Sunteți pe pagina 1din 1
14 14 S„o„o Paulo, Paulo, 1818 aa 2424 dede marÁo marÁo dede 2011 2011
14
14
S„o„o Paulo,
Paulo, 1818 aa 2424 dede marÁo
marÁo dede 2011
2011

Camisinha: elas dizem n„o

Mais da metade das mulheres brasileiras n„o utilizam preser- vativos; entre os homens, o n˙- mero cai para 45%

Thiago Luis

Uma em cada duas mulheres brasi- leiras arma n„o utilizar preservativos ao iniciar um novo relacionamento, segundo levantamento do Ibope MÌdia, divulgado no inÌcio deste mÍs. De acordo com o ins- tituto de pesquisa, atualmente, 49% das mulheres se previnem, n˙mero que em 2002 era de 60%. Enquanto isso, entre os homens, o Ìndice foi de 55%.

FOTOS: DIVULGA« O
FOTOS: DIVULGA« O

Uso do preservativo reduz risco de gravidez e doenÁas sexualmente transmissÌveis

Falta de campanhas

Para o coordenador do ServiÁo de Pla- nejamento Familiar da Faculdade de Medi- cina da USP, doutor Nilson de Mello, o prin- cipal motivo para este resultado È a reduÁ„o no n˙mero de divulgaÁ„o e de campanhas de incentivo para a utilizaÁ„o da camisinha. ìUma mudanÁa de onze pontos percen- tuais durante um perÌodo curto como este

signica que houve um perÌodo de incentivo ao uso de preservativo e que foi interrompi- do ao longo dos anosî, declarou Mello. Como soluÁ„o, o doutor propıe uma intensicaÁ„o das atuais campanhas p˙- blicas, direcionadas, principalmente, aos jovens. ìTais campanhas devem ocorrer intensamente ao longo do ano e n„o ape- nas durante uma data especÌcaî, com- pletou Mello, se referindo ao Carnaval.

MÈtodos preventivos

Com a mesma opini„o, o doutor Clau- dio Eduardo Miola, especialista na ·rea de Infectologia e professor da Universidade Nove de Julho, ressaltou a import‚ncia de utilizar n„o apenas um mÈtodo preventivo contra gravidez, mas tambÈm a adoÁ„o de outros que combatam as doenÁas sexual- mente transmissÌveis.

ìAtualmente, a grande preocupaÁ„o È a gravidez. Por isso, elas optam por utilizar apenas o anticoncepcional ñ mas existem outros riscos. Quantos mais mÈtodos fo- rem utilizados, mais protegido o casal es- tar·î, declarou Miola.

DSTs

Outra quest„o importante, segundo Miola, È que hoje em dia as pessoas tÍm menos ëmedoí de contrair uma doenÁa sexualmente transmis- sÌvel (DST), devido aos novos tratamentos, como ocorre com a AIDS, por exemplo. Para a operadora de c‚- mera Geise Calvo, 20 anos, que deixou de usar preserva- tivo aos 2 meses de namoro, atualmente, os jovens n„o tem a mesma preocupaÁ„o com a AIDS, por exemplo, como na dÈcada de 80 e 90, e os tratamento inuenciam, sim, na hora H. ìAcho que minha geraÁ„o viu muito pouco das consequÍncias de relaÁıes sexuais n„o seguras. O maior Ìndice de morte por AIDS foi na dÈcada de 80, ent„o È aquela velha histÛria, as pessoas acham

que nunca vai acontecer com elasî, decla- rou a jovem. ì… preciso quebrar alguns tabus. Sexo tem de ser discutido sim e em todos os lu- gares, em casa, na escola, no trabalho, com pais e amigos. Acho que quando um adoles- cente tem liberdade para falar sobre sexo, È muito mais f·cil entender questıes importan- tes, como o uso da camisinha, por exemploî, naliza Geise.

Dados relevantes

14 14 S„o„o Paulo, Paulo, 1818 aa 2424 dede marÁo marÁo dede 2011 2011 Camisinha: elas

Para o estudo sobre os h·- bitos de sa˙de e de comporta- mento dos brasileiros, o Ibope MÌdia entrevistou homens e mulheres de regiıes metropo- litanas de S„o Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Re- cife, Fortaleza, BrasÌlia e nos interiores de S„o Paulo e das regiıes Sul e Sudeste com idade entre 12 e 64 anos, de agos- to de 2009 a julho de 2010. E durante o ˙ltimo Carnaval, segundo o ministro da Sa˙de, Alexandre Padilha, foram distribuÌdos mais de 84 milhıes de preserva- tivos, 26 milhıes superior ao ano anterior.

14 14 S„o„o Paulo, Paulo, 1818 aa 2424 dede marÁo marÁo dede 2011 2011 Camisinha: elas
14 14 S„o„o Paulo, Paulo, 1818 aa 2424 dede marÁo marÁo dede 2011 2011 Camisinha: elas

Diabetes e hipertens„o

A distribuiÁ„o gratuita de medicamentos contra diabetes e hipertens„o aumentou em 50% durante o mÍs de fevereiro deste ano, de acordo com o MinistÈrio da Sa˙de. Se- gundo o ministro Alexandre Padilha, apenas nos primeiros 15 dias de fevereiro, a quan- tidade de remÈdios entregues ‡ populaÁ„o foi igual ao distribuÌdo durante todo o mÍs de dezembro do ano passado. Atualmente, existem mais de 15 mil farm·cias vinculadas ao programa Aqui Tem Farm·cia Popular, ìbeneciando, aproximadamente, 900 mil hi- pertensos e diabÈticosî, disse Padilha.

Osteoporose feminina

As mulheres com mais de 50 anos tem mais chance de apresentarem osteopo- rose do que os homens, segundo estudo da OMS (OrganizaÁ„o Mundial da Sa˙de). De acordo com o levantamento, 25% das mulheres com a ëmeia-idadeí possuem a doenÁa, enquanto entre os homens esse Ìndice cai para 12,5%. A osteoporose afeta diretamente o volume e a qualidade Ûssea da pessoa, deixando o corpo com maior sensibilidade a fraturas, principalmente, em acidentes envolvendo vÈrtebras lom- bares, quadril e punho. Para a prevenÁ„o È recomendado exercÌcios fÌsicos regula- res e alimentos ricos em c·lcio e verduras.

CafeÌna faz bem

14 14 S„o„o Paulo, Paulo, 1818 aa 2424 dede marÁo marÁo dede 2011 2011 Camisinha: elas

As saborosas xÌcaras de cafÈ de todos os dias de manh„ podem, alÈm de trazer um Ûti- mo gosto ao paladar, ajudar a reduzir a chan- ce de derrame entre as mulheres, segundo uma pesquisa divulgada pela revista Stroke. De acordo com o estudo, as mulheres que ingerem pelo menos uma xÌcara de cafÈ por dia tÍm 25% menos chances de sofrerem com este dist˙rbio. Ao todo, foram entrevis- tadas cerca de 35 mil mulheres durante um perÌodo de dez anos. O resultado constatou que o cafÈ tem efeito antioxidante, ajudando em medidas de prevenÁ„o de doenÁas.

Medicamentos controlados

Os preÁos dos remÈdios controlados pelo go- verno federal devem aumentar entre 3,54% a 6,01% ainda neste mÍs de marÁo, segundo uma resoluÁ„o publicada no Di·rio Ocial da Uni„o (DOU). De acordo com a resoluÁ„o, aproximadamente, 20 mil medicamentos de- vem receber o reajuste, entre eles, antibiÛti- cos e remÈdios de uso contÌnuo. Os valores ainda n„o foram denidos ocialmente, mas ser„o mantidos tambÈm atÈ marÁo de 2012.