Sunteți pe pagina 1din 5

CENTRO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - CEUMA SERGIO ROBERTO PINTO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ELIÚ CRISTIAN RIBEIRO DE SOUZA CPD:88402

APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE FINANCEIRA NO PROCESSO DECISÓ- RIO DAS ORGANIZAÇÕES

BACABAL-MA

2019

APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE FINANCEIRA NO PROCESSO DECISÓ- RIO DAS ORGANIZAÇÕES

ELIÚ CRISTIAN RIBEIRO DE SOUZA CPD:88402

Atividade Discursiva apresentada ao Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Univer- sidade CEUMA, como requisito parcial para obtenção de nota para a disciplina Contabili- dade Gerencial - COGER-640413120191. Professor: Sérgio Roberto Pinto.

BACABAL-MA

2019

3

CAPITAL DE GIRO OU ATIVO CIRCULANTE

Entre o meio empresarial é propagado que a saúde financeira de um empreendimento

é fator fundamental para a sustentabilidade e crescimento do mesmo. Como sabemos as empre-

sas tem por finalidade lucro e para que isso ocorra as finanças necessitam estar alinhadas, uma série de problemas aparecem, como por exemplo, déficit nas contas, falta de capital para inves- timentos e a necessidade de empréstimos bancários. É justamente neste cenário que surge o conceito de Capital de Giro (ou ativo circulante), este indicador é encarado como que nada mais que nada mais é que o resultado entre o dinheiro que a empresa detém, e o dinheiro que a empresa deve, porém o Capital de Giro vai muito além disso em sentido amplo são todos os recursos demandados do curto prazo na empresa como: Disponíveis, Contas a Receber e Esto- que. Ou seja, o Capital de Giro pode ser entendido como a quantidade de caixa que a empresa

precisa para operar regularmente. E este recurso financeiro está alocado nos estoque, nas contas

a receber, no caixa ou na própria conta corrente da empresa.

Estudo de caso: Uma determinada Cia, cujos sócios Antônio e Marcos, exploram ati- vidade de Comercio Varejista de Alimentos, apresentou em 31.12.x2, o balanço patrimonial e fluxo de caixa simples, representando a movimentação das entradas e saídas da conta, referente ao exercício de X2, como segue abaixo:

da conta, referente ao exercício de X2, como segue abaixo: Analisando a estrutura patrimonial da companhia

Analisando a estrutura patrimonial da companhia e o fluxo de caixa simples, elabore um relatório, identificando:

a) A importância do indicador Necessidade de Capital de Giro nas empresas;

b) Metodologia de cálculo do indicador?

4

c) No Balanço da Companhia relatar o resultado encontrado, em relação ao indicador de Necessidade de Giro, nos exercícios X1 e X2?

NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO - NCG

É a indicação da necessidade em caixa dos recursos para a empresa manter toda sua operação em pleno funcionamento, recursos esses que incluem: compra, produção e venda de produtos ou serviços. Para se verificar este importantíssimo indicador temos que conhecer os Prazos Médios de Pagamento e Recebimento, bem como os grupos de Ativo e Passivo Circu- lante no Balanço Patrimonial, representados aqui pelas seguintes fórmulas:

- se o > = ã á , também muito

conhecida como NCGP (Necessidade de Capital de Giro Positiva), porém se < = á .

– =

– = -

Na Primeira metodologia de cálculo para encontrarmos o NCG obtemos em dias e na segunda observamos em valores reais a necessidade da empresa para Capital de Giro.

No estudo observamos que não basta ao empreendedor apenas saber o cálculo para a real necessidade de capital de giro, temos que levar em consideração não apenas os resultados, mas também a estratégia geral da entidade, uma operação rentável, lucrativa e opere com boas margens de lucro, a administração eficiente do Capital de Giro é fundamental para manter o Fluxo de Caixa da empresa “saudável”. Porém, nem todo o valor do NCG assim calculado representa efetiva necessidade de investimento por parte da empresa.

Levando em consideração a fórmula pelo Balanço Patrimonial – = teremos o seguinte o resultado encontrado, em relação ao indicador de NCG, nos exercícios X1 e X2:

– = - Teremos: 2.100 1.650 = 450. – = - Teremos: 2.450 4.100 = 1.650.

5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ativo Operacional - Disponível em: https://financasfenix.wordpress.com/tag/ativo-operacio- nal/ - Acesso em 18 março. 2019.

Capital de Giro: O que é e como calcular? - . Disponível em: https://capitalsocial.cnt.br/ca- pital-de-giro-como-calcular/. Acesso em 22 março. 2019.

Necessidade de Capital de Giro (NCG): dando fôlego para seu negócio - Disponível em:

https://www.treasy.com.br/blog/necessidade-de-capital-de-giro-ncg/ - Acesso em 20 março

2019.