Sunteți pe pagina 1din 20

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

SUMRIO

Introduo................................................................................................................... 3 Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio. ................................ 4 O municpio de Volta Redonda. .................................................................................. 5 Instncias locais envolvidas nas questes ambientais. .............................................. 8 Poluio e participao: O caso dos leucopnicos. .................................................. 10 Conflitos e participaes........................................................................................... 13 Reao da populao. .............................................................................................. 16 Consideraes finais. ............................................................................................... 18

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

Por NEILOR S. AARO

Introduo.
O estudo em tela trata-se de uma resenha1 do texto Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio, encontrado em A ambientalizao dos conflitos sociais2, abordando de maneira contextualizada os conflitos sociais e reflexos advindos da poluio industrial, tendo como pano de fundo a cidade de Volta Redonda e sua relao com as atividades desenvolvidas pela CSN Companhia Siderrgica Nacional, sob anlise de um survey3 que fornece elementos interessantes para entendimento e interpretao de casos concretos. Podemos notar tambm timas consideraes sobre o controle e postura dos setores pblicos, bem como a participao da sociedade organizada durante o processo aqui abordado. Contudo, os reflexos observados desta poluio, no raras vezes, extrapolam quaisquer limites geogrficos pr-estabelecidos durante quaisquer modelos de licenciamento ou autorizao, presentes ou passadas, avanando por sobre muros e contenes, atacando ferozmente e de maneira degradativa as estruturas sociais, polticas, econmicas e culturais das cidades, que se tornam dependentes destas atividades ou destas empresas, como neste caso, fundada somente para servir este propsito e submisso, o que certamente, acarretar com o pagamento de um elevado custo pela no observncia dos limites e dos princpios ticos, morais e ambientais, j bastante conhecidos e amplamente discutidos pela nossa gerao.

Resenha apresentada pelo autor ao curso de Especializao em Direito, Impacto e Recuperao Ambiental. Disciplina: Impactos Ambientais, Prof Auxiliadora Maria Moura Santi. Em 20 de agosto de 2010.
2

Texto resenhado: In. A ambientalizao dos conflitos sociais / Jos Srgio Leite Lopes (coordenador) / Diana Antonaz, Rosane Prado, Glucia Silva (orgs.) / Beatriz Heredia... [et al.]. Rio de Janeiro: Relume Dumar: Ncleo de Antropologia da Poltica / UFRJ, 2004, p: 101 130. Maro, 2001.
3

Survey: pesquisa, levantamento; sondagem, estudo de pesquisa que formula perguntas a fim de receber informao sobre atitudes, motivos e opinies. Coleta de dados por amostragem; sondagem de opinio pblica.

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

1. Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.


Uma das maiores siderrgicas da Amrica Latina, a Usina Presidente Vargas, fundada em 9 de Abril de 1941, est localizada na cidade de Volta Redonda, ao sul do Estado do Rio de Janeiro, a 141 km da capital. Sua capacidade anual de produo est estimada em 5,8 milhes de toneladas de ao bruto. Empresa de capital aberto, com aes negociadas nas Bolsas de Valores de So Paulo (BOVESPA) e de Nova York (NYSE), a siderrgica da CSN possui uma rea total de 3,76 km2, sendo 2,12 km2 de rea construda e sem dvida um colosso em termos econmicos. No entanto, somente partir de 1984, com os elevados ndices de nuseas, vmitos, fraquezas e at cnceres, o que era considerado um efeito natural por diversas pessoas e autoridades, passo a ter um novo significado. Um grande nmero de pessoas foram contaminas por benzeno, um gs produzido a partir do processo de queima do coque, que era realizado na coqueria4 da empresa. Este mal-estar fora identificado como leucopenia5, uma doena freqentemente irreversvel e um grave problema de sade, que se constitua como o primeiro estgio do benzenismo, a intoxicao por benzeno que conduziria certamente a morte. Tal descoberta se deve ao esforo da nova diretoria sindical que tomara posse naquela poca, que, em se articulando com trabalhadores de outras empresas siderrgicas, puderam observar que os mesmos sintomas tambm haviam sido diagnosticados em trabalhadores de outras empresas, como na Cosipa6.
4

A coqueria so grandes estruturas que possuem grupos de fornos , que recebem uma mistura de carvo mineral e passam por um processo de destilao a seca, pois ocorre na ausncia de oxignio. O resultado deste processo denominado de coqueificao, a retirada da matria voltil (gs) do carvo, que aps a condensao resulta num subproduto, o alcatro, cuja destilao fracionada resultar em outros produtos aplicados na indstria qumica. Mas o principal objetivo desse processo o resduo slido que resulta ao final do processo, que o coque (carvo coque), um produto com alto teor de carbono (>que 85%), matria prima fundamental no processo de produo do ao.
5

Leucopenia: uma diminuio na quantidade de leuccitos circulantes no sangue. A principal funo dos leuccitos combater infeces, ento a diminuio da sua quantidade na leucopenia pode colocar a pessoa sob risco mais elevado de doenas infecciosas.
6

A COSIPA ou Companhia Siderrgica Paulista ou ainda Usina Jos Bonifcio de Andrade e Silva, localizase no municpio paulista de Cubato no litoral do Estado de So Paulo. Cubato enfrentou no passado a ameaa constante da poluio. Na dcada de 1980, foi considerada pela ONU como a cidade mais poluda do mundo.

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

Grife-se que a poca a empresa CSN se recusava a admitir qualquer possibilidade de contaminao pelo benzeno proveniente de suas instalaes, negando veementemente esta possibilidade. No bastasse, o rudo proveniente de suas instalaes ainda acometia vrios trabalhadores aos problemas de surdez, conforme assevera Cida Diogo7. Outras organizaes da sociedade civil, tambm comearam a se manifestar sobre a possibilidade destas contaminaes no estarem restritas somente aos muros e portes da empresa. Com a ampliao desta discusso, a empresa se viu forada a rever seus conceitos, tendo partir de ento, comeado a admitir a possibilidade de encaminhar os trabalhadores que eram diagnosticados com tais problemas, para a condio de acidente de trabalho.

2. O municpio de Volta Redonda.


Volta Redonda est situada na microrregio do Vale do Paraba no estado do Rio de Janeiro, e tambm conhecida como a "Cidade do Ao". A cidade limitada pelos municpios de Barra Mansa, de quem se emancipou (Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste), Barra do Pira (Nordeste), Pinheiral e Pira (Sudeste e Leste), e Rio Claro (Sul). Ocupa uma rea de 182,317 km, sendo destes, 54 km na regio urbana e 128 km na zona rural. A populao recenceada de 257.996 habitantes no ano de 2010, a confirma como a maior cidade da regio Sul Fluminense e a terceira maior no interior do estado do Rio de Janeiro. O fato de a cidade ter sido construda em funo da implantao desta indstria parece ser uma marca indelvel na identidade de Volta Redonda, uma cidade industrial com a herana de uma company town original8.

Cf. Leite Lopes et. Al.,2000

Em linhas gerais, podemos dizer que em pouco mais de uma dcada, Volta Redonda foi perdendo caractersticas de uma company town, submetida a uma nica empresa que detm a propriedade do solo e dos equipamentos coletivos, alm de um corpo armado de guardas para garantir a segurana de seu territrio, para se

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

A relao entre a cidade e a Usina Presidente Vargas ou CSN (Companhia Siderrgica Nacional) vai alm, pois a empresa considerada a me da cidade. Antes, na poca militar, quando foi considerada rea de segurana nacional e seus presidentes eram coronis do Exrcito, a empresa mantinha a polcia e distribua presentes de natal s crianas, dentre outras benesses. Hoje, pela dependncia de seus empregos, o respeito pela me se deve principalmente temncia das pessoas em serem demitidas. A relao se configurou de tal modo, que at mesmo os direitos dos trabalhadores e as obrigaes trabalhistas, quando cumpridos pela empresa, acabavam sendo percebidos como ddiva da empresa matriarca. Intensos movimentos de organizaes sindicais, polticas, sociais e da igreja catlica, marcaram o final da dcada de 80. Nesta poca o assassinato de trs trabalhadores pelo Exrcito, durante o movimento grevista de 1988, teve grande repercusso nacional e internacional, sendo este fato determinante para a vitria no pleito municipal do lder grevista e presidente do sindicato metalrgico, o ento Deputado Constituinte Juarez Antunes. No entanto, mesmo ganhando as eleies para prefeito, Juarez Antunes morreu estranhamente em um acidente de automvel, at hoje cercado de controvrsias. Ao que ficou registrado que, quando viajava para Braslia para devolver as chaves do seu apartamento funcional, 51 dias aps a sua posse na prefeitura, o veculo modelo Parati onde ele estava foi fechado bruscamente por um caminho, e, desgovernado, o veculo bateu numa rvore e Juarez Antunes faleceu. Assim ficou apurado pela percia da cidade mineira de Felixlndia, municpio onde ocorreu o acidente. Desde ento, mesmo com a privatizao e a eleio de um governo de esquerda, no h como negar que os sinais de autoritarismo da empresa persistem em Volta Redonda. O programa de sade dos trabalhadores proibido de fiscalizar

transformar numa cidade industrial e num centro urbano de importncia regional. Isto no significa, no entanto, que a Companhia Siderrgica Nacional no tenha deixado de ter um peso incomparvel na vida da comunidade; em muitos documentos da empresa, e mesmo na imprensa, os nomes da companhia e da cidade se confundem: fala-se indistintamente em Volta Redonda ou em Companhia Siderrgica Nacional, com se ambas fossem uma coisa s (Morel, 1989: 248-249) [Artigo Pgina 103 e 127]

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

a CSN, e no raras vezes at a Feema (Fundao Estadual de Engenharia do Meio Ambiente/RJ) encontra dificuldades, sendo por vezes impedida de exercer sua regular funo de rgo fiscalizador9. No bastasse, a CSN considerada por instituies ambientais (Feema, CREA e ONGs) como uma das maiores poluidoras do Estado do Rio de Janeiro. Acrescente-se a isto, que o risco de poluio acidental da fonte de abastecimento pblico de gua do Rio de Janeiro, continua a ser um problema importante a ser abordado10. Assim fica a indagao: At quando e em que se sustentar a passividade? Nesta equao entre Empresa (CSN) e Cidade (Volta Redonda), h que se considerar o fator preponderante da poluio, que certamente perceptvel nos ndices negativos de classificao da qualidade do meio ambiente na cidade. Vamos de ora em diante e paralelamente, anlise de um survey que trata do tema, para que melhor possamos nortear o assunto abordado. Em Volta Redonda a poluio aparece como motivo para querer mudar da cidade. Numa lista sobre o que pode estar acontecendo no seu bairro por causa de danos ao meio ambiente, 73% das pessoas apontam o aumento das doenas respiratrias. 65,2% dos entrevistados indicaram o aumento da poluio do ar como o dano ao meio ambiente que mais pode causar problemas de sade. Da lista de problemas que mais preocupa a populao de Volta Redonda, a doena da poluio s perde para o desemprego. Mesmo assim, ainda persiste a cultura do ruim com ela, pior sem ela, que pode ser identificada nos 34,3% que concordam totalmente, e nos 34,9% que concordam parcialmente, que as indstrias instaladas no municpio trouxeram mais benefcios que malefcios.
9

Por exemplo: em 21/05/1999 a Feema notifica a CSN por dificultar a ao fiscalizadora da Feema. No ano de 2000, a empresa se viu obrigada a ceder a uma srie de acordos com a Feema, o Ministrio Pblico e a Prefeitura, tendo para tanto, e s ento, contratado um gerente de meio ambiente, para praticar uma poltica mais aberta, pautada por um discurso ambientalista.
10

Os municpios do Rio de Janeiro, Nilpolis, So Joo de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguau, Mesquita e Duque de Caxias so abastecidos com a gua que retirada do rio Paraba do Sul, em Barra do Pira e vem atravs do rio Guandu at a ETA do Guand. No entanto em Barra do Pira suas guas j esto altamente contaminadas, pois em Itatiaia, Rezende e Volta Redonda, o rio Paraba do Sul recebe cargas txicas de vrias indstrias e principalmente das usinas siderrgicas.

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

3. Instncias locais envolvidas nas questes ambientais.


O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Condema, foi criado por fora de lei, no entanto sua estagnao parece ser consenso de todos, alm de sua falta de fora poltica e de reconhecimento pblico. Freqentemente, quando se aborda sobre o reconhecimento de entidades relacionadas com o meio ambiente, no se nota nenhuma referncia positiva ao Condema. Por sua vez o Conam - Conselho das Associaes de Moradores e a FAM Federao das Associaes de Moradores, duas entidades que congregam associaes de moradoras, parecem ser um importante canal de representao social. A participao destas associaes na mdia local, atravs de programas de rdio, panfletagem e entrevistas em jornais, ganha destaque e respaldo popular com a participao da comunidade, que se manifesta com bastante freqncia acerca de suas colocaes e demandas. Em relao a entidades ecolgicas na cidade, mais destaque d-se Associao Ecolgica de Volta Redonda e Associao dos Defensores da Mata da Cicuta. A primeira se v em funo de sua presidenta Maria Nilza, que concentra seus trabalhos e interesses focados na educao ambiental strictu sensu, evitando falar sobre o tema CSN. Afinal a empresa apia quase a totalidade de suas atividades que, at com certa regularidade, so realizadas no prprio auditrio da empresa desde 1990. J a segunda, tem seu objetivo explcito no prprio nome, a preservao da Mata da Cicuta11. Esta mata um fragmento remanescente de Mata Atlntica situada dentro de Volta Redonda, sendo reconhecida como uma das poucas florestas tropicais urbanas do pas. Esta associao tambm desenvolve projetos de educao ambiental no entorno da Mata em parceria com a empresa CSN. Assim, percebendo o trnsito destas associaes em entidades pblicas locais e na prpria CSN, 28,8% da populao identifica que procurar organizaes
11

A Mata da Cicuta havia sido declarada como ARIE rea de Relevante Interesse Ecolgico por um Decreto Presidencial de 1985, devendo neste sentido ser fiscalizada pelo IBAMA. Neste sentido ficara sob responsabilidade da CSN enquanto proprietria e da Prefeitura de Volta Redonda, enquanto autoridade local. Mas na verdade encontrava-se em completo abandono at a criao da Associao em 1996.

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

ou associaes de defesa do meio ambiente, a melhor alternativa para que um cidado consiga resultados para soluo de um problema ambiental. Enquanto isto, outros 25,1% acreditam que a melhor maneira para se conseguir resultados para soluo de um problema ambiental mobilizar a populao do bairro, j outros 20,1%, confiam que procurar o rgo pblico responsvel possa ser a melhor alternativa. Assim, quando a questo da qualidade de vida teve sua discusso ampliada, passando a ocupar diversos espaos, militantes e sindicalistas resolveram contribuir para a construo de uma nova frente no campo poltico partidrio, fortalecendo o Partido Verde de Volta Redonda, que de fato, passou a ser um dos mais atuantes nesta brava luta travada no Estado do Rio de Janeiro. Ainda em termos locais, o municpio possui a Coordenadoria de Meio Ambiente - Coordema, que a Prefeitura insiste em conferir o status de secretaria, que no entanto no , e mesmo formando um convnio com a Feema, na qual existe a repartio de responsabilidades e apoio mtuo, o que se percebe que no ouve nenhum avano considervel, pois o Coordema no consegue os resultados prticos nem tampouco consegue fazer frente aos desafios ambientais enfrentados no municpio. Tudo isto demonstra a no rara fraqueza poltica e a notria submisso inerente ao poder pblico local, principalmente das cidades que dependem de uma nica atividade econmica, que em detrimento de se constituir e implementar uma moderna poltica pblica ambiental, fundada na qualidade de vida da presente e das futuras geraes, que implicar sobretudo em uma mudana de atitudes e necessariamente uma reviso de conceitos, passa a revelar extremamente covarde e sem o mnimo de compromisso com o interesse pblico e coletivo. E, por trata-se de uma ao a ser desenvolvida por pessoas de capacidade, coragem, e independncia, qualidades estas cada vez mais raras em homens pblicos e polticos profissionais, na maioria das vezes o fracasso da administrao pblica torna-se inevitvel. - Comentrio nosso. As autoridades municipais, no raras vezes, constituem um rgo ambiental com status de secretaria, sem, contudo, lhes conferir autonomia e

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

10

instrumentalizao, para que com isto possam manter sob sua batuta, o controle das decises. Isto uma atitude que prova o despreparo e o desconhecimento de uma moderna e eficiente administrao pblica, sobretudo no mbito ambiental, que no mundo todo, segue outro caminho diverso deste. Tal artifcio, to simulado quanto seus idealizadores, causa na populao a falsa sensao de estarem protegidos em relao aos problemas ambientais. Tal sensao em Volta Redonda faz com que 30% da populao acredite que a prefeitura a responsvel pela resoluo dos problemas ambientais nos bairros, e 14,9% coloca a prefeitura como a responsvel para resolver os problemas de meio ambiente. Outro dado importante a temerosidade da maioria da populao em enfrentar os problemas ambientais originados nas empresas. Tal entendimento se reforou, quando foi verificado que 90,0% das denncias e reclamaes sobre problemas ambientais, provinham de indivduos que requeriam o anonimato. Isto sem dvida deve-se ao temor a qualquer tipo de retaliao.

4. Poluio e participao: O caso dos leucopnicos.


A leucopenia, adquirida por exposio ao benzeno, frequentemente irreversvel e constitui o primeiro caso do benzenismo, podendo evoluir em um prximo estgio para a leucemia e conseqentemente morte. Conhecedores dos casos de cncer e morte precoce de colegas, os trabalhadores da siderrgica precisaram aprender com a experincia paulista, para tomar conscincia de que estavam sendo afetados pelo mesmo mal, que era provenientemente originado na coqueria da CSN. Segundo um trabalhador aposentado por invalidez. ...se tem coqueria tem gs benzeno, xilol, tolueno, BTx. impossvel zerar o benzeno12. O depoimento deste mesmo trabalhador destaca o processo de construo social da doena, que passou a ser considerada como um perigo real somente

12

Pgina 113

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

11

quando os trabalhadores tomam conscincia de sua existncia e passaram a associ-la com os gases da coqueria. Fato importante se deu em 1984, com a criao da Comisso dos Leucopnicos dentro do sindicato dos metalrgicos, vindo a se tornar uma Associao no ano de 1994, em virtude de divergncias com a nova direo sindical, que em postura de parceira da empresa, tudo fazia para acobertar a realidade e negar a doena. Este fato foi motivado pelo interesse econmico de alguns sindicalistas, que, aps o processo de privatizao, se tornaram acionistas da empresa, passando a se interessar, portanto, em apoiar tudo o que acreditavam poder produzir lucro e a negar que pudesse atrapalhar os negcios da empresa, numa clara demonstrao de prevalncia do poder econmico em detrimento da sade e qualidade de vida coletiva. A omisso da prefeitura tambm era explcita. A equipe de pesquisa (survey) que acompanhou a reunio entre representantes da FAM13 e da Secretaria da Sade Municipal verificou que no se falou em leucopenia. Os assuntos tratados foram somente dos Postos de Sade e da perspectiva de se passar o Hospital da CSN para a prefeitura. Que se constatou que tudo que estava sendo abordado parecia j estar sendo tratado entre prefeitura e empresa, em situao bem mais avanada que a discutida naquele momento. Nesta poca, a CSN estava em processo de privatizao e reestruturao, e, neste contexto, a ameaa de desemprego, conforme visto em outros casos, tornarse-ia uma chave explicativa da conspirao do silncio em torno de certos temas14. No entanto, o survey15 realizado confirma que 75,5% dos entrevistados consideram absolutamente ou provavelmente errado, que o benzeno emitido pelas indstrias siderrgicas s contaminem as pessoas que trabalhas nestas indstrias. E ainda, 82,5% consideram errado o entendimento de que a leucopenia uma doena ligada a raa do indivduo.
13

Federao das Associaes de Moradores (de Volta Redonda) Pgina 114

14

15

Survey: pesquisa, levantamento; sondagem, estudo de pesquisa que formula perguntas a fim de receber informao sobre atitudes, motivos e opinies. Coleta de dados por amostragem; sondagem de opinio pblica.

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

12

Um dos fundadores da Associao de Leucopnicos, com 40 anos poca da pesquisa e vinte anos dedicados ao trabalho na CSN, aposentado por invalidez, conta em sua experincia: na poca que eu trabalhava na coqueria. E a gente no sabia de nada. (...) No nos era passado que era um produto cancergeno. Era tambm usado nos carros internos da CSN [para misturar na gasolina do veculo destaque nosso]. S nos carros internos. No sabamos por que era usado s nos carros internos. S sabamos que as pessoas se aposentavam e morriam. S sabamos que de vez em quando adoecia um, de cncer. Entendeu? S sabamos... ... No sabamos. 16 Somente em 1987, aps esforos de toda ordem e inmeras manifestaes pblicas frente da empresa e do Ministrio do Trabalho no Rio de Janeiro, a ento superintendncia do INAMPS17, reconheceu a leucopenia provocada pela exposio ao benzeno, como uma doena do trabalho. Em decorrncia de tal reconhecimento pela portaria editada pelo Instituto, a CSN se viu obrigada a readmitir demitidos e a afastar trabalhadores leucopnicos por acidente de trabalho18. Ainda no final dos anos 80, detecta-se ainda que a leucopenia no se restringiu somente aos muros da empresa, transpondo esta barreira, atingiu tambm moradores no operrios da empresa, vizinhos e cidado que jamais estiveram no interior da siderrgica. Hoje reconhecido que a leucopenia/benzenismo proveniente de poluio industrial.

16

Pgina 114

17

O INAMPS foi criado pelo regime militar em 1974 pelo desmembramento do Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS), que hoje o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); era uma autarquia filiada ao Ministrio da Previdncia e Assistncia Social (hoje Ministrio da Previdncia Social), e tinha a finalidade de prestar atendimento mdico aos que contribuam com a previdncia social, ou seja, aos empregados de carteira assinada. O INAMPS dispunha de estabelecimentos prprios, mas a maior parte do atendimento era realizado pela iniciativa privada; os convnios estabeleciam a remunerao por procedimento. O INAMPS s foi extinto em 27 de julho de 1993 pela Lei n 8.689
18

Pgina 115

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

13

Portanto, necessrio que rgos relacionados ao meio ambiente, especialmente do trabalho, passem a exercer funo de destaque em relao a estas causas, que no devem ficar restritas a rgos de sade do trabalhador, mas, sobretudo, a rgos ambientais e seus devidos aparelhamento (tcnico, cientfico, humano e legal). neste contexto que se comea a construir uma questo ambiental em Volta Redonda.

5. Conflitos e participaes.
O conflito foi longo e intenso, e teve seu incio com a ao civil pblica de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, patrocinada pela AMDA, Associao Macaense de Defesa Ambiental, subscrita pelo advogado Francisco Jos Marques Sampaio. A ONG Os Defensores da Terra, entrariam em um segundo momento, durante sua tramitao. H que se destacar que o desencadeamento do conflito se d por uma ONG de outro municpio, Maca, mas tal procedimento amparado pela legislao ambiental, que lhe d, com bases em interesses difusos da coletividade, o devido amparo para pleitear a tutela jurdica, em face de uma fonte poluidora que se localiza em outro local. Esta ao tinha como fundamento, que o direito da vida um valor acima de quaisquer consideraes, e requeria que a CSN fosse condenada ao pagamento de uma indenizao que deveria corresponder proporcionalmente sua contribuio na poluio do rio Paraba do Sul, e ao custo integral da reparao ecolgica de sua bacia, de modo que esta pudesse readquirir, qualitativamente e quantitativamente, os atributos naturais anteriores ao processo de poluio. Nos custos pleiteados, deveriam ainda incidir as despesas de monitoramento dos prximos 10 anos.

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

14

Nesta ocasio a CSN reconhecia ser a maior poluidora do rio Paraba do Sul, mas se esquivava de sua responsabilidade, se justificando sempre ao final que a poluio se devia grande produo que proporcionava muitos empregos19. O acmulo de prticas institucionais de controle ambiental que vinham surgindo desde os anos 70, refletia no crescimento dos movimentos populares organizados em prol das atividades pela defesa e melhoria da qualidade de vida, que ao final dos anos 80, incio dos anos 90, passaram a ser conhecidos como ONGs. Neste nterim, esta evoluo do pensamento ambiental vem pressionando para a viabilizao desta nova vertente, que se deu com a produo legislativa, no somente em defesa do meio ambiente natural, mas de todos os interesses coletivos, hoje, abrangendo tambm os ambientes artificial, cultural, virtual e do trabalho. Um documento do Partido Verde do Rio de Janeiro, de 1991, menciona a existncia de um Termo de Compromisso de 16/11/89, subscrito pela CSN e Governo do Estado, onde a empresa se compromete a adotar 54 aes de controle da poluio. At a tudo bem, se a empresa no fosse estatal naquela poca, se tais aes prescrevessem prazos definidos para serem realizadas, e se suas realizaes no dependessem da liberao de verbas federais. Um paradoxo na configurao dos atores: Um Estado federal que polui, o mesmo Estado federal que deve liberar verbas, e uma esfera estadual que pratica um discurso de aes ambientalistas, mas sem poder coercitivo diante do poder federal20. J em vias de sair de mos estatais, durante o processo de privatizao, as instituies pblicas (estaduais e municipais) se movimentam no sentido de garantirem no leilo, o recebimento de passivos provenientes de multas, aes e compensaes scio-ambientais, no pagos ou em discusso junto a empresa. Depois de terminado o processo de privatizao a empresa ensaiou protelar acordos, investimentos e compensaes ambientais previstos no edital, no entanto poderia ficar pendente em relao s certificaes de qualidade internacional como

19

Pgina 117 Pgina 118

20

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

15

o ISO 9.000 e os selos verdes. Em alguns casos, principalmente aes na justia, foram necessrios fazer acordos e transaes, para regularizar a situaes pendentes e no prolongar o debate. Dentre estes acordos, o proveniente da ao civil pblica proposta pelo municpio de Volta Redonda, durante o processo de privatizao, reduzira estranhamente, o montante da compensao ambiental de US$58 milhes para US$16 milhes. Ainda neste termo, a CSN propunha a realizao de obras diretamente por ela, e no mais pela prefeitura, alm claro, da obrigao da prefeitura em retirar a ao do trmite judicirio. A empresa ainda colocou uma clusula adicional, para que o municpio incentivasse outros autores de aes contra a empresa, a fazerem o mesmo tipo de acordo. No entanto, com forte reao contrria do Ministrio Pblico e das ONGs, a transao acabou sendo invalidada, e a ao proposta pelo municpio prosseguiu, at que em 1997 a empresa perdeu seu recurso em 2 instncia. Tentando negociar outro acordo sem sucesso, a empresa acaba por liberar algumas obras na cidade e recursos para a floresta da Cicuta. Entre 1997 e 1998, enquanto prossegue a tenso das foras pr e contra acordo, algumas entidades como a Comisso de Meio Ambiente da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, resolvem fazer alguns levantamentos para forar um acordo mais satisfatrio aos interesses ambientais: Em um levantamento feito no rio Paraba do Sul, por exemplo, percebeu-se que seu teor de benzopireno estava 400 vezes acima do limite permitido para emisso. No entanto, quando foi solicitado Feema informaes a respeito dos relatrios de monitoramento feitos pelo prprio rgo de controle, para compar-los com os obtidos pela Comisso da ALERJ, a Feema no prestou informaes fidedignas. Ento, com a forte presso sobre a Feema e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, agravadas pelas denncias divulgadas na imprensa carioca, no segundo semestre de 1988 acontece ento a substituio do secretario estadual de meio ambiente, e adota-se uma postura menos condescendente e mais severa em relao s atitudes da CSN. O BNDS, tambm constatando o no cumprimento da CSN em investimentos antipoluentes prometidos, susta parcela de seu emprstimo, ao tempo em que o

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

16

novo secretrio de meio ambiente presta informaes ALERJ, afirmando dentre outros, o descontrole da CSN com relao poluio e ao meio ambiente, tanto do ar quanto da bacia do rio Paraba do Sul21, alm de anexar cpias de 316 intimaes e autos de constatao, emitidos contra a empresa somente entre 1997 e 1998. Com a presso, o Conselho Estadual de Meio Ambiente decide que a CSN deve se submeter a uma auditoria ambiental a ser realizada pela COPPE-UFRJ22, e ainda se v obrigada a depositar no ano de 2000, o valor referente a US$ 80 milhes em performance-bonds23, a ttulo de fiana em favor da Feema. A empresa, diante da situao e com objetivo de mudana na postura ambiental da empresa, por sua iniciativa, prope a assinatura de um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta com a Secretaria de Meio Ambiente/RJ, que previa 130 obras referentes a preveno de poluio. Alm deste, a CSN ainda assinou outro termo compromisso, objetivando saldar e receber a quitao plena de todas as multas ambientais antigas, que no haviam sido pagas at ento. Calculados os valores, Feema, Secretaria de Meio Ambiente e Prefeitura de Volta Redonda, definiram em conjunto com a CSN os investimentos prioritrios que seriam realizados, todos voltados para o saneamento ambiental da cidade.

6. Reao da populao.
Ningum esperava o crescimento que teve Volta Redonda, sobretudo do lado de l, da margem esquerda rio Paraba do sul, onde fica o Retiro, que alm da falta de infra-estrutura o local mais afetado pela poluio das empresas, isto, determinado pela predominncia dos ventos.
21

Pgina 121

22

COPPE, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Ps-graduao e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fonte: http://www.coppe.ufrj.br/ensino/cpgp.html
23

Performance bond uma espcie de seguro-garantia de origem norte americana, utilizada no Direito Administrativo brasileiro como forma de assegurar a plena execuo do contrato. (Previso legal: Lei 8.666/93 Art. 56. 1, II)

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

17

Existe outro conflito que se estabelece: Quem chegou primeiro? A cidade ou a indstria. Isto, porque os padres de controle e monitoramento de poluio so diferentes para uma rea residencial e uma rea industrial. A Empresa acredita que no deve nada a populao, pois esta quem est no local errado. Este raciocnio no raro, e embala opinies de que no se pode tratar Volta Redonda como se fosse uma rea residencial24. A populao por sua vez no reagiu como reage normalmente em outros momentos e movimentos sociais. Um tanto desconfiada, transmitiu um sentimento de incapacidade de mobilizao. As prprias autoridades reconheceram que a populao se manifesta esporadicamente, em face de um evento especfico, e que a cidade se mobiliza e se organiza por questes sociais, mas no por questes ambientais25. Nesta mesma linha, a tcnica ambiental nos permite pactuar da expresso de que a populao no tem noo do ndice de poluio industrial a que esto submetidas26. Contudo, mesmo tomando cincia do perigo a que se expe, a maioria somente passa a reclamar, se tal posio for recebida anonimamente, caso contrrio, preferem se contentar com o silncio e acomodao. Este atributo se justificado em Volta Redonda, como reflexos da histrica represso militar que a cidade vivenciara, no entanto, no caso raro em outros municpios brasileiros, que no tiveram fortes influncias militares. Se na viso da maioria dos tcnicos e lderes, h o entendimento de que a populao de Volta Redonda no atenta poluio, e no reconhece CSN como sua fonte, os dados do survey apontam em outra direo. Dos que dizem ter tido doenas causadas por poluio, a do ar citada por 41,9%, e a industrial por 38,4%, sendo que 64,5% mencionam doenas no aparelho respiratrio.

24 25 26

Pgina 125 Pgina 125 Pgina 125

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

18

Dos que se referem s doenas na famlia, a poluio do ar citada como causa por 44,2% e a poluio industrial citada como causa por 32,1%, sendo que 68,8% mencionam doenas no aparelho respiratrio.

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

19

7. Consideraes finais. O texto trata de assuntos importantes, que, apesar de em sua maioria, se dar das dcadas de 80 e 90, ainda so praticados da mesma maneira, mas de roupagem diferenciada, claro, tanto pelos agentes pblicos quanto pelos empresrios inescrupulosos. Nesta vereda, o cidado passeia como coadjuvante, ora perplexo, ora nem tanto. Na verdade trata-se da batalha diria de uma guerra eterna que se relaciona diretamente com a questo de escolha, no pelo poder do livre arbtrio ou do convencimento, mas por questo de circunstncias. Aqui pode-se verificar a necessidade de reviso de conceitos e de disseminao do conhecimento e da espiritualidade, pois somente os bons faro a diferena necessria. Em alguns momentos, podem-se perceber apegos pontuais em relao s questes ambientais e a qualidade de vida, como que bravos soldados, isolados. Em outros, um sentimento de incapacidade, desinteresse e falta de mobilizao, se comparado a outros interesses ou movimentos sociais, como os promovidos para ocupao de terras e de casas, ou os grevistas, por melhores salrios. Um sentimento pequeno e perigoso, onde tudo vale mais que a prpria vida, e talvez no saibamos o quanto a vida vale. Contudo, um grande desafio entendermos e nos fazermos entender que neste contexto no h lados. Estamos todos de um mesmo lado e devemos lutar para que a verdade prevalea e na dvida a precauo, a fim de que possamos manter as esperanas acesas na humanidade e em nosso futuro comum, e, felizmente, a esperana a energia que move o mundo e ela capaz de se renovar, para que possamos enfrentar mais um dia, e acima de tudo, estarmos vivos para tentarmos entender o que se passa, para que possamos fazer partir deste, sempre, um mundo melhor.

(Resenha) Volta Redonda: o percurso entre as chamins e a curva do rio.

20

Nota sobre o autor:


Neilor S. Aaro ambientalista, presidente do Partido Verde de Congonhas, Bacharel em Direito, Ps-Graduado em Direito Impacto e Recuperao Ambiental, cursou como aluno especial da disciplina isolada de Tpicos Especiais em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PEA 521) pelo Mestrado em Engenharia Ambiental da UFOP, Doutorando em Cincias Jurdicas Sociais, com rea de concentrao em Direito das Futuras Geraes. Contato: neiloraarao@hotmail.com www.facebook.com/NeilorAarao

A humanidade no se divide em heris e tiranos. As suas paixes, boas e ms, foram-lhe dadas pela sociedade, no pela natureza.
Charles Chaplin

S-ar putea să vă placă și