabalhou com os missionários em Nova York e nas cercanias da cidade até 1771.

encontrou também com João King, outro obreiro

- foi para Maryland para estar com Strawbridge - irregular (sem nomeação ofcial),

- fundou trabalho na cidade de Baltmore e cercanias

- Em 1772 passou para o estado de Virgínia.

Pregou o seu primeiro sermão ao ar livre, em frente da prefeitura. A princípio taxado de louco, No fm do ano tnha cem membros na congregação.

- organizou o primeiro circuito em Virgínia.

-Conseguiu a conversão de Jesse Lee e familiares (pioneiros Metodistas na “Nova Inglaterra”)

- Foi o primeiro pregador na América a seguir o exemplo de Wesley em disseminar bons livros e folhetos.

- Dizem que Roberto Willians imprimiu o primeiro livro metodista na América e dentre os metodistas na América foi o primeiro a casar, o primeiro a localizar-se, o primeiro a morrer e o primeiro dos heróis a entrar na cidade celestal.