Sunteți pe pagina 1din 39

caSa VERDE cumprimento do acordo Judicial com o Mp clusula sexta apurao, demonstrao e reforo de caixa

Bancoop 1 caSa VERDE

cumprindo o acordo Judicial


ste material foi levantado a partir da documentao que se encontra disposio dos cooperados e tem a finalidade de justificar a necessidade de cobranas a ttulo de reforo de caixa para a continuidade da construo a preo de custo do empreendimento, em cumprimento da clusula sexta do acordo Judicial celebrado entre a cooperativa Habitacional dos Bancrios de So paulo (Bancoop) e o Ministrio pblico do Estado de So paulo para atender aos pedidos formulados pelo Ministrio pblico do Estado de So paulo nos autos da ao civil pblica n. 583.00.2007.245877-1, homologado pela 37 Vara civil do Foro central da comarca da capital do Estado de So paulo. Em seu primeiro captulo, encontram-se as informaes sobre a APURAO dos custos do empreendimento. a seguir, o documento apresenta os procedimentos utilizados para a DEMONSTRAO de tal apurao e para a efetivao do REFORO DE CAIXA entre os cooperados. por fim, traz respostas a perguntas realizadas pelos cooperados por ocasio da apresentao dos estudos que embasam os resultados apresentados na reunio tcnica realizada com os cooperados do empreendimento. para o melhor entendimento das informaes, sugere-se que a leitura do material siga a sequncia ora apresentada. Cooperativa Habitacional dos Bancrios de So Paulo (Bancoop)

clusula Sexta do acordo entre a Bancoop e o Mp


a clusula sexta do acordo Judicial firmado entre a Bancoop e o Ministrio pblico do Estado de So paulo tem a seguinte redao:
CLUSULA SEXTA DA DEMONSTRAO, POR MEIO DE INFORMAES DISPONIBILIZADAS EM PGINAS PRPRIAS DEVIDAMENTE INDICADAS NO STIO DA BANCOOP NA INTERNET, DA NECESSIDADE DE COBRANAS A TTULO DE REFORO DE CAIXA OU APURAO FINAL.

A Bancoop se obriga a disponibilizar e manter disposio dos interessados em pginas prprias devidamente indicadas de seu stio na Internet (www.bancoop.com.br), no prazo de 90 (noventa) dias a contar da homologao do acordo judicial estabelecido por meio do presente instrumento, informaes explicativas e comprobatrias dos seguintes eventos, concernentes a cada uma de suas seccionais. a) do procedimento adotado em cada seccional, no curso ou aps a concluso da construo do respectivo empreendimento, para ApUrAo de eventual alterao do custo estimado inicialmente para o respectivo empreendimento e respectivos valores. b) do procedimento adotado, no caso de identificao da elevao do custo inicialmente estimado para cada empreendimento, para dEmonSTrAo AoS CoopErAdoS vinculados respectiva seccional dos resultados decorrentes do procedimento de apurao e respectivos valores. c) do procedimento adotado, para rateio do custo adicional do empreendimento entre os respectivos cooperados, com indicao dos valores resultantes do rateio, e para efetivao da cobrana de valores a ttulo de apurao final (no caso de empreendimentos cujas obras de construo j se encontram concludas ou de rEforo dE CAiXA (no caso de empreendimentos cujas obras de construo se encontram em curso).

Bancoop

caSa VERDE

ndice
Captulo I - Apurao do reforo de caixa 1) Forma de apurao 2) oramento operacional global previsto - RESUMo 3) Demonstrativos financeiros Captulo II - Demonstrao aos cooperados 1) Reunio tcnica 1.1) consideraes sobre a reunio 2) Informativo do empreendimento Captulo III - Reforo de caixa 1)Quadro demonstrativo de fraes ideais 2)Quadro demonstrativo reforo de caixa 3) assembleia extraordinria da seccional 3.1)Edital de convocao da assembleia 3.2)ata da assembleia 3.3)Fotos da assembleia 4) procedimento para atendimento aos conselhos Fiscais e de obras Captulo IV - Perguntas e respostas 4 4 5 6 16 16 16 18 28 28 29 30 30 31 33 34 36

Bancoop

caSa VERDE

captulo I - apurao do reforo de caixa


1) FORMA DE APURAO

Um informativo com dados especficos do empreendimento foi enviado aos cooperados. neste informativo, a Bancoop informou detalhadamente a forma de apurao do reforo de caixa. Este informativo est totalmente reproduzido neste material, na parte que aponta os procedimentos adotados para a demonstrao dos resultados da apurao. Resumidamente, podemos dizer que a apurao baseia-se no princpio geral de que a Bancoop uma cooperativa, sem fins lucrativos e que produz unidades habitacionais em regime de construo a preo de custo. para atender a esta particularidade, preciso obedecer as seguintes premissas bsicas. 1) os ingressos financeiros que suportaro os custos da construo do imvel so provenientes dos valores acumulados pelos cooperados de cada um dos grupos, por meio de contribuies previstas nos Termos de adeso e compromisso de participao vigentes na data de referncia, inclusive incidncia de juros sobre parcelas de unidades j entregues, via de regra mensais em planos com prazos totais de pagamento variveis; 2) Deve haver equilbrio entre ingressos e dispndios de forma a obter-se saldo contbil final igual a zero, ou seja, todos os ingressos quitaro todos os dispndios, visto que aos valores mensais de arrecadao, se contrapem os valores mensais de dispndios; 3) pode ocorrer descasamento entre a velocidade da entrada dos recursos versus o gasto efetivo nas obras, refletindo-se no fluxo de caixa do empreendimento, o qual no pode apresentar saldo negativo, a princpio; 4) fcil concluir que as receitas ocorreram de forma relativamente linear, porm, as despesas no. Foi justamente por isso que foi realizado o emprstimo solidrio: - Em alguns perodos de tempo, durante o prazo de construo, em que o cooperado est contribuindo, os ingressos so maiores que os dispndios empreendimento cedente; - assim como o contrrio, quando os dispndios so maiores que os ingressos normalmente durante a execuo das obras empreendimento tomador. 5) ao final do empreendimento, quando se far a apurao de todos os ingressos e dos dispndios ocorridos, com a finalidade de apurar-se o saldo existente, dever ser constatado o equilbrio entre os ingressos e os dispndios. caso isso no ocorra, resultar um saldo, que o resultado final da seccional. Se este saldo positivo, o valor revertido proporcionalmente aos cooperados que aderiram ao empreendimento. Mas, se, do ponto de vista contbil, o saldo final do empreendimento aps a realizao de todas as operaes previstas para sua concluso do ponto de vista contbil negativo, significa que os dispndios incorridos foram maiores que os ingressos, e a est a causa da necessidade dos aportes, de forma a equilibrar o fluxo de caixa. no caso de empreendimentos em construo, no
Bancoop 4

possvel fazer a apurao final do resultado, mas, tendo em vista que ocorreram diferenas entre o custo estimado e o final em muitos empreendimentos concludos, a Bancoop desenvolveu estudos tcnicos capazes de indicar o resultado futuro dos empreendimentos em construo para verificar se, de fato, estava previsto o equilbrio entre os ingressos e os dispndios. os resultados foram obtidos a partir da modelagem de todas as variveis que influem nos dispndios e nos ingressos do empreendimento. no caso desta seccional, os estudos apontaram a necessidade de complementao dos valores anteriormente previstos nos Termos de adeso e compromisso de participao, uma vez que eram apenas valores iniciais. caso no haja a complementao dos valores, haver resultado negativo, ou seja, dficit ao final. por esta razo, a seccional precisa efetivar o aporte financeiro complementar previsto no Termos de adeso e amparado por clculos de re-anlise de viabilidade do empreendimento, ao qual se denominou reforo de caixa. a explicao completa sobre o reforo de caixa encontra-se no informativo sobre o empreendimento enviado aos cooperados anteriormente e totalmente reproduzido neste material no item sobre a demonstrao da apurao do reforo de caixa. Mas, basicamente possvel destacar os seguintes pontos: definio: So os valores previstos das receitas futuras destinadas complementao da poupana habitacional necessria para cobrir os dispndios a serem realizados, conforme apurado nos estudos tcnicos. finalidade: destinado a evitar o eventual resultado final negativo ou deficitrio da seccional, viabilizando a concluso do empreendimento a partir de um fluxo de caixa equilibrado. ocorrncia: Deve ocorrer impreterivelmente dentro do perodo de construo das obras, j que tem a finalidade de viabilizar a concluso das mesmas dentro do cronograma fsico-financeiro pr-estabelecido no estudo tcnico. Valor: Deve corresponder exatamente ao valor do Resultado Final previsto apresentado na planilha oramento operacional Resumo, a qual explicita os valores de ingressos e dispndios. participao do Cooperado: Ser distribudo proporcionalmente participao do cooperado na Bancoop, de acordo com a legislao pertinente, a qual determinada de forma exata atravs da aplicao da proporo do custo de sua unidade residencial em relao ao custo total do empreendimento, de acordo com os critrios da nBR 17.721 - aBnT. os valores obtidos so apresentados nos quadros que acompanham o oramento. caso o cooperado participe da operao com uma unidade que j esteja entregue, incidem sobre as parcelas encargos financeiros de 1% (um por cento) ao ms sobre o saldo devedor, calculados com a Tabela price.
caSa VERDE

2) ORAMENTO OPERACIONAL GLOBAL PREVISTO - RESUMO (refere-se ao anexo 3 do informativo enviado aos cooperados em 08/2006)
Esta planilha consolida todos os eventos futuros a partir da data de realizao do estudo, em termos de ingressos e dispndios. Ela tambm apresenta o valor apurado de reforo de caixa necessrio para a cobertura de todos os dispndios do empreendimento, que, em 31 de julho de 2006, era de R$ 5.051.993,00. a) INGRESSOS i. Ingressos previstos de adeses futuras: consideram os valores a receber decorrentes das unidades disponveis para adeso na ocasio da apurao do resultado.Tais ingressos se efetivaro apenas quando houver adeso a estas unidades, dentro do plano de pagamento estipulado em um Termo de Adeso e Compromisso de Participao no empreendimento firmado entre o cooperado e a cooperativa habitacional. ii. Ingressos previstos de arrecadao: compem-se das parcelas de poupana habitacional dos cooperados que fazem parte do empreendimento (seccional) na ocasio da realizao da apurao do resultado final previsto. So consideradas as parcelas pagas mensalmente acrescidas de ingressos financeiros de aplicaes ou descontados os encargos financeiros decorrentes de emprstimos, descontado-se os valores a devolver a cooperados desistentes ou eliminados. O saldo do emprstimo solidrio da seccional, caso seja
ITEM DESCRIO

credor tambm ser incorporado nos ingressos, de forma parcelada e mensal, compondo o fluxo de caixa do empreendimento.Analogamente, sendo o saldo de emprstimo solidrio devedor, ser descontado das receitas, tambm de forma parcelada e mensal, de forma a no inviabilizar o fluxo de caixa para continuidade das obras de construo do empreendimento. b) DISPNDIOS i. Dispndios previstos de construo diretos: correspondem aos custos diretos empregados nas operaes de construo dos edifcios em sua totalidade, incluindo-se as reas comuns, bem como os custos de administrao tcnica destas obras. ii. Dispndios previstos de construo indiretos: correspondem aos custos que no sejam obras, ou seja, a aquisio do terreno do Habite-se; a Certido Negativa de Dbito (CND); a averbao no cartrio de registro de imveis; o pagamento de IPTU; entre outros. iii. Dispndios previstos de taxas: correspondem aos custos previstos de gerenciamento de adeses e administrao da seccional. Em resumo, so valores previstos para remunerao das atividades coordenativas que a cooperativa habitacional realiza para levar a bom termo o empreendimento imobilirio.
DESPESAS A INCORRER (R$)

01 despesas previstas de construo - diretos 01.1 obras de construo do bloco a - 3 entrega - ed. reims 01.1.1 servios gerais (canteiro, consumos, equipamentos, etc.) 01.1.2 infraestrutura (fundaes, contenes, aterros, etc.) 01.1.3 superestrutura (frmas, armaes, concreto, etc.) 01.1.4 obra bruta (alvenaria, contrapiso,emboos, gesso, etc.) 01.1.5 instalaes hidro-sanitrias / eltricas & telefnicas 01.1.6 acabamentos (revestimentos de piso/parede, forros, etc.) 01.1.7 finalizaes (esquadrias, portas, louas, metais, pintura, etc.) 01.1.8 instalaes complementares 01.1.9 elevadores 01.1.10 limpeza final 01.1.11 urbanizao & paisagismos 01.2 assistncia tcnica - obras concludas 02 despesas previstas de terreno, escrituras e legalizaes 02.1 i.p.t.u. ( pmsp ) 02.2 execues fiscais / dbitos i.p.t.u. (pmsp) 02.3 desdobro de iptu ( pmsp ) 02.4 contribuio ao i.n.s.s. - certido negativa de dbitos (cnd) 02.5 complementao de tributos - i.s.s. - c.q.i ( habite-se) 02.6 averbao / especificao das unidades 02.7 legalizao - taxas diversas - licenas, alvars , seguros, etc. 02.9 cartrio, escritura e outras despesas de aquisio do terreno 02.10 manuteno de elevadores 03 receitas previstas de adeses futuras 03.1 vagas de garagem 03.2 apartamentos tipo 1/4/5/8 - bloco a - 3 entrega 03.3 apartamentos tipo 2/3/6/7 - bloco a - 3 entrega 04 despesas previstas diversas - taxas 04.1 taxa de administrao 04.2 taxa de gerenciamento 04.3 taxa de adeso 04.4 c.p.m.f. ( movimentao financeira ) 05 receitas previstas de arrecadao - ingressos financeiros 05.1 previso de receitas de adeses ( parcelas + multas + fgts ) 05.2 estimativa ref. aplicao de tabela price-(unidades entregues) 05.3 recuperao do emprstimo solidrio - seccionais - saldo (*) 05.4 recuperao do emprstimo solidrio - seccionais - aplicao 05.5 recuperao de atraso ( inadimplncia ) 05.6 devoluo a cooperados 05.7 juros sobre o fundo de aplicao - exerccio futuro resultado final previsto** (receitas - despesas) = (*) saldo de recuperao do emprstimo solidrio entre seccionais 06.1 saldo do empreendimento ( conforme apurao-31/03/2.006) 06.2 permutas em outras seccionais a contabilizar 06.3 receitas recebidas no perodo de de 01/04/2.006 a 31/07/2.006 06.4 despesas pagas no perodo de de 01/04/2.006 a 31/07/2.006 06.5 fundo de aplicao - exerccio 2.005 - juros a contabilizar

(7.337.937) (7.183.277) (677.435) (196.484) (1.372.522) (1.425.488) (1.043.252) (791.994) (1.142.657) (38.816) (463.207) (20.354) (11.068) (154.659) (1.502.693) (146.957) (140.520) (67.200) (609.218) (73.327) (186.703) (6.250) (271.017) (1.500) 1.213.814 878.400 109.425 225.989 (1.258.076) (523.264) (646.495) (48.553) (39.764) 3.832.898 3.218.019 740.819 53.668 10.504 240.740 (405.324) (25.529) (5.051.993) 53.668 (339.312) 110.000 607.778 (296.347) (28.451)

** o valor do resultado final previsto sofreu ajustes contbeis em funo da mudana de exerccio, que ocorreu entre setembro de 2006 (quando foi realizada a reunio tcnica) e maro de 2007 (quando ocorreu a assembleia seccional extraordinria).
Bancoop 5 caSa VERDE

3) DEMONSTRATIVO FINANCEIRO Este relatrio traz as informaes individualizadas sobre todos ingressos e dispndios realizados no empreendimento desde o incio at a apurao do reforo de caixa, devidamente suportadas por documentao contbil.
DEMONSTRATIVO FINANCEIRO CONSOLIDADO (AGOSTO / 2001 AT DEZEMBRO/2001) DEScRIo InGRESSoS - aRREcaDaES: Ingressos at 31/12/2003 Ingressos a partir Jan/2004 (-) Transferncia cooperado (-) Devoluo cooperado (-) FGQ - FInancEIRaS: - oUTRaS: TOTAL DAS RECEITAS

Ago/2001

Set/2001

Out/2001

Nov/2002

Dez/2001 Saldo Final 2001

126.799,31 126.799,31 312,32 127.111,63

296.282,82 296.282,82 1.554,48 297.837,30

450.664,64 450.664,64 2.893,09 453.557,73

471.940,03 471.940,03 4.030,60 475.970,63

388.480,64 392.567,24 (4.086,60) 3.914,81 392.395,45

1.734.167,44 1.738.254,04 (4.086,60) 12.705,30 1.746.872,74

DISpnDIoS - conSTRUo DIRETaS: Terreno construo Geral at 31/12/2003 construo Geral a partir Jan/ 2004 Financeiro TOTAL DAS DESPESAS

1.475,68 1.065,99 409,69 1.475,68

192.184,62 130.000,00 61.249,34 935,28 192.184,62

283.514,46 130.000,00 151.777,10 1.737,36 283.514,46

417.304,61 130.000,00 285.223,83 2.080,78 417.304,61

281.463,50 130.000,00 150.243,88

1.175.942,87 520.000,00 649.560,14

1.219,62 281.463,50

6.382,73 1.175.942,87

RESUMo Saldo Ms anterior Ingressos Dispndios SALDO DO PERODO adiantamento Valores a Receber Valores a pagar Saldo em caixa/Banco: SALDO DO PERODO

127.111,63 1.475,68 125.635,95 125.635,95 125.635,95

125.635,95 297.837,30 192.184,62 231.288,63 30.000,00 201.288,63 231.288,63

231.288,63 453.557,73 283.514,46 401.331,90 401.331,90 401.331,90

401.331,90 475.970,63 417.304,61 459.997,92 1.264,82 458.733,10 459.997,92

459.997,92 392.395,45 281.463,50 570.929,87 1.477,56 572.407,43 570.929,87

1.746.872,74 1.175.942,87 570.929,87 1.477,56 572.407,43 570.929,87

Bancoop

caSa VERDE

DEMONSTRATIVO FINANCEIRO CONSOLIDADO (JANEIRO / 2002 AT JUNHO/2002) DEScRIo InGRESSoS - aRREcaDaES: Ingressos at 31/12/2003 Ingressos a partir Jan/2004 (-) Transferncia cooperado (-) Devoluo cooperado (-) FGQ - FInancEIRaS: - oUTRaS: TOTAL DAS RECEITAS

Jan/2002

Fev/2002

Mar/2002

Abr/2002

Mai/2002

Jun/2002

465.905,86 470.208,49 (4.302,63) 5.185,15 471.091,01

748.994,01 753.467,86 (4.473,85) 4.471,48 753.465,49

262.292,66 266.769,87 (4.477,21) 11.252,91 273.545,57

307.587,07 312.055,60 (4.468,53) 14.336,71 321.923,78

218.868,55 223.322,50 (4.453,95) (47.532,51) 171.336,04

195.442,81 199.896,76 (4.453,95) 12.757,59 208.200,40

DISpnDIoS - conSTRUo DIRETaS: Terreno construo Geral at 31/12/2003 construo Geral a partir Jan/ 2004 Financeiro TOTAL DAS DESPESAS

421.550,25 130.000,00 290.121,62 1.428,63 421.550,25

203.381,82 50.000,00 152.167,24 1.214,58 203.381,82

145.606,38 100.000,00 42.260,75 3.345,63 145.606,38

36.287,71 35.495,18 792,53 36.287,71

112.761,12 50.000,00 60.669,53 2.091,59 112.761,12

215.417,44 50.000,00 164.466,50 950,94 215.417,44

RESUMo Saldo Ms anterior Ingressos Dispndios SALDO DO PERODO adiantamento Valores a Receber Valores a pagar Saldo em caixa/Banco: SALDO DO PERODO

570.929,87 471.091,01 421.550,25

620.470,63 1.170.554,30 1.298.493,49 1.584.129,56 1.642.704,48 753.465,49 273.545,57 321.923,78 171.336,04 208.200,40 203.381,82 145.606,38 36.287,71 112.761,12 215.417,44

620.470,63 1.170.554,30 1.298.493,49 1.584.129,56 1.642.704,48 1.635.487,44 50.000,00 50.000,00 16.000,00 16.000,00 31.700,00 195,00 16.000,00 31.700,00 195,00

620.470,63 1.220.554,30 1.348.493,49 1.568.129,56 1.595.199,48 1.587.982,44 620.470,63 1.170.554,30 1.298.493,49 1.584.129,56 1.642.704,48 1.635.487,44

Bancoop

caSa VERDE

DEMONSTRATIVO FINANCEIRO CONSOLIDADO (JULHO / 2002 AT DEZEMBRO/2002) DEScRIo InGRESSoS - aRREcaDaES: Ingressos at 31/12/2003 Ingressos-a partir Jan/2004 (-) Transferncia cooperado (-) Devoluo cooperado (-) FGQ - FInancEIRaS: - oUTRaS: TOTAL DAS RECEITAS

Jul/2002

Ago/2002

Set/2002

Out/2002

Nov/2002

Dez/2002 Saldo Final 2002

220.288,06 224.742,01 (4.453,95) 35.163,57 255.451,63

235.224,35 239.678,30 (4.453,95) 4.810,69 240.035,04

262.758,32 267.637,83 (4.879,51) 2.018,72 264.777,04

213.567,40 218.210,03 (4.642,63) 15.870,84 229.438,24

452.835,63 457.503,92 (4.668,29) 36.012,27 488.847,90

349.513,14 354.243,29 (4.730,15) 10.175,93 359.689,07

5.667.445,30 5.725.990,50 (58.545,20) 117.228,65 5.784.673,95

DISpnDIoS - conSTRUo DIRETaS: Terreno construo Geral at 31/12/2003 construo Geral a partir Jan/ 2004 Financeiro TOTAL DAS DESPESAS

147.617,59 50.000,00 96.615,70 1.001,89 147.617,59

242.220,44 88.304,34 152.335,57 1.580,53 242.220,44

175.002,62 11.016,34 163.165,52 820,76 175.002,62

101.158,23 100.078,96 1.079,27 101.158,23

122.540,79 121.562,56 978,23 122.540,79

203.126,83 201.917,35 1.209,48 203.126,83

3.302.614,09 1.049.320,68 2.230.416,62 22.876,79 3.302.614,09

RESUMo Saldo Ms anterior Ingressos Dispndios SALDO DO PERODO adiantamento Valores a Receber Valores a pagar Saldo em caixa/Banco: SALDO DO PERODO

1.635.487,44 1.743.321,48 1.741.136,08 1.830.910,50 1.959.190,51 2.325.497,62 255.451,63 240.035,04 264.777,04 229.438,24 488.847,90 359.689,07 147.617,59 242.220,44 175.002,62 101.158,23 122.540,79 203.126,83 1.743.321,48 1.741.136,08 1.830.910,50 1.959.190,51 2.325.497,62 2.482.059,86 16.000,00 31.700,00 24,00 16.000,00 31.700,00 80,25 16.000,00 31.700,00 162,75 16.000,00 31.700,00 106,50 16.000,00 31.700,00 80,25 16.000,00 31.700,00 98,25

5.784.673,95 3.302.614,09 2.482.059,86 16.000,00 31.700,00 98,25 2.434.458,11 2.482.059,86

1.695.645,48 1.693.516,33 1.783.373,25 1.911.597,01 2.277.877,87 2.434.458,11 1.743.321,48 1.741.136,08 1.830.910,50 1.959.190,51 2.325.497,62 2.482.059,86

Bancoop

caSa VERDE

DEMONSTRATIVO FINANCEIRO CONSOLIDADO (JANEIRO / 2003 AT JUNHO/2003) DEScRIo InGRESSoS - aRREcaDaES: Ingressos at 31/12/2003 Ingressos a partir Jan/2004 (-) Transferncia cooperado (-) Devoluo cooperado (-) FGQ - FInancEIRaS: - oUTRaS: TOTAL DAS RECEITAS

Jan/2003

Fev/2003

Mar/2003

Abr/2003

Mai/2003

Jun/2003

241.911,21 246.665,02 (4.753,81) 37.001,02 278.912,23

614.850,76 619.498,81 (4.648,05) 35.348,45 650.199,21

341.916,57 346.587,60 (4.671,03) 34.189,00 376.105,57

405.463,18 410.120,42 (4.657,24) 101.655,50 507.118,68

197.377,13 202.006,54 (4.629,41) 69.558,58 266.935,71

219.768,67 224.423,96 (4.655,29) 51.990,67 271.759,34

DISpnDIoS - conSTRUo DIRETaS: Terreno construo Geral at 31/12/2003 construo Geral a partir Jan/ 2004 Financeiro TOTAL DAS DESPESAS

200.841,15 196.450,76 4.390,39 200.841,15

228.855,33 225.007,10 3.848,23 228.855,33

278.399,83 276.022,91 2.376,92 278.399,83

226.016,04 222.784,19 3.231,85 226.016,04

376.967,30 367.686,70 9.280,60 376.967,30

420.859,38 416.054,46 4.804,92 420.859,38

RESUMo Saldo Ms anterior Ingressos Dispndios SALDO DO PERODO adiantamento Valores a Receber Valores a pagar Saldo em caixa/Banco: SALDO DO PERODO

2.482.059,86 2.560.130,94 2.981.474,82 3.079.180,56 3.360.283,20 3.250.251,61 278.912,23 650.199,21 376.105,57 507.118,68 266.935,71 271.759,34 200.841,15 228.855,33 278.399,83 226.016,04 376.967,30 420.859,38 2.560.130,94 2.981.474,82 3.079.180,56 3.360.283,20 3.250.251,61 3.101.151,57 16.000,00 31.700,00 103,07 24.750,00 37.568,76 22,82 24.750,00 31.700,00 226,82 42.250,00 31.700,00 27,38 45.902,90 31.700,00 27,38 62.307,37 31.700,00 195,00

2.512.534,01 2.919.178,88 3.022.957,38 3.286.360,58 3.172.676,09 3.007.339,20 2.560.130,94 2.981.474,82 3.079.180,56 3.360.283,20 3.250.251,61 3.101.151,57

Bancoop

caSa VERDE

DEMONSTRATIVO FINANCEIRO CONSOLIDADO (JULHO / 2003 AT DEZEMBRO/2003) DEScRIo InGRESSoS - aRREcaDaES: Ingressos at 31/12/2003 Ingressos a partir Jan/2004 (-) Transferncia cooperado (-) Devoluo cooperado (-) FGQ - FInancEIRaS: - oUTRaS: TOTAL DAS RECEITAS

Jul/2003

Ago/2003

Set/2003

Out/2003

Nov/2003

Dez/2003 Saldo Final 2003

371.197,47 375.840,50 (4.643,03) 45.486,36 416.683,83

307.077,54 311.745,20 (4.667,66) 38.957,21 346.034,75

426.198,09 430.840,31 (4.642,22) 44.081,06 470.279,15

357.526,23 362.153,85 (4.627,62) 41.851,94 399.378,17

541.549,55 546.169,87 (4.620,32) 39.316,10 580.865,65

719.349,40 723.898,59 (4.549,19) 19.030,02 738.379,42

10.411.631,10 10.525.941,17 (114.310,07) 675.694,56 11.087.325,66

DISpnDIoS - conSTRUo DIRETaS: Terreno construo Geral at 31/12/2003 construo Geral a partir Jan/ 2004 Financeiro TOTAL DAS DESPESAS

497.286,82 492.231,20 5.055,62 497.286,82

497.847,47 493.674,91 4.172,56 497.847,47

557.491,22 553.161,62 4.329,60 557.491,22

508.308,65 503.988,60 4.320,05 508.308,65

511.446,49 506.799,43 4.647,06 511.446,49

595.244,35 589.253,96 5.990,39 595.244,35

8.202.178,12 1.049.320,68 7.073.532,46 79.324,98 8.202.178,12

RESUMo Saldo Ms anterior Ingressos Dispndios SALDO DO PERODO adiantamento Valores a Receber Valores a pagar Saldo em caixa/Banco: SALDO DO PERODO

3.101.151,57 3.020.548,58 2.868.735,86 2.781.523,79 2.672.593,31 2.742.012,47 416.683,83 346.034,75 470.279,15 399.378,17 580.865,65 738.379,42 497.286,82 497.847,47 557.491,22 508.308,65 511.446,49 595.244,35 3.020.548,58 2.868.735,86 2.781.523,79 2.672.593,31 2.742.012,47 2.885.147,54 64.255,87 31.700,00 195,00 60.602,97 31.700,00 208,50 42.250,00 195,00 42.250,00 195,00 42.250,00 42.250,00 -

11.087.325,66 8.202.178,12 2.885.147,54 42.250,00 2.842.897,54 2.885.147,54

2.924.787,71 2.776.641,39 2.739.468,79 2.630.538,31 2.699.762,47 2.842.897,54 3.020.548,58 2.868.735,86 2.781.523,79 2.672.593,31 2.742.012,47 2.885.147,54

Bancoop

10

caSa VERDE

DEMONSTRATIVO FINANCEIRO CONSOLIDADO (JANEIRO / 2004 AT JUNHO/2004) DEScRIo InGRESSoS - aRREcaDaES: Ingressos at 31/12/2003 Ingressos a partir Jan/2004 (-) Transferncia cooperado (-) Devoluo cooperado (-) FGQ - FInancEIRaS: - oUTRaS: TOTAL DAS RECEITAS

Jan/2004

Fev/2004

Mar/2004

Abr/2004

Mai/2004

Jun/2004

502.214,42 558.868,76 (25.698,14) (26.395,91) (4.560,29) 18.080,10 520.294,52

696.551,79 792.969,57 (42.759,01) (49.008,75) (4.650,02) 15.522,77 712.074,56

599.026,18 683.808,72 (75.404,16) (4.769,53) (4.608,85) 19.888,06 618.914,24

503.935,00 548.149,96 (30.252,10) (9.375,44) (4.587,42) 15.406,58 519.341,58

374.626,20 404.756,66 (14.866,29) (10.854,78) (4.409,39) 15.989,07 390.615,27

451.901,02 469.102,03 (2.239,26) (10.511,99) (4.449,76) 14.152,79 466.053,81

DISpnDIoS - conSTRUo DIRETaS: Terreno construo Geral at 31/12/2003 construo Geral a partir Jan/ 2004 Financeiro TOTAL DAS DESPESAS

491.443,09 486.476,78 4.966,31 491.443,09

660.871,15 655.808,85 5.062,30 660.871,15

876.489,23 870.240,69 6.248,54 876.489,23

979.999,27

701.369,90 695.533,81 5.836,09 701.369,90

632.185,42 626.372,18 5.813,24 632.185,42

972.309,63 7.689,64 979.999,27

RESUMo Saldo Ms anterior Ingressos Dispndios SALDO DO PERODO adiantamento Valores a Receber Valores a pagar Saldo em caixa/Banco: SALDO DO PERODO

2.885.147,54 2.913.998,97 2.965.202,38 2.707.627,39 2.246.969,70 1.936.215,07 520.294,52 712.074,56 618.914,24 519.341,58 390.615,27 466.053,81 491.443,09 660.871,15 876.489,23 979.999,27 701.369,90 632.185,42 2.913.998,97 2.965.202,38 2.707.627,39 2.246.969,70 1.936.215,07 1.770.083,46 52.250,00 44.021,87 42.642,79 20.171,78 42.652,40 26.132,88 42.707,42 120.536,78 22.944,63 73.866,14 24.376,63 123.833,26

2.905.770,84 2.942.731,37 2.691.107,87 2.324.799,06 1.987.136,58 1.869.540,09 2.913.998,97 2.965.202,38 2.707.627,39 2.246.969,70 1.936.215,07 1.770.083,46

Bancoop

11

caSa VERDE

DEMONSTRATIVO FINANCEIRO CONSOLIDADO (JULHO / 2004 AT DEZEMBRO/2004) DEScRIo InGRESSoS - aRREcaDaES: Ingressos at 31/12/2003 Ingressos a partir Jan/2004 (-) Transferncia cooperado (-) Devoluo cooperado (-) FGQ - FInancEIRaS: - oUTRaS: TOTAL DAS RECEITAS

Jul/2004

Ago/2004

Set/2004

Out/2004

Nov/2004

Dez/2004

Saldo 2004

401.430,00 416.358,11 (10.566,42) (4.361,69) 14.177,28 415.607,28

322.468,63 353.487,42

219.738,65 370.180,87

359.951,04 383.319,16

412.417,41 557.446,46

498.868,83 522.622,24 (1.153,34) (18.321,94) (4.278,13) 12.542,84 511.411,67

15.754.760,27 10.525.941,17 6.061.069,96 (445.483,18) (220.112,41) (166.655,27) 829.708,87 16.584.469,14

(12.676,12) (128.073,61) (14.045,57) (18.917,11) (4.297,10) (3.451,50) 12.934,06 335.402,69 6.705,33 226.443,98

(2.615,36) (109.745,79) (17.271,56) (30.073,41) (3.481,20) (5.209,85) 4.376,09 364.327,13 4.239,34 416.656,75

DISpnDIoS - conSTRUo DIRETaS: Terreno construo Geral at 31/12/2003 construo Geral a partir Jan/ 2004 Financeiro TOTAL DAS DESPESAS

499.405,12 494.657,81 4.747,31 499.405,12

558.116,71 556.078,11 2.038,60 558.116,71

472.029,66 468.582,73 3.446,93 472.029,66

582.778,50 579.822,15 2.956,35 582.778,50

493.158,18 490.761,55 2.396,63 493.158,18

447.904,30 446.049,15 1.855,15 447.904,30

15.597.928,65 1.049.320,68 7.073.532,46 7.342.693,44 132.382,07 15.597.928,65

RESUMo Saldo Ms anterior Ingressos Dispndios SALDO DO PERODO adiantamento Valores a Receber Valores a pagar Saldo em caixa/Banco: SALDO DO PERODO

1.770.083,46 1.686.285,62 1.463.571,60 1.217.985,92 415.607,28 335.402,69 226.443,98 364.327,13 499.405,12 558.116,71 472.029,66 582.778,50 1.686.285,62 1.463.571,60 1.217.985,92 24.964,23 11.812,62 128.110,73 32.944,63 18.103,27 214.054,77 32.944,63 23.381,89 57.724,65 999.534,55 42.944,63 21.368,22 132.587,63

999.534,55 416.656,75 493.158,18 923.033,12 42.944,63 204.044,94

923.033,12 511.411,67 447.904,30 986.540,49 42.944,63 218.105,77

16.584.469,14 15.597.928,65 986.540,49 42.944,63

218.105,77 1.161.701,63 986.540,49

1.777.619,50 1.626.578,47 1.219.384,05 1.067.809,33 1.084.133,43 1.161.701,63 1.686.285,62 1.463.571,60 1.217.985,92 999.534,55 923.033,12 986.540,49

Bancoop

12

caSa VERDE

DEMONSTRATIVO FINANCEIRO CONSOLIDADO (JANEIRO / 2005 AT JUNHO/2005) DEScRIo InGRESSoS - aRREcaDaES: Ingressos at 31/12/2003 Ingressos a partir Jan/2004 (-) Transferncia cooperado (-) Devoluo cooperado (-) FGQ - FInancEIRaS: - oUTRaS: TOTAL DAS RECEITAS

Jan/2005

Fev/2005

Mar/2005

Abr/2005

Mai/2005

Jun/2005

374.740,91 413.489,90 (8.980,05) (25.972,68) (3.796,26) 374.740,91

468.363,54 495.529,78 (19.159,26) (8.006,98) 41.340,14 509.703,68

444.261,86 473.915,39 (25.955,06) (3.698,47) 444.261,86

409.089,47 435.897,16 (23.297,82) (3.509,87) 409.089,47

262.857,40 287.408,75 (21.071,83) (3.479,52)

212.264,71 253.454,39 (1.028,08) (37.147,58) (3.014,02) 212.264,71

2.249,52 265.106,92

DISpnDIoS - conSTRUo DIRETaS: Terreno construo Geral at 31/12/2003 construo Geral a partir Jan/ 2004 Financeiro TOTAL DAS DESPESAS

361.509,97 361.509,97 361.509,97

474.276,92 474.276,92 474.276,92

469.420,01 469.420,01 469.420,01

649.831,20

646.677,56 646.677,56 646.677,56

629.435,90 629.435,90 629.435,90

649.831,20 649.831,20

RESUMo Saldo Ms anterior Ingressos Dispndios SALDO DO PERODO adiantamento Valores a Receber Valores a pagar Saldo em caixa/Banco: SALDO DO PERODO

986.540,49 374.740,91 361.509,97

999.771,43 1.035.198,19 1.010.040,04 509.703,68 444.261,86 409.089,47 474.276,92 469.420,01 649.831,20 769.298,31 63.735,00 27.580,50

769.298,31 265.106,92 646.677,56 387.727,67 63.735,00 27.712,77

387.727,67 212.264,71 629.435,90 (29.443,52) 63.735,00 28.209,86

999.771,43 1.035.198,19 1.010.040,04 63.735,00 63.735,00 26.904,19 63.735,00 27.580,50

(266.669,20) (187.152,07)

(96.204,13) (126.537,29) (180.067,39) (246.131,76) 804.520,10 769.298,31 476.347,29 387.727,67 124.743,38 (29.443,52)

1.202.705,63 1.131.711,07 1.014.928,67 999.771,43 1.035.198,19 1.010.040,04

Bancoop

13

caSa VERDE

DEMONSTRATIVO FINANCEIRO CONSOLIDADO (JULHO / 2005 AT DEZEMBRO/2005) DEScRIo

Jul/2005

Ago/2005

Set/2005

Out/2005

Nov/2005

Dez/2005

Saldo 2005

InGRESSoS - aRREcaDaES: 281.079,71 Ingressos at 31/12/2003 Ingressos a partir Jan/2004 437.176,39 (-) Transferncia cooperado (130.605,10) (-) Devoluo cooperado (22.433,60) (-) FGQ (3.057,98) - FInancEIRaS: - oUTRaS: TOTAL DAS RECEITAS

261.754,59 295.916,92 (30.901,77) (3.260,56) 261.754,59

495.707,44 534.305,82 (35.596,24) (3.002,14) 1,32 495.708,76

218.315,50 248.820,91 (2.856,80) (24.678,72) (2.969,89) 1,68 218.317,18

329.279,41 368.280,80 (36.177,42) (2.823,97) 29,71 329.309,12

229.000,78 253.583,57 (22.163,76) (2.419,03) 58.689,95 13.896,63 301.587,36

19.741.475,59 10.525.941,17 10.558.849,74 (588.953,21) (544.668,15) (209.693,96) 929.738,96 16.178,86 20.687.393,41

281.079,71

DISpnDIoS - conSTRUo DIRETaS: Terreno construo Geral at 31/12/2003 construo Geral a partir Jan/ 2004 Financeiro TOTAL DAS DESPESAS

637.070,10 637.070,10 637.070,10

590.242,95 590.242,95 590.242,95

415.554,94 415.554,94 415.554,94

323.600,05 323.600,05 323.600,05

143.541,14 143.541,14 143.541,14

306.044,50 272.660,81 33.383,69 306.044,50

21.245.133,89 1.049.320,68 7.073.532,46 12.956.514,99 165.765,76 21.245.133,89

RESUMo Saldo Ms anterior Ingressos Dispndios SALDO DO PERODO adiantamento Valores a Receber Valores a pagar Saldo em caixa/Banco: SALDO DO PERODO

(29.443,52) (385.433,91) (713.922,27) (633.768,45) 281.079,71 261.754,59 495.708,76 218.317,18 637.070,10 590.242,95 415.554,94 323.600,05 (385.433,91) (713.922,27) (633.768,45) (739.051,32) 63.735,00 28.594,78 63.735,00 28.594,78 63.735,00 28.594,78 63.735,00 28.594,78

(739.051,32) (553.283,34) 329.309,12 301.587,36 143.541,14 306.044,50 (553.283,34) (557.740,48) 63.735,00 27.408,59 (94.871,20) 63.735,00 31.464,87 (89.892,74)

20.687.393,41 21.245.133,89 (557.740,48) 63.735,00 31.464,87 (89.892,74) (563.047,61) (557.740,48)

(111.066,29) (102.466,78)

(92.442,98) (117.624,69)

(366.697,40) (703.785,27) (633.655,25) (713.756,41) (385.433,91) (713.922,27) (633.768,45) (739.051,32)

(549.555,73) (563.047,61) (553.283,34) (557.740,48)

Bancoop

14

caSa VERDE

DEMONSTRATIVO FINANCEIRO CONSOLIDADO (JANEIRO / 2006 AT MARO/2006) DEScRIo InGRESSoS - aRREcaDaES: Ingressos at 31/12/2003 Ingressos a partir Jan/2004 (-) Transferncia cooperado (-) Devoluo cooperado (-) FGQ - FInancEIRaS: - oUTRaS: TOTAL DAS RECEITAS

Jan/2006

Fev/2006

Mar/2006

Saldo 2006

182.766,96 207.704,24 (21.914,96) (3.022,32) 0,30 182.767,26

105.039,08 119.776,40 (13.140,55) (1.596,77) 87,47 105.126,55

282.905,66 20.312.187,29 - 10.525.941,17 316.657,62 11.202.988,00 - (610.868,17) (29.729,17) (590.560,19) (4.022,79) (215.313,52) 1,38 929.738,96 16.268,01

282.907,04 21.258.194,26

DISpnDIoS - conSTRUo DIRETaS: Terreno construo Geral at 31/12/2003 construo Geral a partir Jan/ 2004 Financeiro TOTAL DAS DESPESAS

183.811,17 183.806,75 4,42 183.811,17

87.317,36 87.309,06 8,30 87.317,36

81.243,68 21.597.506,10 - 1.049.320,68 7.073.532,46

81.224,47 13.308.855,27 19,21 165.797,69 81.243,68 21.597.506,10

RESUMo Saldo Ms anterior Ingressos Dispndios SALDO DO PERODO adiantamento Valores a Receber Valores a pagar Saldo em caixa/Banco: SALDO DO PERODO

(557.740,48) (558.784,39) 182.767,26 105.126,55 183.811,17 87.317,36 (558.784,39) (540.975,20) 63.735,00 41.489,75 (93.061,03) 63.735,00 41.489,75 (97.889,39)

(540.975,20) 282.907,04 21.258.194,26 81.243,68 21.597.506,10 (339.311,84) (339.311,84) 63.735,00 41.489,75 63.735,00 41.489,75

(116.697,99) (116.697,99) (327.838,60) (327.838,60) (339.311,84) (339.311,84)

(570.948,11) (548.310,56) (558.784,39) (540.975,20)

Bancoop

15

caSa VERDE

captulo II - Demonstrao aos cooperados


Finalizadas os estudos de re-anlise do empreendimento imobilirio, iniciou-se um amplo processo de esclarecimento e explicao dos fatos encontrados; premissas adotadas para previso dos resultados; metodologia aplicada nos estudos tcnicos; e, principalmente, a apresentao de uma proposta para continuidade das obras do empreendimento. Alm disso, foi informado a todos os cooperados que a documentao pertinente a estes procedimentos e toda aquela de que compe o processo de determinao do resultado final previsto do empreendimento, estava colocada disposio dos cooperados participantes da referida seccional para que eles pudessem, a partir daquela data, proceder s verificaes que se fizessem necessrias ao completo entendimento do contedo dos relatrios. As providncias tomadas pela Bancoop, neste sentido, foram: 1) rEUnio TCniCA Convocao de uma Reunio Tcnica aberta a todos os cooperados participantes da seccional em questo com as seguintes finalidades: I. Caracterizao do estgio em que se encontra o empreendimento do ponto de vista fsico-financeiro, inclusive quanto sua situao contbil; II. Explicao das premissas adotadas para a determinao do resultado final previsto para o empreendimento em questo; III. Explanao sobre a metodologia cientfica aplicada nos clculos financeiros, de forma a explicitar ao cooperado, em linguagem acessvel, o significado dos relatrios e dos nmeros neles contidos; IV. Apresentao de uma proposta para continuidade do empreendimento, contemplando as premissas bsicas para a soluo dos problemas encontrados, visando retomada das obras e a consecuo do empreendimento como um todo; V. Apresentao de respostas detalhadas s perguntas apresentadas durante a reunio tcnica, atravs de formulrios prprios distribudos no local da reunio, e tambm quelas enviadas anteriormente para a Bancoop, atravs de e-mail, cujo endereo eletrnico especfico era: duvidasproposta@bancoop.com.br. VI. Nomeao de uma comisso de representantes composta por indicao voluntria, sem carter eletivo, de 3 (trs) cooperados mais 3 (trs) suplentes, os quais demonstrassem interesse em acompanhar a implementao dos itens constantes na proposta de continuidade apresentada.

1.1) ConSidErAES SoBrE A rEUnio

No dia 21 de setembro de 2006, a partir das 18h, realizou-se uma reunio tcnica com cooperados da seccional Residencial Casa Verde, com a finalidade de esclarecer as dvidas dos cooperados com relao ao assunto, apresentar a proposta de continuidade das obras e da sequncia de tarefas a serem realizadas e escolher uma comisso de cooperados para acompanhar o processo at a assembleia de aprovao da proposta. A reunio, realizada na rua So Bento, 413, Auditrio Azul, Centro, So Paulo SP, contou com a presena de 78 cooperados do empreendimento. Os representantes da Bancoop foram o gerente Eng Edgard Brognara Jr e o subgerente Contbil Giovani, responsveis pela apresentao da proposta e esclarecimento das dvidas dos cooperados. AprESEnTAo dA propoSTA dE ConTinUidAdE: O engenheiro Edgard apresentou os membros da mesa e, em seguida, explicou as Regras para a Reunio de Esclarecimentos, a quais foram distribudas por escrito a todos os presentes. Apresentou, por meio de projeo de slides, os principais pontos constantes na Proposta de Continuidade descrita no encarte especfico do empreendimento em questo, o qual foi anteriormente remetido para todos os cooperados presentes. Detalhou especificamente os seguintes itens: Objetivos da Reunio Tcnica: a) Nivelamento das Informaes b) Esclarecimento de Dvidas sobre a Proposta c) Eleio / Ratificao dos Nomes dos Integrantes da Comisso de Cooperados Breve Histrico dos Trabalhos realizados nas reas de Contabilidade, Planejamento e Custos Processo de Re-Anlise de Investimentos nos Empreendimentos Premissas para determinao do Fluxo de Caixa do Empreendimento Especificao das Verbas do Oramento Operacional do Empreendimento Clculo de Valores de Reforo de Caixa para dar continuidade s Obras AprESEnTAo dA SEQnCiA dE TrABALHoS pArA AproVAo dA propoSTA Aps a apresentao, o engenheiro Edgard fez uma explanao sobre as etapas necessrias para a aprovao da proposta, a saber: 1 Etapa: Anlise do relatrio e dos documentos que serviram de base para sua confeco de forma a obter a
Bancoop 16 caSa VERDE

confirmao das premissas utilizadas para determinao do fluxo de caixa do empreendimento. 2 Etapa: Realizao do Acordo Formal para continuidade das obras do empreendimento a ser firmado em Assemblia Extraordinria da Seccional, devidamente convocada conforme o regimento interno da Bancoop, onde tambm sero eleitos os Membros do Conselho Fiscal e de Obras, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar os atos da cooperativa que dizem respeito seccional em questo. 3 Etapa: Colocar em prtica o plano de continuidade aprovado atravs do cronograma fsico-financeiro para trmino das obras, atravs da efetivao das premissas adotadas no plano e do acompanhamento e fiscalizao a ser realizada pelos integrantes do Conselho Fiscal e de Obras dos atos realizados pela Bancoop com respeito seccional em questo. ESCLArECimEnTo dAS dVidAS SoBrE A propoSTA dE ConTinUidAdE: Na sequncia, as dvidas levantadas pelos cooperados participantes da reunio foram esclarecidas. Primeiramente, responderam-se as perguntas enviadas anteriormente ao endereo eletrnico duvidasproposta@bancoop.com.br. Em seguida, foram integralmente respondidas as perguntas elaboradas durante a reunio. Estas questes foram encaminhadas mesa, por escrito, em formulrio anteriormente distribudo a todos os participantes, sendo respondidas uma a uma conforme a ordem de chegada e por assunto. rATifiCAo doS mEmBroS dA ComiSSo dE CoopErAdoS: Um dos cooperado alegou que no poderiam ser indicados nomes da comisso, j que a reunio no tinha carter deliberativo e que, por isso, no poderiam ser eleitos nomes para tal comisso. O representante da Bancoop sugeriu que os cooperados presentes se posicionassem e novamente o mesmo cooperado disse que os cooperados sequer poderiam ser ouvidos, pois, caso contrrio, se caracterizaria deliberao. Neste momento, os cooperados foram informados que tal procedimento atrasaria o trabalho conjunto da comisso com a Bancoop para que fosse feita a anlise da proposta e se chegasse a um consenso sobre a mesma, antes de ela ser apresentada para aprovao em assembleia, onde tambm deveria ser eleito o Conselho Fiscal e de Obras do empreendimento. ESCLArECimEnToS finAiS E EnCErrAmEnTo: Aps todos os esclarecimentos enviados por escrito, procedeu-se a explicao sobre dvidas mais especficas sobre o empreendimento em questo e tambm sobre as relaes dos cooperados com a cooperativa, as quais foram esclarecidas verbalmente, atravs de rplica e trplica. Depois de todos os temas e duvidadas terem sido debatidos e esclarecidos integralmente, a reunio foi encerrada s 20h20, com o agradecimento pela ateno prestada pelos cooperados presentes.

Bancoop

17

caSa VERDE

2) informATiVo do EmprEEndimEnTo Antes da reunio tcnica, a Bancoop elaborou um informativo com diversos dados especficos do empreendimento, visando demonstrar claramente as causas e as consequncias das divergncias entre o valor estimado inicialmente para a construo do empreendimento e os que foram apontados aps o detalhado estudo realizado, bem como as formas de apurao do resultado final previsto. O material tambm apresentou uma proposta para a continuidade das obras e diversas informaes sobre a situao das obras e da documentao da seccional.
COOPERATIVA HABITACIONAL DOS BANCRIOS DE SO PAULO AGOSTO DE 2006 WWW.BANCOOP.COM.BR

Enviado aos cooperados do empreendimento, o material tambm serviu como convocatria para a reunio tcnica.

COOPERATIVA HABITACIONAL DOS BANCRIOS DE SO PAULO COOPERATIVA HABITACIONAL DOS BANCRIOS DE SO PAULO

AGOSTO DE 2006 AGOSTO DE 2006

WWW.BANCOOP.COM.BR www.BANCOOP.COM.BR

IlHaS DITlIa CASA VERDE


Bancoop 18 caSa VERDE

EDITORIAL

Um raio-x do seu empreendimento Raio-x do seu empreendimento

ostrando total transparncia em suas aes, na priostrando total de julho, a Bancoop enviou uma remeira quinzena transparncia em suas aes, na primeira quinzena de social Bancoop enviou uma os vista com o balanojulho, ada cooperativa a todos revista com o Todos os nmeros referentes ao ano os cooperados.balano social da cooperativa a todos de 2005 foram cooperados.Todos os nmeros referentes ao ano de expostos, cada um deles esclarecidos com textos e 2005 explicativas e, por m, abriu-se esclarecidos de textos e notas foram expostos, cada um deles um processocomesclarecinotas do balano. O envio abriu-se um foi aberto a todos os mentoexplicativas e, por fim,de perguntas processo de esclarecimento do balano. o envio de perguntas foi meses, todos os cooperados. Em sete dias, durante quase doisaberto arepresencooperados. Em sete dias, durante quase dois meses, e a explitantes da Bancoop passaram a responder as questes representantes da Bancoop esto respondendo as questes e explicando car as informaes do balano. asAgora, voc recebe um material com todas as informaes esinformaes do balano. agora, voc empreendimento. E, com como foi feito com o peccas de seurecebe um material assim todas as informaes especficas de seu empreendimento. E, assim como foi feito com balano, para que todos possam entend-las, a Bancoop realizar o balano, para que todos possam entend-las, a os cooperauma reunio para explicao, exclusivamente para Bancoop realizar seu reunio dia explicao, exclusivamente 20h, os dos de umagrupo, no para21 de setembro, das 18h s para no cooperados de seu grupo, no dia 29 de agosto, das Bento, 20h, Auditrio Azul do Sindicato dos Bancrios (rua So 18h s 413, no Auditrio Azul So Bento). prximo ao Metr do Sindicato dos Bancrios (rua So Bento, 413, prximo aoao balanceteBento). Com o acesso Metr So acumulado de 2005 e de 2006 at com o demonstrativos nanceiros com receitas e de 2006 maro, aosacesso ao balancete acumulado de 2005 e despesas, at maro, aos demonstrativos financeiros com receitas e desaos dados sobre projetos, situao do empreendimento e do pesas, aos dados sobre projetos, junto Prefeitura e aos demais terreno, aos alvars e aprovaes situao do empreendimento e do terreno, aos alvars e aprovaes ao histrico e explicargos de scalizao e regulamentao, junto prefeitura e aos demais rgos de fiscalizao e regulamentao, ao histrico e o sobre o uxo de caixa, e todas as demais informaes sobre explicao sobre o fluxo de ter condies demais informaes seu empreendimento, voc caixa, e todas as de saber de tudo o sobre foi empreendimento, execuo e o que de h a de que j seufeito, o que est emvoc ter condiesaindasaber fatudo o que j foi feito, o que est em execuo e o que ainda h

zer em seu empreendimento, com previso oramentria e uma a fazer em aes. Lembramos que todos os documentos corproposta deseu empreendimento, com previso oramentria e uma proposta de aes. lembramos que todos disposio dos respondentes s operaes da seccional estaro aos documentos correspondentes s operaes de cooperados.Tudo disposio cooperados e/ou das comissesda seccional estaro a isso para dos cooperados e/ou das comisses de que eles se Tudo isso dar segurana aos participantes e evitar cooperados.inuenciem para dar segurana aos participantes, objetivo de desestruturar por boatos e insinuaes, que tm o permitindo que as dvidas sejam esclarecidas evitando que boatos insinuaes desestruos cooperados e aecooperativa, causandoedanos a todos, princiturem os aos cooperados. palmente cooperados e a cooperativa, o que pode causar danos a todos, a reunio de explicao dos dados e apresentao da Aps principalmente aos cooperados. aps reunio de explicao dos dados e apresentao da propostaada Bancoop para continuidade das obras, ser agendaproposta da Bancoop para continuidade das obras,aprovao. A da uma assemblia com os cooperados para sua ser agendada uma comunicada oportunamente. data serassemblia com os cooperados para sua aprovao. a data ser todas as aes da atual gesto, esta mais uma iniciativa Como comunicada oportunamente. decomotransparncia, que visa ampliar a participao e scalizatotal todas as aes da atual gesto, esta mais uma iniciativa de por parte dos cooperados. Alis, transparncia, participao ototal transparncia, que visa ampliar a participao e fiscalizao por parte dos princpios bsicos da atual gesto. e scalizao so oscooperados. alis, transparncia, participao e fiscalizao so os princpios bsicos da atual gesto. Tenha uma boa leitura! E no deixe de procurar a Bancoop Tenha uma boa e de ir no deixe de procurar a Bancoop em caso de dvidasleitura! E reunio com os cooperados de seu em caso de dvidas e sesses de esclarecimento do balano. empreendimento e s de ir reunio com os cooperados de seu empreendimento e s sesses de esclarecimento do balano. Um grande abrao! Um grande abrao! Joo Vaccari Neto Joo Vaccari neto Presidente presidente

onde est seu dinheiro Quando a receita menor que as despesas

EMPRSTIMO SOLIDRIO ACERTANDO AS CONTAS

a C

s obras no Ilhas DItlia no utilizaram omo se pode ver pelo todo o dinheiro que o grupo de codemonstrativo nanceiro, operados do empreendimento aportouo Residencial saldo financeiro na cooperativa. o Casa Verde em maro de um de R$ 1.785.183,54. Seu 2006 era empreendimento dinheiro no decitrio. est napontoda Bancoop. como Do conta de vista Ele foi aplicado em outros empreendimentos. contbil, isso signicaexplicar. as despesas isso aconteceu? Vamos que a Bancoop uma entidade sem fins foram maiores que as receitas. lucrativos e que tem como objetivo social oferecer Duas torres (224 apartamentos) imveis em regime de construo a preo de do empreendimento com 336 unicusto, por meio de autofinanciamento. Este regime residenciais j foram entredades deve ter apurao contbil das despesas Todas ocorridas, visando um fluxo gues. e receitasas receitas do emprede caixa adequado. assim, ao final da obra, a endimento foram canalizadas para receita proveniente das parcelas pagas deve quitar as despesas de entrega das ser suficiente para cobrir os custos correspondentes iniciar a construo da unidades, operao. Resta aos participantes a responsabilidade pelo custeio efetivo terceirademais obrigaes decorrentes das obras e torre e quitar os projetos da executivos, alvars de execuo, liconstruo, direta e indiretamente. acontece que o tempo de execuo cenas e regularizaes etc. de uma obra no o mesmo do vencimento das parA terceira fase precisou ser intercelas. a Bancoop chegou a entregar emprerompida por menosde uxo de aps o endimentos em falta de 36 meses caixa. lanamento. Mas as prestaes o saldo do Em dezembro de 2004 destes mesmos imveis terminariam ainda pagas somente empreendimento de ser era positivo.

dois ao depois do trmino saldo nanMas,anos nal de 2005, odas obras. com isso, ocorre o descasamento entre a receita e ceiro passou a ser negativo em R$ as despesas. 557.740,48. Issoobra, at que o vericano lanamento da pode ser grupo seja fechado e demonstrativos necessria esdo nos toda a documentao nanceiros teja pronta para o incio da construo, a receita mensais no pagamento de terreno e projetos, utilizada (at maro de 2006). Mesmo com o dcit, Bancoop aprovaes, constituio do caixaapara as obras e, por isso, s honrando os comprocontinuouvezes, pode ficar superavitria. para agilizar as obras em andamento, a antiga gesto missosoassumidos. solidrio entre os emO saldo nanceirealizou emprstimo ro (diferena entre cooperados daeobra as preendimentos. assim, os as receitas que recebeu em maro puderam ter seus despesas), o emprstimo de 2006, conimveis negativo em R$ 339.311,84. tinuavaentregues mais rapidamente. porm, para que os cooperados do empreendimento Como a Bancoop trabalha estritacredor, como o Ilhas DItlia, no tenham prejumente com recursos prprios (no zo, os moradores dos empreendimentos beneficiados devem pagar o linhas de nanexistem quaisquervalor devido. note que, em alguns casos, ciamento deo valor estimado no lanamenproduo) foi precito no foi suficiente para cobrir os custos. so paralisar asdo emprstimo que seja o pagamento obras para pelos cooperados dos a situao desfavorvel revertida empreendimentos deficitrios necessrio E dar atitude mostrou-se do caixa.paraesta continuidade s obras dos empreendimentos credores. correta j quedinheirojulho a projeo Mas, somente o para da dvida dos outros empreendimentos volte a ser positivo que o saldono suficiente para concluir as obras do seu Anexo 3. Para as obras conforme o empreendimento. preciso que

voc e os cooperados de seu grupo continuem reiniciarem, preciso apurar saldos pagando as parcelas programadas. Inclusive, se positivos numa intensidade sucieno valor estimado de sua obra ficar abaixo do te para manter ser precisode obra. preo real de custo, o ritmo que seu grupo tambm faa e aporte de caixa. os nalizaO ritmo o a conseqente empreendimentos so construdos pelo preo de custo. o das nem menos. obras esto vinculados ao nem mais desempenho convida receitas cooperados a atual gesto das todos os face s para fiscalizar o destino de seus aportes e as demandas de despesas necessrias demais aes da cooperativa, assim como j para efetivar a construo, dentro chamou os associados a analisar os documentos dos critrios tcnicos recomendareferentes s contas de seus empreendimentos. Uma proposta para a custos, prazos e dos em termos dedevoluo do emprstimo ao seu das obras, prevalecendo o qualidade empreendimento e a continuidade das obras j foi elaborada. nas pginas seguinltimo. importantee frisar que esta tes voc poder avali-la durante a reunio uma estratgia comum quando se com seu empreendimento tirar todas as dvidas sobre de obra trata ela. Em outroadia, ser realizada uma aspreo de custo e semblia sistemapara aprovao da proposta.coopede construo por Tudo isto est sendo feito para que todos tenham tempo rativa habitacional.as informaes e aes suficiente para analisar a serem material apresenta uma proEste tomadas, sem que haja uma assemblia com atropelos soluo. O certo que, falta de informao. afinal, a posta para e empreendimentos so de toBancoop e seus para de cada um dos cooperados. S haver dos e a continuidade das obras, uma soluo definitiva reforo problemas preciso fazer um para nossosde caixa, com participao o compromisso de todos. coma o objetivoe de reequilibr-lo.

Bancoop notcias uma publicao da Bancoop cooperativa Habitacional dos Bancrios, Rua lbero Badar, Bancoop Notcias uma publicao da Bancoop -- Cooperativa Habitacional dos Bancrios, Rua Lbero Badar, 152, 5 andar.,Tel. 11-3291-1800, sac@bancoop.com.br, www.bancoop.com.br, Presidente: Joo Vaccari neto, 152, 5 andar. Tel. 11-3291-1800. sac@bancoop.com.br, www.bancoop.com.br. Presidente: Joo Vaccari Neto. Diretora administrativa-financeira: ana rnica, Projeto Editorial: Studio de comunicao (www.studiodecomunicacao. Diretora administrativa-nanceira: Ana rnica, Projeto Editorial: Studio de Comunicao (www.studiodecomunicacao. com.br), Redao: paulo Flores, Produo grfica: Urbania (www.urbania.com.br), Fotos: Jailton Garcia e paulo pepe. com.br), Redao: Paulo Flores, Produo grca: Urbania (www.urbania.com.br), Fotos: Jailton Garcia e Paulo Pepe.
2 BANCOOP 2006 CASA VERDE Bancoop 19 caSa VERDE

ENTENDA OS ANEXOS
Todas as informaes referentes ao seu emTodas as informaes referentes ao seu preendimento esto detalhadas nos anexos de 1 empreendimento possam entender nos anea 7. Para que todos esto detalhadas as tabelas, xos de textos explicativos, como os do anexo 8, zemos 1 a 6. para que todos possam entender notas explicativas sobre os anexos de 3 a 6. com as tabelas, fizemos textos explicativos, Abaixo, seguem outras explicaes auxiliares. como os do anexo 7, com notas explicativas No os anexos de 3 a abaixo, seguem sobre anexo 1, podem ser6.encontradas informaesexplicaes auxiliares. outras sobre o terreno, comprado por R$ 3.999.970,00, sendo R$ 1.000.000,00 em dinheino anexo 1, podem ser encontradas inforro e R$ 2.999.970,00 com 54 unidades.Tambm maes sobre o projeto do empreendimento, h dados sobre o terreno, comprado por R$ 3.715.000,00, sendo R$ 2.760.000,00 apartalanado em agosto de 2001, com 336 em dinheiro R$ 955.000,00 com lanamento unimentos.eO valor estimado no permuta de para dades. H tambm 3 dormitrios projeto do os apartamentos dedados sobre o era a partir de R$ 53.900,00. lanado em dezembro de empreendimento, O primeiro anexo tambm mostra que existe 2002, com 216 apartamentos. o valor estimacontrato de compra para os apartamentos de do no lanamento e venda do terreno, que o alvar de construoiniciava em R$ 77.700,00. trs dormitrios se foi aprovado e o habite-se dos blocos B e C foram concedidos. o primeiro anexo tambm mostra que O anexo 2 mostra que o Projeto j foi aproo contrato de comprapara cumprir o Termo vado na prefeitura, que, e venda do terreno est registrado no 7 cartrio de Registro de Compensao Ambiental, foram executadas de Imveis de Vila Prudente (valor alvar de obras no ParqueSo paulo e que o de mudas construo est em em obras) de rvores revertido aprovao. e a Bancoop aguarda denio do DEPAVE para denio o anexo 2 mostra que aguarda-se o prodo local para o plantio de outras mudas. No cesso de retificao de rea e desdobro do existem pendncias com as concessionriasno lote da rea do empreendimento, que de servios pblicos (Sabesp, Eletropaulo etc) e os existem pendncias ambientais e nem com as projetos executivos (arquitetura, fundao e conconcessionrias mecnica, instalaes, (Sabesp, teno, exausto de servios pblicos estrutura Eletropaulo etc). Este mesmo anexo e alvenaria) tambm esto completos. tambm informa que3os projetos executivos (arquiteO anexo se refere ao oramento do que tura, precisa ser realizado. J faz parte da proaindafundao e conteno, instalaes, estrutura ser apresentada aos cooperados. Nele, postaeaalvenaria) tambm esto completos. possvel ver 3 se somadasao despesas com a o anexo que refere as oramento do construo, escriturao e legalizao do emprepossvel ver que, somadas as as receitas com endimento e as taxas, subtradas despesas com a construo, adeses futuras, restar um do arrecadaes e escriturao e legalizao salempreendimento e as taxas e dever ser do negativo de R$ 4.920.232,00 que subtradas as receitas os arrecadaes e adeses dividido entrecomcooperados, de acordo com a participao de cada saldo positivo de seja, futuras, restar um um na seccional, ou R$ atravs da frao ideal de sua unidade. contra883.664,00, caso no haja nenhum Continuando as exemplo, o no situao tempo como, pordemonstraes da repasse atual e do queunidades do empreendimento. de todas as preciso fazer para a entrega de todos os imveis aos cooperados, os anexos 4 Em trazem informaes sobre uxo de caixa. e 5 se confirmando a sobra, aomesma dever ser utilizada em melhorias na prpria dos Neles, pode-se visualizar o comportamentoseccional ou dividida entre os cooperados, de saldos mensais e acumulados do uxo de caixa acordo com a participao de cada entrado empreendimento, mostrando que asum no das de recursos no coincidem com da valores empreendimento, ou seja, atravs os frao de dispndiosunidade. ideal de sua para a execuo das obras e para cobrir as demais despesas. continuando as demonstraes da situaEm funo disso, preciso fazer para a o atual e do que durante o decorrer das obras, alguns meses tm receitas maiores que as entrega de todos os imveis aos cooperadespesas e em outros o contrrio, em maior ou dos, os anexos 4 e 5 trazem informaes menor grau de intensidade. sobre ocasio da caixa. neles, pode-se visuNa o fluxo de aprovao da proposta de alizar o comportamento dos saldos mensais continuidade os cooperados concordam com e termos apresentados e dene-se do empreosacumulados do fluxo de caixa o momento em que sero realizados os aportes de reforo endimento, mostrando que as entradas de de caixa. A proposta da Bancoopos que o aporrecursos no coincidem com valores de te comece aparaefetuado desde a obras e para dispndios ser a execuo das retomada do ritmo normal das obras. cobrir as demais despesas. O anexo 6 traz o valor previsto do aporte neEm funo disso, durante o decorrer das cessrio para cada tipo de unidade, j calculado obras, alguns meses tm receitas So duas de acordo com as suas fraes ideais. maiores que as despesas e em outros o contrrio, tabelas, uma para quem tem unidades concludas, em maior ou menor grau de intensidade. onde incidem juros sobre os valores calculados, na ocasio da aprovao da proposta de conforme Tabela Price, e outra para aqueles que tem unidades a os cooperados concordam continuidade, construir, onde incidiro apenas reajustes pala variao do CUB / INCC, de acorvo financeiro, traz uma Termo de Adeso e do com o que determina odiferena no saldo de 31/12/2005, em relao a dados enviaParticipao. dos anexo 7, referente ao demonstrativo nanO anteriormente. Isso porque, a pedido dos traz uma diferena no saldo de 31/12/2005, ceiro,cooperados e das comisses, os valoem relao a dados enviados anteriormente. Isso res referentes ao FIDc foram retirados do porque, a pedido Esta cooperados edemandou demonstrativo. dos operao das comisses, ostrabalho, j que todos osforam retiramuito valores referentes ao FIDC balancetes dos do demonstrativo. Esta operao os valores tiveram que ser refeitos. J sem demandou muito trabalho, j que todos os balancetes tivereferente ao FIDc, saldo financeiro do ram que ser refeitos. Josem os valores referenempreendimento do o final de 2005 o te ao FIDC, o saldoat empreendimento atde R$ de 2005 de R$ 557.740,48 negativos. Em nal1.356.742,41. o saldo em maro de 2006 de R$ 2006, o saldo maro de1.785.183,54. continua negativo em R$Seguidas todas as premissas, a Bancoop 339.311,84. Seguidas todas as capri em 23 meses o entregar o Edifcio premissas, as unidadeseda terceira torre (Bloco A) 47 meses contados23 Edifcio Sardenha em sero entregues em a meses da aprovao da do ritmo normal das partir aps a retomada retomada do ritmo obras, cuja data ser denida em assemblia. normal das obras, cuja data ser definida Ainda assim, existem mopmentos em que o em assemblia. uxo de caixa ca negativo, em maior ou menor Existem Para reverter que o fluxo alm do intensidade.momentos emesta situao, de caixa fica negativo, em menor por parte dos coopeaporte (reforo de caixa) ou maior intensidade. para ainda esta situao necessrio rearados,reverter necessrio realizar operaes de antecipao de recebveis para conseguir reequilizar operaes de antecipao de recebveis librar conseguir equilibrar o fluxo de caixa. para o uxo de caixa. Ao nal, segue a proposta da Bancoop para ao final, segue a proposta da Bancoop continuidade das obras. obras. leia com atenpara continuidade das Leia com ateno, no deixe de analisar os anexos e, em caso de do, no deixe de analisar os anexos e, em vidas, envie suas perguntas para duvidasproposcaso de dvidas, envie suas perguntas para ta@bancoop.com.br e participe da reunio de duvidasproposta@bancoop.com.br e particiesclarecimento sobre seu empreendimento. peAssim como voc, a atual gesto quer verseu da reunio de esclarecimento sobre toempreendimento. dos os problemas resolvidos e conta com a ajudaassim como voc, a atual gesto quer e compreenso de todos os cooperados

que ainda precisa ser realizado. J faz par- com os termos apresentados, inclusive com ANEXO 1 INFORMAES obras, a antecipao de recebveis. te da proposta de continuidade das DOCUMENTAIS E LEGAIS a ser apresentada aos cooperados. nele, o anexo 6, referente ao demonstratiMATRCULA: 114.644
CARTRIO : 8 Cartrio de Registro de Imveis de So Paulo ESCRITURA1DOINFORMAES DOCUMENTAIS E LEGAIS No - Contrato de Compra e Venda ANEXO TERRENO: IPTU TERRENO: 306.084.0120-7 MaTRIcUla: 30.432 QUADRO DE REAS : SIM caRTRIo : 7 cartrio de Registro de Imveis de So paulo ALVAR APROVAO/EXECUO: N. 2004/07239-00 EScR. TERREno : no - Somente contrato de compra do terreno HABITE-SE Bloco C - N 2004/30428-00 IpTUS TERREno : 028.038.0054-3 Bloco B - N 2006/24798-00 QUaDRo DE REaS : SIM CND - INSS 6492005 2002.0.303.148-9 ( Em aprovao) alVaR apRoV / EXE. : alvar n. AVERBAO: A Averbao ser na concluso da obra

ver todos os problemas resolvidos e conta com a ajuda e compreenso de todos os cooperados.

INFORMAES SOBRE A AqUISIO DO TERRENO INFORMAES SOBRE A AQUISIO DO TERRENO


ValoR R$ 3.715.000,00 VALORDo TERREno: DO TERRENO: R$ 3.999.970,00 (valor referente a data de assinatura do contrato) EM DInHEIRo: (Valor referente a data de assinatura do contrato) R$ 2.760.000,00 EM DINHEIRO: R$ 1.000.000,00 EM UnIDaDES: (para serem indicadas posteriormente) R$ 955.000,00 EM UNIDADE: (54 unidades) R$ 2.999.970,00

REAS IMPORTANTES REAS IMPORTANTES


REa TOTAL REAL TERRENO: REAToTal REal TERREno: REa TOTAL ESCRITURATERRENO: REAToTal EScRITURaTERREno: REa TOTAL CONSTRUDA (PREF.): REAToTal conSTRUDa (pREF.): 3562,92 m 5.026,05 m2 3562,92 m2 4.899,22 m2 23.369,23 m22 34.284,70 m
2

DESCRIO DAS UNIDADES DE PERMUTA DOS PAVIMENTOS


2 BLOCOSS + TRREo + 17 paV. TIpo + 1 paV. DUplEXUNIDADES SS + 1 N DE DORMS

18 paVIMEnTo / apToS DUplEX / 3 DoRMS 138,00 m2 ED. CAPRI (2 ENTREGA) TIpo caRacTERISTIcaS REa ED. REIMS - S1 (ESTAC) + TRREO (ESTAC) + 14 PAV. TPO 1,2,3,4 1 ao 17 paVIMEnTo / apToS TIpo / 3 DoRMS 69,00 m2 ED. PARIS - S3 (ESTAC) + S2 (ESTAC) + S1 (ESTAC) DoRMS + 14 2 1,2,3,4 18 paVIMEnTo / apToS DUplEX / 3 + TRREO (ESTAC)138,00 mPAV. TPO ED. MARSELHA - S3 (ESTAC) + S2 (ESTAC) + S1ED. SARDENHA (3 ENTREGA) + 14 PAV. TPO (ESTAC) + TRREO (ESTAC) TIpo caRacTERISTIcaS REa ED. apToS TIpo / 3 (ENTREGUE)/ED. MARSELHA (ENTREGUE) 1,2,3,4 1 ao 17 paVIMEnTo / REIMS/ED. PARIS DoRMS 69,00 m2 TIPO CARACTERISTICAS REA 1,2,3,4 18 paVIMEnTo / apToS DUplEX / 3 DoRMS 138,00 m2 1,2,3,4,5,6,7,8 1 AO 14 PAVIMENTO / APTOS TIPO / 3 DORMS 58,5/59,1 m2

BLOCO II TIpo BLOCO III 1,2,3,4 1,2,3,4

BLOCO I

3 DORMS. 11, 22, 33, 44, 45, 56, 57, ED. SICILIA (1 ENTREGA) 68, 72, 74, 83, 94, 95, 106, 107, 118, 121 e 122 3 DORMS. 13, 24, 35, 46, 57, 68, 71, 72, 83, 94, 105, 106, 117, 118, 121, 122, paVIMEnTo caRacTERISTIcaS REa QTDE apToS / 133 e 134 3 DORMS./ apToS TIpo / 3 14, 25, 36, 47, 48, 51, 69,00 m64, 75, 86, 97, 108, 111, 112, 123, 124 e 135 52, 63, 2 1 ao 17 paVIMEnTo DoRMS 4
4 QTDE apToS / paVIMEnTo 4 4 QTDE apToS / paVIMEnTo 4 QTDE APTOS / PAVIMENTO 4 8 01/08/2001 1/12/2002 R$ 53.900,00 77.700,00 6 36
Bancoop 20 caSa VERDE CASA VERDE 2006 BANCOOP 3

DESCRIO DOS PAVIMENTOS

LANAMENTO: lanaMEnTo: VALORa paRTIR: 3 3 DORMS ValoR A PARTIR: DoRMS UNIDADES DISPONVEIS UnIDaDES DISponVEIS:

DATAS E VALORES DATAS E VALORES

ANEXO 2 INFORMAES SOBRE PROJETOS, PREFEITURA, CONCESSIONRIAS, TCA ANEXO 2 INFORMAES SOBRE PROJETOS, PREFEITURA, CONCESSIONRIAS, TCA
ALVAR DE APROVAO E EXECUO N DO PROCESSO DATA EMISSO N DO PROCESSO LOCALIZAO DO PROCESSO 2001/0235293-0 30/03/04 2002/0303148-9 APROV - 1 ALVAR DE DESDOBRO DE LOTE

INFORMAES PREFEITURA INFORMAES PREFEITURA


SITUAO SITUAO DESDE APROVADO EM ANLISE 6/13/06 DATA DE PUBLICAO N DO ALVAR DE OBSERVAO EXECUO E 13/03/04 APROVAO Aguardando processo de retificao de rea e desdobro do lote 2004/07239-00 BOMBEIRO OBSERVAO TELEFNICA APROVADO APROVADO Providenciando solicitaes do comunique-se PROJETO PROJETO

INFORMAES CONCESSIONRIAS
SABESP SITUAO DESDE APROVADO EM COMUNIqUE-SE 7/11/06 DIMENSIONAMENTO

CONCESSIONRIAS ELETROPAULO N DO PROCESSO LOCALIZAO DO PROCESSO SITUAO DO PROCESSO APROVADO 2002/0303146-2 DECONT-3 PROJETO CONCESSIONRIAS N PROCESSO pRocESSo SITUao Do 085/2003

N PROCESSO
TIPO DE PROJETO TIPO DE PROJETO Arquitetura arquitetura Fundao / Conteno Fundao / conteno Instalaes Instalaes Estrutura Estrutura Exausto Mecnica pressurizao Alvenaria alvenaria

TERMO DE COMPROMISSO AMBIENTAL ELETROPAULO SABESP BOMBEIRO TELEFNICA OBSERVAO apRoVaDo apRoVaDo apRoVaDo apRoVaDo FORAM EXECUTADAS OBRAS NO PARQUE VILA PRUDENTE (VALOR DAS MUDAS REVERTIDO EM OBRA). DIMEnSIonaMEnTo AGUARDANDO DEFINIO DO DEPAVE DO LOCAL PARA A DOAO DAS MUDAS. TERMO DE COMPROMISSO AMBIENTAL POSIO DE PROJETOS POSIO DE PROJETOS
DISpEnSaDo

INFORMAES CONCESSIONRIAS

BILOGO RESPONSVEL

PROJETISTA CONTRATADO PROJETISTA CONTRATADO Claudio Lopes & Auber Amancio Arquitetos Associados claudio lopes & auber amancio arquitetos associados Infraestrutura Engenharia Infraestrutura Engenharia ENG-MON Engenharia e Construes lTp projeto de Instalaes Eduardo Penteado Engenharia Eduardo penteado Engenharia JMT Projetos JMT projetos Paula Viana Consultoria em Projetos paula Viana consultoria em projetos

ENTREGUE ENTREGUE Projeto executivo completo projeto executivo completo Projeto executivo completo projeto executivo completo Projeto executivo completo projeto executivo completo Projeto executivo completo projeto executivo completo Projeto executivo completo projeto executivo completo Projeto executivo completo projeto executivo completo

ANEXO 3 ORAMENTO OPERACIONAL GLOBAL RESUMO ANEXO 3 ORAMENTO OPERACIONAL GLOBAL RESUMO
ITEM ITEM

01 DESPESAS PREVISTAS DE CONSTRUO -- DIRETOS 01 DESpESaS pREVISTaS DE conSTRUo DIREToS 01.1 OBRAS DE CONSTRUO DO BLOCO A - 3 ENTREGA - ED. REIMS 01.1 oBRaS DE conSTRUo Do Bloco B 2 EnTREGa capRI 01.2 ASSISTNCIA TCNICA - OBRAS Bloco a - 3 EnTREGa - ED. SaRDEnHa 01.2 oBRaS DE conSTRUo Do CONCLUDAS 02 DESPESAS PREVISTAS DE TERRENO, ESCRITURAS E LEGALIZAES 01.3 aSSISTncIa TcnIca - oBRaS conclUDaS 02.1DESpESaS (pREVISTaS DE TERREno, EScRITURaS E lEGalIZaES IPTU PMSP ) 02 02.2 EXECUES FISCAIS / DBITOS IPTU (PMSP) 02.1 I.p.T.U. ( pMSp ) 02.3 DESDOBRO DE IPTU ( PMSP ) 02.2 EXEcUES FIScaIS 02.4 CONTRIBUIOloTES / DESDoBRo DE IpTU ( pMSp ) 02.3 DESDoBRo DE AO INSS - CERTIDO NEGATIVA DE DBITOS (CND) 02.5 COMPLEMENTAO I.n.S.S. - cERTIDo CQI ( HABITE-SE) 02.4 conTRIBUIo ao DE TRIBUTOS - ISS - nEGaTIVa DE DBIToS (cnD) 02.6 AVERBAO / ESPECIFICAO DAS-UNIDADES ( HaBITE-SE) 02.5 coMplEMEnTao DE TRIBUToS I.S.S. - c.Q.I 02.7 LEGALIZAO ESpEcIFIcao DaS UnIDaDES 02.6 aVERBao / - TAXAS DIVERSAS - LICENAS, ALVARS, SEGUROS, ETC. 02.8 AQUISIO DO-TERRENO 02.7 lEGalIZao TaXaS DIVERSaS - lIcEnaS. alVaRS , SEGURoS, ETc. 02.9 CARTRIO, ESCRITURA EEM MoEDa coRREnTE AQUISIO DO TERRENO 02.8 TERREno - aQUISIo OUTRAS DESPESAS DE 02.10 MANUTENO DE ELEVADORES DESpESaS DE aQUISIo Do TERREno 02.9 caRTRIo, EScRITURa E oUTRaS 03 RECEITAS PREVISTAS DE ADESES FUTURAS 02.10 ManUTEno DE ElEVaDoRES 03.1REcEITaS pREVISTaS DE aDESES FUTURaS VAGAS DE GARAGEM 03 03.2 APARTAMENTOS TIPO 1/4/5/8 - BLOCO A - 3 ENTREGA EnTREGa 03.1 apaRTaMEnToS TIpo - Bloco a - ED. SaRDEnHa - 3 03.3 APARTAMENTOS TIPO 2/3/6/7 - BLOCO A - 3 ENTREGA 03.2 apaRTaMEnToS TIpo - Bloco B - ED. capRI - 2 EnTREGa 04 DESPESAS PREVISTAS DIVERSAS - TAXAS 03.3 apaRTaMEnToS DUplEX - BlocoS a E B 04.1DESpESaS pREVISTaS DIVERSaS - TaXaS TAXA DE ADMINISTRAO 04 04.2 TAXA DE GERENCIAMENTO 04.1 TaXa DE aDMInISTRao 04.3 TAXA DE ADESO 04.2 TaXa DE GEREncIaMEnTo 04.4 CPMF (DE aDESo 04.3 TaXa MOVIMENTAO FINANCEIRA ) 05 RECEITAS PREVISTAS DE ARRECADAO - INGRESSOS FINANCEIROS 04.4 c.p.M.F. ( MoVIMEnTao FInancEIRa ) 05.1REcEITaS pREVISTaS DE aRREcaDao - ( InGRESSoS+ MULTAS + FGTS ) PREVISO DE RECEITAS DE ADESES PARCELAS FInancEIRoS 05 05.2 ESTIMATIVA REF. APLICAO DE TABELA PRICE- (UNIDADES+ FGTS ) 05.1 pREVISo DE REcEITaS DE aDESES ( paRcElaS + MUlTaS ENTREGUES) 05.3 RECUPERAO DO EMPRSTIMO SOLIDRIO - SECCIONAISEnTREGUES) 05.2 ESTIMaTIVa REF. aplIcao DE TaBEla pRIcE-(UnIDaDES - SALDO (*) 05.4 RECUPERAO DO EMPRSTIMO SOLIDRIO -- SECCIONAIS --APLICAO 05.3 REcUpERao Do EMpRSTIMo SolIDRIo SEccIonaIS SalDo (*) 05.5 RECUPERAO DE ATRASO ( INADIMPLNCIA ) - SEccIonaIS - aplIcao 05.4 REcUpERao Do EMpRSTIMo SolIDRIo 05.6 DEVOLUO A COOPERADOS 05.5 REcUpERao DE aTRaSo ( InaDIMplncIa ) 05.7 JUROS SOBRE O FUNDO DE APLICAO - EXERCCIO FUTURO 05.6 DEVolUo a coopERaDoS RESULTADO FINAL PREVISTO (RECEITAS - DESPESAS)EXERccIo FUTURo 05.7 JURoS SoBRE o FUnDo DE aplIcao - = 06 (*) SALDOFInal pREVISTo (REcEITaS - DESpESaS) = RESUlTaDo de RECUPERAO do EMPRSTIMO SOLIDRIO entre Seccionais 06.1SalDo de REcUpERao do EMpRSTIMo SolIDRIo entre Seccionais SALDO DO EMPREENDIMENTO ( CONFORME APURAO-31/03/2006) (*) 06.2 PERMUTAS EM OUTRAS SECCIONAIS A CONTABILIZAR 06.1 SalDo Do EMpREEnDIMEnTo ( conFoRME apURao-31/03/2006) 06.3 RECEITAS RECEBIDAS NO UnIDaDES paRa 01/04/2006 A 20/07/2006 a contabilizar 06.2 pERMUTaS-Dao DE PERODO DE DE oUTRaS SEccIonaIS 06.4 DESPESAS REcEBIDaS PERODO DE DE 01/04/2006 A 20/07/2006 06.3 REcEITaS PAGAS NO no pERoDo DE DE 01/04/2.006 a 20/07/2.006 06.5 FUNDO DEpaGaS no pERoDo DE DE 01/04/2.006 a 20/07/2.006 06.4 DESpESaS APLICAO - EXERCCIO 2005 - JUROS A CONTABILIZAR 06.5 FUnDo DE aplIcao - EXERccIo 2.005 - JURoS a conTaBIlIZaR
BANCOOP 2006 CASA VERDE Bancoop 21 caSa VERDE

DESCRIO DESCRIO

DESPESAS A INCORRER (R$) DESPESAS A INCORRER (R$)

(7.337.937) (13.435.610) (7.183.277) (7.149.904) (154.659) (5.994.592) (1.502.693) (291.114) (146.957) (2.287.235) (140.520) (119.311) (67.200) 0 (609.218) (60.480) (73.327) (467.049) (186.703) (184.424) (6.250) (122.597) 0 (12.500) (271.017) (1.228.230) (1.500) (89.643) 1.213.814 (3.000) 878.400 5.531.527 109.425 2.764.230 225.989 714.521 (1.250.516) 2.052.776 (515.733) (2.204.504) (646.495) (746.208) (48.553) (1.183.005) (39.736) (205.971) 3.957.099 (69.320) 3.218.019 13.279.485 726.691 9.190.948 171.614 731.434 33.588 2.556.850 240.740 855.693 (405.324) 349.353 (28.230) (384.109) (4.920.232) (20.685) 171.614 883.664 (339.312) 2.556.850 110.000 1.785.184 1.000.374 116.985 (570.997) 1.002.261 (28.451) (347.579) 0

ANEXO 4 FLUXO DE CAIXA DO EMPREENDIMENTO (ATUALIZAO EM JULHO/2006) valores em R$ x 1.000


Meses Meses

Mensal Mensal Acumulado acumulado Meses Mensal Meses Acumulado Mensal Meses acumulado Mensal Acumulado Meses Meses Mensal Mensal acumulado Acumulado Meses Meses Mensal Mensal Acumulado acumulado Meses Mensal Meses Acumulado Mensal Meses Mensal acumulado Acumulado Meses Meses Mensal Mensal Acumulado acumulado
Meses

-3 -6 0,0 0,0 0,0 0,0 6 14,8 9 228,3 45,4 18 1.530,6 (66,5) (267,3) 21 30 (417,4) 166,3 785,9 (759,7) 42 33 33,6 (58,9) (615,9) (721,2) 54 28,9 45 (326,4) (433,0) 66 13,0 (2.556,4) (118,5) 57 78 92,8 4,5 (33,6) (2.711,1) 69

-2 -5 50,8 39,6 50,8 39,6 7 (38,2) 10 190,1 39,8 19 1.570,4 (133,2) (400,5) 22 31 (379,0) (15,8) 406,9 (775,5) 43 34 25,7 (150,8) (590,2) (872,0) 55 18,0 46 (308,4) (346,2) 67 12,2 (2.902,6) (106,3) 58 79 87,4 4,6 (29,0) (2.623,7) 70

-1 -4 116,0 479,6 166,8 519,2 8 (32,3) 11 157,8 202,0 20 1.772,4 (314,3) (714,8) 23 32 (448,4) (20,6) (41,5) (796,1) 44 35 24,3 (79,9) (565,9) (951,9) 56 17,9 47 (290,5) (389,3) 68 11,4 (3.291,9) (94,9) 59 80 79,1 4,6 (24,4) (2.544,6) 71

0 -3 97,7 238,8 264,5 758,0 9 (82,7) 12 75,1 (46,4) 21 1.726,0 2,3 (712,5) 24 33 46,3 (17,3) 4,8 (813,4) 45 36 28,1 (137,0) (537,8) (1.088,9) 57 19,0 48 (271,5) 4,6 69 11,9 (3.287,3) (83,0) 60 81 114,0 6,2 (18,2) (2.430,6) 72

1 2 -2 -1 0,0 2,4 330,9 39,5 264,5 266,9 1.088,9 1.128,4 10 11 (98,2) (1,0) 13 14 (23,1) (24,1) 30,5 85,0 22 23 1.756,5 1.841,5 (464,7) (302,5) (1.177,2) (1.479,7) 25 26 34 35 (62,8) (117,9) (17,1) (10,5) (58,0) (175,9) (830,5) (841,0) 46 47 37 38 21,8 30,5 (130,1) (48,1) (516,0) (485,5) (1.219,0) (1.267,1) 58 59 18,9 28,4 49 50 (252,6) (224,2) 92,2 48,1 70 71 10,8 9,6 (3.195,1) (3.147,0) (72,2) (62,6) 61 62 82 83 22,3 76,3 6,3 6,3 (11,9) (5,6) (2.408,3) (2.332,0) 73 74

3 4 5 6 7 8 0 1 2 3 4 5 18,9 14,7 (39,4) (53,8) 44,8 (38,6) (23,4) 250,1 32,0 (14,2) 65,5 46,8 285,8 300,5 261,1 207,3 252,1 213,5 1.105,0 1.355,1 1.387,1 1.372,9 1.438,4 1.485,2 12 13 14 15 16 17 (2,6) (89,6) 2,8 15,7 (33,0) (70,0) 15 16 17 18 19 20 (26,7) (116,3) (113,5) (97,8) (130,8) (200,8) 219,8 34,9 22,3 (181,9) (271,6) (461,7) 24 25 26 27 28 29 2.061,3 2.096,2 2.118,5 1.936,6 1.665,0 1.203,3 (134,6) 142,5 134,7 139,9 133,3 137,9 (1.614,3) (1.471,8) (1.337,1) (1.197,2) (1.063,9) (926,0) 27 28 29 30 31 32 36 37 38 39 40 41 (123,9) (55,9) (110,7) (48,3) (52,8) (94,8) 45,5 34,7 26,5 31,8 25,9 27,1 (299,8) (355,7) (734,3) (466,4) (514,7) (567,5) (649,5) (662,3) (795,5) (760,8) (702,5) (676,6) 48 49 50 51 52 53 39 40 41 42 43 44 22,2 20,1 20,1 26,9 19,9 21,0 33,0 (88,1) (114,0) (118,6) (198,5) (370,1) (463,3) (443,2) (423,1) (396,2) (376,3) (355,3) (1.234,1) (1.322,2) (1.436,2) (1.554,8) (1.753,3) (2.123,4) 60 61 62 63 64 65 16,9 14,3 13,8 21,1 12,9 13,7 51 52 53 54 55 56 (207,3) (193,0) (179,2) (158,1) (145,2) (131,5) 73,2 38,7 38,4 72,8 61,8 58,2 72 73 74 75 76 77 8,4 2,9 2,9 2,9 2,9 4,5 (3.073,8) (3.035,1) (2.996,7) (2.923,9) (2.862,1) (2.803,9) (54,2) (51,3) (48,4) (45,5) (42,6) (38,1) 63 64 65 66 67 68 84 85 86 87 88 89 106,0 70,8 70,6 85,7 70,8 71,1 6,4 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,8 0,8 0,8 0,8 0,8 0,8 (2.226,0) (2.155,2) (2.084,6) (1.998,9) (1.928,1) (1.857,0) 75 76 77 65,1 (1.114,7) 89 40,9 (347,0) 78 72,7 (1.042,0) 90 58,3 (288,7) 79 64,9 (977,1) 91 34,9 (253,8) 80 55,8 (921,3) 92 33,5 (220,3)

ANEXO 5 FLUXO DE75,9 CAIXA 68,2 RESIDENCIAL CASA VERDE (JULHO/2006) 56,5 Mensal 116,4 107,4 68,2 76,3 108,3
acumulado Meses Mensal acumulado (1.740,6) 81 98,9 (822,4) (1.664,7) 82 60,6 (761,8) (1.596,5) 83 59,7 (702,1) (1.489,1) 84 93,9 (608,2) (1.420,9) 85 54,4 (553,8) (1.344,6) 86 53,3 (500,5) (1.236,3) 87 70,4 (430,1) (1.179,8) 88 42,2 (387,9)

ANEXO 5 FLUXO DE CAIXA CONDOMNIO ILHAS DITLIA (JULHO/2006)

Resultado do uxo de caixa acumulado. Valores em R$ x 1.000 (sequncia mensal)

ANEXO 6 REFORO DE CAIXA


REFORO DE CAIXA ENTRE UNIDADES ENTREGUES ( PREVISO)
Descrio Unid. Tipo (3Q) ( FINAIS 1,4,5,8) Unid. Tipo (3Q) ( FINAIS 2,3,6,7) Vaga extra Total p/ reforo c/ Tabela Price: rea(m2) 86,270 87,198 13,834 Frao Unidades 0,3384% 91 0,3420% 96 0,0543% 0 Total (R$) 19.355,30 19.563,50 3.103,76 3.639.428,00

REFORO DE CAIXA ENTRE UNID. A CONSTRUIR (PREVISO)


Descrio rea(m2) frao unidades total (R$) Unid. Tipo (3Q) (FINAIS 1,4,5,8) 86,270 0,3384% 45 16.650,53 Resultado Unid. Tipo (3Q) (FINAIS 2,3,6,7) do fluxo de caixa acumulado. 87,198 0,3420% 48 16.829,64 Valores em R$ x 1.000 (sequncia mensal) Vaga extra 13,834 0,0543% 87 2.670,03 Total p/ reforo normal: 1.789.389,00 Totais gerais: 25.492,790 100,00% 280 5.428.817,00
22 caSa VERDE CASA VERDE 2006 BANCOOP 5

Bancoop

6 ANEXO 7 DEMONSTRATIVO FINANCEIRO


DESCRIO Saldo 2005 DESCRIO Saldo 2005 RECEITAS RECEITAS - ARRECADAES: 12.211.360,84 - ARRECADAES:parcelas + multas ) 19.741.475,59 Receita de adeses ( 8.202.120,38 Receita de Adeses (parcelas + multas) 20.389.157,24 parcela arrecadada - liquidao de cobrana 1.899.611,22 Ingressos at 31/12/03 3.034.853,13 Parcelas CEF - FGTS 269.124,55 (-) Estorno de crdito Liquidao Cobrana 36.641,55 Receita de Adeses Indevido 361.405,32 (-) Transferncia de cooperado 680.980,84 Crditos de Permutas 83.114,89 (-) Devoluo a cooperado 82.768,81 (-) Estorno Crdito Indevido 18.011,09 (-) FGQ 124.832,69 - (-) Transferncia de Cooperado FINANCEIRAS: 359.738,32 588.953,21 Rendimento Fundo aplicao 359.704,95 (-) Devoluo a Cooperada 544.668,15 Rendimento aplicaao Financeira 33,37 (-) FGQ obtidos 209.693,96 Descontos - FINANCEIRAS: 888.398,82 -OUTRAS: 53.673,03 Remunerao s/Depsito Identificado 28,17 Rendimento Fundo Aplicao 58.688,25 Reembolso, Ref notas Fiscais 364/365 loacao de caamba Rendimento Aplicao Financeira 97,89 Estorno de Taxa Gerenc, Set/2004 em Duplicidade 21.021,49 Descontos Obtidos 829.612,68 Estorno Devoluo de cooperado -OUTRAS: Despesas c/ Taxas e Emolumentos em 05/09/2005 57.519,00 Estorno de Estorno de Taxa s/Depsito Identicado2005 32.623,37 Remunerao administrativa exerccio 32,71 TOTAL DAS RECEITAS Taxa/Emolumentos (ch. canc. 14253) 1.000,00 12.624.772,19 Estorno de pagto de DESPESAS 1.249,52 - Estorno de pagto de IPTU (ch. canc. 14465) CONSTRU0 - INDIRETAS: 1.561.291,67 Estorno de taxa de administrao 13.810,15 cooperativa - TaxaAdministrativa exerccio 2005 511.252,34 cooperativa - Taxa de gerenciamento de obra 282.360,65 Reembolso de Custas Judiciais 86,48 cooperativa Pagto.de adeso Tx. Gerenciamento 09/2004 41.340,14 560.169,71 Devoluo - Taxa em Duplic. Juros s/atrasos pagamentos TOTAL DAS RECEITAS 20.687.393,41 IpTU 73.928,34 DESPESAS Telefone 11.084,38 32.832,58 - Servios de Segurana CONSTRU0 - INDIRETAS: 1.936.077,75 Despesas de condomnio Cooperativa -cartrio administrao Taxa de 1.033.667,39 Despesas com Cooperativa - Taxa de gerenciamento de obra 382.893,82 Taxas e Emolumentos 6.462,66 Cooperativa - Taxa de adeso 105.306,63 Despesas postais 4.228,03 Fotocpias/Fotos/reprodues 3.844,49 Juros s/ Atrasos Pagamentos 200,84 conduo e Transporte 18,69 IPTU Transporte/alimentao/Refeio 31.965,00 auxlio 1.652,20 Telefone do Trabalho 14.102,43 Segurana 976,04 Seguro dede Segurana 6.325,17 Servios obra 77.183,29 Servios dede Condominio Despesas consultoria Juros s/ Saldo Devedor 16.991,50 Dispndios com Cartrio 16.702,37 pIS s/Folha pagto Despesas Postais 7.989,84 Tarifa bancria 12.271,22 cpMF 36.893,67 Fotocpias/Fotos/reprodues 5.984,79 Bens Durveis no Imobilizaveis Divulgao - CONSTRUO - DIRETAS: 9.706.738,11 Conduo e Transporte 970,32 Terreno 3.126.586,75 Auxlio Transporte/Alimentao/Refeio projetos 9.500,00 assistncia Tcnica Segurana do Trabalho 732,03 locao de Equipamentos 12.131,77 Servios de Consultoria 42.342,95 construo 5.113.913,47 Juros s/ Saldo Devedor 115.924,31 Elevadores 258.447,73 PIS sobre Terreno comisso - Folha de Pagamento Diversos (IR/ISS/InSS/pIS/coFInS/cSll) 186.868,67 Tarifa bancria 32.645,38 gua e Esgoto 36.013,34 CPMF 57.952,81 Energia Eltrica 24.294,13 Seguro de Obra 9.469,55 Dispndios Geral at 31/12/03 938.982,25 Bens Durveis no Imobilizveis 44,00 TOTAL DAS DESPESAS 11.268.029,78 RESUMO - CONSTRUO - DIRETAS: 19.309.056,14 Saldo Ms anterior Terreno 1.049.320,68 Receitas 12.624.772,19 Projetos 3.989,57 Despesas 11.268.029,78 Assistncia Tcnica 4.695,15 Saldo do Perodo 1.356.742,41 ALocao de Equipamentos T IV O 1.489.083,21 8.179,16 Adiantamentos 37.000,00 Material de Limpeza Bens Durveis - Imobilizado Salrios Vr a Receber Construo 10.298.048,53 *Taxas a estornar (Ger/adeso/admFGQ) 23.179,64 *Bancoop 5.111,98 Elevadores 367.330,79 Saldo em Caixa/Banco: Comisso - Terreno *caixa de obra Diversos- (IR/ISS/INSS/PIS/COFINS/CSLL) 378.590,87 *Bradesco c/c 6740-7 101,78 gua aplicao 63.739,49 *Fundo e Esgoto 1.423.689,81 *cEF - 20001-2 Energia Eltrica 60.034,14 P Benefcios (Refeio/Alimentao/Transporte) A S S I VO 132.340,80 1.595,30 Vr a Pagar Reteno Contratual *Fornecedores 2.406,95 Dispndios Gerais at 31/12/03 7.073.532,46 *Bancoop 45,00 *IRRF 24,00 TOTAL DAS DESPESAS 21.245.133,89 *ISS (0,01) RESUMO *InSS 395,99 Saldo Ms Anterior *pis/cofins/cSll 159,26 Receitaspagar (Ger/adeso/adm/FGQ) 20.687.393,41 *Taxas a 128.667,65 *Vr, ajuste 641,96 Despesas Fundo aplicao 21.245.133,89 Saldo 1.356.742,41 Saldo Financeiro do Perodo (557.740,48)
6 BANCOOP 2006 CASA VERDE Bancoop 23

janeiro-06 Janeiro-06

fevereiro-06 Fevereiro-06

maro-06 Saldo Final 2006 Maro-06 Saldo Parcial 2006

182.766,96 159.569,35 177.019,88 200.617,95 30.684,36


7.523,00 8.953,35 21.914,96 3.022,32

343.710,95

105.039,08 108.631,84 104.393,22 136.491,10 15.383,18


8.404,16 6.751,54 13.140,55

229.967,24

282.905,66 218.881,62 215.963,77 309.982,62 100.693,85


9.200,99 9.394,59 29.729,17

510.268,66

812,47 2,47 810,00 0,30 0,30

1.596,77 3.885,42
5,05

4.022,79 0,14
0,14

2.106,97 87,47 1.773,40 233.852,66 28.254,19 12.040,97 8.734,86 86,48

344.523,42 153.914,65 127.856,78 11.599,76

0,99

510.268,80 41.607,63 26.152,38 2.884,79

1,38 1,38

182.767,26 2.089,80
658,03 9.703,47 54.773,04

105.126,55
352,77 6.669,79 20.065,69

282.907,04 4.179,60
6.024,33 30.798,42 15.728,05 1.579,47 4.967,56 260,85 118,80 70,51

20.312.187,29 8.689.203,19 20.886.534,11 2.546.702,89 3.034.853,13 269.124,55 36.641,55 508.166,71 680.980,84 83.114,89 107.896,96 18.011,09 149.932,17 359.738,32 610.868,17 359.704,95 590.560,19 33,37 215.313,52 888.398,82 58.371,06 35,83 58.688,25 810,00 97,89 21.021,49 829.612,68 2.106,97 57.608,15 1.773,40 32.623,37 35,38 13.713.417,07 1.000,00 1.249,52 1.785.068,14 13.810,15 677.302,47 305.580,06 172,96 560.169,71 41.340,14 21.258.194,26 80.197,74
55.230,17 2.041.714,90 1.084.249,75 1.579,47 405.163,33 6.534,88 105.306,63 4.583,54 5.671,18 200,84 34,71 31.965,00 1.809,50 16.270,62 1.720,16 6.325,17 104.031,59 16.991,50 16.809,05 8.491,23 12.278,52 36.893,67 6.148,86 207,92 10.143.165,39 970,32 3.126.586,75 9.500,00 2.126,26 30.863,84 43.623,43 5.494.099,33 115.978,03 258.447,73 207.222,59 32.677,31 48.445,12 57.952,81 29.017,78 9.469,55 938.982,25 44,00 11.928.233,53 19.555.791,20 1.049.320,68 13.713.417,07 3.989,57 11.928.233,53 13.915,39 1.785.183,54 1.893.123,89 13.059,58 37.000,00 284,28 90,64 10.488.442,09 8.983,66 5.111,98 367.330,79 400.475,30 111,12 75.406,69 1.841.917,13 60.915,46 107.940,35 1.595,30 7.461,34 2.406,95 7.073.532,46 45,00 24,00 21.597.506,10 (0,01) 395,99 159,26 21.258.194,26 104.267,20 641,96 21.597.506,10 1.785.183,54 12.165,69

13.295.307,69

29.088,02 10.617,95 72,22


6,10 1.591,42 16,02 76,50 1.040,03 244,01

5.766,29 6.684,00
88,56 116,47 244,01

13.339,58

6.669,79 11,70 151,20 82,67

1.128,16 256,10 6.838,93 68,37 214,22 12,87


52.793,55

80,80

26,61 287,17 0,54


273.363,04

6,76

125,25

110.270,69

8.182,37 250.661,76 7.773,66 4,42 4.832,18 1.913,07

244,01

8.975,22 90.712,27

638,02 53,72

38.811,83 2.680,72 19,21 6.979,74 2.746,78

512,20 1.574,48 1.280,48

9.899,54 8,30 619,86 63,80 138.524,88 1.273.988,14 233.852,66 138.524,88 567,08 1.369.315,92 1.466.022,52 37.000,00

1.356.742,41 344.523,42 427.277,69 6.217,89 1.273.988,14 1.372.864,45 1.977,50 37.000,00 233,68

129.038,13

427.277,69

67.251,67

1.369.315,92 510.268,80 94.401,18 2.435,27 1.785.183,54 1.893.123,89 2.902,92 37.000,00 50,60

50.445,26

94.401,18

110.036,72 32.163,30
5.111,98

90,64 45.834,45 32.163,30


5.111,98

35.522,39 8.983,66
5.111,98

7.711,08 103,69 2.551,44 1.298.485,48


98.876,31 2.406,95 45,00 24,00 183.811,17 (0,01) 395,99 (557.740,48) 159,26 182.767,26 95.203,16 641,96 183.811,17 1.273.988,14
caSa VERDE

10.016,01 110,98 3.282,15 1.391.636,26


96.706,60 45,00 24,00 87.317,36 (0,01) 395,99 (558.784,39) 159,26 105.126,55 93.033,45 641,96 87.317,36 1.369.315,92

4.157,34 111,12 5.833,61 1.841.917,13


107.940,35 2.406,95 45,00 24,00 81.243,68 (0,01) 395,99 (540.975,20) 159,26 282.907,04 104.267,20 641,96 81.243,68 1.785.183,54

309,82

571,50

7.461,34 2.406,95

(558.784,39)

(540.975,20)

(339.311,84)

(339.311,84)

ANEXO 7 NOTAS EXPLICATIVAS 8

anlise de investimentos em empreendimento imobilirio Anlise


a) Contexto operacional a Bancoop cooperativa Habitacional dos Bancrios de So paulo A Cooperativa Habitacional dos Bancrios de So Paulo uma entidade regulamentada pela 5.764 de 16 de dezembro de uma entidade regulamentada pela leiLei 5.764 de 16 de dezembro 1971, sem fins lucrativos e que tem como objetivo social oferecer imde 1971, sem ns lucrativos e que tem como objetivo social oferecer veis em em regime de construo a preo de custo por de autofinanimveis regime de construo a preo de custo por meiomeio de autociamento. nanciamento. o O regime de construo a preo de custo segue o regime de apurao contbil com detalhamento das despesas e receitas ocorridas, visando caixa obter um Fluxo de Caixa adequado de forma a propiciar que o empreautofinancie final endimento se autonancie e que o resultado nal seja equilibrado. neste final Neste caso importante que, ao nal da obra, a receita proveniente suficiente das parcelas pagas seja suciente para cobrir os custos correspondentes operao, restando aos participantes a responsabilidade pelo custeio efetivo das obras e demais obrigaes decorrentes da construo, direta e indiretamente. b) Atividades desenvolvidas a plano A partir do 2 semestre de 2005 foi colocado em prtica o Plano de ao construtiva pac Ao Construtiva PAC cujo resultado foi um amplo diagnstico das operaes realizadas pela Bancoop que serviu de base para reestrutuplanejamento rao dos processos de Planejamento Financeiro de seus empreendicom mentos. Com o auxlio de consultorias tcnicas e especializadas foram criados processos capazes de dar suporte tcnico a estas operaes, com nfase para os seguintes itens: avaliao 1) Avaliao dos processos vigentes quanto ao preparo do oramento fluxos para edifcio em condomnio, visando estabelecer uxos e procedimenfinanceiros tos para avaliar com maior grau de preciso os recursos nanceiros necessrios ao custeio das obras. avaliao 2) Avaliao de custos de construo levando em conta no somente as questes tcnicas, mas tambm, aquelas especficas que vo desde a leespeccas gislao tributria e fiscal, at o conhecimento do mercado de materiais scal, e tecnologias construtivas e de mo-de-obra. 3) Implantao de processo de planejamento Fsico-Financeiro das Processo Planejamento obras Obras atravs da adequao da seqncia construtiva aos recursos procaixa venientes do Fluxo de Caixa do Empreendimento resultando para cada cronograma nvel seccional um Cronograma Fsico-Financeiro detalhado em Nvel Ttico, com as atividades programadas por setores e trechos, caracterizando-se as etapas de obra tais como: estruturas, alvenarias, revestimentos, fachada entre outros. anlise 4) Desenvolvimento de um Sistema de Anlise de Viabilidade aplicvel a todos os empreendimentos em operao na Bancoop, inclusive queles finanque esto em execuo, de forma a projetar todas as transaes nanceiras que ocorrem durante o ciclo de vida do empreendimento. a A partir do incio de 2006, com a colocao deste sistema em operao, resultaram os primeiros estudos tcnicos capazes de indicar o resultado futuro do empreendimento, nos mesmos moldes e critrios da apurao contbil do regime de construo a preo de custo. Isto abriu caminho para a soluo do grave problema dos elevados valoverificados res de rateios vericados em alguns empreendimentos j concludos pela fiBancoop. E, tambm, permitiu a realizao de um novo planejamento nanceiro dos empreendimentos e a implementao de aes de reviso dos valores de adeso das unidades habitacionais dos empreendimentos em execuo com o objetivo de adequ-los a realidade do sistema cooautofinanciamento perativo e do modelo praticado de autonanciamento das obras. descrio investimentos c) Descrio do processo de Anlise de Investimentos a 1. A anlise baseia-se na avaliao do comportamento das principais vainfluem riveis que inuem no resultado do empreendimento (Volume e Fluxo atual de Investimentos, Volume e Fluxo de Retornos e Saldo Atual do Empreendimento). avaliao atual 2. Trata-se de uma Avaliao da Situao Atual do Empreendimento, do financeiro, ponto de vista nanceiro, obtida por meio de modelo de anlise baseado fluxo no uxo de caixa do empreendimento que gerado a partir do conjunfluxo, to de variveis que interferem no uxo, tais como: 2.2 Variveis que interferem com despesas do empreendimento Forma de pagamento do terreno (desembolso em moeda ou permuta por unidades); Despesas com implantao (demolies, limpeza, jurdico, projetos, planto de atendimento, material de divulgao, adeso e outras); Custo de construo; custo Prazo de execuo da obra e seqncia de execuo das fases; prazo Despesas com Assistncia Tcnica (ps-obra); assistncia Incidncia de Impostos e Taxas (Administrao, Gerenciamento (administrao, adeso). e Adeso). Despesas com legalizao da obra, bem como para escriturao definitivas. e averbao das unidades escrituras denitivas. 2.3 Variveis que interferem com as Receitas do Empreendimento Valor estimado e forma de custeio pelos participantes da seccional
Bancoop 24

adeso); (Tabela de Adeso); Velocidade de adeses; Antecipao de recebveis dentro do prazo de construo; antecipao Financiamento para as unidades (ps-chaves: repasse do FGTS). atravs 3. Atravs de modelo desenvolvido por sistema informatizado, analisouse o comportamento das variveis de Receitas e Despesas que influem inuem as no Resultado Final do Empreendimento. As diferentes situaes de comfinalidaportamento permitiram visualizar os cenrios possveis, com a nalidaproposta continuidade, de de encontrar a melhor Proposta de Continuidade, ou seja, aquela mais adequada s caractersticas do empreendimento em questo, permitindo finalizao o transcorrer das obras e a nalizao completa do empreendimento, definitiva inclusive com a transferncia denitiva das unidades aos cooperados, na proporo da sua participao nas operaes da Seccional. resultados d) Apresentao dos Resultados os anlise Os resultados da Anlise de Investimentos foram obtidos a partir da influem modelagem das variveis que inuem nas Despesas e nas Receitas do Empreendimento, os quais esto apresentados resumidamente atravs oRaMEnTo opERacIonal GloBal RESUMO do relatrio ORAMENTO OPERACIONAL GLOBAL RESUMo do empreendimento (anexo 4) segundo os seguintes itens: (Anexo 1. prazo de Execuo da obra Fixado a partir da elaborao do croPrazo Obra Cronograma Fsico, adequando a seqncia construtiva aos recursos provenientes do Fluxo de caixa do Empreendimento, conforme proposta de Caixa Proposta continuidade. Continuidade. 2. Despesas Fixas de canteiro de obras compem a parcela variCanteiro Obras Compem vel dos custos de construo Diretos e constituem-se de salrios e Custos Construo encargos da equipe de administrao da obra (engenheiro, almoxarife); valores de locaes de equipamentos necessrios produo; consumos de gua/esgoto, energia e telefone; manutenes de equipamentos; materiais de escritrio e de limpeza; assessoria em Segurana do Trabalho e servios de vigilncia e segurana do canteiro de obras. Estas despesas so de incidncia mensal e so proporcionais ao aumento ou reduo do prazo de execuo. no presente estudo foram fixadas em relao ao No xadas nmero de meses previstos na proposta de continuidade deste empreProposta Continuidade endimento, em anexo. construo obra compem fixa 3. Despesas de Construo da Obra Compem a parcela xa dos custos construo Custos de Construo Diretos e constam do oramento detalhado por etapas: servios gerais, infra-estrutura, superestrutura, obra bruta, instafina, finalizaes, laes hidrulicas e eltricas, obra na, acabamentos e nalizaes, eleo vadores, projetos e urbanizaes. O Estudo apresenta a projeo dos custos construo Custos de Construo a Incorrer, os quais foram orados na ocasio da confeco dos projetos executivos dentro da estrutura oramentria a proposta continuidade vigente. A partir da validao da Proposta de Continuidade ora apresentada dever ser realizada uma ampla e detalhada reviso destes custos, ratificao buscando a otimizao e raticao dos valores a incorrer. 4. Despesas com assistncia Tcnica So valores previstos para cobrir Assistncia os custos com assistncia tcnica das unidades e reas comuns do condomnio, aps a entrega do empreendimento, incidindo nos seis meses aps a entrega e ocupao das unidades habitacionais. legalizaes neste 5. Despesas de Terreno, Escrituras e Legalizaes Neste item so apurados os valores correspondentes aquisio do terreno; escriturao unificao no nome da Bancoop; ITBI; corretagens; unicao de matrculas; desdounificao IpTU bro e unicao de lotes; desdobro de IPTU e dvidas decorrentes de fiscais, cREa execues scais, se for o caso; taxas de licenas junto ao CREA e alvars pMSp diversos da PMSP para a execuo da obra e funcionamento de equiTca compensao pamentos; encargos decorrentes de TCA Termos de Compensao ambiental, Ambiental, se o empreendimento causar algum impacto no ambiente; DEpaV; nus decorrentes de atendimento a normas do DEPAV; diferenas de recolhimento de ISS para obteno do Habite-se; diferenas de recoInSS cnD certido lhimento de contribuies ao INSS para obteno da CND Certido negativa Negativa de Dbitos; despesas cartorrias diversas com nfase aos valoaverbao Especificao res necessrios a Averbao e Especicao das unidades habitacionais, cartrio bem como, o registro das mesmas no Cartrio de Registro de Imveis. previstas adeses calculadas 6. Receitas Previstas de Adeses Futuras Calculadas a partir dos Teradeso mos de Adeso a serem realizados para as vrias unidades oferecidas e representam os recebveis da seccional em curto e longo prazo, oriundos destes Termos, por meio de uma previso de pagamentos de parcelas de adeses acordo com a Tabela de Adeses vigente para o empreendimento. Estas influncia receitas sofrem inuncia direta da velocidade de adeses, a qual foi o compatibilizada com a realidade atual da Bancoop. O Estudo prev que as novas adeses ocorrero a partir de Janeiro/2007, de forma a ter-se o final grupo totalmente fechado at o nal da correspondente fase ou bloco. neste 7. Despesas Diversas e Taxas Neste item so calculadas as taxas previstas no Estatuto e Regimento Interno da Bancoop, os quais regem a forma de aplicao das mesmas, a saber: Taxa de Administrao: aplicada sobre as receitas de exerccio futuro; administrao: Taxa de Gerenciamento: aplicada sobre os custos de construo a incorrer;
caSa VERDE CASA VERDE 2006 BANCOOP 7

Taxa de adeso: aplicada sobre os os totais dos Termos de Adeso Taxa de Adeso: aplicada sobre totais dos Termos de adeso a realizar. a realizar. atravs Atravs da captao destes valores, a Bancoop realiza a manuteno do seu corpo funcional, escritrio central, administrao e gerenciamento das obras, atendimento aos cooperados, consultorias, assessorias tcnicas e jurdica e tantos outros servios de sua responsabilidade. importante ressaltar a enorme quantidade de empreendimentos administrados simultaneamente pela cooperativa. arrecadao 8. Receitas de Arrecadao Ingressos Financeiros Representam os recebveis da seccional em curto e longo prazo, a partir de 21/07/2006, adeso provenientes dos Temos de Adeso vigentes em 31/03/2006, inclusive a price) incidncia de juros (Tabela Price) sobre as parcelas devidas por unidades j entregues no empreendimento. Tambm neste item so informadas as previses para recuperao do atraso no pagamento das parcelas vencidas (Inadimplncia) e os valores a serem devolvidos aos cooperados que cooperados. desistiram Devoluo aos Cooperados. 9. Recuperao do Emprstimo Solidrio entre Seccionais neste item Neste proposta continuidade credor da Proposta de Continuidade informado o Valor do Saldo Credor ou Saldo Devedor da seccional, conforme o caso. Este saldo foi apurado a partir do Balano de Demonstraes Financeiras Exerccio 2005, notcias anteriormente publicado no Notcias Bancoop Balano Social, estando atualizado at 31/03/2006. Estes valores entram na composio do Emprstimo Solidrio que foi realizado de uma seccional com excedficit dente de caixa para uma seccional com dcit de caixa como forma de pegando acelerar as obras de concluso desta ltima. Pegando como exemplo uma seccional que est numa fase de compra de terreno, outra na execuo da obra e uma terceira que est finalizada, as despesas so nalizada, diferentes em funo das fases de cada uma delas. Ento, uma seccional pode emprestar para outra e, assim, a que iria ficar com o dinheiro car parado, remunerada, e a outra, consegue finalizar uma etapa mais nalizar rapidamente. Esta , tambm, uma maneira de equacionar o fato de que as unidades so entregues antes do pagamento total das mesmas. o Estudo em questo adotou as seguintes premissas para recuperao O destes valores, a saber: Recursos Financeiros Sero obtidos a partir dos rateios dos saldos devedores das obras concludas e das obras em andamento que estejam deficitrias, na proporo de 50% (cinqenta por cento) para devoluo decitrias, dos Emprstimos Solidrios e 50% (cinqenta por cento) para a quitao dos contratos de Mtuos realizados pela Bancoop para atender aos Contratos dispndios realizados nos Exerccio de 2004 e 2005. Total do Saldo credor do Empreendimento Dever retornar a secCredor cional at o final das obras do empreendimento, com o objetivo de nal viabilizar a concluso das mesmas, ou at um ano aps o trmino para a documentao necessria para deixar as unidades habitacionais aptas outorga das escrituras. parcelas Mensais para Devoluo Total do Saldo credor do EmpreParcelas Credor endimento Foram calculadas proporcionalmente de forma a que o valor total do Saldo credor retorne ao caixa da seccional at o final das Credor nal obras do empreendimento, com o objetivo de viabilizar a concluso das mesmas, ou at um ano aps o trmino para a documentao necessria para deixar as unidades habitacionais aptas outorga das escrituras. Sobre as parcelas incide a remunerao financeira na razo de 80 % da nanceira taxa de remunerao de cDIs. CDIs. Total do Saldo Devedor do Empreendimento Dever ser descontado das receitas da seccional at a sua completa quitao, com o objetivo de prover os recursos financeiros para a devoluo dos emprstimos nanceiros solidrios tomados junto s seccionais superavitrias. parcelas Mensais para pagamento do Saldo Devedor do EmpreendiParcelas Pagamento mento Foram fixadas na razo de aproximadamente 50 % do valor xadas total Mensal previsto para o Reforo de caixa, a serem descontadas Caixa, durante o perodo fixado para o pagamento do reforo, at a sua total xado quitao. Sobre as parcelas incide o encargo financeiro na razo de 110% nanceiro da taxa de remunerao de cDIs. CDIs. 10. Juros sobre o Fundo de aplicao Exerccio Futuro neste item Aplicao Neste se incluem as Receitas previstas com a remunerao do saldo credor da Previstas seccional razo de 80 % da taxa de remunerao de cDIs, o que ocorCDIs, re quando se verifica atravs do Fluxo de caixa positivo da Seccional. verica Caixa Positivo Da mesma forma, tambm se incluem neste item as Despesas previstas Previstas com os encargos sobre o saldo devedor da seccional taxa de 110 % da taxa de remunerao de cDIs, se o Fluxo de caixa da Seccional for CDIs, Caixa negativo. Negativo. 11. Total de Recuperao do Emprstimo Solidrio Entre Seccionais neste item apresenta-se a composio do saldo correspondente aos Neste valores que a seccional tem de crdito ou Dbito em relao s outras Crdito seccionais participantes da Bancoop, conforme a sua condio: Se o Saldo Resultante est positivo, a seccional credora e os valores Positivo, retornaro ao seu caixa dentro das condies estabelecidas no item 9, acima descrito. Se o Saldo Resultante est negativo, a seccional devedora e os valoNegativo, res sero descontados do seu caixa dentro das condies estabelecidas no item 9, acima descrito. 12. Saldo da obra em 31/03/2006 neste item apresenta-se o valor Obra Neste do saldo apurado para a seccional, a partir dos dados do Balano de
8 BANCOOP 2006 CASA VERDE Bancoop 25

Demonstraes Financeiras Exerccio 2005, publicado no notcias BanNotcias coop Balano Social, e dos demonstrativos de resultados dos meses de janeiro, fevereiro e maro/2006. o Saldo informado representa a diO ferena entre o Total de Receitas de arrecadao e o Total de Despesas Arrecadao Incorridas no empreendimento at a data de 31/03/2006. 13. crdito a Receber de permutas em outras Seccionais So os crCrdito Permutas Outras ditos contbeis a serem contabilizados a partir de dao de unidades desta seccional para pagamentos de dispndios de responsabilidade em outras seccionais da Bancoop, as quais so suportadas pelas seccionais com insuficincia de caixa. insucincia 14. Receitas Recebidas de 01/04/2006 a 20/07/2006 Representam os valores de Receitas de arrecadao recebidos pela seccional de Arrecadao 01/04/2006 at 20/07/2006 mas ainda no contabilizados, provenientes dos Temos de adeso vigentes em 31/03/2006, inclusive a incidncia de Adeso juros (Tabela price) sobre as parcelas devidas por unidades j entregues Price) no empreendimento, se for o caso. 15. Despesas pagas de 01/04/2006 a 20/07/2006 Resumem os valores Pagas de dispndios pagos pela seccional de 01/04/2006 at 20/07/2006 mas ainda no contabilizados, decorrentes das vrias operaes realizadas neste perodo. 16. Juros a contabilizar Fundo de aplicao (Exerccio 2005) So os Contabilizar Aplicao valores de diferenas entre os valores de receitas financeiras de remunanceiras nerao do saldo credor desta seccional, caso tenha ocorrido, durante o ano de 2005, os quais no foram contabilizados no Balano de Demonstraes Financeiras de 2.004 /2005. 17. Reforo de caixa neste item so informados os Valores previstos Caixa Neste Previstos de Receitas Futuras destinadas a complementao da poupana HabitaComplementao Poupana cional necessria para cobrir os dispndios a serem realizados, conforme o oramento operacional Resumo apresentado e de acordo com as Oramento Operacional seguintes premissas: Reforo de caixa destinado a cobrir o Resultado Final previsto Caixa Previsto apresentado no Estudo; o Reforo de caixa deve ocorrer, impreterivelmente, dentro do peO Caixa rodo de construo das obras, j que tem a finalidade precpua de vianalidade bilizar a concluso das mesmas dentro do cronograma fsico-financeiro fsico-nanceiro pr-estabelecido no presente Estudo. Este reforo pode ser efetuado diretamente pelos cooperados ou possvel buscar formas de financiananciamento no mercado para os prprios cooperados e/ou recebveis; o valor total do Reforo de caixa deve corresponder exatamente ao O Caixa valor do Resultado Final previsto e ser distribudo, proporcionalmente, Previsto participao do cooperado na Bancoop, de acordo com a legislao Legislao do cooperativismo; Cooperativismo; a participao do cooperado determinada de forma exata atravs A da aplicao da frao de sua unidade residencial, proporo entre a rea Total da Unidade e a rea Real Total do empreendimento, calcularea rea das de acordo com os critrios da nBR 17.721 da aBnT, sobre o valor NBR 12.721 ABNT, do Resultado Final previsto (anexo 4 Tabela 1). os valores obtidos so Previsto (Anexo Os apresentados nos quadros do anexo ao oramento. Tambm so inforOramento. madas neste quadro a forma de pagamento e o valor das mensalidades, acompanhando a proporcionalidade da participao do cooperado a partir da frao correspondente a sua unidade habitacional; caso o cooperado participe da operao com uma unidade que j Caso esteja entregue incidem sobre as parcelas encargos financeiros de 1% nanceiros (um por cento) ao ms sobre os saldo devedor, calculados com base na Tabela price. Price. 18. Fluxo de caixa do Empreendimento apresentado no anexos 5, Caixa Apresentado corresponde aos valores ms a ms das diferenas entre as Receitas e Despesas a serem realizadas no empreendimento, de acordo com a proProposta da Bancoop de continuidade da obra. o Fluxo de caixa Mensal Continuidade Obra. O Caixa informa o Saldo do Ms em referncia e o Fluxo de caixa acumulado Caixa Acumulado soma os saldos dos meses anteriores at o ms em referncia. os resulOs tados so apresentados sob a forma de Grfico (anexo 6) onde se pode Grco (Anexo acompanhar a evoluo do Resultado Final ao longo dos meses. o grfico nos mostra os valores do Fluxo de caixa acumulado consO grco Caixa Acumulado tantes no anexo 5 em funo da seqncia mensal do ciclo de Vida Anexo Ciclo do Empreendimento, onde esto assinalados os meses onde ocorrer o reincio das obras, representado no grfico pelo ms 0 (zero) e o grco trmino das obras, indicando cada fase do empreendimento. o grfico tambm mostra trs situaes importantes sobre o equilbrio O grco entre as receitas e despesas: Situao 1 Se a curva do grfico est abaixo do eixo horizontal, grco temos fluxo de caixa negativo, ou seja, as despesas suplantam as uxo receitas e, assim, existe dficit no empreendimento; dcit Situao 2 Se a curva do grfico est acima do eixo horizontal, grco temos fluxo de caixa positivo, ou seja, as receitas suplantam as desuxo pesas e, assim, existe supervit no empreendimento; Situao 3 Se a curva do grfico se posiciona sobre o eixo horizongrco tal, significa que o equilbrio entre receitas e despesas foi estabelecisignica do ao final do empreendimento, ou seja, aps a realizao de todas nal as operaes previstas o fluxo de caixa acumulado se estabiliza em uxo zero.
caSa VERDE

SEGUIR EM FRENTE

proposta da Bancoop para continuidade das obras Proposta


partir dada Misso da coopepartir Misso da cooperativa que proporcionarproporcionar rativa que a casa prpria aos casa cooperados, sustentando a seus prpria aos seus coo trip custo, prazo e qualidade e, operados, sustentando o paralelamente, dinamizar a economia contritrip custo, prazo e qualidade habitaciobuindo para a diminuio do dcit e, paralelamente, dinamizar seguir a Proposta nal do pas, apresentamosaa economia contribuindo para a diminuio das Obras da Bancooppara a Continuidade do dficit habitacional do pas, apresentamos a do Empreendimento em questo. seguir necessrios da Bancoop para a Foram a propostainvestimentos em processos, pessoal edas obras dochegar a um continuidade sistemas para Empreendiagnstico preciso sobre a situao atual da dimento em questo. Bancoop necessrios investimentos em Foram e do empreendimento em questo, visando a implantao planejada e responsprocessos, pessoal e sistemas para vel de um Cronograma Fsico-Financeiro para chegar a um diagnstico preciso sobre trmino das obras em regime de Construo a situao atual da Bancoop e do ema Preo de Custo e com Auto-Financiamento. preendimento em questo, visando a Todo este trabalho consumiu praticamente implantao planejada 1 semestre deste todo o ano de 2005 e o e responsvel de um cronograma Fsico-Financeiro para ano. No foi um trabalho fcil em funo do trmino das obras em regime de consgrande nmeros de empreendimentos cujas truo a preo de custo e com auto-Fiobras precisam ser tocadas simultaneamente. Para implementao este proposta e para nanciamento. Todo desta trabalho consuque praticamente com o ano de 2005 miu se possa cumprirtodo os cronogramas fsico-nanceiros estabelecidos, os itens abaixo e o 1 semestre deste ano. no foi um devero fcil em funo do grande ntrabalhoser aprovados em assemblia especca dos empreendimentos cujas obras meros decooperados do Empreendimento Residencial Casa Verde e convocada para esta precisam ser tocadas simultaneamente. nalidade. para implementao desta propostafei1. Reforo do caixa da seccional Foi e para reavaliao para cumprir com os crota a que se possa atualizao dos custos nogramas fsico-financeiros estabelecidos, previstos quando do lanamento das unidaos itens abaixo devero Nesta etapa so des, visando sua atualizao. ser aprovados em assembliaperodos de dos cooperaidenticados os especfica necessidade de aporte Empreendimento em questo e dos donanceiro para o equilbrio do uxo de caixa e para esta finalidade. convocada manuteno do ritmo de obra para se cumprir o dos planejado. Os so1. Recuperao prazoemprstimosestudos com os valores perodos em queslidrios como aeseccional necessrios do superavitria Anexos 3, 4, 5 6. toaporte constam dos e contribuiu ecom 2. Valor do reforo de caixa A partir do as obras de outros empreendimentos, Resultado Final Previsto para o Empreendigerando conforme demonstrado no Anexo mento o emprstimo solidrio, tais valores sero aportados no empreen3, xado o valor do Reforo de Caixa a ser dimento dentro do perodo de da sua dividido pelos cooperados na razo construo ou, no mximo, at um ano aps participao no empreendimento. concludas reforo de caixa ser Reforo de 3. Prazo do as obras e O utilizado, Caixa caso, acontecer dentro do perodo neste deverpara a concluso documende tornando de concluso aptas a outal construo eas unidades dos documentos para averbao, pois o sistema de custeio torga das escrituras. Esta velocidade de das despesas geradas no a velocidade de devoluo est ligada empreendimento de autonanciamento. O deficitrias, quer pagamento das obras nmero de parcelas para pagamento dos valores xados comintegralmente concludas ou no. patvel com o Cronograma Fsico-Financeiro 2. Novas levando-se e manuteno do das Obras, adeses em conta sua melhor grupo preciso manter o grupo de situao. Para o cooperado que necessitar de cooperados quepagamento a seccional, maior prazo para o forma do reforo de bem do que dar continuidade para aprecaixa como, o previsto na proposta que todas asa unidades ir buscar alternativas de sentada, Bancoop remanescentes sejam nanciamentos externos, sendo das custo adquiridas antes do trminoque oobras. nanceiro da contribuio de todos os afinal, desta operao dever ser arcado pelo prprio do grupo que vm os cooperadoscooperado que dela usufruir.re4. Recuperao dos emprstimos solidrios cursos necessrios para a construo Como a seccional todas as superavidas unidades e seCasa Verde unidades tria, mesmo que em um pequeno valor, e

A a

contribuiu com as obras ou cooperados no forem repassadas de outros empreendimentos, grupo, o emprstimo solidrio, deixarem ogerando poder ocorrer altetais valores sero aportados no empreenraes no fluxo de caixa previsto. dimento dentro do perodo de construo 3. Autorizao para financiamento do ou, no mximo, at um ano aps concludas fluxo de ser utilizado, neste caso, para a as obras e caixa/antecipao de recebveis documental tornando as unidades concluso Quando ocorre demora em completar as das escrituras. Esta velocidaaptas a outorga adeses ou excesso de substituio de cooperados, ocorre de de devoluo est ligada a velocidade de uma diminuio nas receitas quer intepagamento das obras decitrias, alterangralmente concludas ou o fluxo de caixa do significativamente no. 5. Novas inicialmente para o do grupo previsto adeses e manutenoempreen- preciso manter o grupo de cooperados dimento. conseqentemente, o prazo que forma a seccional, bem de concluso de execuo das obras ecomo, dar continuidade para que todas as unidades ser dido empreendimento ter queremanescentes sejam adquiridas antes do trmino das latado. para resolver este problema e obras. Anal, da contribuio de todos os promover a manuteno doos recursos cooperados do grupo que vm ritmo de obra previsto a construo das unidades e necessrios para ser necessria a antecipaoasdos recebveis advindos das se todas unidades no forem repassadas ou parcelas a deixarem o grupo,cooperados, cooperados pagar pelos poder ocoratravs de negociao caixa previsto. rer alteraes no uxo de para desconto 6. Autorizao para nanciamento do uxo no mercado financeiro ou por meio de de caixa/antecipao de recebveis - Quanfinanciamento. os cooperados que aindo no quitaram os completar as adeses da ocorre demora em custos estimados e ou excesso de antecipar de cooperados, no puderem substituioos pagamentos ocorre uma diminuio Bancoop, autoridiretamente para a nas receitas alterando signicativamente o uxo de caixa prezaro formalmente a cooperativa, por visto inicialmente para o empreendimento. meio de assinaturas prazo documentos Conseqentemente, o em de execuo comobras e de aconcluso do empreendidas este fim, negociar estes recebveis noter que ser dilatado. Para resolver mento mercado financeiro e fazer com que problema e promover a manuteno este estes valores estejam disponveis durante o perodo de construo at a do ritmo de obra previsto ser necessria a antecipao dos do empreendimento, efetiva concluso recebveis advindos das parcelas pagar liberao das escrituras inclusiveacom a pelos cooperados, atravs de negociao unidades. definitivas das para desconto no mercado nanceiro corrente individualizada do 4. Conta ou por meio de nanciamento. Os cooperados que a partir da data os empreendimento ainda no quitaram de custos estimados e no puderem antecipar aprovao desta proposta, sero credios pagamentos diretamente para a Bancotados na conta corrente especfica da op, autorizaro formalmente a cooperativa, seccional todos os recursos futuros e por meio de assinaturas em documentos toda este m, a negociar financeira correscom a movimentao estes recebveis no pondente a suas operaes ser realizamercado nanceiro e fazer com que estes da nesta contadisponveis individualizada. valores estejam corrente durante o perodo de construo at a efetiva concluso do 5. Conselho Fiscal de Obras Dentro empreendimento, inclusive com liberao dos princpios do sistema dea construdas a preo de custo a partir oescrituras denitivas das unidades. data 7. Conta corrente individualizada doem asde aprovao desta proposta empreendimento deAdeliberao do aprovao semblia partir da data de presente desta proposta, sero creditados na conta acordo com a finalidade de acompacorrente especca da seccional todos os renhar cronograma movimentao nancursosofuturos e toda a fsico-financeiro da obra e as contas do empreendimento, ceira correspondente a suas operaes ser dever nesta conta um conselho Fiscal realizada ser eleito corrente individualizada. de obras Fiscal de por 8. Conselho formado Obras3(trs) inteDentro dos grantes. do conselho ter, tambm, a princpiosEstesistema de construo a Preo de Custo fiscalizar da atos da cooperafuno de a partir os data de aprovao destaem relao a sua seccional. a Bantiva proposta em assemblia de deliberao do presente acordo com a nalidade de coop se compromete a disponibilizar acompanhar o cronograma fsico-nanceiro todas as informaes solicitadas pelo da obra e as excetodo empreendimento, deconselho, contas as que compromever ser eleito um Conselho Fiscal de Obras
Bancoop 26 caSa VERDE

formado por 3 (trs) e/ou sigilo Estepessoa tam a integridade integrantes. da Conselho ter, tambm, a funo de scalizar osser fsica do cooperado. Mensalmente, atos da cooperativaconselho Fiscal seccional. A entregue ao em relao a sua de obras Bancoop se compromete a disponibilizar toum conjunto de informaes sobre das as informaes solicitadas pelo Conselho, adeses que comprometam a integridade exceto as e desistncias, inadimplncia, demonstrativos de fsica do cooperado. e/ou sigilo da pessoa financeiros da seccional, posio documental, relao de Mensalmente, ser entregue ao Conselho servios executados e eventuais reviFiscal de Obras um conjunto de informaes ses adeses e desistncias, inadimplncia, sobre do cronograma fsico-financeiro, demonstrativos de nanceiros da seccional, entre outras. posio documental, relao de servios deli6. Assemblia a assemblia de executados e da proposta aquido cronograma berao eventuais revises apresentada, fsico-nanceiro, entre outras. do conselho bem como, de eleio 9. Assemblia A assemblia deaps a coFiscal de obras acontecer deliberao da proposta aqui apresentada, bem como, de misso de cooperados, hoje existente eleio do Conselho Fiscal de Obras aconno empreendimento, se reunir com a tecer aps a comisso de cooperados, hoje Bancoop para, em conjunto, reunir com existente no empreendimento, sediscutirem a proposta de em conjunto, discutirem a a Bancoop para, continuidade, adequando-a s particularidades de sua obra. proposta de continuidade, adequando-a s Destas aes resultar uma proposta particularidades de sua obra. Destas aes resultar uma proposta deser levada apara de consenso, a qual consenso, qual ser levada para a assemblia para deliberaa assemblia para deliberao de todos ocooperados. os de todos os cooperados. 10.Acordo Formal Aps a aprovao desta 7. Acordo Formal aps a aprovao Proposta de Continuidade das Obras, o Condesta proposta de continuidade das selho Fiscal de Obras ir assinar o acordo forobras, o conselho Fiscal de obras ir mal entre a Seccional e a Bancoop. assinar o acordo formal entre a Seccio11. Prazos nalDe aentrega Cumpridos todos os itens a) e Bancoop. 8. Prazos acima, a Bancoop se compromete a entregar a) unidades do empreendimento Residencial as De entrega cumpridos todos os itensVerde daaforma especicada no Quadro Casa acima, Bancoop se compromete Resumo Proposta de Continuidade do Ema entregar as unidades do empreendipreendimento, sempre a Ditlia retomada mento Residencial Ilhaspartir da da forma do ritmo normal Quadro Resumo proespecificada nodas obras cuja data ser denida de continuidade do Empreendipostana assemblia especca de aprovao desta Proposta. mento, sempre a partir da retomada do b) De Pagamento Os cooperados particiritmo normal das obras cuja data ser pantes do Empreendimento se compromedefinida naos assembliaReforo de Caixa tem a pagar valores de especfica de aprovao desta proposta. denidos do Anexo 6, na proporo da sua b) Do Pagamento os cooperados participao na operao, sendo o primeiro que ainda possuemde retomada do ritmo vencimento no ms saldo devedor referente ao custo estimado datasuaser denormal das obras, conforme da a unidanida na ato de sua adeso ao empreende no assemblia. Os cooperados que ainda possuem se comprometem a manter os dimento saldo devedor referente ao custo estimado da sua autorizar ato de sua adepagamentos e unidade no a antecipao so recebveis correspondentes, quandosao empreendimento se comprometem a manter os pagamentos, alm dos valores de do for o caso. Reforo de Caixa ora denidos e autorizar a 9. Validade a proposta aqui apresenantecipao dos recebveis correspondentes, tada, mesmo que aprovada em assemquando for o caso. blia da seccional, perder apresentada, 12. Validade A proposta aqui a validade caso asque aprovada em assemblia da secmesmo Demonstraes Financeiras do Exerccio 2005 validade caso as Demonscional, perder a no sejam aprovadas em assemblia dedo Exerccio cooperatraes Financeiras todos os 2005 da Bancoop no sejam aprovadas em diretoria dos, pois, neste caso, a atual assemblia de todos os legitimidade em sua caso, a perder suacooperados, pois, neste gesto atual diretoria perder sua legitimidade em e, conseqentemente, honrar a prosua gesto e, conseqentemente, ser do posta aprovada pelo cooperados impedida de honrar a Empreendimento. proposta aprovada pelo cooperados do Empreendimento.
CASA VERDE 2006 BANCOOP 9

REUNIO DE ESCLARECIMENTOS SOBRE A PROPOSTA


Dia: 29 DE aGoSTo DE 2.006 Horrio: 18h s 20h20h dia: 21 DE SETEMBRO DE 2.006 Horrio: 18h s Local: Auditrio Azul dodo Sindicato dos Bancrios (RuaBento,Bento, 413, prximo ao Metr So Bento) Sindicato dos Bancrios (Rua So So 413, prximo ao Metr So Bento) Local: auditrio azul * Para agilizar aa reunio, as dvidas devem enviadas, antecipadamente, para opara o duvidasproposta@bancoop.com.br. As mensa* Para agilizar reunio, as dvidas devem ser ser enviadas, antecipadamente, e-mail e-mail duvidasproposta@bancoop.com.br. gens no sero respondidas individualmente. Os esclarecimentos sero prestados apenas na reunio. Acesse o site www.bancoop.com.br As mensagens para sero respondidas individualmente. Os esclarecimentos sero prestados apenas na reunio. no a reunio. e veja as regras

qUADRO RESUMO PROPOSTA PARA CONTINUIDADE DA OBRA QUADRO

Recuperao dos Reforo de Caixa Solidrios

Emprstimos

Dentro 16.650,53 adas obras ou dependendo da unidadeseu trmino para Entre R$ do prazo R$ 19.563,60 at um ano aps o (Ver Anexo 6). concluso documental da seccional. o quadro de adeses necessita estar fechado antes do trmino

Prazo para pagamento do Reforo de Caixa Dentro do perodo de construo ou concluso documental, ou seja, 30 meses.

novas adeses e manuteno Recuperao do grupo dos Emprstimos Solidrios antecipao de Recebveis grupo Novas adeses e manuteno do
Antecipao de Recebveis

Dentro do prazo das obras ou at um ano aps o seu trmino para a concluso das obras. documental da seccional.

cooperados devem autorizar formalmente a trmino das obras. O quadro de adeses necessita estar fechado antes doantecipao dos
Cooperados devem autorizar formalmente a antecipao dos recebveis no mercado. As receitas futuras sero depositadas em conta corrente individual do empreendimento aps a aprovao da proposta em assemblia. empreendimento aps a aprovao da proposta em assemblia.

recebveis no mercado.

conta corrente individual do Conta corrente individual do empreendimento


empreendimento Conselho Fiscal de Obras conselho Fiscal de obras Assemblia

as receitas futuras sero depositadas em conta corrente individual do

Eleio, em assemblia, de um conselho Obras composto composto por Eleio, em assemblia, de um Conselho Fiscalde Fiscal de obraspor 3 integrantes para acompanhamento do cronograma fsico-nanceiro e scalizar os atos da 3 integrantes para acompanhamento do cronograma fsico-financeiro e Bancoop em sua seccional. fiscalizar os atos da Bancoop em sua seccional.
Ser realizada assemblia da seccional com a nalidade de aprovar a proposta. Conselho Fiscal de Obras.

assemblia
Acordo Formal

Ser realizada assemblia da seccional com a finalidade de aprovar a proposta. Aps aprovao em assemblia, a proposta dever ser assinada, formalmente, pelo
Com a aprovao integral da proposta, a Bancoop entregar as obras da 3 Torre formalmente, pelo conselho Fiscal de obras. Bloco A Ed. Reims em 23 meses contados a partir da retomada do ritmo normal das obras, cuja data ser denida na assemblia.

acordo Formal
Prazos de entrega

aps aprovao em assemblia, a proposta dever ser assinada,

prazos de entrega
Validade

com a aprovao integral da proposta, a Bancoop entregar o Edifcio capri em 23 validade o Edifcio Sardenha em 47 da seccional e da A proposta termeses eaps sua aprovao na assembliameses, contados a partir da retomada do ritmo normal das obras, cuja data ser em aprovao das Demonstraes Financeiras do Exerccio 2005 da Bancoop definida assemblia geral dos cooperados. Pois a no aprovao do balano da entidade na assemblia.
impede a atual diretoria de dar continuidade a gesto.

PRINCIPAIS SERVIOS EXECUTADOSa proposta (ATUALIZAO EM JULHO/2006) assemblia da seccional BLOCO A ter validade aps sua aprovao na

Validade 01 SERVIOS GERAIS assemblia geral dos cooperados. pois a no aprovao do balano da Adequao de canteiro de obras e protees gerais entidade impede a atual Bloco B de dar continuidade a gesto. diretoria - Executada a mudana do almoxarifado do 1 subsolo para o 2 subsolo do - Executado tapume na entrada do 3 subsolo - Bloco B PRINCIPAIS SERVIOS EXECUTADOS EDIFICIO CAPRI 2 ENTREGA (ATUALIZAO EM JULHO/2006) 02 INFRAESTRUTURA Fundaes (Alicerces)/Contenes e movimento de terra (Escavaes) 01 SERVIOS GERAIS - Concluida 100% das fundaes diretas do Bloco A, inclusive as cortinas de conteo e as fundaes do poo de elevadores - Executados 30% do canteirofundaes do Bloco A. adequao dos blocos de de obra e protees gerais - Finalizada a estrutura de cortina de conteno em concreto armado nos fundos do Bloco A. - limpeza do terreno e adequao para os servios de fundaes. 03 ESTRUTURA/ ALVENARIA 02 INFRAESTRUTURA Montagem das formas de madeira, armaes de ao e lanamento de concreto - Fundaes a(alicerces)/contenesde ao e concreto das lajes e vigas - da escadaria e portaria. Em Execuo estrutura - formas, armaes e movimento de terra (escavaes) - - concluda aservios de elevao de alvenarias de fechamento da portaria . fundaes. Em execuo os confeco gabarito e marcaes para incio das - Em Execuo os servios de revestimentos argamassados da portaria e interferncias de fachada. - contratada a empresa para executar a escavao e concretagem das estacas tipo hlice-contnua. 04 REA DE LASER 03 ESTRUTURA/ ALVENARIA EXTERNA Quadra de Esportes - Montagem das formasalambrado e a iluminao da quadra esportiva, inclusive pintura do piso. Concluido o fechamento em de madeira, armaes de ao e lanamento de concreto Emboo Externo as estruturas em 45% da periferia, nas lajes de entrada/sada de veculos e pedestres. - Executadas - Em execuo os servios de revestimentos Argamassados do trreo junto a fachada. Elevao de alvenaria interna e externa 05 ELEVADORES - Foram concluidas as alvenarias do pavimento trreo, nas reas da entrada/sada de veculos e Elevadores do Edifcio. - Adquirido o elevador da portaria junto a empresa ATLAS SCHINDLER e quitado 100% do valor total do contrato. pedestres.
10 BANCOOP 2006 CASA VERDE Bancoop 27 caSa VERDE

e da aprovao das Demonstraes Financeiras do Exerccio 2005 em

captulo III - Reforo de caixa


Finalizados os estudos de re-anlise de viabilidade do empreendimento, obteve-se a previso do resultado final previsto e do valor de reforo de caixa necessrio para dar continuidade s obras e igualar ingressos e dispndios, procedimento necessrio para a cobertura dos custos, conforme a Lei do Cooperativismo (Lei n 5.764 de 16/12/1971). Em caso de imveis produzidos em cooperativa habitacional, a preo de custo e em regime de autofinanciamento, a prtica adotada para a distribuio das despesas aquela descrita na Norma Brasileira n 12.721 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), citada pela Lei Federal n 4.591 de 16/12/1964, a qual dispem sobre o condomnio em edificaes, com as alteraes introduzidas pela Lei Federal 4.864 de 29/11/1965, que dispe sobre medidas de incentivo construo civil e alteraes posteriores. A partir dos preceitos indicados na NBR 12.721, a participao de cada unidade residencial fixada atravs da sua frao ideal (frao expressa de forma decimal ou ordinria, que representa a parte ideal do terreno e coisas de uso comum atribudas unidade autnoma, sendo parte inseparvel desta) e do seu coeficiente de proporcionalidade (proporo entre a rea equivalente em rea de custo padro total da unidade autnoma e a rea equivalente em rea de custo padro global da edificao). Os clculos podem ser verificados nas duas planilhas de clculo seguintes.

1) QUAdro dEmonSTrATiVo dE frAES idEAiS (nBr 12.721) Nesta planilha esto discriminadas, por tipo de unidade residencial ou vaga autnoma de garagem, as respectivas reas e fraes ideais que indicam a proporcionalidade no reforo de caixa apurado pelos clculos contbeis. importante frisar que, em caso de ter ocorrido permuta de unidades no prprio empreendimento por terreno, tais unidades no entram na distribuio do rateio de custos.

DESCRIO UnIDaDE TIpo ( 3Q ) (Finais 1;4;5;8) UnIDaDE TIpo ( 3Q ) (Finais 2;3;6;7) VaGa EXTRa TOTAIS

REA(m2) 86,270 87,198 13,834 25.492,790

FRAO IDEAL 0,338% 0,342% 0,054% 100,000%

TOTAL UNIDADES. 136 144 87 280

Bancoop

28

caSa VERDE

2) QUAdro dEmonSTrATiVo dE rEforo dE CAiXA Nesta planilha tambm esto discriminadas, por tipo de unidade residencial ou vaga autnoma de garagem, as respectivas reas e fraes ideais que indicam a proporcionalidade na diviso dos valores adicionais apurados pelos clculos contbeis. Estes dados servem para calcular o valor do reforo de caixa apurado, por tipo de unidade residencial ou vaga autnoma de garagem, levando-se em conta os respectivos coeficientes de proporcionalidade calculados conforme as prescries da NBR 12.721, de forma que o somatrio dos produtos dos valores unitrios pelo total de unidades resulta coincidente com o valor apurado pelos clculos contbeis, como o reforo de caixa, que foi de R$ 5.051.993,00 em 31 de julho de 2006. oBS.: corresponde ao anexo 6 da proposta apresentada em 21/set./2.006 qUADRO- DEMONSTRATIVO DE-REFORO DE CAIXA TABELA I REFORO de CAIXA UNIDADES ENTREGUES DESCRIO REA(m2) FRAO Valor na Data Base Julho/2.006 R$ 19.873,50 R$ 20.087,40 R$ 3.186,90 Reajuste pela Variao do IGPM R$ 788,38 R$ 796,87 R$ 126,42 Valor Atualizado na Valor da Parcela Data de Referncia Mensal - Abril/2.007 ( 30 Parcelas ) R$ 20.661,88 R$ 20.884,27 R$ 3.313,32 R$ 688,73 R$ 696,14 R$ 110,44

UnIDaDE TIpo ( 3Q ) (Finais 1;4;5;8) UnIDaDE TIpo ( 3Q ) (Finais 2;3;6;7) VaGa EXTRa

86,270 87,198 13,834

0,338% 0,342% 0,054%

observao 1): os valores foram reajustados pela variao do ndice IGpM - FGV - Julho/2.006 a abril/2.007 e consideram a aplicao de encargos financeiros de 1% ao ms durante 30 meses - Tabela price.

TABELA II - REFORO de CAIXA - UNIDADES A CONSTRUIR DESCRIO REA(m2) FRAO Valor na Data Base Julho/2.006 Reajuste pela Variao do CUB Sinduscon - SP R$ 254,22 R$ 256,96 R$ 40,77 Valor Atualizado na Valor da Parcela Data de Referncia Mensal - Abril/2.007 ( 30 Parcelas )

UnIDaDE TIpo ( 3Q ) (Finais 1;4;5;8) UnIDaDE TIpo ( 3Q ) (Finais 2;3;6;7) VaGa EXTRa

86,270 87,198 13,834

0,338% 0,342% 0,054%

R$ 17.096,42 R$ 17.280,32 R$ 2.741,53

R$ 17.350,64 R$ 17.537,28 R$ 2.782,30

R$ 578,35 R$ 584,58 R$ 92,74

observao1) : os valores foram reajustados pela variao do ndice cUB - Sinduscon - Sp - de Julho/2.006 a abril/2.007. observao 2) :Tanto na tabela de unidades entregues quanto na de unidades a construir, os valores considerados constam na proposta de continuidade do Empreendimento, a qual foi anteriormente remetida aos cooperados participantes da seccional e cujos valores foram detalhadamente explicados na Reunio Tcnica de 21 de setembro de 2006.

Bancoop

29

caSa VERDE

3) ASSEMBLEIA EXTRAORDINRIA DA SECCIONAL Com o objetivo de conferir total transparncia s aes, a Bancoop, dentro das regras estabelecidas pelo seu estatuto e regimento interno, convocou uma Assemblia Seccional Extraordinria, cujo edital encontra-se abaixo, e cujas finalidades foram: a) A apresentao da situao da obra, sua continuidade e entrega de todas as unidades, bem como do demonstrativo da necessidade de reforo de caixa decorrente da insuficincia das contribuies para a cobertura das despesas da seccional, de acordo com o previsto na Lei das Cooperativas e seus princpios; b) Constituio e eleio do Conselho Fiscal e de Obras. O Conselho Fiscal e de Obras tem a finalidade de acompanhar as operaes realizadas pela Bancoop na respectiva seccional, a partir das premissas apresentadas na proposta de continuidade. Suas atividades esto previstas em procedimento especfico para atendimento aos Conselhos Fiscais e de Obras, em anexo (o procedimento para escolha do Conselho Fiscal e de Obras pode ser visto nas pginas 34 e 35). 3.1) EDITAL DE CONVOCAO DA ASSEMBLEIA

Bancoop

30

caSa VERDE

3.2) ATA DA ASSEMBLEIA Na ata da Assemblia Seccional correspondente ao empreendimento, a qual encontra-se a seguir, podem ser visualizados todos os assuntos tratados, bem como esto relatados os acontecimentos e deliberaes. Outrossim, para atender aos objetivos citados na sua convocao tambm foram apresentados, alm do j citado Quadro Demonstrativo de Reforo de Caixa, o Oramento Operacional Global (resumo), o Demonstrativo Financeiro Consolidado, um quadro com os principais servios executados no empreendimento e o quadro Resumo da Proposta para continuidade das obras, que foram tambm publicados em informativo especfico do empreendimento, enviado aos cooperados e reproduzido nas pginas 18 a 27 do presente material. A) ORAMENTO OPERACIONAL GLOBAL - RESUMO

Bancoop

31

caSa VERDE

Bancoop

32

caSa VERDE

3.3) FOTOS DA ASSEMBLEIA

cooperados marcam presena na assembleia.

cooperados expressam suas opinies.

Representantes da Bancoop passam informaes aos cooperados presentes e coordenam a assembleia.

Bancoop

33

caSa VERDE

4) PROCEDIMENTO PARA FUNCIONAMENTO DO CONSELHO FISCAL E DE OBRAS

O atendimento aos Conselhos Fiscais e de Obras realizado de acordo com um conjunto de normas. Tem como objetivo regulamentar a apresentao e a anlise de documentos referentes ao empreendimento, visando dar condies de acompanhamento e controle do andamento das operaes realizadas na seccional, conforme estipulado no cronograma fsico-financeiro, levando em conta o fluxo de caixa do empreendimento. O documento gerador dos procedimentos o acordo formal de continuidade das obras, estabelecido durante assemblia extraordinria da seccional.

DEFINIES 1. CONSELHO FISCAL E DE OBRAS: Composto de 3 (trs) participantes da seccional eleitos em assemblia extraordinria com finalidade especfica, que tm como misso realizar trabalhos de acompanhamento dos atos cooperativos relativos sua seccional, bem como receber relatrios mensais de prestao de contas, inspecionar documentos, sugerir aes e distribuir informaes pertinentes aos demais cooperados participantes da seccional qual representa. 2. REUNIO DE ACOMPANHAMENTO: Reunio realizada na sede da Bancoop para prestao de contas e acompanhamento da implantao/operao da Proposta de Continuidade. 3. REUNIO PARA VISTORIA DA OBRA: Reunio realizada no Escritrio administrativo canteiro de obras do(s) edifcio(s) para prestao de contas e acompanhamento do cronograma fsico/etapas realizadas. 4. RELATRIOS GERENCIAIS: Conjunto de relatrios gerenciais dos setores operacionais da cooperativa Suporte Tcnico , Financeiro, Contbil, Jurdico, Relacionamento especficos para a seccional, para possibilitar o acompanhamento e controle da Proposta de Continuidade por parte do Conselho Fiscal e de Obras:

NORMAS INTERNAS 5. ACOMPANHAMENTO DA PROPOSTA DE CONTINUIDADE: O objetivo principal do Procedimento ora adotado proporcionar visualizao clara sobre a evoluo das premissas adotadas na Proposta de Continuidade das Obras do Empreendimento j que estas servem de embasamento para todas as aes adotadas. Desta forma, o Resultado apresentado nos Relatrios Gerenciais dever ser justificado atravs da anlise da evoluo das premissas, cujas alteraes influenciam no andamento/resultado planejados para o Empreendimento. 6. REUNIO DE ACOMPANHAMENTO: Reunio mensal para acompanhamento da Proposta de Continuidade do empreendimento a ser realizada somente entre o Conselho Fiscal e a Bancoop, com a finalidade de trocar informaes relevantes quanto s aes e procedimentos adotados. Nesta reunio, a Bancoop entregar os documentos e relatrios gerenciais listados no item 8 abaixo, e debater sobre cada um deles com os integrantes do Conselho. Caso haja necessidade de informaes adicionais que no estejam contempladas nos referidos relatrios, estas devero ser solicitadas com at 5 (cinco) dias teis de antecedncia da data de reunio, atravs do e-mail: comissoes@bancoop.com.br Documentos relevantes: Relatrios gerenciais mensais Entrega protocolada e interpretao das informaes; Participantes com presena obrigatria: Gerente de Relacionamento e Gerente de Planejamento / Integrantes do Conselho Fiscal e de Obras; Periodicidade: Mensal, com dia fixo a ser definido na 1 reunio; Durao: No mximo 60 (sessenta) minutos; Local: Sede da Bancoop sala de reunies 5 andar; Agenda mnima: Pauta pr-determinada e enviada por e-mail para ser aprovada, com 1 (uma) semana de antecedncia; Ata de reunio: Dever ser lavrada em 2 (duas) vias com a assinatura dos participantes, no final da reunio.

Bancoop

34

caSa VERDE

7. REUNIO PARA VISTORIA DA OBRA: Reunio para acompanhamento do andamento dos servios e etapas previstas no cronograma fsico de execuo da obra. Tambm podero ser realizadas verificaes dos recursos fsicos aplicados na construo materiais, mo de obra e equipamentos com vistas a apurar eventuais distores, bem como tomar conhecimento e analisar as providncias adotadas pelo setor de Suporte Tcnico Produo de Obras. Documentos relevantes: Cronograma fsico-financeiro com ajuste trimestral entrega protocolada e interpretao das informaes; Participantes com presena obrigatria: Gerente de produo e/ou coordenador da obra e integrantes do Conselho Fiscal e de Obras; Periodicidade: a cada 3 (trs) semanas; Durao: em torno de 60 (sessenta) minutos; Local: Escritrio administrativo canteiro de obras; Agenda mnima: Pauta pr-aprovada, com 3 (trs) semanas de antecedncia; Ata de Reunio: Dever ser lavrada em 2 (duas) vias com a assinatura dos participantes, no final da reunio. 8. RELATRIOS GERENCIAIS: Sero confeccionados mensalmente pelos setores operacionais da cooperativa Suporte Tcnico, Financeiro, Contbil, Jurdico, Relacionamento especficos para a seccional, para possibilitar o acompanhamento e controle da Proposta de Continuidade por parte do Conselho Fiscal e de Obras.

Periodicidade: Mensal, referindo-se ao ltimo ms, com exceo dos relatrios da contabilidade que sero apresentados com defasagem de 60 (sessenta) dias; Estatsticas de eliminaes, desistncias, adeses da seccional; Acompanhamento de processos jurdicos diversos da seccional; Demonstrativo mensal/consolidados da contabilidade caixa; Acompanhamento de projetos legais e executivos; Acompanhamento documental - licenas e alvars legalizaes; Relao de servios executados na obra; Evoluo do cronograma fsico-financeiro da obra; Acompanhamento da situao financeira do empreendimento. 9. PRESTAO DE CONTAS DO CONSELHO FISCAL E DE OBRAS: O Conselho Fiscal dever realizar uma prestao de contas das informaes e relatrios recebidos da Bancoop. A prestao de contas ter periodicidade semestral, sendo realizada atravs de reunio especfica com a participao dos integrantes do Conselho Fiscal e dos responsveis da Bancoop. Nesta reunio sero relatadas as atividades desenvolvidas, com nfase para a forma utilizada para repassar as informaes aos demais cooperados, principais pontos discutidos e fatos relevantes ao processo de acompanhamento em pauta.

Bancoop

35

caSa VERDE

captulo IV perguntas e respostas


A partir do ano fiscal de 2005, depois de submeter seus balanos a auditoria de empresas independentes, a Bancoop elabora revistas com tais informaes, inclusive com o parecer da auditoria, e as remete aos seus cooperados. Alm de enviar esses materiais aos cooperados, tempos depois desse envio, a cooperativa realiza reunies para apresentao dos dados e esclarecimentos das informaes, de forma que todos que queiram quaisquer esclarecimentos sobre as informaes contbeis e fiscais da Bancoop e quanto ao relatrio de atividades da diretoria e ao parecer do Conselho Fiscal, podem sanar suas dvidas. Iniciando-se em 2006, a Bancoop tambm passou a elaborar um boletim com informaes especficas de cada seccional, contendo desde o histrico at informaes dos projetos, regularizao documental e os balancetes do empreendimento. Durante as reunies de esclarecimentos sobre os balanos sociais da Bancoop dos anos de 2005 a 2008 e sobre as informaes especficas dos empreendimentos, os cooperados fizeram diversas perguntas sobre os mais distintos assuntos relacionados s suas seccionais e cooperativa de uma forma geral. Grande parte delas se repetia a cada reunio. Seguindo sua poltica de ampla transparncia, a Bancoop respondeu todas as perguntas durante as reunies de esclarecimentos, independentemente de ela j ter sido respondida anteriormente e mesmo aquelas cujas respostas estavam presentes nos boletins e nas revistas sobre os balanos sociais da cooperativa, enviados aos cooperados antecipadamente, para que estes chegassem s reunies j com o material lido e as dvidas anotadas. Mas, para que fique ainda mais claro, o texto abaixo traz as respostas para as perguntas realizadas Um dos exemplos a no necessidade de as cooperativas incorporarem os empreendimentos, pois elas no desenvolvem nenhum tipo de relao comercial e lucrativa com as unidades, que so repassadas pelo preo de custo. Os cooperados so associados que investem seus recursos no grupo, que tem a finalidade social comum de obter a casa prpria. PREO DE CUSTO X PREO DE MERCADO O preo de mercado de um imvel aquele estabelecido pelas regras de compra e venda estabelecidas pelo sistema capitalista de demanda e oferta. Nesse tipo de sistema existe um investidor que aplica os recursos para a construo do empreendimento e que, com a venda das unidades, arrecada os lucros se o mesmo for bem sucedido, ou arca com os prejuzos no caso de insucesso. No cooperativismo, o sistema utilizado o preo de custo. No existe um investidor que aplica os recursos para obter lucro com a venda das unidades. Os prprios cooperados so os investidores que arcam com os custos do empreendimento e se beneficiam do sistema. Considerados os custos de financiamento e somados os lucros da incorporadora/construtora, os imveis construdos por uma cooperativa habitacional costumam ser mais em conta para o beneficirio final. Mas, no se deve comparar o preo de mercado com o preo de custo porque um sofre oscilao de acordo com as regras de oferta e de demanda e outro conforme variao dos custos de construo. Ao aderir ao sistema, o cooperado assina um Termo de Adeso que informa que o custo estimado e pode sofrer alteraes. PRAZO DE CONSTRUO A construo pelo sistema cooperativista segue o princpio de que os dispndios nunca devem ser maiores do que os ingressos de recursos. Por isso, as obras so realizadas de acordo com o fluxo de caixa. Se existem recursos elas so realizadas, se no existem elas tm que esperar recompor o fluxo de caixa. Apesar de haver um planejamento de execuo de acordo com a entrada dos recursos, se h atraso nos pagamentos de parcelas, ou se a adeso de cooperados ao grupo lenta, o planejamento pode ser alterado, independentemente da vontade da gesto da cooperativa. O alongamento do prazo de construo, que no depende da vontade da gesto da cooperativa, tambm faz oscilar para mais o valor de custo estimado na formao
36 caSa VERDE

COOPERATIVISMO A Bancoop uma cooperativa habitacional e no uma incorporadora, nem uma construtora. No cooperativismo, as decises so coletivas. Por isso, apesar de ter profissionais capacitados que gerem a cooperativa e administram as seccionais, a participao dos cooperados fundamental. Somente por meio dela possvel haver o Ato Cooperativo. Ela tambm amplia a transparncia das aes, os mecanismos de fiscalizao e a comunicao com o conjunto dos cooperados, por isso a Bancoop tem incentivado a criao dos Conselhos Fiscais e de Obras. Como cooperativa, a Bancoop segue as regulamentaes da Lei do Cooperativismo (Lei 5.764/71), que traz diversas especificidades desse sistema de construo.
Bancoop

da seccional. Isso porque existem custos fixos que, mesmo se as obras pararem, no deixam de existir. quanto maior esse prazo, mais elevado o custo. por isso que se utilizam os mais variados mecanismos como forma de agilizar as construes e reduzir esses custos que aumentam proporcionalmente com o prazo de entrega. E foi por isso, que, para os empreendimentos em construo, sugeriu-se a antecipao de recebveis e o emprstimo solidrio. Apesar de haver a necessidade de se arcar com o custo do capital, h a reduo do custo que seria gerado em decorrncia do maior prazo de entrega. PROPOSTA DE CONTINUIDADE DAS OBRAS Muitos cooperados de empreendimentos em construo perguntaram o que aconteceria se a proposta, que prev o reforo de caixa e a antecipao de recebveis, no fosse aceita. A resposta muito simples: a obra continua sendo executada de acordo com o fluxo de caixa (ingressos = dispndios). No entanto, como os custos fixos passam a onerar o empreendimento por muito mais tempo, alm de os cooperados terem que aguardar suas unidades por um prazo ainda maior, em alguns os valores a serem arcados podem ser ainda mais elevados do que se fossem pagos os custos pela antecipao dos recebveis e gera um novo rateio ao final. RATEIO X REFORO DE CAIXA E muitas das perguntas havia uma confuso entre rateio e reforo de caixa. O rateio acontece no encerramento contbil do empreendimento, quando no h mais incidncia de dispndios, e os valores de ingressos foram menores do que os custos apurados. O rateio a diviso de acordo com a frao ideal da unidade entre os cooperados. Em alguns casos, e que faltavam poucas etapas a serem realizadas, a Bancoop realizou o clculo dos dispndios restantes e considerados os custos no rateio. O reforo de caixa uma forma de aumentar o fluxo de caixa da seccional para que a mesma seja construda mais rapidamente e haja a reduo do custo fixo. Esse mecanismo foi utilizado depois de terem sido realizados estudos que apontavam que os recursos a serem arrecadados no seriam suficientes para cobrir todos os custos do empreendimento. quando os valores de reforo de caixa foram estipulados, o oramento previu recursos para a concluso da seccional. Mas, apesar de haver essa antecipao, como, nesses casos, havia muitas etapas de construo a serem realizadas e muitas premissas a serem cumpridas, tanto pelos cooperados quanto pela Bancoop, pode haver diferenas no momento do encerramento contbil. REGRAS DE COBRANA Todas as regras de cobrana de valores dos cooperados esto previstas no Termo de Adeso e Compromisso de Participao e no Regimento Interno da Bancoop e a cooperativa tem tomado todas as medidas cabveis e legais para que seus cooperados no sejam prejudicados. Tais medidas vo desde as cartas
Bancoop 37

de cobrana, passando pela eliminao de cooperados, aes judiciais, de reintegrao de posse e at mesmo o bloqueio e confisco de bens, de acordo com cada caso especfico. RESTITUIO DE RECURSOS A mesma forma que cumpre todas regras previstas no Termo de Adeso e Compromisso de Participao e no Regimento Interno, a Bancoop tambm cumpre aquelas que estipulam as formas de devoluo de haveres dos cooperados que solicitaram a demisso (desistiram), foram excludos, ou eliminados do quadro de associados da cooperativa. Alm de estabelecer prazos para incio e trmino dessas restituies, as regras preveem a devoluo no caso da existncia de recursos do caixa do empreendimento. Se no h recursos a devoluo se d somente quando eles existirem. Mas, no Acordo Judicial estabelecido com o Ministrio Pblico do Estado de So Paulo, foram estipuladas regras mais benficas aos cooperados das obras descontinuadas, que podem ser conferidas na ntegra do acordo. EMPRSTIMO SOLIDRIO O emprstimo solidrio refere-se a uma operao administrativo-financeira, realizada por uma antiga gesto da Bancoop, pela qual recursos disponveis de uma seccional eram utilizados em outra seccional, com a finalidade de agilizar as obras nas seccionais em construo. Geralmente, as obras ainda no haviam sido iniciadas nas seccionais que emprestaram os recursos, pois estava em fase de elaborao de projetos/aprovao nos rgos competentes, pagamento do terreno etc. A seccional que emprestou os recursos passou a ser credora das seccionais que tomaram os recursos. As tomadoras de recursos passaram a ser deficitrias e devem pagar os dficits referentes ao emprstimo solidrio corrigidos por uma taxa de 80% do valor do CDI no perodo em questo. Tais recursos sero creditados nas contas das seccionais em construo. Metade dos valores de ingressos das seccionais ainda em construo que tomaram os recursos emprestados ser destinada composio do fluxo de caixa para a continuidade das obras e a outra metade ao pagamento do emprstimo, at que o mesmo seja quitado. Na medida em que as seccionais tomadoras se negam a pagar os emprstimos, como esses recursos so provenientes de outras seccionais em construo, as tomadoras prejudicam o fluxo de caixa das credoras e atrapalham o cronograma de execuo. Por esse motivo, a Bancoop tem tomado todas as medidas cabveis, inclusive judiciais, para a recuperao desses recursos, tendo ocorrido penhora de bens de cooperados e reintegrao de posse de unidades e campanhas de negociao. Os resultados esto aparecendo, mas, como se trata de operaes que dependem do trmite judicial, que prev o direito de defesa e de contestao das partes envolvidas, a devoluo dos recursos acaba sendo mais demorada.
caSa VERDE

PERMUTAS Em alguns casos, a Bancoop utilizou o sistema de permuta para efetuar o pagamento dos terrenos onde foram construdos os empreendimentos. Tal mecanismo largamente utilizado pelo segmento imobilirio e trata-se de uma operao comercial estabelecida por meio de contrato. Ao invs de receber o valor do terreno no momento da transao, o proprietrio recebe em unidades no encerramento das obras. Isso permite que os cooperados paguem pelo valor do terreno no decorrer das obras e permite que o dinheiro seja aplicado diretamente nas etapas de execuo. Como a transao efetuada em nmero de unidades, no possvel reduzir a quantidade da dao em caso de os custos destas sofrerem oscilao. Tambm existem casos em que se efetuaram o pagamento de servios com a permuta de unidades. JUROS Os juros so cobrados sobre o capital e no so estabelecidos pela Bancoop. Os ndices variam de acordo com a instituio financeira. TAXAS Todas as taxas cobradas pela Bancoop esto estabelecidas em seu Termo de Adeso e Compromisso de Participao e/ou em seu Regimento Interno. Cada uma delas tem sua finalidade e geralmente seus nomes so auto-explicativos, como a taxa de administrao, que cobrada para manter a administrao da seccional. FGTS A utilizao dos recursos de Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS) permitida, mas devem obedecer as regras do Sistema Financeiro de Habitao estabelecidas pela Caixa Econmica Federal. No momento em que o cooperado faz a solicitao da liberao de recursos na CEF, esses so retirados de sua conta para que sejam reservados, mas a entrada na conta da Bancoop no imediata. A empresa conveniada com a Caixa que faz a intermediao da liberao dos recursos exige uma srie de documentos e libera o dinheiro na medida em que as obras so executadas. CONTA BANCRIA X CONTA CONTBIL Muitos cooperados apresentaram dvidas pelo fato de uma gesto anterior ter centralizado por um perodo as contas bancrias em uma conta Pool. Mas, o fato que em nenhum momento a contabilizao foi unificada. Todos os ingressos provenientes das parcelas pagas pelos cooperados e quaisquer outros eram creditados na conta contbil da seccional, assim como os dispndios referentes aos custos do empreendimento eram debitados nesta mesma conta contbil.
Bancoop 38

E, atualmente, alm de ser mantida a contabilizao separada, cada empreendimento em construo possui sua prpria conta bancria. PROCESSOS TRABALHISTAS Os cooperados perguntaram se verdadeira a informao de que existem centenas de processos trabalhistas contra a Bancoop. Toda instituio est sujeita a esse tipo de processo, mas o fato que as centenas processos mencionados so contrrios a empresas contratadas pela Bancoop. quando h ganho de causa da parte processante, ao buscar tais empresas para o pagamento dos valores das aes e no ter xito, a Bancoop citada como sendo corresponsvel pelos trabalhadores. Em todos os caso a Bancoop recorre da deciso e tem obtido xito e, quando no obtm, desconta os valores da reteno tcnica e busca mecanismos judiciais de recuperao dos valores. FIDC O Fundo de Investimento em Direitos Creditrios (FIDC) uma operao legal, administrado por uma corretora de valores e regulamentada pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM). Tal operao foi realizada em 2004 por uma antiga gesto da cooperativa. O total do fundo na negociao foi de aproximadamente R$ 43 milhes, mas desse volume, R$ 9 milhes foram integralizados pela Bancoop como cotas subordinadas. uma espcie de seguro para o pagamento. Na poca, a Bancoop tinha diversas obras em andamento e muitas outras j tinham sido concludas com recursos de outras obras. Os R$ 34 milhes foram utilizados para concluir alguns empreendimentos, inclusive documentalmente, e agilizar a construo de outros. CONSELHOS FISCAIS E DE OBRAS

Os Conselhos Fiscais e de Obras so formados por cooperados do prprio empreendimento, eleitos em Assemblia Seccional convocada para tal finalidade. Tm como principal objetivo a verificao dos relatrios e documentos do empreendimento, assim como o acompanhamento da execuo das obras. Para tanto, realizam reunies mensais com a cooperativa, recebem relatrios e cpias de documentos que lhes permite acompanhar o ingresso de recursos na conta individual do empreendimento, assim como em que os mesmo foram utilizados. Tambm realizam visitas ao canteiro de obras para constatar a real aplicao dos recursos na construo. Outra funo dos Conselhos a divulgao das informaes entre os demais cooperados da seccional e a convocao de visitas dos demais cooperados obra.
caSa VERDE

Por tudo isso, esses Conselhos se constituem em uma excelente ferramenta do cooperativismo habitacional realizado pela Bancoop. Contribuem para o aumento da transparncia, da fiscalizao e da participao dos cooperados no cotidiano da cooperativa.
AUDITORIA

Desde o ano fiscal de 2005, todas as contas da Bancoop so auditadas por empresa independente com grande reconhecimento no mercado e experincia no segmento imobilirio. Os pareceres emitidos pela auditoria so publicados juntamente com as informaes do balano social em

revistas publicadas e enviadas a cada um dos cooperados, com a finalidade especfica de tornar transparentes todas as informaes sobre a cooperativa. Inclusive, no Acordo Judicial estabelecido com o Ministrio Pblico do Estado de So Paulo, a Bancoop se compromete a promover sempre a auditoria de seus balanos e divulgar balano e pareceres em material especfico a ser enviado aos cooperados. Consciente de que as ressalvas so formas utilizadas pelos auditores para apontar onde existem procedimentos que ainda podem ser melhorados, a cada ano, a Bancoop trabalha sobre os pareceres dos auditores independentes para melhorar sua forma de contabilizao e controles, deixando as informaes mais claras e precisas.

Bancoop

39

caSa VERDE

S-ar putea să vă placă și