Sunteți pe pagina 1din 31

Cultura Organizacional: Mapeando o Terreno

Referncia: MARTIN, Joanne. Organizational Culture: Mapping the terrain. 1st, London: Sage, 2002. Cap 3, 4 e 5.

O que cultura? O que no cultura?


Para analisar porque membros comportam-se do modo que o fazem, ns normalmente olhamos para os valores que governam o comportamento, que o segundo nvel... Mas como os valores so difceis de serem observados diretamente, normalmente necessrio inferi-los ao entrevistar membros chave da organizao ou contentar-se em analisar artefatos, como documentos e organogramas. No entanto, ao identificar tais valores, ns normalmente notamos que eles representam precisamente apenas os valores manifestos ou expostos de uma cultura. Isto , eles se focam em o que as pessoas dizem como a razo para o seu comportamento, o que elas gostariam idealisticamente que estas razes fossem e o que normalmente a racionalizao para seu comportamento. No entanto, as razes implcitas para seu comportamento permanecem escondidas ou inconscientes. Para realmente entender uma cultura e para ter certeza mais completamente dos valores do grupo e do comportamento demonstrado, imperativo lidar com as premissas implcitas, que so tipicamente inconscientes mas que na realidade determinam como os membros do grupo percebem, pensam e sentem (Schein, 1985, p.3)

Acerca da Definio de Schein (1985)


A cultura ligada ao comportamento dos membros de um grupo social; Ao associar a cultura valores constri-se uma fundao terica para anlises quantitativas; H uma clara separao entre valores manifestos e implcitos; Existe a ligao do implcito ao que as pessoas percebem, pensam e sentem.

O que cultura? O que no cultura?


Em uma situao particular o conjunto de sentidos que evolui d a um grupo seu prprio ethos, ou carter distintivo que expresso em padres de crenas (ideologia), atividade (normas e rituais), linguagem e outras formas simblicas atravs das quais os membros das organizaes tanto criam quanto mantm sua viso do mundo e a imagem de si no mundo. O desenvolvido de uma viso de mundo com seu entendimento compartilhado de identidade de grupo, propsito e direo so produtos de uma histria nica, interaes pessoais e circunstncias ambientais do grupo (Smircich, 1983a, p. 56).

Acerca da Definio de Smircich (1983)


Atravs de sua experincia com o ambiente o grupo social define seus padres de crenas (ideologias), atividades (normas e rituais), linguagem e outras formas simblicas; Atravs destes elementos os membros do grupo social tanto criam quanto mantm sua autoimagem; Este processo resultado da histria do grupo social, suas interaes e fatores ambientais que os afetam.

O que cultura? O que no cultura?


Cultura no necessariamente implica em uma uniformidade de valores. Na verdade muitos valores diferentes podem ser apresentados por pessoas na mesma cultura. Em tal instncia, o que mantm unidos os membros de uma organizao? Eu sugiro que ns olhemos pra a existncia de um quadro comum de referncia ou um reconhecimento compartilhado de questes relevantes. Pode no haver concordncia sobre se estas questes seriam relevantes ou se so valorizadas positivamente ou negativamente... Elas podem ordenarse diferentemente com respeito a esta questo, mas positiva ou negativamente, elas so todas orientadas a ela (Feldman, 1991, p. 154).

Acerca da Definio de Feldman (1991)


No h necessariamente uma uniformidade de valores na cultura; Valores diferentes podem ser apresentados por diferentes pessoas; Deve-se olhar para um quadro comum de referncias ou questes relevantes; Pode no haver concordncia ou ordenamento igual das diferentes referncias ou questes da parte dos membros do grupo social.

O que cultura? O que no cultura?


Membros no concordam acerca de fronteiras claras, no podem identificar solues compartilhadas e no reconciliam crenas contraditrias e mltiplas identidades. No entanto, estes membros mantm que pertencem a uma cultura. Eles dividem uma orientao comum e um propsito superior, enfrentam problemas similares e tem experincias comparveis. No entanto, estas orientaes partilhadas e propsitos acomodam diferentes crenas e tecnologias incomensurveis, estes problemas implicam em diferentes solues e estas experincias tm mltiplos significados... Logo, para ao menos algumas culturas, para desconsiderar as ambigidades em favor estritamente do que claro e compartilhado excluir alguns dos aspectos mais centrais da experincia cultural dos membros e ignorar a essncia de sua comunidade cultural (Meyerson, 1991a, p. 131-132).

Acerca da Definio de Meyerson (1991)


Membros no concordam, no compartilham solues, no reconciliam crenas e possuem identidades mltiplas. No entanto dividem uma orientao comum, propsito superior, propsitos similares e experincias similares; No entanto acomodam diferentes crenas e tecnologias incomensurveis; Desconsiderar as ambigidades ignorar a essncia de sua comunidade cultural.

Definio de Martin
Quando organizaes so examinadas de um ponto de vista cultural, a ateno direcionada a aspectos da vida organizacional que historicamente tem sido normalmente ignorados ou pouco estudados, como histrias que as pessoas contam aos novatos para explicar como as coisas so feitas por aqui, as formas com as quais os escritrios so organizados e itens pessoais so ou no so exibidos, as piadas que as pessoas contam, a atmosfera de trabalho (silenciosa e luxuosa ou barulhenta e suja), as relaes entre as pessoas (afetivas em algumas reas do escritrio e claramente nervosas e talvez competitivas em outros lugares) e assim por diante.

Abordagens Ideogrficas e Materialistas


Definies ideogrficas da cultura enfatizam interpretaes subjetivas, onde aspectos materiais da cultura podem ser descritos em termos objetivistas, ou seu sentido pode ser interpretado subjetivamente. Manifestaes materialistas incluem as condies materiais do trabalho (ex., o caro tapete de um escritrio executivo e o barulho e a sujeira de uma linha de montagem), o tamanho dos contracheques dos empregados e outros indicadores de seu bem estar material.

reas de desacordo: A cultura compartilhada?


Muitas definies de cultura organizacional incluem um foco explcito em o que compartilhado; Mesmo as definies conflituosas, no entanto, implicitamente presumem que algumas vises so compartilhadas por subculturas; Cultura menos definida normalmente como um sistema compartilhado incompleto, permitindo uma variao maior entre as interpretaes; Para Martin (2002) a cultura inclui conflito e ambigidade assim como o que compartilhado.

reas de desacordo: A cultura nica?


Muitas definies prope que a definio de que a cultura nica ou distintiva, sustentando (normalmente sem evidncias) que suas caractersticas so raramente, se alguma vez, encontradas em outras organizaes; Se o autor acredita que a cultura nica, ento seu estudo provavelmente ir conter menos generalizaes tericas.

O que Pesquisadores Culturais Estudam Quando Eles Afirmam Estar Estudando Cultura
Rituais - O ritual como um drama (Rosen, 1985; Trice & Beyer, 1984). Ele consiste em um cuidadosamente planejado e executado conjunto de atividades, executadas em um contexto social (uma audincia), com comeos e fins bem delimitados (como uma pea) e papis bem definidos para os membros organizacionais (como um script). O Ritual repetido. Histrias organizacionais Consistem em dois elementos: uma narrativa, descrevendo uma seqncia de eventos e um conjunto de significados e interpretaes as morais da histria. Os detalhes de uma narrativa e as interpretaes de seus significados podem variar, dependendo em quem est contando a histria, a audincia e o contexto. Um script uma moldura cognitiva que est implcita em uma histria organizacional, o esqueleto da histria que permanece depois que os detalhes que no so essenciais so retirados (Schank & Abelson, 1977).

O que Pesquisadores Culturais Estudam Quando Eles Afirmam Estar Estudando Cultura
Jargo - a lngua especial que apenas os pertencentes cultura podem compreender (Clark, 1998). O Jargo Tcnico orientado na tarefa e parece ser emocionalmente neutro. O jargo emocionalmente carregado mais voltado para os sentimentos (ex.: Ignatow & Jost, 2000). Apelidos so outra forma de jargo emocional. O jargo tambm refere-se a lugares ou nomes de cargo. Alguns jarges apiam-se em metforas. Humor - O humor faz ponte entre momentos desconfortveis, oferece um modo de aliviar a tenso e permite s pessoas expressar aquilo que de outra forma estariam proibidas de dizer. Uma classificao dos tipos de humor, por exemplo, pode fornecer um ponto de partida til. Formas de humor baseadas em gnero, raa ou identidade tnica, assim como piadas especficas organizacionais sobre concorrentes e colegas de outros grupos, parecem chamar a ateno para as fronteiras entre os participantes e os estranhos cultura.

O que Pesquisadores Culturais Estudam Quando Eles Afirmam Estar Estudando Cultura
Arranjos Fsicos - Arquitetura, decorao interior e normas de vestimenta so pistas culturais particularmente poderosas, em parte porque elas so to fceis de ver. Alguns consultores, por exemplo, orgulham-se de serem capazes de avaliar a cultura de uma organizao durante o pequeno tempo que leva para dirigir at um prdio, saudar a recepcionista e andar at o escritrio da pessoa com quem iro se encontrar. Mesmo uma descrio curta, direta ao ponto dos arranjos fsicos de uma organizao pode ser bem informativa.

Prticas Formais e Informais


As prticas por muito tempo tm sido o foco principal de ateno na pesquisa organizacional. Diferentemente das prticas informais, as prticas formais so escritas e, portanto, mais facilmente controladas pela administrao. Quatro tipos de prticas formais tm sido de interesse particular para os pesquisadores da cultura: estrutura, tarefa e tecnologia, regras e procedimentos e controles financeiros.

Prticas Formais e Informais


As prticas informais envolvem interao direta e no esto escritas. As prticas informais freqentemente assumem a forma de regras sociais (ex.: Lundberg, no prelo). Estas regras so raramente escritas porque isto revelaria a inconsistncia entre o que formalmente prescrito e o que acontece na realidade.

A proposta das 3 perspectivas de Martin (2002)

Integrao

Diferenciao

Fragmentao

Perspectiva da Integrao
Se concentra nestas manifestaes de uma cultura que tem interpretaes mutuamente consistentes. Um quadro de integrao de uma cultura v um consenso (embora no necessariamente unanimidade) atravs da organizao. A partir da perspectiva de integrao, a cultura aquilo que claro; excluindo a ambigidade. Para sumarizar isto em uma metfora, a partir de uma perspectiva de integrao, a cultura como um monlito slido que visto da mesma forma pelas pessoas, no importa de que ngulo elas o vejam.

Perspectiva da Diferenciao
Tem seu foco nas manifestaes culturais que tem interpretaes inconsistentes, como quando um dos altos executivos anuncia uma poltica e ento comportase de uma maneira inconsistente com a poltica. A partir de uma perspectiva de diferenciao, o consenso existe dentro da organizao mas apenas nos nveis menores de anlise, rotulados de subculturas. Subculturas podem existir em harmonia, independentemente ou em conflito uma com a outra. Dentro de uma subcultura tudo claro; a ambigidade banida dos interstcios entre as subculturas. Para expressar a perspectiva de diferenciao em uma metfora, as subculturas so como ilhas de claridade em um mar de ambigidade.

Perspectiva da Fragmentao
Conceitualiza o relacionamento entre as manifestaes culturais como nem claramente consistente nem claramente inconsistente. Ao invs, interpretaes de manifestaes culturais so ambiguamente ligadas uma a outra, colocando a ambigidade, ao invs da claridade, no centro da cultura. Na viso da fragmentao, o consenso uma questo transitria e especfica.

Estudos a partir da perspectiva da Integrao


Cada manifestao cultural mencionada consistente com a prxima, criando uma rede de elementos que se reforam mutuamente; O consenso amplamente coletivo outra marca registrada de um estudo de integrao; Os desvios da consistncia, consenso em toda a organizao e claridade so vistos como um problema e algumas vezes solues so propostas. Prevalecncia do material descritivo consistente com a viso da integrao (consistncia, consenso em toda a organizao e claridade), mais uma posio normativa: Desvios da integrao so vistos a partir de um ideal de integrao como becos sem sada indesejveis.

Estudos a partir da perspectiva da Diferenciao


Se concentram em manifestaes culturais que tem interpretaes inconsistentes (ex.: Brunsson, 1986); Geralmente vem as diferenas, incluindo as inconsistncias, como desejveis e inescapveis, ambas descritivamente e normativamente. Vozes de dissenso no so silenciadas ou ignoradas e diferenas subculturais so um foco de ateno. Conflitos entre subculturas so examinados explicitamente.

Estudos a partir da perspectiva da Fragmentao


a mais difcil perspectiva para articular porque ela se concentra na ambigidade e a ambigidade difcil de conceitualizar claramente; A fragmentao inclui mais do que a ambigidade que deriva da ignorncia ou confuso. Ela tambm abrange a complicaes que as oposies claras ao pensamento dicotmico omitem. Ela inclui as tenses irreconciliveis entre os opostos, algumas vezes descritas como ironias, paradoxos ou contradies; Existem mltiplas abordagens da maioria dos problemas e estas vises esto em um fluxo constante (ex.: Golden, 1992).

A definio formal de Cultura de Martin (2002)


Defino cultura mais formalmente, ento, como consistindo de interpretaes subjetivas em profundidade de uma ampla gama de manifestaes culturais (uma viso generalista ao invs de uma especialista), tanto ideogrficos quanto materiais. Cultura, argumento, deveria ser vista de todas as trs perspectivas tericas, no seqencialmente, mas simultaneamente.

A proposta das 3 perspectivas de Martin (2002)


De acordo com a viso da integrao, alguns aspectos da cultura so partilhados por muitos membros produzindo interpretaes consistentes e claras de manifestaes. A marca registrada da perspectiva da integrao a consistncia em manifestaes, consenso amplo e coletivo e claridade.

A proposta das 3 perspectivas de Martin (2002)


De acordo com a perspectiva da diferenciao, outros aspectos da cultura sero interpretados diferentemente para diferentes grupos, criando subculturas que se sobrepe e se acomodam mutuamente em relacionamentos de harmonia, independncia e / ou conflito. As caractersticas definidoras da perspectiva de diferenciao so inconsistncias acerca de manifestaes, com o consenso e claridade apenas dentro das subculturas. Subculturas podem existir em harmonia, conflito ou independentemente uma da outra.

A proposta das 3 perspectivas de Martin (2002)


Finalmente, de acordo com a viso da fragmentao, alguns aspectos da cultura sero interpretados ambiguamente, com ironia, paradoxo e tenses irreconciliveis. Ao invs de procurar o consenso dentro de fronteiras culturais ou subculturais, a perspectiva da fragmentao encontra apenas afinidades passageiras em questes especficas.

Implicaes das Trs Perspectivas no que Diz Respeito Mudana Cultural


Perspectiva Integrao Papel do Lder Centrada no lder Diferenciao Times de lderes podem ter influncia secundria As influncias ambientais so salientes; podem ser externas (inesperadas) ou promovidas (abordagem de nexo). Fragmentao Poder espalhado entre os indivduos e o ambiente (discursos hegemnicos) Os limites entre a organizao e o meio ambiente permeveis e em fluxo constante (abordagem de nexo).

Papel do Ambiente

Pode ter alguma influncia, mas separado da cultura

Implicaes da Ao

Controle de cima para baixo pelos lderes, ou procura a estratgia de cultura adequada ou questiona a habilidade normativa de controlar a cultura.

Poucos conselhos diretos para os administradores ou grupos coordenados.

O indivduo visto como indefeso ou capaz de contribuir intelectualmente para minar os discursos hegemnicos.

Nveis de Anlise e as Trs Perspectivas


Perspectiva Nvel de Anlise Organizacional Integrao Consenso atravs da organizao; o objetivo assimilao e conformidade; Nenhuma diferena subcultural importante; subculturas podem representar o todo; Diferenciao No h consenso em toda a organizao; a organizao um aglomerado de subculturas; Relao das subculturas pode ser: Melhoria Conflito Independente; Fragmentao Ateno a questes especficas sem consenso; padres de ativao de questes no fluxo; Limites subculturais incertos, flutuantes, nebulosos, repousando, superpostos;

Subcultural

Individual

Unificado, constante, um membro da cultura.

Auto-composto de mltiplas identidades subculturais.

Auto fragmentado em fluxo: sem unidade central.

S-ar putea să vă placă și